Vous êtes sur la page 1sur 6

Trabalho de Lngua Portuguesa

Fortaleza-CE 2011

Trabalho de Lngua Portuguesa

Trabalho

apresentado

disciplina lngua portuguesa, como requisito avaliativo. Sob a orientao do

professor Carlos P. Pereira

Fortaleza-CE 2010

Texto conversacional

O texto falado, em geral, criado no prprio momento da conversao, isto , no possui rascunho, ao contrrio do texto escrito, que pode ser planejado, revisto e rascunhado. A conversao inicia-se com o tpico que motivou a interao, ou seja, ela se estabelece e se mantm desde que exista algo sobre o que conversar e inteno por parte dos interlocutores de manter a interao. O desenvolvimento do tpico, na fala, depende dessa interao, e o rumo do discurso coletivo criado, naquele ato de interao, construdo pelos interlocutores, que podem interromper, acrescentar fatos, mudar o rumo da conversa. O no-planejamento da fala informal condio indispensvel, portanto, para um relacionamento humano produtivo e enriquecedor. Desta forma, o texto conversacional o resultado de um trabalho cooperativo. O texto conversacional se apresenta pouco elaborado face elaborao do texto escrito. Quando falamos, vamos construindo nosso texto. De acordo com a reao do nosso interlocutor, repetimos a informao, mudamos o tom, reformulamos nossa explicao. H por isso uma tendncia a produzir idias menos complexas do que na escrita.

Funo ftica

A funo ftica ocorre quando o emissor deseja verificar se o canal de comunicao est funcionando ou se ele esta sendo compreendido pelas pessoas que o ouvem. tambm a funo empregada, quando no decorrer de uma conversa. A funo ftica ocorre tambm quando o emissor quer iniciar uma comunicao, quando visa prolongar o contato com seu receptor ou quando deseja interromper o ato de comunicao.

Linguagem verbal

Existem vrias formas de comunicao. Quando o homem se utiliza da palavra, ou seja, da linguagem oral ou escrita, dizemos que ele est utilizando uma linguagem verbal, pois o cdigo usado a palavra. Tal cdigo est presente, quando falamos com algum, quando lemos, quando escrevemos. A linguagem verbal a forma de comunicao mais presente em nosso cotidiano. Mediante a palavra falada ou escrita, expomos aos outros as nossas idias e pensamentos, comunicando-nos por meio desse cdigo verbal imprescindvel em nossas vidas.

Linguagem no-verbal

Linguagem no verbal toda e qualquer comunicao em que no se usa palavras para explicar a mensagem desejada. Existem diversas textos no verbais no nosso dia-a-dia. No necessariamente eles precisam est contidos em placas de sinalizao. muito comum encontrarmos tambm em charges, comerciais e revistas. O objetivo de uma linguagem no verbal fazer com que voc descubra a mensagem que aquele texto quer mostrar. Vale ressaltar que a linguagem no verbal tem que ser bem elaborada (em caso de um anncio de produto principalmente), para que no haja ambiguidade ou que a mensagem no seja passada realmente. A Linguagem no verbal tem o grande poder de prender a ateno do leitor bem mais do que um texto comum.

Elementos paraverbais

So unidades que acompanham as unidades propriamente lingsticas, e so transmitidas para o canal auditivo, como por exemplo, entonao, pausas, intensidade, pronuncias particulares e caractersticas da voz.

Turnos de fala

Uma conversa se organiza em falas alternadas, chamadas Turnos. Cada vez que um falante toma a palavra, inicia-se um turno; sem essa alternncia, h monlogo e no dilogo. Os interlocutores normalmente aproveitam um silncio, uma pausa, uma hesitao na fala do outro para tomar a palavra. s vezes, o falante emprega determinadas palavras para roubar o turno do outro; em outras, quem est com a palavra indica o prximo falante (nesse caso, os vocativos desempenham papel fundamental). Os turnos de fala so organizados seqencialmente, um depois do outro (se os interlocutores falarem ao mesmo tempo, o dilogo fica comprometido), mas quem fala, quando e por quanto tempo uma negociao, e esse um dos aspectos mais interessantes da conversao.

Negociao de turnos
A identificao do fenmeno conversacional denominado Lugar Relevante para Transio no tem sido tarefa fcil para os estudiosos da lingstica interessados na anlise de dados de fala. Em tese, o Lugar Relevante para a Transio seria aquele momento propcio troca de falantes. Mas, como os falantes poderiam perceber que esse momento est a se concretizar naquele instante? Perguntas retricas, pausas, entonao descendente ou mesmo alguma hesitao so pistas prosdicas e paralingsticas descritas pelos tericos como aquelas utilizadas pelos falantes para diagnosticarem o momento como determinante para a troca de turnos.

BIBLIOGRAFIA

Novo Ensino Mdio- MAIA, Joo Domingues- Volume nico- Editora tica- Edio 11- SO PAULO- SPpgina: 32. De Olho no Mundo do Trabalho- TERRA, Ernani; NICOLA, Jose de- Volume nico para Ensino Mdio- Edio 1- Editora Sapiane SO PAULO- SP- 2004- pgina: 30-31-32.

Vous aimerez peut-être aussi