Vous êtes sur la page 1sur 4

0024 BFM como servio do Windows Autor: Jeronimo Kojo santos Data: 14/04/2009 Assunto: Documentao de como usar

r o Control Manager e o Schedule como servio no Windows XP/2003

Verses necessrias do Pacote 0024: Software Schedule Control Manager ServicosBFM instsrv.exe e srvany.exe Verso Acima de 2.8.8.1 Acima de 2.8.8.9 Acima de 2.0.0.0 Utilitrios da Microsoft

Devido necessidade de manter a aplicao ativa independente de algum usurio logado no computador, foram realizados ajustes e adaptaes nas aplicaes do BFM para utilizar os recursos do Windows que permite criar um servio a partir do aplicativo. A documentao do Kit da Microsoft pode ser obtida em http://support.microsoft.com/kb/137890 . Foi criado um aplicativo (ServicosBFM) para facilitar a instalao dos servios e acompanhar os servios instalados.

Instalao: Copie os arquivos ServicosBFM.exe, instsrv.exe e srvany.exe na pasta onde est instalado o BFM (normalmente C:\Besafer Intelligence\BFM).

Execute o aplicativo ServicosBFM.exe. Ser exibida uma tela conforme abaixo:

BeSaferTM Intelligence
Alameda Ja, 1754 1 andar Tel.: +55 (11) 2102-7373 sac@besafer.com www.besafer.com

Para instalar o servio, selecione servio desejado e clique em instalar e iniciar. Para remover, selecione o servio instalado e clique em Parar e remover. Para atualizar a situao dos servios, clique em Refresh.

Parmetros de instalao: Atraso: tempo em segundos de atraso das rotinas da aplicao aps o inicio do servio. Dependncia do driver de protocolo TCP/IP: faz com que o servio seja iniciado somente aps o driver de protocolo TCP/IP estiver ativado. Isso importante para garantir que os aplicativos sejam iniciados somente aps o TCP/IP for iniciado. Dependncias adicionais: pode ser usado para inserir servios adicionais na dependncia. Ex: MSSQL, Cliente DNS, etc. Para confirmar a execuo, pode-se consultar atravs da janela de servios do Windows:

BeSaferTM Intelligence
Alameda Ja, 1754 1 andar Tel.: +55 (11) 2102-7373 sac@besafer.com www.besafer.com

Caso necessite que os aplicativos utilizem um usurio especifico (por exemplo, casos de banco de dados que exigem usurio autenticado na rede para conectar), clique com boto direito do mouse no servio criado, e selecione propriedades. Em seguida, selecione a aba Logon, e preencha com usurio e senha que pretende usar para ativar a aplicao:

Para facilitar o acompanhamento, recomenda-se a utilizao do recurso Control Manager Web, para monitorar as controladoras com os mesmos recursos do aplicativo.

Realizando um teste:

BeSaferTM Intelligence
Alameda Ja, 1754 1 andar Tel.: +55 (11) 2102-7373 sac@besafer.com www.besafer.com

Reinicie o computador e verifique se a controladora fica online depois que o computador reiniciar e antes de algum entrar com usurio/senha.

FAQ

1- O servio quer selecionei para instalar no inicia, o que pode ser? R: Pode ser por diversas razes: - Confira se tem permisso para executar o aplicativo. Faa um teste executando o aplicativo. Pode-se tambm inserir um usurio administrador na tela de servio. -Confira se a pasta no um caminho de rede. O servio no pode ser instalado a partir de um drive de rede. 2- O servio inicia, mas a controladora no fica online. R: Verifique se o firewall no est bloqueando o aplicativo. O Firewall do Windows costuma dar um aviso na primeira vez que for executar o aplicativo. Veja tambm se h permisso adequada no banco de dados. 3- Como fao para acompanhar a tela do Control Manager que estava acostumado a ver quando era executado como aplicao? R: Utilize o recurso Control Manager Web. Com ele possvel ter praticamente os mesmos recursos da interface antiga. O Schedule e o CMAlarmView no possuem esse recurso.

BeSaferTM Intelligence
Alameda Ja, 1754 1 andar Tel.: +55 (11) 2102-7373 sac@besafer.com www.besafer.com

Vous aimerez peut-être aussi