Vous êtes sur la page 1sur 6

NORMAS DA ABNT PADRONIZAO DAS REFERNCIAS: MARGEM ESQUERDA, ESPAO ENTRE AS LINHAS, SIMPLES, ESPAO ENTRE AS REFERNCIAS, 1,5

5 OU DUPLO. LIVRO LIVRO INTEIRO Formato: SOBRENOME, Nome do Autor. Ttulo em destaque: subttulo (se houver). Edio. Cidade de publicao: Editora, ano de publicao.

Exemplo: SMITH, C.C. The biocompatibility of dental materials. In: SMITH, D.C.; WILLIAMS, D.F. Biocompatibility of dental materials. Boca Raton: CRC Press, 1982. v.1, cap. 1, p. 1-37. CAPTULO DE LIVRO Com mesmo autor do livro todo. Formato:

TRABALHO DE CONGRESSO E OUTROS EVENTOS Formato: AUTOR DO TRABALHO. Ttulo do trabalho: subttulo (se houver). In: NOME DO EVENTO, nmero., ano, cidade de realizao. Ttulo da publicao em destaque... Cidade de publicao: Editora, data. Volume, pgina inicial-final do trabalho.

AUTOR DO CAPTULO. Ttulo do captulo. In: ______. Ttulo do livro em destaque. Edio. Cidade de publicao: Editora, ano Exemplo: VALANDRO, L.F. et al. Estudo da resistncia de publicao. volume, captulo, pgina adesiva entre um cimento resinoso e trs inicial-final da parte. sistemas cermicos odontolgicos: efeito Exemplos: Exemplo: do tratamento da superfcie cermica. In: MONDELLI, J. Fundamentos de ANUSAVICE, K.J. Qumica das resinas CONGRESSO BRASILEIRO DE CERMICA, dentstica operatria. So Paulo: sintticas. In: ______. Phillips materiais 48., 2004, Curitiba. Anais... So Paulo: Editora Santos, 2008. dentrios. 10. ed. Rio de Janeiro: Associao Brasileira de Cermica, 2004. KATCHBURIAN, E.; ARANA, V. Histologia Guanabara Koogan, 1996. cap. 10, p. 125- Resumo 16-15. e embriologia oral: texto, atlas, 139. correlaes clnicas. 2.ed. Rio de Janeiro: ARTIGO DE PERIDICO (REVISTA) DISSERTAO, TESE, MONOGRAFIA Guanabara Koogan, 2004. 372 p. Formato: FORMATO: CAPTULO DE LIVRO SOBRENOME, Nome do autor. Ttulo em SOBRENOME, Nome do autor. Ttulo do Com autor diferente do livro todo. destaque: subttulo (se houver). Ano de artigo. Ttulo do peridico em destaque Edio. Cidade de publicao: Editora, ano publicao. Nmero de volumes ou folhas. (abreviado), Cidade de publicao, v., n., p. de Categoria (Curso) Instituio, Cidade da inicial-final, ms abreviado no idioma de defesa, ano da defesa. origem. Ano de publicao. Formato: *At 3 autores, citar todos. AUTOR DO CAPTULO. Ttulo do captulo. Exemplo: *Mais de 3 autores, citar o primeiro mais et In: AUTOR DO LIVRO. Ttulo do livro em CAPOTE, T.S.O. Influncia do nvel al. destaque.publicao. Volume, captulo, scio-econmico na severidade de pgina inicial-final da parte. m-ocluso em Exemplo: crianas de 6 a 12 anos de idade da PELLEGRINETTI, M.B. et al. Avaliao do cidade de Araraquara. 2000. 153 f. selamento de leses de crie em dentina Dissertao (Mestrado em

Odontopediatria) Faculdade de Odontologia, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2000.

de dentes decduos. Rev. APCD, So Paulo, v.63, n.1, p.20-26, jan./fev., 2009.

Para confirmar e/ou encontrar o fascculo Para encontrar a abreviatura de revistas PARANHOS, L.R.; RAMOS, A.L.; SCANAVINI, e/ou o ms da referncia, entrar no site do internacionais, entrar no site do PubMed M.A. Anlise do mercado de trabalho PubMed selecionar PubMed: selecionar JOURNALS: odontolgico na Regio Sudeste do Brasil. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/ Rev. Bras. Odontol., So Paulo, v. 52, http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/ n.2, p. 18-22, mar., 2007. SANTOS, C.F. et al. Characterization of a local renin-angiotensin system in rat gingival tissue. J. Periodontol., Chicago, v.80, n.1, p. 130-139, jan., 2009.

Para encontrar o local de publicao do peridico, entrar no site do CCN digitar o ttulo do peridico:

http://ccn.ibict.br/busca.jsf

NORMAS PARA CITAES DIRETAS E INDIRETA S NBR 10520

Exemplo 1: O objetivo da pesquisa era esclarecer os caminhos e as etapas por meio dos quais essa realidade se construiu. Dentre os diversos aspectos sublinhados pelas autoras, vale ressaltar que:

funo das diferentes construes tericas serem resultantes de opes de diferentes pesquisadores, opes estas que recortam a realidade, detendo-se em aspectos especficos (FREITAS, 1989).

Exemplo 3: [...] para compreender o desencadeamento da abundante retrica que fez com que a AIDS se construsse como 'fenmeno social', tem-se freqentemente atribudo o principal papel prpria natureza dos grupos mais atingidos e aos mecanismos de transmisso. Foi construdo ento o discurso doravante estereotipado, sobre o sexo, o sangue e a morte [...]. (HERZLICH e PIERRET, 1992, p.30). A expresso latina apud que significa: citado por, conforme, segundo utilizada quando se faz referncia a uma fonte secundria.

na indstria txtil de So Paulo que temos o melhor exemplo da participao da famlia na diviso do trabalho. A mulher, neste setor, tem uma participao mais ativa na gesto dos negcios e os filhos um envolvimento CITAES INDIRETAS precoce com a operao da empresa da famlia. (DURAND apud BERHOEFTB, 1996, p. Reproduz-se a idia do autor consultado sem, 35). contudo transcrev-la literalmente. Nesse caso, as aspas ou o itlico no so necessrios, todavia, citar a fonte indispensvel. Exemplo 4: Spendolini afirma que Exemplo 1: De acordo com Freitas (1989), a cultura organizacional pode ser identificada e o benchmarking um excelente exerccio de aprendida atravs de seus elementos bsicos quebra de barreiras e de estmulo viso tais como: valores, crenas, rituais, estrias e ampla, que respeita e considera o externo. Aprender a pensar para fora da caixa, por mitos, tabus e normas.

intermdio dessa tecnologia, promover o Exemplo 2: fortalecimento do esprito sistmico e da A cultura organizacional pode ser identificada capacidade de enxergar para alm do e aprendida atravs de seus elementos horizonte. (apud ARAUJO, 2001, p.205) bsicos tais como: valores, crenas, rituais, estrias e mitos, tabus e normas. Existem diferentes vises e compreenses com relao cultura organizacional. O mesmo se d em

Vous aimerez peut-être aussi