Vous êtes sur la page 1sur 54

10

1. INTRODUO O presente trabalho tem como objetivo explorar a histria da contabilidade, fazer uma breve narrao dos acontecimentos relativos contabilidade. Buscar os antecedentes sociais, culturais e tecnolgicos que foram necessrios Inveno e Evoluo da contabilidade. Descrever as principais contribuies das civilizaes inveno da contabilidade, identificar algumas das diferenas e semelhanas entre a contabilidade existente no incio do sculo XX e a atual, relacionar os avanos da contabilidade aos progressos da sociedade, procurar reconhecer a origem antiga, nobre e multicultural da contabilidade e sua importncia para nossa sociedade. O Mesmo destina-se a possibilitar a todos aqueles que, de certo modo, estariam interessados em conhecer a Contabilidade e dissertar sobre os tipos de qualificaes especficas necessrias aos Novos Contadores tendo em vista as mudanas no cenrio mundial, com a globalizao e os avanos da tecnologia. A infra-estrutura de Tecnologia da Informtica passou por varias mudanas, pois ela que da o devido suporte nas empresas, ela e responsvel por treinamentos, procedimentos de contingncia, exigncias de sistema, solues de gesto. Com essa tecnologia o modelo de armazenamento dos registros ficou muito mais fcil e econmico, surge assim o SPED (Sistema Publico de Escriturao Digital), um sistema informatizado da receita federal que substitui as obrigaes fiscais e contbeis das empresas para forma eletrnica facilitando o acompanhamento da receita nas empresas. Com todas as mudanas que desde o incio vem ocorrendo na rea contbil, tornou-se uma obrigao para todo contador a sua atualizao diria para que possa acompanhar este ritmo to acelerado em que as coisas esto mudando e se atualizando e para no se tornar um profissional estagnado. Fez-se uma reviso bibliogrfica para posicionar o leitor sobre o que j foi dito ou escrito sobre o objeto da pesquisa, bem como fundamentar as bases tericas e conceituais para, a partir disso, tentar contribuir para o tema em questo.

11

2. CONCEITO DE CONTABILIDADE TRADICIONAL

Contabilidade a cincia que estuda e pratica as funes de orientao, de controle e de registro relativa administrao econmica. Contabilidade a cincia que estuda, registra e controla todos os atos e fatos ocorridos numa organizao, durante um determinado perodo de tempo. Contabilidade a cincia que estuda e controla o patrimnio das entidades, mediante o registro, a demonstrao expositiva e a interpretao dos fatos nele ocorridos, com o fim de oferecer informaes sobre sua composio e variao, bem como sobre o resultado econmico decorrente da gesto da riqueza patrimonial. (Hilrio Franco)

2.1.

ESTRUTURA CONCEITUAL

Contabilidade pode ser estudada sob trs formas de conhecimento: a) Conhecimento Emprico b) Conhecimento Cientfico c) Conhecimento Filosfico Essas trs formas de conhecimento encerram todo o desenvolvimento da cincia contbil, sendo seus aspectos estudados em busca de avanos ou novas teorias.

2.1.1. Conhecimento Emprico Conhecimento emprico o que obtido s pela observao e se fundamenta no hbito de que as coisas aconteam como da ltima vez sucederam.

12

Baseia-se, fundamentalmente na prtica, afastando-se, s vezes, dos melhores fundamentos da cincia contbil. O conhecimento emprico fundamental para o desenvolvimento cientfico ou filosfico

2.1.1.1.

Empirismo ou Pragmtica

Existem crticas, devidamente fundamentadas sobre a aceitao de alguns fundamentos desse conhecimento contbil. O fato de alguns organismos (CVM, Receita Federal, Tribunal de Contas) aceitarem um princpio como verdadeiro, no o que o consagra como cientfico. A denominao de Princpios geralmente aceitos de Contabilidade, fruto da traduo de uma expresso inglesa, s identifica opinies de grupos de instituies, no a opinio cientfica contbil, sendo, portanto, conhecimento emprico em nossa rea.

2.1.2. Conhecimento Cientfico O conhecimento cientfico exige universalidade, ou seja, o saber explicar sob que condies e como as coisas acontecem em qualquer lugar, a qualquer hora, sempre da mesma forma. Cincia um conjunto de conhecimentos certos e gerais, referentes a um objetivo delimitado, obtido atravs de mtodos racionais". A contabilidade uma cincia, por que: a) Tem objeto: o patrimnio das entidades, estudando os seus fatos ou ocorrncias; b) Tem metodologia prpria: utiliza-se de mtodos racionais para o seu estudo; c) Estabelece relaes entre os elementos patrimoniais, vlidas em todos os espaos e tempos;

13

d) Seu conhecimento baseia-se em fatores de prova, devidamente explicativos; e) Tem observaes, referncias, teorias, hipteses, leis, fontes de informaes e demonstraes, tudo organizado sistematicamente: hipteses sobre potencialidades do patrimnio, como as contingncias, por exemplo, so freqentes; f) Estuda os fenmenos com rigor analtico: Anlise da liquidez, anlise de custos, anlise de retorno de investimentos, etc.; g) Enuncia verdades de valor universal: Exemplo: quanto maior a velocidade do capital circulante, tanto menor a necessidade de capital prprio; h) Permite previses: oramentos financeiros, de custos, de lucros, etc. i) Acolhe correntes doutrinrias: Contismo, Personalismo, Controlismo, Reditualismo, Patrimonialismo, Aziendalismo, Neopatrimonialismo; j) Possui teorias prprias: Teoria das Aziendas, Teoria do Redito, Teoria do Valor, Teoria do Equilbrio \patrimonial, Teoria das Funes Sistemticas, etc.; k) Presta utilidade: Aplica-se aos modelos de comportamento da riqueza para gesto empresarial e institucional a orientao de investimentos, ao controle oramentrio e fiscal, a produo de meios de julgamento, etc. l) Apresenta-se em constante evoluo. - A contabilidade como cincia, no estuda um patrimnio, mas o patrimnio, no havendo como imputar-lhe qualquer ao subjetiva. - as teorias, leis e Hipteses formaram um conjunto de saber sistematizado, que permitiu a elevao do conhecimento emprico, em um corpo de doutrina cientfico. Teoria Contbil: as proposies acerca dos fatos contbeis, feitas de forma analtica, formulando, inicialmente, hipteses e depois leis, formaram um conjunto de teorias.

14

Leis: como cincia a Contabilidade enuncia as suas verdades sobre os fatos, atravs de suas leis. Explicar o fato a funo da Cincia e a Lei quem os explica.

2.1.3. Conhecimento Filosfico A base do conhecimento filosfico, em contabilidade, est em se conhecer, de forma essencial, o que se estuda, como se estuda e quais os limites de tais estudos. O conhecimento da contabilidade fruto da reflexo de cientistas, professores, profissionais, ao longo dos tempos e a doutrina no uma improvisao ou uma primeira idia sobre a matria que estudamos. A contabilidade, hoje, no se preocupa apenas com "o que se passa" no patrimnio. Indaga "o que poder vir a passar", e tambm questiona sobre a natureza dos objetivos da indagao. Conhecimento filosfico opera nos seguintes elementos: a) Natureza do conhecimento (forma de identificar os acontecimentos); b) Natureza do fenmeno ou objeto de estudo (identificao real da matria que se estuda) c) Finalidade do conhecimento (para que se estude e onde se aplica o conhecimento contbil) d) Mtodos de estudos (maneira de raciocinar escolhida para a Contabilidade) e) Relaes lgicas do fenmeno (o que acontece para que o fenmeno patrimonial possa ser formado e o que influi para isto) f) Lgica conceitual (como dar nome aos fenmenos da riqueza individualizada e como raciocinar para encontrar um nome adequado)

15

g) Lgica das proposies (como usar os conceitos para enunciar verdades sobre o comportamento do patrimnio) h) Bases da estruturao terica (como reunir as proposies para conseguir estudar e desenvolver matria do conhecimento contbil) i) Classificao cientfica (no campo cientfico onde melhor se enquadra a contabilidade) j) Sistematizao dos fenmenos e anlise sistemtica (qual a tica organizada, racional e de correlao entre os componentes do patrimnio de acordo com as diversas finalidades do uso da riqueza). k) Correlaes do conhecimento (como estabelecer o uso de conhecimentos de outras disciplinas, mantendo a autonomia cientfica da Contabilidade).

2.2.

CONCEITO DE CONTABILIDADE MODERNO


A contabilidade um ramo do conhecimento humano que trata da identificao, avaliao, registro, acumulao e apresentao dos eventos econmicos de uma entidade, sejam industriais, financeira, comercial, agrcola, pblica, etc., com o objetivo final de permitir a tomada de deciso por seus usurios internos e externos por meio de seus sistemas de informao. (Silvio Aparecido Crepaldi)

uma cincia de natureza econmica e de carter emprico, cujo objeto a descrio e medio, tanto quantitativa como qualitativa, do estado e evoluo do patrimnio de uma entidade especfica, de acordo com uma determinada metodologia prpria e com o fim de comunicar a seus destinatrios informaes objetiva e relevante para a adoo de decises. (escola espanhola)

uma cincia econmica, uma cincia relacionada com a administrao de recursos escassos para a satisfao de necessidades ou usos alternativos;

16

de carter emprico, o que supe que est baseada na experincia e na prtica;

Seu objetivo formal a obteno de informao objetiva e relevante, j que h de ser utilizada para adoo de decises;

Possui uma metodologia prpria (regras precisas e concretas); Elemento teleolgico: permite a adoo de decises adequadas.

17

3. A FINALIDADE DA CONTABILIDADE A principal finalidade da Contabilidade controlar os fenmenos ocorridos no patrimnio de uma entidade, atravs do registro, da classificao, da demonstrao expositiva, da anlise e interpretao dos fatos neles ocorridos, objetivando fornecer informaes e orientaes necessrias tomada de decises sobre sua composio e variaes, bem como sobre o resultado econmico decorrente da gesto da riqueza patrimonial. desse ponto de vista conceitual que o novo papel do responsvel pela contabilidade se acresce de outras responsabilidades. De toda maneira, esta nova viso da contabilidade, vale dizer, j est bem assimilada pelos profissionais da contabilidade e at mesmo pelos rgos e entidades de classe e responsveis pela oficialidade das informaes a serem divulgadas nos demonstrativos contbeis.

18

4. O OBJETIVO DA CONTABILIDADE Contabilidade: sistema de informao e avaliao que visa o provimento de demonstraes e anlises de natureza econmica, financeira, fsica e de produtividade aos seus usurios. Sistema de informao um conjunto organizado de dados, tcnicas de acumulao, ajustes e emisses de relatrios. Usurio a pessoa fsica ou jurdica com interesse na avaliao da situao e evoluo de uma entidade. Usurios preferenciais ou externos so: Acionistas; Credores em geral e emprestadores de recursos; e. Integrantes do mercado de capitais. Usurios secundrios so os administradores da entidade e o Fisco. Informao de natureza econmica deve ser considerada a viso do que seja econmico para a contabilidade (demonstrao do resultado do exerccio, capital e patrimnio). Informao de natureza financeira so fluxos de caixa, capital de giro, etc. Informao de natureza fsica complemento aos valores monetrios (quantidades geradas de produto ou servios, nmero de depositantes num banco, nmero de clientes numa empresa, nmero de funcionrios numa empresa, etc.). Informao de natureza de produtividade se refere utilizao mista de conceitos de avaliao (financeiros) e quantitativa (fsicos), como: receita bruta per capita, depsitos por cliente, etc. As informaes de natureza financeira e econmica constituem o Ncleo Central da Contabilidade. As informaes de natureza fsica e de produtividade so complementares s demonstraes contbeis tradicionais.

19

Objetivo principal da contabilidade permitir que os usurios avaliem a situao financeira e econmica da entidade e possam inferir sobre as tendncias futuras da mesma. Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo decisrio dos usurios, no se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento til tomada de decises. Para tal, devem ser observados dois pontos: a) As empresas devem evidenciar ou divulgar todas aquelas informaes que contribuem para a adequada avaliao de sua situao patrimonial e de resultados, permitindo inferncias em relao ao futuro. As informaes que no estiverem explcitas nas demonstraes devem constar em Notas Explicativas ou Quadros Complementar. b) A contabilidade tem ntimo relacionamento do com os aspectos jurdicos os quais, muitas vezes no conseguem retratar a essncia econmica. Visando bem informar, a contabilidade deve seguir a essncia ao invs da forma. Exemplo: Uma empresa faz a venda de um ativo, assumindo o compromisso de efetuar sua recompra por certo valor em determinada data. Obedecendo a essncia ao invs da forma, deve-se registrar na contabilidade uma operao de financiamento (essncia) e no de compra de venda (forma). A no utilizao da informao contbil ou utilizao restrita pode ser resultado de: Deficincias na estrutura do modelo informativo; Limitaes do prprio usurio; Baixa credibilidade por parte dos usurios; Linguagem inadequada nas demonstraes contbeis.

20

A contabilidade uma cincia social no que se refere s suas finalidades, mas, quanto metodologia de mensurao, rene tanto o social quanto o quantitativo. Quanto s finalidades social, uma vez que por suas avaliaes do progresso das entidades, permite conhecer-se a posio de rentabilidade e financeira, e de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decises, investidores a aumentar a riqueza da entidade. Como metodologia, parcialmente social uma vez que seus critrios de avaliao envolvem muitas vezes subjetividade e incerteza, oriundas do prprio ambiente social e econmico no qual as entidades esto operando. parcialmente quantitativa, por materializar-se atravs da equao patrimonial bsica: ATIVO = PASSIVO+PATRIMNIO LQUIDO

21

5. EVOLUO DA CONTABILIDADE Para que se possa compreender com mais afinco a contabilidade, se faz necessrio uma abordagem do incio de suas profundas origens, pois s as origens daro uma melhor idia para justificar os fatos presentes. Pelo fato do homem no saber escrever h mais de 20.000 anos atrs, ele criou uma das formas mais primitivas de inscrio, que foi a artstica, para registrar seus feitos durante o dia. O homem caava algum animal ou apanhava algum fruto e posteriormente registrava em pinturas gravadas nas paredes esses fatos, podendo-se concluir que nascia da a necessidade de controle da entidade. Observa-se que a Contabilidade possui algo em comum com a arte, a Escrita e a Matemtica, pois so cincias que surgiram ao se usar uma outra como base para registros dos fatos que ocorriam no dia-a-dia.
Segundo S (1997, p. 21), O mais antigo documento dessa poca que se conhece parece ser o que nos apresenta Figuier. Foi encontrado na gruta DAurignac, no departamento de Haute Garone, na Frana; uma lmina de osso de rena, contendo sulcos que indicam quantidades.

5.1.

REGISTROS DO PATRIMNIO

Os fatos anteriormente citados evidenciam uma pequena parcela do que, com o passar dos anos, o homem descobriria sozinho como registrar seus bens usando at ento a desconhecida Contabilidade.
Segundo S (1997, p. 19) o nascimento dos elementos da riqueza patrimonial, passando, aos poucos, a registros de melhor qualidade.

H mais de 6.000 anos atrs, o comrcio era intenso, o controle religioso sobre o Estado j era grande e poderoso, da derivando grande quantidade de fatos a registrar, ensejando, tambm, o desenvolvimento da escrita Contbil. Todos os registros eram feitos usando-se peas de argila com relao a cada fato, quando surgiu a expresso meu e seu, de Dbito e Crdito, sendo Dbito (o que algum tem que me pagar) e Crdito (o que eu devo pagar a algum).

22

Com o advento do Papiro no Egito, a Contabilidade s teve a ganhar, pois ela pode ter seus registros mais sofisticados passados em Livros Contbeis. A inveno da escrita impulsionou mais a evoluo, segundo estudiosos da questo, foi escrita Contbil que deu origem escrita comum e no o inverso.
De acordo com S (1997, p. 19), Amplo era o uso dos livros na antiguidade clssica, porque ampla era a anlise dos fatos, os romanos chegavam a ter um livro de escriturao de fatos patrimoniais para cada atividade que era desenvolvida (livro de fabricao do azeite, livro da fabricao do vinho, livro dos bens patrimoniais, livros das despesas e receitas, e outros).

5.2.

PARTIDAS DOBRADAS

O registro de um fato em sua causa e efeito fez surgir o que se chama de Partidas Dobradas, sendo que todo Dbito equivale a um Crdito e viceversa. Existem vrias especulaes sobre o surgimento desta tcnica de Partidas Dobradas, mas seu autor, em verdade, no se conhece. Vrios fatos impulsionaram seu surgimento, entre eles destacam-se o crescimento do Capitalismo nos fins da Idade Mdia, a aplicao dos nmeros arbicos escriturao e a maior necessidade de dar relevo s contas do lucro e outros.
S (1997, p. 34) afirma que: A influncia da matemtica, o fato de a escrita contbil estar atada ao clculo desde seus primeiros tempos e ter-se Contabilidade o da inscrio de.

Partidas Duplas. O hbito das equaes, o valor das matemticas associadas contabilidade, pode ser gerado a hbito da igualdade de Dbito e Crdito, e esta nos parece uma hiptese bastante forte no campo histrico. Em novembro de 1494, o franciscano italiano frei Luca Pacioli publicou a primeira literatura contbil relevante, consolidando o mtodo das Partidas Dobradas, com expresses de causa e efeito do fenmeno patrimonial com os termos de Dbito e Crdito.

23

O conceito de dualidade frequentemente utilizado para justificar as partidas dobradas apenas exige que sejam reconhecidos dois lados de cada transao. Isto poderia ser com igual facilidade feita numa nica coluna, usando-se sinais positivos e negativos, quanto em duas colunas com dbitos e crditos. Vale salientar que nessa poca vrios eram os folhetins publicados por diversos autores sobre a contabilidade, mas nenhum foi to completo quanto ao do frei, sendo que o mesmo no descobriu as Partidas Dobradas, mas sim aprimorou a conhecimento sobre o citado assunto, pois elas j eram conhecidas e usadas desde o sculo XIII. Vrias so as hipteses sobre o surgimento das Partidas Dobradas, cada autor o interpreta de um modo. Observando-se esta dificuldade, difcil e delicado afirmar quem foi o verdadeiro pai das Partidas, pois elas foram evoluindo gradativamente e em cada poca os estudiosos aperfeioavam-nas conforme suas necessidades. Vrias so as teses que evidenciam o surgimento e desenvolvimento da Contabilidade. O desenvolvimento econmico acompanha de perto o desenvolvimento Contbil. Em 1920, com a grande ascenso dos EUA, deu-se origem Escola Norte-Americana. Com o surgimento das grandes Corporations, principalmente no sculo atual, adicionando-se o desenvolvimento do mercado de capitais, a Contabilidade encontrou um campo propcio para o seu desenvolvimento com teorias e aplicaes no campo prtico. Os Estados Unidos herdaram da Inglaterra a tradio de Auditoria, criando l slidas razes. No incio do sculo XX, a chamada Escola Europia teve sua queda, quando a Escola Norte-Americana obteve sua ascenso.

24

5.3.

DIFERENAS ENTRE AS ESCOLAS EUROPIAS E NORTE AMERICANAS

Analisando-se o quadro abaixo, pode-se notar as relevantes diferenas entre as duas escolas. Algumas razes da Queda da Escola Europia (especialmente italiana) : - Excessivo Culto Personalidade: grandes mestres e pensadores da Contabilidade ganharam tanta notoriedade que passaram a ser vistos como orculos da verdade Contbil. - nfase a uma Contabilidade Terica: as mentes privilegiadas produziam trabalhos excessivamente tericos, apenas pelo gosto de serem tericos, difundindo-se idias com pouca aplicao prtica. - Pouca Importncia Auditoria: principalmente na legislao italiana, o grau de confiabilidade e a importncia da auditagem no eram enfatizados. - Queda do nvel das principais faculdades: principalmente as faculdades italianas, superpovoadas de alunos. Algumas razes da Ascenso da Escola Norte-Americana - nfase ao Usurio da Informao Contbil: a Contabilidade apresentada como algo til para a tomada de decises, evitando-se endeusar

demasiadamente a Contabilidade; atender os usurios o grande objetivo. - nfase Contabilidade Aplicada: principalmente Contabilidade Gerencial. Ao contrrio dos europeus, no havia uma preocupao com a teoria das contas, ou querer provar que a Contabilidade uma cincia. - Bastante Importncia Auditoria: como herana dos ingleses e transparncia para os investidores das Sociedades Annimas (e outros usurios) nos relatrios contbeis, a auditoria muito enfatizada. - Universidades em busca de qualidade: grandes quantias para as pesquisas no campo contbil, o professor em dedicao exclusiva, o aluno em perodo integral valorizaram o ensino nos Estados Unidos.

25

6. EVOLUO HISTRICA DA CONTABILIDADE Os primeiros sinais objetivos da existncia da contabilidade, segundo alguns pesquisadores, foram observados por volta do ano 4.000 a C, na civilizao Sumrio-Babilonense e coincidiu com a inveno da escrita. As primeiras anotaes eram feitas em termos fsicos, pois somente havia trocas, o que fez com que sua evoluo fosse bastante lenta. Em 1.100 a C, este quadro se alterou, por ocasio do surgimento da moeda. H informaes que os primeiros rudimentos de balano surgiram no ano de 1.300 em Florena, Itlia. Entre os sculos XIII e XVII a contabilidade se distinguiu como uma disciplina adulta, justamente pelo fato de que neste perodo a atividade mercantil, econmica e cultural era muito importante, ou seja, a evoluo da contabilidade sempre est associada ao desenvolvimento da sociedade como um todo. Esse fato tem feito que mais recentemente venha sendo considerada como pertencente ao ramo da cincia social. A intensidade das atividades mercantis, econmicas e culturais, determinou o surgimento e domnio das escolas de contabilidade, notadamente na Itlia.

26

7. A CONTABILIDADE NO BRASIL O Brasil no possui uma escola de pensamento contbil genuinamente brasileira. Pode-se dizer que em um primeiro instante, a nossa contabilidade foi baseada no mtodo italiano e posteriormente migrou-se para o mtodo norteamericano, na qual persiste at os dias atuais. A contabilidade no Brasil ainda sofre grande influncia da legislao tributria, notadamente da legislao do imposto de renda. Pode-se afirmar com certeza que em algumas organizaes, principalmente nas micro e pequenas empresas, na maior parte do tempo o contador se dedica a questes tributrias. Nas mdias e grandes empresas normalmente existe um departamento ligado a questes fiscais para tratar do assunto. Assim a contabilidade se subdivide em contabilidade financeira, contabilidade fiscal, contabilidade gerencial, contabilidade de custos etc. A contabilidade no Brasil teve uma primeira fase, quando ento se utilizou o mtodo italiano, cuja poca vai de 1.915 a 1.964 contando com a contribuio de grandes autores dentre eles, Carlos de Carvalho, Francisco D`Auria e Frederico Herrmann Jnior. Atualmente so poucos os autores que seguem a corrente de pensamento italina, dentre eles destacamos o professor Antonio Lopes de S. Carlos de Carvalho apresentou uma contabilidade baseada na viso contista (escola contista), j Francisco D`Auria e Frederico Herrmann Jnior adotaram a viso patrimonialista (escola patrimonialista) como corrente de pensamento contbil. Para esses ltimos tratadistas, o objeto de estudo da contabilidade o patrimnio. Essa primeira fase de desenvolvimento da contabilidade nacional foi marcada por dois aspectos relevantes: a) A interveno da legislao no desenvolvimento de procedimentos contbeis; b) Forte influncia doutrinria das escolas italianas de pensamento contbil.

27

Com relao interveno da legislao, principalmente a tributria nos aspectos de natureza contbil, cumpre destacar que o desenvolvimento da contabilidade deve-se muito s intervenes dessa natureza, porm h uma espcie de consenso entre os pesquisadores de que o excesso de normas s vezes atrapalha. O profissional passa grande parte do tempo lendo resolues, decretos, portarias, instrues normativas, atos declaratrios e outros que alteram cdigos de recolhimento, prazos de entrega de determinadas declaraes etc., atos que praticamente no modificam o contedo das Leis, mas que na vida prtica atormentam a vida das pessoas. A segunda etapa do desenvolvimento da contabilidade brasileira teve incio em 1.964, ano em que o professor Jos da Costa Boucinhas introduziu um novo mtodo de ensino da contabilidade. O professor Boucinhas adotou o mtodo didtico norte-americano baseado no livro Introductory accounting de Finney & Miller. A partir dessa mudana de orientao didtica, a influncia dos autores italianos e das escolas de pensamento italianas foi sendo substituda pela dos autores norteamericanos. Como conseqncia dessa mudana de enfoque, foi o lanamento do livro Contabilidade Introdutria, em 1.971, por uma equipe de professores da FEA-USP, livro adotado at os dias atuais, em suas edies mais recentes, em praticamente todas as faculdades de todo o Brasil, influenciando alunos e profissionais. A partir do ano de 1.964 os professores do departamento de contabilidade da FEA-USP passaram a desenvolver vrias pesquisas e, de certa forma, a dominar o cenrio nacional de pesquisas contbeis. O ano de 1.966 foi marcado por uma das maiores contribuies nacional, a chamada escola de correo monetria. Foi nesse ano que o professor Srgio de Iudcibus (FEA-USP) defendeu sua tese de doutoramento, intitulada Contribuio Teoria dos Ajustamentos Contbeis. Pode-se dizer que esse trabalho foi uma das primeiras grandes contribuies da contabilidade nacional comunidade mundial.

28

A partir da adoo do mtodo didtico norte-americano pela USP em 1.964, e da apresentao do trabalho do professor Srgio de departamento de contabilidade e aturia da FEA-USP, muda definitivamente sua direo, abandonando as escolas de pensamento contbeis italianas e assumindo os ditames da escola norte-americana. Iudcibus, o direcionamento doutrinrio contbil, especialmente do maior centro de pesquisa contbil nacional: o. Uma das razes (entre as vrias existentes) para a mudana de rumo foi chegada das empresas de auditoria anglo-americanas que acompanhavam as multinacionais recm-chegadas ao Brasil. Essas empresas ofereciam treinamento de alto nvel aos profissionais para elaborao de peas contbeis, influenciando empresas menores e at legisladores. Tudo isso contribuiu para a mudana de rumo no Brasil. A consolidao da escola Americana no Brasil fato consumado tendo em vista que o livro Contabilidade Introdutria (adotado em praticamente todas as faculdades brasileiras) d um toque especial de contabilidade brasileira contabilidade norte-americana e com a publicao da Lei 6.404/76 Lei das Sociedades Por Aes de 15 de dezembro de 1.976 que tem sua parte contbil inspirada na doutrina norte-americana. Apesar de o Brasil, no ter desenvolvido sua prpria escola de contabilidade, as sucessveis mudanas no cenrio econmico, o perodo de altas taxas inflacionrias que perdurou at 1.995 e as inmeras mudanas na legislao tributria fizeram com que a nossa legislao contbil seja uma das mais aperfeioadas do mundo. Assim como ocorreu com as demais escolas de pensamento contbil, no podemos nos esquecer dos mais destacados pensadores contbeis nacionais, dentre os quais: Carlos de Carvalho, Francisco D`Auria e Frederico Hermann Jnior. Este ltimo trabalhou na organizao e reorganizao da contabilidade de importantes empresas como, por exemplo: Mappin Stores, Indstrias Klabin, Caixa Econmica Federal, Companhia Siderrgica Nacional e Companhia Vale do Rio Doce.

29

Hermann Jnior, como era conhecido, publicou diversas obras ligadas a contabilidade e foi um dos fundadores e Presidente do Sindicato dos Contabilistas de So Paulo (anteriormente chamado de Instituto Paulista de Contabilidade) e da Editora Atlas, organismos que existem at hoje. Atualmente pode-se dizer que o mtodo norte-americano domina o cenrio mundial, inclusive com forte presena na Itlia. Os crticos atribuem aos Italianos, demasiado valor a questes tericas, sendo esta a principal causa do fracasso italiano. Os italianos praticamente criaram a contabilidade e no souberam o que fazer com ela quando a mesma j estava em estgio adulto. Alguns eventos que marcaram o desenvolvimento da contabilidade no Brasil. 1.850 - Publicao do Cdigo Comercial Brasileiro, na qual instituiu a obrigatoriedade da escriturao contbil e elaborao anual da demonstrao de resultado e do balano geral. 1.902 - 20 de abril, criao da Escola de Comrcio lvares Penteado. 1.931 - 30 de julho, publicao do decreto n. 20.158 na qual organizou o ensino comercial e regulamentou a profisso contbil. 1.940 - Publicao do decreto n. 2.627, a primeira Lei das Sociedades por Aes. 1.945 - A profisso contbil foi considerada como uma carreira universitria. 1.946 - Fundao da FEA-USP, instituio do curso de cincias contbeis e atuariais. 1.946 - Criao do Conselho Federal de Contabilidade e dos respectivos conselhos regionais. 1.971 - Publicao do livro Contabilidade Introdutria, equipe de professores da FEA-USP. 1.972 - Resoluo 220 Circulares 178 e 179 do Banco Central do Brasil. A circular 178 obrigou o registro dos auditores independentes no Banco Central e

30

a circular 179 tratou dos princpios e normas de contabilidade (no listou os princpios, apenas normatizou). 1.972 - O Conselho Federal de Contabilidade baixou a resoluo n. 321, que conceituou os Princpios Fundamentais de Contabilidade Geralmente Aceitos (PCGA) e adotou as normas (quase que na ntegra) e procedimentos de auditoria elaborados pelo IAIB, atual IBRACON. 1.976 - Publicao da Lei 6.404, a nova Lei das Sociedades Por Aes (em vigor). 1.976 - Criao da Comisso de Valores Mobilirios. 1.977 - Publicao do Decreto-lei n. 1.598 adequou o Regulamento do Imposto de Renda (RIR) nova Lei das Sociedades por Aes e estenderam as normas e princpios contbeis da Lei das Sociedades por Aes s demais empresas. 1.993 - Publicao da Resoluo CFC 750, que estabeleceu os novos princpios fundamentais de contabilidade (em vigor). 1.995 Publicao da Lei n. 9.249, que eliminou a correo monetria das demonstraes contbeis. Ao analisar-se a evoluo da contabilidade no Brasil, percebe-se que desde o incio fica patente a interferncia da legislao. Uma das primeiras manifestaes da legislao como elemento propulsor do desenvolvimento contbil brasileiro, foi o Cdigo Comercial de 1850, que instituiu a obrigatoriedade da escriturao contbil e da elaborao anual da demonstrao do balano geral composto de bens, direitos e obrigaes, das empresas comerciais. Em 1902 surgiu em So Paulo a Escola Prtica de Comrcio que criou um curso regular que oficializasse a profi8sso contbil. O objetivo desta escola era o de aliar ao desenvolvimento agrcola, o incio da expanso industrial com a necessidade de habilitar e criar especialistas para, internamente, preencher as tarefas de rotina da contabilidade e controlar as

31

finanas e, externamente, dotar So Paulo de elementos capazes de articular o desenvolvimento dos negcios, com a conseqente ampliao das fronteiras de atuao. O Decreto-Lei n 2627 de 1940, instituiu a primeira Lei das S/A, estabelecendo procedimentos para a contabilidade como: 1. Regras para a avaliao de ativos. 2. Regras para a apurao e distribuio dos lucros. 3. Criao de reservas. 4. Determinao de padres para a publicao do balano. 5. Determinao de padres para a publicao dos lucros e perdas. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), atravs da Resoluo CFC 321/72 passou a adotar os Princpios de Contabilidade Geralmente Aceitos como normas resultantes do desenvolvimento da aplicao prtica dos princpios tcnicos emanados da contabilidade, visando proporcionar

interpretaes uniformes das demonstraes contbeis. Em 1976 foi publicada a nova Lei das S/A n 6404, significando uma nova fase para o desenvolvimento da contabilidade no Brasil e incorporando de forma definitiva as tendncias da Escola Norte-Americana. Em 1981 a Resoluo CFC n 529 disciplinou as Normas Brasileiras de Contabilidade e a Resoluo CFC n 530 os Princpios Fundamentais de Contabilidade, os quais foram atualizados em 1993 pela Resoluo CFC 750.

32

8. EVOLUO TECNOLGICA DA CONTABILIDADE A profisso contbil vem passando por processos de melhoria e aprimoramento durante sculos. Houve mudanas significativas tanto nas normas e padres que norteiam a Contabilidade, quanto nos procedimentos contbeis. Com a informatizao e o advento da Internet, as velhas rotinas operacionais cedem espao para a modernizao sistemtica dentro das organizaes, livros, registros, fichrios, formulrios contnuos cedem espao a disquetes, amplos arquivos engavetados 43 so armazenados em arquivos nos microcomputadores e viram planilhas de informaes com acesso livre a diversos usurios. Por outro lado, a velha figura do guarda-livros, antes direcionada ao profissional contbil, cede espao para os sistemas contbeis, sendo a principal fonte de informaes dentro das empresas.

33

9. A EVOLUO DO PROCESSO DE COMUNICAO CONTBIL A Contabilidade e suas prticas existem na sociedade desde tempos remotos, e seus processos de registros foram evoluindo para acompanhar o prprio desenvolvimento social.
Segundo S (1999, p.17): Antes que o homem soubesse escrever e antes que soubesse calcular, criou ele a mais primitiva forma de inscrio que foi a artstica, da qual se valeu para tambm evidenciar seus feitos e o que havia conquistado para seu uso.

Acredita-se que a gnese dos primeiros registros se encontra nos sulcos ou rabiscos e sinais encontrados nas grutas e cavernas da Antiguidade, sendo esse fato um ponto de divergncia para os historiadores que defendem a idia de que tais figuras serem manifestaes artsticas. Independentemente de serem manifestaes artsticas, inegvel que o mesmo tenha contribudo para o surgimento dos primeiros registros. O desenvolvimento das civilizaes, impulsionado pela economia de produo e o surgimento da escrita tambm foram um dos fatores de influncia para o desenvolvimento dos registros contbeis. A Contabilidade primitiva era utilizada como ferramenta de o controle e o registro bens, tanto em nvel de relaes comerciais como de apoio s atividades do Estado, que necessitava de mecanismos de controle para fins de arrecadao e meio controlar suas riquezas, cujas relaes foram se intensificando cada vez mais com o prprio progresso das civilizaes. Analisando o progresso das civilizaes, e os prprios meios e recursos disponveis de evidenciao dos fatos, percebe-se que o registro e controles, nem sempre assumiram a mesma caracterstica, ou era determinada de mesma forma, mais to somente a lgica contbil inserida em suas aes, caracterizam-se como a mesma.
Os Sumrios, segundo Schmidt (2000, p.76) utilizava-se de tbuas para registrar as transaes efetuadas. Nessas tbuas, ou fichas de argila, eram mantidos os controles da produo, dos bens, das transaes. Essas fichas de barro foram classificadas em duas categorias: fichas simples e complexas. As simples eram esfricas, arredondadas, triangulares, ou retangulares e traam por volta de 8000 a. C, sendo criadas principalmente em zonas rurais; as complexas tambm possuam uma variedade de formas, porm com incises ou pontuaes e freqentemente perfuradas, eram usadas em muitas cidades e nos arredores dos templos.

34

Esse regime de classificao representava as relaes entre o haver e o dever das pessoas, ao realizar as transaes, distribua-se fichas primitivas entre as partes, o que sugeria a idia de recibos primitivos, ficando o possuidor com a ficha definitiva do bem correspondente.
Relatos e achados histricos comprovam que por volta do ano 2000 a.C. no Egito (S, 1997, p.16), j existia a obrigao da existncia de livros e documentos fiscais, cuja guarda era dos funcionrios do Estado, os escribas. A influncia do Estado como instrumento de interveno econmica e controle tributrio foi um fator de importante para o desenvolvimento e evoluo dos registros no Egito, onde a Contabilidade pblica se desenvolveu consideravelmente. Apesar de bastante disseminada, as escrita egpcia e mesopotmica no eram de fcil assimilao, o que resultava num monoplio de conhecimento, e isso dificultava muito as transaes que surgiam.

comercializado quando da quitao

Ao passo que as sociedades foram evoluindo, o comrcio entre elas foi se intensificando, passou a existir a necessidade de, no s ao Estado, mas tambm o comerciante compreender tudo o que estava fazendo. Por volta de 2000 a.C. foi criado o alfabeto fencio, que segundo Schmidt, (1996, p.76): a principal contribuio dos fencios para o processo de comunicao contbil est no fato de que a sua escrita representou um considervel avano, devido reduo do nmero de caracteres e a eliminao das complicadas combinaes da escrita egpcia e mesopotmica, a leitura e escrita tornara-se extremamente simples, deixando de ser monoplio de uma minoria. O pequeno proprietrio ou negociante pode aprender mais facilmente a assinar o nome pelo menos e a fazer as suas contas. Alm dos egpcios e dos sumrios, vrias outras civilizaes, tambm contriburam para o processo de comunicao contbil e a consolidao dos procedimentos contbeis, como por exemplo, na civilizao romana se desenvolveu muito a Contabilidade pblica, atravs do controle das riquezas, de onde j se produziam balanos e prestaes de contas. Analisando o progresso das civilizaes, observa-se que as condies econmicas, sociais e polticas de cada sociedade, foram fatores de influncia a evoluo dos procedimentos contbeis. Com o desenvolvimento do comrcio, na Idade Mdia, o apogeu e queda do Feudalismo, surgimento do Mercantilismo, das Rotas de Comrcio, cada vez mais se tornou necessrio o

35

conhecimento contbil tanto para controle das atividades, como para registrar as operaes entre credor e devedor, como eram feitos desde as antigas civilizaes. Com a decorrer do tempo, as velhas tbuas de barro ou madeira deram espao aos manuscritos, o papel j inventado se transformava no grmen das informaes, que mais tarde Gutemberg consolida quando aperfeioa a imprensa, surgindo os primeiros manuscritos contbeis. Mais tarde, por volta do sculo XV, com a evoluo social, o surgimento dos mtodos de partidas dobradas, compilado por Pacciolli em 1494, o registro contbil assume uma preponderante caracterstica; segundo a qual, para cada crdito haveria um dbito correspondente e vice-versa. O mtodo assinala um fator primordial, para o entendimento dos lanamentos contbeis, num momento em que no havia nmeros negativos e nem o zero. Segundo Schmidt (1996, p.36-37), o desenvolvimento do sistema de partidas dobradas deve-se a: 1 - desenvolvimento econmico na rea abrangida entre as cidades de Veneza, Gnova e Florena, criando um ambiente de negcios e um nvel comercial bem mais sofisticado que o conhecido ate ento, dando origem a uma demanda de sistemas contbeis sofisticados;
2 - a aprendizagem da tecnologia de impresso de livros na Alemanha e sua rpida disseminao para os grandes centros comerciais da Europa, principalmente no norte a Itlia.

Com a difuso do mtodo das partidas dobradas, por toda a Europa, as bases do conhecimento contbil fortalecem as fronteiras cientficas. Na medida em que as relaes sociais, econmicas e polticas da sociedade foram se intensificando a Contabilidade tambm se evoluiu, a busca pela interpretao dos fatos e transaes realizadas, fez surgir necessidade de se averiguar as bases prprias desse conhecimento, as meras tcnicas de registros e escriturao do lugar a Cincia, que se desenvolve ao passo em que surgem diversas teorias e doutrinas para explicar o fenmeno da riqueza, dentre elas podemos citar: Contismo, Personalismo, Aziendalismo, Patrimonialismo, Reditualismo, Controlismo, Neopatrimonialismo, entre outras. A grande contribuio da evoluo das doutrinas e teorias contbeis para o processo de comunicao est no fato do valor dado a importncia da informao, a partir de ento, as transaes passam a assumir papis bem

36

mais complexos, os registros passam a no ser apenas um meio de controle ou de escriturao, mas a base de informao para diversas anlises, acerca do patrimnio tanto em seu modo esttico como dinmico.
Segundo S (1999, p.23): Tudo indica que foram os desenvolvimentos da sociedade, apoiados nos dos Estados, dos Poderes religiosos e de suas riquezas, somados a das artes de escrever e contar que influram, decisivamente, na evoluo dos registros contbeis.

Avaliando o processo de comunicao contbil, percebe-se que com a evoluo das sociedades, os registros contbeis vo assumindo caracterstica decisiva nas relaes humanas, o que antes era apenas um registro de posse particular, toma corpo e forma dentro da civilizao tanto como mecanismo de poderio econmico-financeiro, como suporte para o Estado, se consolidado dentro das necessidades da prpria sociedade. Verifica-se isso, na anlise dos primeiros registros, que descreviam uma s operao, sendo que medida que foram se intensificando as relaes comerciais, passaram a registrar mais de uma operao, surgindo mecanismos de controle que procuravam aprimorar cada vez mais modos de relatar e interpretar, at enfim chegarem evoluo da escrita; se dinamizarem com o progresso tecnolgico e, finalmente chegando chamada Era da Informao com a introduo de computadores, dos sistemas de informao, da Internet e das redes de comunicao. Assim, os sistemas de informaes utilizam os recursos humanos, de hardware, dados e rede de comunicaes para coletar em uma organizao.

Pessoas

Hardware

RECURSOS DE SISTEMA DE INFORMAES Software Dados

Redes

37

10. A CONTABILIDADE E OS IMPACTOS DA ERA DA INFORMAO Utilizando-se das mquinas processadoras (os computadores), a informtica tem sido um dos ramos do conhecimento que mais tem se desenvolvido na atualidade, contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento de outras cincias. Na histria da informtica, segundo relata Machado (1986, p.39-40), vrios acontecimentos marcaram o desenvolvimento tecnolgico, dentre eles vale destacar: A inveno da calculadora de Pascal em 1642, que atravs de procedimentos ainda rudimentar, com ganchos para digitao dos nmeros efetuava as operaes de soma e subtrao. Em 1812, o matemtico Babbage d um segundo passo quando ao consultar tabelas de logaritmos percebeu a existncia de erros e decidiu construir uma mquina para computar tabelas matemticas. Ele s no esperava que ao criar comandos especficos, sua mquina no se comportasse apenas como uma simples calculadora, mas como uma mquina analtica que podia ser programada, tanto que em 1859 quando finalmente foi construda foi adotada por vrias empresas e companhias de seguros. A partir de 1940, surgem na histria da humanidade os primeiros computadores eletrnicos, do tamanho de uma sala inteira e trabalhando atravs do uso de vlvulas, conhecidos como os computadores de primeira gerao. No fim da dcada de 50, com o advento dos transistores surgem os computadores de segunda gerao, cujo perodo vai de 1955 a 1965. Em 1965, com o surgimento do circuito integrado, um componente eletrnico que contm vrios transistores integrados em um nico componente, comea a terceira gerao de computadores. Esses com melhor acesso e significativamente menor que o das geraes anteriores, possibilitando compartilhar o mesmo espao que os profissionais ocupam nos escritrios e nas empresas.

38

Em 1970, a INTEL lana nos EUA, o primeiro microcomputador conhecido como 8008. De l at os dias atuais, o microcomputador, vm cada dia mais sendo inserido no fluxo das operaes e servios das empresas, atravs da distribuio de processamentos de dados nos diversos programas disposio do usurio. Evidentemente, a Contabilidade no poderia deixar de sofrer a influencia desse desenvolvimento. Com a progressiva evoluo da tecnologia os computadores tem se tornado cada vez mais imprescindveis no mundo dos negcios, e conseqentemente o campo contbil tem sido impactado por estes aspectos.
Sobre isto, assim descreve Cornachione Jr. (2001, p.105): hoje no mais possvel aceitar o eficaz desempenho profissional em um amplo leque de atividades econmicas, cientficas e educacionais, e mesmas esportivas, sem o apoio da informtica, a contabilidade no foge a regra.

Diante desse contexto, a globalizao pode ser considera como uma parte resultante da evoluo tecnolgica, pois atualmente, podemos receber e enviar informaes on-line, manter uma conversao em tempo real, e at fechar um negcio em poucos minutos, sem que se necessite o deslocamento ou viagem para outros locais. Com o advento da informtica, mudaram-se os processos organizacionais, o volume de dados antes desperdiado no processo mecanizado que era insuficiente, passa a ter um tratamento especfico, o fluxo de informao transforma-se na mola propulsora da tomada de decises das empresas e empregado em seus sistemas nos seus diversos nveis, para os mais variados usurios. Segundo uma pesquisa realizada atravs de um banco de dados com cerca de 1.000 (mil) empresas norte-americanas (Tjaden, 1999, p.102), aproximadamente 80% (oitenta por cento) esto gastando mais com atividades de informao e criao de ativos intelectuais do que para buscar retorno sobre o capital investido.
Segundo Hendriksen & Breda (1999,p.38): A Contabilidade desenvolveu-se em resposta a mudanas no ambiente, novas descobertas e progressos tecnolgicos. No h motivo para crer que a Contabilidade no continue a evoluir em resposta a mudanas que estamos observando em nossos tempos.

39

Com as constantes mudanas no contexto econmico, social e poltico, e na estrutura organizacional das empresas, como o caso das empresas virtuais, a Contabilidade passa a assumir novos desafios, traduzidos pelo volume e pela complexidade das transaes que envolvem as operaes das empresas em geral.
Segundo relata Padoveze (2000, p.59-63), um dos reflexos do desenvolvimento tecnolgico na Contabilidade, pode ser verificado no aumento do grau de automao. Tarefas anteriormente realizada por processos manuais j desenvolvido dentro de softwares especficos, diminuindo o fluxo de papis e documentos na empresa, um exemplo disso, so as rotinas mais freqentes que passaram a ser realizadas dentro dos sistemas, como o caso de: lanamentos de dbito e crditos, escriturao de livros fiscais, balancetes mensais, Balano Patrimonial, Demonstrao do Resultado do Exerccio, entre outros.

Porm, esses sistemas somente sero eficazes, se puderem atravs dos dados condensados fornecerem as informaes que se esperam da realidade patrimonial. Nesse contexto, o Contador, responsvel em dar relevncia aos dados que serviro de base para as informaes. Contudo, apesar dos benefcios oriundos da automao nas rotinas contbeis, necessitamos avaliar alguns pontos, como por exemplo: Com as novas tecnologias, os sistemas apesar de fornecerem informaes com preciso e rapidez, se tornam ferramentas vulnerveis ao ataque de vrus que podem ocasionar na perda parcial ou total dos dados, o que levaria um retrabalho por parte da contabilidade; Operar com um sistema informatizado exige uma qualificao adequada do usurio; Devido vulnerabilidade dos sistemas, mediante a invaso de hackers ou apropriao indevida de informaes por partes dos funcionrios, a empresa necessita criar meios e/ou instrumentos de garantir para salvaguarda suas informaes; e. O crescente nmero de informaes e usurios que utilizam as redes de computadores implica maiores custos de desenvolvimento e manuteno dos sistemas para as empresas;

40

Sistema de Informaes

Sistema de Apoio s Operaes

Sistema de Apoio Gerencial

Sistema de Processamento de Transaes

Sistema de Controle de Pessoas

Sistema de Colaborao

Sistema de Informaes Gerenciais

Sistema de Apoio a Deciso

Sistema de Informao Executiva

Segundo Padovezze (2000, p. 68-69) os sistemas contbeis usuais podem ser classificados em: Manual - utiliza livros ou fichas a serem escrituradas; Mecanizado - utiliza a mquina de datilografia, a mquina de soma e um formulrio denominado Ficha Trplice; e. Eletrnico - utiliza o computador e demais equipamentos eletrnicos a partir de programas especficos. Por possuir maior flexibilidade e capacidade de armazenamento de dados e informaes, permitindo o processamento de vrias unidades administrativas, centros de custos e empresas, simultaneamente, e a integrao aos demais meios de comunicao, o sistema eletrnico passou a ser intensivamente utilizado pelos profissionais contbeis. Os sistemas contbeis existentes no mercado, segundo Oliveira (1997, p.34-38) so: Sistema de Contabilidade Comercial - so geralmente desenvolvidos para pequenas empresas comercias pouco verstil, no possibilitam o bom acompanhamento das transaes realizadas limitando-se s operaes simples; Sistema de Contabilidade Fiscal - so desenvolvidos com o fim de fazer a escrita fiscal das empresas, escriturando livros, emitindo guias de recolhimento dos impostos e contribuies. Dependendo do porte da empresa, podem ser muito teis, porque alm de produzir os relatrios que so utilizados pela Contabilidade, produzem informaes ficais em nvel estadual, municipal e federal; Sistema de Contabilidade de Custos sos muito utilizados nas indstrias, onde a complexidade de custos p maior. Contm programas que geram demonstrativos de custos por produtos,

41
canalizam informaes para a Contabilidade gerencial e alimentam relatrios de controle de produo e consumo; Sistemas de Contabilidade Gerencial- so mais completos, apresentam muitas opes de relatrios e direcionado a mdias e grandes empresas ou escritrios de Contabilidade. Exigem o bom conhecimento do usurio, e possuem um leque de atividades, tais como: possibilitar o cadastro de eventos e histricos padronizados, apresenta o balano patrimonial com termo de abertura e encerramento, geram balancetes em diferentes nveis, permitem a elaborao de grficos, possibilitam a consulta on-line a qualquer informao, tm capacidade de processar informaes para mais de 100 filiais, podem processar Contabilidade atrasada em at cinco anos, etc.; Sistema de Administrao de Pessoal ou de Recursos Humanos- um sistema com programas que geram a folha de pagamento, a consignatrios, com alugueis, penses alimentcias, contribuies, etc.; Sistema de Controle de Estoque- sistema que gera o inventrio fsico e financeiro, relatrios de entradas e sadas, por fornecedor, regio, setor, departamento ou rea, controla as vendas por vendedor, etc.; Sistema de Faturamento emitem faturas de venda ou prestao de servios, alem de prepara e gerar relatrios do faturamento mensal por item ou produto, por filial ou regio; Sistema de Contas a Pagar- contm programas que geram relatrios de controle geral das obrigaes da empresa. Os bons programas permitem at a implantao de um calendrio de feriados para facilitar o acompanhamento de pagamentos, que no caso dos impostos e contribuies, precisam ser antecipados quando carem em um dia no til para o sistema bancrio; Sistema de Contas a Receber- geram relatrios de contas a receber da empresa que devem ser separados por natureza, por cliente, filial ou regio. Os aplicativos, ainda proporcionam informaes de crditos a receber por data de vencimento, indicando os dias de atraso e eventuais cobranas de juros e multas, enviando essas informaes para a tesouraria e a Contabilidade; Sistema de Controle do Imobilizado- alimentam informaes relativas movimentao dos bens integrantes do ativo imobilizado da empresa, gerando relatrios de adies, baixas, transferncias, depreciao e correo, se houver e. Sistema de Gerncia ou Gesto Financeira- um sistema que geralmente centraliza informaes da Contabilidade, faturamento, contas a pagar e a receber, tesouraria, sendo que essas atividades so desenvolvidas em cada rea especifica, e gerenciadas pela administrao financeira ou controladoria, dependendo da estrutura adotada na empresa.

42

Processamento de Pedidos de Vendas

Faturamento

Contas a Receber

Recebimento de Caixa

Livro Razo Geral

Relatrios Financeiros

Sistema de Processamento

Anlise das Vendas

Contas a Pagar

Desembolso de Caixa

de Livros e Relatrios

Sistema de Processamento de Transaes de Vendas

Sistema de Recebimentos e de Desembolso de Caixa

Compras

Folha de Pagamento

Processamento de Inventrio
Sistema de Processamento de Transaes de Compras

Controle de Ponto
Sistema de Processamento de Folha de Pagamento

Os

sistemas

atualmente,

se

constituem

no

corpo

bsico

de

disseminao dos procedimentos contbeis dentro das organizaes. Dentre os sistemas que mais tem se introduzido nas empresas, os sistemas gerenciais, merecem destaque. As mudanas ocorridas nas organizaes, aumentando a complexidade das atividades, aliada s novas exigncias do mercado e a competitividade, passaram a exigir das empresas maior quantidade de informaes para controlar seu processo produtivo e tomar decises a nvel estratgico e operacional. Por outro lado, a introduo da Internet e dos avanos tecnolgicos da informao propiciaram muitas mudanas nos aspectos contbeis, tanto pela infinita capacidade de dados de seus servidores como pela apropriao rpida da informao, o chamado tempo real. Interligadas em rede empresas operam no mercado, mantm uma estrutura patrimonial integrada a partir de informaes compartilhadas entre matriz e filiais em diversas partes do mundo. Dessa forma, se desmistifica a idia esttica das informaes contbeis contidas em seus relatrios bsicos, como o caso do Balano Patrimonial, a

43

posio econmica, financeira e patrimonial da empresa no mais aquela demonstrada a cada final de exerccio, e sim a mais recente e atualizada. Isto um reflexo da evoluo dos prprios processos de desenvolvidos pela economia de mercado, principalmente dentro do mercado de aes, onde a cada segundo se tem uma nova realidade. O grande desafio da Contabilidade nesse enfoque consubstanciar-se e manter-se dentro de um determinado padro no momento em que diversos fatores influem em tempo real para a anlise efetiva do patrimnio. Sem levar em conta que o nvel de informaes contbeis destinado a uma ecltica classe de usurios, que delas necessitam tambm em tempo real. Na revoluo da informao, o papel de um profissional contbil bem-sucedido descobrir como satisfazer essas diferentes necessidades dos usurios da Contabilidade.

44

11. O SPED 11.1. APRESENTAO Institudo pelo Decreto n 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o Sistema Pblico de Escriturao Digital (Sped) faz parte do Programa de Acelerao do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010) e constitui-se em mais um avano na informatizao da relao entre o fisco e os contribuintes. De modo geral, consiste na modernizao da sistemtica atual do cumprimento das obrigaes acessrias, transmitidas pelos contribuintes s administraes tributrias e aos rgos fiscalizadores, utilizando-se da certificao digital para fins de assinatura dos documentos eletrnicos, garantindo assim a validade jurdica dos mesmos apenas na sua forma digital. Iniciou-se com trs grandes projetos: Escriturao Contbil Digital, Escriturao Fiscal Digital e a NF-e - Ambiente Nacional. Atualmente est em produo o projeto EFD-PIS/COFINS. E em estudo: e-Lalur, EFD-Social e a Central de Balanos. Representa uma iniciativa integrada das administraes tributrias nas trs esferas governamentais: federal, estadual e municipal. Mantm parceria com 20 instituies, entre rgos pblicos, conselho de classe, associaes e entidades civis, na construo conjunta do projeto. Firma Protocolos de Cooperao com 27 empresas do setor privado, participantes do projeto-piloto, objetivando o desenvolvimento e o

disciplinamento dos trabalhos conjuntos. Possibilita, com as parcerias fisco-empresas, planejamento e

identificao de solues antecipadas no cumprimento das obrigaes acessrias, em face s exigncias a serem requeridas pelas administraes tributrias. Faz com que a efetiva participao dos contribuintes na definio dos meios de atendimento s obrigaes tributrias acessrias exigidas pela

45

legislao tributria contribua para aprimorar esses mecanismos e confira a esses instrumentos maior grau de legitimidade social. Estabelece um novo tipo de relacionamento, baseado na transparncia mtua, com reflexos positivos para toda a sociedade.

11.2. OBJETIVO O Sped tem como objetivos, entre outros: Promover integrao dos fiscos, mediante a padronizao e compartilhamento das informaes contbeis e fiscais, respeitadas as restries legais. Racionalizar e uniformizar as obrigaes acessrias para os

contribuintes, com o estabelecimento de transmisso nica de distintas obrigaes acessrias de diferentes rgos fiscalizadores. Tornar mais clere a identificao de ilcitos tributrios, com a melhoria do controle dos processos, a rapidez no acesso s informaes e a fiscalizao mais efetiva das operaes com o cruzamento de dados e auditoria eletrnica.

Premissas Propiciar melhor ambiente de negcios para as empresas no Pas; Eliminar a concorrncia desleal com o aumento da competitividade entre as empresas;

O documento oficial o documento eletrnico com validade jurdica para todos os fins;

Utilizar a Certificao Digital padro ICP Brasil; Promover o compartilhamento de informaes;

46

Criar na legislao comercial e fiscal a figura jurdica da Escriturao Digital e da Nota Fiscal Eletrnica;

Manuteno da responsabilidade legal pela guarda dos arquivos eletrnicos da Escriturao Digital pelo contribuinte;

Reduo de custos para o contribuinte; Mnima interferncia no ambiente do contribuinte; Disponibilizar aplicativos para emisso e transmisso da Escriturao Digital e da NF-e para uso opcional pelo contribuinte.

11.3. BENEFCIOS Reduo de custos com a dispensa de emisso e armazenamento de documentos em papel; Eliminao do papel; Reduo de custos com a racionalizao e simplificao das obrigaes acessrias; Uniformizao das informaes que o contribuinte presto s diversas unidades federadas; Reduo do envolvimento involuntrio em prticas fraudulentas; Reduo do tempo despendido com a presena de auditores fiscais nas instalaes do contribuinte; Simplificao e agilizao dos procedimentos sujeitos ao controle da administrao tributria (comrcio exterior, regimes especiais e trnsito entre unidades da federao); Fortalecimento do controle e da fiscalizao por meio de intercmbio de informaes entre as administraes tributrias; Rapidez no acesso s informaes;

47

Aumento da produtividade do auditor atravs da eliminao dos passos para coleta dos arquivos;

Possibilidade de troca de informaes entre os prprios contribuintes a partir de um leiaute padro;

Reduo de custos administrativos; Melhoria da qualidade da informao; Possibilidade de cruzamento entre os dados contbeis e os fiscais; Disponibilidade de cpias autnticas e vlidas da escriturao para usos distintos e concomitantes;

Reduo do Custo Brasil; Aperfeioamento do combate sonegao; Preservao do meio ambiente pela reduo do consumo de papel.

48

12. SPED CONTBIL 12.1. O QUE ?

a substituio da escriturao em papel pela Escriturao Contbil Digital - ECD, tambm chamada de SPED-Contbil. Trata-se da obrigao de transmitir em verso digital os seguintes livros: I - livro Dirio e seus auxiliares se houver; II - livro Razo e seus auxiliares se houver; III - livro Balancetes Dirios, Balanos e fichas de lanamento comprobatrias dos assentamentos neles transcritos. Segundo a Instruo Normativa RFB n 787 de 19 de novembro de 2007, esto obrigadas a adotar a ECD em relao aos fatos contbeis ocorridos a partir de 1 de janeiro de 2008, as sociedades empresrias sujeitas a acompanhamento econmico-tributrio diferenciado, nos termos da Portaria RFB n 11.211, de 7 de novembro de 2007 e sujeitas tributao do Imposto de Renda com base no Lucro Real; (Redao dada pela Instruo Normativa RFB n 926, de 11 de maro de 2009) em relao aos fatos contbeis desde 1 de janeiro de 2009, as demais sociedades empresrias sujeitas tributao do Imposto de Renda com base no Lucro Real. (Redao dada pela Instruo Normativa RFB n 926, de 11 de maro de 2009). Para as demais sociedades empresrias a ECD facultativa. As sociedades simples e as microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional esto dispensadas desta obrigao.

12.2. COMO FUNCIONA A partir do seu sistema de contabilidade, a empresa gera um arquivo digital no formato especificado no anexo nico Instruo Normativa RFB n 787/07 (disponvel no menu Legislao). Devido s peculiaridades das diversas legislaes que trata da matria, este arquivo pode ser tratado pelos sinnimos: Livro Dirio Digital, Escriturao Contbil Digital ECD, ou Escriturao Contbil em forma eletrnica.

49

Este arquivo submetido ao Programa Validador e Assinador PVA fornecido pelo Sped. Faa o download do PVA e do Receitanet e instale-os em um computador ligado internet. Atravs do PVA, execute os seguintes passos: Validao do arquivo contendo a escriturao; Assinatura digital do livro pela(s) pessoa(s) que tm poderes para assinar, de acordo com os registros da Junta Comercial e pelo Contabilista; Gerao e assinatura de requerimento para autenticao dirigido Junta Comercial de sua jurisdio. Para gerao do requerimento indispensvel, exceto para a Junta Comercial de Minas Gerais, informar a identificao do documento de arrecadao do preo da autenticao. Verifique na Junta Comercial de sua Jurisdio como obter a identificao. Assinados a escriturao e o requerimento, faa a transmisso para o Sped. Concluda a transmisso, ser fornecido um recibo. Imprima-o, pois ele contm informaes importantes para a prtica de atos posteriores. Ao receber a ECD, o Sped extrai um resumo (requerimento, Termo de Abertura e Termo de Encerramento) e o disponibiliza para a Junta Comercial competente. Na atual estrutura, cabe Junta Comercial buscar o resumo no ambiente Sped. Enquanto ela no adota tal providncia, ao consultar a situao, a resposta obtida ser "o livro digital foi recebido pelo Sped Contbil, porm ainda no foi encaminhado para a Junta Comercial". Verifique na Junta Comercial de sua jurisdio como fazer o pagamento do preo para autenticao. Recebido o preo, a Junta Comercial analisar o requerimento e o Livro Digital. A anlise poder gerar trs situaes, todas elas com o termo prprio: Autenticao do livro; Indeferimento; Sob exigncia.

50

IMPORTANTE: para que um livro colocado sob exigncia pela Junta Comercial possa ser autenticado, aps sanada a irregularidade, ele deve ser reenviado ao Sped. No h necessidade de novo pagamento do preo da autenticao. Deve ser gerado o requerimento especfico para substituio de livros no autenticados e colocados sob exigncia. Para verificar o andamento dos trabalhos, utilize a funcionalidade Consulta Situao do PVA. Os termos lavrados pela Junta Comercial, inclusive o de Autenticao, sero transmitidos automaticamente empresa durante a consulta. O PVA tem ainda as funcionalidades de visualizao da escriturao e de gerao recuperao de backup. Autenticada a escriturao, adote as medidas necessrias para evitar a deteriorao, extravio ou destruio do livro digital. Ele composto por dois arquivos principais: o do livro digital e o de autenticao (extenso aut). Faa, tambm, cpia do arquivo do requerimento (extenso rqr) e do recibo de entrega (extenso rec). Todos os arquivos tm o mesmo nome, variando apenas a extenso.

51

13. SPED FISCAL 13.1. O QUE ? A Escriturao Fiscal Digital - EFD um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escrituraes de documentos fiscais e de outras informaes de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apurao de impostos referentes s operaes e prestaes praticadas pelo contribuinte. Este arquivo dever ser assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente Sped. 13.2. COMO FUNCIONA? A partir de sua base de dados, a empresa dever gerar um arquivo digital de acordo com leiaute estabelecido em Ato COTEPE, informando todos os documentos fiscais e outras informaes de interesse dos fiscos federal e estadual, referentes ao perodo de apurao dos impostos ICMS e IPI. Este arquivo dever ser submetido importao e validao pelo Programa Validador e Assinador (PVA) fornecido pelo Sped. 13.3. PROGRAMA VALIDADOR ASSINADOR Como pr-requisito para a instalao do PVA necessria instalao da mquina virtual do Java. Aps a importao, o arquivo poder ser visualizado pelo prprio Programa Validador, com possibilidades de pesquisas de registros ou relatrios do sistema. Outras funcionalidades do programa: digitao, alterao, assinatura digital da EFD, transmisso do arquivo, excluso de arquivos, gerao de cpia de segurana e sua restaurao. Apresentao do arquivo Em regra, a periodicidade de apresentao mensal.

52

14. OS IMPACTOS DA INFORMATIZAO NO PERFIL PROFISSIONAL DO CONTADOR As mudanas no cenrio mundial, com a globalizao, os avanos da tecnologia, influenciaram sobremaneira o mundo dos negcios, essas mudanas no s afetaram o perfil das relaes empresariais, como vieram acarretar mudanas no perfil do profissional contbil, cujo trabalho no s se diferenciou no uso das informaes, como tambm na relevncia de suas atividades. As diversas funes realizadas pela Contabilidade, como escriturao, elaborao divulgao, anlise e controle dos dados contbeis, foram afetadas profundamente em suas metodologias. Os procedimentos atuais utilizados na Contabilidade para alcanar os seus objetivos evoluram sobremaneira. A introduo das redes tornou possvel a comunicao virtual dos Contadores com os rgos pblicos, ao passo em que se verificam mudanas na composio e estrutura das organizaes. A tecnologia de informao foi acrescida ao universo contbil como forma de resposta s novas exigncias do mercado, traduzindo mudanas no perfil do profissional.
O profissional contbil, como um elemento que integra a organizao, tambm est inserido nesse contexto, e vem sofrendo uma forte presso diante das mudanas, pois a sua funo est sendo reformulada a cada passo desse processo de transformao. Esse profissional deve buscar alternativas para agregar valor no s a empresa com o seu trabalho, utilizando a Tecnologia da Informao como uma aliada na aquisio e desenvolvimento de competncias (Barbosa, 2000, p.2).

Os avanos tecnolgicos, a informtica e os sistemas avanados de comunicao contbil, acabaram por destituir aquela velha figura do guardalivros dada ao profissional contbil por muitos anos. Os programas j realizam as quatro operaes, assimilam as informaes e elaboram os demonstrativos contbeis, adequando-os conforme a realidade escolhida. E tambm elaboram anlises estatsticas. Cabendo, portanto, ao Contador, a explicao e interpretao dos fenmenos patrimoniais, sendo necessrio para isso cada vez mais a intelectualizao do conhecimento contbil.

53

Se por um lado, a informtica possibilitou o fluxo de dados atravs de diversos sistemas, por outro, as empresas passaram a necessitar mais das habilidades do profissional. Tornando-o um consultor dentro das organizaes, cujo papel imprescindvel para o desenvolvimento da empresa, uma vez que ao assumir responsabilidade, principalmente ligadas gesto de informao, ele ter como meta a obteno, o tratamento e difuso de informaes relevantes para a organizao dentro de um espao de tempo hbil. Vale ressaltar informao to difusa que os executivos se defrontam com um problema difcil: excesso de informao. O contador, gestor da informao, dever realizar a triagem destas informaes dizendo quais so relevantes ou no para o futuro desenvolvimento da organizao. Que no a quantidade de informaes que importa e sim a qualidade destas informaes. Segundo PORTER (1999, p.91) o impacto da tecnologia. Analisando-se o progresso tecnolgico, visualiza-se que as rotinas antes dedicadas exclusivamente ao Contador, como declarao de IRPJ- Imposto de Renda da Pessoa Jurdica, clculos trabalhistas, folhas de pagamento, rescises, hoje so abertas a sociedade pela Internet, deixando ao leigo o direito de usar a informao para qual no tem conhecimento especfico e at subjugar o trabalho contbil. No entanto, sejam esses apenas reflexos do uso de tcnicas, que com certeza jamais deveriam ter sido ou se figurado como a essncia das atividades contbeis. Se por um lado, a Contabilidade apresenta novas tendncias devido ao novo contexto scio-econmico vivido, e aos avanos tecnolgicos,

direcionando um novo perfil para o profissional. Por outro, tornou-se uma das preas de conhecimento de mais abrangente leque. Ao Contador possvel atuar-nos mais variados segmentos, conforme demonstrado em quadro abaixo, desmitificando-se assim a idia de que a introduo tecnolgica possibilitou a fechar as oportunidades na rea contbil. Nota-se, portanto, que o trabalho do contador no est perdendo espao e nem to pouco tende a desaparecer. Este pensamento pode surgir de profissionais no capacitados, que se limitam a tcnica de debitar e creditar, esquecendo-se do aspecto cientfico que a contabilidade possui.

54

Verifica-se que o perfil do Contador moderno o de um homem de valor que precisa acumular muitos conhecimentos, mas que tem um mercado de trabalho garantido. um elemento importantssimo na agregao de valor a empresa, fazendo parte imprescindvel do processo de tomada de decises, pois aos seus conhecimentos est a responsabilidade pela triagem das informaes colhidas das empresas e pela alocao destas ao desempenho operacional. Essas novas caractersticas fizeram surgir e ascender a Contabilidade denominada Contabilidade Gerencial, como ferramenta na gesto de negcios e a evoluo do segmento de Consultoria na rea contbil.

Segundo Cornachione Jr.(1994 a, p.143-144) com o adequado tratamento da informtica em sua formao, o profissional da rea contbil poder obter, entre outras, as seguintes vantagens competitivas no mercado de trabalho: Compreender os sistemas computacionais, aprender a enxergar os problemas complexos das empresas, das organizaes sob enfoque sistmico; Ocupar seu espao de profissional que gerencia os sistemas de informaes em geral e os sistemas de informaes contbeis das empresas; Dominar a operacionalizao dos microcomputadores e redes de microcomputadores, que representam a realidade empresarial atual e base da tendncia para o futuro; alm de compreender e utilizar a terminologia desta rea; Operar aplicativos que atendam s suas necessidades de clculos (planilhas eletrnicas), de textos (processadores de textos, editorao eletrnica), de banco de dados (gerenciadores de bancos de dados) e necessidades grficas (aplicativos grficos); Tornar-se mais participativo consequentemente, produtivo nas etapas de desenho, gerao e criao de sistemas de informaes estratgicas e operacionais; Analisar e participar ativamente da anlise de sistemas contbeis que em breve estaro funcionando sob a sua responsabilidade; Visualizar e compreender os componentes da informtica como partes do processo de informao e no como uma caixa preta; Acompanhar, participar computacional; e entender o moderno ambiente

Utilizar a informtica como meio eficiente para otimizar as solues contbeis e gerenciais num ambiente empresarial competitivo; Proporcionar informaes integradas aos usurios, que reflitam realidades de diversas reas da organizao;

55
Participar ativamente da gerao de sistemas de avaliao de desempenho, acompanhamento de gesto por reas de responsabilidade, avaliao de resultados, etc.;

Em outras palavras, o que referido autor procura expor, evidenciar que a informao no trouxe apenas modificaes para o horizonte das negociaes empresariais, devido competitividade, o acirramento de mercados e a relevncia das informaes em tempo real. No apenas necessrio possuir informaes, mas saber elaborar e interpretar de forma adequada e em tempo hbil para que se possa obter o melhor proveito, maximizao a relao custo-benefcio da informao. A rea contbil foi uma das que mais sofreram impactos com a introduo tecnolgica, tendo que se adaptarem as mudanas ocorridas nas organizaes e no desenvolvimento das atividades contbeis. No entanto, preciso que o profissional contbil tenha em mente que o processo de transformao promovido pelas inovaes tecnolgicas em sua atuao profissional um processo dinmico e contnuo; pois este assume a responsabilidade pelo gerenciamento das informaes que auxilia no desenvolvimento das atividades empresarias, devendo ter conscincia da sua necessidade de atualizao contnua a fim de acompanhar a evoluo dos procedimentos, que envolvam o fluxo das atividades da Contabilidade.

56

15. A ATUAL DEMANDA DE PROFISSIONAIS CONTBEIS Atualmente com o desenvolvimento da tecnologia e o crescimento das empresas, a rea de atuao do contador tem sofrido alteraes, sua amplitude vem traando um novo perfil para a profisso contbil, onde possvel ao contador assumir funes em diversas reas do conhecimento. Esse um dos fatores que tem influenciado o aumento da demanda de optantes pelo curso de cincias e profissionais contbeis, em funo do "leque" de oportunidades que essa profisso tem oferecido devido a sua nova estruturao. Nos prximos anos, pela expanso que se promete no setor, no seria exagero afirmar que o nmero de mulheres na profisso ser igual ao dos homens. E haver a quebra de mais um paradigma no pas.

16. O CONTADOR DE ONTEM x O CONTADOR DE HOJE Segundo o Professor Roberto Aurlio Merlo, as principais caractersticas que demonstram a importncia do profissional de contabilidade e sua necessidade de adaptar-se aos novos tempos partem da premissa de que o desenvolvimento da contabilidade sempre esteve associado evoluo da humanidade, ao progresso das organizaes, s novas formas de negcios e ao aprimoramento das relaes comerciais. Sendo assim, o trabalho do contabilista sempre esteve associado e sempre estar s demandas da sociedade, de acordo com a evoluo natural advinda do aperfeioamento dos negcios empresariais. No passado, o foco dos profissionais de contabilidade estava em alguns fatores como: A visvel preocupao com a escriturao mercantil, os esforos e a necessidade de padronizao das informaes contbeis, permitindo a comparao de sries histricas, a luta pela regulamentao da profisso, com a consequente criao do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Contabilidade.

57

O mundo dos negcios est em constante mutao e exige dos profissionais um contnuo aperfeioamento. O compromisso tico uma das caractersticas que determina a confiana e credibilidade no contabilista. O profissional de sucesso no sculo XXI ser o que acompanhar a evoluo das relaes de negcios, provocada pela abertura de mercados e o avano da globalizao, aliando-se ao contnuo desenvolvimento da TI e dos processos de comunicao, tornando a atividade empresarial mais dinmica, na espera de respostas rpidas e teis ao processo de tomada de decises. Espera-se que o contabilista seja capaz de transferir atravs de relatrios estruturados e para cada usurio as informaes necessrias tomada de decises. O contador atual tem assumido um perfil gerenciador, onde este ter uma viso global que o habilita a compreender o meio social, poltico, cultural e econmico onde est inserido. O contador de hoje, necessita de uma formao tcnica e cientfica para desenvolver atividades especficas da prtica contbil, com capacidade de externar valores de responsabilidade social e tica, precisa ter competncia para compreender aes, analisando criticamente as organizaes,

antecipando e promovendo suas transformaes. A Importncia da Interdisciplinaridade para a Formao do Contador atualmente, h uma exigncia de formao de seres humanos capazes de se adaptar a novos ambientes, de compreender e dominar as relaes e atividades humanas e coordenar a grande quantidade de informaes e novos conhecimentos. Partindo deste quadro, buscou-se estudar a interdisciplinaridade e como ela influncia o ensino Contbil. necessrio que o atual contador tenha domnio sobre vrias reas do conhecimento gerando valor a sua formao como ser humano e profissional. A fim de fundamentar a relevncia da interdisciplinaridade para a formao do contador, seguem dois fatores interdisciplinares que contribuem para a qualificao deste profissional.

58

O mercado de antigamente era compacto, tradicional e apresentava poucas opes. J no mercado atual, percebe-se maior movimento das transaes, caracterizando um mercado competitivo e aberto a novas possibilidades. Com base na anlise do mercado atual, aufere-se que o mercado de amanh seguir tendncias, cujas caractersticas sero intimamente ligadas ao desenvolvimento econmico e tecnolgico. O avano tecnolgico foi de extrema importncia para a mudana no perfil do contador. Antigamente, suas funes se limitavam exclusivamente a um simples escritrio, desenvolvendo um papel voltado mais para o mbito operacional. Na medida em que foram surgindo novas tecnologias, as funes operacionais foram substitudas por programas que executam todas essas tarefas a um simples clique. Com isso, esse profissional teve que se readaptar s novas exigncias do mercado, buscando diferenciais. A cada dia que passa surge uma nova ferramenta de pesquisa e de trabalho e que agiliza o tramite de informaes, a confiabilidade, a transparncia e facilita cada vez mais o processo, reduzindo custos, perda de tempo e gerando relatrios que auxiliam a vida do empreendedor. Com isso o contador tem mais tempo disponvel para analisar as informaes e comear a atuar como um gerenciador e facilitador para o empresrio tornam-se um conselheiro na tomada de decises. Hoje, com o mercado cada vez mais globalizado e em contnua mudana exige se desse profissional um perfil voltado para a anlise, consultoria, auditoria, sabendo avaliar e direcionar o empresrio nas suas tomadas de decises. Uma vez que ele passa a ter um contato mais direto e decisivo com o seu cliente, sendo assim precisa saber se comunicar, passar confiana, analisar situaes, tentar reduzir custos, e tambm mostrar que etc. Com esse novo perfil, o contador passou a ser mais valorizado no mercado, e, com isso, houve uma ascenso do curso e da profisso, e conseqentemente, um aumento no nmero desses profissionais atuantes no mercado, dentre eles, uma quantidade significativa do sexo feminino. As

59

perspectivas para o futuro da profisso so as mais promissoras possveis. Com um perfil cada vez mais gerenciador, consultor e sendo mais valorizado a cada dia, tende a mais pessoas optarem por trabalhar nesse campo de atuao, pois a existe a possibilidade de atuar em diversas funes nesse segmento. Somente conseguiro acompanhar esse crescimento, aqueles que realmente tenham sede pelo conhecimento, pois o que se aprende agora pode estar ultrapassado daqui a um minuto.

60

17. CONCLUSO Com a elaborao do trabalho, conclumos que ao analisar a contabilidade e sua histria percebemos que esta evoluindo com o passar dos anos, isso ocorre devido s mudanas no cenrio mundial, sejam essas mudanas sociais, culturais ou tecnolgicas. Com isso conseguimos apurar e analisar as principais contribuies da civilizaes, identificar algumas diferenas e semelhanas entre a contabilidade existente no inicio do sculo e a dos dias atuais, podendo assim correlacionar os avanos da contabilidade aos progressos da sociedade, enxergar as origens da contabilidade e a revoluo na atuao do profissional contbil de hoje, uma vez que a mesma possibilitou que este trabalhasse de forma mais conjunta e participativa com seus usurios ou com outros profissionais envolvidos no processo.

61

18. REFERNCIAS BARBOSA. Ana Maria Ribeiro. As implicaes da tecnologia da informao na profisso contbil. In: Congresso Brasileiro de Contabilidade, XVI, Goinia, 2000. Anais Goinia, 2000. In: Cd-Room. BEUREN, Ilse Maria. Gerenciamento da informao: um recurso estratgico no processo de gesto empresarial. So Paulo: Atlas, 1998. CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC). Quantos fomos? 2003. Disponvel em: http://www.cfc.org.br. CORNACHIONE Jr., Edgar B. Informtica aplicada s reas de contabilidade, administrao e economia. So Paulo: Atlas, 1994. CREPALDI, Silvio Aparecido. Curso de Contabilidade: resumo e teoria. So Paulo: Atlas, 1995. CRUZ, Naiana V. S, Jos C. S. GALVO. Origem e Evoluo do Pensamento Contbil. UEFS, Feira de Santana- BA, 2001. Monografia. 72 p CRUZ, Tadeu. Sistemas de Informaes Gerenciais. So Paulo: Atlas, 1998. FIPECAFI, v.14, n.25, p. 24-41, janeiro/abril 2001. HENDRIKSEN, Eldon S.; BREDA, Michael F. Van. Teoria da Contabilidade. 5. ed. So Paulo: Atlas, 1999. IUDCIBUS, Srgio. Teoria da contabilidade. 6. Ed. So Paulo: Atlas, 2000. IUDICIBUS, Srgio; MARION, Jos Carlos. Introduo Teoria da Contabilidade Para o Nvel de Graduao. So Paulo: Atlas, 2000. MACHADO, Srgio Aprobato. Contabilidade na informtica. Revista Brasileira de Contabilidade, p.39-44. Ano XVI. N. 56. Jan/Mar 1986. MACHADO, Srgio Aprobato. Contabilidade na informtica. Revista Brasileira de Contabilidade, p.39-44. Ano XVI. N. 56. Jan/Mar 1986. OLIVEIRA, Edson. Contabilidade Informatizada: teoria e prtica. 3 ed. So Paulo: Atlas, 1997.

62

PADOVEZE, Cludio Lus. Sistemas de informaes contbeis. 2. Ed. So Paulo: Atlas, 2000. PORTER, Michael E. Competio = on Competition: estratgias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999. S, Antnio Lopes de. Histria Geral e das Doutrinas da Contabilidade. So Paulo: Atlas. 1997 S, Antnio Lopes de. Teoria da Contabilidade. 2. Ed. So Paulo: Atlas, 1999. SANTOS, Edilene Santana; CATELLI, Armando. Internet: desafio para uma contabilidade interativa. Revista Contabilidade & Finanas. FIPECAFI, So Paulo. SCHMIDT, Paulo. Histria do pensamento contbil. Porto Alegre: Bookman, 2000. ______. Uma Contribuio ao Estudo da Histria do Pensamento Contbil. So Paulo: tese de Doutoramento, USP, 1996. SCHMIDT, Paulo. Uma contribuio ao estudo da histria do pensamento contbil: 1996. 2 v. 476 f. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade) Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade, Universidade de So Paulo, So Paulo, 1996. TJADEN, Gary. A TI muda. HSM Management. So Paulo: Editora Savana, n.17, p. 102-106, Nov/dez. 1999. http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/sped-contabil/default.htm (Acesso em 20/11/2011 19:40) http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/sped-fiscal/default.htm (Acesso em 20/11/2011 19:40) http://teoriascontabeis.blogspot.com/2009/09/evolucao-da-contabilidade.html (Acesso em 25/11/2011 22:10)

63

http://www.unianhanguera.edu.br/storage/web_aesa/portal_institucional/bibliote cas/biblioteca_virtual/publicacoes/fernanda_cristina.pdf (Acesso em 25/11/2011 22:13) http://www.unianhanguera.edu.br/storage/web_aesa/portal_institucional/bibliote cas/biblioteca_virtual/publicacoes/fernanda_cristina.pdf (Acesso em 25/11/2011 22:15) http://www.grupoempresarial.adm.br/download/uploads/Teoria%20da%20Conta bilidade%20-%20algumas%20consideracoes_M3_AR.pdf(Acesso em 25/11/2011 22:16)

Vous aimerez peut-être aussi