Vous êtes sur la page 1sur 3

Inteligncia emocional: A importncia do controle das emoes no ambiente de trabalho

INTRODUO

A expresso Inteligncia Emocional ficou conhecida por meio dos estudos de Daniel Goleman, em 1995, com a publicao do livro Inteligncia Emocional. Capacitao de regular emoes para promover o crescimento emocional e intelectual. O conceito da inteligncia emocional a maneira como as pessoas lidam com suas emoes e com as emoes das pessoas ao seu redor. Dentre muitas definies a capacidade de identificar nossos prprios sentimentos e os dos outros, de motivar a ns mesmos e de gerenciar bem as emoes dentro de ns e nossos relacionamentos. Segundo pesquisa apresentada por Daniel Goleman os indivduos possuem dois tipos de mentes a Racional e a Emocional. A mente racional o modo de compreenso, aquilo de que quase sempre temos conscincia j a mente emocional um sistema de conhecimento impulsivo. Por exemplo: se estivermos em uma situao de perigo e tenhamos que fugir, agiremos por impulso e no de forma consciente, primeiro iremos correr e s depois que analisaremos a forma que fizemos isso. Neste caso estaremos usando em primeiro plano a mente emocional e s depois, de forma mais consciente que analisaremos o ocorrido (mente racional). O ideal que as pessoas possuam um equilbrio entre essas duas mentes. Segundo Goleman as caractersticas da inteligncia emocional que podem ser trabalhadas e que so de grande relevncia na formao dos indivduos so: o autoconhecimento, o autocontrole, a automotivao, a empatia e a sociabilidade.

A IMPLEMENTAO DE PRTICAS E ESTRATGIAS PARA DESENVOLVER AS HABILIDADES EMOCIONAIS

Ampliar a autoconscincia: Examinar o modo como faz avaliaes; Atentar para os seus sentidos; Entrar em contato com os seus sentidos; Identificar suas intenes; Prestar ateno em seus atos.

Como controlar suas emoes: O primeiro passo distinguir os sentimentos.; Avaliar o que fora ouvido; Realizar uma introspeco do que realmente verdadeiro; Avaliar o modo de expressar seus pensamentos; Suas alteraes fisiolgicas ou seus atos de excitao; Suas atitudes ou tendncias de ao.

Como se motivar: Voc pode buscar motivao voc mesmo, apoio de amigos, parentes e colegas, um mentor emocional. A comunicao a base de qualquer relacionamento. Autorevelao; positividade; escuta dinmica.

CONSIDERAES FINAIS

Depois de vermos todas essas dicas chegamos a concluso que uma pessoa estressada pouco provvel que tenha controle das suas emoes, mas seria muito inteligente usar da calma, e da auto-confiana para ter discernimento para agir e tomar decises em seu ambiente.

Vous aimerez peut-être aussi