Vous êtes sur la page 1sur 3

A SOCIOLOGIA NUMA ERA DE REVOLUO SOCIAL

O presente estudo se faz a partir de trs planos de pesquisa: (1) emprico, onde se faz necessrio a obteno de conhecimentos acerca do assunto, uma vez que no se tem conhecimentos sobre a estrutura, funcionamento e evoluo da indstria paulista, e a partir desses conhecimentos obtidos empiricamente se ter uma viso exata do chamado Brasil moderno; (2) terico, onde se formam duas colocaes: i) a industrializao constitui um processo social que possui certa durao e efeitos indiscutivelmente complexos na cidade de So Paulo; ii) a industrializao ostenta certas peculiaridades histrico-culturais e psicossociais no Brasil; (3) prtica, onde se percebe a evoluo gradual da indstria, onde se formou uma situao histricosocial inteiramente nova, com problemas materiais e humanos que exigem conhecimentos especiais dos homens de ao (do administrador, do economista, do legislador, do poltico) Para que esses planos dem certo, preciso que seja feito por especialistas, pessoas aptas para o trabalho em equipe e inseridos na carreira cientfica. Trs fases resumem o andamento do projeto: 1) criao de um grupo de pesquisadores (fomentados pelo plano de ao do Governo de So Paulo); 2) etapa final da construo, experimentao e crtica do questionrio proposto para o levantamento de empresas; 3) consisti na aplicao de questionrios s empresas escolhidas, bem como a tabulao dos dados e informaes obtidas.

Objeto e principais problemas

O que deve constar no foco central a prpria empresa industrial, como ela se apresenta em nosso dias, de forma que se possa traar a estrutura, a funcionalidade, as causas, as condies e efeitos sociais que o processo de industrializao causou. Utiliza como instrumetos de observao e anlise o levantamento da situao global das empresas industriais e um estudo minucioso das empresas representativas (que eles escolheram para a pesquisa) Percebe-se que algumas empresas, ao tentar mudar suas tcnicas de produo, esto sendo eliminadas do cenrio econmico e social. No que diz respeito s empresas a serem investigadas, foi escolhido unidades de investigao (empresas) com caractersticas diferenciadas A industrializao de So Paulo no foi por um processo homogneo e gradual, mas sim com saltos no processo de intensificao da industrializao. Observa-se que pequenas oficinas se tornam grandes empresas modernas; e por outro lado empresas que continuam em seu pequeno espao, mas que aumentam significativamente, sua produo e seu faturamento.

Empresas que so controladas pela famlia travam o crescimento e a inovao administrativa, diferente daquelas que so controladas por acionistas, onde se redefinem padres de organizao e de estrutura. Para a escolha das unidades de investigao, preciso observar as empresas que tenham tido diferentes modos de organizao e que tenham passado por diversas fases de desenvolvimento. Entende-se aqui a empresa industrial em tres nveis: 1) a empresa industrial um sistema grupal de objetivao e de organizao das aes, relaes e atividades sociais dos homens; 2) a empresa industrial extrai suas potencialidades e suas limitaes do meio social em que vive; 3) a empresa industrial reflete e contribui para manter certo padro de integrao da ordem social. O projeto de estudo consiste no estudo sociolgico da empresa industrial em nossa situao histrico social, com a inteno de analisar como a expanso da empresa industrial se reflete na comunidade e na sociedade nacional, bem como as tendncias de urbanizao de So Paulo tm repercutido na estruturao e no crescimento da empresa industrial.

Estratgia da investigao

Faz uso do estudo de caso, porm diferentemente de como usado na sociologia moderna. Ele utiliza a combinao do levantamento de dados com o estudo de caso. O estudo de caso um mtodo de levantamento de dados. A estratgia adotada adequa-se realidade brasileira, pois no contavam com estudos anteriores acerca do tema, e estimulante e criadora, pois possibilita a anlise monogrfica (meio de anlise manipulvel na fase de tratamento analtico dos dados) nesse contexto. Atravs do uso da anlise monogrfica, juntamente com o estudo de caso, facilitou a identificao objetiva dos problemas sociolgicos do tema estudado. Essa estratgia possibilitou a descrio dos fenmenos.

Consideraes finais

Foi a primeira tentativa de investigao sociolgica da empresa industrial brasileira, e servir como uma forma de documentar de forma sistematizada um dos perodos mais importantes e decisivos do crescimento industrial do pas. Sero elaboradas explicaes sociolgicas vlidas para a empresa industrial brasileira sob a tica de si mesma e sob o pano de fundo oferecido por nossas potencialidades de crescimento econmico ou de desenvolvimento scio-cultural.

Facilitar a compreenso objetiva dos problemas econmicos e polticos de pases subdesenvolvidos. Ser possvel a identificao e a explicao dos problemas organizatrios com que as empresas se defrontam. Ser possvel tambm a anlise dos influxos negativos ou positivos de fatores extraeconomicos, na configurao do padro e no ritmo da industrializao. Esse trabalho tinha a finalidade de nortear as pesquisas que seriam desenvolvidas no Centro de Sociologia Industrial e do Trabalho Cesit, criado em 1962, por intermdio de financiamento pblico e privado. Durante os nove anos de existncia do Cesit, trabalhos de relevo foram produzidos, a partir de levantamentos que visavam conhecer os rumos da modernizao brasileira, e a particularidade da civilizao industrial no Brasil.

Vous aimerez peut-être aussi