Vous êtes sur la page 1sur 44

FACULDADE KURIOS

CLIO DE OLIVEIRA

AS BASES FUNDAMENTAIS DOS AVIVAMENTOS Uma pesquisa histrica sobre os aspectos dos avivamentos e sua influncia na igreja e sociedade.

Rio de Janeiro 2012

FACULDADE KURIOS

AS BASES FUNDAMENTAIS DOS AVIVAMENTOS Uma pesquisa histrica sobre os aspectos dos avivamentos e sua influncia na igreja e sociedade.

por

CLIO DE OLIVEIRA

Monografia apresentada coordenao de Graduao da Faculdade Kurios como requisito parcial para obteno do ttulo de Bacharel em Teologia, sob a orientao do professor Mrio Melo.

Rio de Janeiro 2012

CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA

AS BASES FUNDAMENTAIS DOS AVIVAMENTOS Uma pesquisa histrica sobre os aspectos dos avivamentos e sua influncia na igreja e sociedade.

CLIO DE OLIVEIRA

Objetivo: A relevncia e o legado que os avivamentos deixam na vida da igreja e sociedade.

Data de aprovao: __ de _________ de 2012 Conceito e nota obtidos

BANCA EXAMINADORA

_____________________________________ Professor-Orientador Mrio Melo

_____________________________________ Professor

_____________________________________ Professor

Rio de Janeiro 2012

DEDICATRIA

minha famlia que tem sido suporte mais que suficiente para experimentar o avivamento de Deus em minha vida.

AGRADECIMENTOS

A Deus que tem sido fiel, apesar de ns e ao corpo administrativo pastores Jean Aguiar de Almeida, Celso Alvaro Gusmo dos Santos, Ismael Assis Azevedo e a irm Kethla da Silva Santos que acreditaram neste projeto, e a todos que de uma forma direta ou indireta colaboraram para esta realizao.

"... aviva, SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida...". (Profeta Habacuque)

RESUMO

A pesquisa apresentada, cujo tema as bases fundamentais dos avivamentos, tem como objetivo geral apresentar uma proposta clara e de forma objetiva, de algumas bases que marcaram os avivamentos ao longo da histria e a sua relevncia para a igreja e sociedade, embora j tenha sido um assunto analisado, entretanto, traze a luz o que foram avivamentos, sempre importante como fator referencial para a igreja de hoje. A obra tenta mostrar que uma igreja pode influenciar o mundo tendo uma vida avivada, olhando para histria bblica como o melhor referencial, e como a histria crist, atravs de grandes homens que Deus levantou para dar prosseguimento a sua obra no meio doas anos, deixando assim, marcas que se seguiram, deixando pontos em comum entre eles. A presente obra visa traar este perfil dos avivamentos, ainda que sucintamente, atravs de uma panormica bblica e histrica dos eventos, demonstrando as bases fundamentais dos avivamentos.

ABSTRACT

The research presented, whose theme is the fundamental basis of revivals, has as main objective to present a clear and objectively, some bases which marked revivals throughout history and its relevance to the church and society, although it has been a subject discussed, however, bring to light what were revivals, it is always important reference factor for the church today. The book tries to show that a church can influence the world with a life enlivened by looking at biblical history as the best reference, and how the Christian story, through whom God raised up great men for continuing to donate his work in the middle years, leaving thus marks that followed, leaving common points between them. The present work aims to outline the profile of revivals, albeit briefly, through an overview of the biblical and historical events, demonstrating the fundamentals of revivals.

SUMRIO

INTRODUO..........................................................................................................9
1 Procurar Estabelecer uma viso Bblica dos Avivamentos.......................................10

1.1.Avivamentos no Velho Testamento........................................................11


1.2 Avivamentos no Novo Testamento...................................................................13

2Visa Estabelecer uma Viso Histrica dos Avivamentos....................................18

2.1 Avivamentos com Lutero.........................................................................19 2.2 Avivamentos com John Wesley...............................................................22 2.3 Avivamentos com Finney.........................................................................23 2.4 Avivamentos com Jonathan Edwards......................................................25 2.5 Avivamentos com Moody.........................................................................27

3 Pontos em comum dos Avivamentos...................................................................30

3.1 nfase na Orao.....................................................................................31 3.2 nfase na Pregao..................................................................................33 3.3 nfase no Labor Teolgico........................................................................35 3.4 nfase na Ao Social...............................................................................37

CONCLUSO............................................................................................................39

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS..........................................................................42

INTRODUO

H uma busca insacivel do ser humano em agradar o seu criador, porm, desconhecendo totalmente a melhor maneira e o melhor caminho para se atingir a este fim; o homem tem traado um percurso muito mais difcil do que o proposto pelo seu prprio criador.

Entretanto, a histria nos revela traos firmes, caminhos j percorridos por homens e mulheres que nos deixaram valiosos exemplos para ser seguido, neste propsito de agradar ao criador. Todavia, os avivamentos hoje na igreja soa como algo negativo, alvo de crtica e que muitos crentes sinceros no querem nem ouvir falar; porm o que a histria nos ensina que quando a igreja e sociedade estavam mergulhados no pecado, distantes completamente de Deus, homens foram profundamente tocados por Deus, homens foram profundamente tocados por uma uno especial, que os levou a um compromisso genuno com Deus.

Conhecer a histria dos avivamentos resgatar para o nosso tempo exemplos significativos do poder de Deus em homens simples, pecadores, limitados e que to somente se colocaram a disposio do Senhor, para ser cheio do Esprito de Deus.

Quando sociedades inteiras estavam afundando inteiramente no pecado, um afastar contnuo de Deus, o senhor pde contar com homens e mulheres que se dispuseram a estar na brecha, a Ter compromisso com o Todo Poderoso.

Sendo assim, a presente obra tem por objetivo resgatar no s a histria dos avivamentos, mas tambm traar os pontos em comum que haviam entre eles, visando estabelecer bases firmes e fundamentais, e, uma conexo significativa entre conceitos e a experincia que nos possibilitem um viver til ao Senhor e a sociedade.

10

1 PROCURA ESTABELECER UMA VISO BBLICA DOS AVIVAMENTOS

Ao longo dos anos, a obra do Senhor, vm sendo realizada por homens e mulheres que se deixaram tocar pelo Esprito de Deus, de uma forma toda especial. E , sobre esses fatos que ocorreram ao longo da Histria, que estaremos abordando de forma dinmica os avivamentos ocorridos na histria bblica.

A maneira como Deus capacitou os seus servos com uma uno toda especial, ao ponto de eles poderem ser testemunhas dos eventos de Deus na Histria, somente homens e mulheres avivados pelo, poder do Senhor poderiam realizar os feitos que estes homens realizaram. Homens que acima de tudo, estavam comprometidos com El Shadai.

11

1.1 Avivamentos no Velho Testamento

O Velho testamento riqussimo em fatos onde Deus agiu, poderosamente, intervindo na vida do povo e principalmente na vida dos homens que mantinham um relacionamento com Ele, vejamos alguns desses atos de avivamento na histria vtero-testamentria: o ocorrido na casa do patriarca Jac (Gen. 35:1-15); o que aconteceu no perodo do Rei Asa, rei de Jud ( I I Cron.15.1 15); o do tempo de Jos, tambm rei de Jud ( I I Reis 11 e 12, I I Cron. 23,24); o do reinado de Ezequias ( I I Reis 18.4-7, I I Cron. 29 e 31); o do tempo do rei Josias ( I I Reis 22 e 23, I I Cron. 34, 35); A grande restaurao da cidade de Nnive ( Jonas 1 4); a ps o exlio, h os avivamentos do tempo de Zorobabel, com uma atuao importante dos profetas Zacarias e Ageu (Esdras 5 e 6) e o outro dos dias de Neemias (Nem. 9.9 e 12. 44-47); Segundo Fischer, se fizermos um exame cuidadoso dos avivamentos citados eles apresentam pelo menos nove caractersticas bsicas:
Eles ocorreram em ocasies de densas trevas morais e de depresso nacional; comearam no corao do servo consagrado de Deus que se tornou o poder que dava energia ao avivamento, o agente usado por Deus para despertar e levar a nao de volta para f e a obedincia Palavra de Deus. Cada um dos avivamentos baseava-se na palavra de Deus, e a sua maioria foi o resultado de uma volta palavra de Deus, da pregao e da proclamao da lei do Senhor feitas com poder. Todos eles foram marcados por uma volta ao culto de Jeov. Todos eles testemunharam a destruio de dolos (exceto os dois ltimos que aconteceram depois do exlio, quando no havia dolos em Jud). Em cada um deles houve separao do pecado (a nica exceo disto o do tempo de Asa do qual no temos referncia separao do pecado, todavia cremos que ela existiu). Em todos eles houve volta oferenda de sacrifcios de sangue. Quase todos resultaram de uma experincia de exuberante regozijo e alegria entre o povo de Deus (os dois nicos em que no se faz referncias a esta alegria entre o povo de Deus so os da casa de Jac e o do reinado de Josias, embora possamos inferir facilmente que ela existiu). Cada um deles, finalmente, foi seguido de um perodo de grande prosperidade.
1

FISCHER, Harold A. Avivamentos que avivam. (p.73

12

O comentrio de Fischer supra citado demonstra caractersticas muito marcantes nos diversos avivamentos ocorridos no perodo do Velho Testamento, ainda que John White, falando a respeito dos avivamentos na Bblia ele diz: Avivamentos no so chamados nas Escrituras com este nome, mas suas manifestaes so relatadas... 2

Apesar de White fazer esta asseverao, uma coisa certa, ele concorda com as manifestaes sobrenaturais do poder de Deus, que na verdade o que Fischer est comentando acerca das caractersticas dos avivamentos no Velho Testamento, pois a maneira como eles aconteceram demonstrando todo o poder de Deus em reavivar ou restaurar a sua obra e, ou o seu povo, como diz o profeta Habacuque 3:2: . . . Aviva, Senhor, a tua obra no meio dos anos, . . 3

White reconhece ao comentar sobre o avivamento no perodo de Esdras e Neemias, que houve profundas mudanas na vida do povo, veja o que ele diz:
A autenticidade daquele avivamento evidenciada por seus resultados duradouros. Em primeiro lugar, o povo insistiu em reviver a festa dos tabernculos (8:13-17) , que era o festival das colheitas, que os fazia lembrar no somente de Deus mas de sua histria, de terem sido guiados por Deus at a Terra Prometida.
4

Os avivamentos acontecidos no Velho Testamento, sempre produziram marcas profundas no povo de Deus, e em consequncia na sociedade de um modo geral, ou seja, era o Senhor avivando a sua obra no meio dos anos.

WHITE, John. Quando o Esprito Vem com Poder. (p.170) BBLIA SAGRADA. Portugus. . Traduo: Joo Ferreira de Almeida. RJ, 1986. 4 WHITE, John. Ibid
3

13

1.2. Avivamentos no Novo Testamento

O Novo testamento repleto de narrativas em que se v o poder do Esprito Santo sendo derramado abundantemente , de forma muito especial, avivando a obra de Deus. Fischer comenta a esse respeito o seguinte:
Joo iniciou, assim, o seu ministrio numa poca em que a religio era uma formalidade; quando a orao era uma farsa entre os lderes religiosos; quando o culto ao templo sobrepujava o culto a Deus ; quando se fazia muito alarde do jejum e das obras de caridade sem que houvesse a realidade de Deus no corao isso entre a grande maioria, e quando a promessa do Messias estava obscurecida pelas tradies dos homes .
5

A realidade muita clara havia necessidade de um arrependimento, ou uma atuao poderosa de Deus, intervindo na realidade catica do povo de Deus, havia uma grande necessidade de um avivamento ou reavivamento. E nesse contexto que Joo aparece falando de um arrependimento, um retorno a prtica bblica, daquilo que agradava ao Senhor. Levando se em conta que Joo est apenas preparando o caminho para restaurao final, que aconteceria com a chegada do Messias, ou como diz a obra de Fischer `Ento Joo foi usado para iniciar um avivamento e lev-lo avante guiando os seus discpulos quele, o que Joo faz d incio a um grande avivamento que culminaria com a chegada do maior avivalista de todos os tempos, o prprio Cristo, quando Joo diz: Um mais poderoso que eu. . . , cujas correias das sandlias no sou digno de desatar; Ele vos batizar com o Esprito Santo (Jo 1.27, 33b).6

O Senhor Jesus orienta aqueles que ele estava preparando para dar continuidade a este grande avivamento, que o incio do cristianismo, doze homens indoutos, iletrados, simples na sua maioria, para que aguardassem em Jerusalm, onde eles seriam capacitados para dar continuidade a este avivamento que havia comeado a esta meia esta situao catica. O Senhor Jesus diz no livro de Atos: `Mas recebereis poder, ao descer sobre vs o Esprito Santo, e sereis minhas

5 6

FISCHER, Harold. Avivamentos que avivam (p.31) BBLIA SAGRADA. Traduo: Joo Ferreira de Almeida.

14

testemunhas tanto em Jerusalm, como em toda a Judia e Samaria e at os confins da terra (Atos 1.8).7 Esses homens simples, fracos, ao receber o Esprito Santo em suas vidas estariam prontos a se tornassem os maiores avivalistas de todos os tempos.

Os avivamentos no Novo Testamento so variados, esses homens realmente estavam tomados pelo esprito Santo, o apstolo Paulo foi um exmio ganhador de almas; Pedro em um sermo quase trs mil almas aceitaram o Senhor Jesus, Bem, muito claro a ao do esprito na vida destes homens, ou como diz sabiamente o evangelista Carlos Annacondia Es Esprito Santo y poder: Es lo que Diospreparo para que suiglesiaest equipada poderosamente para impactar a um mundo escptico, incrdulo.8

Com certeza, somente com a uno do Esprito Santo, pode se esperar por um grande avivamento, onde as pessoas no alvas vo sendo transformadas, onde a igraja fria e esquecida da Palavra do Senhor, vo sendo mudadas, onde os lderes de simples dirigentes de igreja, passam a ser verdadeiramente homens de Deus, que servem como instrumento vivos do poder do Novo Testamento, homens que se deixavam ser usados pelo Esprito Santo de Deus; homens que buscavam incessante Poe esse poder do alto. Davi Gomes se referindo a orao ele diz que:
O caminho da realizao do quebramento firma-se na orao. Algum lembra que a universalidade de Joo Batista foi a do silncio. Mas, nas caminhadas do deserto, ele certamente aprendeu algo do poder da orao.
9

Uma grande verdade que no h avivamento sem homens e mulheres que busquem submissamente ao Senhor que aviva a obra. Smith faz meno do livro de Atos, quando ocorreu o derramar do Esprito e o povo entre outras coisas tinham o prazer de orar, ele diz:
Oh, como oravam! No tinham tempo para dormir. Havia muita coisa em jogo. S poderia prevalecer perante Deus uma orao contnua, fervorosa,

BBLIA SAGRADA. Traduo: Joo Ferreira de Almeida. ANNACONDIA, Carlo. El avivamento de Poder. (p.126) 9 GOMES, Davi. Avivamento espiritual. (p.37)
8

15

em intercesso unida. Portanto oraram, oraram, at que as suas oraes 10 foram respondidas.

H uma certa reserva por alguns enunciados de avivamentos; entretanto as evidncias so claras de que, onde esta o mover do Esprito Santo de Deus, as coisas acontecem de modo diferente, e que muitas das vezes no h explicao humana, Jonathan Edwards, um grande avivalista do sculo 18, fora duramente criticado por ser um pregador que buscava no texto a real condio humana diante de Deus, logo, as pessoas o criticavam por achar que ele aterrorizava ainda mais os que j viviam em grande terror, Lloyd Jones, diz o seguinte a esse respeito:
Edwards cria que a Bblia diz coisas terrveis sobre quem morre em seus pecados. Isso era tudo que Edwards fazia; era puro argumento com as palavras das escrituras. No era o que Edwards dizia; era o que as 11 escrituras diziam.

O pensamento de Edwards demonstra o quanto ele estava comprometido com a palavra, no se importando em agradar a homens e sim, a Deus. Isto em decorrncia do sentimento profundo de avivamento que tinha este homem, onde ele define da seguinte forma:
Avivamento um derramamento do Esprito, algo que nos sobrevm, que nos acontece. No somos os agentes; apenas estamos cientes de que nos aconteceu algo
12

Tendo esta conscincia, Jonathan Edwards, fora um homem extremamente usado pelo Esprito de Deus, pois ele tinha a certeza que algo lhe havia acontecido, algo de extraordinrio que o impulsionava a pregar a Palavra com autoridade e profunda convico de estar falando da vontade do Senhor aos homens. O novo testamento esta repleto de homens e mulheres que foram impactados pelo Esprito do Senhor, e, a partir disso, tiveram suas vidas profundamente marcadas por um desejo de estar fazendo a vontade do Deus que aviva.

10 11

SMITH, Oswald, Revestidos de Poder. (p.64) LIOYD JHONES, D. M. Os Puritanos, suas origens e seus sucessores. (p.70) 12 EDWARDS, Jonathan,, A Verdadeira Obra do Esprito (p.94)

16

O grande motivador de todo este processo de avivamento com certeza o mestre Jesus. Quando ele orienta aos seus discpulos para que aguardassem em Jerusalm, afim de que fossem revestidos com poder, o Senhor tinha em mente no uma preparao humana, limitada, e sim, algo que pudesse revolucionar o mundo, e para que isso acontecesse era necessrio que estes homens fossem totalmente avivados com o poder do alto, veja o que diz o evangelista Joo: Mas o Consolador, o Esprito Santo, a quem o Pai enviar em meu nome, esse vos ensinar todas as coisas e vos far lembrar de tudo o que vos tenho dito. (Jo. 14.26) 13Estes foram to impactados por esses ensinamentos, por esta vida avivada, que a mensagem proclamada era algo que levava os homens realmente aos ps do Senhor Jesus.

Em Atos encontramos a seguinte citao a esse respeito: Ento os que lhes aceitaram a Palavra foram batizados; havendo um acrscimo naquele dia de quase trs mil pessoas`. (Atos 2.41). E, em (Atos 2.47) temos a confirmao de grandes avivamentos ocorridos, o texto diz: `Enquanto isso, acrescenta-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos`. Percebemos com clareza nestes textos a ao do Esprito Santo na vida destes homens simples, mas cheio de uno.

Os discpulos perceberam a grande responsabilidade que tinham em dirigir a igreja do Senhor Jesus, eles ento recorreram quilo que lhes proporcionaria um grande avivamento; a orao.

Eles disseram em Atos `mas ns perseveraremos na orao e no ministrio da Palavra. (Atos 6.4) Torrey comentando a importncia da orao ele diz: Todos os grandes homens de Deus, foram homens de orao. Eles diferiam uns dos outros em muitas coisas, mas tiveram isto em comum.14

O que Torrey demonstra em sua fala da necessidade de uma busca sincera por um avivamento, e isso acontece quando a igreja deixa o egosmo de lado, como ele coloca muito bem:

13 14

BBLIA SAGRADA, Edio Revista e Corrigida. TORREY, R. A. Como Orar (p.37)

17

Muitos oram por um reavivamento. Essa certamente uma orao que agrada a Deus, est dentro de sua vontade; mas muitas oraes nesse sentido so puramente egostas. As igrejas desejam isso para ver crescer o nmero de membros, para que possam ter mais poder e influncia na comunidade, para encher os seus cofres, para que um bom relatrio possa ser feito no presbitrio, na conferncia ou Associao. Com propsitos to inferiores como esses, as igrejas e ministros oram pedindo um reavivamento e Deus com freqncia tambm no responde orao. 15

O que deve nos impulsionar a orar pedindo por um reavivamento, o prprio Torrey nos aponta alguns direes, vejamos:

15

TORREY, R.A. Op. Cit. (p.70)

18

2- VISA ESTABELECER UMA VISO HISTRICA DOS AVIVAMENTOS

Os avivamentos ocorridos na histria da igreja crist, tem muito a nos ensinar de como Deus continua agindo eficazmente e extraordinariamente na sua igreja, visando a restaurao do ser humano, objeto constante de seu amor.

bem verdade, que a presente pesquisa no tem por objetivo detalhar todos os avivamentos ocorridos ao longo da histria, mas, deter-se- aos fatos em que se percebeu a ao de Deus e suas influncias no apenas na vida da igreja, mas de toda a sociedade.

19

2.1. Avivamentos com Lutero

A estrutura de uma restaurao espiritual foi dada na Idade Mdia, a um jovem monge, ento a servio da igreja romana, como instrumento de Deus, para que pudesse ser atestado ao poder das trevas, e, no seio delas, a verdadeira luz e imagem de Jesus Cristo, no falsificada, mas verdadeiramente fiel e pura pela sua palavra, "como de Deus na presena de Deus."

Temos que ponderar que Lutero foi um vaso escolhido por Deus, uma beno para os povos por Jesus Cristo, e um grande e nobre exemplo do sacrifcio voluntrio causa do Senhor, com poder para desfazer o antema que sacrificou e perverteu centenas de milhes de conscincias, escravizadas ao domnio do romanismo religioso, no s na Idade Mdia, mas ainda nas pocas posteriores at os nossos dias, Gonzalez diz o seguinte a esse respeito:
Poucos personagens na histria do cristianismo tm sido discutidos tanto ou to calorosamente como Martinho Lutero. Para uns, Lutero o "bicho- papo" que

destruiu a unidade da igreja, a besta selvagem que pisou na vinha do Senhor, um monge renegado que se dedicou a destruir as bases da vida monstica. Para outros ele o grande heri que fez voltar, uma vez mais, a pregao do evangelho puro, o campeo da f bblica, o reformador de uma igreja corrompida. Nos ltimos anos, devido em parte ao novo esprito de compreenso entre os cristos, os estudos sobre Lutero tm sido muito mais equilibrados, e tanto catlicos como protestantes se tm achado na obrigao de corrigir certas opinies formadas, no pela investigao histrica, mas pelo fragor da polmica.16

O que pretendemos, realizarmos a princpio, uma pesquisa a respeito da importncia deste homem de Deus chamado Martinho Lutero, que proclamou um grande avivamento na Histria Crist, cuja vida e obra legaram a ns hoje, mudanas radicais ( tais como ou semelhantes s do prprio Senhor Jesus), e que tem nos inspirado grandemente. E ainda alguns fatos que contriburam para essa mudana radical acontecida no sculo XVI, o qual tem neste homem, supra citado, o grande precursor deste movimento, que at hoje nos fascina.

16

GONZALES, Justo L. A era dos Reformadores. V.6 (p.43)

20

bem verdade que vrios foram os motivos que levaram a Reforma Protestante do Sculo XVI, tais como: O declnio do papado, o surgimento da imprensa com muito mais fora que possibilitou uma maior divulgao dos escritos e principalmente a Bblia, vrios foram os motivos. Entretanto, qualquer estudo deste perodo temos que nos lembrar da Reforma Luterana e do seu idealizador ou precursor Martinho Lutero. Ou como diz Gonzalez a respeito de Lutero:
Sua f era profunda, e nada lhe importava tanto, como ela. Quando se convencia de que Deus queria que tomasse certo caminho, o seguia at as ltimas consequncias, e no como algum que, pondo a mo no arado, olha para trs.
17

Creio ser esta uma das maiores virtudes de Lutero, que vai fazer deste homem um pesquisador inveterado pelos objetivos divinos em sua vida e de seu povo.

A partir de 1520, os ensinos reformados dominaram repetidamente a Alemanha. A maioria dos monges deixaram seus claustros para pregarem as boas novas do Novo Testamento. Muitos dos sacerdotes das parquias tornaram-se

luteranos, e em muitssimos casos os seus paroquianos os seguiram. Um bom nmero de bispos tornou-se favorvel s novas doutrinas.

Quando no se encontravam clrigos para pregar, os leigos o faziam. Os livros de Lutero tiveram enorme divulgao e influncia. Muitos humanistas

dedicaram sua cultura defendendo esta nova e melhor forma de Cristianismo. Os ensinos reformados foram amplamente divulgados entre o povo por meio de um grande nmero de tratados. O povo das cidades livres, onde o trabalho tinha sido previamente preparado pelos "irmos" que pregaram a religio evanglica, disseminaram a Bblia e divulgaram os ensinos de Joo Huss, deu especial e entusistica recepo ao Evangelho bblico do reformador. O movimento Luterano espalhou-se como um forte avivamento espiritual. De fato, este movimento (como a reforma protestante em toda parte) foi, fundamentalmente um, reviramento religioso.
17

GONZALES, Justo L. op. cit. (p.45)

21

Lutero tinha em si prprio um tremendo poder de vida religiosa, e atravs de seus ensinos, e contudo to quanto o cristianismo, produziu no seu povo uma nova vida religiosa.

Por sua grande doutrina bblica do sacerdcio cristo, Lutero libertou todos os homens do temor e, libertos do medo foram igualmente libertos do poder da igreja medieval e conduzidos a uma religio mais sincera e profunda. Cada indivduo, ensinava ele, podia gozar comunho com Deus, pela f, sem a interveno do sacerdcio da igreja. O homem podia confessar os seus pecados a Deus e dele receber o perdo. Para a sua salvao o homem no necessitava dos ritos dos sacerdotes e, portanto, no lhes devia obedincia e temor. Cada um podia livremente com seu Deus, podia ser justificado por meio da f, sem se submeter as exigncias da igreja papal. Cada homem podia entender as escrituras pela iluminao da f e por elas conhecer a vontade de Deus independentemente dos ensinos dessa igreja. Os alemes se congregaram em torno dessa religio crist de portas abertas, de conscincia aberta e de escritura aberta.

Enquanto isso, a Reforma avanava extensivamente, e parecia que quase toda Alemanha ia tornando-se Luterana. Afinal, Carlos V, vendo improfcuos seus contnuos esforos para fazer retornar os Protestantes, e incapaz por sua corolice, de abrir uma brecha, resolveu esmagar a causa protestante.

Antes que viesse a guerra, faleceu Lutero aos 63 anos. Por quase trinta anos fora ele o lder de um dos maiores movimentos religiosos da histria que at hoje tem influncia sobre os povos, veja o que diz o jornal Batista "A Reforma Protestante gerou uma nova civilizao e abriu caminho para o surgimento de um novo mundo".18

Apesar de grande parte do povo est entregue a vida pecaminosa, havia um povo buscando o Senhor em orao, como diz Ficher "alguns homens e mulheres oravam, esperando e vigiando pela vinda do poder de Deus para banir as trevas e trazer nova vida a nao".19
18 19

A REFORMA PROTESTANTE. O Jornal Batista, p.2 FISCHER, Harold, op.cit.,(p.100)

22

2.2. Avivamentos com John Wesley

Neste contexto, de poucos homens comprometidos com o Senhor, se destacou-se Wesley. Que fora utilizado por Deus para fazer e ser um dos principais avivalista deste tempo na Inglaterra.
Wesley foi praticamente, quase que a vida toda um homem religioso, apesar de s ter sentido sincera convico de converso aos 32 anos. Fora um homem realmente avivado por Deus, foi para os Estados Unidos, evangelizar os ndios, e nesta atitude missionria que John Wesley entende o amor de Deus, ao ouvir a leitura de uma pgina de Lutero em que 20 se dizia: "a justificao adquirida pela f somente" [...]

H por parte dos historiadores que o avivamento ocorrido no sculo 18, teve grande influncia para mudar o curso da histria inglesa.

Ao ser tocado de forma maravilhosa pelo poder de Deus, Wesley foi um incansvel na pregao do evangelho. Alguns relatos dizem o seguinte a seu respeito:
Durante o resto da sua vida, percorreu 401 mil quilmetros, na sua maioria a cavalo, e pregou mais de 40 mil sermes, sendo, s vezes, a mais de 20 mil pessoas. Quando morreu aos 88 anos, John Wesley deixou um legado de 300 pregadores itinerantes e mil pregadores locais...)21

impressionante o amor que estes se dedicaram ao seu Senhor, logo, no de se admirar, o quanto Deus os usava, ou eles se deixavam usar.

20 21

Ibid FISCHER, Haorld. op.cit.,(p.130)

23

2.3 Avivamentos com Finney

Finney nasceu em 29 de agosto de 1792 em Warren, condado de Litchfield, estado de Connecticut. Pertenceu a gerao de agricultores pioneiros da nova

Inglaterra que se voltaram das reas mais populosas da terra de costumes firmes.

Foi portanto, Finney herdeiro do esprito e tradio de fronteiras que formou americanos fortes em tempos que eram rudes e agrestes.

Nele se percebe os traos de independncia e auto-dependncia, de otimismo, fortes convices, engenhos, no conformismo com padres e prxis artificiais, e a conscincia do destino americano, caracterstico da fronteira. Era absolutamente democrtico em seu modo de encarar a vida: tinha confiana no critrio do povo para resolver seus prprios assuntos, e depois de convertido sustentou vigorosamente que o governo deve ser conduzido nos termos de Deus.

Durante alguns anos lecionou em escolas rurais nos Estados Unidos em Conecticut e Nova Jersey que provou ser excelente preparativo para posterior servio como ensinador da palavra entre os filhos dos homens. Dissuadiram-no de ir para a Universidade de Yale, embora j fosse adiantado nos clssicos, alegando-lhe que podiam alcanar por iniciativa prpria substncia do programa universitrio.

Segundo Edman:
A instruo que adquiriu nas escolinhas locais de tora de madeira e no Instituto Hamilton e Oneida, ainda que muitos deixasse a desejar, representava o aproveitamento mximo, por parte do jovem Finney.
22

Charles G. Finney, uma dessas pessoas no reino de Deus que fez uma grande diferena no ministrio que o Senhor lhes confiou, o legado que este homem nos deixou, com certeza uma das coisas mais impressionante de como Deus age na vida de homens e mulheres que se esvaziam de si mesmo e deixam-se usar pelo senhor.

22

EDMAN, Reymond V. Finney Vive ainda, p.13

24

O avivamento do qual fez parte Finney, impressionante, no s pelos resultados obtidos na poca, perodo de 1857-1858, mas pela continuidade dos resultados, que j se torna uma marca distinta entre os demais, veja o que diz Fischer "Um outro fato notvel que uma pesquisa verdadeira mostrou que 85% das pessoas que se converteram nas reunies do Sr, Finney permaneceram fiis a Deus."23

O que se percebe que Finney parecia ter o poder de impressionar a conscincia das pessoas, na busca de uma vida santa diante de Deus, com isso, conseguindo resultados duradouros.

A importncia de Finney na Histria dos avivamentos, devido a ter sido ele um homem que almejou profundamente um avivamento em sua vida, desde a sua converso; e por conseguinte na vida dos que estavam ao seu redor, de tal forma que ele que acreditava verazmente que Deus podia trazer-lhe novamente um avivamento como nos dias primitivos.

23

EDMAN, Reymond V. op.cit., (p.97)

25

2.4. Avivamentos com Jonathan Edwards

No sculo 18, o movimento avivalista marcado pela vida de Edwards, que sem dvida alguma um homem extremamente usado pelo poder do Senhor, a sua histria como narra Packer, descreve-o da seguinte forma:
Jonathan Edwards, santo, erudito, pregador, pastor, metafsico, telogo, calvinista e lder avivalista, viveu entre 1703 e 1758. Era um homem alto, reservado, de voz suave, mente privilegiada e corao modesto.
24

O destaque sobre Edwards, supra citado, tem por objetivo demonstrar como Deus vm usando homens que se disponham a pagar o preo, por uma vida comprometida com os valores do reino, com a causa da evangelizao, com misses, com a pregao. Diante de tantas e importantes tarefas a realizar, s mesmo sendo avivados pelo Senhor.

Em uma de suas obras chamada A verdadeira obra do Esprito, Edwards faz uma abordagem sucinta na primeira Epstola de Joo, visando construir o que ele chama de aquilo que provm de Deus e aquilo que no provm do Esprito de Deus, veja o que diz:
Assim, meu intuito mostrar quais so os sinais verdadeiros, certos e distintivos de uma obra do Esprito de Deus, pelos quais podemos prosseguir seguramente ao julgarmos qualquer ao que encontramos em ns mesmos ou nos outros. Neste ponto, eu observaria que em tais casos devemos tomar as Escrituras como nosso guia.
25

O que a histria relata a respeito dos avivamentos, e da preocupao em que estes homens tinham em agradar ao seu Senhor realmente algo admirvel, o que se v uma tendncia salutar em buscar respaldo bblico para todo o movimento avivalista e isto algo que nasce de um corao abrasado pelo Senhor.

24

25

PACKER, J. I. Entre os gigantes de Deus. (p.335) EDWARD, Jonathan. Op. Cit., (p.11)

26

O que Edwards faz, na obra mencionada acima, buscar com certeza, evidncias suficientes para a vida eclesistica, discernindo os espritos. A fim de no incorrer em nenhum erro bblico em toda a manifestao avivalista em que se encontravam. A histria dos movimentos de avivamentos, traz esta base firme em comum, em que os avivalistas se apoiavam, fundamentando assim, todo o movimento em que estava. esta realidade de Edwards semelhante a abordagem que Spurgeon faz em sua obra, o Conquistador de almas, ele diz que o sermo deve ser instrutivo, no deve ser de todo fogo, e nem de todo luz, as duas coisas so necessrias, ele afirma isso da seguinte forma:
Em minha opinio, os sermes mais apropriados para levar as pessoas converso so aqueles que esto impregnados da verdade. A verdade sobre a queda, sobre a lei, sobre a natureza humana e seu afastamento de Deus. A verdade sobre Jesus Cristo, sobre o Esprito Santo, sobre o Pai eterno. A verdade sobre o novo nascimento, sobre a obedincia a Deus e 26 como aprend-la. E todas as verdades semelhantes a estas.

Esta motivao de se ter um referencial bblico, v-se em todos os grandes avivalistas, pois foram homens que se assumiram um compromisso muito genuno com a Palavra do Senhor, e em consequncia disso os sermes, a pregao eram verdades em cima de verdades, pois a base era a Bblia, resultando em grandes multides aos ps do Senhor Jesus.

Jonathan Edwards foi um desses homens que no temia em pregar verdades, haja vista que hoje em dia as pessoas cometem at injustias com este grande homem de Deus, avaliando o ministrio deste, por apenas um sermo que se tornou famoso 'pecadores nas mos de um Deus irado.`.27

Na verdade analisar este grande pregador apenas por este sermo limitar demais o grande ministrio que Deus realizou por intermdio dele, as grandes verdades, sem se importar com as perseguies, as vezes em que fora perseguido pelas verdades que pregava, mas nunca voltou atrs, pois tinha convico profunda de que eram verdades exageradas na Bblia, falar de Jonathan Edwards, falar de algum que honrou o Deus que servia.

26 27

SPURGEON, C.H. O Conquistador de almas. (p.69) EDWARDS, Jonathan. op.cit., (p. 7)

27

2. 5. Avivamentos com Moody

D. L. Moddy, era o jovem sapateiro de Boston, que comovido com as lgrimas de seu professor de escola bblica dominical, se converteu e comeou assim na sua caminhada como servo esforado do Senhor. Comeou ensinando na escola dominical em Chicago, tendo como sua primeira classe, 18 garotos molambentos e sujos que ele mesmo reuniu das ruas. O templo tornou-se imediatamente pequeno para as suas ambies, de modo que ele passou para outro edifcio onde tinha uma mdia de mais de 600 crianas.

Os grupos de orao de meio dia estavam diminuindo, at que Moody ficou comovido, vendo apenas um escocs resoluto numa dessas reunies, e comeou a investir grandemente nesse trabalho, vindo logo os resultados positivos.

No incio da guerra civil, Moody trabalhou para converter soldados que se preparavam para o "Front". Reunies de evangelizao eram promovidas e a literatura era distribuda em grande quantidade. Ele ia frequentemente ao "Front" prestar assistncia aos feridos e aos moribundos. Camp. Douglas foi usado como priso para os confederados e Moody conseguiu socorrer cerca de 10 mil desses prisioneiros.

Moody encontrou-se com o Sr. Sankey, o grande cantor, que abandonou os seus afazeres e acompanhou o evangelista. Em 1873 eles visitaram as ilhas britnicas, os quais tiveram a princpio, poucas converses, entretanto os nmeros foram crescendo gradativamente at transformar-se em grandes multides.

Esccia, e na Irlanda se fez conhecido nos Estados Unidos, os seus nomes tornaram-se assuntos de conversa comum. Aps sua volta eram assediados por todos os lados por pedidos para realizao de trabalhos. Segundo Fischer:
Fez-se uma campanha em Brooklin, na qual a assistncia atingiu a mais de 5 mil pessoas e, dentro de pouco, 2 mil estavam convertidas. A grande estao ferroviria, Pensilvnia,de Filadlfia, foi preparada com assentos para 10 mil pessoas, e , apesar do tempo chuvoso, o salo ficou quase lotado na

28

primeira noite. A assistncia foi boa, os cultos eram teis e nmero de convertidos foi avaliado em 4 mil.
28

Em todos os grandes avivalistas existem vrios pontos em comum, dentre estes se destaca o desejo de ganhar almas, de ver os pecadores se convertendo, e a pregao era algo que eles tinham em grande conta, Moody no diferente, deu grande importncia a pregao, e vrias almas se chegaram aos ps do mestre por intermdio das pregaes deste homem.

O que a histria deixou registrado deste grande homem de Deus, revela todo o seu amor por Jesus, levando-o a um alto grau de compromisso com a Palavra, com a orao, com a evangelizao, isso nos faz entender fora to usado por Deus no ministrio glorioso da proclamao.

Havia um grande despertamento, semelhante aos que j haviam acontecidos, a cidade estava sendo profundamente tocada, as pessoas estavam saindo da imoralidade em que se encontravam e se entregando a Jesus Cristo, as igrejas estavam sendo revigoradas, verdadeiramente Deus estava agindo.

Fischer faz um grande destaque a esse evangelista em seu livro da seguinte forma:
Houve algumas centenas de milhares de pessoas convertidas pelo trabalho do Sr. Moody atravs do mundo de lngua inglesa. Deus usou poderosamente na sua gerao. Ele foi um dos maiores ganhadores de almas que o mundo j conheceu. Ele pregava a Bblia de maneira simples e direta e fazia uso adequado de ilustraes. O tema central da sua pregao, o piv ao redor do qual tudo mais girava era o amor de Deus como motivo de todas as aes corretas. Ele insistia sobre a orao da f e sobre a uno do Esprito Santo como elementos indispensveis ao verdadeiro sucesso na conquista de almas.
29

Moody sem dvida alguma foi um homem de Deus, que dificilmente o mundo vai esquec-lo, tal a sua influncia na vida da igreja e da sociedade, a citao de Fischer acima, demonstra a importncia deste homem na histria.
28 29

FISCHER, Harold. op.cit., (p.169) ibid, (pp.1171-172)

29

A histria dos avivamentos algo muito especial, no entanto o destaque h alguns nomes desta histria, reflete apenas o mnimo talvez, do que foram os exemplos deixados, tanto na abordagem limitada dos que foram citados: Lutero, Wesley, Finney, Edwards e Moody; quanto no limite de nomes abordados e suas influncias, todavia, ficou algo bem ntido, que estes homens tiveram pontos em comum, que marcaram profundamente as suas geraes, mesmo estando em locais diferentes. E , justamente a cerca destes pontos em comum que estaremos concluindo a presente obra.

30

3. PONTOS EM COMUM DOS AVIVAMENTOS

Os avivamentos ocorridos ao longo da histria, deixaram pontos em comum entre eles. Estes pontos que formam a base fundamental para analisarmos todo o tipo de avivamento que Deus ainda est por realizar; estes pontos em comum ho de trazer um direcionamento igreja no af de no estar envolvida num movimento em que Deus no esteja presente.

As seguintes nfases foram dadas: na orao, pregao, no labor teolgico e na ao social, se verificou em cada um dos avivamentos ocorridos at ento, aprendamos com a histria daqueles que j percorreram este caminho.

31

3.1. nfase na orao


'Se meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, ento eu ouvirei dos cus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.' ( 2 Crnicas 7.14 ).30

O texto bblico supra citado, onde o povo convidado a estar buscando ao Senhor em orao, um dos ponto em comum nos avivamentos. algo que os avivalistas no abriram mo, ou seja, eles entendiam que a obra por se realizar era to difcil e to extensa, que eles se entregaram a orao, buscando continuamente, que eles se entregaram a orao, buscando continuamente a direo do Senhor. Os apstolos, quando foram incumbidos da grande comisso de fazer o nome de Jesus conhecido entre os povos, eles disseram em atos 'Todos estes perseveravam unnimes em orao...'(Atos 1.14). Os apstolos entenderam que a tarefa era muito grande e difcil, e s mesmo estando aos ps do mestre em constante orao.

A orao no fora um princpio vlido s nos tempos bblicos, ela se manteve durante os avivamentos, Finney por exemplo, aprendeu a orar cedo em sua vida crist a orao (disse ele) um elo indispensvel na corrente das causas, que conduzem ao avivamento tanto quanto a verdade.31

O comentrio leva-nos a importncia da orao para se obter um grande avivamento, onde traz grande influncia no s na vida da igreja, mas da prpria sociedade, entretanto se negligenciarmos a orao fracassaremos neste propsito de sermos usado por Deus.

Esta nfase que todos os avivalistas deram a orao que vai impulsionar e tornar relevante o ministrio realizado por eles. O Edman em sua obra comentando a esse respeito ele diz:
Deixaram de levar em conta que a verdade por si s no produzir os efeitos, sem o Esprito de Deus, e que o Esprito dado em ateno orao fervorosa. s vezes acontece que os mais empenhados no emprego da verdade no so os mais empenhados na orao.
32

30

ALMEIDA, Joo ferreira de. Bblia Sagrada. (p.450 V.T.) EDMAN, Raymond. Op. Cit. (p.143) 32 EDMAN, Raymond. Op. Cit., (p.144)
31

32

O que Edman comenta a necessidade de todos aqueles que, como na histria bblica e crist demonstraram, homens que no apenas pregam, mas que se humilham perante o Senhor em orao, buscando conduzir o povo de Deus, de forma sbia e muito mais do que isso, na dependncia do Esprito Santo. A histria demonstra este ponto em comum na vida daqueles que viveram o perodo de avivamento: A orao. Hallesby diz em seu livro Orao que:
a vontade do Senhor que ns que temos tido acesso a tal poder atravs da orao andemos por este mundo comunicando fora do alto a todo recanto desta terra, que tanta necessidade tem dessa energia.
33

No h como comunicar verdades to absolutas sem estar em orao com o Senhor. Os avivamentos aconteceram quando homens e mulheres estiveram os seus coraes abrasados pelo fogo do Esprito e buscaram intensamente em orao, e isto um alerta a igreja de um modo geral, pois a histria est a para nos ensinar, veja o que diz o reverendo Caio Fbio sobre a gerao que desaprendeu a orar:
O pensar teolgico divorciou-se quase completamente da orao. mais raro ainda se encontrar qualquer profundo compromisso, entre a maioria dos telogos, com uma vida de orao que possa ser chamada profunda.
34

O comentrio supra citado a demonstrao de que no h a mnima esperana de um avivamento sem que esta gerao aprenda a orar, fazendo da orao no uma coisa banal e sim algo imprescindvel na relao com Deus.

Sendo assim, este ponto comum entre os avivalistas, deve trazer um impacto muito profundo em nossas vidas, pois a histria nos mostra esta grande realidade, quando oravam muito, havia muito poder, quando oravam pouco havia pouco poder. Passamos a seguir, a um outro ponto em comum dos avivamentos, a pregao.

33

34

HALLESBY, O. Orao, (p.53) D ARAJO FILHO, Caio Fbio. A Gerao que desaprendeu a orar. (p.5)

33

3.2. nfase na pregao ... iam por toda a parte pregando a palavra. ( Atos 8.4.b).35

O texto bblico acima demonstra o quanto os discpulos valorizaram a orientao dada pelo Senhor, eles deram uma grande nfase na pregao. Isto ocorreu no perodo bblico, mas percorreu toda histria dos avivamentos, os homens de Deus pregavam incansavelmente a Palavra do Senhor, mesmo debaixo de perseguio, de humilhao, espancamentos, e alguns, at pagando um preo com a prpria vida; eram homens que como diz Lucas no livro de Atos porque no podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido. (At. 4:20). Os

acontecimentos envolvendo o nome de Jesus, eram muito importantes para estes homens, ao ponto de dar a vida deles por esta causa, eram homens ousados, verdadeiros proclamadores da palavra que mudou milhares e milhares, oh, como eles acreditaram nesta verdade, logo deram uma grande nfase na pregao no perodo em que ocorreram os avivamentos.

Bom se a pregao uma das nfases nos avivamentos, se faz necessrio descrever alguns aspectos desta pregao. Para Spurgeon, considerado o prncipe dos pregadores, a pregao totalmente bblica , ele diz: no procuremos ajustar nossa Bblia a esta poca; mas, pela graa de Deus, antes de encerrarmos nossa luta, ajustaremos esta poca Bblia .36

Quando a nfase a pregao, alm de bblica, como diz Spurgeon, o propsito tambm deve ser agradar a Deus, logo, no havia por parte dos avivalistas o menor receio em promulgar a lei do Senhor, atravs da pregao, ainda que sofressem, isto no importava para eles, o fator preponderante era de que estivessem pregando a palavra. Esta nfase, que outro ponto em comum nos avivamentos, com certeza oriundo de pessoas poderosamente transformadas pelo poder de Deus, pois o avivamento h de ter essa caracterstica, veja o que diz o Pr. Caio Fbio:

35 36

ALMEIDA, Joo Fereeira de. Bblia Sagrada. (p.145 N.T.) SPURGEON, C.H. Um ministrio ideal.(p.75)

34

Avivamento que faz voc dizer que est cheio do Esprito Santo e no tem prazer de ser mulher do teu marido em casa no avivamento. Avivamento que faz com que se v a igreja abraar e beijar os irmos e que no ensina a se fazer o mesmo com a mulher e os filhos, no avivamento. Avivamento que pe na sua boca palavras de amor pelos irmos, mas que no ensina voc

verbalizar carinho para com seu pai e sua me, no avivamento. Avivamento que canta hinos de amor e para a glria de Deus e que no ensina voc a ter gesto de reconciliao para com seus parentes e aqueles que esto feridos e magoados no avivamento.

.37

H de se ter uma coerncia muito grande entre aquilo que se prega e aquilo que se vive, sendo assim, os avivamentos foram marcados por esta nfase, a pregao, mas os avivalistas foram homens que viveram profundamente aquilo que eles estavam pregando.

37

D ARAJO, Caio Fbio. Op. Cit., (p.45)

35

3.3. nfase no labor teolgico


igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigao de tudo desde sua origem, dar-te por escrito, excelentssimo Tefilo, uma exposio em ordem. Para que tenhas certeza das verdades em que foste instrudo (Lu. 1. 3,4 )

O texto acima em que Lucas elabora com cuidado, dando uma nfase muito grande no labor teolgico, afim de que as verdades fossem bem desenvolvidas, no deixassem dvidas. Edman falando a respeito da prdica avivalista ele diz:
Que deve ser: Bblica e doutrinria. Nesse ponto Netleton e Finney foram idnticos. A prdica de Moody era vazia at que ele se tornou homem do Livro no Poder do Esprito; Torrey tanto era ensinador da Palavra quanto pregador; as mensagens de Billy Grahan que esto levando milhares a Cristo so bblicas do princpio at o fim .

.38

Sem sombra de dvida, os grandes avivalistas que ao longo da histria bblica, quanto crist se destacaram com mensagens convincentes e ponderosas, foram homens que se entregaram profundamente em conhecer a Palavra do Senhor. Com isso desenvolvendo um labor teolgico muito profundo, na nsia de extrair tudo quanto fosse possvel do texto bblico; homens incansveis na busca do conhecimento de Deus.

O que Edman aborda na citao acima, no um ponto em comum apenas nestes avivalistas citados, percebe-se esse labor teolgico em todos aqueles que enveredaram esforos por um derramar constante do Esprito Santo sobre suas vidas, homens que estavam comprometidos profundamente com a Palavra do Senhor. Como afirmou Grellert acerca do labor teolgico na tradio da Reforma, a revelao bblica o centro e o ponto de partida da reflexo crist. ela que normativa. a Palavra escrita com tinta na Bblia e com sangue na pessoa de Cristo, o apogeu da revelao. .39 38
38 39

EDMAN, Raymond V. Op. Cit., (pp:96,97) GRELLERT, Manfred. Os compromissos da misso.(p.90)

36

Essa busca constante de um avivamento, ou um derramar do esprito, levou os avivalistas de todos os tempos a incansveis esforos, s vezes penosas na produo teolgica, alguns exemplos da histria nos mostra isso como: O apstolo Paulo, que produzira as treze cartas; Lutero, alm da traduo da Bblia, ele desenvolveu as famosas 95 teses, que viria a Ser um marco na Reforma Protestante; Calvino em Genebra foi a exausto, vindo a falecer cedo, tal era o seu labor teolgico, alm das Institutas, ele desenvolveu tanto outros documentos em prol da teologia; John Wesley, fundador do Metodismo, fora outro incansvel na elaborao teolgica; e tantos outros deixaram valiosssimas contribuies no desenvolvimento teolgico.

Havia uma preocupao por parte dos avivalistas, esse labor teolgico, era incansvel nesta questo, tanto assim que se percebe este outro ponto comum nos avivamentos.

37

3.4. nfase na ao social


O Esprito do Senhor est sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertao aos cativos e restaurao da vista aos cegos, para pr em liberdade os oprimidos, e apregoar a ano aceitvel do Senhor. (Lucas 4:18,19) .
40

O ministrio do Senhor Jesus sempre um exemplo para a igreja, o texto acima fala de um evangelho para atender as necessidades do homem num todo, no s para morte. Os pontos do ensinamento de Cristo surgiram logo nos primeiros tempos da pregao do cristianismo. Os avivamentos foram marcados tambm por este ponto em comum, ao mesmo tempo que anunciavam o Reino de Deus, atendiam as necessidades dos neoconvertidos. Os Atos dos Apstolos e as epstolas so testemunhos eloquentes da ao social da igreja numa sociedade que desconhecia completamente o sentido cristo da palavra caridade, o texto de Atos nos mostra que esta igreja apesar de nova, estava vivendo um grande avivamento, ele diz: Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e bens. Distribuindo o produto entre todos, medida que algum tinha necessidade.

Este ideal bblico na ao social por muito tempo ficou longe da igreja, mas quando ocorriam os avivamentos, os crentes eram levados a essa prtica, alguns at se abnegando completamente das riquezas em prol dos pobres, como foi o caso de Francisco de Assis no sec. 12, no perodo em que ocorrem os avivamentos o povo de um modo geral se torna mais solidrio.

Os avivamentos sempre levaram os cristos a imitarem o Senhor Jesus, e com isso essa prtica solidria eles a realizaram com naturalidade, fazendo assim, a ao social tornou-se um ponto comum dos avivamentos.

O individualismo, egosmo to presentes em nossa sociedade, quando chega o avivamento, as pessoas se tornam mais generosas, solidrias, mais humanas, o
40

BBLIA SAGRADA. Edio: Revista e corrigida.

38

avivamento pe em ordem o caos, e a ao social algo to esquecido entre ns, o compartilhar do po, do chorar com os que choram, do repartir, estas virtudes j de saudosa lembrana so resgatadas.

39

CONCLUSO

A presente pesquisa, procurou estabelecer a partir de uma panormica bblica e histrica os pontos em comum dos avivamentos, destacando os fatos mais conhecidos e comprovados, em que se verificou e registrou a ao de Deus, de uma maneira toda especial. O primeiro captulo foi a base, pois o relato bblico no nos deixa dvida da ao de Deus; o segundo captulo que trata da histria crist, nos leva a perceber a continuidade dos eventos bblicos, pois os homens se deixaram tocar pelo Esprito Santo de Deus; o captulo conclusivo, ele destaca os pontos em comum, visando facilitar uma anlise do que seja um avivamento e ainda mais, as bases fundamentais para que eles aconteam.

Quero concluir esta pesquisa citando as colocaes de Edman, em sua obra a respeito de Finney, ele diz:
Compete, pois igreja preparar-se para um estado de avivamento tal como somos autorizados a esperar. cultivado com mais diligncia. .
41

O assunto avivamento deve ser mais

estudado e mais bem compreendido. E o esprito de avivamento deve ser

Os avivamentos como diz Edman acima, precisa fazer parte com certeza dos crculos de ensino da igreja, a fim de que percebamos a maneira poderosa com que Deus vem atuando na Histria, e usando homens e mulheres no cumprimento de sua misso.

Os avivamentos sempre que ocorreram produziram profundas mudanas, no s na igreja, bem como na sociedade, onde quer que eles acontecessem, as mudanas eram inevitveis, homens e mulheres, jovens e crianas eram tocados de forma que o carter era mudado, valores restaurados, famlias inteiras eram resgatadas, casamentos restaurados, filhos libertos dos vcios, cidades se tornavam prsperas, governantes passavam a temer mais a Deus, inclusive consultando os
41

EDMAN, Raymond V. Op. Cit, (p.82)

40

lderes pastorais para tomadas de decises, visando o bem comum, a bebedeira, jogatina, prostituio, corrupo, violncias, maldades, roubos e furtos, cessavam nestes lugares em que ocorriam os avivamentos, alguns eram to marcantes que at os marginais procuravam as delegacias para se entregarem, s por estes fatores implementados na sociedade j valeria todos sem distino dobrarem os joelhos e comear a clamar como em crnicas est descrito: se o meu povo que por mim se chama...) Ento clamemos por este avivamento, ou melhor gritemos, mas no apenas elevando o som de nossas cordas vocais, mas elevando diante do trono do Todo Poderoso o nosso corao, o nosso gemido, e creio que este avivamento chegar em nossos dias, e todo este mal que vm assolando famlias, cidades e naes vo cessar.

As bases fundamentais dos avivamentos, tem este objetivo, traar uma trajetria, a fim de facilitar a compreenso da histria dos avivamentos, os seus personagens mais destacados, e ainda toda a sua relevncia para a igreja e sociedade, e, para isto parte do princpio bblico, visando esclarecer quais foram os pontos que mais se evidenciaram nos avivamentos ocorridos tanto no Velho Testamento, quanto no Novo Testamento, de forma a nortear e respaldar todo o restante da histria, onde houve a manifestao de Deus, por intermdio dos avivamentos.

Sendo assim, a pesquisa no teve por finalidade esgotar todo o assunto, at porque o autor no tem muito acesso a obras de outras lnguas, limitando-me a trabalhar apenas com uma bibliografia em portugus, no entanto, chegamos ao final desta obra com alguns referenciais bem pesquisados, no que tange aquilo em que nos propomos, uma vez que a pesquisa nos leva a este ltimo captulo, que so os pontos em comum dos avivamentos, a delinear pelo menos quatro pontos principais em que cada avivamento eles ocorreram, com isso, podemos concluir com pelo menos essa diretriz, at porque o autor dos avivamentos Ele no para, o nosso querido e bondoso Deus, continua a procura de homens e mulheres em todo tempo que se disponham a serem tocados por Ele, a serem mais santos, mais dignos da presena Dele e conduzir centenas, milhares de outros a esta grande transformao, o avivamento comea com um, mais um totalmente rendido ao governo de Deus, tendo-o como Senhor e guia por completo. Ento, que a nossa

41

orao seja a mesma do autor do livro sagrado de Crnicas, em que ele se expressa da seguinte forma:

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, ento eu ouvirei dos cus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estaro abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos orao deste lugar.
42

42

BIBLIA SAGRADA. Traduo Joo Ferreira de Alemeida. (p.450 V.T.)

42

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BBLIA SAGRADA. Portugus. Traduo: Joo Ferreira de Almeida. Edio Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: 1986. GONZALES, Justo L. A era dos Reformadores. Editora: Edies Vida Nova. Vol. 6, 1999. FISCHER, Harold A. Avivamentos que avivam. Trad. Messias Freire. Rio de Janeiro: Livros Evanglicos, 1961. 216p. WHITE, John. Quando o Esprito Vem com Poder. 270p. ANNACONDIA, Carlos. El avivamento de Poder. Buenos Aires: Ed. Peniel, 1998. 220p. GOMES, Davi. Avivamento Espiritual. Rio de Janeiro: EBAR, 1996. 61p. SMITH, Oswanl. Revestidos de Poder. Trad. Joo Marques Bentes. So Paulo: O. S. BOYER, 1969. 180p. LIOYD Jones, D. M. Os Puritanos, suas origens e seus sucessores. Trad. Odayr Olivetti. I. Ed. So Paulo: Imprensa da F, 1993. 360p. TORREY, R. A. Como Orar. Trad. Neyd Siqueira. 6.Ed. So Paulo: Mundo Cristo, 1989. 85p. EDWARDS, Jonathan. A Verdadeira Obra do Esprito. Trad. Valria Fontana. I. Ed. So Paulo: Vida Nova, 1962. 94p. D ARAJO FILHO, Caio Fbio. Os 300 Valentes de Gideo. I. Ed. So Paulo: Abba Press, 1994. 70p. GONZALEZ, Justo L. A Era dos Novos Horizontes V. 9. Trad. Adiel A. de Oliveira. I. Ed. So Paulo: Vida Nova, 1988. 212p. PACKER, J. I. Entre os Gigantes de Deus. So Jos dos Campos: FIEL, 1996. 389p. HAGGLUND, Bengt. Histria da Teologia. Trad. Mrio L. Rehfeldt & Gldis. Porto Alegre: Concrdia, 1081. 370p. GONZALEZ, Justo L. A Era dos Dgmas e das Dvidas V.8. Trad. Carmlia Malkomes. L. Ed. So Paulo: Vida Nova, 1984. 210p. GRELLERT, Manfred. Os compromissos da misso. Rio de Janeiro: Juerp, 1987. 93p. TASKER, R. V. G. Mateus, Introduo e Comentrio. Rio de Janeiro: Mundo Cristo, 1985. 116p. MORRIS, Leon L. Lucas, Introduo e Comentrio. Rio de Janeiro: Mundo Cristo, 1983. 116p.

43

BERNARDO, Salovi. Novo Dia para um Mundo em trevas, a Reforma Protestante. O jornal Batista, 18-24/10/1999, p. 2. STEWART, James Alexander. Quando Desceu o Esprito. Trad. Waldemar W. Wey. Belo Horizonte: Renovao Espiritual, 1981. SPURGEON, C. H. o Conquistador de Almas. Trad. Odayr Olivetti. 2 Ed. So Paulo: Editora PES, 1986. 237p. EDMAN, Raymond V. Finney vive ainda. Trad. W. J. Goldimith. So Paulo: Editora Betnia, 214p. SPURGEON, C. H. Um ministrio ideal. Trad. Edgar Leito. So Paulo: PES, 1980. 144p. D ARAJO FILHO, Caio Fbio. A gerao que desaprendeu a orar. SO PAULO: SEPAL, 1993. 36P.

Vous aimerez peut-être aussi