Vous êtes sur la page 1sur 5

Unifal Universidade Federal de Alfenas Relatrio da Aula Prtica (Fenmenos Mecnicos)

Introduo s Medies
Esse relatrio tratar dos experimentos realizados no dia 29/04/2009 no Laboratrio de Fsica que tiveram como tema a introduo s medies e teorema do erro.

Prof Dr. Cassius Anderson Miquele de Melo

Nomes: Gabriel de Miranda Alcntara Jlio Csar Batista Silva Bruno Eduardo Silva Macena

Poos de Caldas/MG

A Fsica se baseia em medies (...). Comeamos a aprender Fsica aprendendo a medir as grandezas que aparecem nas leis da Fsica.[1]. As atividades desempenhadas na aula prtica serviram como introduo s medies, e demonstraram a importncia das mesmas no s como ferramenta fundamental da Fsica, mas tambm como uma forma de apresentar uma abordagem mais aprofundada desse tema. A enorme diversidade de formas de se medir algum objeto tornaria invivel a reproduo dos dados adquiridos caso no houvesse um padro pr-estabelecido, As grandezas fundamentais devem ser acessveis e invariveis.[2]. A finalidade desse relatrio analisar como os experimentos feitos corroboram para a afirmao de que h a necessidade de uma organizao, uma padronizao, quando se trata de um sistema de medidas, considerando que as medidas no so absolutas, esto sujeitas a erros uma vez que estas dependem do contexto ao qual se inserem.

Descrio dos instrumentos (referncias) utilizados: . Caderno: Usado para medir o tamanho do piso; mede 27,5 centmetros de comprimento de acordo com as informaes contidas no mesmo. Rgua centimetrada metlica Rgua milimetrada transparente Trena milimetrada Palmo: Medida entre a ponta do polegar e do dedo mnimo de uma mo aberta; nesse caso, estimado em 20,0 centmetros. Piso: Usado como referncia para a medio da sala; mede aproximadamente 41,25 centmetros; possui o formato de um quadrado

A proposta inicial foi a de que fossem medidas a altura da porta e as dimenses da sala do laboratrio (largura e comprimento) sem a utilizao de instrumentos de medida apropriados. Seguem os dados obtidos: Medio da altura da porta: Para tanto, foi utilizado como instrumento de medida o palmo. A altura da porta, portanto, foi calculada em aproximadamente 11 palmos (2,2 metros). Medio das dimenses da sala de Laboratrio de Fsica: Nesse caso, a referncia adotada para a medio foram os pisos. A largura foi estimada em 16 pisos e o comprimento em 27 pisos (6,6 metros x 11,1 metros). Em seguida, foi proposto que fossem realizadas as mesmas medies, porm utilizando instrumentos mais adequados (trena e rgua). Resultados: Medio da altura da porta: Realizada com o uso de 2 rguas centimetradas metlicas sobrepostas continuamente at medio total da altura. A altura foi calculada como sendo 2,21 metros. Medio das dimenses da sala de Laboratrio de Fsica: Utilizando-se uma trena milimetrada, mediu-se a largura e o comprimento como sendo, respectivamente, 6,54 metros e 11,35 metros. Finalmente foi proposta a medio de uma folha de sulfite utilizando-se diferentes instrumentos, considerando as incertezas envolvidas. . Medio da largura de uma folha de sulfite: Utilizando primeiramente uma rgua plstica milimetrada transparente e depois uma rgua metlica centimetrada. Os resultados obtidos nas medies foram respectivamente (21,100,05) centmetros e (21,10,5) centmetros . Por meio dos resultados possvel inferir que os mtodos de medio utilizados inicialmente, no so os mais adequados. Embora as medidas tenham sido referenciadas, a carncia de instrumentos de maior preciso faz com que os resultados das mesmas sejam questionveis. Neste caso em especfico apesar de as referncias adotadas no serem precisas, no houve uma disparidade to significativa entre os resultados das primeiras medies e os resultados das posteriores, entretanto, a diferena percebida continua sendo vlida, pois o entendimento terico de sua aplicao no se limita, podendo se estender tambm situaes em que as medies exijam maior grau de preciso.

O processo realizado, embora simples, mostra de maneira emprica e bastante clara, a importncia de se adotar referncias ao se trabalhar com medidas. Isso porque as medidas, sem exceo, esto sujeitas a fatores capazes de influenciar seu grau de preciso, seja aumentando ou diminuindo-o (no caso especfico da experincia realizada, os instrumentos e as unidades adotadas por exemplo). Alm disso, o cuidado com a forma de referenciar os resultados de uma medio, tambm se justifica ao se encarar as medies como uma ferramenta de auxlio a um determinado tipo de estudo, que como tal, necessita ser o mais abrangente e compreensvel possvel. Notou-se que a realizao de medidas de modo geral facilitada quando se utiliza equipamentos e unidades adequadas. Isso confere s medidas uma maior preciso, pois, como foi possvel constatar-se com o experimento da medio de uma folha de sulfite, a simples utilizao de instrumentos semelhantes como rguas, porm com graduaes diferentes resultaram em alteraes na incerteza. H de se constatar tambm, que, quanto maior o objeto a ser medido, menor a exatido necessria na apresentao dos resultados (a medio da altura de um prdio, por exemplo, no obrigatoriamente precisa apresentar preciso milimtrica, se assim fosse, esta estaria em uma constante variao, a qual, para fins prticos, no se justificaria).

Referncias bibliogrficas
[1]: HALLIDAY, D. Fundamentos da Fsica 1, 4 Edio, p.12 [2]: HALLIDAY, D. Fundamentos da Fsica 1, 4 Edio, p.13

Vous aimerez peut-être aussi