Vous êtes sur la page 1sur 46

1 Movimentos de Emancipao Poltica 2 Causas da Inconfidncia Mineira 3 A preparao para o levante

4 A denncia e a devassa
5 A conjura do Rio de Janeiro 6 Causas da conjurao baiana 7 A ao e as reaes 8 A insurreio pernambucana 9 Recordando datas importantes 10 Voc sabia que... 11 Sites interessantes 12 - Contato

* Fim do colonialismo.
* Declnio da minerao. * Ascenso da produo agrcola. * A metrpole amplia suas exigncias em relao colnia.

* A luta pelo rompimento dos laos coloniais.

2 CAUSAS DA INCONFIDNCIA MINEIRA

Arrocho das restries metropolitanas

* Sc. XVIII auge da explorao da metrpole sobre o Brasil. * 1765 estabelecimento da derrama. * 1785 Proibio de manufaturas na colnia.

A influncia do Liberalismo

O sculo XVIII ficou conhecido na histria como o Sculo das Luzes, Ilustrao ou Iluminismo, cujo significado era: iluminar, combater o obscurantismo e as supersties e buscar esclarecimentos sobre a vida humana, orientados pela crena na razo e no progresso.

A influncia do Liberalismo
JONH LOCKE (1632-1704)

Filsofo ingls que exps suas idias polticas na obra intitulada Tratado do Governo Civil, marcando com sua teoria o surgimento do liberalismo poltico.

De acordo com Locke, os homens nascem livres e iguais; desde cedo so governados pela razo, tendo direitos naturais que devem ser preservados. Desses direitos, o mais importante seria o que assegura a propriedade relacionada diretamente ao trabalho. No trabalho estaria a origem da propriedade. Para Locke, a liberdade e a igualdade caracterizam o estado da natureza. Para se evitarem problemas, os homens, atravs do contrato social, criaram a sociedade poltica, consentindo em ser governados por um de seus representantes.

A influncia do Liberalismo
MONTESQUIEU (1689-1755)

Charles Louis de Secondat Montesquieu Senhor de La Brde, Baro de Montesquieu.

Segundo seu pensamento, a religio, a histria e as instituies polticas no devem ser julgadas por critrios morais e religiosos e, sim, pelos procedimentos cientficos. Seus estudos partem da anlise dos feitos que ocorrem na sociedade e no estado para as hipteses em geral. Dedicou-se aos fenmenos polticos, apresentando um novo conceito jurdico de leis e estabelecendo a diviso clssica dos trs poderes: Legislativo, Executivo e Judicirio. Sua abordagem sobre a natureza do estado aponta para a existncia de trs formas de governo: a repblica, a monarquia e o despotismo, associadas a trs princpios, respectivamente: virtude, honra e medo.

A influncia do Liberalismo
FRANOIS-MARIE AROUET VOLTAIRE (1694-1778)

Voltaire trabalhou principalmente na propagao das idias de Locke e Newton.

Fazendo uso da stira, criticou a monarquia e a Igreja. Defendeu as idias liberais contra o absolutismo dos reis, mas afirmou tambm que somente num estado bem desenvolvido, como a Frana e a Inglaterra, seria possvel um governo liberal. Em regies onde ainda o povo constitua a ral inculta e ignorante, seria necessrio um governo forte. Por outro lado, sugeriu a possibilidade de pessoas ilustres aliarem-se a um soberano tambm ilustre para a promoo de reformas sociais, de acordo com as idias da Ilustrao.

A influncia do Liberalismo
JEAN-JACQUES ROUSSEAU (1712-1778)

As concepes de Rousseau dizem respeito aos valores morais e aos caminhos pelos quais o homem pode atingir a felicidade individual ou social.

Em sua obra Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens, Rousseau defendeu a idia de que o homem primitivo, na idade de ouro, vivia feliz, dotado de sentimentos e de possibilidades de desenvolver virtudes sociais. A sociedade civil surgiu da criao da propriedade e com ela se destruiu a igualdade existente na natureza. Em sua obra denominada Emlio, Rousseau exps uma forma de educar as crianas, livres das interferncias convencionais. No Contrato Social, apresentou um caminho de igualdade e liberdade para a organizao da sociedade atravs do bem comum.

A influncia da Independncia norte-americana


A partir do sculo XVII, uma corrente de novos pensadores europeus Iluministas, passou a criticar os defensores do absolutismo, os privilegiados de nascimento e o clero. Apregoavam uma nova maneira de organizar a sociedade e de governar. Jonh Locke era um desses pensadores e suas idias influenciaram alguns dos lderes polticos que conduziram o processo de independncia colonial.

3 PREPARAO PARA O LEVANTE

Principais lderes da inconfidncia mineira


A populao j no conseguia arcar com todos os tributos. Em 1783, para piorar as coisas, D. Lus da Cunha Meneses, um homem cruel e violento, foi nomeado para governar a capitania e passou a praticar todo tipo de arbitrariedades. A atitude de Meneses gerou um clima de revolta nos moradores da capitania das Gerais. Seu substituto, o Visconde de Barbacena, chegou em 1788 com uma incumbncia ainda pior do ponto de vista da populao: ele deveria lanar a derrama. A cobrana dos impostos atrasados fez com que as elites de Minas Gerais, inspiradas pelas idias iluministas e pela Independncia dos Estados Unidos, comeassem a conspirar contra a Coroa. Mas quem eram esses conspiradores? A maioria eram filhos da elite aurfera, ou homens formados que, por causa da fortuna de seus pais, conseguiram estudar nas melhores universidades europias, entrando assim em contato com as idias mais avanadas da poca. Conhea alguns deles a seguir:

3 PREPARAO PARA O LEVANTE

Principais lderes da inconfidncia mineira

Jos lvares Maciel: diplomado em filosofia, em Coimbra Jos Incio Alvarenga Peixoto: bacharel que explorava ouro Cludio Manuel da Costa: poeta e bacharel Toms Antnio Gonzaga: desembargador e poeta Jos da Silva Rolim: vigrio Lus Vieira da Silva: homem rico que possua uma grande biblioteca Francisco de Paula Freire de Andrade: tenente-coronel Joaquim Jos da Silva Xavier o Tiradentes: dentista prtico. Apesar de no ser rico nem diplomado, foi considerado o grande lder do movimento.

Jos da Silva Xavier (Tiradentes): (1746-1792) Assentou praa no Regimento de Drages, chegando at o posto de alferes (na poca, posto abaixo de tenente) apesar do longo tempo de servio. Explorou mina de ouro sem muito sucesso e exercia a profisso de dentista, de onde veio o apelido de Tiradentes. Era mascate (vendedor ambulante) quando, em Vila Rica, conheceu Jos Alves Maciel, que regressara da Europa e trazia idias de repblica e libertao. A partir da participou da Inconfidncia Mineira. Ele foi preso em maio de 1789 no Rio de Janeiro, quando buscava apoio da provncia vizinha. No dia 18 de abril de 1792 era proferida a sentena aos 29 presos, sendo 11 condenados forca e os restantes ao degredo. No entanto, 48 horas depois, no dia 20 de abril, era proferida nova sentena condenando Tiradentes forca e os demais ao degredo na frica. No dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi enforcado no Campo de S. Domingos, no Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado e os despojos expostos em locais onde exercera seu papel de conspirador. Na dcada de 1870 os clubes republicanos tentaram resgatar a memria de Tiradentes. Um Decreto de 1890 considerou o dia 21 de abril de feriado nacional. Em 1928, Dcio Vilares pintou a leo o retrato de Tiradentes, aproximando suas feies de uma gravura popular de Cristo, numa simbologia de mrtir da ptria.

Cladio Manuel da Costa: (1729-1789) Bacharelou-se em Cannes na universidade portuguesa de Coimbra e logo aps abriu um escritrio de advocacia em Vila Rica. um dos fundadores da Arcdia Ultramarina. Era juiz das Demarcaes de Sesmarias do Termo de Vila Rica quando comeou a Inconfidncia Mineira. Ao ser preso com os conspiradores, enforcou-se dois dias depois na cela. mesmo assim foi declarado infame sua memria e seu filhos e netos, tendo os bens confiscados. Em 1792 o tribunal de Alada revogou a sentena, determinado que o governo entregasse, a quem pertencessem, os bens confiscados.

Incio de Alvarenga Peixoto: (1732-1793) Doutorou-se pela Universidade de Coimbra, em 1759. Como protegido do marqus de Pombal, permanceu em Portugal at 1776. Logo depois, no posto de coronel, assumiu o comando do Regimento de Cavalaria de Campanha do Rio Verde, onde possua grandes propriedades rurais. Casou com a poetisa Brbara Heliodora Guilhermina da Silveira. Envolveu-se na Inconfidncia Mineira e foi preso em maio de 1789, em S.Joo D'El Rei, sendo enviado para Vila Rica e da para a Corte. Durante o interrogatrio denunciou os companheiros. Condenado inicialmente morte, teve a pena comutada para degredo em Angola, onde morreu em 1793.

Toms Antnio Gonzaga: (1744-1812) Ingressou na Universidade de Coimbra em 1763 e formou-se em Leis. Voltou ao pas em 1782 e trouxe uma biblioteca com 90 livros. Foi nomeado Ouvidor da Comarca de Vila Rica, fez amizade com o advogado Cludio Manuel da Costa e conheceu a jovem Maria Dorotia Joaquina de Seixas, chamada de Marlia em suas poesias. Foi preso em maio de 1789 sendo recolhido cadeia da Ilha das Cobras. Condenado ao degredo perptuo na frica, teve a pena comutada para 10 anos. partiu para Moambique em 1792 e exerceu o cargo de Juiz de Alfndega. Casou-se em 1793 com a filha de um rico negreiro Alexandre Roberto Mascarenhas. No final de sua vida perdeu a razo. Deixou as obras literrias Marlia de Dirceu, versos, e Cartas Chilenas, crtica mordaz ao governo de Minas Gerais.

Joaquim Silvrio dos Reis: primeiro a delatar a conspirao, em troca de perdo de uma dvida de 220 mil ris. Foi para Portugal em 1794 depois de sofrer dois atentados em Minas e Rio. Em Lisboa, recebido pelo prncipe-regente D. Joo. Condecorado com o Hbito de Cristo e o ttulo de fidalgo da casa real em foro e moradia, recebe penso anual de 200 mil-ris. volta ao Brasil com a corte real, em 1808, e assume o posto de tesoureiro da bula de Minas, Gois e Rio.

Para levar avante a inconfidncia mineira no houve uma nica reunio formal e previamente preparada para decidir o levante, houve sim, uma serie de reunies que foram realizadas durante o perodo de 15 a 26 de Dezembro de 1788 em Vila Rica, que em nenhuma delas reuniu a totalidade dos lideres.

Nas reunies, a maioria dos lderes se opunha abordagem da escravatura. Apenas Tiradentes e poucos outros advogaram a causa dos escravos.

4 A DENNCIA E A DEVASSA A devassa: traio de Joaquim Silvrio dos Reis. Onze acusados condenados morte. Apenas Tiradentes foi executado.

No dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi enforcado. Seu corpo foi esquartejado e os despojos expostos em locais onde exercera seu papel de conspirador.

Depois de morto, lhe seja cortada a cabea e levada a Vila Rica, onde em lugar mais pblica seja pregada em poste alto, at que o tempo a consuma, e o seu corpo ser dividido em quatro quartos e pregado em postos onde o ru teve suas infames prticas, e a casa em que vivia ser arrasada e salgada.

5 A CONJURA DO RIO DE JANEIRO - 1794 Os reis so uns tiranos.

6 CAUSAS DA CONJURAO BAIANA - 1798

* Representantes: mulatos, negros livres e escravos. * Propunha mudanas verdadeiramente revolucionrias na estrutura da colnia. * Escassez de alimentos: levantes entre 1797 e 1798.

6 CAUSAS DA CONJURAO BAIANA - 1798

* A sociedade Cavaleiros da Luz: moderados e radicais. * A influncia da independncia do Haiti.


TOUSSANT LOVERTURE

7 A AO E AS REAES

Animai-vos povo bahiense que est por chegar o tempo feliz da nossa liberdade, o tempo em que seremos todos irmos, o tempo em que seremos todos iguais.
CIPRIANO BARATA

7 A AO E AS REAES

* Fim do movimento: delaes, prises, condenaes morte e degredo. * Prmios aos delatores: dinheiro, privilgios e cargos importantes.

8 A INSURREIO PERNAMBUCANA DE 1817

* As lojas manicas: influncia das idias francesas. * Monoplio comercial e aumento dos impostos: D. Joo e a corte no Brasil. * Governo revolucionrio em Pernambuco. * Tentativas frustradas de expanso do movimento pelo Nordeste.

9 RECORDANDO DATAS IMPORTANTES

10 VOC SABIA QUE...

... a cabea de Tiradentes, levada do Rio de Janeiro para Vila Rica e exposta num poste em frente da Igreja de Nossa Senhora dos Remdios dos Brancos, foi roubada na terceira noite e nunca mais foi encontrada. ... considerada por muitos uma conspirao de poetas e loucos, a Inconfidncia Mineira apresenta nmeros que negam a teoria. Os Autos da Devassa implicam 84 pessoas - apenas 24 condenados. Os nmeros: militares foram 15, Civis foram 62 e clrigos foram 7. Entre os militares, est presente quase toda a oficialidade do Regimento de Cavalaria Regular de Minas. Entre os civis, destacam-se: 1 banqueiro, 4 engenheiros, 12 bacharis em Direito e 4 mdicos.

11 SITES INTERESSANTES
Inconfidncia Mineira http://www.educacional.com.br/Saibamais/23/Historia/inconfidencia/febre.asp http://www.zaz.com.br/almanaque/inconfidencia/index_inconfidencia.htm http://www.geocities.com/athens/marathon/9563/inconfidencia.htm http://members.tripod.com/~netopedia/historia/incof_mineira.htm Joaquim da Silva Xavier (Tiradentes) http://www.vidaslusofonas.pt/tiradentes.htm A Independncia dos Estados Unidos http://www.educacional.com.br/saibamais/18/historia/independenciaeua/indepe ndencia.asp

Vous aimerez peut-être aussi