Vous êtes sur la page 1sur 8

IBP2100_12 OTIMIZAO DE DETECTORES DE GS EM UNIDADES DE PROCESSAMENTO DE PETRLEO ATRAVS DA FLUIDODINMICA COMPUTACIONAL (CFD) Joo V. B. Alves1, Eduardo G.

Gomes2, Ismael L. A Daoud 3, Armando A. de Souza3


Copyright 2012, Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis - IBP Este Trabalho Tcnico foi preparado para apresentao na Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012, realizado no perodo de 17 a 20 de setembro de 2012, no Rio de Janeiro. Este Trabalho Tcnico foi selecionado para apresentao pelo Comit Tcnico do evento, seguindo as informaes contidas no trabalho completo submetido pelo(s) autor(es). Os organizadores no iro traduzir ou corrigir os textos recebidos. O material conforme, apresentado, no necessariamente reflete as opinies do Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis, Scios e Representantes. de conhecimento e aprovao do(s) autor(es) que este Trabalho Tcnico seja publicado nos Anais da Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012.

Resumo
Esse trabalho foi realizado em colaborao entre a PETROBRAS e a ESSS, no qual se empregou a tcnica de fluidodinmica computacional, em um ambiente automatizado de alto nvel, atravs do uso do pacote ANSYS CFX para simular o comportamento das nuvens geradas da ocorrncia de vazamento de gs em dois compressores de uma determinada rea situada em uma refinaria. Observou-se que com advento da automao, que se reduziu drasticamente o tempo de setup/execuo deste tipo estudo, principalmente na etapa de gerao de malha, permitindo assim um maior volume de cenrios a avaliar. Essa etapa de pr-processamento passou da ordem de semanas de trabalho, com a interveno direta do usurio, para poucas horas de CPU. Com relao aos resultados obtidos pelas simulaes computacionais, os mesmos se mostraram coerentes com o comportamento fsico esperado. De posse destes resultados do CFD, determinaram-se, atravs da utilizao de uma macro dedicada, os respectivos nmeros e pontos ideais para alocao dos detectores de gases. Com a realizao do presente trabalho, permitiu-se estabelecer a elevada importncia da automao de estudos numricos de disperso de gases para um posicionamento adequado de detectores de um setor de uma planta industrial.

Abstract
This work was carried out in collaboration between PETROBRAS and ESSS, in which it employed the CFD technique in an automated environment, using the package ANSYS CFX to simulate the behavior of clouds generated from the occurrence of gas leakage in two compressors in a certain refinery sector. It was observed that with the advent of automation, reduced drastically the execution/setup time of this kind of study, particularly in the meshing generation, thus allowing for greater volume of scenarios to be assessed. This pre-processing step changed its magnitude time from weeks working with the direct users intervention to few CPU hours. Regarding the obtained results from computational simulations, they were coherent with the expected physical behavior. From these results reached with CFD, were determined through using a macro dedicated, their suitable numbers and point locations for gas detectors. With the completion of this study, it was established the high importance of the automation in numerical studies about gases dispersion for a proper positioning of detectors of a sector of an industrial plant.

1. Introduo
O projeto dos sistemas de deteco de fogo e gs parte integrante do projeto de segurana industrial para a proteo de unidades de processamento de petrleo (refinarias). A correta quantificao e, a respectiva localizao dos detectores de fogo e gs, nessas unidades de suma importncia para que os profissionais de operao da planta e da brigada de emergncia. Esses profissionais devem receber, o quanto antes, a informao de que um evento indesejvel pode estar se desenvolvendo. Assim sendo, medidas mitigadoras possam ser tomadas, a fim de minimizar os possveis

______________________________ 1 Mestre, Engenheiro Qumico CONSULPRI/PETROBRAS 2 Engenheiro de Segurana PETROBRAS 3 Mestre, Engenheiro Mecnico ESSS - Engineering Simulation and Scientific Software

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 danos causados, vida humana, propriedade (equipamentos e construes), ao meio ambiente e imagem da companhia. Para o dimensionamento de detectores de fogo (fumaa, chama e temperatura) existem normas tcnicas nacionais e internacionais que possibilitam definir, por ambiente a ser protegido, a localizao e a quantidade desses sensores. No entanto, para o caso de detectores de gases inflamveis ou txicos as normas recomendam, apenas, que estes devem ser posicionados prximos aos possveis pontos de vazamento. Entretanto, estas normas no indicam a quantidade, a localizao e no consideram variveis intrnsecas e extrnsecas ao processo. Tais variveis so representadas por condies de operao do gs vazado (por exemplo, presso, temperatura e massa especfica), velocidades de vento, layout da instalao, dentre outras. Desta forma, o projeto fica dependente da experincia do projetista, podendo conduzir a projetos superdimensionados ou at mesmo subdimensionados. Por consequncia, um grande nmero de detectores numa planta de processo gera alto custo na aquisio e calibrao desses equipamentos e mesmo assim no garante que estes estaro locados nos melhores pontos de deteco. Por outro lado, um nmero subdimensionado de detectores causa uma falsa sensao de segurana, levando a cenrios potenciais de vazamentos, caso este gs vazado no ignita ou at mesmo a um grave acidente devido formao de uma grande nuvem de gs no detectada. O presente trabalho foi realizado em colaborao entre a Petrobras e a ESSS, empregando tcnicas de CFD de alto nvel e tem por objetivo apresentar uma metodologia visando substituio dessas observaes genricas e subjetivas por uma anlise baseada em critrios de engenharia para estabelecer condies adequadas para a definio do nmero e pontos para alocao dos detectores. Nesse estudo empregou-se a modelagem numrica atravs da fluidodinmica computacional para simular o comportamento das nuvens geradas quando da ocorrncia de vazamento de gs nos equipamentos de uma determinada rea situada em uma refinaria. Consideram-se diferentes cenrios de vazamento, envolvendo avaliaes de parmetros presentes nas simulaes, nos quais foram selecionados os mais adequados a representar fisicamente o desprendimento de gs. Deseja-se estabelecer com este trabalho, boas prticas que possam ser seguidas e auxiliar engenheiros na realizao de anlises de disperso de gases e consequente otimizao de detectores.

2. Metodologia
2.1. Gerao da Malha O ambiente de simulaes computacionais considerou geometrias de plantas extremamente detalhadas, oriundas de CAD de projetos, que foram integradas em um processo automatizado de gerao de malhas. Nesse contexto, escolheuse o ANSYS TGrid para realizar a discretizao do domnio espacial para as simulaes. Com uso dessa ferramenta, foi possvel gerar malhas da ordem de milhes de ns com alta qualidade e sem a necessidade da interveno de usurios, em menos de 3 horas de processamento. Ao passo que o processo convencional, com a interveno do usurio, pode alcanar semanas a meses de trabalho. Para a automao no processo de gerao da malha, desenvolveram-se sub-rotinas incorporadas a esse software, com a possibilidade da definio de um farfield, tamanho do elemento superficial baseado nas dimenses da geometria e de refinamentos em regies de maior interesse. A tcnica escolhida para a gerao de malhas foi o mtodo conhecido como wrapper. Tal mtodo bastante utilizado em geometrias muito complexas e com problemas geomtricos, tais como gap e overlap, os quais impedem a gerao de malha utilizando mtodos comuns. Seu funcionamento se d primeiramente na gerao de uma malha cartesiana respeitando os detalhes geomtricos desejados. Como consequncia, os ns dos elementos cartesianos que interceptam as superfcies da geometria, so projetados nas prprias superfcies e interligados formando tringulos que representam a forma geomtrica. Regies com furos, caso essas existam na geometria, so automaticamente fechados caso o tamanho do elemento cartesiano nestes locais seja maior que os mesmos. Por final, a malha superficial triangular suavizada com o intuito de melhorar a qualidade da mesma. Na Figura 1 possvel observar o nvel de detalhamento alcanado com a utilizao da ferramenta avanada de construo de malhas superficiais para setores de plantas de unidades de processamento leo e gs.

Figura 1. Detalhes da discretizao espacial de setores de uma planta de refinaria empregada nas simulaes computacionais com aplicao da metodologia wrapper. 2

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 Com o estabelecimento da malha, a mesma importada para uma ferramenta de CFD, para preparao e soluo do modelo numrico. Neste estudo, utilizou-se o pacote ANSYS CFX 14.0 que permite simular escoamentos de uma ampla gama de problemas de engenharia. Para obteno de uma soluo do sistema de equaes fluidodinmicas, se faz necessrio definir o modelo de turbulncia, as condies de contorno e as condies iniciais caso a soluo seja em regime transitrio, as propriedades dos fluidos, esquemas de adveco, dentre outros parmetros. Nesse estudo, considerou-se o fluido como uma mistura multicomponente, no qual o ar e os gases fazem parte desta composio. 2.2. Cenrios de Vazamento Os possveis pontos de vazamento so identificados atravs da Anlise Preliminar de Perigos (APP), estudo qualitativo de riscos que identifica cenrios de liberaes lquidas ou gasosas em instalaes industriais. Como uma planta de processo apresenta dezenas de cenrios de liberaes gasosas, ficaria invivel, para a finalidade do presente trabalho, realizar simulaes de disperso em todos esses cenrios. Desta forma, optou-se por considerar apenas o cenrio de vazamento nos compressores de reposio de hidrognio (C-02A e C-02B), localizados na casa de compressores norte da unidade de hidrotratamento ( Figura 22). O motivo da escolha se deve ao fato de compressores serem os equipamentos que oferecem maior probabilidade de vazamento, devido alta presso de operao.

Compressores C-02A e C-02B

Figura 2. Compressores de H2 selecionados para representar o vazamento de gs na unidade. Os clculos foram realizados de forma paralela em uma mquina multiprocessada, com 12GB de memria RAM e processador de 3,3 GHz. Em cada uma das simulaes, considerou-se uma direo de vento para um dos pontos de vazamento. No final so superpostas as oito direes (norte, nordeste, noroeste, sul, sudeste, sudoeste, leste e oeste) para avaliar a evoluo da nuvem de gs desprendida de um determinado cenrio. Na Tabela 1 so apresentados os casos que compe as simulaes realizadas.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 Tabela 1. Especificao das simulaes realizadas. Casos 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 Equipamento C-02A C-02B C-02A C-02B C-02A C-02B C-02A C-02B C-02A C-02B C-02A C-02B C-02A C-02B C-02A C-02B Direo do vento Norte Norte Sul Sul Leste Leste Oeste Oeste Nordeste Nordeste Noroeste Noroeste Sudeste Sudeste Sudoeste Sudoeste

As condies de contorno e de operao do compressor so apresentadas Tabela 2. Tabela 2. Unidade de HDT - Condies de contorno e parmetros da simulao. Condio de contorno / Parmetro Vazamento de gs (inlet) Entrada do vento (inlet) Equipamentos, estruturas e piso da unidade (wall) Sadas do vento (opening) Presso de referncia: Domnio Regime de escoamento Tipo de escoamento Modelo de turbulncia: Domnio Modelo de turbulncia: Entrada de gs Condies iniciais no domnio Critrio de convergncia Resduo mximo permitido Valor 0,1637 Kg/s e 1460 m/s Conforme Tabela 11 No slip Pset = 0 atm P = 1 atm Estacionrio Snico - High (Intensity = 10%) Ar = 100% vol e 25 C RMS (raiz do desvio quadrado mdio) 1e-6

2.3. Definio das Condies Meteorolgicas A ventilao natural uma condio de contorno de grande importncia em um estudo de disperso de gases, visto que ela influencia diretamente numa melhor ou pior disperso do gs inflamvel, concentrado menos ou mais a mistura explosiva na atmosfera. Ela pode ser afetada pelo arranjo e quantidade de equipamentos da unidade. Assim, as condies de ventilao dentro da unidade requerem uma boa representao, de tal maneira que sejam provenientes de dados meteorolgicos da regio de estudo (Strm et al., 1999), tornando a simulao numrica mais realista. As condies meteorolgicas estabelecem a velocidade mdia dos ventos e probabilidades de ocorrncia. Como todas as direes de vento sero simuladas, a Tabela 3 apresenta somente a direo e a velocidade dos ventos, sem a necessidade de informar a probabilidade dos mesmos. O Norte de projeto alinhado ao Norte verdadeiro. A Figura 3 apresenta a Rosa dos Ventos para a unidade. Salienta-se que o vento norte provm do norte e vai para o sul; o vento sul provm do sul e vai para o norte, e assim sucessivamente.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 Tabela 3. Direo dos ventos e suas respectivas velocidades mdias. Direo Norte Sul Leste Oeste Nordeste Noroeste Sudeste Sudoeste Velocidade mdia (m/s) 0,92 1,60 1,76 1,02 1,44 0,70 2,38 1,23

Figura 3. Rosa dos Ventos da unidade. 2.4. Otimizao dos Detectores Durante o processo de otimizao dos detectores necessrio fazer a avaliao de todas as nuvens geradas por todas as simulaes do estudo de disperso, e, de maneira geral, este processo feito alocando detectores em pontos (coordenadas) que detectem mais de uma nuvem. Caso contrrio, no estar se fazendo nenhuma otimizao. Fica claro que para uma unidade de processo, ou mesmo uma plataforma de petrleo, onde existem dezenas de cenrios de vazamento, analisar manual e visualmente todas as nuvens formadas uma tarefa muito complexa, que pode, simplesmente, inviabilizar a otimizao dos detectores, sem considerar, ainda, os possveis erros humanos decorrentes da visualizao da nuvem 3D no CFX-Post. Sendo assim, foi criado na PETROBRAS um programa computacional capaz de realizar, de maneira rpida e eficiente, a otimizao dos detectores, independentemente do nmero de nuvens geradas pelo estudo de disperso de gases, eliminando o empirismo desta etapa. Esta otimizao garante que todas as nuvens dos vazamentos nas oito direes de vento so detectadas, no entanto este processo obtido com a menor quantidade de detectores possvel. O programa desenvolvido composto pelas seguintes etapas: - Gerar matriz 3D de possveis pontos de deteco, no espaamento desejado e na regio de interesse (Figura 4); - Coletar a concentrao de interesse da substncia avaliada nos possveis pontos de deteco, atravs de um programa de CFD, para cada caso individualmente; - Organizar os dados em uma tabela que contm em cada linha um possvel detector (possvel ponto de deteco) e nas colunas a concentrao, nesses pontos, de todos os casos avaliados, chamada de Matriz de Busca Inicial; - As linhas so ordenadas pela quantidade de casos que so capazes de detectar; - O ponto que capaz de anunciar a maior quantidade de casos selecionado (deixa de ser considerado um possvel ponto de deteco para ser chamado de ponto de deteco); - Os pontos (linhas) que detectam somente os casos que j foram detectados so descartados; - As colunas contendo os casos que j foram detectados tambm so excludas. Com isso, evita-se selecionar uma nova posio que contenha os casos j selecionados na iterao anterior; - Este processo realizado at no restarem mais casos, ou seja, at que todos os casos tenham sido detectados; - Ao final da rotina gerada uma matriz contendo a coordenada dos detectores e um arquivo em formato txt onde ficam armazenados a quantidade e as coordenadas dos detectores e os casos que cada detector capaz de medir. 5

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 Aps a realizao deste processo preciso avaliar a viabilidade da alocao dos detectores nas coordenadas propostas pela otimizao, uma vez que necessrio, na visualizao da maquete 3D, verificar se cada detector encontrase em uma rota de fuga, em um ptio de manuteno ou em um local de difcil fixao. Caso o ponto sugerido no possa ser utilizado, uma nova otimizao feita excluindo este ponto da matriz da otimizao. Como os cenrios de vazamento do presente trabalho so os dois compressores situados na casa de compressores norte, a malha dos possveis pontos de deteco proposta no abrange toda a unidade, ficando restrita a uma regio especfica da mesma, como pode ser observado na Figura 4. Isto foi feito apenas para reduzir a quantidade de pontos que seriam gerados sem necessidade. No caso de existirem cenrios de vazamento espalhados por toda a unidade, de maneira simples poderia ser gerada uma malha que contemplasse pontos em toda esta regio. Regio da otimizao

Figura 4. Regio de busca da otimizao.

3. Resultados
A partir da anlise preliminar de riscos (APR) foram selecionados os equipamentos considerados crticos, quanto a sua condio de operao, que podem ser possveis pontos de vazamento. A regio escolhida para uma das anlises de disperso de gases foi casa de compressores de hidrognio de uma unidade caracterstica de uma refinaria, onde se determinou os pontos adequados para locao dos sensores capazes de detectar todas as nuvens geradas, de acordo com a influncia das diversas direes de vento. Atualmente, outros cenrios de estudos de vazamentos esto sob avaliao. As substncias inflamveis s se tornam explosivos na faixa de concentrao entre o Limite Inferior de Explosividade (LIE) e o Limite Superior de Explosividade (LSE). Para avaliar a melhor posio dos detectores feito uma busca na regio de concentrao igual ou maior que 20% do LIE. Para o hidrognio (H2) a concentrao de interesse de 0,8% de frao molar (0,008). Dos 16 casos gerados foram selecionados os vazamentos com ventos leste e oeste para ambos os compressores. As nuvens de hidrognio com frao de molar de 20% do LIE so apresentadas nas Figuras 5 e 6.

(a)

(b)

Figura 5. Nuvens de hidrognio com frao molar de 0,008 oriundas dos compressores COA e COB, respectivamente, para vento leste. 6

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

(a)

(b)

Figura 6. Nuvens de hidrognio com frao molar de 0,008 oriundas dos compressores COA e COB, respectivamente, para vento oeste. Neste processo de otimizao foram obtidos dos pontos de deteco prximos s bases dos dois compressores. Embora o hidrognio tenda a subir, por ser mais leve que o ar, os detectores se localizaram a 0,5 m do cho, pois o vazamento est direcionado para baixo. Na Tabela 4 so apresentados os casos que cada detector capaz de medir. Tabela 4. Relao dos detectores por casos. Casos 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 Equipamento C-02A C-02B C-02A C-02B C-02A C-02B C-02A C-02B C-02A C-02B C-02A C-02B C-02A C-02B C-02A C-02B Direo do vento Norte Norte Sul Sul Leste Leste Oeste Oeste Nordeste Nordeste Noroeste Noroeste Sudeste Sudeste Sudoeste Sudoeste Detector H2-02 H2-01 H2-02 H2-01 H2-02 H2-01 H2-01 e H2-02 H2-01 H2-02 H2-01 H2-02 H2-01 H2-02 H2-01 H2-02 H2-01

Na Tabela 5 so apresentadas as coordenadas dos detectores obtidos na otimizao. Tabela 5. Coordenada dos detectores obtidos na otimizao. Detector H2-01 H2-02 N de casos 9 8 Coordenada Y [m] 58,0 53,0

X [m] 38,0 29,0

Z [m] 0,5 0,5

A Figura apresenta a posio dos vazamentos nos compressores COA e COB e os detectores obtidos na otimizao.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

Figura 7. Posio dos detectores e os locais de vazamento, pontos vermelhos e amarelos respectivamente.

4. Concluses
As simulaes executadas com a ferramenta de CFD se mostraram coerentes com o comportamento fsico esperado, os estudos auxiliaram um melhor entendimento com relao importncia de uma boa escolha dos parmetros e a influncia sobre a qualidade dos resultados alcanados. A automao do processo de gerao de malha e a otimizao de detectores reduziram drasticamente o tempo entre a preparao dos casos a serem simulados e a avaliao das melhores posies para alocao dos detectores. At ento, alocava-se semanas para esta preparao, que tornava essas etapas realmente penveis e com risco de retrabalho pela falta de qualidade da malha gerada. Esse tempo despendido influenciava diretamente no nmero de anlises realizadas em um estudo de disperso de gases, limitando diretamente o volume de variaes de cenrios. No presente estudo esse tempo de gerao de malha caiu para 3 horas de CPU, com isso, propiciou rapidamente a transio da etapa de pr-processamento aos clculos com ANSYS CFX e obteno dos resultados. Empregou-se uma macro, imediatamente aps os estudos de CFD, para se aproximar do nmero timo de detectores de gs e determinar as respectivas localizaes de instalao. Esta avaliao de apenas dois equipamentos nos d uma viso de quo rduo seriam os processos de gerao da malha e de posicionamento dos detectores. Com isso verificam-se as grandes vantagens obtidas com a automao de ferramentas nos estudos de disperso. Deseja-se futuramente incrementar o nmero de anlises e locais de potenciais vazamentos atravs de um procedimento de simulao robusto e totalmente automatizado, da entrada da geometria a gerao de relatrios de simulaes. Alm disso, possibilitar a integrao de algoritmos de otimizao multidisciplinar para refinar ainda mais as anlises.

5. Referncias
Strm, ., Bakke, J.R. Gas detector location. Conference in Safety on offshore installations, London, UK, 30 Nov - 1 December 1999.

Vous aimerez peut-être aussi