Vous êtes sur la page 1sur 20

Universidade Federal de Sergipe Centro de Cincias Exatas e Tecnologia Departamento de Administrao

Incndio e Pnico

So Cristovo 2012

MICHELLE SANTOS FERREIRA JULIETTE LINS BISPO FELIPE

TRABALHO DE HIGIENE E SEGURANA NO TRABALHO

Trabalho acadmico apresentado disciplina Higiene e Segurana no Trabalho da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Turma B0. Professor Jos Augusto Machado.

So Cristvo 2012

1 INTRODUO
Em algumas ocupaes os riscos de incndio superam em muito os nveis habituais. o caso, por exemplo, do transporte de petrleo ou de derivados petroqumicos, especialmente por mar, ou da minerao, j que nas galerias de minas a propagao do fogo - que pode ter origem na combusto espontnea de gs carbnico ou numa exploso de grisu (o gs das minas) - muito rpida, devido s correntes de ar que as atravessam. Em tais condies, o combate aos incndios exige sobre tudo uma de ao preventiva. Nos ncleos urbanos e no combate aos incndios florestais, a eliminao do fogo compete aos corpos de bombeiros, atualmente dotados de mltiplas e aperfeioadas instalaes e meios de transporte. Um dos veculos mais comuns o caminho-tanque, que conduz simultaneamente mangueiras, equipamento e pessoal, e que permite manter em nveis adequados a presso da gua ou do agente extintor apropriado a cada tipo de incndio. Tambm so indispensveis as escadas extensveis, para misses de salvamento. A luta contra os incndios se estende tambm ao mar, com poderosos naviostanques dotados de mltiplas mangueiras capazes de lanar sobre o foco de fogo imensas massas de gua, e ao cu, com hidravies dotados de grandes depsitos e especialmente empregados nos incndios florestais.

2 HISTRICO
O nosso planeta j foi uma massa incandescente, que passou por um processo de resfriamento, at chegar formao que conhecemos. Dessa forma, o fogo existe desde o incio da formao da Terra, passando a coexistir com o homem depois do seu aparecimento. Presume-se que os primeiros contatos, que os primitivos habitantes tiveram com o fogo, foram atravs de manifestaes naturais como os raios que provocam grandes incndios florestais. Na sua evoluo, o homem primitivo passou a utilizar o fogo como parte integrante da sua vida. O fogo colhido dos eventos naturais e, mais tarde, obtido intencionalmente atravs da frico de pedras, foi utilizado na iluminao e aquecimento das cavernas e no cozimento da sua comida. Nesse perodo, o homem dominava, plenamente, as tcnicas de obteno do fogo tendo-o, porm, como um fenmeno sobrenatural. O clebre filsofo e cientista Arquimedes, nos estudos sobre os elementos fundamentais do planeta, ressaltou a importncia do fogo, concluindo que eram quatro os elementos: o ar, a gua, a terra e o fogo. No sculo XVIII, um clebre cientista francs, Antoine Lawrence Lavoisier descobriu as bases cientficas do fogo. A principal experincia que forneceu a chave do enigma foi colocar certa quantidade de mercrio (Hg o nico metal que normalmente j lquido) dentro de um recipiente fechado, aquecendo-o. Quando a temperatura chegou a 300C, ao observar o interior do frasco, encontrou um p vermelho que pesava mais que o lquido original. O cientista notou, ainda, que a quantidade de ar que havia no recipiente diminura de 1/5, e que esse mesmo ar possua o poder de apagar qualquer chama e matar. Concluiu que a queima do mercrio absorveu a parte do ar que nos permite respirar (essa mesma parte que faz um combustvel queimar: o oxignio). Os 4/5 restantes eram nitrognio (gs que no queima), e o p vermelho era o xido de mercrio, ou seja, o resultado da reao do oxignio com o combustvel. Os seus estudos imutveis, at os dias atuais, possibilitaram o surgimento de estudos avanados no campo da Preveno e Combate a Incndio.

3 COMBUSTO
O Fogo uma reao qumica de oxidao com desprendimento de luz e calor, esta reao denominada de combusto. Para que isso ocorra necessria a unio de quatro elementos essenciais do fogo, que so:
Combustvel

- toda substancia capaz de queimar e alimentar a combusto.

Ele serve de campo de propagao ao fogo. Os combustveis podem ser slidos, lquidos ou gasosos. Ex.: madeira, papel, tinta, algodo, lcool, gasolina, etc.
Comburente -

o elemento que d vida s chamas, e intensifica a combusto.

O mais comum que o oxignio desempenhe este papel, porem no o nico, existindo outros gases.
Calor -

Forma de energia que eleva a temperatura. Gerada da transformao de

outra energia, atravs de processo fsico ou qumico. a condio favorvel causadora da combusto.
Reao

em cadeia - a queima auto-sustentvel. a unio dos trs itens acima

descritos, gerando uma reao qumica. Quando o calor irradiado das chamas atinge o combustvel e este decomposto em partculas menores, que se combina com o comburente e queimam, irradiando outra vez calor para o combustvel, formando um ciclo constante.

A retirada de um ou mais dos componentes acima citados resulta em extino da combusto.

a.

Formas de Combusto Combusto Completa: aquela em que a queima produz calor e chamas e se

processa em ambiente rico em comburente.

Combusto Incompleta: aquela em que a queima produz calor e pouca ou

nenhuma chama e se processa em ambiente pobre em comburente.

Combusto Espontnea: aquela gerada de maneira natural, podendo ser pela ao

de bactrias que fermentam materiais orgnicos, produzindo calor e liberando gases. Alguns materiais entram em combusto sem fonte externa de calor. Ocorre, tambm, na mistura de determinadas substncias qumicas, quando a combinao gera calor e libera gases.

Exploso: a queima de gases ou partculas slidas em altssima velocidade, em

locais confinados.

b.

Formas de Propagao

O calor pode-se propagar de trs diferentes maneiras: conduo, conveco, irradiao. Conduo - a transferncia de calor atravs de um corpo slido de molcula a

molcula. Quando dois ou mais corpos esto em contato, o calor conduzindo atravs deles como se fosse um s corpo.

Conveco - a transferncia de calor pelo prprio movimento ascendente de

massas de gases ou lquido.

Irradiao - a transmisso de calor por ondas de energia calorficas que se

deslocam atravs do espao.

c.

Tringulo do Fogo So os elementos necessrios para se haver Fogo, sem um dos elementos no se

iniciara a chama. Os elementos so -Comburente ou Oxignio (O2) Fonte de ignio e Combustvel; Hoje j existe um quarto elemento, chamado reao em cadeia, e ao em vez de chamar Triangulo do Fogo, ficaria, Tetraedro do Fogo, que iremos falar .

Comburente

Todo elemento que associado quimicamente ao combustvel, capaz de entrar em combusto a uma determinada temperatura.

Fonte de Ignio

Com o combustvel e o comburente misturado, ela a temperatura que dar inicio a reao qumica que se transformar em Fogo, Exemplo: a Chama de um fsforo, de um isqueiro e at mesmo altas temperaturas ambientes, calor.

Combustvel

toda a substncia capaz de queimar e alimentar a combusto: madeira, papel, pano, estopa, tinta, alguns metais etc.

So classificados

- Quanto ao estado fsico; - Quanto volatilidade; - Quanto presena do comburente.

Quanto ao estado fsico:

Slidos

Exemplos: carvo, madeira, plvora, etc.

Lquidos

Exemplos: gasolina, lcool, ter, leo de linhaa, etc.

Gasosos

Exemplos: metano, etano, etileno, butano, etc.

Quanto Volatilidade

Volteis - Nas condies normais de temperatura e presso, desprendem vapores

capazes de se inflamarem, chamamos de volteis os lquidos que liberam vapores a temperaturas menores que 20C.

No-Volteis - Desprendem vapores inflamveis aps aquecimento acima da

temperatura ambiente.

Quanto presena do comburente

Com Comburente

Exemplos: plvoras, cloratos, nitratos, celulide e metais combustveis, tais como: ltio, zircnio, titnio.

Sem Comburente

Exemplos: papel, madeira, tecidos, etc.

d.

Fonte de Calor O co2 no o nico responsvel pelo aquecimento global. No ha calor sem

fonte. Mesmo que limpe a atmosfera, o calor continuara. So 150 milhes de automveis novos por ano queimando gasolina e aquecendo a atmosfera. Sem mencionar outras fontes de calor. Um radiador de automvel no refrigera o motor, ele apenas transfere o calor do motor para atmosfera. Enquanto houver gelos nos polos a situao estar equilibrada. O gelo dos polos consome boa parte do calor guardado na atmosfera. A atmosfera se tornou um imenso calormetro de massa. Os ventos transferem o calor de um lugar para o outro, criando uma temperatura media. Plantar arvores no resolve o problema, demora muito tempo. Temos que usar meios mecnicos para retirar o co2 da atmosfera. Quando mais pesada a atmosfera mais quantidade de calor ela absorve, sem necessariamente aumentar muito a temperatura. Essa quantidade de calor acumulada na atmosfera que vai fazer o estrago. O co2 tornou a atmosfera mais pesada e isso fez a diferena.Uma bacia de melado a 50 graus Celsius queima mais que uma bacia de gua a 80 graus Celsius. preciso estabelecer um limite para a energia que o homem pode consumir diariamente, mas isto as grandes potencias econmicas no querem. Precisamos, dois dias por semana, parar todos os automveis do mundo, mudar o asfalto das cidades e das rodovias por um material refratrio.

e.

Classificaes da Combusto A combusto pode ocorrer por diversas formas. Por isso apresentamos abaixo o

conceito de cada uma delas: Quanto a Velocidade de Propagao Lenta Quando no h produo de chamas ou de qualquer fenmeno luminoso, como por exemplo, a oxidao do ferro (ferrugem). Viva

Quando h produo de chamas e luminosidade. Muito Viva Quando a reao se processa com grande velocidade, porm, inferior a 300 m/s, ou seja, a deflagrao. Pode ser exemplificada pela queima da plvora negra ao ar livre. Instantnea Quando a combusto se processa de forma sbita, com velocidade superior a 300 m/s, atingindo imediatamente toda a massa do corpo. O efeito desta combusto a exploso (detonao). Pode ser exemplificada pela detonao da dinamite e da nitroglicerina.

f.

QUANTO REAO

Combusto Incompleta aquela na qual a concentrao de oxignio baixa, variando de 8% a 13%, tendo como produto da reao o monxido de carbono (CO). Neste caso, nos combustveis slidos haver formao de brasas sem chamas. Combusto Completa aquela na qual a concentrao de oxignio propcia combusto, ou seja variando de 13% a 21%. Neste caso, os produtos resultantes da combusto sero o dixido de carbono (CO2), a gua em forma de vapor e cinzas. Combusto Espontnea Em alguns corpos este fenmeno ocorre sem que haja fonte externa de calor. Porm, devido a reaes fsico-qumicas (fermentao), h a emisso de gases que podem provocar combusto. Em outros corpos, em temperaturas ambientes, h a combusto devido emisso de gases e/ou vapores, sem que haja uma fonte externa de calor.

g.

Produtos da Combusto Durante a queima, os corpos combustveis liberam alguns produtos que merecem

ateno por parte daqueles que tentam extinguir as suas chamas. Cinzas So os produtos de uma combusto completa, as quais no oferecem risco ao homem, nem interferem na combusto. Carvo

o resduo slido da combusto incompleta. Merece ateno especial, pois pode estar em brasa no seu interior e permitir o retorno das chamas Vapor dgua produzido pela umidade existente no corpo que queima e pela gua utilizada na extino das chamas. Durante os incndios, normalmente, existem rolos de fumaa negra e medida que a extino se processa aparece uma fumaa branca, identificando a presena de vapor dgua, que serve para indicar a ao extintora. Porm, o vapor dgua aquecido prejudica as vias respiratrias. Fumaa composta por partculas slidas em suspenso (carbono), monxido de carbono (CO), dixido de carbono (CO2) e outros gases, que variam de acordo com a natureza do combustvel, tais como gs sulfuroso, cido fosfrico, cido prssico e outros. A fumaa, alm de prejudicar a visibilidade e dificultar a respirao, a maior responsvel pelo pnico nos incndios, podendo, tambm, provocar irritao nos olhos, prejudicar as vias respiratrias e atacar o trato gastrintestinal, provocando vmitos. Fogo a parte externa e visvel de uma combusto, caracterizada, identificada, por vezes pela existncia de chama. A chama (figura ao lado) um fluxo de gs que queima emitindo luz, na qual possvel distinguir-se trs zonas especficas: a) Zona de Gs Aqui se inicia a vaporizao do combustvel lquido existente no material. b)Zona de Incandescncia: Aqui, devido influncia da temperatura de combusto (da zona de combusto), os vapores combustveis se decompem em carbono e hidrognio. A incandescncia se deve s partculas de carbono finamente divididas.

c)Zona de Combusto: Somente aqui, onde o ar pode ter acesso, inicia-se a combusto e o desprendimento de calor.

h.

Caractersticas da Queima nos Combustveis

Combustvel gasoso (vapores e gases) Queimam-se somente com chamas. Combustvel Lquido Primeiro transforma-se em vapor e depois queima somente com chamas.

Combustvel Slido Neste caso se divide em trs situaes especficas: a. Com Chamas e Brasas o caso do combustvel que, aps aquecido, se decompe em carvo slido (produz brasas) e gs (produz as chamas). Exemplo: a madeira, o papel e o tecido. b. Somente com Chamas o caso dos materiais que, quando aquecidos, se tornam lquido e depois vapores inflamveis. Exemplo: a cera, a parafina e a gordura. c. Somente com Brasas o caso dos metais ou combustveis obtidos artificialmente. Exemplo: coque e carvo mineral.

4 INCNDIO E PREVENO
4.1. Incndio Um Incndio uma ocorrncia de fogo no controlado, que pode ser extremamente perigosa para os seres vivos e as estruturas. A exposio a um incndio pode produzir a morte, geralmente pela inalao dos gases, ou pelo desmaio causado por eles, ou posteriormente pelas queimaduras graves.

4.1.1.Classes de Incndio
CLASSE A CLASSE B CLASSE C CLASSE D CLASSE K

Classe de incndio, que Assim identificado o fogo em materiais slidos que deixam resduos, como madeira, papel, tecido e borracha. Classe de incndio em Ocorre quando a queima equipamentos eltricos acontece em lquidos inflamveis, graxas e gases combustveis. tem como combustvel os metais pirofricos, Classificao do fogo

energizados. A extino como magnsio, selnio, em leo e gordura em deve ser feita por agente extintor que no conduza eletricidade. antimnio, ltio, potssio, alumnio fragmentado, zinco, titnio, sdio, urnio e zircnio. cozinhas.

PRINCPIO DE INCNDIO

No caso de combustvel Aproxime-se no sentido do vento. Aproxime-se do foco do Movimente o jato em incndio cuidadosamente. forma de leque, lquido, evite uma presso muito forte, para Ao final, assegure-se de que no houve reignio.

atacando a base do fogo. que no aumente a rea de combusto.

Agentes extintores: P Qumico - Quebra a reao em cadeia, interrompendo o processo de combusto. H vrias composies de ps, divididas em tipo BC (lquidos inflamveis e energia eltrica); ABC (mltiplo uso, polivalente, para fogo em slidos, lquidos inflamveis e eletricidade); e D(metais combustveis). Compostos Halogenados - Compostos qumicos que provocam a quebra da reao em cadeia. Tambm agem por abafamento. No danificam equipamentos eletrnicos sensveis. So aplicveis para as classes de fogo A, B e C. Gs Carbnico (CO2) - Age por abafamento, e por resfriamento em ao secundria. um gs sem cheiro, sem cor e no conduz eletricidade, sendo recomendado na extino de fogo classes B e C. asfixiante e por isso deve-se evitar o seu uso em ambientes pequenos. Espuma Mecnica - Age primeiro por abafamento e de forma secundria por resfriamento. Quando a espuma do tipo AFFF, o lquido drenado forma um filme aquoso na superfcie do combustvel, dificultando a reignio. ideal para extinguir fogo classe B. Tambm eficiente na extino de fogo classe A. gua - Age inicialmente por resfriamento. Sua ao por abafamento ocorre devido sua capacidade de transformao em vapor, na razo de 1 litro de gua para 1.500 litros de vapor. Especfico para classe A. Revenir incndios to importante quanto saber apag-los ou mesmo saber como agir corretamente no momento em que eles ocorrem. Incio de incndio e outros sinistros de menor vulto podem deixar de transformarse em tragdia, se forem evitados e controlados com segurana e tranqilidade por pessoas devidamente treinadas. Na maioria das vezes, o pnico dos que tentam se salvar faz mais vtimas que o prprio acidente.

Uma das principais providncias que a Comisso Interna de Biossegurana pode tomar, para que qualquer acidente seja controlado, alertar todos os trabalhadores sobre as devidas precaues quando ocorrer algum distrbio ou tumulto, causados por incidentes, como por exemplo vazamentos de gs, fumaa, fogo e vazamento de gua. O primeiro passo detalhar em procedimentos operacionais padres que devero ser distribudos para todos os trabalhadores, contendo informaes sobre todas as precaues necessrias, como: os cuidados preventivos; a conscientizao sobre o planejamento de como atuar na hora do abandono do local de trabalho; a indicao de medidas prticas sobre o combate e a retirada. Segundo o Corpo de Bombeiros, o mais correto inclusive que todos os trabalhadores ou usurios da edificao coloquem em prtica as normas estabelecidas sobre os cuidados preventivos e o comportamento diante do incidente, promovendo exerccios, atravs da simulao de incndios. Esse tipo de prtica contribui suficientemente para a preveno e a segurana de todos. Mas para efetuar essa operao necessrio um fator indispensvel, a existncia - em perfeito estado de uso e conservao - de equipamentos destinados a combater incndios. A prudncia tambm outro fator primordial no combate aos incndios. Todos sabem que qualquer instalao predial deve funcionar conforme as condies de segurana estabelecidas por lei, que vo desde a obrigatoriedade de extintores de incndios, hidrantes, mangueiras, registros, chuveiros automticos (sprinklers) e escadas com corrimo. Entre esses equipamentos, o mais utilizado no combate a incndios o extintor, que deve ser submetido a manuteno pelo menos uma vez por ano, por pessoas credenciadas e especializadas no assunto. importante tambm, alm de adquirir e conservar os equipamentos de segurana, saber manuse-los e ensinar a todos os trabalhadores como acionar o alarme, funcionar o extintor ou abandonar o recinto, quando necessrio, sem provocar tumultos.

4.1.2. Regras Bsicas * Mantenha sempre vista o telefone de emergncia do Corpo de Bombeiros 193 * Conserve sempre as caixas de incndios em perfeita condies de uso e somente as utilize em caso de incndio. * Os extintores devem estar fixados sempre em locais de fcil acesso, devidamente carregados e revisados (periodicamente).

* Revisar periodicamente toda a instalao eltrica do prdio, procurando inclusive constatar tambm a existncia de possveis vazamentos de gases. * Evitar o vazamento de lquidos inflamveis. * Evitar a falta de ventilao. * No colocar trancas nas portas de halls, elevadores, porta corta-fogo ou outras sadas para reas livres. Nem obstru-las com materiais ou equipamentos. * Tomar cuidado com cera, utilizada nos piso,s quando dissolvida. No deixar estopas ou flanelas embebidas em leos ou graxas em locais inadequados. * Alertar sobre o ato de fumar em locais proibidos (como elevadores) e sobre o cuidado de atirar fsforos e pontas de cigarros acessos em qualquer lugar. * Aconselhar os trabalhadores para que verifiquem antes de sair de seus locais de trabalho, ao trmino da lornada de trabalho, se desligaram todos os aparelhos eltricos, como estufas, ar condicionado, exaustores, dentre outros. * Em caso de incndio, informar o Corpo de Bombeiros o mais rpido possvel: a ocorrncia, o acesso mais fcil para a chegada ao local e o nmero de pessoas acidentadas, inclusive nas proximidades. * Nunca utilizar os elevadores no momento do incndio. * Evitar aglomeraes para no dificultar a ao do socorro e manter a rea junto aos hidrantes livre para manobras e estacionamento de viaturas. 4.1.3. Normas de Segurana Entre as normas de segurana estabelecidas por lei para as instalaes prediais, esto a conservao e a manuteno das instalaes eltricas. Existem vrios tipos de sistemas de proteo das instalaes eltricas, como fusvel tipo rolha, disjuntor, entre outros. Todos devem estar funcionando perfeitamente, pois qualquer princpio de incndio pode ser ocasionado por descargas de curto-circuto. Qualquer edificao possui um projeto de circuito eltrico, que dimensiona tipos e nmeros de pontos de corrente (tomadas) ou luz, conforme suas caractersticas de consumo. Quando na presena de uma sobrecarga este circuito no dimensionado para uma corrente de curto-circuito eleva-se em muito a temperatura, iniciando o processo de fuso do fio, ou pior, o incio de um incndio. Por este motivo cuidado com a utilizao de benjamins. Todos os trabalhadores devem estar sempre atentos s normas bsicas de segurana contra incndio para evitar acidentes. Prevenir a palavra de ordem e todos devem colaborar, pois mais importante evitar incndios do que apag-los.

4.1.4. Alarme Geral Ao primeiro indcio de incndio, transmita o alarme geral e chame imediatamente o Corpo de Bombeiros.

4.1.5.Combate ao Fogo Desligue a chave eltrica geral, em caso de curto-circuito. Procure impedir a propagao do fogo combatendo as chamas no estgio inicial. Utilize o equipamento de combate ao fogo disponvel nas reas comuns da edificao.

4.1.6.Evacuao da Edificao No sendo possvel eliminar o fogo, abandone o edifcio rapidamente, pelas escadas. Ao sair, feche todas as portas atrs de si, sem tranc-las.. No utilize o elevador como meio de escape. No sendo possvel abandonar o edifcio pelas escadas, permanea no pavimento em que se encontra, aguardando a chegada do Corpo de Bombeiros. Somente suba ao terrao se o edifcio oferecer condies de evacuao pelo alto, ou se a situao o exigir.

4.1.7. Instrues complementares - Desligue imediatamente o equipamento que estiver manuseando e feche as sadas de gs. - Procure sempre manter a calma e no fume. No tire as roupas. D o alarme. - Mantenha, se possvel, as roupas molhadas. - Jogue fora todo e qualquer material inflamvel que carregue consigo. - Em situaes crticas feche-se no banheiro, mantendo a porta umedecida pelo lado interno e vedada com toalha ou papel molhada. - Em condies de fumaa intensa cubra o rosto com um leno molhado. - No fique no peitoril antes de haver condies de salvamento, proporcionadas pelo Corpo de Bombeiros. Indique sua posio no edifcio acenando para o Corpo de Bombeiros com um leno. - Aguarde outras instrues do Corpo de Bombeiros.

- Em caso de incndio, se voc se encontra em lugar cheio de fumaa procure sair, andando o mais rente possvel do piso, para evitar ficar asfixiado. - Em regra geral, uma pessoa cuja roupa pegou fogo procura correr. No o faa: a vtima deve procurar no respirar o calor das chamas. Para o evitar, dobre os braos sobre o rosto, apertando-os: jogue-se ao cho e role, ou envolva-se numa coberta ou num tecido qualquer. - Vendo correr uma pessoa com as roupas em chamas, no a deixe faze-lo. Obrigue-a jogar-se ao cho e rolar lentamente. - Use de fora, se necessrio, para isso. - Se for possvel, use extintor ou mangueira sobre o acidentado. - No caso de no haver nada por perto, jogue areia ou terra na vtima, enquanto ela est rolando. Se puder, envolva o acidentado com um cobertor, lona ou com panos grossos. - Envolva primeiro o peito, para proteger o rosto e a cabea. Nunca envolva a cabea da vtima, pois assim voc a obriga a respirar gases. - Ao perceber um incndio no se altere; estando num local com muitas pessoas ao redor, no grite nem corra. Acate as normas de preveno e evite acidentes. - Trate de sair pelas portas principais ou de emergncia, de maneira rpida, sem gritos, em ordem, sem correrias. Nunca feche com chaves as portas principais e as de emergncia. - No guarde panos impregnados de gasolina, leos, cera ou outros inflamveis. - Aps o uso do extintor, notificar o servio de segurana para recarregamento.

4.4 SISTEMA PREVENTIVO FIXO

4.4.1 Tubulao de Incndio Existem dois tipos de tubulao de incndio, a canalizao preventiva e a rede preventiva. Sodutos destinados a conduo da guaexclusivamente para ocombate a incndios, podendo ser confeccionados em ferro-fundido, ferro galvanizado ou ao carbono e dimetro mnimo de 63mm (2 1/2") para a canalizao e 75mm (3") para a rede. Tal duto sair do fundo do reservatrio superior (excepcionalmente sair do reservatrio inferior), abaixo do qual ser dotado de uma vlvula de reteno e de um registro, atravessando verticalmente todos os pavimentos da edificao, com

ramificaes para todas as caixas de incndio e terminando no registro de passeio (hidrante de recalque).

4.4.2 Caixa de Incndio Ter a forma paralelepipedal com as dimenses mnimas de 70 cm de altura,50 cm de largura e 25cm de profundidade; porta de vidro com a inscrio "INCNDIO" em letras vermelhas e possuir no seu interior um registro de 63mm (2 /2") de dimetro e reduo para junta "Storz" com 38mm (1 1/2") de dimetro na qual ficar estabelecida as linhas de mangueira e o esguicho (canalizao); e hidrantes duplos e sadas com adaptao para junta "Storz", podendo esta ser de 38mm (1 1/2") ou 63mm (2 1/2") de dimetro, de acordo com o risco da edificao. Sero pintadas na cor vermelha, de forma a serem facilmente identificveis e podero ficar no interior do abrigo de mangueiras ou externamente ao lado destes (rede).

4.4.3 Linhas de Mangueiras Possuiro o dimetro de 38mm (1 1/2") e 15 (quinze) metros de comprimento, e haver no mximo 02 (dois) lances permanentemente unidos (canalizao), e dimetro de 38mm (1 1/2") ou 63mm (2 1/2"), de acordo com o risco da edificao, de 15 (quinze) metros de comprimento e haver no mximo 04 (quatro) lances permanentemente unidos (rede).

4.4.4 Esguicho Sero do tipo tronco cnico com requinte de 13mm (1/2") para a canalizao preventiva, e do tipo regulvel e em nmero de 02 (dois) por hidrante para a rede preventiva.

4.4.5 Hidrante de Recalque O registro de passeio (hidrante de recalque) possuir dimetro de 63mm (2 1/2"), dotado de rosca macho e datador para junta "Storz" de mesmo dimetro e tampo. Ficar acondicionado no interior de uma caixa com tampo metlico com a inscrio "INCNDIO". Tal dispositivo dever ficar localizado junto via de acesso de viaturas, sobre o passeio e afastado dos prdios, de forma a permitir uma fcil operao. Seu objetivo principal abastecer e pressurizar a tubulao de incndio, atravs das viaturas do Corpo de Bombeiros.

4.4.6 Bombas de Incndio So responsveis pela pressurizao do sistema preventivo contra incndio (canalizao ou rede), sendo o seu acionamento automtico a partir da abertura do registro de qualquer hidrante da edificao. As potncias das bombas sero definidas com a observncia dos parmetros tcnicos de presso e vazo requeridos para o sistema, de acordo com a classificao da edificao quanto ao risco, sendo isto mencionado no Laudo de Exigncias emitido pelo CBMERJ.

4.4.7 Rede de Chuveiros Automticos do tipo "Sprinkler" O sistema de proteo contra incndio por chuveiros automticos do tipo "Sprinkler" constitudo de tubulaes fixas, onde so dispostos chuveiros regularmente distribudos sobre a rea a proteger e permanentemente ligada a um sistema de alimentao de gua (reservatrio) e pressurizado, de forma a possibilitar, em caso de ocorrncia de incndio, a aplicao de gua diretamente sobre o local sinistrado. Isto ocorre quando o selo sensor de temperatura (ampola) rompe-se,

aproximadamente a uma temperatura de 68C (existem ampolas prprias para outras temperaturas). Cada chuveiro (bico) tem o seu funcionamento independente, podendo ser acionado um ou quantos forem necessrios para sanar o problema (incndio) em uma determinada rea.

4.5 SISTEMA DE PROTEO CONTRA DESCARGA ATMOSFRICA (PRA-RAIOS) Dispositivo responsvel pela descarga de energia eltrica, proveniente de raios, para o solo. Este dispositivo instalado no alto da edificao a proteger, e constitudo de: captor, haste, cabo de descarga e barras de aterramento.

4.6 ESCADA ENCLAUSURADA A PROVA DE FUMAA As escadas enclausuradas so construdas em alvenaria e devem ser resistentes ao fogo por quatro horas, servindo a todos os andares. Devem possuir lances retos e patamares, alm de corrimo. Entre a caixa da escada e o corredor de circulao deve existir uma antecmara para a exausto dos gases, evitando assim que a fumaa chegue

escada propriamente dita. Existe uma porta corta-fogo ligando a circulao antecmara e outra ligando esta escada.

4.7 Operao de Preveno Contra Incndio Toda vez que o Bombeiro Militar estiver empenhado em servio de preveno, quer em edificaes no plano horizontal ou vertical, deve sempre fazer o levantamento e reconhecimento dos dispositivos preventivos contra incndio e pnico existentes, seus estados de conservao e funcionamento adequado. Estes cuidados preliminares fazem com que em caso de uma anormalidade em que seja necessria a atuao do Bombeiro, esta se dar com maior rapidez e eficincia.

5 CONCLUSO O que devemos fazer para prevenir um incndio? No fazer queimadas em terrenos situados no interior das matas, nem numa distncia at 300 metros dos seus limites. No lanar foguetes ou fogo de artifcio dentro das matas nem numa distncia at 500 metros dos seus limites. No queimar lixos no interior das florestas nem numa distncia at 100 metros dos seus limites. No fazer lume de qualquer espcie no interior das matas, e nas estradas que a atravessam, e limpar o mato, at 50 metros volta das habitaes, armazns oficinas e outras instalaes. Seguir as normas.

REFERENCIA BIBLIOGRFICA
1. BRASIL, Corpo de Bombeiros. Manual Bsico. Pernambuco. Corpo de Bombeiros do Estado de Pernambuco. Rio de Janeiro, 1996.

2. BRASIL, Corpo de Bombeiros. Manual de Tecnologia e Maneabilidade de Incndio Sistema Digital de Apoio a Instruo SIDAI; verso 1.0. Rio de Janeiro, 2000.

3. BRASIL, Corpo de Bombeiros. Cdigo de Segurana Contra Incndio de Pnico, Decreto n. 897 de 21 Jul 76. Rio de Janeiro, 1976.

4. BRASIL, Corpo de Bombeiros. Proposta para o Novo Manual Bsico do CFSd, disponvel no site: http://www.cbmerj.pe.gov.br/modules.php?name=Busca&d_op=docs.

Vous aimerez peut-être aussi