Vous êtes sur la page 1sur 16

Raquel Gonalves Salgado, Rita Marisa Ribes Pereira & Solange Jobim e Souza

PELA TELA, PELA JANELA: QUESTES TERICAS E PRTICAS SOBRE INFNCIA E TELEVISO
RAQUEL GONALVES SALGADO* RITA MARISA RIBES PEREIRA** SOLANGE JOBIM E SOUZA***

RESUMO: O texto oferece subsdios para uma compreenso da produo cultural de nossa poca e as relaes sociais que adultos e crianas estabelecem com a mdia. O fundamento terico-metodolgico desta investigao tem como base a teoria de Mikhail Bakhtin, especialmente a relao dialgica e alteritria do adulto com a criana, alm de ter como eixo de anlise a brincadeira, aspecto fundamental da linguagem na interao da criana com a televiso. A proposta oferecer subsdios para projetos educacionais voltados formao de leitores crticos dos meios de comunicao de massa, especialmente no que diz respeito aos produtos de televiso para o pblico infantil. Palavras-chave: Criana. Televiso. Dilogo e brincadeira. THROUGH THE TELESCREEN, THROUGH THE WINDOW:
THEORETICAL QUESTIONS AND PRACTICES ON CHILDHOOD AND TELEVISION

ABSTRACT: This article offers subsidy for understanding the contemporary cultural production and the social relationship of adults

Formada em psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutoranda em psicologia pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) e professora assistente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). E-mail: raquel1@onetel.com Licenciada em filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), doutora em educao pela e professora adjunta da Faculdade de Educao da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). E-mail: ritaribes@uol.com.br
PUC-RIO

**

***

Formada em psicologia pela UFRJ, doutora em educao pela PUC-RIO, professora do Programa de Ps-Graduao em Psicologia Clnica da PUC-RIO, professora adjunta da Faculdade de Educao da UERJ e pesquisadora do CNPQ e da FAPERJ. E-mail: soljobim@uol.com.br

Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 65, p. 9-24, jan./abr. 2005


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Pela tela, pela janela: questes tericas e prticas sobre infncia e televiso

and children with the media. The theoretic- methodological ground of this research is based on Mikhail Bakhtins theory, especially the dialogic and authoritative relationship of the adult with the child, besides having the play as the base of the analysis, fundamental aspect of the language in the interaction of the child with the television. The proposal is to offer subsidy for educational projects turned to the formation of critical readers of the mass media communication, mainly with regards to the television programs aimed to the infant public. Key words: Child. Television. Dialogue and play.

ensar na criana hoje exige um olhar crtico sobre suas experincias sociais a cada dia mais complexas. Convivendo dia aps dia com imagens, crianas e adultos vo tecendo novas experincias, formas de perceber o mundo e a si prprios. A cultura contempornea tem a imagem como sua forma de expresso mais intensa. Nessa linha de reflexo, o presente texto busca contribuir para a construo de uma anlise crtica da infncia contempornea e da sua relao com a televiso. Nesta perspectiva, a pesquisa com a criana tambm um modo de compreendermos criticamente a produo cultural de nossa poca, e os lugares sociais que adultos e crianas ocupam neste processo de criao. Portanto, na relao dialgica e alteritria do adulto com a criana que encontramos o fundamento terico-metodolgico da pesquisa sobre a interao da criana com a televiso, tendo o ldico como linguagem mediadora dessa relao. Vamos iniciar nossas indagaes analisando o modo como assistimos TV, bem como os sentidos que damos quilo que vemos. As reflexes aqui trazidas tm como referncia uma pesquisa de campo, com carter de interveno, realizada com uma turma de 21 crianas da educao infantil, sendo 13 meninas e 8 meninos, com idades entre 5 e 6 anos.

Entre o hbito e a ateno: outros modos de ver televiso


A rapidez tem se caracterizado como o smbolo desta nossa poca. E a linguagem televisiva talvez seja seu maior emblema. Rpida, precisa, objetiva. Em casa (muitas vezes em mais de um cmodo), em bares, restaurantes, boates, consultrios, nibus e txis, l est ela a televiso. Mant-la ligada promessa de companhia. Seus rudos so como canes de ninar. Seus sons e imagens, habitantes apressados des10
Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 65, p. 9-24, jan./abr. 2005
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Raquel Gonalves Salgado, Rita Marisa Ribes Pereira & Solange Jobim e Souza

ta nova cidade eletrnica, sobrepem-se sem se deixar fixar, meio sem rosto, num eterno despedir-se. Em meio a tanta pressa, ficamos vontade, isentos do compromisso de v-los ou ouvi-los. Educados para a disperso, construmos um outro olhar, calcado na intermitncia, dificultando a reflexo.
A televiso contrape-se radicalmente contemplao. Em primeiro lugar porque na TV a imagem passa por fraes de segundo, sem exigir do observador a distncia que convencionalmente requer um quadro ou uma paisagem. Assistimos TV com uma ateno dispersa, sem concentrao, apenas deixando que aquele fluxo ininterrupto nos atravesse. (Peixoto, 1996, p. 180)

Se por um lado h uma falta de profundidade, temos, por outro, o anncio de um novo modo de apreenso: consciente da superficialidade das imagens que se fundem, o zapping apresenta-se como uma recusa a essa proclamada superficialidade, uma visibilidade seletiva no caleidoscpio precrio em que se movimentam as cenas contemporneas (Faria, 2001). Apontando para a recuperao da tica das imagens, Faria sintetiza uma perspectiva possvel, construda na prpria relao dos sujeitos com o aparato tecnolgico, que leva em considerao o prprio movimento das imagens e do olhar:
na superexposio das imagens e das percepes do narrador que o texto obtm, numa espcie de antiexposio, o tempo suficiente para que o leitor se d conta da superficialidade em que as imagens se fundam e no caminho contrrio, buscando justamente o que a narrativa no d a ver, tente recuperar, para alm dos instantneos dispersos da guerra contra o nexo e da frivolidade das fitas j vistas, a visibilidade.

Essa perspectiva tambm apontada por Peixoto (1996) e Win Wenders (1994). Observamos que estes autores se remetem a uma postura consciente ante o fluxo incessante das imagens. Peixoto prope uma reaprendizagem dos modos de olhar a partir da retomada de prticas esquecidas, comprometidas com outra experincia temporal e sensorial, a exemplo de um retorno pintura de retratos e panoramas, experincia que lida obrigatoriamente com o distanciamento e a aproximao anttese da superficialidade. Essas prticas, segundo o autor, podem ser concomitantes com a produo e recepo da mdia. Win Wenders pondera que a televiso inaugurou um outro tipo de proximidade e de disCad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 65, p. 9-24, jan./abr. 2005
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

11

Pela tela, pela janela: questes tericas e prticas sobre infncia e televiso

tanciamento, simultneos, que colocam em xeque a relao entre realidade e realidade de segunda mo, tendendo por quase dissolv-las numa mesma instncia. Nessa linha de pensamento, o cineasta prope dois caminhos para a construo de uma tica das imagens. O primeiro diz respeito justaposio da superexposio com os vazios, pois so os vazios que do a conscincia daquilo que, noutro contexto, preenche-os. Os vazios so tambm, na obra de Wenders, a busca de redeno daquilo que pequeno e que acaba por se perder em meio a imagens to potentes e onipresentes:
O que pequeno desaparece. Em nossa poca, s o que grande parece poder sobreviver. As pequenas coisas modestas desaparecem, bem como as pequenas imagens modestas ou os pequenos filmes modestos. (...) Assim como o mundo de imagens que nos circunda cada vez mais cacofnico, desarmnico, ruidoso, proteiforme e pretensioso, as cidades se tornaram por sua vez mais e mais complexas, discordes, ruidosas, confusas e massacrantes. Imagens e cidades vo bem juntas. Observem essa quantidade de imagens urbanas que tudo submergem: placas de sinalizao, gigantescos anncios de neon sobre os tetos, cartazes e psteres publicitrios, vitrines, telas de vdeo, bancas de jornais (...). (Wenders, 1994, p. 184)

Buscar lugar para o pequeno e para o vazio tem sido uma metodologia utilizada para a feitura de seus filmes. O segundo caminho tem sido o de lidar com as imagens a fim de contar uma histria, entendendo que a histria que pode salvar suas imagens de serem arrastadas na enxurrada de tantas outras. O vazio citado por Wenders encontra eco no silncio reivindicado por Beatriz Sarlo (1997):
A perda do silncio e do vazio de imagem a que me refiro aqui um problema prprio do discurso televisivo, imposto no pela natureza desse veculo, e sim pelo uso que desenvolve algumas de suas potencialidades tcnicas e atrofia outras. Ritmo acelerado e ausncia de silncio ou vazio de imagem so efeitos complementares: a televiso no pode arriscar-se, porque tanto o silncio quanto o branco (ou a permanncia de uma mesma imagem) chocam-se contra a cultura perceptiva que a televiso implantou e que seu pblico lhe devolve multiplicada pelo zapping. (Sarlo, 1997, p. 61)

Construir uma reflexo sobre a televiso e a diversa programao nela veiculada pressupe a construo de espaos de vazios e de silncios espaos inexistentes no contexto da prpria televiso, a qual, semelhante linguagem onrica, oferece incessantemente sons e imagens descone12
Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 65, p. 9-24, jan./abr. 2005
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Raquel Gonalves Salgado, Rita Marisa Ribes Pereira & Solange Jobim e Souza

xos e ininterruptos. Onde construir, ento, esse silncio? Onde buscar esse espao vazio em que seus infinitos sons e imagens possam, de fato, ser escutados com ateno, livres do turbilho do hbito? Neste sentido, torna-se preciosa a reflexo de Walter Benjamin:
A primeira de todas as qualidades a ateno afirma Goethe. No entanto ela divide a primazia com o hbito que luta com ela desde o primeiro momento. Toda ateno deve desembocar no hbito se no pretende desmantelar o homem; todo hbito deve ser estorvado pela ateno se no pretende paralisar o homem. (...) Mas tambm o hbito tem um complemento e atravessamos o seu limiar no sono. Pois o que se realiza em ns durante o sonho um perceber novo e inaudito que, no regao do hbito, luta para se safar. Acontecimentos do dia-a-dia, conversas triviais, o resduo que ficou em nosso olhar, o pulsar do prprio sangue isto, antes despercebido, forma, de modo irreconhecvel e superntido, a matria dos sonhos. (Benjamin, 1993, p. 247)

Buscar construir um olhar dialtico que transite entre a ateno e o hbito , pois, o que movimenta nosso propsito de compreender os sentidos que as crianas constroem a partir das interaes com a linguagem televisiva e suas diversificadas formas de programao. Como enfrentar esse desafio? neste momento que a pesquisa assume seu carter de interveno. Nossa inteno introduzir o estranhamento no olhar e desconstruir o hbito de ver imagens que se sucedem sem interrupo. Em sntese, recuperar a ateno e a reflexo no que apenas disperso e, desse modo, reinventar possibilidades de contar histrias hoje, dar sentido s imagens que se apresentam como pura intermitncia, imagens que escapam aos olhos e razo. Atribuir sentidos s imagens buscando nelas ou atribuindo a elas uma histria tambm cultivar a possibilidade de contar nossa prpria histria, recuperando a narrativa e a ateno, sem abdicar da nossa relao com as imagens signos da cultura contempornea. Esta estratgia foi desenvolvida no contexto desta investigao. O dilogo que transcrevemos a seguir exemplifica nossa inteno dialgica na produo do conhecimento crtico entre adultos e crianas. As pesquisadoras sugerem que Marcos desenhe os programas a que assiste na TV. Ao comentar sobre o seu desenho Marcos tem a oportunidade de relacionar os programas a que assiste com a sua histria cotidiana.
Raquel (pesq.): Conta o que voc desenhou para a gente... Marcos (criana): Eu t vendo televiso com meu pai e minha me e eu t dormindo com o meu pai. Eu t... Eu t... Eu t vendo desenho animado aqui.
Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 65, p. 9-24, jan./abr. 2005
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

13

Pela tela, pela janela: questes tericas e prticas sobre infncia e televiso

Raquel: Seu pai sempre v televiso com voc? Marcos: Eu t tomando caf. A gente trocou de moto. Rita (pesq.): E voc est vendo televiso enquanto toma caf? Marcos: . Raquel: E o que voc est vendo nessa televiso a? Marcos: o Stio. Raquel: Voc gosta do Stio? Marcos: Gosto. Raquel: Por que voc gosta do Stio? Marcos: porque o Pedrinho anda de cavalo. Raquel: E voc, j andou de cavalo alguma vez? Marcos: Eu no. Mas meu pai vai me levar. Raquel: ? Marcos: (...) Meu pai estava chegando do trabalho de noite. Rita: E voc fica vendo televiso at seu pai chegar? Marcos: (faz que sim com a cabea) Rita: E de noite passa o Stio tambm? Marcos: No. Rita: De noite voc v o qu, ento? Marcos: Eu vejo o programa do Raul Gil, o do chapu.1 Rita: O do chapu? E tu tirarias o chapu para quem? Marcos: Eu votava para o Robson. Rita: O Robson? O jogador? Marcos: . Rita: De que time ele ? Marcos: Ele Flamengo. Raquel: Poxa, voc flamenguista, ento, n? Marcos: Sou.

Dialogismo e alteridade como princpios de interao entre adultos e crianas na pesquisa e na vida
Estranhamento. Talvez esta seja a primeira sensao que temos quando pensamos no universo infantil no mundo atual. Estranhamento causado pelas incertezas que os paradigmas psicolgicos e pedaggicos hoje indicam diante das transformaes visveis que a atual gerao manifesta. Se antes a cincia psicolgica, com todo o seu aparato conceitual e metodolgico, pretendia analisar, descrever, categorizar e prever os fenmenos humanos e a inclumos a vida infantil , atualmente, essa mesma cincia no pode ficar ilesa diante deste mundo de mutaes. Rever, questionar, refletir e construir outras formas de pesquisar e teorizar
14
Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 65, p. 9-24, jan./abr. 2005
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Raquel Gonalves Salgado, Rita Marisa Ribes Pereira & Solange Jobim e Souza

sobre o humano e a cultura so exigncias das cincias humanas e sociais de nosso tempo. Em uma perspectiva dialgica, entendemos a criana como o outro do adulto, como um sujeito, cuja presena inquieta nosso olhar e nossos saberes. Neste caminho, a certeza de esgot-la torna-se coisa do passado e o desafio de compreend-la em sua singularidade passa a ser a principal rota. Segundo Bakhtin (1995), na linguagem, como mediao das relaes sociais, que a conscincia se constitui. na comunicao humana que os indivduos representam a si prprios e o mundo, assim como significam suas aes e a realidade. Cada enunciado se une a outros enunciados, compondo a cadeia da comunicao verbal, na qual o incio e o fim do dilogo no se encontram definitivamente demarcados. O autor insiste na impossibilidade de um falante ser o primeiro ente a romper o silncio do mundo (Bakhtin, 1992). Todos os enunciados so respostas a outros que j foram ditos e que sero ditos. Sua prpria compreenso exige uma resposta, que faz do interlocutor tambm um locutor. Neste sentido, as fronteiras entre os enunciados se definem por essa alternncia dos falantes, que, mesmo na posio de ouvintes, participam ativamente da construo dos enunciados, uma vez que o locutor no se expressa em um mundo mudo, mas para algum que tem sempre o direito de rplica. Para Bakhtin, toda e qualquer produo cultural se constitui na linguagem. Por isso, embora tenha dedicado grande parte de sua obra a anlises de textos literrios, como, por exemplo, o romance, este autor nos permite estender suas consideraes tericas e metodolgicas a enunciados que escapam da forma oral e escrita, como o caso das imagens. Neste sentido, admitimos ser possvel compreender os programas televisivos como enunciados que carregam, tambm, sentidos tensos, expressos sob a conjugao de sons, falas, movimentos e imagens. Os programas televisivos voltados ao pblico infantil, como desenhos animados, anncios pblicitrios, entre outros, podem ser considerados discursos culturais, voltados para a criana, sobre a vida social, que lhe sugerem um posicionamento sobre o mundo (Brougre, 1995). So, portanto, enunciados que expressam formas de conceber a infncia no mundo contemporneo e de estabelecer dilogos com as crianas, convidando-as a participarem do mundo. Diante disto, pretendemos compreender como e de que forma as crianas se apropriam desses
Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 65, p. 9-24, jan./abr. 2005
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

15

Pela tela, pela janela: questes tericas e prticas sobre infncia e televiso

enunciados, como manipulam e interagem com esses discursos e como estes, por sua vez, participam do processo de constituio de sua subjetividade, sem perder de vista a dialogia a tambm presente, pois esse processo implica escolhas e assimilaes dos discursos alheios. Para Bakhtin (1992), o discurso que vem do outro, aberto a transformaes, penetra em nossa conscincia, provocando o nosso discurso como resposta, a contrapalavra. A pesquisa com crianas, nesta perspectiva dialgica (Jobim e Souza & Castro, 1997; Jobim e Souza, 1994), abre brechas para a construo de uma contra-imagem da prpria criana. Assumir o princpio metodolgico da dialogia no processo de pesquisa com crianas, no qual o pesquisador sempre o adulto um Outro por excelncia com relao criana , significa deixar ouvir as vozes que foram ou que esto emudecidas. Em uma cultura infantil, em que a presena do adulto (seus valores, sua autoridade, seu saber e suas experincias) tem se esvaziado a cada dia, o resgate do dilogo entre crianas e adultos, mais que um princpio metodolgico, consiste em um princpio educativo, de modo que o adulto possa compreender a criana, deixando-se surpreender pela sua singularidade, e a criana possa ver no adulto outras formas de perceber e lidar com a vida contempornea.

O brincar como linguagem


Como atividade constituinte da subjetividade infantil, o brincar considerado uma importante fonte de desenvolvimento e aprendizagem (Vygotsky, 1991a) e mediao entre a experincia interna e a externa (Winnicott, 1975). Pretendemos destacar essa atividade como foco de anlise e eixo metodolgico, por entender ser este um caminho possvel para compreender a criana em sua particularidade. A brincadeira, para Vygotsky (1991a), uma atividade que permite criana a emancipao da realidade imediata para a realizao de aes dirigidas ao pensamento e mediadas por significados. Constitui-se a partir do entrecruzamento da realidade com o imaginrio, fazendo com que a criana, simultaneamente, integre-se ao real e crie outras realidades possveis. Assim, no se pode pensar no brincar como um mimetismo daquilo que a criana observa e experimenta no cotidiano, mas como apropriaes dessas experincias. Para Winnicott (1975), o brincar uma atividade que incide no espao potencial rea intermediria de experincia que se comunica
16
Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 65, p. 9-24, jan./abr. 2005
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Raquel Gonalves Salgado, Rita Marisa Ribes Pereira & Solange Jobim e Souza

tanto com a realidade interna quanto com a externa , envolvendo a criao na relao entre o que experimentado internamente e o que vivido nas relaes sociais. O brincar contrasta tanto com o mundo interno quanto com a realidade externa, abrindo caminhos para o dilogo interior e com os outros. alicerce para a construo da existncia experiencial humana, por ser um fenmeno transicional que permite o intercmbio da subjetividade com a observao objetiva. No brincar, a criana manipula fenmenos externos a servio do sonho e veste fenmenos externos escolhidos com significado e sentimento onricos (Winnicott, 1975, p. 76). Como pensar nas brincadeiras a partir das transformaes culturais contemporneas? Como a cultura da imagem tem transformado as formas e os contedos das atividades ldicas, contribuindo para a constituio de outros valores, conhecimentos e atitudes? Estas so questes fundamentais a serem consideradas na construo de bases terico-metodolgicas para uma pesquisa sobre a relao entre infncia e televiso. Brougre (1995), ao abordar as relaes entre brincadeira, brinquedo e televiso, destaca que esta ltima tem transformado a vida e a cultura das crianas e, particularmente, a sua cultura ldica, que representa o conjunto de costumes ldicos, brincadeiras (individuais, coletivas e geracionais), que se integram ao contexto social no qual se realizam e cultura propriamente dita. As imagens que representam a sociedade consistem em ricos elementos, disposio da criana, para a sua cultura ldica. No repertrio dessas imagens, temos as veiculadas pela televiso, que, segundo Brougre (1995), apresenta-se, no mundo contemporneo, como a principal fornecedora de suportes simblicos para as brincadeiras infantis. Resgatando o jogo entre a imerso e a liberao do real instauradas pela brincadeira, este autor tambm afirma que esta no se reduz a uma imitao daquilo que a criana v na televiso, mas caracteriza-se pelas apropriaes que ela faz das imagens. Assim, admite que, no brincar, a criana capaz de assumir um distanciamento com relao s imagens televisivas. Na verdade, a brincadeira permite a descarga das emoes acumuladas durante a recepo televisiva, a tomada de distanciamento com relao s situaes e aos personagens, a inveno e a criao em torno das imagens recebidas (Brougre, 1995, p. 59-60). Dois tipos de situaes vividas na pesquisa de campo ajudaramnos a perceber a interface entre o brincar e os elementos televisivos nele
Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 65, p. 9-24, jan./abr. 2005
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

17

Pela tela, pela janela: questes tericas e prticas sobre infncia e televiso

presentes: a primeira delas diz respeito ao fato de que o prprio instante de assistir televiso se transformava em contexto de brincadeira, com as crianas, imediatamente, metamorfoseando-se nos personagens, absorvendo o enredo da histria e sugerindo a ela novos desfechos. Uma outra situao trata da reelaborao de uma trama televisiva com o intuito de conduo de uma brincadeira, mediada pelas caractersticas do grupo de crianas na escolha dos personagens: trs meninas combinavam, na mesa, durante o lanche, uma brincadeira em que dramatizariam diferentes personagens. Uma era a irm rica, outra a irm pobre, outra a tia m. Entramos na conversa e logo ganhamos tambm um personagem. Um seqestro estava para acontecer e a irm pobre se colocaria no lugar da irm rica e seria levada por engano pelos seqestradores. Alguns dos meninos seriam os bandidos. Outros planejariam o resgate. Esse grupo era uma faco chamada cmplices do resgate. Intrigadas com o tema da brincadeira e pela coerncia dada pelas crianas a esse drama policial, passamos a indagar sobre a histria e o envolvimento delas e a fazer algumas conjecturas sobre a transposio da violncia urbana s brincadeiras infantis, bem como sobre a apropriao de uma linguagem policial. Nesse momento, no Rio de Janeiro, vivia-se um clima bastante tenso com a priso de traficantes e a organizao de algumas faces do crime organizado para viabilizar a libertao desses traficantes. Aps alguns dias e muitas perguntas, descobrimos tratar-se da recriao, no contexto da brincadeira, do roteiro de uma novela chamada Cmplices de um resgate, veiculada, nessa poca, em uma televiso aberta. O nosso desconhecimento da novela soou para as crianas como uma verdadeira surpresa desabonadora. Pesquisar a relao criana e televiso tambm propor uma interveno nessa relao, considerando a atividade ldica como atividade e espao propcios para a emergncia da dialogia entre a criana e o pesquisador-adulto. Neste sentido, justifica-se a organizao de oficinas com as crianas, com o intuito de compartilhar, na forma de brincadeiras, questes de pesquisa e produo de sentidos sobre suas relaes com as tecnologias audiovisuais.

Vdeo, pesquisa e interveno


A pesquisa-interveno2 que estamos propondo se caracteriza por dois tipos de trabalho com a linguagem televisiva e sua programao:
18
Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 65, p. 9-24, jan./abr. 2005
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Raquel Gonalves Salgado, Rita Marisa Ribes Pereira & Solange Jobim e Souza

um que diz respeito construo de um outro tipo de audincia suscitado pela exibio de imagens/sons veiculados cotidianamente, como disparador de diversificadas formas de discusso com o grupo de interlocutores infantis, ou seja, debates, brincadeiras, desenhos etc.; e outro, que visa produo artesanal, pelas crianas, de imagens orientadas pela especificidade da linguagem televisiva. Com a ajuda de cmera e vdeo, aventuramo-nos, pesquisadoras, professoras e crianas, nos segredos dessa linguagem tcnica: gravando, editando, exibindo, comentando as prprias produes. Compartilhando da premissa marxista de que o conhecimento dos modos de produo permite uma postura mais crtica na relao com os bens materiais e culturais, construir imagens com as crianas apresentase como possibilidade de inseri-las na reflexo da prpria produo cultural, suscitando-lhes outra postura que no apenas a de espectador, visando a recuperar a dimenso poltica da linguagem televisiva como um saber representativo de uma poca: a da reproduo tcnica (Benjamin, 1987). Assim, como cada poca constri suas questes e as formas para respond-las, entendemos que preciso formular nossas indagaes as nossas e as das crianas ante o tema da mdia e tambm construir um modo prprio de abordagem: fazer uso da imagem e do som como forma de compreender uma poca que se constitui em torno das tecnologias audiovisuais. Se a mdia televisiva obedece a uma linguagem especfica, h que a conhecer para poder intervir a partir de um outro prisma. certo que somente conhecer as condies de produo no garante a tomada de uma postura crtica perante essa produo; se houvesse essa garantia, o prprio campo da comunicao social seria necessariamente autocrtico, uma vez que dispe desses saberes. Em contrapartida, o conhecimento do processo de produo pode ajudar na construo de uma postura indagadora. Cabe ressaltar que a videogravao no se caracteriza somente como uma rica fonte de coleta de dados, mas fundamentalmente como a condio na qual as crianas podero ter possibilidades efetivas de construir conhecimentos sobre as prticas sociais e representaes, tecidas nas interaes com a televiso, expressas na linguagem audiovisual. Podemos com isso refletir sobre o estranhamento que o uso do vdeo permite. Trata-se de um estranhamento que se refere ao distanciamento com relao ao que, na esfera do cotidiano, torna-se hbito, uma conduta que no julgada pelo pensamento reflexivo.
Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 65, p. 9-24, jan./abr. 2005
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

19

Pela tela, pela janela: questes tericas e prticas sobre infncia e televiso

No trabalho desenvolvido com as crianas, foi possvel perceber que alguns temas prprios da linguagem televisiva se tornaram curiosidades para as crianas, entre eles a histria da produo dos programas e o processo de edio. Editando e problematizando cenas gravadas com as crianas, justapondo-as s imagens veiculadas pela televiso, fomentou-se um questionamento sobre o prprio estatuto do audiovisual, como veremos no dilogo que segue.
Raquel: Esses desenhos que vocs falaram, o Pokemon, As Meninas Superpoderosas, o Laboratrio de Dexter, eles so feitos por crianas, vocs acham? Tuany: No. Por adulto. Raquel: Adulto... Tuany: Adulto que faz isso. Alexia: Um adulto ou um adolescente. Raquel: Um adulto ou um adolescente? Tuany: . Raquel: Por que so os adultos que fazem? Alexia: Ah, porque eles so grande, a eles j sabem. Tuany: As crianas no sabem, s os adultos. Alexia: porque as crianas desenham um pouquinho mal, a os adultos desenham mais bem. Raquel: Ah, ? Alexia: . Eles que fazem o desenho. (...) Raquel: Ento vocs acham que os desenhos que os adultos fazem e que aparecem na televiso so melhores do que os que vocs j fizeram? Tuany: . Alexia: Eu acho que eu nunca vi desenho de criana. Raquel: Na televiso voc nunca viu? Alexia: Eu acho que no. Raquel: ?

Estranhar o familiar seria o que, segundo Da Matta (1997), ao tratar da pesquisa etnogrfica, faz-nos pensar no movimento que insere, nas prticas naturalizadas do cotidiano, o elemento extico, o diverso, aquilo que, at ento, no foi pensado. possvel apropriarmo-nos desse movimento de estranhamento quando destacamos o uso do vdeo na pesquisa com crianas, considerando tal uso uma importante via para que o distanciamento crtico proceda. Ao entrar em contato com a sua imagem no vdeo, a criana pode ver-se como um outro, instaurando consigo prpria uma relao alteritria, caracterizada por um distanciamento
20
Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 65, p. 9-24, jan./abr. 2005
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Raquel Gonalves Salgado, Rita Marisa Ribes Pereira & Solange Jobim e Souza

crtico sobre suas atitudes, falas, olhares, sentimentos e representaes. bvio que esse distanciamento no se desencadeia pela pura e simples presena do vdeo, mas principalmente pelo dilogo com as outras crianas e com os adultos que ele potencializa. Assim, com a ajuda do adulto, ou mesmo de seus pares, as crianas podem no apenas despertar a ateno para o que antes no percebiam como, tambm, construir novos sentidos sobre o que visto, ressignificando-o. As crianas contaram para ns a histria das Meninas Superpoderosas: elas no nasceram; elas foram feitas pelo professor. Ele juntou doura, meiguice, inteligncia e... o elemento X. Ento, elas no tm nem pai nem me. Elas vivem com o professor, que como se fosse o pai delas. Buscando problematizar a narrativa das crianas, propusemos a elas uma comparao entre as condies de existncia das Meninas Superpoderosas e as delas.
Rita: E se vocs tivessem que viver sem me, sem pai, sem av, sem tia, como que vocs iam fazer? Tauny: Ia ficar chorando (faz que chora). Rita: Ia ficar chorando? Quem que faz a comidinha das Meninas Superpoderosas? Tuany: O professor. Rita: O professor que faz tudo? J pensou se vocs tambm, ao invs de ter casa, vocs s tivessem a professora Suzana? (As crianas riem) Rita: No a mesma coisa? A vocs no iam voltar pra casa. Era a Suzana que ia fazer tudo pra vocs. Alexia: Ah, mas s no desenho! Rita: Ah, s no desenho? Achei que de verdade conseguia ficar... Tuany: Mas as Meninas Superpoderosas, ..., mora de verdade..., pra casa. Ela vive de verdade. Joyce: . Deve ser adotiva. Tuany: Ela vive de verdade, mas muito longe daqui. Ela mora nos... Rita: Eu nem sei quem so os pais delas... Joyce: Nem eu.

O estranhamento com relao ao que j se tornou habitual envolve uma atitude metacognitiva, o que reitera o propsito educativo desta pesquisa-interveno. Como Vygotsky (1991b) afirma, a metacognio, a conscincia ou reflexo sobre os prprios processos mentais, disparada pela aprendizagem escolar, na qual a criana passa a apropriar-se de conceitos cientficos que permitem a transformao dos conceitos esponCad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 65, p. 9-24, jan./abr. 2005
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

21

Pela tela, pela janela: questes tericas e prticas sobre infncia e televiso

tneos, construdos a partir da experincia prtica e cotidiana, tornandoos conscientes. Assim, o uso do vdeo, como disparador de reflexes sobre as prticas sociais e representaes das crianas, constitudas a partir das interaes com a televiso, pode ser entendido como facilitador de processos de aprendizagem e desenvolvimento, envolvendo a reflexo e a tomada de conscincia, graas ao distanciamento que o vdeo permite, dessas prticas e representaes, transformando-as. Nesse duplo processo de pesquisa e interveno pedaggica, cabe ao pesquisador compreender o que as crianas compreendem, realizando, assim, o que Krippendorf (1997) denomina de compreenso de segunda ordem, aquela que permite ao pesquisador uma reflexo recorrente sobre o seu prprio papel na realidade investigada. Trata-se, segundo o autor, de um envolvimento comunicativo que abarca tanto o pesquisador quanto o outro-pesquisado, em que ambos se transformam, assim como os processos de comunicao que se pretende compreender. Estes so alguns dos desafios metodolgicos que destacamos para a pesquisa com crianas e mdia na contemporaneidade, por enfatizarem o envolvimento do pesquisador-adulto com os processos comunicativos investigados como forma de propiciar outras formas de compreender e posicionar-se diante de situaes que se apresentam, cada vez mais, como absolutas. Esse envolvimento implica tambm a sobrevivncia do dilogo entre crianas e adultos, a cada dia mais raro nas cenas miditicas e nas situaes da vida cotidiana; dilogo este que acarreta o resgate da alteridade, de relaes humanas assentadas na aceitao do outro como contrapartida ao individualismo e onipotncia, to acentuados em nossa cultura. Recebido em fevereiro de 2005 e aprovado em maro de 2005

Notas
1. O Programa Raul Gil um programa de auditrio veiculado por uma televiso aberta. Nele, h um quadro denominado quadro do chapu, onde personalidades de diversas reas so convidadas a manifestarem sua opinio acerca de outras personalidades ou temas. No referido quadro, tirar o chapu uma atitude de reconhecimento. A pesquisa-interveno traduz uma concepo de produo de conhecimento compartilhado entre pesquisador e os sujeitos envolvidos. Isso significa que os resultados so constantemente transformados em processos, o que define esta abordagem como tendo uma di-

2.

22

Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 65, p. 9-24, jan./abr. 2005


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Raquel Gonalves Salgado, Rita Marisa Ribes Pereira & Solange Jobim e Souza

menso poltica, alm de educativa, que se d propriamente durante o desenvolvimento do trabalho de campo. Os pressupostos da pesquisa-interveno sublinham a intrnseca relao entre pensamento e ao e o comprometimento poltico e tico com a produo de um conhecimento compartilhado. A pesquisa-interveno, no contexto deste trabalho, caracterizou-se pela criao de estratgias metodolgicas, utilizando aparatos tecnolgicos de produo e reproduo de imagens (cmera fotogrfica, vdeo, cmera digital etc.) como mediadores nos processos de criao de narrativas, incentivando modos de experimentao e de transformao subjetiva de crianas, jovens e adultos em espaos institucionais, por meio de oficinas.

Referncias bibliogrficas
BAKHTIN, M. Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, 1992. BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 7. ed. So Paulo: Hucitec, 1995. BAKHTIN, M. Questes de literatura e de esttica: a teoria do romance. 4. ed. So Paulo: UNESP/Hucitec, 1998. BENJAMIN, W. Obras escolhidas: magia e tcnica, arte e poltica. So Paulo: Brasiliense, 1987. BENJAMIN, W. Obras escolhidas: rua de mo nica. So Paulo: Brasiliense, 1993. BROUGRE, G. Brinquedo e cultura. So Paulo: Cortez, 1995. DAMATTA, R. Relativizando: uma introduo antropologia social. 5. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. HAMBURGUER, E.; BUCCI, E. A TV aos 50: criticando a televiso brasileira no seu cinqentenrio. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2000. JOBIM e SOUZA, S. (Org.). Infncia e linguagem. Campinas: Papirus, 1994. JOBIM e SOUZA, S.; CASTRO, L.R. Pesquisando com crianas: subjetividade infantil, dialogismo e gnero discursivo. Psicologia Clnica, Rio de Janeiro, v. 9, p. 83-116, 1997. KRIPPENDORF, K. Principales metforas de la comunicacin y algunas reflexiones constructivistas acerca de su utilizacin. In: PAKMAN , M.
Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 65, p. 9-24, jan./abr. 2005
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

23

Pela tela, pela janela: questes tericas e prticas sobre infncia e televiso

(Org.). Construcciones de la experiencia humana. Barcelona: Gedisa, 1997. v. 2, p. 107-145. MOREIRA, R. Vendo a televiso a partir do cinema. In: HAMBURGUER, E.; BUCCI, E. A TV aos 50: criticando a televiso brasileira no seu cinqentenrio. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2000. PEIXOTO, N.B. Paisagens urbanas. So Paulo: 1996.
SENAC /Marca

dgua,

SARLO, B. Cenas da vida ps-moderna. Rio de Janeiro:

UFRJ,

1997.

VYGOTSKY, L.S. A formao social da mente. 4. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1991a. VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. 3. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1991b. WENDERS, W. A paisagem urbana. Revista do Patrimnio Histrico Nacional, Rio de Janeiro, n. 23, 1994. WINNICOTT, D.W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975. WOLTON, D. Elogio del gran pblico: una teoria crtica de la televisin. Barcelona: Gedisa, 1990.

24

Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 65, p. 9-24, jan./abr. 2005


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Vous aimerez peut-être aussi