Vous êtes sur la page 1sur 11

A LEITURA NO LIVRO DIDTICO DE PORTUGUS: CONTRIBUINDO PARA CONSTRUO DE SUJEITOS CUNHA, Erica Poliana Nunes de Souza (UFRN)1 ALVES,

Maria da Penha Casado (Orientadora/ UFRN)2

RESUMO
As prticas de leitura em sala de aula deveriam ter como ato tico a formao do leitor crtico. Nesse sentido, o papel da educao a formao de sujeitos crticos que no sejam apenas meros reprodutores dos sentidos do senso comum, mas que se constituam histrico-socialmente, que tenham uma compreenso responsiva ativa sobre as situaes de interao nas quais so inseridos e que contribuam nas decises econmicas, sociais e polticas tomadas em sua prpria sociedade. Com a tentativa de compreender como a abordagem de leitura nos livros didticos explora a compreenso, este trabalho pretende analisar os direcionamentos, questes, escolhas de textos propostos nos tpicos do livro didtico Portugus: lngua e cultura (FARACO, 2003) direcionados leitura. Os tpicos, no livro, a serem investigados so os intitulados: estudo do texto e leitura ldica Para embasar este trabalho, realizamos pesquisa bibliogrfica sobre leitura em Geraldi (2003/2006), bem como sobre a concepo de linguagem, enunciado, sujeito e compreenso responsiva ativa nas contribuies de Bakhtin (2003). Essa pesquisa, que faz parte de um projeto maior intitulado Gnero discursivo: produo, circulao e anlise em sala de aula, de carter qualitativo-interpretativista e se enquadra na rea de estudos da Lingustica Aplicada.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Livro didtico. Compreenso responsiva ativa.

INTRODUO
1

Bolsista da iniciao cientfica e membro do grupo de pesquisa Prticas Discursivas na Contemporaneidade.

Professora adjunta do Departamento de Letras e do Programa de Ps-Graduao em Estudos da Linguagem da UFRN.


2

Ao contrrio de outros tipos de texto, os livros didticos so leituras obrigatrias para muitas pessoas, o que oferece uma segunda precondio importante do seu poder. Junto com os dilogos instrucionais, os livros didticos so usados amplamente por todos os cidados durante seu processo de educao formal O conhecimento e as atitudes manifestados e transmitidos por esse material pedaggico, mais uma vez, refletem o consenso dominante, quando no os interesses dos grupos e instituies mais poderosos da sociedade. Como os livros didticos e os programas educacionais que pretendem concretizar deveriam, em princpio, servir aos interesses pblicos, raramente se permite que sejam polmicos. Em outras palavras, as vozes alternativas, crticas, radicais, costumam ser censuradas ou mitigadas. ( DIJK, 2008, p.82)

com essa citao de Van Dijk (2008) que expe o seu posicionamento quanto s ideologias do livro didtico que iniciamos a reflexo da qual essa pesquisa se apropria para compor sua problemtica. Na prtica educacional, o livro didtico o material que orienta as prticas do professor, sendo muitas vezes, a nica fonte de acesso que os alunos tero para se defrontarem com os discursos que emergem da real unidade da comunicao, os enunciados. Compreendemos que as prticas de leitura em sala de aula deveriam ter como ato tico a formao do leitor crtico. Nesse sentido, o papel da educao a formao de sujeitos crticos que no sejam apenas meros reprodutores dos sentidos do senso comum, mas que se constituam histrico-socialmente, que tenham uma compreenso responsiva-ativa sobre as situaes de interao nas quais so inserido e que contribuam nas decises econmicas, sociais e polticas tomadas em sua prpria sociedade. Na tentativa de compreender como a abordagem de leitura nos livros didticos explora ou no a compreenso responsiva-ativa para a construo de sujeitos, nos propomos a analisar os direcionamentos, questes, escolhas de textos propostos nos tpicos do livro didtico Portugus: lngua e cultura de Faraco (2010) direcionados leitura. Os tpicos, no livro, a serem investigados so os intitulados: estudo do texto e leitura ldica. Para embasar esse trabalho, nos reportamos s abordagens sobre leitura, segundo Geraldi (2003/2006), alm de uma concepo de linguagem, enunciado, sujeito e compreenso responsiva-ativa dos estudos de Bakhtin (2003). Essa pesquisa faz parte de um projeto maior intitulado Gnero discursivo: produo, circulao e anlise em sala de aula, e de carter qualitativo- interpretativista e se enquadra da rea de estudos da Lingustica Aplicada.

ALGUMAS CONSIDERAES SOBRE O ESTUDO DA LINGUAGEM E SUAS CONTRIBUIES PARA O ENSINO Pensar no ensino de Lngua Portuguesa pensar em ensinar linguagem em seu princpio comunicativo. Uma concepo de lngua, no pode ficar apenas no mbito dos aspectos lingusticos e estruturais para a formao de sentenas, preciso compreender a lngua como linguagem constitutiva e dialgica. Essa forma de ver a lngua advm dos estudos contemporneos sobre linguagem de Bakhtin (2003), segundo essa abordagem, a real unidade da comunicao so os enunciados. A concretizao da atividade comunicativa por meio de enunciados (gneros discursivos) acontece nas modalidades escrita ou oral, construdos por sujeitos reais, situados em um tempo e espao da situao enunciativa, para um outro que pode ser um participante-interlocutor direto do dilogo cotidiano ou pode ser tambm um outro totalmente indefinido, no concretizado. O papel do outro nessa construo moldar o discurso do enunciador para determinadas intenes, pois, segundo essa concepo, o falante ao construir um enunciado para o seu ouvinte pressupe uma tomada de posicionamento, seja de discordncia, de aceitao, visto que esse ouvinte no apenas um receptor, mas um sujeito que se constitui e constituidor dos discursos. A tomada de posicionamento citada anteriormente nas palavras de Bakhtin (2003) uma compreenso responsiva-ativa em relao ao que foi dito, pois para ele toda compreenso da fala viva, do enunciado vivo de natureza ativamente responsiva; toda compreenso prenhe de resposta, e nessa ou naquela forma a gera obrigatoriamente: o ouvinte se torna falante. Essa rplica ao que foi pronunciado por um falante pode acontecer no interlocutor por meio da compreenso ativamente responsiva do ouvido; da compreenso responsiva silenciosa e da compreenso responsiva de efeito retardado. Esse aspecto de no passividade ao que foi dito, a importncia do outro na fala do enunciador e a situao enunciativa constroem o carter irrepetvel do enunciado. Afirmaes compartilhadas com Buzzo (2003) em sua dissertao que estuda a compreenso responsiva- ativa nos Dirios de leitura de alunos de jovens e adultos:
No entanto, tal rplica pode no ser verbal, configurando-se apenas em uma influncia na viso de mundo ou em uma mudana de atitude. De qualquer modo, todo autor escreve pensando na possvel compreenso de seus leitores, ou seja, ele constri para si a figura hipottica de seu leitor, com determinado horizonte de expectativa e repertrio, fazendo parte de determinado grupo social. Claro est que ele no pode controlar inteiramente a recepo, mas seu

discurso (que pode ser uma criao literria, uma crtica, um pronunciamento poltico ou at suas memrias) afetado internamente, em sua construo, pela imagem desse leitor implcito. (p.50)

O sujeito enunciador deve compreender que a sua fala no um discurso admico, e sim resultado de valores ideolgicos que o constituram, advindos da sua interao com os outros, isto , no possvel compreender a linguagem como ingnua. Pois, segundo Geraldi (2003):
Se entendermos a linguagem como mero cdigo, e a compreenso como decodificao mecnica, a reflexo pode ser dispensada, se a entendermos como uma sistematizao aberta de recursos expressivos cuja concretude significa se d na singularidade dos acontecimentos interativos, a compreenso j no mera decodificao e a reflexo sobre os prprios recursos utilizados uma constante em cada processo (p. 18).

E a partir dessa concepo de lngua/linguagem que a prtica de ensino de lngua deve acontecer, sendo a prtica de leitura uma forma de colocar os alunos diante dos diferentes discursos que emergem da sociedade. A leitura no pode ser colocada em sala como identificao dos aspectos lingusticos da lngua, como decodificao da palavra ou mesmo como resposta a questes conteudsticas do texto, e, sim, ter por funo a insero dos alunos nas diferentes formas de interao: interao entre ele e o outro; interao entre ele e os diferentes gneros; interao entre ele e as diferentes culturas. Ainda na obra de Geraldi (2003), ele classifica as formas que a leitura acontece no ambiente escolar. Primeiro, ele fala da leitura para buscar resposta a uma pergunta e denomina essa prtica de leitura-busca-de-informao; por segundo, escutar e ativar a compreenso textual e denomina-a de leitura-estudo-do-texto; por terceiro, usar a leitura para produo de outras obras e textos e nomeada de leitura-pretexto; por ltimo, a leitura apenas para apreciao, denominada de leitura-fruio; sendo que essas classificaes, colocadas pelo autor, no esgotam as possibilidades de leitura, apenas exemplificam as formas que a leitura pode entrar para o ensino/aprendizagem. As aulas de leitura so as situaes propcias para construo de sujeitos que se fazem novos e diferentes ideologicamente a cada leitura, criando, interpretando e atribuindo sentidos ao que foi lido. Ou seja, a leitura bem direcionada contribui para uma prtica de ensino que almeja retirar os alunos da posio de apenas concordar ou discordar daquilo que est sendo colocado para uma tomada de posicionamento. E pensando assim que Geraldi (2003) afirma:

[...] Os sujeitos se constituem como tais medida que interagem com os outros, sua conscincia e seu conhecimento de mundo resultam como produto deste mesmo processo. Neste sentido, o sujeito social j que a linguagem no um trabalho de um arteso, mas trabalho social e histrico seu e dos outros e para os outros que ela se constitui. Tambm no um sujeito dado, pronto, que entra na interao, mas um sujeito se completando e se construindo nas suas falas [...] (p. 6).

ANLISE DO CORPUS Os livros didticos que compem esse corpus so de Faraco (2010), destinados ao Ensino Mdio. Os captulos no so divididos em captulos de lngua, literatura, produo e leitura como acontece em outras colees, esse manual didtico crer que uma prtica leva a outra. A atividade de leitura algo contnuo durante os captulos, pois toda a sua proposta de ensino acontece por intermdio do texto, essas atividades de leitura so orientadas por tpicos que visam compreenso do texto, os tpicos a serem detalhados aqui so os intitulados estudo do texto e leitura ldica. Os captulos no possuem uma forma fixa, algumas vezes, oferecem novos tpicos, prope outras atividades, mas, estruturalmente, ele possui uma regularidade em sua organizao, segue a forma:

1 2 3 4 5 6 7
O tpico Leitura ldica um tpico extra para ampliar o conhecimento dos alunos acerca de determinado modelo composicional dos gneros ou sobre os autores, esses aspectos sero detalhados mais a frente. Mas, antes de darmos incio a anlise das prticas de leitura, preciso conhecer qual a concepo de leitura que influencia o autor em suas atividades e propostas. No manual do professor, Faraco (2010) expe sua concepo de leitura, atribuindo atividade uma busca de intenes, segue algumas delas:

Ler pressupe, em primeiro lugar, familiarizar-se com diferentes gneros textuais oriundos das mais variadas prticas sociais (...) (p.6) Pressupe tambm o desenvolvimento de uma atitude de leitor crtico, o que significa, entre outros aspectos, perder a ingenuidade diante do texto dos outros, percebendo que atrs de cada um h um sujeito, com uma certa experincia histrica, com um determinado universo de valores com uma certa inteno.(p. 6) Ler pressupe tambm uma compreenso responsiva, o que implica reagir ao texto, dar-lhe uma resposta, concordando com ele, ou dele discordando; rindo dele, emocionando-se com ele, aplaudindo-o, refutando-o, assimilando-o, fazendo-lhe a pardia, e assim por diante. (p.6) Estamos entendendo ler em sentido mais amplo, como a ao de recepo crtica e responsiva de textos escrito ou falado (p. 6).

Nesses trechos, percebemos o engajamento do autor para criar uma prtica que no preze apenas pela reproduo ou mesmo a identificao de passagens do texto que levam os alunos a compreenderem leitura como uma atividade de passar os olhos sobre o texto para indicar passagens. Alm do que, j sabemos que o autor um assduo estudioso da linguagem segundo a concepo bakhtiniana, por isso, a indicao de tomar o texto a partir de uma compreenso crtica e responsiva, e de apostar na leitura como forma para identificao dos modelos composicionais dos textos/ gneros e dos aspectos lingusticos. Esse manual prioriza, tambm, a importncia da leitura literria como fruio, alm de trabalhar vrios gneros discursivos de diversas esferas da atividade humana: publicidade, televiso, fotografia e etc., assim como pode ser comprovado no trecho abaixo: E mais: por extenso queremos abranger tambm a recepo (leitura) de manifestaes (textos) em outras linguagens, combinadas ou no com a linguagem verbal. (p.6)

E pensando assim que o autor desenvolve as propostas para a apropriao da competncia leitora. A prioridade do livro Portugus: Lngua e Cultura trabalhar com o texto verbal, colocando at para os alunos do primeiro ano, nomes de escritores

conhecidos na literatura, como Rubens Alves, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, alm de escolher textos que contm temticas reais, como: Natal, Carnaval, relatos de infncia e outros. Deciso que vai de encontro a alguns livros didticos que criaram uma apologia aos gneros textuais/discursivos da vida cotidiana, que entretm e se mostram mais atrativos aos olhos do aluno, esquecendo-se dos gneros literrios. A escolha do autor por textos reconhecidos e ovacionados pelas suas naturezas densas e que requerem reflexo para sua compreenso um reflexo da concepo terica do autor que a atividade de leitura como uma situao de interao que pressupe intenes comunicativas. Os tpicos intitulados Estudo do texto so, no geral, os mais ricos em explorar a compreenso responsiva-ativa do aluno. Embora em alguns casos, o exerccio de leitura tenta compreender expresses e no o sentido do enunciado como um todo, segue uma exemplificao: O que quer dizer a autora quando afirma: A palavra ecologia ainda no existia?

Em outros casos, o livro coloca os alunos a refletir sobre a posio e inteno que os textos assumem e depois de alertar ao aluno sobre determinado aspecto que importante para construo de sentido, ele enuncia um comando, um fazer, abaixo est um exemplo que mostra esse direcionamento para a leitura:

Apesar de redigir um texto cauteloso, claramente perceptvel que a autora tem simpatia pela hiptese que relata. Ela faz interessantes manobras argumentativas nesse sentido. Uma delas fazer uma concesso aos adversrios (aos crticos da hiptese) para, em seguida, tentar enfraquecer a posio deles. uma manobra que podemos representar pelo esquema SIM/MAS (muito comum, alis, nas nossas conversas cotidianas). Observe o exemplo do incio do texto em seus vrios lances: 1.) a autora relata o uso de gestos por chipanzs na natureza e no laboratrio (segundo pargrafo) 2.) em seguida, ela faz a concesso ao adversrio, dizendo (terceiro pargrafo) (...) Localize, agora, outro momento do texto em eu a autora usa a mesma Neste caso, por se tratar de um texto da esfera jornalstica, a reportagem, o autor coloca, nas prprias questes, os elementos utilizados para construir um texto dissertativo, pontuando, a cada pargrafo, como acontece a estratgia retrica e, ao final, pede que o aluno identifique no texto outra estratgia. Dessa forma, ele coloca o leitor para identificar, ou seja, atuar junto ao texto. A cada texto h presena de um tpico Estudo do texto que comea por uma questo mais geral sobre o texto e depois vai pontuando a cada pargrafo, a cada expresso que se apresenta como elemento substancial para atribuio de um sentido. Junto a essas questes de identificao, muitas delas, apresentam comandos como por que e justifique, inferimos que sejam estratgias para a dasautomatizao da leitura, colocando os leitores a uma tomada de posio para construir uma justificativa. Existem tambm exerccios de leitura que compreendem a construo do sentido a partir da correlao com outros discursos, com outras formas de enunciado. Segue o exemplo:

O aspecto que ganha realce quando lemos as duas crnicas de Danuza Leo so as diferenas entre as duas famlias. A segunda crnica vai se construindo tendo a primeira como ponto de referncia: a autora vai contrastando os temperamentos das pessoas e o modo de vida de cada famlia. Como exerccio de leitura, faa um levantamento dessas diferenas.

Nesse caso, o autor deixa explcito para o aluno que correlacionar sentidos a partir da oposio de textos um exerccio de leitura. A abordagem do livro prope que se faa uma oposio entre duas crnicas de Danuza Leo, A casa da minha av e A casa do meu av, esses textos no possuem opinies distintas sobre um mesmo tempo, mas sim se completam, pois fazem parte da memria de Danuza. Passando para outro tpico, o denominado Leitura ldica, observamos que esse no vai dar comandos ou mesmo roteiros de leitura para compreenso do texto, mas tem por funo fazer com que o aluno se interesse em ampliar seu conhecimentos sobre os autores, temas, gneros que esto sendo lidos, assim como podemos ver no trecho abaixo:

Para encerrar este nosso primeiro captulo, vamos ler uma crnica de Lus Fernando Verssimo, um dos nossos bons escritores contemporneos. Nela, o autor enfoca o prprio ato de escrever sobre o Natal, assunto sobre o qual, segundo ele, nada mais existe de original para ser dito. Nesta Crnica, encontramos algumas das caractersticas dos textos de Verssimo: o humor (sempre perpassados de uma certa dose de ironia) e o aproveitamento estilstico da linguagem coloquial (inclusive da gria). No trecho supracitado, o livro situa quem o autor, revelando informaes sobre o estilo e as obras j produzidas por Fernando Verssimo. Tenta-se despertar no leitor (aluno) outras possibilidades de leitura que no sejam apenas as propiciadas pelo livro didtico, assim, o aluno teria outras formas de adquirir conhecimentos para se constituir como sujeito de linguagem e ser educado a apenas ter como atividade de leituras as impostas pelo livro didtico. Em outros exerccios deste mesmo tpico, ele refora essa atividade de leitura sem comprometimentos, apenas por fruio. CONSIDERAES FINAIS A prtica de leitura colocada no livro didtico Portugus: lngua e cultura traz diferentes formas de leitura. Primeiro, uma leitura como identificao, seja para identificar a passagem do texto, seja para apontar os aspectos do modelo composicional dos gneros/ textos e da macroestrutura textual, seja para encontrar os posicionamentos e

as intenes dos sujeitos falantes no texto. Segundo, a leitura como fruio, sem nenhum direcionamento didtico, mas que contribuir para ampliar os conhecimentos dos leitores acerca do mundo. No entanto, pensando em nossos objetivos iniciais, observamos, no em todos os casos, a tentativa de sempre estimular o leitor-aluno para uma resposta, uma compreenso, uma identificao de uma dada informao, ou seja, o livro questiona e pede justificativa. O livro no enfoca a leitura como pretexto para trabalhar aspectos da lngua, ou mesmo para reproduo do contedo do texto. Alm do mais, Faraco (2010) traz uma didtica que pe como princpio fundamental a leitura, pois a composio do livro didtico possui uma diversidade de textos e leituras com poucos tpicos de teoria lingustica. Ao final desta anlise, percebemos que h uma coerncia entre a posio terica assumida pelo autor no livro e a abordagem do texto nas atividades de leitura. Portanto, acreditamos que por meio de uma metodologia de ensino que preze a compreenso e a diversidade, poderemos formar cidados capazes de atuar na sociedade, participando e interferindo em decises polticas, valorizando os bens culturais, alm de cidados capazes de ter uma compreenso responsiva-ativa acerca dos fatos que os rodeiam, anulando assim uma sociedade alienada. Ou seja, necessrio propor parmetros para que a educao se faa necessria para a vida real e trabalhe para a formao desses sujeitos. Ao fim desde trabalho que analisou as atividades do livro didtico, conclumos com uma metfora belssima retirada do livro Portos da Passagem de Geraldi (2003), sobre como nos constitumos como sujeitos de linguagem:
O produto do trabalho de produo se oferece ao leitor, e nele se realiza a cada leitura, num processo dialgico cuja trama toma as pontas dos fios do bordado tecido para tecer sempre o mesmo e outro bordado, pois as mos que agora tecem trazem e traam outra histria. No so mos amarradas se o fossem, a leitura seria reconhecimento de sentidos; no so mos livres que produzem o seu bordado apenas com os fios que trazem nas veias de sua histria se o fossem, a leitura seria um outro bordado que se sobrepe ao bordado que se l, ocultando-o, apagando-o, substituindo-o. So mos carregadas de fios, que retomam e toma os fios que no que se disse pelas estratgias de dizer se oferece para a tecedura do mesmo e outro bordado. (p. 166)

REFERNCIAS BAKHTIN, M. Esttica da Criao Verbal. 4. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2003.

BUZZO, M. G. O dirio de leituras: uma experincia didtica na Educao de Jovens e Adultos (EJA). Disponvel em : <http://sn107w.snt107.mail.live.com/default.aspx#!/mail/ViewOfficePreview.aspx? messageid=5a3e56e1-1afc-4ded-b977-8798031fd480&folderid=66666666-6666-66666666-666666666666&attindex=0&cp=-1&attdepth=0&n=1509803936> Acesso em: 20 de Junho de 2011. BRAIT, B.(orgs) Bakhtin: conceitos-chave. 4. ed. So Paulo: Contexto, 2008. DIJK, T. A. van. Discurso e poder. So Paulo: Contexto, 2008. FARACO, C. A. Portugus: lngua e cultura. 2. ed. Curitiba: Base Editorial, 2010. GERALDI, J. W. A presena do texto na sala de aula. In: LARA, G. M. P (orgs.) Lngua(gem), texto, discurso: entre a reflexo e a prtica. Rio de Janeiro: Lucena; Belo Horizonte, MG: FALE, UFMG, 2006. ______________. Portos da Passagem. 4.ed. So Paulo: Martins Fontes, 2003.

Vous aimerez peut-être aussi