Vous êtes sur la page 1sur 2

17 dicas para os msicos 1- O msico precisa aprender a se ''MIXAR'' no grupo, aprender a ouvir os outros i nstrumentos, afinal, um conjunto musical.

. 2- Todo msico deve treinar PRTICA DE CONJUNTO se quiser amadurecer mais rapidament e. 3- A TEORIA MUSICAL fundamentalmente necessria, mas entre a teoria e a prtica h uma distncia que poucos querem percorrer. 4- ''Um bom mdico no aquele que receita um remdio sem saber o que est fazendo. Um bo m msico no aquele que TOCA SEM SABER O QUE FAZ''. 5- AUTODIDATA - H um engano no uso deste termo, pois h muitos analfabetos musicais dizendo-se autodidatas (uma desculpa para a preguia). Autodidata aquele que estu da sem um professor, mas estuda. 6- Uns falam antes de tocar algo, outros TOCAM ANTES DE FALAR ALGO. Eis a difere na entre ''msicos'' e msicos. 7- O msico deve aprender a conduzir uma MSICA COMO ELA e no como ele acha que deve ser. Isto MATURIDADE. 8- H msicas em que o METRNOMO s serve para o primeiro compasso, porque necessitam de uma INTERPRETAO FLEXVEL. 9- A PULSAO RTMICA, bem como o andamento, so para serem sentidos e no ouvidos. Este p rincpio para todos os msicos, mas fundamental para bateristas e percussionistas. 10- Acompanhar um cntico antes de tudo uma prtica de HUMILDADE E SENSIBILIDADE. Na s igrejas, geralmente, os msicos querem mostrar toda a sua tcnica em hora errada. O correto usar poucas notas, no saturar a harmonia, inserir frases nos espaos meldi cos apenas, e o baterista conduzir, ou seja, economize informaes musicais. 11- H uma tendncia atual de supervalorizar a VELOCIDADE DO MSICO, quantas notas ele executa por tempo. Velocidade no sinnimo de bom msico. O bom msico aquele que tem a sensibilidade de fazer a coisa certa na hora certa. A velocidade uma consequncia . 12- A TCNICA deve ser estudada e sempre aprimorada, mas lembre-se de que um meio de facilitar a execuo da msica e no um meio de EXIBICIONISMO. 13- Uma boa maneira de aprimorar a interpretao APRENDER PRIMEIRO A SE OUVIR, DEPOI S EXECUTAR. Tem gente que canta e toca e no sabe o que est fazendo; acostume ento a gravar o que executado e seja autocrtico, estude, grave e oua o que estudou; com o tempo voc encontrar a forma ideal para a sua execuo. 14- Lembre-se: PAUSA tambm msica, portanto, ''no sole na pausa''.

15- A msica possui trs elementos bsicos: HARMONIA, MELODIA E RITMO. Procure distrib uir os instrumentos musicais no arranjo conforme estes elementos. H instrumentos harmnicos e meldicos, h somente meldicos, h rtmicos e instrumentos que fazem os trs, m s defina no ensaio ou arranjo, quais sero os devidos ''papis'' para cada instrumen to. 16- A ESCOLHA DO TOM DE UMA MSICA depende do canto; este deve ser dentro da tessi tura vocal e confortvel para ela. Mesmo que tom escolhido no seja o mais confortvel para o instrumentista ele deve execut-lo. Outra observao que o tom pode influencia r na sonorizao da msica vocal com acompanhamento. O problema que muitos confundem.

Na msica instrumental, a tcnica e a expresso so mais exigidas porque as notas devem transmitir algo. Na msica onde h o canto, a nfase para a mensagem, portanto, no deve ser interferida por outros elementos. 17- VERSATILIDADE - Procure ser o mais possvel. Saiba ouvir vrios estilos, do erud ito ao moderno, oua com ouvido crtico e analtico. Saiba ouvir. Extraia coisas boas de cada estilo. Outro detalhe o msico no ficar ''preso'' somente ao seu instrument o, saiba apreciar a forma de execuo como sonoridade e fraseado de outros instrumen tos. Deus abenoe!

Vous aimerez peut-être aussi