Vous êtes sur la page 1sur 13

DIREITO PENAL PROF. DR.

FERNANDO AMORAS DIREITO PENAL: PARTE GERAL

CONCEITO DE DIREITO PENAL: o ramo do direito pblico que trata do estudo das normas que ligam o crime a pena, disciplinando as relaes jurdicas da resultantes. Poderamos defini-lo tambm como o conjunto de leis que pretende tutelar bens jurdicos, cuja violao denomina-se crime e importa uma coero jurdica particularmente grave, cuja imposio prope-se a evitar que o autor cometa novas violaes.

INFRAO PENAL: CONCEITO A infrao penal pode ser conceituada segundo trs critrios distintos: formal, material e analtico. a) Pelo critrio formal, a infrao penal aquela definida pelo direito positivo, que corresponde ao fato ao qual a ordem jurdica associa a sano penal como conseqncia. b) Segundo o conceito material, infrao penal a conduta humana que gera leso ou perigo a um interesse penalmente relevante. O conceito material enfatiza a proteo ao bem jurdico. c) Pelo conceito analtico, decompe-se a infrao penal em suas partes constitutivas fato tpico, antijurdico e culpvel (para alguns autores, adeptos da teoria finalista da ao, o crime seria apenas fato tpico e antijurdico, pois a culpabilidade seria pressuposto de aplicao da pena). Classificao das infraes Adota-se a diviso bipartida. H dois tipos de infrao penal: a) Crime ou delito; b) Contraveno No h diferena ontolgica entre crime e contraveno. A distino puramente formal, presente no art. 1 do Decreto-Lei 3.914/41. Crime ou delito a infrao penal a que a lei comina pena de recluso ou deteno, isolada ou cumulativamente com a pena de multa. Contraveno a infrao penal a que a lei comina pena de priso simples ou de multa, quer isoladamente, ou alternativa ou cumulativamente. Dentre as peculiaridades das contravenes, destaca-se o fato da mesma no admitir tentativa, na forma expressa do art. 4 da Lei das contravenes (Decreto-Lei 3.688/41).

CONCEPO ANALTICA DE DELITO Pode-se identificar como elementos constitutivos de crime: a) Conduta humana (no h crime sem conduta humana ao ou omisso); b) Tipicidade consequncia do princpio da legalidade. A tipicidade cria o mandamento proibitivo, prevendo abstratamente as condutas punveis; c) Antijuridicidade. Contrariedade formal e material ao direito; d) Culpabilidade. Antigamente concebido como dolo e culpa, atualmente concebido como um juzo de censura sobre o agente. Alm dos elementos ditos genricos do crime, existem elementos taxados como especficos, que so os elementos ou elementares ou, segundo o art. 30, CP, as circunstncias elementares (vrias formas que assumem os requisitos genricos nos diferentes tipos penais).

CIRCUNSTNCIAS ELEMENTARES Alm dos elementos ditos genricos do crime, existem elementos taxados como especficos, que so os elementos ou elementares ou, segundo o art. 30, CP, as circunstncias elementares (vrias formas que assumem os requisitos genricos nos diferentes tipos penais). Requisitos e circunstncias do crime: A ao humana, para ser criminosa, h de corresponder objetivamente conduta descrita pela lei, contrariando ordem jurdica e incorrendo seu autor no juzo de censura ou reprovao social. (Magalhes Noronha) Requisitos genricos: antijuridicidade (contrrio ao direito) e a tipicidade (previsto em lei como crime - nullum crimen, nulla poena sine praevia lege). Requisitos especficos:

* elementos objetivos, descritivos ou circunstncias elementares: So os verbos que descrevem a conduta, o objeto material, os sujeitos ativo e passivo inscritos na figura penal. Inexistindo um elemento qualquer da definio legal no h crime. * elementos subjetivos do tipo ou elementos subjetivos do injusto ou elementos subjetivos especiais: referem-se a certas particularidades psquicas da ao. Esto alm do dolo (ver item 13) e referem-se a um motivo, tendncia ou dado intelectual/psquico do agente (ex.: fim libidinoso do art. 219, fim de lucro do art. 141) * elementos normativos do tipo: expresses usadas pela lei e que necessitam de avaliao de seu significado jurdico (Ex.: conceito de cheque, de ato obsceno, de mulher honesta, etc.) - circunstncias: so os dados que adicionados a figura tpica, tm a funo de aumentar ou diminuir as suas conseqncias jurdicas, em especial a pena. Ex.: crime contra ascendente agravante genrico. homicdio por asfixia circunstncia qualificadora; crime sob a influncia de multido, que no provocou, atenuante; prtica de homicdio por relevante valor moral causa diminuio de pena.

Elementos do crime: Subjetivo a culpabilidade, a vontade dirigida para o ato considerado crime, em razo de:

a) Dolo: deseja e quer o resultado ou assume o risco de produzi-lo, um defeito de vontade ou sentimento. Elementos do Dolo: conscincia da conduta e do resultado; conscincia da relao causal entre a conduta e o resultado; vontade de realizar a conduta e produzir o resultado. b) Culpa: no h vontade, h falta de cuidados, o agente age com imprudncia, negligncia ou impercia. Elementos da Culpa: conduta humana voluntria de fazer ou no fazer; inobservncia do cuidado objetivo manifestado pela negligncia, imprudncia ou impercia; resultado involuntrio; nexo de causalidade, tipicidade. Objetivo: constitudo pelos atos preparatrios para fase de execuo (incio da execuo), ou seja, pelas aes ou omisses do agente (elemento externo).

obs.: O crime precisa apresentar-se com seus dois elementos para ser considerado como tal. Nas contravenes basta to-somente que tenha sido voluntria a ao ou omisso do agente. especial: precisamente a interrupo por motivos alheios vontade do agente ou a no-consumao do crime por motivos alheios vontade do agente. Ex. de tentativa: A deseja e atira para matar B, mas C segura a mo de A e o tiro no atinge B.

A entra na casa de B para furtar seu cofre. Quanto procura arrombar o cofre, B e C o impedem de faze-lo. - normativo: figura central (sem funcionrio pblico no h o crime de peculato.

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS PENAIS 1- Princpio da Interveno Mnima 2- Princpio da Lesividade 3-Princpio da Adequao Social 4- Princpio da Fragmentariedade 5- Princpio da Insignificncia 6- Princpio da Individualizao da Pena 7- Princpio da Proporcionalidade 8- Princpio da Responsabilidade Social 9- Princpio da Limitao da Pena 10- Princpio da Culpabilidade

11- Princpio da Legalidade 12- Princpio da Extra-atividade da Lei Penal 13- Princpio da Territorialidade 14- Princpio da Extraterritorialidade 1-Princpio da Interveno Mnima - O Direito Penal s deve intervir nos casos de ataques muito graves aos bens jurdicos mais importantes. 2- Princpio da Lesividade- Esclarece quais as condutas que devem ser incriminadas pela Lei Penal. 3-Princpio da Adequao Social Sensibilidade para distinguir as condutas socialmente aceitas daquelas que merecem a reprimenda do Direito Penal.

4- Princpio da Fragmentariedade Uma vez escolhidos os bens fundamentais, eles gozaro da proteo de Direito Penal. 5- Princpio da Insignificncia- o legislador dever considerar apenas bens relevantes existentes em nossa sociedade. 6- Princpio da Individualizao da Pena- a Lei regular a individualizao da pena ( privao ou restrio da liberdade, perda de bens, multa, prestao social alternativa, suspenso ou interdio dos Direitos). 7- Princpio da Proporcionalidade Deve existir um juzo de ponderao entre o bem lesionado e o bem que algum pode ser privado. 8- Princpio da Responsabilidade Social somente o condenado deve se submeter sano que o Estado lhe impe. Determina o inciso XLV do art. 5 da Constituio Federal: Nenhuma pena passar da pessoa do condenado podendo a obrigao de reparar o dano e a decretao de perdimento dos bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, at o limite do patrimnio transferido Somente o condenado que ter de se submeter sano que lhe foi aplicada pelo Estado 9- Princpio da Limitao da Pena No haver penas: de morte, perptua, forada, banimento e cruel. 10- Princpio da Culpabilidade- diz respeito a um juzo de censura, a reprovabilidade, que se faz sobre a conduta tpica e ilcita de um agressor. 11- Princpio da Legalidade ou da Reserva Legal No h crime sem lei que o defina. No h pena sem prvia cominao legal (CP - art. 1). Tal princpio assegura que ningum seja punido por fato atpico. Tpico o fato que se molda a conduta descrita na lei penal. Da decorre que o conjunto de normas penais incriminadoras taxativo e no exemplificativo. 12- Princpio da Extra-atividade da Lei Penal- A Lei Penal mesmo depois de revogada pode continuar a regular fatos ocorridos durante a vigncia ou retroagir para alcanar aqueles que aconteceram anteriormente a sua entrada em vigor. 13- Princpio da Territorialidade a aplicao da Lei Brasileira sem prejuzo de convenes, tratados e regras de direito internacional ao crime praticado em territrio nacional.

14- Princpio da Extraterritorialidade- a aplicao da Lei Penal Brasileira s infraes penais cometidas alm de nossas fronteiras, em pases estrangeiros. No qualquer lei penal que recebe esse mandato de garantia, mas somente as LEIS PENAIS INCRIMINADORAS, ou seja, as que definem os crimes e cominam as respectivas sanes. Alm dessas, temos LEIS PENAIS NO INCRIMINADORAS, que so as que disciplinam a aplicao e os limites das leis incriminadoras (normas integrantes ou de segundo grau). Podem ser: Permissivas, quando definem isenes de pena ou excluso de crime (ex. art. 22 e 23 do Cdigo Penal). Explicativas, quando esclarecem o contedo de outras leis ou enunciam conceitos e princpios gerais (ex. arts. 18 e 327). No basta existir lei incriminadora para atender ao mandato de garantia. Para tanto, preciso extrair os seguintes corolrios (ou conseqncias): Proibio da retroatividade.: A Lei Incriminadora deve ser anterior. Ningum pode ser punido por um fato que no era crime na poca em que o realizou. Como j vimos, esta a funo "histrica" e est ligada origem do princpio. A tal ponto que o Cdigo Penal chega a epigrafar o artigo 1 com o nomen juris "anterioridade". Proibio do costume. A Lei incriminadora deve ser escrita. Proibio da analogia e de medidas de outra natureza. A Lei incriminadora deve ser estrita (= resultado de um processo vlido de elaborao, que assegure sua legitimidade). Vedada a analogia in malan partem ou a adoo de OUTRAS regras jurdicas (=medidas provisrias) para definir crimes. Proibio de incriminaes vagas ou indeterminadas. A Lei deve ser certa, vedada a indeterminao ou a impreciso. o chamado "mandato de certeza". A Lei Incriminadora no deve conter as denominadas "clusulas gerais do tipo" , que so expresses ambguas ou vazias de contedo.

A LEI PENAL NO TEMPO De acordo com o princpio tempus regit actum, a lei rege, em geral, os fatos praticados durante a sua vigncia. No pode, em tese, alcanar fatos ocorridos em perodo anterior ao incio de sua vigncia nem ser aplicada queles ocorridos aps a sua revogao. Entretanto, por disposio expressa do prprio diploma legal, possvel a ocorrncia da retroatividade e da ultratividade da lei. Denomina-se retroatividade o fenmeno pelo qual uma norma jurdica aplicada a fato ocorrido antes do incio de sua vigncia e ultratividade aplicao dela aps a sua revogao. PRINCPIOS DA LEI PENAL NO TEMPO NOVATIO LEGIS INCRIMINADORA A primeira hiptese trata da lei nova que torna tpico fato anteriormente no incriminado. Nessa hiptese a lei penal e irretroativa. ABOLITIO CRIMINIS Ocorre a chamada abolitio criminis quando a lei nova j no incrimina fato que anteriormente era considerado como ilcito penal. A nova lei, que se presume ser mais perfeita que a anterior, demonstrando no haver mais, por parte do estado, interesse na punio do autor de determinado fato, retroage para alcan-lo.

No h abolitio criminis se a conduta praticada pelo acusado e prevista na lei revogada ;e ainda submissvel a outra lei penal em vigor. Pela abolitio criminis se fazem desaparecer o delito e todos os seus reflexos penais, permanecendo apenas os civis. NOVATIO LEGIS IN PEJUS A terceira hiptese refere-se nova lei mais severa a anterior. Vige, no caso, o princpio da irretroatividade da lei penal a lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru. NOVATIO LEGIS IN MELLIUS A ltima hiptese a da lei nova mais favorvel que a anterior. Alm da abolitio criminis, a lei nova pode favorecer o agente de vrias maneiras. A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentena condenatria transitada em julgado.

TEMPO DO CRIME Necessrio se torna saber qual o tempo do crime, ou seja, a ocasio, o momento, a data em que se considera praticado o delito para a aplicao da lei penal a seu autor. Trs so as teorias a respeito da determinao do tempo do crime. Pela teoria da atividade, considera-se como tempo do crime o momento da conduta (ao ou omisso). Pela teoria do resultado (ou do efeito), considera-se tempo do crime o momento de sua consumao, no se levando em conta a ocasio em que o agente praticou a ao. Por fim, a teoria mista considera como tempo do crime tanto o momento da conduta como o resultado. Art. 4 Considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado. Quanto ao termo inicial do prazo de prescrio, determina-se que a prescrio comea a correr do dia em que o crime se consumou. Na decadncia, o prazo contado do dia em que o ofendido veio a saber quem o autor do crime ou, em se tratando de ao privada subsidiria, do dia em que se esgota o prazo para oferecimento da denncia. A LEI PENAL NO ESPAO Pode um crime violar interesses de dois ou mais pases, quer por ter sido a ao praticada no territrio de um e a consumao dar-se em outro. PRINCPIOS DE APLICAO DA LEI PENAL NO ESPAO O Princpio da Territorialidade prev a aplicao da lei nacional ao fato praticado no territrio do prprio pas. O Princpio da Nacionalidade (ou de personalidade) cogita da aplicao da lei do pas de origem do agente, pouco importando o local onde o crime foi praticado. O Estado tem o direito de exigir que o seu cidado no estrangeiro tenha determinado comportamento (nacionalidade ativa - somente se considera, se o autor do delito nacional, sem se cogitar da vtima; nacionalidade passiva - exige, para a aplicao da lei penal, que sejam nacionais o autor e o ofendido do ilcito penal. Pelo Princpio da Proteo (da competncia real, de defesa), aplica-se a lei do pas ao fato que atinge bem jurdico nacional, sem qualquer considerao a respeito do local onde foi praticado o crime ou da nacionalidade do agente.

Pelo Princpio da Competncia Universal (ou da justia cosmopolita), o criminoso deve ser julgado e punido onde for detido, segundo as leis deste pas, no se levando em conta o lugar do crime, a nacionalidade do autor ou o bem jurdico lesado. Por fim h o Princpio da Representao, subsidirio, que determina a aplicao da lei do pas quando, por deficincia legislativa ou desinteresse de outro que deveria reprimir o crime, este no o faz, e diz respeito aos delitos cometidos em aeronaves ou embarcaes.

LEIS TEMPORRIAS E EXCEPCIONAIS De acordo com o art. 3 do CP, a lei excepcional ou temporria embora decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que as determinaram, aplicas-se ao fato praticado ao fato praticado durante sua vigncia. Leis temporrias so as que possuem vigncia previamente fixada pelo legislador. Leis excepcionais so as que vigem durante situaes de emergncia. Essas espcies de lei tem ultratividade, ou seja, aplicam-se ao fato cometido sob o seu imprio, mesmo depois de revogadas pelo decurso do tempo ou pela superao do estado excepcional. TERRITORIALIDADE Prev o art. 5 do CP: aplica-se a lei brasileira, sem prejuzo de convenes, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no territrio nacional. evidente, portanto, que a nossa legislao consagra, como base para a aplicao da lei penal no espao, o princpio da territorialidade. CONCEITO DE TERRITRIO Em sentido estrito (material), territrio abrange o solo (e subsolo) sem soluo de continuidade e com limites reconhecidos, as guas interiores, o mar territorial, a plataforma continental e o espao areo. Territrio por extenso (ou fico) - para os efeitos penais, consideram-se como extenso do territrio nacional as embarcaes e aeronaves brasileiras, de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro, onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espao areo correspondente ou em alto mar.

LUGAR DO CRIME Para a aplicao da regra da territorialidade necessrio entretanto, que se esclarea qual o lugar do crime: teoria da atividade (ou da ao), em que o lugar do crime o local da conduta criminosa (ao ou omisso); a teoria do resultado (ou do efeito), em que se considera para a aplicao da lei o local da consumao (ou do resultado) do crime; a teoria da ubiqidade (ou da unidade mista), pela qual se entende como lugar do crime tanto o local da conduta como o do resultado.

BIS IN IDEM Ningum pode ser condenado duas vezes pelo mesmo fato. Determinada circunstncia no pode ser empregada duas vezes em relao ao mesmo crime, quer para agravar, quer para reduzir a pena. CONCEITO MATERIAL DE CRIME Toda norma penal incriminadora tutela um valor, poltico e tico, que justifica as regras e as sanes nela prescritas. Este valor chamado de bem jurdico. A norma que incrimina a corrupo passiva, por exemplo, dispe: Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumiu-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem. Pena- Recluso de um a oito anos, e multa (art. 317, do CP). Tutela-se com esta norma a administrao pblica, especialmente a sua moralidade. No crime de injria (art. 140): a honra subjetiva; no furto (art. 155): o patrimnio; no estupro (art. 213): a liberdade sexual da mulher. Embora o Cdigo Penal no defina o que seja crime, materialmente, o crime definido como a violao ou exposio a perigo de um bem jurdico protegido penalmente. CONCEITO FORMAL DE CRIME: toda conduta proibida por lei sob a ameaa de uma pena. Analiticamente, duas correntes estudam tal conceito: Definio Bipartida: CRIME O FATO TPICO E ANTIJURDICO Definio Tripartida: CRIME O FATO TPICO, ANTIJURDICO E CULPVEL ELEMENTOS DO CRIME FATO TPICO - o comportamento humano (ao ou omisso) que provoca um resultado (no sentido normativo do termo), e previsto como infrao penal. constitudo, pois, pela Conduta + Resultado + Nexo Causal + Tipicidade. RESULTADO (dano efetivo ou perigo) TIPICIDADE (Adequao da conduta lei) CONDUTA (ao ou omisso) NEXO CAUSAL (liame) Para Teoria Finalista da ao, adotada pelo nosso Cdigo Penal, a conduta (ao ou omisso) o comportamento humano dirigido a determinada finalidade. O resultado (inerente maioria dos crimes), , no sentido natural: a alterao do mundo exterior provocada pelo agente; e no sentido normativo: a leso ou perigo de leso do bem jurdico. A relao de causalidade o liame entre a conduta e o resultado, no sentido de causa e efeito. Tipicidade a adequao perfeita entre o fato concreto e a descrio abstrata contida na lei penal. Assim sendo, a tipicidade tem duas funes, quais sejam: a de garantia (como aperfeioamento e sustentao do Princpio da Legalidade); e de indicar a antijuridicidade (presuno que cessa quando existir uma causa que exclusa a ilicitude).

FATO ANTIJURDICO a conduta contrria ao ordenamento jurdico (por no estar protegida pela lei penal com a excluso da ilicitude). um juzo de valor negativo ou desvalor que qualifica o fato como contrrio ao Direito. Em regra, onde h tipicidade h antijuridicidade. Entretanto, a tipicidade, por si s, no suficiente para constituir o delito. O art. 121 do CP, por exemplo, tipifica a conduta de matar algum. Todavia, nem sempre que um ser humano mata outro pratica um crime. A ao tpica no ser ilcita se o agente estiver amparado por quaisquer das causas excludentes da antijuridicidade (ou ilicitude) previstas no art. 23, CP. Tanto a tipicidade como a antijuridicidade so juzos sobre a conduta humana. CULPABILIDADE a contrariedade entre a vontade do agente e a vontade da norma penal, considerada como a reprovao da ordem jurdica em face de estar ligado o homem a um fato tpico e antijurdico, em suma. Consiste, pois, um juzo sobre o autor da conduta. Obs: excluda, segundo o Direito Moderno, pelo Princpio da Insignificncia (ou da Bagatela). ANTIJURIDICIDADE - CONCEITO Diz-se que a conduta antijurdica ou ilcita quando em contrariedade com alguma norma do Direito. Pode-se dizer que uma relao de desconformidade entre a conduta e o direito. A tipicidade, como visto, elemento indicirio da antijuridicidade. Em outras palavras, toda conduta tpica , em regra, contrria ao direito. Mas nem toda a violao a bem jurdico descrito no tipo penal constitui crime. Se o tipo penal descreve a violao de um bem jurdico, a antijuridicidade vai representar uma valorao a esta violao. TIPICIDADE o nome que se d ao enquadramento da conduta concretizada pelo agente na norma penal descrita em abstrato. Para que haja crime necessrio que o sujeito realize, no caso concreto, todos os elementos componentes da descrio tpica (definio llegal do delito). Quando ocorre este enquadramento, existe a tipicidade. CULPABILIDADE Segundo a Teoria Normativa Pura, que a defendida pela Escola Finalista (atualmente adotada por nossa legislao penal), o DOLO e a CULPA da culpabilidade para a conduta (primeiro elemento do fato tpico). O contedo da culpabilidade fica esvaziado com a retirada do dolo e da culpa, passando a constituir mero juzo de reprovao ao autor da infrao. Para essa teoria, a culpabilidade no requisito do crime, mas simples pressuposto da aplicao da pena, possui os seguintes elementos: a) Imputabilidade; b) Potencial conscincia da ilicitude; c) Exigibilidade de conduta diversa.

CRIME DOLOSO TEORIAS SOBRE O DOLO

Trs so as teorias que procuram estabelecer o contedo do dolo: a da vontade, a da representao e a do assentimento. Para a teoria da vontade, age dolosamente quem pratica a ao consciente e voluntariamente. Para a teoria da representao, o dolo a simples previso do resultado. Embora no se negue a existncia da vontade na ao, o que importa para essa posio a conscincia de que a conduta provocar o resultado. Para a teoria do assentimento (ou do consentimento) faz parte do dolo a previso do resultado a que o agente adere, no sendo necessrio que ele o queira. Como ser visto, o CP brasileiro adotou a teoria da vontade quanto ao dolo direto e a teoria de assentimento ao conceituar o dolo eventual. CONCEITO E ELEMENTOS DO DOLO Ao se examinar a conduta, verifica-se que, segundo a teoria finalista, ela um comportamento voluntrio (no reflexo) e que o contedo da vontade o seu fim. Nessa concepo, a vontade o componente subjetivo da conduta, faz parte dela e dela inseparvel. A vontade querer alguma coisa e o dolo a vontade dirigida realizao do tipo penal. Assim, pode-se definir o dolo como a conscincia e a vontade na realizao da conduta tpica, ou a vontade da ao orientada para a realizao do tipo. So elementos do dolo, portanto: - a conscincia - conhecimento do fato - que constitui a ao tpica; e - a vontade - elemento volitivo de realizar este fato. O dolo inclui no s o objetivo que o agente pretende alcanar, mas tambm os meios empregados e as consequncias secundrias de sua atuao. H duas fases na conduta: uma interna e outra externa. A interna opera-se no pensamento do autor (e se no passa disso penalmente indiferente), e consiste em: propor-se a um fim (matar um inimigo, por exemplo); selecionar os meios para realizar essa finalidade (escolher um explosivo, por exemplo); e considerar os efeitos concomitantes que se unem ao fim pretendido (a destruio da casa do inimigo, a morte de outras pessoas que estejam com ele etc.). A segunda fase consiste em exteriorizar a conduta, numa atividade em que se utilizam os meios selecionados conforme a normal e usual capacidade humana de previso. Caso o sujeito pratique a conduta nessas condies, age com dolo e a ele se podem atribuir o fato e suas consequncias diretas (morte do inimigo e de outras pessoas, a demolio da casa, o perigo para os transeuntes, etc.). DOLO NO CDIGO PENAL

Reza o art. 18, inciso I, do CP: Diz-se o crime: doloso, quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo. Como resultado deve-se entender a leso ou perigo de leso de um bem jurdico. Na primeira parte do dispositivo a lei refere-se ao agente que quer o resultado. o que se denomina dolo direto; o agente realiza a conduta com o fim de obter o resultado. Na segunda parte do inciso em estudo, a lei trata do dolo eventual. Nessa hiptese, a vontade do agente no est dirigida para a obteno do resultado; o que ele quer algo diverso, mas, prevendo que o evento possa ocorrer, assume assim mesmo o risco de caus-lo. Age tambm com dolo eventual o agente que, na dvida a respeito de um dos elementos do tipo, se arrisca em concretiz-lo. ESPCIES DE DOLO Distingue-se na doutrina o dolo direto ou determinado do dolo indireto ou indeterminado. No primeiro, o agente quer determinado resultado, como a morte da vtima, por exemplo no homicdio. No segundo, o contedo do dolo no preciso, definido. Neste caso, poder existir, o dolo alternativo, em que o agente quer, entre dois ou mais resultados (matar ou ferir, por exemplo), qualquer deles ou o dolo eventual. Refere-se ainda a doutrina ao dolo de dano, em que o agente quer ou assume o risco de causar leso efetiva e ao dolo de perigo, em que o autor da conduta quer apenas o perigo. Distino da doutrina tradicional aquela que separa as espcies de dolo em dolo genrico e dolo especfico. Dolo genrico a vontade de realizar o fato descritivo na lei, em seu ncleo. Dolo especfico a vontade de realizar o fato com um fim especial. Foi visto, entretanto, que a distino falha, pois o que existe so os elementos subjetivos do tipo. Fala-se por fim em dolo geral. Existe este nos casos em que o agente, supondo ter conseguido o resultado pretendido, pratica nova ao que, esta sim, vem a resultar no evento.

CRIME CULPOSO CONCEITO DE CULPA Tem-se conceituado na doutrina o crime culposo como a conduta voluntria (ao ou omisso) que produz resultado antijurdico no querido, mas previsvel, e excepcionalmente previsto, que podia, com a devida ateno, ser evitado. So assim, elementos do crime culposo: a conduta; a inobservncia do dever de cuidado objetivo; o resultado lesivo involuntrio; a previsibilidade; e a tipicidade.

CONDUTA

Enquanto nos crimes dolosos a vontade est dirigida realizao de resultados objetivos ilcitos, os tipos culposos ocupam-se no com o fim da conduta, mas com as conseqncias anti-sociais que a conduta vai produzir; no crime culposo o que importa no o fim do agente (que normalmente lcito), mas o modo e a forma imprpria com que atua. Os tipos culposos probem assim condutas em decorrncia da forma de atuar do agente para um fim proposto e no pelo fim em si. O elemento decisivo da ilicitude do fato culposo reside no propriamente no resultado lesivo causado pelo agente, mas no desvalor da ao que praticou. A conduta culposa , portanto, elemento do fato tpico. DEVER DE CUIDADO OBJETIVO A cada homem, na comunidade social, incumbe o dever de praticar os atos da vida com as cautelas necessrias para que o seu atuar no resulte dano a bens jurdicos alheios. Assim, se o agente no observa estes cuidados indispensveis, causando com isso dano a um bem jurdico alheio, responder por ele. a inobservncia do cuidado objeto exigvel do agente que torna a conduta antijurdica. RESULTADO Em si mesma, a inobservncia do dever de cuidado no constitui conduta tpica porque necessrio outro elemento do tipo culposo: o resultado. S haver ilcito penal culposo se da ao contrria ao cuidado resultar leso a um bem jurdico. Se, apesar da ao descuidada do agente, no houver resultado lesivo, no haver crime culposo. O resultado no deixa de ser um componente de azar da conduta humana no crime culposo. No existindo resultado, no se responsabilizar por crime culposo o agente que inobservou o cuidado necessrio, ressalvada a hiptese em que a conduta constituir, por si mesma, um ilcito penal. No haver crime culposo mesmo que a conduta contrarie os cuidados objetivos e se verifica que o resultado se produziria da mesma forma, independentemente da ao descuidada do agente. Assim, se algum se atira sob as rodas do veculo que dirigido pelo motorista na contramo de direo, no se pode imputar a este o resultado (morte do suicida). Trata-se, no caso, de mero caso fortuito. Evidentemente, deve haver no crime culposo, como me todo fato tpico, a relao de causalidade entre a ao e o resultado, obedecendo-se ao que dispe a lei brasileira no art. 13 do CP. PREVISIBILIDADE O tipo culposo diverso do doloso. H na conduta no uma vontade dirigida realizao do tipo, mas apenas um conhecimento potencial de sua concretizao, vale dizer, uma possibilidade de conhecimento de que o resultado lesivo pode ocorrer. Esse aspecto subjetivo da culpa a possibilidade de conhecer o perigo que a conduta descuidada do sujeito cria para os bens jurdicos alheios, e a possibilidade de prever o resultado conforme o conhecimento do agente. A essa possibilidade de conhecimento e previso d-se o nome de previsibilidade. A previsibilidade a possibilidade de ser antevisto o resultado, nas condies me que o sujeito se encontrava. A condio mnima de culpa em sentido estrito a previsibilidade; ela no existe se o resultado vai alm da previso.

Diz-se que esto fora do tipo penal dos delitos culposos os resultados que esto fora da previsibilidade objetiva de um homem razovel, no sendo culposo o ato quando o resultado s teria sido evitado por pessoa extremamente prudente. Princpio direito risco tolerado - H comportamentos perigosos imprescindveis, que no podem ser evitados e, portanto, no podem ser tidos como ilcitos (mdico que realiza uma cirurgia em circunstncias precrias podendo causar a morte do paciente). A previsibilidade tambm est sujeita ao princpio da confiana. O dever objetivo de cuidado dirigido a todos, de comportarem-se adequadamente, no se podendo exigir que as pessoas ajam desconfiando do comportamento dos seus semelhantes. TIPICIDADE Nos crimes culposos a ao no est descrita como nos crimes dolosos. So normalmente tipos abertos que necessitam de complementao de uma norma de carter geral, que se encontra fora do tipo, e mesmo de elementos do tipo doloso correspondente. MODALIDADES DE CULPA As modalidades de culpa, ou formas de manifestao da falta do cuidado objetivo esto discriminadas no art. 18, inc. II: imprudncia, negligncia ou impercia. A imprudncia uma atitude em que o agente atua com precipitao, inconsiderao, com afoiteza, sem cautelas, no usando de seus poderes inibidores. A negligncia inrcia psquica, a indiferena do agente que, podendo tomar as cautelas exigveis, no o faz por displicncia ou preguia mental. A impercia a incapacidade, a falta de conhecimentos tcnicos no exerccio de arte ou profisso, no tomando o agente em considerao o que sabe ou deve saber.

Vous aimerez peut-être aussi