Vous êtes sur la page 1sur 4

As Etapas da Pesquisa

A pesquisa um procedimento reflexivo e crtico de busca de respostas para problemas ainda no solucionados. O planejamento e a execuo de uma pesquisa fazem parte de um processo sistematizado que compreende etapas que podem ser detalhadas da seguinte forma: 1) escolha do tema; 2) reviso de literatura; 3) justificativa; 4) formulao do problema; 5) determinao de objetivos; 6) metodologia; 7) coleta de dados; 8) tabulao de dados; 9) anlise e discusso dos resultados; 10) concluso da anlise dos resultados; 11) redao e apresentao do trabalho cientfico (documento definitivo)

1 Escolha do Tema
Nesta etapa voc dever responder pergunta: O que pretendo abordar? O tema um aspecto ou uma rea de interesse de um assunto que se deseja provar ou desenvolver. Escolher um tema significa eleger uma parcela delimitada de um assunto, estabelecendo limites ou restries para o desenvolvimento da pesquisa pretendida. A definio do tema pode surgir com base na sua observao do cotidiano, na vida profissional, em programas de pesquisa, em contato e relacionamento com especialistas, no feedback de pesquisas j realizadas e em estudo da literatura especializada. A escolha do tema de uma pesquisa, deve est relacionada linha de pesquisa de seu orientador. Voc dever levar em conta, para a escolha do tema, sua atualidade e relevncia, seu conhecimento a respeito, sua preferncia e sua aptido pessoal para lidar com o tema escolhido. Definido isso, voc ir levantar e analisar a literatura j publicada sobre o tema.

2 Reviso de Literatura
Nesta fase voc dever responder s seguintes questes: quem j escreveu e o que j foi publicado sobre o assunto, que aspectos j foram abordados? A reviso de literatura fundamental, porque fornecer elementos para voc evitar a duplicao de pesquisas sobre o mesmo enfoque do tema. A reviso de literatura dever elucidar o tema, proporcionar melhor definio do problema de pesquisa e contribuir na anlise e discusso dos resultados da pesquisa. Pesquisadores experientes sabem que o risco de perder tempo e o rumo podem ser fatais neste processo. Alm de atravancar todo o desenvolvimento das etapas da pesquisa, pode at impedir sua realizao. Pesquisa Bibliogrfica aquela baseada na anlise da literatura j publicada em forma de livros, revistas, publicaes avulsas, imprensa escrita e at eletronicamente, disponibilizada na Internet. A reviso de literatura/pesquisa bibliogrfica contribuir para: obter informaes sobre a situao atual do tema ou problema pesquisado; conhecer publicaes existentes sobre o tema e os aspectos que j foram abordados; verificar as opinies similares e diferentes a respeito do tema; Para tornar o processo de reviso de literatura produtivo, voc dever seguir alguns passos bsicos para sistematizar seu trabalho e canalizar seus esforos. Os passos sugeridos por Lakatos e Marconi (1991) so:

ELABORAO DO PLANO DE TRABALHO


Geralmente deve estar relacionado as palavras-chave.

LOCALIZAO E COMPILAO
Para localizao, deve-se comear pela Biblioteca que est mais prxima; Para fazer a compilao, reunio sistemtica dos materiais selecionados e localizados, os seguintes recursos: fotocpias, impresses e a prpria aquisio, quando for indispensvel.

Como Buscar as Informaes na internet?


Pode ser feita de duas maneiras: por assuntos/categorias: deve informar subcategorias de assuntos; por assuntos especficos: deve informar a palavra-chave ou a frase que caracteriza a pesquisa. Na busca de informaes voc pode simplesmente digitar uma palavra (por exemplo, qualidade) na janela indicada e clicar para buscar. Possivelmente uma lista com centenas de documentos sero mostrados sobre o assunto. Contudo, nem sempre esse tipo de busca pode ser considerada satisfatria, isto porque voc no ter provavelmente tempo para analisar o grande volume de documentos resultantes de uma pesquisa to ampla e vaga. As ferramentas de busca oferecem comandos e recursos para voc resolver este problema, isto , possibilitar que suas buscas tenham resultados mais depurados e precisos. Geralmente os comandos utilizados na busca de informaes so:

O uso de aspas " "


As aspas so utilizadas para que a ferramenta de busca considere as palavras como sendo uma frase. Por exemplo, ao colocar duas palavras entre as aspas, engenharia eltrica, a busca ficar limitada a documentos que contenham exatamente essa frase.

O uso do sinal de mais +


O sinal de incluso + deve ser utilizado antes de uma palavra ou frase para informar ao programa de busca que ele deve selecionar os documentos que tenham obrigatoriamente todas as palavras precedidas do sinal +, em qualquer ordem que seja. Por exemplo: +engenharia +"inteligncia artificial"

3 Justificativa
Nesta etapa voc ir refletir sobre o porqu da realizao da pesquisa procurando identificar as razes da preferncia pelo tema escolhido e sua importncia em relao a outros temas. Pergunte a voc mesmo: O tema relevante e, se , por qu? Quais os pontos positivos que voc percebe na abordagem proposta? Que vantagens e benefcios voc pressupe que sua pesquisa ir proporcionar? A justificativa dever convencer quem for ler o projeto, com relao importncia e relevncia da pesquisa proposta.

4 Formulao do Problema
Nesta etapa voc ir refletir sobre o problema que pretende resolver na pesquisa, se realmente um problema e se vale a pena tentar encontrar uma soluo para ele. A pesquisa cientfica depende da formulao adequada do problema, isto porque objetiva buscar sua soluo.

5 Determinao dos Objetivos: Geral e Especficos


Nesta etapa voc pensar a respeito de sua inteno ao propor a pesquisa. Dever sintetizar o que pretende alcanar com a pesquisa. Os objetivos devem estar coerentes com a justificativa e o problema proposto. O objetivo geral, geralmente o ttulo, ser a sntese do que se pretende alcanar, e os objetivos especficos explicitaro os detalhes e sero um desdobramento do objetivo geral. Os objetivos informaro para que voc est propondo a pesquisa, isto , quais os resultados que pretende alcanar ou qual a contribuio que sua pesquisa ir efetivamente proporcionar. Os enunciados dos objetivos devem comear com um verbo no infinitivo e este verbo deve indicar uma ao passvel de mensurao. Como exemplos de verbos usados na formulao dos objetivos, podem-se citar: apontar, arrolar, definir, enunciar, inscrever, registrar, relatar, repetir, sublinhar e nomear; descrever, discutir, esclarecer, examinar, explicar, expressar, identificar, localizar e traduzir; aplicar, demonstrar, empregar, ilustrar, interpretar, inventariar, manipular, praticar, traar e usar; analisar, classificar, comparar, constatar, criticar, debater, diferenciar, examinar, provar, investigar e experimentar; articular, compor, constituir, coordenar, reunir, organizar e esquematizar; apreciar, avaliar, eliminar, escolher, estimar, julgar, preferir, selecionar, validar e valorizar.

6 Metodologia
Nesta etapa voc ir definir onde e como ser realizada a pesquisa. Definir o tipo de pesquisa, a populao (universo da pesquisa), a amostragem (parte da populao), os instrumentos de coleta de dados e a forma como pretende tabular e analisar seus dados. A amostra pode ser probabilstica e no-probabilstica. Amostras no-probabilsticas podem ser: amostras acidentais: compostas por acaso, com pessoas que vo aparecendo; amostras por quotas: diversos elementos constantes da populao/universo, na mesma proporo; amostras intencionais: escolhidos casos para a amostra que representem a populao/ universo. Amostras probabilsticas so compostas por sorteio e podem ser: amostras casuais simples: cada elemento da populao tem oportunidade igual de ser includo; amostras casuais estratificadas: cada estrato, definido previamente, estar representado; amostras por agrupamento: reunio de amostras representativas de uma populao.

A definio do instrumento de coleta de dados depender dos objetivos que se pretende alcanar com a pesquisa e do universo a ser investigado. Os instrumentos de coleta de dados tradicionais so: Observao assistemtica: no tem planejamento e controle previamente elaborados; sistemtica: tem planejamento, realiza-se em condies controladas; no-participante: o pesquisador presencia o fato, mas no participa; individual: realizada por um pesquisador; em equipe: feita por um grupo de pessoas; na vida real: registro de dados medida que ocorrem; em laboratrio: onde tudo controlado. Entrevista estruturada: roteiro previamente estabelecido; no-estruturada: no existe rigidez de roteiro. Questionrio As perguntas do questionrio podem ser: abertas: Qual a sua opinio?; fechadas: duas escolhas: sim ou no; de mltiplas escolhas: fechadas com uma srie de respostas possveis. Recomendaes teis construo de um questionrio: o questionrio dever ser construdo em blocos temticos; a redao das perguntas dever ser feita em linguagem compreensvel a populao estudada, no deve sugerir ou induzir a resposta; no questionrio devem ser evitadas perguntas que, de antemo, j se sabe que no sero respondidas com honestidade. A coleta de dados estar relacionada com o problema, a hiptese ou os pressupostos da pesquisa e objetiva obter elementos para que os objetivos propostos na pesquisa possam ser alcanados. Neste estgio voc escolhe tambm as possveis formas de tabulao e apresentao de dados e os meios que sero usados para facilitar a interpretao e anlise dos dados.

7 Coleta de Dados
Nesta etapa voc far a pesquisa de campo propriamente dita.

8 Tabulao e Apresentao dos Dados


Atualmente, com o advento da informtica, natural que voc escolha os recursos computacionais para dar suporte elaborao de ndices e clculos estatsticos, tabelas (nmeros), quadros (textos), pranchas (sequencia de imagens) e grficos.

9 Anlise e Discusso dos Resultados


Nesta etapa voc interpretar e analisar os dados que tabulou e organizou na etapa anterior. A anlise deve ser feita para atender aos objetivos da pesquisa e para comparar e confrontar dados e provas com o objetivo de confirmar ou rejeitar a(s) hiptese(s) ou os pressupostos da pesquisa.

9.1 Resultados esperados


Em se tratando de um projeto de pesquisa, nesta etapa voc deve descrever os principais resultados e metas a serem obtidas.

10 Concluso
Nesta etapa voc j tem condies de sintetizar os resultados obtidos com a pesquisa. Dever explicitar se os objetivos foram atingidos, se a(s) hiptese(s) ou os pressupostos foram confirmados ou rejeitados. E, principalmente, dever ressaltar a contribuio da sua pesquisa para o meio acadmico ou para o desenvolvimento da cincia e da tecnologia.

11 Redao e Apresentao do Trabalho Cientfico


O texto dever ser escrito de modo apurado, isto , gramaticalmente correto, fraseologicamente claro, terminologicamente preciso e estilisticamente agradvel. Normas de documentao da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) devero ser consultadas visando padronizao das indicaes bibliogrficas e a apresentao grfica do texto. Normas e orientaes do prprio Curso de Graduao tambm devero ser consultadas. Citao, segundo a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), a Meno, no texto, de uma informao extrada de outra fonte. Os tipos de citaes que podem ser utilizadas no texto, so: citao direta: transcrio textual dos conceitos do autor consultado; citao indireta: transcrio livre do texto do autor consultado; citao de citao: transcrio direta ou indireta de um texto em que no se teve acesso ao original.

Recomendaes importantes:
o texto deve ter comeo, meio e fim. faa um texto introdutrio explicando o objetivo da reviso de literatura; reviso de literatura no fazer colagem de citaes bibliogrficas; preencha as lacunas com consideraes prprias; crie elos entre as citaes. As orientaes feitas devero servir de guia elaborao de seu projeto e no como uma camisa-defora. Portanto, no devem impedir sua criatividade ou causar entraves elaborao da pesquisa. A inteno deste documento fornecer a voc orientaes bsicas elaborao de uma investigao cientfica.

Vous aimerez peut-être aussi