Vous êtes sur la page 1sur 80

COMISSO PARLAMENTAR DE INQURITO

PROCESSO: 223/2012 INTERESSADO: CARLOS EDUARDO ROSSLER. ASSUNTO: INSTAURAO DE CPI PARA APURAO DE DENNCIAS DE IRREGULARIDADES NA TERCEIRIZAO DO FORNECIMENTO DE MERENDA ESCOLAR CELEBRADO ENTRE A PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA E AS EMPRESAS SP ALIMENTAO E SERVIOS LTDA, E LE BARON ALIMENTAO LTDA, CONFORME FATOS AMPLAMENTE NOTICIADOS E DIVULGADOS PELA IMPRENSA LOCAL, REGIONAL E NACIONAL.

No tenhais medo dos homens, pois nada h de encoberto que no venha a ser revelado, e nada h de escondido que no venha a ser conhecido. Jesus Cristo, in Mateus, 10:26

EXECELENTSSIMOS SENHORES VEREADORES

RELATRIO FINAL

I. DA EXPOSIO DOS FATOS A presente Comisso Parlamentar de Inqurito foi constituda nesta Egrgia Cmara Municipal de Limeira, atravs do Requerimento de n 223/12, assinado pelos vereadores Carlo Eduardo Rossler, Ronei Costa Martins, Paulo Csar Junqueira Hadich, Joo Alberto dos Santos, Mrio Celso Botion, Raul Nilsen Filho, Miguel Lombardi, Almir Pedro dos Santos, Antnio Brs do Nascimento Piu, Carlos Eduardo Silva, Iraciara das Dores Basetto Barollo Sagioro, Jos Farid Zaine, Nilce Segalla e Silvio Marcelo Francisco Brito; e constituda, por fora do Ato da Presidncia n 13/2012, com prazo de funcionamento de 90 dias, prorrogada por igual perodo, para apurao de denncias de irregularidades na terceirizao do fornecimento de merenda escolar celebrado entre a Prefeitura Municipal de Limeira e as Empresas SP Alimentao e Servios Ltda, e Le Baron Alimentao Ltda, conforme fatos amplamente noticiados e divulgados pela imprensa local, regional e nacional. Referida Comisso Parlamentar de Inqurito restou composta pelos seguintes vereadores indicados por acordo de lideranas e de conformidade com o artigo 58, inciso I, combinado com o artigo 122, ambos da Resoluo n. 44/92 Regimento Interno da Cmara Municipal de Limeira: Carlos Eduardo Rossler (posteriormente substitudo pelo vereador Eliseu Daniel

dos Santos), Carlos Eduardo da Silva (posteriormente substitudo pelo vereador), Joo Alberto dos Santos (posteriormente substitudo pelo vereador), Miguel Lombardi e Ronei Costa Martins; os quais, em primeira reunio, realizada em data de 17 de maio de 2012, elegeram como Presidente da Comisso Parlamentar de Inqurito o vereador Eliseu Daniel dos Santos, e como relator, o vereador Ronei Costa Martins. Os Excelentssimos Senhores Vereadores subscritores do Requerimento n. 223/2012 anteriormente mencionado apresentaram, como justificativa, o fato de existirem denncias de irregularidades na terceirizao do fornecimento de merenda escolar celebrado entre a Prefeitura Municipal de Limeira e as empresas SP Alimentao e Servios Ltda e Le Baron Alimentao Ltda, conforme fatos amplamente noticiados e divulgados pela imprensa local, regional e nacional, motivo que ensejaria a instituio de Comisso Parlamentar de Inqurito para buscar os esclarecimentos necessrios e medidas jurdicas que o caso requer.

II. DAS PROVAS COLHIDAS Em data de 17 de maio de 2012, reuniram-se os Vereadores Eliseu Daniel dos Santos, Carlos Eduardo da Silva, Joo Alberto dos Santos, Miguel Lombardi e Ronei Costa Martins, j sob a presidncia do primeiro, os membros da Comisso Parlamentar de Inqurito aprovaram por unanimidade a expedio de mandado de notificao ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Limeira para que, querendo, se manifesta-se no prazo de 10 dias.

Posteriormente, a Comisso parlamentar de Inqurito reuniu-se na data de 04 de junho de 2012, informou a entrega da defesa apresentada pela municipalidade e determinou o encaminhamento de cpias a todos os membros desta Comisso para cincia e tambm tronou disponvel a imprensa, motivo pelo qual a sesso foi suspensa para a leitura do documento citado. Na sequncia foi realizada a leitura da referida defesa pelo relator, Ronei Costa Martins. Em seguida, foi dada a palavra ao Vereador Ronei para a leitura dos requerimentos com pedido de informaes, os quais foram elaborados previamente e de comum acordo entre todos os membros. O presidente da comisso colocou em votao e foram aprovados todos os Requerimentos na seguinte ordem: 1. Cpia do processo licitatrio, do contrato e dos termos aditivos formalizados entre o MUNICPIO DE LIMEIRA e a empresa LE BARON; 2. Provas emprestadas do processo n 3108/2010 CPI DA MERENDA; 3. Requer cpias das decises do TCE sobre a contratao da LE BARON e o MUNICPIO DE LIMEIRA (concorrncia, contratos e aditivos); 4. Cpia do TAC n 228/2012 celebrado entre a LE BARON e o Ministrio Pblico do Trabalho da 15 Regio, nos autos da representao 002191.2011.15.000/2-16; 5. Cpia das atas e dos pareceres do Conselho de Alimentao Escolar referente ao perodo de vigncia do contrato entre o MUNICPIO DE LIMEIRA e a empresa LE BARON; 6. Certido de quitao de tributos (Regularidade Fiscal) da empresa LE BARON da Receita Federal e Estadual e que seja expedido ofcio para que a Empresa investigada apresente as Certides de quitao de tributos de regularidade fiscal Municipal (Comprovantes de recolhimento de ISSQN), Estadual e Federal no prazo improrrogvel de quinze dias; 7 Cpia do Inqurito Civil n 18/10 e 740/12 em trmite na Promotoria de Justia na rea de defesa do patrimnio pblico; 8.

Sejam oficiados a Justia Estadual e Federal para o envio das Certides de distribuies de processos judiciais de Limeira, bem como perante a Vara Federal de Piracicaba/SP, alm da rea de abrangncia da sede da empresa investigada Le Baron Alimentao na Comarca de Santo Andr; 9. Cpias do Processo Administrativo 1.977/2001, do Edital n 022/2007, e do Prego Presencial n 014/2007 em trmite na Autarquia Municipal do CEPROSOM; 10. Cpias das planilhas de medio de consumo (relatrio de medio) de todas as escolas Municipais e Estaduais as quais a empresa LE Baron fornece alimentos de janeiro de 2012 at a presente data; 11. Cpias a serem enviados pela Municipalidade de procedimentos de distribuio, da conferncia do recebimento, formas de manuseio, armazenamento e preparo dos alimentos servidos pela empresa LE Baron; 12. Solicitao de cpias dos procedimentos administrativos em sua ntegra, que acarretaram na Vigilncia Sanitria dos autos de infrao lavrados referente irregularidades do fornecimento de Merenda Escolar, incluindo eventuais Laudos, dentre eles do Instituto Adolfo Lutz; Todos estes requerimentos foram discutidos, levados votao comprovao unnime de todos os membros, todos devidamente entregues e cujos documentos fazem parte integrante dos autos. Ao final da reunio, o Vereador Ronei Martins se manifestou sobre a intimao das testemunhas, entendendo ser necessrio serem feitos somente aps o recebimento dos documentos ora aprovados, a proposta foi discutida e aprovada por todos os membros. Em reunio realizada aos 25 dias do ms de junho do ano de 2012, o Vereador Eliseu Daniel dos Santos solicitou ao Vereador Ronei Martins a leitura do Oficio n 35/2012, encaminhado pela Prefeitura Municipal de Limeira, assinado pela Secretaria de Negcios Jurdicos do Municpio, Dra.

Helenita de Barros Barbosa, endereado ao Presidente da Cmara Municipal de Limeira, referente ao Oficio 869/2012, atendendo ao Oficio enviado por esta Edilidade solicitando o envio dos documentos requeridos por esta Comisso Parlamentar de Inqurito na data de 04 de junho de 2012. Em seguida, o Exmo. Sr. Presidente solicitou ao vereador relator a leitura do oficio enviado pelo Presidente da Cmara Municipal de Limeira, que atendendo ao que foi requerido pela Comisso Permanente de Controle e Fiscalizao dos Atos do Poder Executivo, enviou a esta Comisso cpia do processo TC Tribunal de Contas n 702/02/010/06, protocolado nesta Casa sob o n 3869/2010. Dando continuidade aos trabalhos, o presidente comunicou aos demais membros da Comisso que analisando os autos, observou a ausncia dos documentos solicitados s fls. 28 endereado ao Ministrio Pblico do Trabalho da 15 Regio, do documento de fls.29 endereado a Delegacia da Receita Federal e tambm do documento de fls.31 endereado a Secretaria da Receita Estadual, registrou que o prazo ainda no havia se esgotado e orientou que a Comisso aguardasse o fim do prazo legal, j em relao ao documento de fls.30, o promotor Dr. Luiz Alberto Segalla Bevilacqua fez contato com a assessoria da casa via telefone, colocando a disposio da Comisso a possibilidade de realizar-se carga rpida no prazo de 48 horas para extrao de xerox dos documentos necessrios, tendo em vista a existncia de mais de 22 volumes, o presidente colocou a matria para apreciao dos demais membros, que decidiram pela realizao de cpias integrais do referido Inqurito civil. Considerando que ainda restavam alguns documentos a serem enviados a Comisso, os vereadores entenderam por bem, aguardar a vinda destes documentos para somente aps a juntada, deliberar sobre a relao das oitivas das testemunhas a prestarem depoimentos perante a CPI. Esta deliberao foi

aprovada por todos. Toda a documentao entregue foi colocada a disposio dos membros da Comisso e por fim, foi deliberada a data da prxima reunio.

Em reunio da Comisso Parlamentar de Inqurito, realizada em 10 de julho de 2012, aberta a reunio pelo Vereador Eliseu Daniel dos Santos, este comunicou aos presentes que compulsando os autos, verificouse que os Ofcios 1/2012 encaminhado ao Ministrio Pblico do Trabalho da 15 Regio, recebido em 15/06/2012 sob o protocolo n 5867/12; Ofcio 2/2012 encaminhado Delegacia da Receita Federal do Brasil em Limeira 8 RF, recebido em 15/06/2012 sob o protocolo n 183/12; e, Ofcio 3/2012 encaminhado Secretaria da Fazenda do Estado de So Paulo, recebido em 15/06/2012. At a referida data no haviam sido respondidos ou entregues a esta Comisso os Ofcios de resposta. O Sr. Presidente Eliseu consultou os demais Vereadores membros sobre a possibilidade de insistncia, reiterando-se os Ofcios. Colocado em discusso e votao foi aprovado sua reiterao, devendo os mesmos serem encaminhados novamente. To logo os Ofcios retornassem com novos documentos, seria comunicado aos procuradores da Prefeitura Municipal de Limeira pelo prazo de 05 dias para que, querendo, se manifestassem. Tendo em vista que no existiam at aquele momento outras provas documentais a serem juntadas aos autos, os advogados da Prefeitura Municipal de Limeira foram intimados, para que, se manifestassem sobre os documentos carreados aos autos. Em seguida, a Comisso deliberou sobre a oitiva de testemunhas que deveriam ser convocadas para serem ouvidas, com a palavra o Exmo. Presidente informou que os depoimentos iriam ocorrer em trs dias seguidos para melhor aproveitamento dos trabalhos. Na sequencia, passada a palavra ao Vereador Ronei Martins, este em nome de todos os

membros da Comisso, explicou os critrios utilizados para justificar a convocao das testemunhas, as quais poderiam contribuir com a elucidao de dvidas com relao a qualidade, quantidade, medio, fiscalizao, sobre o processo licitatrio e o contrato da merenda, assim, as convocaes ficaram agendadas da seguinte forma: dia 01 de agosto de 2012 s 09:00hrs as seguintes testemunhas: 1- ANTONIO MONTESANO NETO (Ex- Secretrio da Educao); 2- SUELI KAZUE KOMATSU; 3 - MARISA BORTOLETTO RIBEIRO (Scia Administradora da Le Barom); 4- LUIS CARLOS PRADA (Ex-Diretor da Merenda escolar); 5- ARACIANA ROVAI CARDOSO DALFR. Dia 02 de agosto de 2012, s 09:00hrs as seguintes testemunhas: 1- NAILIA AQUINO DA SILVA (Merendeira); 2- FTIMA DE ARAUJO ROSENDO LEONARDO (Merendeira); EDVALDO MENDES DA COSTA (Presidente do CAE); LEDA MARCIA DE SOUZA (Ex- Diretora de escola); FABRICIO CASTILHO RODRIGUES Motorista terceirizado; RODRIGO BELFIORE NUNES Motorista terceirizado; ALFREDO DA SILVA RIBEIRO (Motorista terceirizado), e para o dia 03 de agosto de 2012 as seguintes testemunhas: 1- SUSANA ELIZABETE PEREIRA DIAS (Atual Diretora da Merenda Escolar); 2- Diretora Maria Cristina Modesto Fanti; 3- Vice Diretora Silvana Pereira Chaves Manfre; 4- Diretora Roseli Aparecida Buzinaro; 5- Vice Diretora Luciane Amatio Berto; 6- Diretora Maria Gorette dos Santos Damasceno; 7- Vice Diretora Silmara Betti Celotti; 8- Diretora Claudia Regiane Camargo Certori; 9- Vice Diretora Fabiana Pessi Bento Passari; 10- Diretora Marisa de Ftima Kempe da Silva; 11- Vice Diretora Vilma Setozzi Lima; 12Diretora Andra Giovana Ferreira; 13- Vice Diretora Adriana de Cssia Silveira Cintra; 14- Diretor Juclio Duarte; 15- Vice Diretora Elisa de Lima Castellar; 16Diretora Marli Theresa dos Santos; 17- Diretora Claudia Regiane Camargo Sertori; 18- Diretora Lucilena Marcondes; 19- Diretora Ana Mrcia de Paula e 20Oswaldo Storel Filho (Consultor Merenda Escolar). A Comisso aprovou os

nomes e as datas por todos os Vereadores atravs de chamada nominal. A Comisso tambm deliberou, atravs de seu Presidente Eliseu Daniel, sobre a prorrogao dos trabalhos por mais 90 dias, o qual, submetido votao, foi aprovado por todos os Vereadores presentes, sendo determinado que a aprovao interna (pela Comisso), dever ser submetida votao em Sesso Ordinria. Em reunio realizada em 01 de agosto do ano de 2012, s 09h00m, reuniu-se a Comisso Parlamentar de Inqurito no Plenrio Vitrio Bortolan da Cmara Municipal de Limeira, o Exmo. Sr. Presidente solicitou ao vereador Ronei Costa Martins que fizesse a leitura do ato de prorrogao por mais 90 dias dos trabalhos desta Comisso aprovado em Sesso Plenria, com a justificativa devidamente constante da deciso. O Relator procedeu a leitura da justificativa de ausncia da scia da empresa Le Barom, Sra. Marisa, por motivo de fora maior, designado sua juntada aos autos. Foi recebido e lido o Oficio enviado pela Procuradoria do Trabalho de Campinas com cpia do Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre a empresa Le Barom e o Ministrio Pblico do Trabalho, sendo determinado sua juntada aos autos. Informou-se a intimao de todas as testemunhas contidas na Ata do dia 10 de julho de 2012. Foi aprovado a inverso da ordem de oitiva da testemunha Sra. Araciana Dalfr, Secretaria Municipal de Educao como a primeira a depor na CPI por tratar-se de ser o primeiro dia da municipalizao da merenda escolar depois de ter sido rescindido o contrato com a empresa Le Baron. Em seguida, o Exmo.Sr. Presidente desta Comisso solicitou que a Sra. Araciana Rovai Cardoso Dalfr tomasse assento a mesa para dar incio a sua oitiva. Passada a palavra ao relator vereador Ronei Costa Martins em nome da Comisso, iniciou as perguntas que foram previamente elaboradas em conjunto com os demais

membros da Comisso. Em sequencia, o Exmo. Sr. Presidente desta Comisso solicitou que a Sra. Suely Kazue Komatsu tomasse assento a mesa para dar incio a sua oitiva. Ato contnuo, o Exmo. Sr. Presidente desta Comisso solicitou o Sr. Luis Carlos Prada tomasse assento a mesa para dar incio a sua oitiva, e por fim, o Exmo. Sr. Presidente desta Comisso solicitou o Sr. Antnio Montesano Neto tomasse assento a mesa para dar incio a sua oitiva. Aos dois dias do ms de Agosto do ano de dois mil e doze, as 9:00hrs, reuniu-se a Comisso Parlamentar de Inqurito no Plenrio Vitrio Bortolan da Cmara Municipal de Limeira, o Exmo. Sr. Presidente da Comisso colocou em discusso a inverso da ordem para oitiva da testemunha do Sr. Edvaldo Mendes Da Costa (Presidente do CAE), bem como a desistncia de duas testemunhas que estavam arroladas para depor, os dois requerimentos foram aprovados por unanimidade. Em seguida, o Exmo.Sr. Presidente desta Comisso solicitou que Sr. Edvaldo Mendes Da Costa tomasse assento a mesa para dar incio a sua oitiva. O Exmo. Sr. Presidente da Comisso colocou em discusso o requerimento do Vereador Ronei Costa Martins solicitando a inverso da ordem para oitiva da testemunha do Sr. Fabrcio Castilho Rodrigues, colocado em votao a inverso foi aprovada por todos os membros. Em sequencia, o Exmo. Sr. Presidente desta Comisso solicitou que o Sr. Fabrcio Castilho Rodrigues tomasse assento a mesa para dar incio a sua oitiva. O Exmo. Sr. Presidente da Comisso colocou em discusso o requerimento do Vereador Ronei Costa Martins solicitando a inverso da ordem para oitiva da testemunha Sr. Rodrigo Belfiore Nunes, colocado em votao a inverso foi aprovada por todos os membros. Em sequencia, o Exmo. Sr. Presidente desta Comisso solicitou que o Sr. Rodrigo Belfiore Nunes tomasse assento a mesa para dar incio a sua oitiva. Durante a oitiva, o declarante, informou ter em seu

10

poder cpias de documentos e canhotos que demonstravam a relao entre a Le Baron e a empresa Terra Azul. O vereador Ronei Costa Martins requereu a juntada destes documentos aos autos, o qual foi aprovado por todos os membros da Comisso. Ato contnuo, o Exmo. Sr. Presidente desta Comisso solicitou a Sra. Nailia Aquino da Silva tomasse assento a mesa para dar incio a sua oitiva, e por fim, o Exmo. Sr. Presidente desta Comisso solicitou a Sra. Ftima de Araujo Rosendo Leonardo tomasse assento a mesa para dar incio a sua oitiva. Aos trs dias do ms de Agosto do ano de dois mil e doze, as 9:00hrs, reuniu-se a Comisso Parlamentar de Inqurito no Plenrio Vitrio Bortolan da Cmara Municipal de Limeira, o Exmo. Sr. Presidente da Comisso colocou em votao o Requerimento do Vereador Ronei Costa Martins para que a Comisso encaminhasse cpias dos depoimentos dos motoristas prestados na data de 02 de agosto ao Ministrio Pblico para a tomada das providncias cabveis, visto que os declarantes informaram se sentir- se coagidos por terceiros, possivelmente a mando da empresa Le Baron, o requerimento foi aprovado por todos os membros da Comisso. Tambm foi aprovado o requerimento do vereador Ronei Martins solicitando a inverso da ordem para oitiva da testemunha Sra. Lucilena Marcondes Coelho de Oliveira. Em sequencia, o Exmo. Sr. Presidente desta Comisso solicitou que a Sra. Lucilena Marcondes Coelho de Oliveira tomasse assento a mesa para dar incio a sua oitiva. Logo aps, tambm foi aprovado o requerimento do vereador Ronei Martins solicitando a inverso da ordem para oitiva da testemunha Sra. Marisa de Ftima Kempe da Silva. Em sequencia, o Exmo. Sr. Presidente desta Comisso solicitou que a Sra. Marisa de Ftima Kempe da Silva tomasse assento a mesa para dar incio a sua oitiva. O Exmo. Sr. Presidente da

11

Comisso colocou em discusso o requerimento do Vereador Ronei Costa Martins solicitando a inverso da ordem para oitiva da testemunha Sra. Maria Gorette dos Santos Damasceno. Em sequencia, o Exmo. Sr. Presidente desta Comisso solicitou que a Sra. Maria Gorette dos Santos Damasceno tomasse assento a mesa para dar incio a sua oitiva. Logo aps, o Exmo. Sr. Presidente desta Comisso solicitou que o Sr. Juclio Duarte tomasse assento a mesa para dar incio a sua oitiva. O Exmo. Sr. Presidente desta Comisso solicitou que o Sra. Claudia Regiane Camargo Sertori Duarte tomasse assento a mesa para dar incio a sua oitiva. O Exmo. Sr. Presidente da Comisso colocou em discusso o requerimento do Vereador Ronei Costa Martins dispensando a oitiva de treze testemunhas que foram devidamente arroladas e estiveram presentes, o qual foi aprovado por todos os membros da Comisso. Por ltimo, o Exmo. Sr. Presidente desta Comisso solicitou que o Sr. Antonio Oswaldo Storel Junior tomasse assento a mesa para dar incio a sua oitiva. Aos quatorze dias do ms de Agosto do ano de dois mil e doze, as 9:00hrs, reuniu-se a Comisso Parlamentar de Inqurito no Plenrio Vitrio Bortolan da Cmara Municipal de Limeira, o Exmo. Sr. Presidente Eliseu Daniel dos Santos consignou a substituio do vereador Carlos Eduardo da Silva e Joo Alberto dos Santos respectivamente, pelos vereadores Antonio Braz do Nascimento e Paulo Barbosa de Melo. Foi lido a petio apresentada pela advogada da testemunha Marisa Bertolotto Ribeiro, proprietria da Empresa Le Barom, justificando sua ausncia por entender que a imprensa e os trabalhos da CPI praticamente j teriam a qualificado como r nos trabalhos desenvolvidos pela CPI, requerendo assim, vista aos Autos e o adiamento de seu depoimento. Foi deliberado o primeiro pedido, pelo deferimento de vista aos Autos. Quanto ao segundo pedido da testemunha Marisa Bortollo dirigido Comisso, foi

12

redesignando uma terceira data para o depoimento, sendo aprovado o requerimento a data para o prximo dia 28 de agosto de 2012, aps contato telefnico via celular com a procuradora da testemunha, que se comprometeu para se esforar para trazer sua cliente. Em eventual ausncia da Sra. Marisa pela terceira vez, ficou registrado que em caso de no comparecimento seria requerido ao Poder Judicirio sua presena coercitiva. Ao final o vereador Eliseu Daniel se despediu dos colegas em razo do seu afastamento das atividades parlamentares do cargo de vereador para se dedicar exclusivamente a campanha eleitoral, e comunicou sua substituio pelo vereador Carlos Eduardo Rossler. Aos vinte e oito dias do ms de Agosto do ano de dois mil e doze, as 9:00hrs, reuniu-se a Comisso Parlamentar de Inqurito no Plenrio Vitrio Bortolan da Cmara Municipal de Limeira, o Exmo. Sr. Presidente Carlos Eduardo Rossler anunciou a juntada de documentos recebidos em resposta ao ofcio desta Comisso, vindos da Delegacia de Polcia, com cpias do IP que investiga a qualidade do alimento fornecido nas escolas, foi aprovado tambm, por todos os Vereadores, a juntada dos documentos apresentados pela testemunha Marisa, sendo: Contrato Societrio atualizado da empresa, notas fiscais dos ltimos trs meses, romaneios de hortifruti, documentos de treinamento dos funcionrios, fotos do galpo da empresa e a forma de acondicionamento, extratos das licitaes nos hospitais, contrato de locao em nome da empresa Le Barom, documentos de regularizao junto Vigilncia Sanitria, ofcios de solicitao de alterao de cardpios, documentos de regularidade de Fundo de Garantia e rescises de contrato de trabalho, relatrio mensal da merenda servida e alguns documentos

13

de manuteno de itens de cozinha dos ltimos 3 meses, bem como pelas fotos apresentadas pelo vereador Ronei Martins. Na prtica, o processo investigativo somente poderia ser iniciado com a chegada dos dados e documentos. Deveria seguir cada passo para rastrear efetivamente o curso da movimentao dos valores, porque assim chegar-se-ia estrutura completa de todos os envolvidos e, em seguida, identificao do beneficirio final, que, em tese, seria o principal favorecido com aquela irregularidade. No havia como antecipar oitivassem ter clareza dos dados, pois, afinal, o tema dos fundos de penso possui um teor de tecnicidade elevado, mais complexo do que todos os outros j investigados pela CPMI. As linhas de investigao amadureceram conforme a progresso dos trabalhos. Movida ainda pela incerteza quanto possvel prorrogao da CPMI, a Sub-relatoria envidou esforos para realizar umaprestao de contas de suas aes, compromisso que, alis, foi estabelecido na apresentao do plano de trabalho.

III. DOS FATOS APURADOS Do cotejamento das provas produzidas pode-se concluir, mediante robusta comprovao ftica e documental, que os contratos de Fornecimento de Merenda Escolar com as empresas SP Alimentao e Le Baron, vencedoras dos certames realizados respectivamente nos anos de 2005

14

e 2009, foram extremamente danosos ao errio mediante dolo dos agentes pblicos e particulares envolvidos. Tal concluso enseja a adoo das medidas judiciais cabveis contra o Ex- Prefeito Silvio Flix, Constncia Berbet Dutra e contra o Ex Secretrio Antonio Montesano Neto, alm da responsabilizao dos proprietrios das empresas envolvidas. Depois de apreciados os fundamentos a seguir aduzidos, requer seja enviado de imediato o presente relatrio ao Ministrio Pblico Estadual para que o incorpore em suas investigaes em curso para que tome as medidas que julgar cabveis, bem como, as instituies apontadas ao final para adoo das demais providncias pertinentes ao caso. IV. DA DECISO SOBRE A CONTINUIDADE DO PROCESSO DE TERCEIRIZAO DA MERENDA ESCOLAR NO MUNICPIO DE LIMEIRA. Aos sete dias do ms de abril de 2009, no Centro Municipal de Estudos Pedaggicos (CEMEP), reuniram se o ex - Secretrio Municipal da Educao, Prof. Antonio Montesano Neto, e os Diretores das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Limeira, para debater sobre a situao da merenda escolar no municpio, tendo em vista a necessidade de se decidir de que forma a alimentao dos alunos seria administrada, considerando que naquele momento havia uma empresa terceirizada (SP ALIMENTAO) atuando na rea.

15

Consta em ata (fls.2029, Volume XI), que o Sr. Secretrio apresentou a situao da merenda escolar, e ressaltou que a empresa que oferecia a merenda teve seu contrato prorrogado, solicitando um posicionamento dos dirigentes escolares quanto qualidade da alimentao oferecida nas escolas e quanto forma pela qual a alimentao deveria ser administrada, ou seja, se deveria ser terceirizada ou se o municpio deveria reassumir a gesto da merenda. As diretoras, assim se manifestaram:
Avaliando a merenda oferecida nas unidades escolares, os diretores das escolas apontaram que a qualidade da atual alimentao oferecida tem agradado os alunos e os profissionais das instituies escolares que acompanham os trabalhos, e que, com a terceirizao, a equipe de gesto escolar pde se dedicar com mais afinco ao pedaggico. Alguns diretores disseram, ainda, que esto muito satisfeitos com o cardpio oferecido, bem como com a rpida reposio dos funcionrios, quando ocorre algum problema, e com a manuteno utilizados. realizada nos equipamentos e utenslios

O resultado da assemblia realizada pelas diretoras foi favorvel continuidade do fornecimento da merenda escolar de forma terceirizada, sendo que, aps a votao, constatou-se que 51 diretores foram favorveis a terceirizao da merenda escolar, 5 foram favorveis ao municpio reassumir a merenda escolar e 4 abstenes foram registradas. Tendo obtida legitimidade entre seus pares para dar continuidade terceirizao, os quais consideraram como satisfatria a

16

qualidade dos servios prestados pela empresa SP ALIMENTAO, o ex Secretrio Antnio Montesano Neto, deu incio ao processo licitatrio.

V. O PROCESSO LICITATRIO (PREPARAO DO PROCESSO DE LICITAO) O processo licitatrio iniciou-se formalmente em

02.06.09, por meio da Requisio de Compra/Servio n 019/2009, emitida pelo Sr. Luiz Carlos Prada, Ex Diretor do Departamento de Merenda Escolar, teve como justificativa, o vencimento do contrato com a terceirizada SP Alimentao e Servios LTDA, em 07.09.09. A Requisio foi aprovada pelo Sr. Antonio Montesano Neto, ento Secretrio Municipal de Educao (fls. 2026, Volume XI). Previu-se ainda, que seria necessria uma reserva oramentria estimada no valor de R$ 17.923.870,89, Em 10.06.2009, o Departamento de Gesto de

Suprimentos, ligado a Secretaria Municipal de Administrao, solicitou ao Setor Ncleo de Protocolo, que fosse autuado o processo administrativo, o qual recebeu o n 19.083/2009, com a finalidade de abertura de procedimento licitatrio da modalidade Prego n 104/2009, para: contratao de empresa especializada na prestao de servios de preparo, nutrio, armazenamento, distribuio nos locais de consumo, logstica, manuteno corretiva e preventiva dos equipamentos e utenslios utilizados, com emprego de mo-de-obra e treinamento de pessoal, bem como fornecimento de todos os gneros alimentcios e demais insumos utilizados incluindo a prestao de servios de limpeza nas cozinhas das

17

Unidades Escolares, do Ensino Fundamental, Mdio, durante o perodo de aulas ministradas na rede oficial, inclusive no perodo noturno, e nas creches oficiais e onde o municpio indicar por convnio, tambm no perodo de frias. Embora o trmino do contrato entre a Prefeitura Municipal de Limeira e a empresa terceirizada estivesse prximo, a eficincia demonstrada afim de agilizar todos os trmites burocrticos necessrios para dar seguimento a contratao da empresa que iria substituir a SP ALIMENTAO impressionam, pois, se considerarmos que estamos diante de uma Administrao Pblica criticada muitas vezes pela lentido, a rapidez aqui observada, digna de nota, qui, se assim fosse demonstrado todo esse empenho em outras reas da Prefeitura, como na extino do dficit de vagas em creches por exemplo. Em 01.07.09, a Diretoria do Departamento de Gesto de Suprimentos, enviou um e-mail, s 12h:42min, endereado ao setor de Licitao da empresa denominada Gente BR, com o seguinte texto: Prezada Sra; Segue em anexo solicitao de oramento, favor preencher o Formulrio em anexo e responder o mais rpido possvel. Atenciosamente Cassiana Pessatti de Toledo Diretora. Em resposta, o Setor de Licitaes da empresa Gente BR, encaminha um e-mail, s 15h:54min, informando a estimativa de preo solicitada. De posse do oramento, a diretora, que j possua outras duas cotaes, elabora, pelo visto, rapidamente uma planilha com a descrio do servio a ser contratado, constando o nome das empresas consultadas e o respectivo valor informado, e chega ao preo mdio da Licitao, ou seja, R$ 17.923.870,89. Na sequncia, os autos tramitam internamente do Departamento 18

de Gesto de Suprimentos, sendo destinados ao funcionrio Fbio, para que seja gerada a devida requisio no sistema e posterior encaminhamento ao Planejamento Oramentrio para reserva de dotao oramentria no valor j apontado. Uma vez gerada a devida Requisio, os autos seguem para o Departamento de Planejamento Oramentrio para que seja efetuada a reserva. O Departamento de Planejamento Oramentrio efetua as devidas reservas oramentrias, nos importes de R$ 5.200.000,00 para o ano de 2.009 e R$ 12.723.870,89 para 2.010, que culminaram no importe total de R$ 17.923.870,89, e encaminha os autos para continuidade de seu respectivo trmite processual. Logo aps, o Diretor de Planejamento Oramentrio, as 17h:12min:51s, efetua as movimentaes necessrias para alterar os saldo da reserva de dotao solicitada, conforme demonstra os documentos (fls.2180/2187), e apresenta uma tabela contendo a estimativa de impacto oramentrio financeiro que a despesa iria causar nos anos de 2009, 2010 e 2011. O ritmo da administrao pblica local segue rpido, dando tempo do Assessor Geral do Gabinete do Prefeito, Ordenador das Despesas, assinar uma Declarao atestando as condies financeiras da Administrao Pblica ser capaz de suportar os encargos da presente licitao em conformidade com o previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (fls. 2188).

19

Embora seja cansativo, imperioso demonstrarmos todos os trmites burocrticos que este processo licitatrio passou em um nico dia, fato que no mnimo causa estranheza, mas que vale a pena mencionar todos os pormenores. Aps vencer todo o ciclo dos trmites internos da Diretoria de Planejamento, os autos voltam ao Departamento de Gesto de Suprimentos e desta vez encaminhado para o setor de Editais, para elaborao da Minuta de Edital. O Setor de Editais, a toque de caixa, elabora uma Minuta de Edital contendo 147 pginas, e envia o processo licitatrio n 19083/09, para anlise e parecer da Assessoria Jurdica. louvvel celeridade deste setor! Na mesma data, a Minuta do Edital de Licitao foi aprovada, pela Dra. Mariane Pinarelli Cover, Assessora Geral Jurdica, da Secretaria Municipal de Assuntos Jurdicos, por meio do Parecer n 1908322009-1224. Neste documento, a Assessoria Jurdica informa que a Minuta do Edital e seus anexos (de 147 pginas), preenchem os requisitos da Lei de Licitaes e opina pelo prosseguimento do certame licitatrio, encaminhando os autos de volta ao Departamento de Gesto e de Suprimentos. A Diretora do Departamento de Gesto e de Suprimentos recebe os autos, e envia o processo para apreciao do Sr. Secretrio de Administrao, Joo Batista Bozzi. O Secretrio de Administrao, estando de acordo com o procedimento, por sua vez, encaminha os autos para a Secretaria de Educao para Autorizao da Abertura do certame licitatrio na modalidade Prego.

20

Por fim, os autos so recepcionados pelo ento Secretrio de Educao, Antonio Montesano Neto, que nos termos da Lei de Licitaes, autoriza a abertura do certame licitatrio e encaminha os autos para as providencias cabveis. Relevante destacar, conforme narramos acima, como a nossa Prefeitura Municipal de Limeira quando quer, sabe ser muito eficiente. Segundo os documentos juntados aos autos, aps o recebimento de um e-mail enviado praticamente as quatro da tarde, contabilizamos 10 funcionrios pblicos que juntos elaboram um total de 16 documentos, entre esses, Despachos, Declaraes, Pareceres e uma Minuta de Edital de 147 pginas! Toda a estrutura administrativa de quatro Secretarias se movimentaram para atingir um nico objetivo, dar continuidade a terceirizao do fornecimento de merenda escolar para nossas crianas. Veremos mais a frente, que toda a energia despendida em um nico dia, acabou gerando atropelos que foraram inmeras interrupes no certame. Nobres pares desta Comisso, agora sabemos de toda capacidade administrativa que detm a Prefeitura de Limeira, no aceitaremos mais desculpas como justificativas para o no atendimento das demandas da populao nas mais diversas reas. V.I DA ELABORAO DO EDITAL 147/2009 O processo de Licitao n 19.083/2009, na modalidade de Prego Presencial n 104/09, aberto pelo Edital 147/2009 para a contratao

21

de empresa especializada no fornecimento de merenda escolar foi publicado no Jornal Oficial do Municpio em 04.07.2009 (fls. 2318, volume XII). Depois de iniciado o processo, por determinao da autoridade competente, atendendo ao pedido de providncias para realizao de alteraes tcnicas da Diretoria de Merenda Escolar, o certame foi suspenso liminarmente. Esta deciso foi publicada no Jornal Oficial do Municpio no dia 09.07.2009 (fls.2325). A Diretoria de Merenda Escolar indicou uma relao das alteraes tcnicas que deveriam ser inseridas no referido Edital, em especial, nos Itens 2.3 Distribuio, 2.4 Logstica, 2.7 Medio, 2.12 Coleta de Amostras, 2.19 Elaborao do cardpio e 2.29 Manual de Boas Prticas (fls.2328/2329). A primeira modificao diz respeito ao cumprimento da legislao sanitria no ato de distribuio. Inicialmente, o texto do Edital tinha o seguinte teor:
A distribuio das refeies dever ser feita por mo de obra devidamente qualificada, utilizando-se os utenslios adequados para esta finalidade.

Passou para a seguinte redao:


A distribuio das refeies dever ser feita por mo de obras devidamente qualificada, utilizando-se os utenslios adequados para esta finalidade e atendendo normas sanitrias vigentes.

A segunda modificao diz respeito logstica. A regra anterior tinha o seguinte teor:

22

a) A execuo do objeto desta licitao, inclusive no tocante ao fornecimento de insumos devem ser executados de forma estratgica, integrada e harmnica entre si, de modo a atingir nveis de qualidade e segurana satisfatrios. b) A entrega dos insumos dever ser feita nos pontos estabelecidos, sempre com antecedncia, visando cumprir rigorosamente com o estabelecido em contrato .

Foi alterado para:


a) A execuo do objeto desta licitao, inclusive no tocante ao fornecimento de insumos devem ser executados de forma estratgica, integrada e harmnica entre si, de modo a atingir nveis de qualidade e segurana satisfatrios. b) A entrega dos insumos dever ser feita nos pontos estabelecidos, sempre com antecedncia, visando cumprir rigorosamente com o estabelecido em contrato. c) Todos os insumos devero ser transportados em veculos apropriados, inspecionados pelos rgos Pblicos, atendendo normas sanitrias vigentes.

A terceira modificao trata-se de um dos principais itens do Edital, a medio. A redao original:
Para efeito do objeto da presente licitao, ficam estabelecidos os seguintes conceitos: a) CARDPIO/MERENDA: compreende uma refeio, podendo ser: desjejum, almoo, lanche ou jantar;

Foi alterada para:

23

a) CARDPIO/MERENDA Para fins dessa licitao considera-se cardpio o conjunto de todas as refeies servidas num mesmo dia e considera-se merenda cada unidade de refeio servida. Exemplo: 1 Cardpio compreende o conjunto de 1 desjejum e 1 refeio para todas as Unidades Escolares, menos para os Centros Infantis que ser de 1 desjejum, almoo, lanche e jantar.

A quarta modificao trata da coleta de amostras, segue abaixo o texto original descrito:
2.8 A empresa contratada dever obrigatoriamente efetuar coleta diria de amostras das merendas servidas e guard-las por 72 horas em refrigerao, uma amostra de no mnimo 100g de cada alimento pronto e servido para o aluno, devidamente identificado (data, horrio e perodo em que foi servido).

Foi modificada para:


A empresa contratada dever obrigatoriamente efetuar coleta diria de amostras das merendas servidas atendendo normas sanitrias vigentes

A quinta alterao foi a respeito da elaborao do cardpio, o texto original estabelecia o seguinte:
Toda a equipe de trabalho da empresa contratada alocada na execuo dever ser supervisionada e orientada por profissional nutricionista da empresa, que se responsabilizar tecnicamente pelas refeies distribudas e pela correta execuo contratada.

A redao ficou da seguinte forma:

24

Toda a equipe de trabalho da empresa contratada alocada na execuo dever ser supervisionada e orientada por profissional nutricionista da empresa, que responder operacionalmente pelas refeies distribudas. A Nutricionista da Prefeitura Municipal de Limeira responder em conjunto com a empresa pela elaborao do cardpio.

Por ltimo, foi sugerido a incluso do item 2.29 no Edital, com a seguinte redao:
A contratada dever ter Manual de Boas Prticas, que atendam normas vigentes em todas as Unidades Escolares.

Em 13.07.09, aps as devidas atualizaes solicitadas, os autos foram enviados para anlise e visto da minuta o Edital a ser elaborado pela Assessoria Jurdica. (fls.2330. Volume XII). No conta nos autos que a Assessoria Jurdica tenha se manifestado sobre as alteraes, conforme orienta a Lei de Licitaes, consta na sequncia, que aps a elaborao do edital com as alteraes, o mesmo foi divulgado no dia seguinte, 14.07.09 no Jornal Oficial do Municpio, informando que a abertura dos envelopes, seria realizada no dia 03.08.09 (fls.2627, Volume XIV). Mas, trs dias depois, o Jornal Oficial do Municpio, comunica nova alterao na data de abertura de envelopes, que foi prorrogada para 10.08.09. (fls. 2629,Volume XIV). Depois de reiniciado o processo, o Tribunal de Contas do Estado de So Paulo, por intermdio de representao de empresas interessadas (RAFAEL PIRUTTI FRISIOLI OAB 258.969 E SIDNEY MELQUIADES DE QUEIROZ OAB 184.500), suspendeu liminarmente o certame, esta deciso foi publicada no Jornal Oficial do Municpio no dia 08.08.2009 (fls.2632).

25

Ao final, o E. Tribunal de Contas do Estado de So Paulo, determinou a retificao dos itens 8.3.2.2, 8.3.2.3.1 e 8.3.4.3.4 do Edital 104/2009 e sua conseqente republicao:
Assim sendo, VOTO pela procedncia parcial da Representao processada no TC 27660/026/09 e pela procedncia daquela sob n TC 27713/026/09, determinando PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA promover a correo do edital impugnado, nos termos acima explicados, de maneira a adequar o texto editalcio s disposies legais aplicveis matria, com a conseqente publicao do novo texto e reabertura do prazo legal (nos termos do artigo 4 , inciso V, da Lei Federal n 10.520/02 c.c artigo 21, 4 , da Lei n 8.666/93) para oferecimento de propostas.

Cumprindo a determinao do TCE, o Poder Executivo Municipal retificou o Edital 104/2009 e novamente o publicou em 29.09.2009 no Jornal Oficial do Municpio, desta vez, a abertura dos envelopes foi agendada para o dia 13.10.2009. Enviada novamente a Assessoria Jurdica, desta vez, a minuta de Edital de Licitao foi novamente aprovada, em 30.09.09. atendendo as alteraes determinadas pelo TCE. (Fls.2795, Volume XIV). Porm, em 01.10.2009, o Jornal Oficial do Municpio comunica o cancelamento da publicao do dia 29.09, e informa que abertura dos envelopes ser realizada no dia 16.10.2009 (fls.2955, Volume XV). Em 15.10.2009, foi designado o Sr. Marcelo Augusto Pereira da Cunha como Pregoeiro Coordenador para a sesso pblica do certame e para a Equipe de Apoio a Sra. Flvia Aparecida Bonin, nos termos da 26

Portaria 1.499/2008, que constituiu o Corpo de Pregoeiros e Equipe de Apoio do Departamento de Gesto de Suprimentos da Secretaria Municipal de Administrao. (fls.2962, Volume XV). Nobres pares, entre o inicio do procedimento para contratao de uma empresa especializada no fornecimento de merenda escolar, o qual se deu com a Requisio elaborada pelo ex- Secretrio de Educao, Sr. Antonio Montesano Neto, em 01.07.2009, at a data agendada para a abertura dos envelopes 16.10.2009, ultrapassaram-se mais de trs meses, precisamente, 115 dias, incluindo as 6 (seis) interrupes que houveram durante o tramite do procedimento. Depois de todo empenho investido na elaborao do Edital de Licitao 147/2009, pelo ex Prefeito Silvio Flix, de se imaginar que o resultado deste documento tivesse alcanado um grau de satisfao que atendesse, no mnimo, os requisitos bsicos que este tipo de contratao requer. Contudo, no foi isso exatamente o que ocorreu, pois, um dos principais itens que deveria constar do Edital foi esquecido, implicando em srio prejuzo aos cofres pblicos municipais, como demonstraremos a seguir. V.I.I DA OMISSO SOBRE O NDICE DE 40 % DE ABSENTESMO NO EDITAL 147/2009. Antes de se passar a apreciao mais aprofundada do Edital 147/2009, com a respectiva anlise que lhe d inteligibilidade, necessrio explicitar que a Prefeitura Municipal de Limeira, j tem um histrico

27

na realizao deste tipo de contratao de servios de fornecimento de merenda escolar. Durante os trabalhos realizados por ocasio da primeira CPI da Merenda Escolar, (Processo 3108/2010), dentre as provas colhidas e analisadas, uma em especial chamou a ateno, tratava-se da excluso imotivada do item 12.2.1, do Edital de Licitao 18/2005 que resultou na contratao da empresa SP Alimentao. O item 12.2.1, na verso original do certame, versava sobre uma reduo de 40% no clculo de pagamento da empresa vencedora da disputa, posto que tal percentual diga respeito ao ndice de absentesmo do consumo de merenda escolar, ou seja, trata-se de ndice comprovado sobre o no consumo da merenda escolar pelos estudantes das EMEIEF e EMEI e Escolas Estaduais na cidade de Limeira; alm do ndice de 5% de absentesmo no tocante aos alunos das creches.
12.2.1 Para efeito de clculo, dever ser considerada uma reduo de 40% (quarenta por cento) do nmero de alunos das EMEIEF, EMEI e dos alunos Estaduais, tendo em vista o absentesmo, e de 5% (cinco por cento) no tocante aos alunos das Creches.

O Tribunal de Contas durante a apreciao do referido Edital 18/2005, no apontou irregularidade no item 12.2.1 e to pouco determinou fosse ele retificado. Porm, o Poder Executivo promoveu as alteraes determinadas em outros dois itens pelo Tribunal de Contas do Estado, e aproveitando-se desta situao exclui o Item 12.2.1 na republicao da nova verso do Edital 18/2005.

28

Portanto, o conjunto probatrio colhido naquela CPI, apontou que a excluso do item 12.2.1 do Edital 18/2005, quando republicado no Jornal Oficial do Municpio, caracterizou, de forma objetiva, dano ao errio mediante expressa violao ao art. 3 da Lei 8.666/93 1 que afirma a destinao do processo licitatrio em garantir a proposta mais vantajosa para a administrao, em conformidade com os princpios bsicos, em especial, da legalidade, impessoalidade, moralidade e da probidade administrativa. O expediente utilizado pela Administrao Pblica Municipal noutra contratao, (excluso imotivada do Item 12.2.1 do Edital 18/2005), fez com que o nosso olhar se voltasse para a existncia ou no de um Item semelhante ao excludo, desta vez, no Edital 147/2009, ora sob exame. Nobres pares, analisando atentamente os

documentos juntados nestes autos, em nenhum momento sequer, em qualquer das verses elaboradas do Edital 147/2009, jamais localizamos a existncia de um Item semelhante ao que foi excludo do Edital 18/2005, episdio, que nos leva a crer que os responsveis pela Prefeitura Municipal de Limeira, novamente tenham agido com m-f, visando com isso, beneficiar interesses particulares, em prejuzo do interesse pblico. Portanto, tal conduta, de omitir a existncia do ndice comprovado de 40 % de abstinncia no edital 147/2009, impetrada pela Administrao Municipal conota a atuao dolosa para causar prejuzo ao errio.

Art. 3 - A licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia, a seleo da proposta mais vantajosa para a administrao e a promoo do desenvolvimento nacional sustentvel e ser processada e julgada em estrita conformidade com os princpios bsicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamento objetivo e dos que lhes so correlatos.

29

Trata-se de fraude capitulada no art. 90 2 da Lei de Licitaes, cujo objetivo foi de obter vantagem para si ou para outrem com a omisso da existncia do ndice comprovado de 40 % de abstinncia no edital 147/2009, prtica j perpetrada por ocasio da excluso do item 12.2.1. do Edital 18/2005, que culminou na contratao da SP Alimentao. Ademais, a omisso do item mencionado alterou o prprio carter competitivo e equilbrio para a consecuo do servio licitado, afetando, ao menos em tese, as demais empresas concorrentes do certame e gerando, alm disso, indubitavelmente, dano ao errio. Neste aspecto, a omisso imotivada e ilegal da existncia de um Item contendo o ndice de 40% de absentesmo no Edital 147/2009, incorre na prtica de ato comissivo de improbidade administrativa, inda mais porque o elemento subjetivo de m-f, de dolo, comparece no conjunto probatrio que ora se discorre. De partida, quanto configurao objetiva do ato mprobo, a inobservncia da legalidade para omitir regra do certame 147/2009, de modo a, pela simples ausncia do ndice de 40% de absentesmo, verificar-se a perda patrimonial e o malbaratamento do errio municipal, caracterizam a previso do art. 103 da Lei 8.429/92.

Art. 90 - Frustrar ou fraudar, mediante ajuste, combinao ou qualquer outro expediente, o carter competitivo do procedimento licitatrio, com o intuito de obter, para si ou para outrem, vantagem decorrente da adjudicao do objeto da licitao: 3 Art. 10 - Constitui ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio qualquer ao ou omisso, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriao, malbaratamento ou dilapidao dos bens ou haveres das entidades referidas no artigo 1 desta Lei, e notadamente: I - facilitar ou concorrer por qualquer forma para a incorporao ao patrimnio particular, de pessoa fsica ou jurdica, de bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no artigo 1 desta Lei; (...) VIII - frustar a licitude de processo licitatrio ou dispens-lo indevidamente;

30

Mas no s. Tal ato comissivo da Municipalidade que omitiu regra de reduo dos pagamentos empresa vencedora em 40% para que o contrato se adequasse realidade de consumo da merenda em nosso municpio, o chamado ndice de absentesmo, violou os deveres intrnsecos de todo administrador pblico: o da honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade s instituies pblicas. A simples violao dos deveres constitucionais, e reproduzidos na Lei de Improbidade, caracteriza ato mprobo punvel pela respectiva Lei, sobretudo porque, neste caso, o ato teve por finalidade primeira frustrar a licitude do processo licitatrio e, depois, praticar finalidade proibida em lei, tal como prev o inciso VII do art. 10 e o caput do art. 11 e seu inciso I, ambos da Lei 8.429/92. Contudo, para que no se prolonguem discusses, a gravidade do ato mprobo caracterizado, neste caso, por seus elementos objetivo e subjetivo, independem de efetivo dano ao patrimnio pblico e da aprovao ou rejeio das contas pelo Tribunal de Contas do Estado. Convm ressaltar isso por mera retrica argumentativa, em especial sobre o Tribunal de Contas, posto que a extenso dos danos ao errio foram comprovadas pelas provas colhidas por esta Comisso Parlamentar. Do exposto, verifica-se que o ato ilegal da

Municipalidade que omitiu do certame regra justa e condizente com a realidade local para facilitar transferncia de verbas pblicas para o patrimnio de pessoa jurdica, sendo evidente a m-f e a desonestidade comprovadas pelas provas colhidas, alou-se ao status de ato mprobo e merece as reprimendas cabveis, em especial contra o Ex. Prefeito Municipal, Silvio Flix, e o Ex. Secretrio de Educao, Antonio Montesano Neto.

31

Patente o animus em omitir a existncia da citada regra a fim de favorecer o enriquecimento Ilcito da empresa contratada.

V.I.II DO CONTRATO 273/2009

Dos Insumos Utilizados e Despesas Diretas e Indiretas Depois do questionvel processo licitatrio, em dezembro de 2009 a Prefeitura Municipal de Limeira celebrou o respectivo contrato sob o nmero 273/2009, com a empresa Le Barom Alimentao Ltda, vencedora do certame. Em sua Clusula Segunda, o contrato trata de seu objeto:
Este contrato tem por objeto a CONTRATAO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NO FORNECIMENTO E PREPARO DE ALIMENTAO ESCOLAR, COM O FORNECIMENTO DE GNEROS E DEMAIS INSUMOS, TRANSPORTE E DISTRIBUIO NOS LOCAIS DE CONSUMO, LOGSTICA, SUPERVISO, MANUTENO PREVENTIVA, E CORRETIVA DOS EQUIPAMENTOS E REPOSIO DE UTENSLIOS, PARA ATENDER AO PROGRAMA DE ALIMENTAO ESCOLAR NAS UNIDADES EDUCACIONAIS, de conformidade com os anexos integrantes deste Edital, para atender ao programa de merenda escolar nas unidades educacionais de responsabilidade do Municpio de Limeira, conforme especificaes e quantidades definidas no Anexo I do Edital n 147/09, Prego 104/09, que

32

fica fazendo parte integrante deste instrumento independentemente de transcrio. (grifo nosso)

Em depoimento prestado a esta CPI, o Sr. Antonio Montesano Neto, ex Secretrio de Educao, afirmou que o contrato da Merenda estipula o pagamento de refeies, incluindo mo de obra, custos diretos e indiretos, pagando todos os cardpios consumidos (fls.9748, Vol.XLIX). Considerando que a terminologia insumo refere-se a todos os elementos necessrios para a feitura da merenda escolar, incluindo matria-prima, consumo de gua e energia eltrica, equipamentos, etc, e que as despesas que, porventura, no sejam consideradas como insumos esto includas na modalidade custos diretos e indiretos, conforme afirmado pelo ex-secretario, o preo ofertado pela empresa Le Barom Alimentao para o fornecimento de Merenda Escolar inclui gastos com insumos, custos diretos e indiretos. No entanto, as despesas com o consumo de gua e energia eltrica, ambas indispensveis para o preparo da merenda escolar e determinantes na composio do preo ofertado no certame, pertencem categoria de despesa insumos e so vinculadas responsabilidade da empresa Le Barom Alimentao, pelo Contrato 237/2009. Conforme apurado, estas despesas representam 17,5% do custo global de preparo da merenda escolar 4, sendo 2,5% referente ao
4

Informao conforme Acrdo do TCU 2214/2010, p 4, 01/09/2010, que julgou irregular o contrato de fornecimento de merenda escolar celebrado entre a empresa SP Alimentao e a prefeitura de Canoas RS.

33

consumo de gua e 15% referente ao consumo de energia eltrica. Se considerarmos o contrato que vigorou por 12 meses e custou ao errio R$ 14.994.400,00 (quatorze milhes, novecentos e noventa e quatro mil e quatrocentos reais), as despesas referentes ao consumo de gua e energia eltrica somam R$ 2.624.020,00 (dois milhes, seiscentos e vinte quatro mil e vinte reais). Fato preponderante que o armazenamento e o preparo da alimentao escolar acontecem no ambiente da escola. E, assim sendo, a empresa Le Barom Alimentao LTDA, utiliza os insumos gua e energia eltrica da municipalidade quando do armazenamento e feitura das refeies. Muito embora o preo global de prestao do servio de fornecimento de merenda escolar inclua o fornecimento de todos os gneros alimentcios e demais insumos, bem como todos os servios prestados, encargos tributrios, trabalhistas e previdencirios e todas as despesas diretas e indiretas decorrentes do objeto do presente contrato, no consta no presente contrato clusula de devoluo dos recursos correspondentes ao consumo de gua e energia eltrica para a municipalidade. Corroborando com esta tese basta ressaltar que no h, tanto no Edital 147/2009, quanto no contrato resultante, meno alguma possvel deduo dos valores referentes ao consumo de gua e energia eltrica para o armazenamento e preparo das refeies escolares.

34

Configurando, portanto, num prejuzo ao errio da ordem de aproximadamente R$ 2.624.020,00 apenas no primeiro ano de execuo do contrato. Se considerarmos o perodo total de vigncia do contrato (08 de dezembro de 2009 a 31 de Agosto de 2012), levando-se em conta o incremento na quantidade de estudantes e reajustes de contrato, esta quantia certamente ultrapassa a casa dos R$ 6.000.000,00 (seis milhes). Diante este mecanismo observado, que trata de onerar o errio pela via oblqua, a empresa vencedora do certame pode ofertar o preo da merenda includo seus custos com gua e energia, contudo, em manifesto desvio que ocasiona a perda patrimonial da Municipalidade em favor de pessoa jurdica privada, novamente vislumbra-se que o ato ilegal foi lanado no rol dos atos mprobos, conforme prev o caput do art. 105, e inciso II, da Lei 8.429/92. V.I.III (CARDPIO X REFEIES). Conforme o Edital de Licitao, em seu item 2.7, considera-se Cardpio o conjunto de todas as refeies servidas num mesmo dia, e considera-se merenda/refeio cada unidade de refeio servida, conforme a descrio e a proporo quantitativa estabelecidas no Anexo I. DO FORMATO DE FATURAMENTO

Art. 10 - Constitui ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio qualquer ao ou omisso, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriao, malbaratamento ou dilapidao dos bens ou haveres das entidades referidas no artigo 1 desta Lei, e notadamente: (...) II - permitir ou concorrer para que pessoa fsica ou jurdica privada utilize bens, rendas, ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no artigo 1 desta Lei, sem a observncia das formalidades legais ou regulamentares aplicveis espcie;

35

J o contrato, em sua clusula quarta, estabelece que a cobrana feita por preo unitrio pelo total de cardpios servidos. Conforme o Anexo I, do Edital 147/2009, os cardpios so divididos em trs tipos: Cardpio A : Formado por duas merendas/refeio; Cardpio B: Formado por quatro merendas/refeio e Cardpio C: Formado por uma merenda/refeio. Em seu depoimento, no mbito desta CPI, o Sr. Antonio Montesano Neto, afirmou categoricamente que: Na minha opinio pessoal defendo a terceirizao da merenda escolar.Confirmo que eram cardpios diferentes de acordo com as idades, se a criana comesse uma das refeies do cardpio que eram quatro durante o dia, era cobrado o cardpio do dia na escola infantil, sendo considerado uma baixa possibilidade de tal fato ocorrer, sendo que a criana passava o dia todo na escola, muitas vezes esse porcionamento no era suficiente, estando previsto no edital e no contrato. Nos casos em que a criana repetia uma refeio, o municpio pagava dois cardpios. Sendo assim, na oportunidade em que o Exsecretario se pronunciou esta CPI, bem como na vez anterior (2010/2011), em ambas, ele defendeu a forma equivocada do faturamento para as empresas SP Alimentaao e Le Barom Alimentao, a qual baseava-se na quantidade de cardpios oferecidos aos estudantes. Relatou ainda o secretrio que o que pago empresa o que posto disposio da criana e se ela repetir

36

uma refeio tem o direito de repetir todas. Noutro exemplo o secretrio relata que no caso das escolas de educao infantil, em que disponibilizado criana um cardpio com quatro refeies, se um estudante comer cinco refeies (um cardpio completo + uma refeio), ser faturado para a empresa terceirizada dois cardpios completos, ou seja, oito refeies. Uma diferena de trs refeies no servidas e faturadas, num universo de oito refeies, representando um percentual de 37,5%. Identificamos aqui uma situao de flagrante prejuzo ao cofre pblico. Nas palavras do prprio secretrio a empresa cobra aquilo que colocado disposio da criana, mesmo o estudante no deseje comer, ser cobrado. Noutras palavras, a Municipalidade pagou por um servio que no foi prestado. Ainda mais grave o fato de que se um aluno que tinha sua disposio um cardpio de duas refeies e comesse apenas uma delas era faturado para a empresa o cardpio completo, ou seja, duas refeies. Flagrante prejuzo ao errio, uma vez que a segunda refeio sequer foi fornecida. Nobres pares, outra vez, chamo a ateno de Vossas Excelncias para a astcia do depoimento do Sr. Antonio Montesano Neto colhido nesta CPI, a riqueza das informaes por ele prestadas, se analisadas com o conjunto probatrio juntado aos autos, evidencia, que ao defender com nfase o processo de terceirizao da merenda escolar, o ex-secretario, ao nosso ver, se coloca entre duas posies antagnicas, ou ele muito ingnuo, o que de fato no acreditamos, ou, ele cmplice das artimanhas praticadas pela Mfia da Merenda Escolar.

37

Nesse passo, a fim de sustentar nossa opinio, e para o completo entendimento de todos os mecanismos de funcionamento do esquema, e do relevante papel desempenhado pelo ex-secretario, merece destaque, o depoimento do Sr. GENIVALDO MARQUES DOS SANTOS, prestado na sede do Ministrio Pblico em So Paulo aos oito dias do ms de abril do ano de 2010 (fls.8660/8673, Vol.XLIV). Entendemos caber a transcrio da pertinente declarao, em especial no seguinte trecho:
Qualidade da merenda e superfaturamento para propiciar o pagamento de propina, esclareo que a merenda escolar fornecida pelas empresas do GRUPO SP ALIMENTAO era de m qualidade. Alm disso, a quantidade era inferior quela prevista nos contratos firmados com as Prefeituras Municipais. O declarante, esclarece que as merendeiras eram instrudas a servir uma poro mnima, que no condizia com as quantidades previstas nos contratos firmados. A desculpa era evitar que os alunos ficassem obesos, mas, em verdade, eram cobradas as repeties de pratos. Caso fosse servida a poro correta, no haveria necessidade de repetio pelos alunos das escolas e, portanto, o municpio economizaria recursos.

Soma-se a isso, o depoimento prestado a esta CPI pela merendeira, ex-funcionria da SP Alimentao e da Le Barom, Sra. Nailia Aquino da Silva, (fls.9785/9786, Vol.XLIX):
Havia orientao com relao ao porcionamento a menor. O objetivo era estimular a criana para repetir a refeio. Cheguei a presenciar um ndice alto de repetio, sempre que a comida era boa.

Do mesmo modo, conforme relatado em ata de reunio realizada pelo Conselho de Alimentao Escolar (CAE), desta vez, no 38

dia 03.05.12, (fls.4369,Vol.XXII), que na ocasio realizou uma visita a uma escola situada no bairro dos Pires, na zona rural do municpio, o presidente do Conselho, na presena da diretora daquela unidade, questionou uma professora presente a reunio sobre a existncia de dvidas com relao a merenda servida na escola, obtendo como resposta a seguinte consignao:
no sei o que eles consideram por poro: para a educao infantil colocado um pouquinho de alimento e depois se quiserem as crianas repetem.

Assim como os demais, o Diretor de Escola Sr. Jos Joclio Duarte, em depoimento prestado a esta CPI, confirmou a adoo do mesmo procedimento supracitado com relao ao porcionamento das refeies servidas na merenda escolar (fls9812,Vol L):
muitas crianas repetem, cerca de 80% a 90%; o alto ndice de repetio da merenda, acredito que seja pela forma que feita a poro, mas no entendo; acredito que a poro colocada a menor para no haver sobras, mas a criana come quanto ela quiser;eu tenho um nmero de aproximadamente 270 alunos, o fato de todos terem repetido os cardpios no ms de fevereiro, e mesmo durante todo o ano letivo, creio que estejam corretos os relatrios.

Ressalta-se

ainda,

que

uma

das

empresas

participantes do Prego 104/2009, que resultou na contratao da empresa Le Barom, (fls.8282, Vol.XLII), interps uma Impugnao contra o Modelo de Proposta Comercial adotado naquele procedimento.

39

Dentre as medies.

as

razes,

empresa

questionou

objetivamente um dos itens do Edital, destacando-o da seguinte forma: Quanto


Como ser cobrada a merenda de aluno que consumir apenas 01 item do cardpio, por exemplo, aluno que consome a refeio no Cardpio A, sem desejum?

Em resposta ao questionamento supra mencionado a Pregoeira Flvia A. Bonin informou:


Somente ser considerado para apontamento se o aluno consumir a refeio principal (conforme instrues do Sr. Secretrio Municipal de Administrao).

Nesse

sentido,

as

informaes

constantes

no

Acrdo TC 000702/010/06, emanado pelo Tribunal de Contas do Estado de So Paulo que julgou irregular a licitao e o contrato celebrado entre a SP Alimentao e a Prefeitura Municipal de Limeira so relevantes (fls fls.4650, Vol.XXIV). Em petio apresentada pela referida empresa na tentativa de demonstrar ao TCE regularidade de seus atos, foi ressaltado o seguinte: que o Municpio s paga aquilo que efetivamente consumido, de tal modo que, em funo da evaso escolar e faltas que ocorrem no ano letivo, o valor despendido acaba sendo menor que o previsto no contrato. O argumento utilizado pelo grupo SP Alimentao na tentativa de influenciar a opinio dos Conselheiros do TCE, no vingou,

40

entretanto, influencia para a formao da nossa opinio, j que, em trs linhas, a empresa rebate a fala do ex-secretrio Montesano ao afirmar que o Municpio s paga aquilo que efetivamente consumido. Relembramos, que num primeiro momento, o exsecretario, Sr. Antonio Montesano Neto, que esteve presente prestando esclarecimentos perante as Comisses Parlamentares de Inqurito que tiveram como objetivo investigar o servio de merenda escolar declarou em duas oportunidades que: o que pago empresa o que posto disposio da criana e se ela repetir uma refeio tem o direito de repetir todas. No caso das escolas de educao infantil, em que disponibilizado criana um cardpio com quatro refeies, se um estudante comer cinco refeies (um cardpio completo + uma refeio), ser faturado para a empresa terceirizada dois cardpios completos, ou seja, oito refeies. A incerteza sobre a forma adequada de se realizar a medio, ganha maiores contornos se apreciarmos o conjunto dos depoimentos e as anlises dos documentos juntados aos autos, pois, no mnimo, existem trs verses para um mesmo fato. O pior de tudo, que nos parece que a verso mais prejudicial ao interesse pblico, no caso, a verso apresentada pelo exsecretrio, que parece ser na verdade a que era aplicada em nosso municpio. Esse esquema de servir os cardpios s crianas, com um porcionamento a menor, praticado reiteradamente durante todo o perodo de terceirizao (2006/2012), caracterizou-se pela sua estrutura simples, mas eficiente, possibilitando a maximizao dos lucros da SP Alimentao e da Le Barom.

41

Os

dados

abaixo

se

encontram

devidamente

corroborados pelos depoimentos j mencionados, elucidando de forma clara a eficincia do modus operandi da mfia da merenda escolar, espancando definitivamente qualquer dvida que possa pairar sobre o assunto. V.I.IV DE CARDPIOS. A ttulo de amostragem, a respeito do porcionamento a menor a fim de estimular a repetio, os nmeros das medies das merendas servidas, no deixam dvidas, reafirmam tudo o que foi exposto at agora neste Relatrio. Vejamos os dados relacionados ao Centro Infantil Lia Maura Matos Silveira Unidade I, referente ao ms maro de 2012, (fls.1083, Vol.VI) Num contingente de 172 estudantes matriculados, os registros do conta de que o fornecimento de merenda escolar entre os dias 01 e 31 de maro foi no total de 8.936/ms, em mdia, equivalente a 406 cardpios/dia. Considerando que, durante o ms inteiro, nenhum aluno faltasse s aulas e que absolutamente todos comessem, ainda assim, seria necessrio que todas as crianas repetissem uma vez e outras 62 crianas repetissem uma segunda vez. Tabela Perodo x Merendas Servidas
E NMERO DE MDIA DE PERODO DIAS LETIVOS CARDPIOS C

SOBRE

CASOS

CONCRETOS

QUE

COMPROVAM O PORCIONAMENTO MENOR ESTIMULANDO A REPETIO

42

ESCOLA

ALUNOS

CARDPIOS SERVIDOS/DIA

SERVIDOS/MS

C CI Lia Maura Mattos Silveira I C CI Carolina Guilhermina S. Bohianza C CI Irm Maria Jos de Jesus Silva C CI Stella Regina Furlan I 284 2 574 5 194 1 457 4 187 1 466 4 172 406

01 a 31 de Maro/12 v 01 a 31 de Maro/12 v 01 a 31 de Maro/12 v 01 a 31 de Maro/12

22

8.936

22

10.273

22

10.073

22

12.638

C Creche S. Vicente de Paulo e Emei Laranjinha 88

8 241

v 01 a 31 de Maro/12 22 5.311

Portanto,

conforme

dados

da

Tabela

acima,

relatamos a situao de cinco escolas, comprovando todo o que foi alegado at agora sobre o porcionamento a menor. Como j visto, somente na CI Lia Maura Mattos Silveira, temos uma mdia de 406 cardpios servidos, para um total de 172 estudantes. Isto significa dois cardpios por criana, todos os dias, durante todo o ms. Acreditamos que se o porcionamento servido as crianas fosse feito de forma adequada, um nico cardpio, contendo quatro refeies, ao longo do dia, seria suficiente para alimentar bem qualquer criana. Mas ao contrrio,

43

estamos diante de duas situaes nada agradveis, pois ou se estimula a malimentao, no caso em excesso, podendo at gerar obesidade infantil, ou existe de fato, como comprovado, um esquema para aumentar os lucros das empresas terceirizadas, atravs do porcionamento a menor. Infelizmente, as declaraes emitidas pelo exsecretrio de educao, por uma merendeira, uma professora e por um diretor, se analisadas em conjunto com as declaraes do Sr.Genivaldo Marques dos Santos, do conta que o municpio de Limeira contribuiu e muito para a maximizao dos lucros das empresas do grupo SP ALIMENTAO/LE BAROM e dos agentes pblicos que beneficiaram deste esquema, seja atravs do estimulo a repetio com o porcionamento menor, ou por meio da adulterao das planilhas de medio, ou at mesmo, com a adoo dos dois esquemas, como veremos mais a frente. V. I. V DAS MEDIES ADULTERADAS Durante todo o perodo em que esteve vigente o processo de terceirizao no fornecimento da Merenda Escolar no municpio de Limeira, em ambos os contratos celebrados, respectivamente com as empresas SP ALIMENTAO e LE BAROM, a responsabilidade acerca da fiscalizao do fiel cumprimento das regras estabelecidas sempre foram claras e objetivas, com clusulas semelhantes, sempre rezando o seguinte:
A CONTRATANTE, por meio da Secretaria Municipal de Educao, fiscalizar a manuteno dos equipamentos e utenslios utilizados, bem como o processamento e distribuio da alimentao, solicitando CONTRATADA, sempre que achar conveniente, informaes do seu andamento.

44

Caber Secretaria Municipal de Educao exercer rigoroso controle do cumprimento do contrato, em especial quanto quantidade e qualidade, fazendo cumprir a lei e as disposies do presente ajuste.

Todavia, os subsdios trazidos aos autos, obtidos das mais diversas fontes, corroboram para a existncia de uma viso mope por parte da Secretaria de Educao em relao fiscalizao do contrato, pois, os elementos que confirmam este pensamento foram colhidos nesta CPI, assim como na primeira CPI da Merenda, vejamos... Conforme relatado na ata da reunio do Conselho de Alimentao Escolar, do dia 31 de julho de 2008 (fls. 22893 e 22894, do volume XL Processo 3108/2010), por ocasio da inspeo realizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, sob a responsabilidade dos auditores Marta de Jesus Xavier e Carlos Antnio de Oliveira Ferreira, foi verificada diferena gritante entre a quantidade de merenda servida e a quantidade de merenda faturada. Nas palavras da auditora: foram constatadas divergncias monstruosas no sentido da quantidade de refeio servida com o controle efetuado pela escola. Ainda na mesma ata a auditora afirma que a maneira de se controlar a quantidade de merenda servida equivocada e irregular. Alega ainda a senhora Marta ter identificado em vrias escolas refeies servidas contadas a mais. Situao grave identificada pela auditora do FNDE, pois este fato resulta no faturamento inadequado, leia-se a maior, das refeies servidas. Nobres pares, a conjuntura envolvendo a merenda escolar em nossa comuna to absurda que levou os auditores deste rgo retornarem a Limeira

45

novamente a fim de se fazer uma auditoria especial sobre o assunto, conforme divulgado na imprensa local recentemente. Como se no bastasse, em outro trecho do depoimento do Sr. GENIVALDO MARQUES DOS SANTOS, acima mencionado (fls.8660/8673, Vol.XLIV), que com suas palavras, faz meno sobre: outro esquema que visava maximizar os lucros das empresas do GRUPO SP ALIMENTAO, e que mesmo no citando Limeira em suas declaraes, visvel que a prtica relatada por ele, aqui tambm era aplicada, o que vai ao encontro das constataes feitas pelos auditores do FNDE, se no vejamos:
Alm de oferecer merenda em qualidade e quantidade indevidas, havia um esquema em algumas cidades, tais como Jandira, Itapevi e Cotia (pelo menos at 2008), pelo qual as medies eram adulteradas. Assim, as merendeiras e a Diretora da Escola marcavam corretamente determinadas quantidades de merendas, em um dia, mas a medio particular da SP ALIMENTAO continha um nmero maior, que era aceito pelas Secretarias de Educao daquelas cidades.

Apenas a titulo informativo, o declarante acima mencionado, para ilustrar o funcionamento deste esquema, cita que no caso da cidade de Cotia/SP, o valor marcado a maior na medio aps recebido pela SP era entregue de volta ao Secretrio de Educao daquela cidade. Tambm em depoimento prestado ao Ministrio Pblico nesta comarca, e ratificado em depoimento prestado perante esta Comisso Parlamentar de Inqurito, a Diretora de Escola, Sra. Lucilena Marcondes Coelho de Oliveira (fls.9816/9817, Vol.L), com suas palavras, faz aluso sobre o assunto, da seguinte forma:

46

sempre discordei do relatado nos relatrios de medio de consumo de merenda, pois no correspondia a realidade do efetivamente consumido; o relatrio j chegava pronto, no era elaborado pela depoente; as quantidades eram muito acima do efetivamente consumido; sempre assinei os relatrios, apesar de desconfiar do relatado e consciente de que no correspondia a realidade.

Na mesma linha, o depoimento da Diretora Marisa de Ftima Kempe da Silva, em 03.08.12, ao responder indagao do Relator Ronei Costa Martins, menciona explicitamente situao anormal com relao medio dos cardpios servidos, conforme o trecho a seguir transcrito:
...A Secretaria da Educao preparava os relatrios e eu assinava;questionava a quantidade, a poro era pequena sendo necessrio repetir;havia repetio do cardpio pela poro ser menor; no ms de fevereiro de 2012, assinei um relatrio contendo mais que o dobro de repetio por criana, confirmo os dados do relatrio por mim assinado, um representante da diretoria de merenda entregava o relatrio;no me lembro quem entregava o relatrio.

A expressiva discrepncia das planilhas de medio, sempre resultaram em questionamentos entre as diretoras da rede municipal, reforando a tese que o esquema de adulterao das planilhas visando onerar o patrimnio pblico no era apenas uma divagao do delator da Mfia da Merenda. A diretora Sra. Claudia Regiane Sertori afirmou a esta CPI que:
sempre houve questionamento, ou seja, desde a SP Alimentao ; nunca bateu o relatrio com o nosso controle; sempre o relatrio
6 6

Vide depoimento de Claudia Regiane Sertori (Fls. 9810/9811, Vol.L).

47

apresentava nmeros superiores; oficialmente, nunca apresentei reclamao, s verbalmente, a contagem dos cardpios era feito por uma funcionria especfica; de confiana da diretoria, contudo, quando da assinatura do relatrio, os dados no batiam; no sei se o que era pago era justo ou no; no conversei com o secretrio durante as visitas; o assunto saa em reunies; sempre ficou entre as diretoras a dvida sobre os relatrios: no tnhamos muita sada; quando no assinvamos, ramos chamadas para assinar, no dia seguinte; a assinatura se dava no departamento, com os atendentes, secretrias, nunca uma pessoa especfica; o departamento entrava em contato por telefone para assinar; comparecia em no mximo 2 dias para assinar;havia sempre muito questionamento, se deveria ou no assinar; nas reunies com outros diretores, restava claro que todos se sentiam desconfortveis com a situao, contudo, todos assinavam;.

Senhores Vereadores, diante de tudo isso, de se admirar a postura corajosa do ex- secretario de educao Antonio Montesano Neto demonstrada nesta CPI, ao realizar de modo veemente a defesa do processo terceirizao do servio de fornecimento de merenda escolar. V.I.VI DA QUALIDADE DA MERENDA SERVIDA E SOBRE O SERVIO PRESTADO Os relatrios de superviso, juntados aos autos a partir das fls.1239, realizados pelas tcnicas de nutrio do Departamento Municipal de Merenda Escolar, a partir de janeiro de 2012, perodo em que as reclamaes sobre a pssima qualidade da merenda servida, bem como sobre o descumprimento de diversas clusulas contratuais, se avolumaram, exps a situao de caos que estava instalada nas cozinhas das escolas municipais, causada pela omisso na fiscalizao do cumprimento do contrato por parte da Secretaria de Educao, aliada a falta de profissionalismo da empresa Le Barom.

48

Por exemplo, o Relatrio de Superviso na rede escolar elaborado aos vinte dias do ms de janeiro de 2012, constante as fls.1240/1241, em visita no Centro Infantil X, indica que o prato do dia era: arroz, feijo, carne moda com abobrinha e polenta cremosa, no entanto, a tcnica responsvel pela elaborao do relatrio, registrou que o cardpio sofreu alterao, j que faltou polenta, devido a quantidade que havia no estoque, cerca de 1,5kg, o que no era suficiente para todas as crianas que estavam no Centro Infantil, em torno de 60 alunos. Cabe ainda ressaltar que, no mesmo Centro Infantil, o relatrio apontou que cinco itens estavam em desconformidade com o previsto no contrato, sendo que foram analisados e considerados incorretos os seguintes itens: Higiene dos Equipamentos, Manuteno de Equipamentos, Higiene dos Utenslios (desinfeco), quantidade de gneros e Uniformes. Entre as observaes anotadas no Relatrio, foram feitas as seguintes constataes: 1. rpido e no fecha corretamente; 2. De todos os utenslios e equipamentos que realmente necessitam para o funcionamento BSICO desta cozinha, no chegou nada nesta Unidade Escolar at o trmino desta visita; 3. necessrio consertar URGENTE o forno do fogo (que mesmo na temperatura baixa, queima os alimentos); Geladeira furada acaba sujando muito

49

4. bocas no acendem) 5.

O fogo precisava de manuteno (03 Necessitam URGENTE de: facas de

corte, colheres grandes, bacias, plsticas com tampa, tbua de carne, concha, escumadeira, peneiras, ralador; 6. Precisam URGENTE de todos os uniformes (camisetas, calas, sapatos e aventais). Anexo ao Relatrio, consta ainda, cpia de um Ofcio, (fls.1242, do Volume VII), datado de 17 de janeiro do corrente ano, endereado ao Diretor da Merenda Escolar, Sr. Luiz Carlos Prada, com o seguinte assunto em destaque: MANUTENAO DA COZINHA. Vale pena destacar um trecho deste Ofcio: Venho por meio deste comunicar que ainda estou no aguardo da manuteno, troca e envio dos itens abaixo conforme solicitado em ofcio anterior protocolado em 28/10/11. Na sequencia, a diretora relaciona os problemas identificados acima verificados in loco pela tcnica de nutrio e finaliza com um registro que define bem a circunstncia, Visto o pssimo estado e a falta de todos os utenslios, h urgncia imediata para podermos funcionar e neste momento aproveito para entregar as bacias e talheres as quais no temos condies de us-lo, ficamos sem nenhum na Unidade escolar, as fotos mais uma vez comprovam o estado precrio. A direo da Escola, em poucas linhas, de forma ponderada, insiste na resoluo dos problemas na cozinha daquela unidade, situao que pelo visto, se houve atendimento, demorou no mnimo quase trs meses, ou seja, 90 dias para que a Prefeitura tomasse as providncias necessrias junto empresa gestora do contrato. Uma situao a constatao

50

das condies das cozinhas e dos alimentos feita por vereadores, outra a comprovao dos fatos atravs de documentos como este ocasio em que nos questionamos se existia ou no um responsvel pelo abandono das escolas municipais. Verifica-se atravs das informaes contidas nos Relatrios de Superviso constantes nas (fls.1239/ 1943), que todas as escolas municipais vistoriadas, nenhuma ficou sem algum tipo de constatao de condies contrrias as boas normas sanitrias, de higiene e nutrio, alm do que, foi observado que era recorrente e sistemtico em todas as escolas a falta de equipamentos, do tipo utenslios bsicos para o manuseio e preparo das refeies, problemas com a falta de manuteno em geladeiras, foges, liquidificador, freezers entre outros. Em alguns casos, as Unidades Escolares estavam no aguardo de receberem de volta equipamentos que foram levados para manuteno ainda na poca que o servio era feito pela outra empresa, no caso, a SP Alimentao. Existem registros que, em muitas escolas no havia os itens necessrios para a realizao da limpeza da cozinha e dos utenslios. Notou-se tambm, que na maioria das escolas todas as funcionrias necessitavam de uniformes completos. Outra situao que chama a ateno eram as constantes alteraes no contedo dos cardpios servidos, em razo da falta de gneros alimentcios como: arroz, frango, carne, feijo, leite, po entre outros, sendo que era rotineiro, a supervisora da Le Barom, orientar as merendeiras a buscarem os itens faltantes nas escolas mais prximas. Foi constatado tambm, a baixa qualidade da carne em cubos e do fgado servidos,

51

e, em mais de uma escola foi flagrado salsichas guardadas com o prazo de validade vencido.

V.I.VII DAS INFRAES SANITRIAS COMETIDAS PELA LE BAROM

Aos 11 dias do ms de abril de dois mil e doze, a Vigilncia Sanitria (VISA), realizou inspeo sanitria no depsito de distribuio de produtos alimentcios da empresa Le Barom Alimentos Ltda, situado na Via Luiz Vargas, 3402, na Vila Labaki, responsvel pelo fornecimento dos alimentos da merenda escolar de Limeira SP, em atendimento de uma denncia feita pela imprensa local sobre possvel fornecimento de carnes sem condies sanitrias adequadas. Os fiscais da Vigilncia Sanitria, constataram que as carnes j haviam sido distribudas nas escolas, porm a Coordenadora responsvel pela empresa Le Barom, Sra. SUELI KAZUE KOMATSU, informou aos fiscais que esse era o procedimento padro e que toda carne entregue no ficava armazenada neste depsito sendo repassadas imediatamente, aos motoristas terceirizados no ato da entrega. Nobres pares, membros desta Comisso Parlamentar de Inqurito, peo ateno de Vossas Excelncias, para leitura deste fragmento do relatrio que segue, o qual julgo, ser mais um dos fortes indcios que conseguimos obter com o aprofundamento dos trabalhos desta Comisso e que denotam, mais uma vez, que a processo de terceirizao da merenda escolar iniciado em nosso municpio no ano de 2005 e extinto em meados de 2012, sempre esteve a servio de atender nica e exclusivamente aos interesses de

52

um grupo empresarial, ou melhor, de uma quadrilha composta por empresrios inescrupulosos. Pois, segundo a Ficha de Procedimentos, preenchida pela VISA (fls.1961/1963), os profissionais que atenderam a ocorrncia, verificaram que no havia registros em nome da empresa LE BAROM no rgo, sendo que a mesma no possua nenhum processo de licenciamento em trmite na Vigilncia Sanitria, pois a estrutura fsica que estava cadastrada era em nome da empresa SP ALIMENTAO. Nobres pares, peo que se atentem ao que foi dito acima, e para que no haja dvidas, reescrevo novamente o mesmo trecho, pois, se trata de um relevante fator para caracterizar o relacionamento entre as empresas que exploraro o contrato de terceirizao com a Prefeitura de Limeira, pois, segundo a Vigilncia Sanitria, no haviam registros em nome da empresa LE BAROM no rgo, sendo que a mesma no possua nenhum processo de licenciamento em trmite na Vigilncia Sanitria, pois a estrutura fsica que estava cadastrada era em nome da empresa SP ALIMENTAO. No h dvidas, j que se realmente estamos diante de empresas diferentes, que no fazem parte do mesmo grupo, como alegou a testemunha proprietria da empresa a esta Comisso, a postura correta, seria a LE BAROM ter pleiteado a alterao no cadastro sanitrio assim que assumiu os servios prestados pela SP ALIMENTAO, mas no foi o que ocorreu.

53

Por no possuir licena de funcionamento, a Le barom, colocou seu pblico alvo (crianas), sob o risco potencial, j que no passou por vistoria apta a analisar se a mesma atendia ou no em seu depsito todas as condies sanitrias necessrias para o desempenho seguro da atividade de armazenagem e distribuio de alimentos. Nobres pares, honrosos membros desta Comisso Parlamentar de Inqurito, causa-nos espanto, o fato de uma empresa que esta h mais de 27 anos atuando no segmento de alimentao, como bem assinalou a proprietria da empresa, Sra. MARISA BORTOLETTO RIBEIRO, em depoimento prestado a esta Comisso7, desconhecer por completo a obrigatoriedade de que toda empresa do ramo, deve solicitar o alvar sanitrio junto a Vigilncia Sanitria para obter sua licena de funcionamento antes mesmo de iniciar suas atividades, conforme previsto no artigo 86 da Lei Estadual n 10.083/988. Isso, beira a m-f, e mais, desta forma, a Le barom da mostras de que pauta suas aes tendo como norte o caminho da ilegalidade. Diante de tal fato, no restou alternativa para os agentes da Vigilncia Sanitria, a no ser, a imposio de um Auto de Infrao contra a empresa, pois a mesma no possua licenciamento, no tendo como assegurar sua total integridade em infraes que poderiam ter ocorrido. A equipe executora da inspeo no exerccio do poder de fiscalizao sanitria lavrou, tambm, outro Auto de Infrao Sanitria,
7 8

Ver Depoimento da Sra. Marisa Bortoletto Ribeiro (fls.10.004, Vol. LI) Artigo 86 - Todo estabelecimento de interesse sade, antes de iniciar suas atividades, dever encaminhar autoridade sanitria competente declarao de que suas atividades, instalaes, equipamentos e recursos humanos obedecem legislao sanitria vigente, conforme modelo a ser estabelecido por norma tcnica, para fins de obteno de licena de funcionamento atravs de cadastramento

54

em face Le Barom, pelo fato da empresa armazenar produtos que no esto de acordo com a legislao sanitria vigente. (fls.1944/1945, Volume X). Na inspeo sanitria realizada no depsito de distribuio de alimentos da empresa, estabelecida, neste municpio, foi constatado que: Haviam vrios produtos armazenados em

condies inadequadas para o consumo; - Produtos com prazo de validade expirado (cereal para alimento infantil, leite em p e po de hot dog); - Produtos fora do depsito, armazenados na rea externa (biscoitos, macarro, arroz, feijo, leite em p, bebida lctea em p, farinha para quibe, alho); - Produtos armazenados inadequadamente, sem refrigerao, desrespeitando as indicaes do fabricante (margarina); - Produtos armazenados inadequadamente, em embalagens abertas dentro do freezer e em contato com caixas de papelo (almndegas); - Embalagens avariadas (embalagem de suco em p rasgada e lata de leite em p amassada) Por fim, a ocorrncia, contrariou o disposto no Cdigo Sanitrio Estadual (Lei 10083/98), motivando uma atitude mais enrgica por parte da equipe da Vigilncia Sanitria, que apreendeu os produtos acima mencionados, a qual retirou do depsito da LE BAROM aproximadamente 40 kg de alimentos inservveis ao consumo humano e destinando-os ao Aterro Sanitrio, lavrando o respectivo Termo de Inutilizao de Produtos (fls.1948/1950). Infelizmente como veremos mais a frente, esse tambm foi o

55

destino de mais de

1 tonelada

de alimentos que igualmente foram

inutilizados por serem considerados inservveis ao consumo humano. A Vigilncia Sanitria, impediu que mais de 50 mil alunos pudessem ser contaminados com o consumo destes alimentos, os quais seriam sem qualquer culpa distribudos nas escolas de Limeira pela Le Baron. Vale ressaltar, que assim como os fiscais da Vigilncia Sanitria, no mesmo dia, 11 de abril do corrente ano, tambm esteve presente acompanhando os trabalhos, o promotor da rea do Patrimnio Pblico e Social do Ministrio Pblico Estadual, Dr. Luis Alberto Segalla Bevilacaqua, que igualmente, presenciou todas as infraes assinaladas, bem como, em decorrncia da apreenso dos produtos armazenados de forma inadequada, em embalagens abertas dentro do freezer e em contato com caixas de papelo, como no presente caso, se tratava de aproximadamente 6kg de carne, no formato de almndegas as quais estavas congeladas, diligenciou no sentido de requisitar que uma amostra da carne fosse enviada para anlise ao Instituto Adolfo Lutz, ligado a Coordenadoria de Controle de Doenas da Secretaria de Estado de Sade. O Laudo de Anlise produzido pelos pesquisadores desta renomada instituio na data de 20 de abril do corrente ano, segue juntado nos autos (fls.2001/2004), e seu resultado, evidenciou aquilo que j era pblico e notrio nesta cidade, mas que ainda carecia de comprovao tcnica, ou seja, a carne servida aos 52.426 (cinqenta e dois mil quatrocentos e vinte e seis) alunos da rede municipal de ensino, submetida a anlise pelo Instituto Adolfo Lutz, foi considerada atravs do Laudo de Anlise como insatisfatria,

56

pois tratava-se de produto em desacordo com a legislao em vigor, por apresentar caractersticas sensoriais alteradas. Nobres pares, a sequncia de infraes sanitrias descobertas em um curto espao de tempo, (menos de dois meses), parece no ter fim, uma vez que, a Vigilncia Sanitria foi acionada novamente, desta vez, inclusive a pedido deste vereador relator Ronei Costa Martins e do presidente desta CPI vereador Carlos Rossler. Aos 11 dias do ms de maio de 2012, a LE BAROM novamente incorreu em infrao sanitria, contrariando o disposto na Legislao vigente sobre o assunto9, conforme consta no Auto de Infrao (fls. 2014/2015, Volume XI). Desta vez, a equipe tcnica da Vigilncia realizou uma inspeo sanitria na escola municipal Mariana Seneguim, uma vez no local, constatou que no freezer, juntamente com a alimentao que seria servida para as crianas havia carnes (carne em cubos, salsichas, frango e almndegas) imprprios para o consumo, com prazo de validade expirado e/ou embalagem danificada (perda de vcuo) e/sem qualquer identificao de tipo, fornecedor e data de validade e/ou colorao escura e inadequada, alguns destes j haviam sido previamente armazenados em sacos plsticos transparentes por uma tcnica em nutrio da rede municipal, esta ainda orientou as cozinheiras a no mais fazer o recebimento de produtos naquele estado, na mesma data, as agentes da VISA foram informadas pelo superior desta tcnica, que ela havia emitido um relatrio informando o fato e que este relatrio havia sido enviado a empresa Le Barom para que esta providenciasse a retirada dos materiais, fato este que no ocorreu, permanecendo assim os produtos imprprios para o
9

Itens 9.12.2, 19.2, 19.3, da Portaria CVS 06/99 c.c item 4.7.4 da Resoluo RDC 216/04 c.c inciso XI do artigo 122 do Cdigo Sanitrio Estadual Lei 10083/98.

57

consumo armazenados juntamente com os produtos servidos na alimentao da escola. Contudo, como era de se esperar, outras infraes sanitrias vieram a ser cometidas pela LE BAROM, comprovando amplamente a m conduta dos proprietrios da empresa, que insistiam em realizar suas atividades inerentes ao contrato de terceirizao da merenda escolar sempre a margem da lei e das regras sanitrias. Outra vez, agora na data de 05 de junho do corrente ano, a LE BAROM do mesmo modo, recebeu mais um Auto de Infrao Sanitria (fls. 2021/2022, Volume XI), reproduzimos parcialmente um trecho do documento citado a empresa foi notificada e orientada a respeitar a legislao referente entrega de produtos alimentcios, sendo que os mesmos no deveriam ser entregues por veculo particular, o que fere a legislao sanitria vigente, a empresa teve um prazo de 15 dias, desde o inicio da interveno na empresa, para regularizar suas entregas no havendo a necessidade da mesma ser realizada em carro particular, no entanto hoje pela manh fomos informados por responsveis da CEIEF Prof. Deovaldo Teixeira de Carvalho, situada no Jd. Nova Limeira, que a Sra. Ana Francisca nutricionista da j citada empresa, realizou a entrega de leite em p em seu carro hoje pela manh, desrespeitando a legislao sanitria vigente e ainda o que foi solicitado por esta VISA, e ainda em inspeo sanitria na escola fomos informados pelos mesmos responsveis que no carro da j citada nutricionista havia uma quantidade de leite em p; contrariando o disposto na Legislao vigente sobre o assunto 10.
10

Item 24 da Portaria CVS 06/99 c.c Portaria CVS 15/91 c.c inciso XIX e XX do artigo 122 do Cdigo Sanitrio Estadual Lei 10083/98.

58

A sistemtica de irregularidades sanitrias cometidas pela empresa LE BAROM, pe em sob suspeita, tudo aquilo que j foi dito em defesa da qualidade advinda da terceirizao da merenda escolar em nosso municpio, ao longo dos ltimos seis anos.

VI. RELAO ENTRE OS AGENTES PRIVADOS ENVOLVIDOS VI.I SP ALIMENTAO E SERVIOS LTDA. A SP ALIMENTAO E SERVIOS LTDA., CNPJ n 02.293.852/001-40, com sede Avenida Queiroz Filho n, 767, CEP 05.319-000, So Paulo SP, CEP: 05.319-000, Brasil, tem como scios:
SCIOS PARTICIPAO NO CAPITAL SOCIAL

ELOIZO GOMES AFONSO VALMIR RODRIGUES DOS SANTOS VILSON DO NASCIMENTO TOTAL

127.500 QUOTAS...R$ 1.275.000,00 43.750 QUOTAS... R$ 437.500,00 78.750 QUOTAS... R$ 787.500,00 250.000 QUOTAS.. R$ 2.500.000,00

Segundo depoimento prestado a esta CPI e tambm ao Ministrio Pblico, o Sr. Genivaldo Marques dos Santos, delator do esquema envolvendo a mfia da merenda declarou: ... que o Sr. Eloizo Afonso Gomes Dures proprietrio das empresas SP Alimentao, L baron e Unifarma. VI.II DA LE BAROM

59

A LE BAROM ALIMENTAO LTDA., CNPJ n 55.261.689/0001-08, com sede Rua Araatuba, n 416, Bairro Santa Maria, CEP: 09.071.-310, Santo Andr/SP, tem como scios: SCIOS ABONA PARTICIPAES LTDA MARISA BORTOLETTO RIBEIRO TOTAL (%) 98 02 100 QUOTAS 1.960.000 40.000 2.000.000 VALOR R$ 1.960.000,00 40.000,00 2.000.000,00

A SP Alimentao prestou servios de fornecimento de merenda escolar a Prefeitura Municipal de Limeira entre os anos de 2006 a 2009. Ocorre que em 2009 a empresa SP Alimentao e Servios LTDA foi substituda pela empresa L Baron Alimentao, que venceu o prego presencial ocorrido em outubro de 2009, a qual permaneceu contratualmente vinculada ao municpio de Limeira at o final do ms de julho de 2012. Entretanto, conforme apurado, no resta dvida que o fornecimento de merenda escolar em nossa cidade permaneceu sob o controle do Grupo SP Alimentao que envolve diversas empresas de fornecimento de alimentao escolar e est envolvida em escndalos por todo o pas.

(DA LIGAAO ENTRE A SP ALIMENTAAO E A LE BAROM) Observando-se o histrico das alteraes contratuais, e a sequencia das mudanas do quadro societrio das empresas Le Barom, SP Alimentao, entre outras acusadas de fazerem parte do mesmo grupo empresarial, notou-se um relacionamento intenso entre os scios das empresas

60

referidas, que realizavam uma espcie de rodzio, alternando-se, da composio societria das empresas do mesmo grupo. De acordo com, Instrumento Particular de

constituio de contrato social (fls. 2902, Vol. VI, processo 3108/2010),VILSON DO NASCIMENTO, foi scio fundador da empresa SP ALIMENTAO. Em 10 de outubro de 1997, Vilson se juntou ao representante da empresa CEAZZA DISTRIBUIDORA DE FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES LTDA, Sr. ELOIZO GOMES AFONSO. Contudo, em 05 de outubro de 1999, VILSON DO NASCIMENTO, deixa o quadro societrio da SP ALIMENTAO, para a entrada do Sr. VALMIR RODRIGUES DOS SANTOS. (Fls.2910). Tempos depois, em 03 de maro de 2005, o advogado VILSON DO NASCIMENTO retorna ao quadro societrio da SP ALIMENTAO, conforme consta nos autos11. De estranho, h de ressaltar, que embora em seu depoimento, bem como nos memrias entregues a esta CPI, a suposta dona da empresa LE BAROM, Sra. MARISA BORTOLETTO RIBEIRO, negue qualquer vinculo entre a sua empresa Le Barom e a SP Alimentao, afirmando desconhecer o quadro social da empresa do mesmo ramo, porm, as provas juntadas aos autos demonstram exatamente o contrrio.

11

Ver Documento fls. 2933/2934 vol. VI processo 3108/2010.

61

Vejamos, consta nos autos12, que em 29 de junho de 2007, a scia, MARISA BORTOLETTO se retira do quadro societrio da LE BAROM, para a entrada do ex-scio, fundador do grupo SP ALIMENTAO, Sr. VILSON DO NASCIMENTO, admirvel coincidncia, mas quando questionada pelo relator se conhecia os donos da SP ALIMENTAO, esta afirmou conhecer somente o Sr. ELOISIO DURES FILHO, preferiu se omitir com relao ao Senhor VILSON DO NASCIMENTO, mesmo existindo nos autos um documento assinado por ambos, na mesma data. Poderamos a titulo de reconhecimento de uma possvel falha humana, acreditar que a omisso em declarar a participao de um ex-scio da SP ALIMENTAO, no quadro societrio da LE BAROM seria apenas uma falha de memria. Mas, nobres membros desta Comisso, no foi! Pois, como se no bastasse, a discrepncia entre as declaraes prestadas pela Sra. MARISA dona da LE BAROM, e o documentos juntados aos autos, do conta, que o esquecimento da referida depoente, no passou batido pelos olhos deste Relator, que localizou nos autos, mais um prova atestando contra as afirmaes prestadas perante esta Comisso. Cabe relembrar, que a Sra. MARISA dona da LE BAROM, em junho de 2007, deixou momentaneamente a sociedade, sendo substituda por um ex-scio da SP ALIMENTAO, embora a mesma no tenha lembrado deste episdio durante o seu depoimento prestado a esta Comisso. Pelo visto, a Sra. MARISA tambm no se recordou, que um pouco antes de sua empresa assumir o contrato de fornecimento de
12

(fls.3362, vol. XVII).

62

merenda escolar junto a Prefeitura de Limeira, em substituio a SP ALIMENTAO, mas precisamente em 13 de maro de 2009, a mesma, aps ter deixado o quadro societrio da empresa em junho de 2007, voltou a fazer parte do quadro societrio da LE BAROM, mas desta vez, no lugar do Sr. VILSON DO NASCIMENTO. Consta tambm, no mesmo documento, que na mesma data, uma terceira pessoa deixou a sociedade, trata-se do Sr. LUCAS DO NASCIMENTO. Ou seja, a Sra. MARISA saiu do quadro societrio da LE BAROM para entrada do Sr. VILSON, e voltou novamente sociedade em substituio do mesmo, apesar de no o conhecer como sendo ex-scio da SP ALIMENTAO, conforme deps neste Plenrio.

Cabe ainda ressaltar, que em outro momento de mudanas no quadro societrio da LE BAROM, em 16 janeiro, de 2003, segundo a vigsima quinta alterao contratual da LE BAROM (fls.3321/3330, Vol.XVII) houve um ciso parcial da sociedade, quando na oportunidade ingressaram no quadro societrio da empresa os senhores JOS AMNCIO DA SILVA FILHO, e JURANDIR LONGO. Na data de 10 de fevereiro de 2004, segundo vigsima sexta alterao contratual da empresa (3331/3340 Vol. XVII), o scio JURANDIR LONGO se retira do quadro societrio da LE BAROM. Embora os relatos que seguem, no compreendem exatamente a ordem cronolgica do acontecimento dos fatos, vale pena registrar que na data de 01 de fevereiro de 2008, conforme consta na Vigsima Nona alterao contratual da LE BAROM, (fls.3363/3365, Vol.XVII), o Sr. JOS

63

AMNCIO DA SILVA FILHO se retira da sociedade. Na mesma data, ingressa na sociedade LUCAS DO NASCIMENTO, tendo como scio remanescente VILSON DO NASCIMENTO, que ao julgarmos pelo sobrenome visvel, pode-se tratar respectivamente de pessoas de uma mesma famlia. Porm no demora muito tempo, e JOS AMNCIO DA SILVA FILHO, j esta de volta atuando no mercado, desta vez, ao lado de um conhecido, que assim como ele, tambm j pertenceu aos quadros societrios da empresa LE BAROM, trata-se de JURANDIR LONGO, com quem, na data de 10 de maro de 2008, constitui uma outra empresa do setor de alimentao, denominada como JLA ALIMENTAO LTDA, coincidentemente, a nova empresa constituda por dois ex-scios da LE BAROM participam do Prego 104/2009, no qual, a ex - empresa de ambos, sagrou-se vencedora, fato que corrobora a informao prestada pelo Sr. GENIVALDO MARQUES DOS SANTOS em seu depoimento prestado ao Ministrio Pblico, o qual afirmou que a empresa JLA participou da licitao apenas para dar cobertura a LE BAROM. Nobres pares, vejam que interessante, dois ex-scios da Le Barom se juntam em determinado momento e resolvem constituir uma empresa no mesmo segmento de alimentao, imagina-se que era para competir quem sabe, com a empresa de qual ambos j foram scios. Apenas para registrar, a empresa JLA foi consultada pelo Departamento de Gesto de Suprimentos da Prefeitura de Limeira, para apresentar um estimativa de preos para elaborao da cotao do valor do edital 147/2009, que resultou na contratao da LE BAROM, (fls.2174, Vol.XI).

64

VII

DOS

INDICIOS

DE

IRREGULARIDADES

OCORRIDAS NO CEPROSOM O Centro de Promoo Social Municipal (CEPROSOM), rgo da Administrao Indireta do Municpio de Limeira, deu inicio atravs do processo de licitao, na modalidade de Prego (Presencial), aberto pelo Edital 022/2007, a contratao de empresa especializada para prestao de servios no preparo e fornecimento de refeio, no sistema de bandejo, para o restaurante do trabalhador do municpio, conforme foi publicado no Jornal Oficial do Municpio em 28.07.2007 (fls. 141, volume I). Vale pena relembrar, que nesta data, a Autarquia era presidida, pela exprimeira dama, a Sra. Constncia Berbet Dutra da Silva. O fato da ex- primeira dama, alm de seus filhos, irmos e funcionrios terem sido presos em 24 de novembro de 2011, a pedido do Ministrio Pblico Estadual, que atravs de uma investigao criminal, localizou em nome de Constncia Flix e famlia dezenas de imveis de alto padro adquiridos de maneira obscura, fez com que a nossa ateno na conduo da presente CPI da Merenda, se voltasse tambm para identificar eventuais irregularidades at ento, encobertas, as quais, com empenho, vamos decifrando os detalhes mais srdidos dos esquemas perpetrados contra o errio pblico, que causaram prejuzos incalculveis at o presente momento para toda sociedade limeirense. Tudo o que se passou nos bastidores do CEPROSOM que tem como principal funo cuidar dos cidados menos abastados, em situao de vulnerabilidade econmica e social, atravs da implementao da poltica assistencial do

65

municpio, evidencia, a total falta de compromisso com a coisa pblica, alm de demonstrar tambm, que tudo foi feito sempre visando atingir a satisfao de interesses pessoais, em detrimento do interesse pblico. Com a finalidade de celebrar um contrato cujo objeto era a contratao de uma empresa especializada na prestao de servios no preparo e fornecimento de refeio, no sistema de bandejo, para o restaurante do trabalhador do municpio, a Autarquia, conduzida pela ex-primeira dama Constncia Flix, foi em busca de um expert na elaborao de editais deste tipo. Como era preciso agilizar essa empreitada, um conhecido funcionrio do governo Flix foi escalado para orientar todo o processo burocrtico necessrio para este servio. A ex- primeira dama, Constncia Flix, esposa do prefeito cassado Silvio Flix, na condio responsvel legal pela Autarquia, com a autoridade e os poderes previstos no artigo 22 do Decreto n 253/2005 13, designou como pregoeiro responsvel pelos trabalhos advindos da modalidade de licitao de Prego no mbito do CEPROSOM, o servidor Sr. Dr. Rodrigo Cruanes de Souza Dias, conforme foi publicado no Jornal Oficial do Municpio em 14.03.2007 (fls. 61, volume I). Ainda que possa parecer uma simples coincidncia, embora no acreditamos nesta hiptese, o servidor designado para esta atividade, o mesmo que igualmente participou da Comisso de Licitao que aprovou a contratao entre a Prefeitura Municipal de Limeira e a empresa SP
13

Decreto 253 /2005, art. 22. No Centro de Promoo Social Municipal CEPROSOM caber ao Presidente da Autarquia ou ao Superintendente do rgo: I Determinar abertura da licitao; II Providenciar, junto ao setor competente, a respectiva reserva oramentria, para o pagamento dos bens e servios a serem adquiridos, e o respectivo empenho oramentrio; III Designar o pregoeiro e os componentes da equipe de apoio; IV Decidir os recursos contra os atos do pregoeiro em caso de indeferimento, e V Homologar o resultado da licitao e assinatura do termo de contrato correspondente. Pargrafo nico. As confirmaes de fornecimento/servio sero assinadas pelo Presidente ou pelo Superintendente do Centro de Promoo Social Municipal CEPROSOM.

66

Alimentao, tanto, que o mesmo, ru na Ao de Improbidade Administrativa, movida pelo Ministrio Publico Estadual, em trmite nesta Comarca, que tem como pedido o ressarcimento de R$ 56 milhes de reais referente aos prejuzos causados ao municpio em razo do superfaturamento do aludido contrato ter sido considerado lesivo aos cofres pblicos. Como se no bastasse, as surpresas no param por a, nos debruando um pouco mais sobre os autos, identificamos mais uma prova inquestionvel de todo o esquema engendrado pela ex - primeira dama, Constncia Flix. Desta vez, outro personagem de todo o escndalo envolvendo a administrao pblica local, se fez presente, trata-se do Sr. Genivaldo Marques dos Santos, (Delator do esquema da merenda escolar junto ao GAECO), conhecido pelos mais ntimos com a alcunha de Tiquinho, e que em depoimento a primeira CPI da Merenda Escolar realizada nesta Cmara Municipal atravs do Processo 3108/2010, prestou declaraes sobre como era o modis operandis da mfia da merenda escolar, inclusive citando o pagamento de propina a agentes polticos locais14. Consta nas fls. 77 dos presentes autos, um ofcio anexado ao processo administrativo n 1977/2007, endereado ao Departamento de Compras do CEPROSOM, tendo como destinatrio o Sr. Cludio, e como assunto: cotao de preos, onde foi enviada a cotao de preos para o fornecimento de refeies da empresa VERDURAMA COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA, assinado pelo scio, GENIVALDO MARQUES DOS SANTOS. Neste ponto, vale a pena registrar que o delator do esquema da mfia da merenda, apontou em

14

Ver depoimento Genivaldo Marques dos Santos fls.8540, Vol. XLIII

67

seu depoimento15, a existncia de uma quadrilha organizada em desviar recursos pblicos destinados a aquisio da alimentao escolar para crianas de todo pas, utilizando-se, para tanto, de expediente capcioso com vistas a fraudar os procedimentos licitatrios, simulando a participao de empresas distintas, quando na verdade, trata-se de um nico grupo empresarial. Ratificando as palavras do Sr. GENIVALDO MARQUES DOS SANTOS declaradas perante o Ministrio Pblico e a CPI da merenda instalada nesta Cmara Municipal no ano de 2010 que: O Sr. Eloizo Gomes Dures proprietrio das empresas SP Alimentao, Le Baron e Unifarma, bem como, as palavras da Sra. MARISA BORTOLLETTO, que afirmou perante esta CPI ser proprietria da empresa Le Barom, e da empresa Terra Azul Alimentaes Coletivas, mais um fato chama a ateno deste relator, pois na elaborao da cotao do preo a ser estipulado em edital, tambm Consta nas fls. 81 dos presentes autos, um ofcio anexado ao processo administrativo n 1977/2007, endereado ao Departamento de Compras do CEPROSOM, em que a empresa TERRA AZUL apresenta sua estimativa de preos para o certame, bem como, a empresa que se sagrou vencedora do certame tambm apresentou sua cotao, conforme se verifica as fls.79 dos autos. Nobres pares, observem que, num mesmo procedimento licitatrio, participaram as empresas: Le Baron, Terra Azul e Verdurama, esta ltima representada pelo seu scio Genivaldo Marques dos Santos, neste ponto, no se trata de conjecturas abstratas, e sim de documentos pblicos, em posse desta CPI, os quais corroboram a tese de que a mfia da merenda escolar esteve instalada tanto no Edifcio Prada, como tambm na sede do CEPROSOM, fato que requer maiores esclarecimentos das autoridades competentes. Ainda, carreando os
15

Idem ao item 12

68

autos, observamos uma quarta empresa apontada como integrante da mfia da merenda, e que tambm participou do processo, apresentando proposta comercial, neste caso, trata-se da Geraldo J. Coan Alimentos.

A situao acima assinalada, pode em tese, configurar ato ilcito, caso seja demonstrado que houve desrespeito ao Item 3.2.4 do Edital de Prego (Presencial) n 022/2007, referente ao processo n 1977/2007, que resultou na celebrao do contrato n 044/2007, assinado aos vinte e quatro dias do ms de agosto de 2007, (fls. 358 dos autos), tendo como objeto a contratao de empresa especializada para prestao de servios no preparo e fornecimento e refeies no restaurante do trabalhador, o qual, consta de um lado como contratante o CEPROSOM representado pelo Secretrio Executivo, Administrativo e Financeiro, Sr. RODRIGO CRUANES DE SOUZA DIAS, e como contratada a empresa LE BAROM, representada pelo Sr. JOS AMNCIO DA SILVA FILHO. O valor estimado do contrato foi previsto em R$ 1.145.340,00 (um milho, cento e quarenta e cinco mil, trezentos e quarenta reais), o qual foi prorrogado por quatro vezes, porm, alterou-se os responsveis legais pelas assinaturas do contrato, os quais eventualmente em caso de responsabilizao judicial tambm precisam ser alcanados, bem como houve reajustes nos valores do contrato, que obteve seu termino em agosto de 2012.

VIII A IMPORTNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR NA MERENDA ESCOLAR

69

Inmeras famlias brasileiras ainda obtm sua renda por meio da agricultura. A chamada agricultura familiar, constituda por pequenos e mdios produtores, representa a maioria dos produtores rurais brasileiros. E os nmeros comprovam: so 4,5 milhes de pequenas propriedades rurais. Segundo dados do Ministrio da Agricultura, cerca de 70% do alimento que chega mesa do povo brasileiro proveniente do pequeno produtor, da agricultura familiar. Entretanto, este mesmo produtor, se v abandonado prpria sorte, sem qualquer amparo do poder pblico. Situao que o obriga abandonar sua atividade essencial para buscar outras alternativas de sobrevivncia. Este fenmeno deve chamar nossa ateno, uma vez que a reduo da produo diminui, consequentemente, a oferta de alimentos, e este cenrio no diferente em nossa cidade, Limeira. Esta lgica perversa tem, paulatinamente, afastado o habitante do meio rural, restando-lhe como nica alternativa a sada de sua propriedade. A falta de incentivo ao produtor rural, a dificuldade de escoamento de sua produo, associada expanso do agronegcio tm desestimulado o morador do campo. Basta imaginar que mais rentvel arrendar sua gleba de terra a um grande usineiro de cana de acar a continuar enfrentando todas as dificuldades para produzir. Constatamos, ento, a expanso das conhecidas monoculturas e a reduo cada vez mais intensa das superfcies de terra destinadas agricultura familiar e a produo de alimentos. O produtor rural espera que o poder pblico municipal, estadual e federal garantam polticas pblicas que cheguem at a roa. O que percebemos so aes localizadas, comprometendo resultados, como um todo.

70

prtica comum em municpios vizinhos, que secretarias como Agricultura mantenham parcerias com universidades, aberturas para novos projetos dos governos estadual e federal, ou no mnimo, parceria com o Sebrae, para que o produtor familiar possa ter acesso a um planejamento estratgico para produo nas propriedades. O que constatamos que o posto do Sebrae em Limeira foi fechado, e produtores esto sem acesso ao grandioso servio oferecido atravs do Agro Sebrae. Outro aspecto que envolve a persistncia do produtor rural sua capacidade de querer trabalhar em sua terra. Temos visto surgir diversas hortas pelo bairro dos Pires. O produtor familiar revela seu desejo de que Limeira tenha um entreposto para a venda da produo familiar com preo justo e justifica que a Secretaria deve fazer o papel que lhe convm. No acha justo que tenham que oferecer seus alimentos a leilo na porteira, querem valorizar seus produtos, mas no sabem como. Querem vender para a merenda escolar de Limeira, mas no sabem como. No basta informar, preciso fomentar! Iniciativas de aquisio espontnea ou estimuladas de gneros alimentcios para o cardpio da merenda escolar no so novidades, conforme diversas experincias que nos foram relatadas em depoimento prestado nesta CPI pelo Consultor Antonio Oswaldo Storel Junior. Antes mesmo de se tornar Lei, esse tipo de aquisio j era adotado por centenas de municpios em todo pas. Porm, no caso de Limeira, embora o ex- Prefeito que se auto declarava como sendo um Produtor Rural, nunca direcionou em momento algum de sua gesto, aes polticas com vistas a favorecer o homem do campo, durante os sete anos, um ms e vinte quatro dias que governou este municpio.

71

Esse quadro s piora, medida que buscamos aprofundar o nosso conhecimento sobre tema, oportunidade aberta a partir da instalao desta Comisso Parlamentar de Inqurito, que cumpre sua funo constitucional de investigar as denncias de desvios de recursos pblicos no pagamento do servio de fornecimento de merenda escolar pelas empresas do Grupo SP ALIMENTAO, bem como, enfrentamos ao mesmo tempo o desafio de sermos propositivos, tendo em vista a mudana de cenrio j em curso com remunicipalizao do servio de merenda escolar. De posse de todos os documentos ofertados aos membros desta Comisso, em meio a tudo que se descobriu em termos de irregularidades, as quais foram uma a uma apontadas no presente Relatrio, floresce tambm, um amplo campo de oportunidades a serem exploradas pela Administrao Municipal no tocante aos diversos benefcios que podem ser compartilhados entre a sociedade local e regional, se, tivermos a maturidade de estabelecermos um novo marco no incentivo a agricultura familiar, tendo como norte num primeiro momento, uma ao imediata que beneficiar a todos, que seria o incentivo pblico formao de cooperativas e associaes de produtores, pelas quais o Poder Pblico poder adquirir gneros alimentcios para a merenda escolar. Medida que satisfar nas duas pontas: Alimento de qualidade para as crianas e incentivo produo rural, o que melhorar a renda dos trabalhadores, justificando sua fixao no campo.

VIII.I DA AQUISIO DE 30% DOS GNEROS ALIMENTCIOS DA AGRICULTURA

72

FAMILIAR (LEI FEDERAL N 11.947/2009)

A Lei Federal n 11.947, de 16 de junho de 2009, em seu artigo 14 16, determina que as prefeituras adquiram at 30% dos gneros alimentcios destinados merenda escolar com recursos repassados pelo Programa Nacional de Alimentao Escolar (PNAE) diretamente de agricultores familiares e empreendedores rurais familiares. Nossa cidade um exemplo de como a inrcia no deve ser seguida, pois, provocaes, reclamaes, cobranas e questionamentos no faltaram advindos das diversas vozes da sociedade limeirense, essa Cmara Municipal, o Conselho de Alimentao Escolar, o INCRA, o Ministrio Pblico Estadual e a sociedade civil sempre apontaram ao Poder Executivo Municipal necessidade e a importncia estratgica de se atender as regras estabelecidas pela legislao federal que rege o assunto, porm todos, foram ignorados sobre os mais diversos pretextos. Primeiramente, cabe consignar que o Edital de Licitao 147/09, conforme j anotado anteriormente neste Relatrio (fls. 2318, volume XII), tem sua primeira verso elaborao registrada no dia 01.07.2009, portanto j na vigncia da nova Lei 11.947/2009, publicada em 16.06.09, dispondo sobre o atendimento da alimentao escolar. Entretanto, o que se esperar do conluio entre o exmandatrio e a mfia da merenda, j que juntos infligiram a Lei de Licitaes, ignoraram a Lei de Improbidade Administrativa. Conseqncia disso, o contrato tambm nada previu sobre o as diretrizes estabelecidas pela nova legislao,
16

Art. 14. Do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no mbito do PNAE, no mnimo 30% (trinta por cento) devero ser utilizados na aquisio de gneros alimentcios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizaes, priorizando-se os assentamentos da reforma agrria, as comunidades tradicionais indgenas e comunidades quilombolas.

73

omisso e falta de viso estratgica que ainda predomina no atual governo, visto que o mesmo por ocasio da municipalizao da merenda escolar continua fazendo tbula rasa do dispositivo legal que determina que do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no mbito do PNAE, no mnimo 30% (trinta por cento) devero ser utilizados na aquisio de gneros alimentcios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizaes, priorizando-se os assentamentos da reforma agrria, as comunidades tradicionais indgenas e comunidades quilombolas. A fim de ilustrar as cobranas para o atendimento a Legislao mencionada, destacamos parcialmente, a Ata do Conselho de Alimentao Escolar 17, por ocasio da reunio realizada na data de 17.03.2010, quando a ento presidente do conselho, Sra. Valria Pires questiona o seguinte: porque no h produtores locais atuando como fornecedores da empresa terceirizada. Em resposta, a Sra. SUELI KAZUE KOMATSU, ex funcionaria da SP Alimentao, ex- funcionaria da Le Barom e atual Diretora do Departamento de Merenda Escolar da Prefeitura Municipal de Limeira, disse que: estou procurando parceiros que possam suprir as necessidades do municpio, e pelo visto, considerando que ate hoje nada de efetivo foi realizado neste sentido, podemos acreditar que a atual Diretora da Merenda Escolar de Limeira, ainda continua a procura, mesmo tendo ultrapassados mais de dois anos desde a data da reunio em comento. Em termos prticos, conforme dados consultados junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE)18, tivemos acesso as informaes relacionadas ao repasse de recursos do Governo Federal para aquisio da
17 18

Ver Ata da 4 Reuno Extraordinria do CAE (fls.4289/4292,Vol.XXII) https://www.fnde.gov.br/pls/simad/internet_fnde.liberacoes_result_pc

74

merenda escolar entre o ms de junho de 2009 agosto de 2012, e que so reproduzidas na Tabela abaixo: ANO 2009 PERODO JUN/DEZEMBRO VALOR R$ 1.553.745,60

2010

MAR/DEZEMBRO

R$ 3.609.80,00

2011

MAR/DEZEMBRO

R$ 3.633.300,00

2012 TOTAL

MAR/AGOSTO

R$ 2.671.728,00 R$ 8.796.125,60

Se, considerarmos que a Prefeitura Municipal de Limeira no perodo acima indicado, poderia ter utilizado no mnimo 30 % do total dos R$ 8.796.125,60 dos recursos enviados pelo Governo Federal, atravs do MEC, para aquisio de alimentos de qualidade para fornecimento de merenda escolar as nossas crianas e, ao mesmo tempo incentivando o produtor rural, teramos investidos diretamente no nosso municpio o equivalente a R$ 2.638.837,68. Mas infelizmente a opo foi investir o montante dos recursos em alimentos de origem duvidosa, sem identificao e sabe-se l a que preo.

75

VIII.I.I SUGESTES - Elaborao de um Plano de trabalho para os prximos trs meses a fim de incentivar a organizao dos produtores rurais/regionais a fim de incentivar a organizao de cooperativas com a finalidade de fornecer gneros alimentcios para a merenda escolar servida nas escolas de Limeira. - Elaborao campanha informando as regras necessrias para criar e participar de uma cooperativa atravs de: Cartilha (animao), TV, Rdio, jornais e internet. - Realizao de estudo sobre a demanda pelo consumo de gneros alimentcios especficos para a merenda escolar e para o Restaurante do Povo. - Criar linhas de crditos especifica para o apoio aos membros das cooperativas rurais atravs do Banco de crdito municipal. - Criar um entreposto de distribuio da produo rural em local de fcil acesso a ser definido em conjunto com os produtores rurais. - Reativar o Conselho Municipal de Segurana Alimentar (CONSEA). - Realizar Audincia Pblica na Cmara Municipal com todos os interessados, Prefeitura, CAE, Produtores, Sindicatos, SEBRAE, Assentados, ONGs, Conselho Rural e representante do Ministrio do Desenvolvimento Agrrio.

76

- Debater e acompanhar a execuo das aes previstas do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentvel. IX DA CAPITULAO LEGAL DAS INFRAES PERPETRADAS PELO EXPREFEITO Agindo da forma suso descrita, o Ex-Prefeito Municipal incorreu contrariamente ao disposto nos arts, 315 e 317 do Cdigo Penal, arts 10, I e II, 11, I, da Lei de Improbidade Administrativa, arts. 90, 92, 93 e 96, V da Lei 8.666/93 IX.I CAPITULAO LEGAL DAS INFRAES PERPETRADAS PELO EXSECRETRIO DE EDUCAO Agindo da forma suso descrita, o Ex-Secretario de Educao incorreu contrariamente ao disposto nos arts, 299. 315 e 319 do Cdigo Penal, arts 10, I e II, 11, I, da Lei de Improbidade Administrativa, arts. 90, 92, 93 e 96, V da Lei 8.666/93 IX.II CAPITULAO LEGAL DAS INFRAES PERPETRADAS PELA EXPRIMEIRA DAMA Agindo da forma suso descrita, a Ex-Primeira Dama incorreu contrariamente ao disposto nos arts, 315 e 317 do Cdigo Penal, arts 10, I e II, 11, I, da Lei de Improbidade Administrativa, arts. 90, 92, 93 e 96, V da Lei 8.666/93.

77

IX.III CAPITULAO LEGAL DAS INFRAES PERPETRADAS PELA PROPRIETRIA DA EMPRESA LE BAROM MARISA BORTOLETTO RIBEIRO Agindo da forma suso descrita, a proprietria da empresa Le Barom, MARISA BORTOLETTO RIBEIRO inculcar incorreu contrariamente ao disposto nos arts, 278, 335 do Cdigo Penal, arts. 4 e 7 da Lei que define os crimes contra a ordem tributria, econmica e contra as relaes de consumo, arts 9 e 10 da Lei de Improbidade Administrativa, arts. 93, 95 e 96 da Lei 8.666/93.

X. CONCLUSO. Diante todo o exposto, por tudo que dos autos consta, restando comprovada a prtica das aes tpicas descritas no requerimento de abertura desta CPI, envolvendo a Prefeitura Municipal de Limeira, o Grupo SP Alimentao, do qual faz parte a empresa Le Barom composto entre outras empresas, o ex- secretario de educao Antonio Montesano Neto, a ex-primeira dama Constncia Dutra, os quais estando fora da administrao so passiveis das aes medidas administrativas e judiciais cabveis a serem interpostas pelos rgos abaixo elencados, requerendo seja submetido ao A. Plenrio para votao, aprovao e conseqente envio cpia deste relatrio e dos autos desta CPI para o Ministrio Pblico incorporar em sua investigao em curso e adotar as medidas que julgar cabveis, o que se requer. De outra competncia, cumpre ao Ministrio Pblico Federal e Polcia Federal tomar conhecimento dos presentes autos e Relatrio para que procedam com as medidas cabveis no mbito de sua atuao, o que se requer.

78

XI PROVIDNCIAS Enviar cpia do relatrio para as seguintes autoridades: PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA, MINISTRIO PBLICO ESTADUAL, MINISTRIO PBLICO FEDERAL, POLICIA CIVIL E POLICIA FEDERAL, FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO, CONTROLADORIA GERAL DA UNIO, TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SO PAULO, CONGRESSO NACIONAL E AO CONSELHO DE ALIMENTAO ESCOLAR.

Ronei Martins Relator Carlos Rossler Presidente Miguel Lombardi Membro Paulo Barbosa Membro Antonio Braz do Nascimento (PIU) Membro

79

80

Vous aimerez peut-être aussi