Vous êtes sur la page 1sur 190

Joo Jose Gremmelmaier

Fim de Expediente
Primeira Edio Edio do Autor Curitiba 2011

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

CIP Brasil Catalogado na Fonte Gremmelmaier, Joo Jose Fim de Expediente, Romance de Fico, 183 pg./ Joo Jose Gremmelmaier / Curitiba, Pr. / Edio do Autor / 2011

1. Literatura Brasileira Romance I - Titulo


85 0000 CDD 978.000

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

J. J. Gremmelmaier

Fim de Expediente

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

O que uma garota aparentemente normal, com um ganha po que no declara aos amigos e parentes, um Parque municipal, onde uma fonte de agua, e a natureza preservam a paz, uma catedral Baslica, e um clube antigo, tem em comum. Nada at este instante, mas eventos vo jogar uma garota em uma busca, que vai lhe apresentar a origem de sua famlia, vai mostrar onde se esconde o perigo, ela vai enfrentar perigos, para no fim conquistar o maior dos tesouros, a paz.

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Madalena era estudante de Biologia da Pontifcia Universidade Catlica (PUC), fazia pela manha, se dedicava ao terceiro ano, normal de quem parecia sonhar em ser algo a mais, estava acabando a aula de botnica 3, quando foi para a lanchonete a frente da faculdade, quinta feira. O que vamos fazer neste fim de semana? Madalena olha as amigas e fala: Desculpa, sei que vou furar hoje, mas no tem jeito! Esquece, o que vamos fazer na sexta? Mas queria ir com vocs, mas meus pais chegaram com mil afirmaes de que eu teria de ir hoje! Madalena, na sexta, vamos compensar, mas vai perder o evento que voc mesmo projetou! A festa do Pirata do ano, e vou perder, realmente devo estar doente! As moas sorriram, e comeam a falar dos planos de festa e diverso para o fim de semana, Madalena depois de dois goles de cerveja, atravessa para o estacionamento da faculdade, pega o carro e sai.

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Madalena tinha toda a tarde, de segunda a sexta uma ocupao, ela no falava disto as amigas da faculdade, no falava disto fora do grupo que trabalhava com ela. Dirige seu carro no sentido de um bairro de Curitiba chamado Botiatuvinha, pega o controle no console e quando chega a frente do porto, o aciona o abrindo, sobre pela rua lateral interna, naquele terreno de mais de 6 mil metros quadrados, se via a casa com mais de 600 metros a frente. Sorri saindo do carro e olhando para Robert, ele se chamava Joo, mas ali ningum usava seus nomes, e ali atendia por Robert, passa ao lado da casa e v as moas a piscina, ningum entrava na agua, mas usavam aquele local para aprimorarem os seus bronzeados de forma barata, longe dos olhos, pois os muros eram altos a toda volta, podiam tomar sol sem roupas, no deixando as marcas dos biqunis. Entra pela sala, olha para o rapaz que tocava aquilo, todos os chamavam de Paulo, mas no sabia se era este o nome e este a fala; Raisca, tem um cliente as duas e meia, daqueles que no fala muito! O senhor acessava um site de onde se via as moas, e atravs do site, senhores da regio faziam a reserva, pagavam via carto de credito, e somente aps isto, as meninas iam as casas dos clientes. Ao fundo se via algumas senhoras, pessoas que se quem estivesse do outro lado do telefone ou da internet vissem pessoalmente, provavelmente no gastariam seu dinheiro com aqueles corpos, mas era um local onde a voz era muito mais importante que o corpo em si.
7

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Dois mundos paralelos, o das vozes, o dos corpos, convivendo harmoniosamente. Ali Madalena era Raisca, a 6 meses fazia isto, conseguia tirar em meses ruins, mais de 8 mil reais, no inicio, chegou a ganhar mais, mas viu que o risco era maior, traduzindo para outras lnguas, ela tirava por ms, mais de 5 mil dlares, com isto que era um passatempo para ela.

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Madalena aps se produzir, trocar de roupa, retorna ao carro com um endereo ao bolso, centro, odiava ter de ir ao centro de carro, mas pior seria de taxi, pois eles sempre demoravam demais, e para sair de l, sempre era complicado, o endereo era em um prdio novo na Avenida 7 de setembro, esquina com a Rua Joo Negro, na altura da Ponte Velha, uma ponte que hoje funcionava como passagem de pedestres, mas j fora a passagem do trem para a antiga Ferroviria, a no mais de 800 metros dali. A moa estaciona no estacionamento a meia quadra e entra como algum normal, se apresenta na portaria e o rapaz a mede a autorizando subir, esta era uma das nicas coisas que a incomodavam nisto, a forma de discriminao a ela, e no aos homens incapazes de conseguir uma mulher, mas com dinheiro suficiente para manter os negcios ainda em alta. Toca a campainha, sempre a mesma espera, o rapaz a mede, a convida para entrar, ela mede o pequeno apartamento, tipo tudo na mesma pea, quarto, sala e cozinha, a nica coisa a parte era o banheiro. Sexo sem muitas palavras, sem aquecimento, se teso, apenas sexo, Madalena poderia ser chamada de uma Puta, por estes momentos, mas ela sempre respondia com uma indagao, posso ser chamada disto, mas quem esta usando o crebro neste momento sou eu, enquanto os homens que pagam, so apenas como os cachorros correndo atrs da cadelas no cio. Assim como entrou, recebeu e saiu, obvio que o atendente da porta mexeu com ela, estava com trs rapazes ao lado, mas Madalena
9

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente tambm tinha uma viso para estes Homens, que s se manifestavam quando em grupo, gente sem personalidade, incapazes de no gaguejar sozinhos ou sem duas ou trs cervejas na cabea. A garota comea a retornar, tudo predeterminado como sempre, este fora at rpido, ela lembra de um cliente que tivera por mais de 2 meses, no comeo do ano, que a chamava, no ficava nunca mais que uns 15 minutos, ele gozava, pagava e a colocava para fora, mas este foi como todo programa, sexo sem palavras, sem muitos adendos de conquista, sexo animal, pagou tem, no pagou, no tem.

10

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

A moa retorna mais uma vez para a sua casa, as vezes chegava a fazer mais de um programa por dia, principalmente nas sexta feiras, quando os chefes de famlia ligavam para suas esposas e falavam que teriam de fazer hora extra, e contratavam garotas como ela. Madalena conversa com as demais, ali no existia amizade, cada uma na sua, no eram pessoas para se levar em uma festa em famlia, no eram a parte apresentvel de sua vida, Paulo sempre dizia que o sigilo pode garantir a elas, quando quiserem sair, uma vida normal do lado de fora. Madalena se troca novamente, tinha uma festa para ir, seus pais insistiram, eles sempre insistiam, muitas vezes ela no os acompanhava, mas no queria em parte parecer sozinha na 10 festa do Pirata, que os amigos sempre faziam no Bar do Alemo, mas o motivo era um rapaz que ela brigara, e sabia que estaria l com a namorada. Com calma sai como entrou, sem olhar em volta, sem se preocupar com os adendos morais, pois para ela, isto no servia nem como controle, apenas para torturar a sociedade com morais machistas que no ajudavam nada. A festa a noite seria no Clube Concordia, Madalena tentava lembrar se havia ido com os pais l, mas no conseguiu lembrar.

11

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

12

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Clube concrdia, clube tradicional na cidade de Curitiba, mais de 150 anos, clube de fundao alem que reuniu por muitos anos os descendentes de alemes, mas em meio a eles, outros estrangeiros eram aceitos. Mas antes Madalena chega em casa, toma um banho, sempre que chegava tomava um banho, se perfumava, como se querendo se limpar, tira de si qualquer cheiro ou lembrana do que fizera a tarde. Seus pais a esperam a sala e ela fala. Querem ir a frente? Vamos junto filha! Mauricio o pai. Melhor no pai, se tiver muito chato, eu pelo menos no acabo com a diverso de vocs! Os dois saram, Madalena terminou de se arrumar, e minutos depois estava saindo. A moa chega para um evento social, regado a vinho, a pores de petiscos e a apresentao de um candidato que o grupo apoiaria as prximas eleies. Ela ignorava isto, mas repara que haviam reformado o clube. Assim que visualizou os pais, se direcionou a mesa e os dois sorriram, apresentando os amigos, Madalena sorriu, os cumprimentou, o candidato chegou a mesa, e entre sorrisos, a moa reparava nos detalhes do clube, reparando em cada canto daquele local que estava bonito aos olhos, bem conservado. Reparou no capricho nas mesas, nos petiscos, estava at gostoso.

13

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

14

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Um pequeno baile se inicia, seus pais gostavam de danar, era das musicas mais a antiga, ento a moa ficou a olhar os demais danarem. Madalena olhou o relgio do clube ao fundo, era cedo, 23 horas, os amigos deveriam estar chegando no bar do Alemo, ela tentava dizer para si que no queria ir, mas estar a rua a aquela hora, era um sinal de que passaria l, nem que por volta da hora de fechar. A festa estava montona, comeando a pensar em falar que iria embora aos pais, quando ela viu aquele rapaz, ruivo, entrar pela porta do clube e a olhar. Os olhares cruzaram-se e a moa sentiu como se o conhecesse, embora nunca o tivesse visto, teve medo de ser algum cliente que no lembrava, ele veio direto a ela. Madalena? A moa estranhou, o rapaz sabia seu nome, se por um lado era estranho por algum estranho saber seu nome, ficou feliz por no a ter chamado por Raisca. Sim, nos conhecemos? Ainda no! Dario! A pronuncia correta mas evidentemente de um estrangeiro. Me conhece de onde? No lembro de voc! O rapaz no responde, sorri e pede um Usque para o garom.

15

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

16

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

O rapaz bebia a cowboy, e apenas a olhava, ela tentava descobrir quem ele era, mas as respostas monossilbicas davam a impresso de que ele poderia no estar

entendendo. Voc entendeu as perguntas que fiz? O rapaz olha para Madalena e fala; Desculpe, no sou to bom em sua lngua, mas entendo as palavras, mas as vezes no sei como responder! Parece falar muito bem para um estrangeiro, vem de onde? Inglaterra, uma pequena cidade, Cromer! Fala bem o portugus! Estudo desde os 16 sua lngua, mas me atrapalho como os verbos e com o sexo dos objetos! Sexo dos objetos! A arvores, O poste, A carroa, O lustre! Fala o rapaz sorrindo, Madalena sorriu. Mas me conhece? No, no a conheo! Mas sabia meu nome! Saber que seu nome Madalena, que estuda Biologia, que usa o pseudnimo de Raisca a tarde, no lhe conhecer! O rosto de Madalena se fechou, quem era o rapaz, bonitos olhos, mas estava tocando em um assunto que ela no falava. No sei do que esta falando!
17

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Madalena olha serio, se levanta, passa pelos pais e fez sinal que estava indo, se retirando do local, o rapaz a seguia, ela no queria mais ficar ali.

18

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

O rapaz a acompanha, a segurando pelo brao na porta da sada do Clube Concordia. Me larga! Grita a moa. Calma, do que foge Madalena? No gosto de pessoas que me investigam! O rapaz segurava o brao dela forte e ela falou gritado; Esta me machucando! Me deixa em paz! O rapaz solta o brao e fala; No tenho como fugir do meu destino, nem voc! O rapaz v ela se afastar, olhar para o carro e para ele a porta do clube, a olhando, olha para o rapaz que cuidava dos carros e falou; Poderia tirar este carro dali para poder sair? O rapaz olhou para ela e falou; Aquele senhor na porta no deixou a chave, mas posso pedir para tirar o carro! Madalena viu que o rapaz no a queria deixar fugir, mas quem seria, que sabia de sua vida mais que seus pais. O rapaz entrou novamente, e Madalena ficou ali pensando em o que fazer, olhando o carro fechando o seu, apenas o seu, voltou ao clube e gritou com o rapaz que estava sentado ao restaurante, no mais na pista de dana; No vai tirar o carro para que eu me v? A discusso se fazia em meio ao restaurante do Clube, alguns olhavam os dois, a moa de p, e o rapaz sentado com um copo a mo, mas a maioria os ignorava. Senta ai, se quiser depois lhe deixo ir!
19

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Mas o que quer comigo? Contigo? O rapaz a mediu No tinha pensado nisto, mas se pudssemos conversar! Mas como sabe o que fao? Sabe onde esta moa? Clube Concordia, t de brincadeira? O rapaz sorriu e falou; Melhor tentar recomear do zero, sou Dario Willian, ingls de Cromer, mas estamos em um clube que estava aqui a mais de 150 anos, as perguntas, qual o tamanho da cidade h 150 anos? Quem fundou este clube? Quantas sociedades secretas haviam nesta cidade a 150 anos? E a principal, o que eu e voc temos haver com isto? No entendi! Fala Madalena chegando perto, invertendo a cadeira e sentando-se. Deve ser da famlia Gutirrez! Sim, por qu? A famlia que por regra deveria ter escondido o grande segredo, ou o mudado de lugar! Madalena no estava entendendo nada, ser que estava sbria demais para entender este ingls estranho. O rapaz estranhou e falou; Deve estar me achando um maluco! Sim, um maluco! Aqueles olhos azuis a faziam desviar os olhos, pois tinha medo de se apaixonar, sempre teve, isto afastara o antigo namorado, mas estava cada momento mais difcil de desviar os olhos dos dele. Estou na cidade para encontrar algo, mas no sei se a hora certa! Por qu?
20

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Por que existem coisas que tenho de remontar, o que me informaram era que o que procuro estaria num local, mas parece que no vai estar l! Por que no? Algum tirou de l! Voc no nada especifico! Fala a moa apoiando as mos a mesa, ameaando se levantar. Moa, esta estria comprida, no d para se contar assim, em 30 segundos! Madalena faz um sinal para o garom e pede uma cerveja; O que eu tenho haver com esta divagao em verbos imprecisos! Madalena viu que o rapaz pensou para responder, pensou na pergunta e riu, imaginava algum perguntar algo assim em outra lngua para ela e qual seria sua cara. O rapaz pareceu pensar muito e ela perguntou: O que procura, j que parece mais perdido que eu? Confuso, no perdido! No respondeu! Dario sorriu e tomou um gole enquanto ela tomava uma cerveja.

21

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

22

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Madalena olhava para o rapaz, um silencio se fez, mas algo estava a atrair para ele, talvez a cerveja, talvez aqueles olhos, talvez ele saber de sua vida e no estar olhando seu corpo, e sim seus olhos, sempre estranhou como os homens desviavam facilmente os olhos para seus seios ou suas pernas. Estou em algo que parece meio confuso moa, estou na caa de uma estria de famlia, que provavelmente me jogara em um destino incerto! E qual o seu destino? Descobrir a felicidade, correndo os caminhos de meu bisav! A moa no entendeu, as vezes o assunto era no passado, as vezes no futuro. Falou como se este local tivesse tido algo realmente perigoso, tem certeza? Sociedades, onde os demais no tem acesso, em si uma sociedade que gera segredos, ento vira uma sociedade secreta, este local teve a 150 anos 3 grupos separados, os religiosos, os alemes, e dos parentes e pessoas prximas a meu ancestral! Trs grupos, mas ento aqui no estaria entre aliados? Dario sorriu e falou; O mundo estranho, pois segredos deixam de ser segredos em mesas de bar, em momentos onde no se presta ateno nas palavras! Por isto que no fala nada com nada, para no falar de mais?
23

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Dario sorri. Madalena sorri e termina aquela cerveja.

24

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

10
casa!

Madalena ia pedir outra cerveja e o rapaz a convida a tomar um refrigerante, em outro local. Mas onde? Tenho de conhecer um local, mas se quiser pode ir para Sabe que no deveria me deixar levar! Madalena, as vezes fcil esconder algo para comodidade, mas no sou assim, falo e encaro as consequncias! Os dois saem dali, ela o seguiu, e reparou quando pararam, que iriam a algum lugar no Largo da Ordem, uma regio de Bares e Restaurantes no centro Histrico da cidade, do clube no foi mais que 6 quadras de carro, deu mais trabalho tirar o carro e estacionar de novo do que se tivesse ido a p. Ela v ele a olhar e pergunta; No fugiu? Estou curiosa, viria aqui de qualquer forma! Foram descendo a rua fechada, e ela viu quando estavam quase no Bar do Alemo, as pessoas fantasiadas de Piratas, para a festa que ela se recusou a ir, vendo Joo a porta com os amigos, algumas amigas a olharam, mas ela no chegaria ali, no assim, passou com o rapaz, e obvio os olhos foram para ela, entrando com aquele rapaz alto, claro, olhos azuis, bem vestido. Estavam entrando quando Dario parou em uma mesa antes da parte interna do Bar, nas mesas no corredor de entrada, e Madalena viu que a conversa foi toda em ingls, o rapaz a apresentou, mas os rapazes pareceram no entender muito o que ela falou. Estranhou, mas foram todos juntos a parte interna do bar.
25

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

26

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Sentam-se no biso trreo do Bar, nas mesas internas, ela viu algumas amigas da faculdade chegarem e virem conversar, obvio, uma mesa com 6 rapazes, ingleses, com uma nica moa a mesa, gerou cobia, as conversas avanaram, algumas moas atacaram logo, outras se fizeram de desentendidas. Dario parecia observar a moa, como se quisesse ainda perguntar algo, e Madalena olhava para ele como se soubesse que tinha alguma coisa ali que no estava combinando, se via alguns vestidos de piratas e Dario sorriu e falou; Muito engraado! O que engraado? Marta, uma das amigas da faculdade. Meu bisav era um pirata, menina! Srio? Srio, Capito Willian, como muitos o conheciam! Outro rapaz a mesa, fez um comentrio em ingls, e Madalena tentava pensar o que estava fazendo ali, reparara que o rapaz parou de beber, sinal que queria estar sbrio, ela o acompanhou. Onde achou este gato? Marta; Madalena viu que o rapaz seria agarrado antes de sair, pelo menos ela pensou assim. casado? Pergunta Marta olhando as mos do rapaz. No! O sorriso de Dario fez Madalena comear a olhar para Joo na entrada do bar, com Carla, um casal bonito, realmente no era mais parte da vida de Joo, estava to longe que quando Marta a toca no brao, olha como se voltando ao local; No vai responder?
27

11

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Desculpa, estava longe! As moas riram, mas Madalena viu que Dario no riu, nem os rapazes, algo lhe apontava que os rapazes entendiam o que estava acontecendo, se duvidasse, eles entendiam cada palavra, mas se fazendo de ingleses, mantinham isto longe do conhecimento das moas, algumas j aos braos de uns, outra no ataque, descarado. Eu perguntei para ele se tinham algo? Dario olhou para ela e falou; No falei nada! Madalena sorriu e este sorriso tirou as demais do sorriso, uma coisa era estarem invadindo a mesa de Madalena, outra era ela j estar com o rapaz. Se ele no contou no sou eu que vou falar! Marta olha para Dario como se querendo algo, ele estica a mo por cima da mesa e pergunta para Madalena; Quer ir l espero! Madalena olha para Joo ao longe, teve a sensao de que Carla piscou para ela, depois para o rapaz, que pareceu piscar para ela, pensa em quanto aquele rapaz, que no deveria ter mais do que 24 anos, queria dizer com isto. No vou l, sabe que no vou! Acho que esqueceu quando nos conhecemos! Dario. E no sabe de tudo? Dario sorriu e as moas e rapazes foram se retirando, obvio, muitos beberam de mais, a especialidade do Bar do Alemo Cerveja com Conhaque, no qualquer um que reage bem a esta mistura de lcool destilado com fermentado, mas os dois ficaram a observar os demais se retirando.

28

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

A moa reparou quando o bar fechou e os garons comearam a se retirar, chegou ao rapaz e perguntou; Senhor Willian? O rapaz acenou com a cabea e o garom olhando para a moa perguntou; Podemos falar? Onde seria a entrada? Pensamos que viria semana que vem! Antecipei! Algum problema? Minha duvida se aqueles rapazes a frente so apenas clientes bbados, ou quantos nos observam! Dario. O garom olhou para o porto ao longe e falou; Pode ter algum lhe observando! Ento vamos logo! Madalena viu os dois se levantarem e os acompanha, parte da conversa era em ingls, parte em portugus, o que fazia ela perder parte dos detalhes. Foram a cozinha e o senhor indicou uma porta, parecia uma dispensa, mas quando abriu a porta, se viu uma escada de pedras, bem ngreme para baixo, as paredes pareciam de tijolos, comeam a descer e a aventura comea. A moa olha as paredes rusticas, paredes de tijolo, daqueles bem antigos, os fios foram presos pendurados nas paredes e a cada 10 metros tinha uma pequena lmpada fosforescente. Onde estamos?
29

12

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Dario olha para a moa e fala: A algum tempo, tinha um caminho que ligava o Clube Concordia at aqui, para os imigrantes terem uma rota de fuga, mas a 12 anos, uma parte do caminho desmoronou, ento vim por cima! Esta dizendo que teria como ter entrado por l? Sim, mas estaramos em um caminho sem sada! Esta falando daqueles tuneis que foram assunto de reportagem a alguns anos? Willian sorri e fala; No, aquilo foi para desviar o verdadeiro caminho, aquele era um corredor que dava no antigo deposito que foi desativado, usavam para guardar bebidas alcolicas. Comearam a caminhar, o caminho iluminado, era meio baixo em certos trechos, principalmente quando mudavam de altura, parecia sempre que era uma espcie de janela baixa, como se dali em diante se fizesse um novo trecho.

30

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Depois de rastejar, e se depararem com o fim da iluminao, o senhor olha para Willian e pergunta; Sabe que daqui no passamos! O vigia ainda esta no caminho? Pergunta o rapaz. O senhor olhou para a moa, e perguntou; Sim, mas acha prudente levar a moa? Willian no respondeu; Colocaram capacetes com iluminao, o escuro era imenso, que depois de alguns metros, no se via nada, era um caminho estreito, caminhando no sentido oeste, Willian pega um comunicador, e quando a moa pergunta novamente; Onde vai dar isto? Apenas mantem a calma, estou tentando descobrir! Mas parecia esperado! Apenas mantem a calma! Estavam se arrastando e se deparam com grandes colunas, o caminho ficou mais largo, se ouvia um som ao longe, ela olhou um buraco ao teto, parecia subir uns 30 metros, era estranho olhar o quanto estavam ao fundo, veio no corao da moa um medo, entrara em um buraco com um estranho, e ela perguntou; Onde estamos? Clube Garibaldi! Os olhos dela pareciam entre a duvida de continuar ou recuar de vez, no parara para pensar, e agora estava em um caminho que no sabia onde acabaria.
31

13

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Caminham mais um pouco, e um salo se abriu e a moa sentiu ele pegar em sua mo, e se viu o imenso ser, clareado pelas luzes, parecia uma cobra, mas no se via os olhos, a boca, que surgiu em um dos pequenos buracos, pequeno para ela, deveria ter mais de 2 metros de raio. A moa pensou em sair correndo e Willian segurou sua mo e falou; Maet, permisso de passar! O grande no emitiu o som de uma cobra, no viram sua boca para saber se era venenosa, o que poderia indicar que ela engolia suas presas aps lhe apertar e desacordar, mas eles eram pequenos at para um aperitivo para ela. Um som estranho entre ruidos, pareceu ser; Siiisss o quess fassszem em minsssnha cassssa! Apenas de passagem! Willian. Quemm ssssi atrevvvviii a virrr asssqui! Dario Willian! A moa viu a cobra recuar, olhar para a moa e pergunta; Sisssss e ela! Madalena de Gutirrez! A moa estranha, pois o grande ser recua e fala; Desssculpa lhessss atrapalhassssr! Os dois viram o ser lhes dar as costas, naquele momento pareceu ser uma cobra, e viram ela sumir pelo buraco que havia sado, Willian faz sinal para ela andar e pontou uma entrada estreita, por ali a grande serpente, ou o que fosse no conseguiria lhe seguir.

32

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Rastejam pouco mais de 50 metros e se v um salo apertado, mas com pequenas entranhas, pelos dois lados e Madalena perguntou; O que este lugar! Estas entradas eram como se fossem prateleiras, onde os Jesutas guardavam o que lhes era importante, mas a mais de 300 anos que foi esvaziado! Esta a me dizer que aqui houve um tesouro jesuta! Tesouro, uma boa palavra para definir o que tinham aqui, mas em parte tinham tambm ouro, pedras preciosas, mas o principal, era onde guardavam os vinhos para envelhecimento! Madalena riu, e continuaram pelo caminho. Seguiam calmamente por aquele caminho, que dava para ver poucos metros para traz, poucos para frente, Madalena v quando o rapaz em meio ao que parecia uma reta, para e olha as paredes, pareciam midas, o cho por um momento ficou bem escorregadio, a mistura de um piso de tijolos com uma camada de lama fina e mida, fez a moa escorregar, teria cado se Dario no a tivesse segurado. Obrigada! Os dois se olham, aquele olhar de Madalena pela primeira vez foi reparado por Dario, que viu medo em seus olhos. Calma, no vou lhe fazer mal! Madalena no respondeu, ele a arrastara ate ali, quer dizer, ela o seguira at ali, ele nem tentara tocar nela, sentiu-se meio confusa

14

33

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente com seus sentimentos, agradeceu de novo e continuaram a caminhar, por aquele caminho mido que tinham a frente. Estavam em meio a escurido quando ouvem uma serie de tiros e dois gritos masculinos, olham para o fim do corredor, de onde teriam vindo, e Madalena passa a frente, perguntando; Tem algum realmente lhe seguindo? Dario no responde, teria de ter a chance de tentar desvendar o mistrio, mas parecia que j chamara ateno demais, mesmo tentando ser discreto em sua estada de no mais de dois dias na cidade, pensa se teria feito algo errado, olha para o caminho a frente e indica para ela andar, ele apagou sua luz, ento era o capacete dela que neste momento dava o caminho, somente uma luz em meio a uma total escurido.

34

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

O caminho pareceu ser uma linha meio reta, meio, mas ainda estreita, a moa no conseguia ir ao lado do rapaz, sempre um pouco mais atrs, a umidade das paredes as vezes parecia ser um desafio, estavam caminhando a tanto tempo, que Madalena nem se deu conta de que hora era l fora, mas depois de 2 horas naquele buraco, viram o ramificar do caminho, Willian encostou na parede e falou; Estranho, no faz sentido! E algo faz, esta me mostrando que existem tuneis antigos embaixo da cidade! que na parede a esquerda, a denominao 2, e na direita, 5 subdivises! Como sabe o que esta escrito ai? Isto dialeto Asteca. Nunca soube bem que dialeto este. Madalena andando, ainda esta confusa, sabia que algum viria por aqueles corredores, ento parecia tensa em ter de decidir um caminho. Quando se fala em conspirao, menina, as pessoas pensam em um grupo de pessoas fazendo e segurando toda a informao, mas pense, existem muitas sociedades, e todas elas tem seus segredos, a soma delas a conspirao, mas elas no agem juntas, elas desencadeiam acontecimentos, mas no o exato que elas queriam! Fala sempre por enigmas, desviando a pergunta? Dario sorri;

15

35

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente No, mas todo linguista diz, que a lngua escrita Asteca foi a lngua escrita que mais conseguiu interpretar o dialeto falado, mas ai entra um problema, quem tem escritos Astecas para afirmar isto? Madalena viu que a estria ia ser longa, olha para o corredor que vieram e depois para Dario, que sem a luz a cabea, era apenas um rosto iluminado pela sua luz, o resto um breu total. E quer ir por onde? Pela direita! Por que? Os Jesutas sempre iam pelo caminho a direita, os a esquerda eram os tortos, os canhotos eram tortos, tudo a esquerda era algo para locais sem valor para deus! Os tesouros ficariam a Esquerda? Willian olha para Madalena serio e fala: Muitos j saquearam estes locais, mas para os religiosos, a esquerda seria deus, um cemitrio quase com certeza, dizem que muitos morreram por terem feito estes tuneis, escravos e ndios, at mesmo os mais jovens na doutrina, sei que um destes caminhos deve ser um cemitrio, outro deve levar a igreja das Mercs, outro para um bosque, com seu sobrenome, e um quarto para o corao da existncia! No entendi? Se tivesse algo dizendo 4, teria certeza que o caminho, mas dois, pode ser que tenha outras subdivises. Desculpa, mas o que quis dizer com corao da existncia? O objeto que trouxe meu antepassado a estas terras! Madalena as vezes queria ouvir, mas comearam a caminhar no tnel a direita, era bem apertado, ele parou um momento, e apagou a luz do capacete dela, e falou;
36

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Primeiro fecha os olhos, este caminho vai ser sempre encostado na parede, de to estreito, ento at a prxima sada podemos ir sem chamar ateno! Madalena olha para o rapaz, depois de um tempo de olhos fechados, no via nada, sentia a parede spera as costas, sua roupa de festas deveria estar um lixo naquele momento, mas quem olharia para algum em um buraco daqueles. Volta a andar, queria ir rpido, mas realmente era um lugar que alguns amigos de faculdade nem passariam. Voltou pensar no que estavam conversando; Do que estava falando? J ouviu algo sobre a lenda do Pirata Zumiro? Algumas, mas pura lenda. Eu seria por si, bisneto do irmo dele, ento como se meu bisav fosse irmo do Capito Willian, o Pirata Zumiro, como ele mesmo se definiu! Mas o que este corao da existncia? Uma espcie de chapu, mas em metal, usada por Montezuma, lder dos Astecas, o instrumento sumira por sculos, mas quando meu antepassado, que pirateava navios negreiros, se deparou com um Galeo Espanhol na costa da ilha de Marin Vaz no litoral do Brasil, encalhado, obvio que teve de verificar, principalmente com a recepo a tiros que teve, foi esta recepo a tiros que danificou seu navio, neste navio dizem que ele achou um tesouro e muitas peas de valor histrico, entre elas achou o corao da existncia, por algum motivo, ele o escondeu nestas terras, no sei ao certo do que se trata, mas tudo que tenho so suposies! Suposies? A lenda diz que era uma comunicao com deus, ou com seres superiores, a ideia de religio veio da Europa, no existia antes
37

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente deles, mas como explicar para um padre a diferena de educao com metas a alcanar, e de religio, quando estas etapas passam pelo conhecer do corpo, do cosmos e dos pesos que se carrega na vida! Iam se arrastando pela parede, quando Dario ouviu um rudo, se calou. Estavam a caminhar naquele corredor apertado e no mais do que 300 metros afrente se deparam com uma pea pequena, Madalena quase caiu, quando a parede as costas sumiram. Dario pega um pincel fosforescente e marca a parede que haviam sado, para saber por onde voltarem se fosse o caso. Dario sai da pequena entrada, no fala nada, ela sabia que ele estava agora em silencio, no sabiam se algum viria atrs deles, mas era obvio que algum os seguia. A pea pequena, sem luz, ele foi apalpando o local, sabia que os seus feitores, fizeram aqueles tuneis para passarem silenciosamente e na escurido, uma marca a parede, ele pensa, Templo, outro Floresta, outro gua, outro tesouro, e o que haviam vindo, cidade dos vivos e dos mortos.

38

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Madalena sentia o movimento quase silencioso de Dario, a escurido era muito grande, ela estava assustada, ouvia barulho vindo pelo corredor que vieram, Dario no falava nada, mas era obvio, quem vinha estava armado, estavam a iluminar tudo, mas ser que seriam perigosos? Se assusta quando sente ele a tocar no brao, e ouve ele; Vamos! Ela no sabia por onde iriam, mas obvio, pelo menos para ela, que estavam se escondendo. Caminharam no mais de 100 metros e a moa v o salo se ampliar, o sorriso de Madalena contrastava com a cara de preocupado de Dario. Ouviram algum vindo de uma escada a frente, e firam as luzes se ascenderem, viram a grande grade a frente, Madalena ia falar algo vendo os frades a frente, mas sentiu a mo de Dario em sua boca, e a puxou para um canto. Ela olhou assustado, viu os religiosos abrirem a grande grade e um senhor ao lado dos Frades falar; Tm certeza que eles no teriam como sair por aqui? Sim Arcebispo, esta sada proibida, nem os novos sabem de sua existncia! E qual outra sada esta aberta? Eles teriam de acertar o caminho, pois para o Gutierres desabou a 70 anos, para o tesouro, entra naquela sala, que no nos leva a nada, acho que algum esvaziou, mas tenho certeza que quem nunca chegaria a meu conhecimento arcebispo!
39

16

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente E a sada? Este o pior caminho, podem at sair, mas vo demorar uns 3 dias naquele caminho! Manda algum verificar na sada do cemitrio, no queremos surpresa! Sim arcebispo, mas qual o perigo? So domnios de nosso passado Frei, eles reencarnam, mas eles tentaram levar todos ao inferno! Ento so perigosos! Tanto para o corpo como para a alma! Madalena ouvia aquilo, no estava entendendo, mas era obvio, que os seres estavam indo no sentido que eles vieram, um dos freis ficou a poucos metros deles, vigiando, Dario faz sinal para ela ir saindo aos poucos, no escuro, no sabiam o que havia a cima, mas quando viram as luzes a frente, mantiveram-se sempre nas sombras, e na primeira entrada a esquerda saram para um gramado, por uma aparente sada de agua, foi apertado passar ali, mas agora era s o muro de diviso, estavam tentando no serem vistos, Madalena olha sua roupa, suja, rasgada, meio sem jeito no sabia o que falar. Dario a olha aos olhos e indica o caminho, eles pulam o muro quase na esquina da Avenida Manoel Ribas, se encostam no muro, ele olha nos olhos de Madalena e fala; As vezes queria que fosse apenas impresso, este alerta que me diz estarmos em perigo. Madalena v ele a olhar e falar; Desculpa! Madalena sentiu que eles estavam encrencados, ele pega o celular, pensa se deveria ligar, acessa o GPS do celular, e se localiza, olha a igreja e fala para a moa. Se quiser sair, acho que ainda tempo!
40

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Sair do que? Precisamos conversar! Dario olhou nos olhos da moa, lindos olhos negros; Talvez, mas dai no ter como sair! A frase pareceu pior que a primeira, o que aquele rapaz sabia que parecia conhecer as entranhas de sua cidade, e ao mesmo tempo, sozinho, no fora l com um exercito, e sim, com ela; Gostaria de saber! Ele a esticou a mo e desceram por uma rua lateral a igreja, desceram 3 quadras e viraram a esquerda e subiram 2 quadras, estavam na Avenida Jacarezinho, e sentaram-se em um bar de esquina, estavam imundos, o garom olhou desconfiado ento o rapaz pagou a vista duas cervejas, e o garom serviu os medindo como indigentes. Sentados a rua, a moa perguntou; No estamos muito visveis? Sim, mas ainda melhor em um local visvel, a um lugar escondido e que morreramos sem ningum ver! Por que o Arcebispo estava l, e nos chamou de demnios? Para a igreja, tudo que a ameaa so demnios, e o que sei, ameaa a atual igreja, no a do passado, pois esta igreja no passado tinha escravos, tinha pedfilos declarados, tinham um exercito de ao e um de conquista, mas na poca tudo era defendido pela f, hoje no se aceita mais estas coisas! No esta sendo claro! Dario sorri e experimenta a cerveja e fala; Quando me falavam que vocs tomavam cerveja gelada, estranhei, mas sentindo o clima local entendo por que. Fala tomando um gole longo. Toda a estria comeou para mim quando h 10 anos, ainda um adolescente, meu pai no leito de morte
41

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente me entregou uma carta e disse que este era um segredo de famlia, eu olhei a carta, demorei a entender o que era, uma grafia estranha em um ingls quase sem uso nos dias de hoje, com termos que no entendia o sentido. Ento esta nisto a 10 anos? Me preparando para isto a 10 anos. E que carta era esta? Uma carta de meu bisav, uma carta longa, datada de 1887, onde ele fala que estava escondendo um patrimnio para os seus, que se ele no conseguisse retornar, que um dia, os seus deveriam vir a Curitiba e pegar parte do que sobrou! Esta falando serio? A carta fala do Corao da Existncia, nome dado pelos espanhis, pois na traduo do Asteca, se chamava Fim de Expediente, ou do Trabalho, algo assim! Mas por que acha que o tesouro ou este corao ainda esta neste local! Quem deveria me responder isto era um descendente da famlia Gutierrez, mas pelo jeito a estria se perdeu! Quer dizer que deveria saber de algo que no sei? No sei, sua cultura diferente da nossa, mas como voc parecia esconder algo, poderia ser a escolhida a esconder o segredo, mas hoje sei que no era quem deveria ser, mas a coloquei nisto! Como sabe que no sou quem deveria? Voc teve medo de Maet! Madalena lembra da cobra e olha assuntado; E no deveria temer um ser daquele tamanho? O portador da informao, no temeria, mas me enganou direito, a olhei, de tnis numa festa que todas as moas estavam com
42

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente no mnimo uma sandalinha de salto, mas quando tentou sair, pensei que escondia algo a mais, mas eu que me enganei. E o que esta pessoa deveria saber? Quando se fala em mais de 150 anos, quando meu parente chegou a estas terras, muito antes de ter escrito aquela carta, ele mandou uma carta para os parentes, mandou um mapa, ele havia comprado um terreno afastado da cidade, onde antes havia um manicmio de Frades Jesutas, neste mapa tem alguns pontos que ainda existem, entre eles, a Cruz do Pilarzinho, algumas nascentes, ontem fui ver um parque municipal que chamam de Universidade Livre do meio Ambiente, em um trecho do paredo da escavao da pedreira, tem uma entrada do antigo caminho, mas ali no tenho acesso, e acho que no vai levar a lugar nenhum, quer dizer, pelo mapa acabava na sada da Cruz do Pilarzinho, que em linha reta para cima, no d mais de 50 metros dali. Dario toma mais um gole: Quer dizer que parte do tesouro pode ter sido achado por acaso por outras pessoas? Se olhar os acontecimentos, a ordem, a preservao dos pontos pela prefeitura local, existe um grupo a procura disto, ou de algo, pois hoje a pedreira um parque, o Bosque Gutierrez um parque, na direo, o prximo passo, onde tem uma sada, o Bosque Alemo. Esta dizendo que os pontos foram sendo preservados? No, que somente agora est vindo ao poder publico, mas que por anos esteve nas mos de descendentes ou de Alemes ou de sua Famlia! O seu parente no deixou descendente? No, vida de pirata geralmente gerava doenas venreas graves, ele era estreo, ento no deixou descendentes!
43

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Mas quem nos seguia na caverna? Representantes da Igreja! Por qu? Por que para os demais, o tesouro roubado dos jesutas, tem de continuar sendo um mito, a igreja no declara sua riqueza real! Mas ouvi tiros? Pelos gritos, pelo menos duas pessoas morreram l, Maet no os deixaria passar! Mas eles mataram ento a serpente? Ningum mata Maet, ou existe mais de uma serpente como aquela nos subsolos de Curitiba! Esta dizendo que ela to antiga quanto a estria? Esta nos registros dos Jesutas nestas terras, eles no abriram os tuneis, eles de alguma forma, foram colocando tijolos nos tuneis que lhes interessavam, muitos escravos morreram para que isto acontecesse. Mas como ningum nunca viu um ser assim? Dario no teria como responder isto com certeza; No tenho todas as respostas moa, mas talvez ainda de para sair sem se ferir... Quer que me afaste? Dario a olha srio; Estou dizendo que resolvi fazer algo que h anos minha famlia passa a frente, mas no veio ver, talvez tenha mais o espirito de meu descendente, de aventura, do que meus pais e avs, mas que vai ficar perigoso. Tomavam umas cervejas e Dario estava tentando pensar.

44

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Quando Dario viu 3 carros fecharem a rua, Madalena sentiu medo, se viu pessoas armadas saindo dos carros, o garom se recolhe, as pessoas ficaram tensas no bar, e um senhor, num terno alinhado corte Italiano, chega a mesa e olha para Dario; Senhor Willian, - Olha para Madalena e senhorita Gutierrez, melhor nos acompanharem por bem! Madalena teve medo, mas sabia que a partir deste momento, no teria mais como sair, olha para o senhor, depois de olhar nos olhos de Willian; Me deem um bom motivo para isto? Madalena olhando para o senhor. Podem no ir por bem se quiserem? Dario aperta um nico boto no telefone e o deixa sobre a mesa, enquanto os demais estavam olhando para a moa; Ou mortos, e voc morreria no segundo seguinte, valento! Fala Madalena pulando para dentro da encrenca. Acha que sabe o que esta acontecendo menina? Mais que voc, com certeza, e melhor estes senhores atrs ser da policia, pois eles j esto a caminho! Acha que algum vem a defender? Madalena tira o celular do bolso e fala; No! Madalena sorri alto, o senhor no entendeu, ele tinha um ponto no ouvido e olha para Willian e pergunta; O que ela quer com isto? Dario sorri e fala;
45

17

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Se seu soubesse no estava tentando conseguir ajuda, mas voc, Roberto, pode at nos matar, mas como ela falou, estaria morto no segundo seguinte, e sabe disto! Roberto olhou para a moa que falou; Senta ai, ou se retira antes de gerar problemas maiores! O que sabe moa? Se me responder uma pergunta lhe respondo! Faa? Como samos de sua arapuca? Dario olha para Madalena e passa em sua mente toda a noite, agora ela sabia o nome do senhor, mas o vira no clube, o vira na mesa ao lado no Bar do Alemo, lembra dele falando com o garom um tempo, as vezes rostos bonitos se traem por si, por chamarem a ateno das mulheres. Dario comea a pensar em o que fizeram e se a moa no era parte da lenda, pois quando todos recuariam, que ela comea a atacar. No tem como ter sado por caminhos conhecidos! Ou samos antes de vocs verem! Ou tem outra sada... O rapaz olhando para Willian. Dario entendeu que a moa estava jogando, quando ele deixou a marca na parede, fosforescente, pensou em uma sada, mas agora servia apenas para dizer que estiveram l. Madalena olha para Dario e uma coisa se passa em sua mente e no fala, mas sorri, e o senhor soube que ela descobriu algo. Por toda volta, olhando para as ruas laterais se viu carros da policia chegarem, os rapazes esconderam as armas, alguns carros pararam ao lado dos da policia, pareciam policia municipal, era estranho tantos a rua, em uma esquina calma do Pilarzinho. Roberto estranhou e olhou para Madalena;
46

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Acha que a policia vai se meter? Acho que nem sabe do que se trata! E voc sabe? Fim de Expediente! Fala Madalena jogando, o senhor olha serio para ela, os demais a olharam e Dario no entendeu, mas se a moa estava jogando, o senhor de Roma estava entrando na conversa. A polcia chega querendo identificaes, Roberto olha para o senhor, se identifica, o rapaz tambm, dois estrangeiros, europeus em uma rua com pessoas armadas. O que temos aqui, um mendigo Ingls? Diria que entrei na esquina errada! E a moa ai? Estudante de Biologia da PUC Fala Madalena sobre os olhares dos demais, tem gente que mesmo suja era bonita, ela era assim, no chegara a ponto de perder o charme. Um senhor da guarda municipal chega ao policial e fala; Quem nos chamou? O militar no entendeu, mas fez sinal para eles liberarem a rua, toda fechada, mas olhando mais atentamente, viu que os carros da policia eram os que mais fechavam a rua neste instante. No fomos ns! Madalena v que o senhor a olhar aos olhos, como se querendo saber quem era, v algum fotografando mais ao longe, no tinha motivo para ter reprteres ali, Dario acompanha os olhos dela e a v levantar e falar; Podemos ir senhor? Se direcionando ao policial. Sim, mas melhor irem para casa! Dario v ela esticar a mo para ele e os dois saem dali.
47

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Atravessam a rua sobre os olhares, alguns querendo se mexer mas sem saber o que estava acontecendo, at o garom se visse aqueles dois, no mais os trataria mal a partir daquele dia.

48

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Dario v a moa fazer sinal para um taxi, o senhor estranhou, mas como a moa esticou uma nota para ele e deu o endereo, no reclamou, pararam a porta de um motel na rodovia do caf, e Dario estranhou, mas se uma coisa que Madalena no levava para casa eram seus problemas, ento precisava de um banho. Dario estranha, pois ela chegou no quarto, depois de uma caminhada da portaria ao quarto, a maioria entrava de carro, mas naquele momento, seu carro e o do rapaz estavam l no Largo da Ordem, em um estacionamento que j deveria ter fechado. Ela se despe e vai ao banho, se uma coisa que a anos a moa perdera era a vergonha referente a seu nudismo, era daquelas pessoas que no encaravam seu corpo como um pecado, e sim como um instrumento de uso, que a cada ano estaria em pior estado, e no em melhor, pois como aprendia diariamente em biologia, comeamos a morrer a partir do dia que nascemos. Ela sai se secando e o olha aos olhos e fala; Toma um banho e depois me explica o que no entendi! Dario pela primeira vez a mede vendo seu corpo, a primeira vez, foi para reparar no tnis, na roupa bem confortvel para uma caminhada. Sabe a encrenca que escapamos a pouco? Sei que preciso saber, mas toma um banho, depois comemos algo enquanto conversamos! Dario toma um banho enquanto Madalena liga para os pais que ainda estavam na festa;
49

18

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Pai, tudo bem ai? Sim, algum problema filha? Comigo no, mas vou dormir na casa da Marta, qualquer coisa nos falamos amanha! Tem certeza que esta tudo bem? Madalena parou na frase vendo o rapaz, com msculos definidos tomar banho por traz do vidro que dava ao chuveiro. Por que no estaria pai? A mudana de tom foi clara O que sabe que no sei? Tem um senhor a minha frente perguntando de voc? Quem? Roberto! Me passa ele no telefone! Mas filha, sabe quem so? O senhor sabe pai? Vem ao clube, dai falamos! Pem ele no telefone pai! Madalena no via a arma apontada ao pai, mas sabia que algo assim poderia acontecer, pois algo seu pai no lhe falara, e agora estava em perigo por este segredo. Ouviu seu pai senhorita! Quer morrer mesmo, pelo jeito, Roberto, vou ligar para Roma e pedir algum competente, e no um animal irracional! Eles no lhe ouviro! Se entendi seus mtodos, nem o arcebispo sabe quem somos e o que procuramos, mas voc sabe, ento se quer encrenca, meche com eles! Madalena no falou mais, se ouviu um agito no telefone, e ficou a ouvir at seu pai falar novamente;
50

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Onde esta filha? Isto no ajuda em nada saber, mas pela manha estarei em casa pai! Mas esta bem? Agora sim filha, ainda bem que deixou o celular ligado a mesa, assim pude saber que viriam! Mas quem so eles, pai? No posso dizer ainda filha. Mas o que vai fazer filha? Eles so perigosos! Ento o que tenho de saber pai? No tenho como falar disto por telefone filha! Madalena entendeu que o problema era maior do que pensava, e enquanto olha para o rapaz saindo do banho e fala; Ento se no aparecer amanha cedo pai, no estranhe! Mas filha! Pai, amanha cedo, este pessoal vai estar na porta de nossa casa, pelo que disse, por que eu apareceria, se no pode falar, por que eles saberiam, e se saberiam, sabem onde estou, onde vou, mas eu no sei, ento, se no aparecer, apenas entenda como quiser! Mas no esta pronta para saber! Madalena olha para o rapaz o medindo, sua cabea precisava relaxar, mas nada estava ajudando; Ento at qualquer dia pai! Madalena desliga o celular, e olha para o rapaz; Ainda no sei o que voc precisa saber! Seu pai sabe? Disse que no poderia falar por telefone e que eu no estava pronta para saber! Esta tentando lhe proteger, por que estranha? No estranhei, e amanha cedo vou falar com ele!
51

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente O rapaz se veste e a moa pede algo para comer pelo telefone do motel, esperam um pouco e aps comer ela volta a falar, estava introspectiva, pensando em o que poderia fazer em sua cidade, o que faria ela se tivesse em perigo. Paulo no era para estes momentos, os amigos da faculdade no eram para estas coisas, e seu pai no poderia ajudar, olhou para o rapaz a frente e falou; Pelo jeito agora no tenho mais como sair! Dario olhou para a moa, estava pensando no que aconteceu e perguntou; No entendi o acontecido, mas parece que acham que voc mesmo a chave, mas pareceu entender algo? Lembra da escada no bar, da sada de ar no clube? O que teria de lembrar? Arredondados, como um tnel escavado milimetricamente por algo de dois metros de dimetro! E dai? Como era o tnel que ligava os pontos entre o que parecia o subterrneo do mosteiro que ficava l no Largo e aquela diviso de tuneis? Na mesma forma! Mas depois mudou de forma? Sim! Pode ser suposio, mas ou estamos no tnel errado, ou no vimos algo! Por que? Lembra da feio do ser que chamou de Serpente, ou de Maet? Sim?
52

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Era uma minhoca gigante! Tem certeza disto? Obvio que nunca soube de uma que viveu tanto, e nem que tivesse tal tamanho, mas ela se portou como uma, obvio que no uma simples minhoca, mas com certeza, tem mais para uma minhoca que para uma serpente! O que quer dizer? Minhocas abrem caminhos que ligam locais ricos em matria orgnica, pontos onde existem nascentes so preferenciais, e todo ser sabe que elas odeiam sol, ento se saem para fora por engano, mas o ser ali tinha a composio do corpo de uma minhoca, mas a boca, de um anfbio que chamamos de Siphonops, ou cobracega, um exemplar nico, uma ligao entre os anfbios e os vermes, mas em teoria, teramos um ser que ligaria, agua, terra e regies de nascentes, Largo da ordem, nascente, 4 ou 5 sequenciais, o caminho se estende entre o Largo da Ordem e o Pilarzinho! A moa lembra que o rapaz no era da cidade e pergunta Esta acompanhando o assunto? Sim, mas no entendi o que achou entender? Qual sua misso aqui? O rapaz a olha, algo a mais havia passado em sua mente, mas ainda no sabia nem se era ela, e nem se confiaria um segredo de famlia assim, poderia morrer por algo assim; Acha que viria aqui pelo que? Dinheiro, sucesso, riqueza! Aquele ser me daria isto! Fala o rapaz; Talvez, mas o que o trouxe aqui, aquilo deveria ver como mito!

53

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Sim, um ser como aquilo me parecia mito, mas temi quando vi a serpente, que no sei se acredito se era uma minhoca! Um misto, um ser que pode comer carne, e pode comer restos em decomposio na terra, algo mais evoludo a ponto de falar, ento no qualquer ser! E fala portugus! A moa sorriu, pois todos os grandes seres falam ingls, no portugus, olhou para ele e falou; No sei, no tentei falar ingls com ele! O rapaz viu que a moa no dividiu com ele o que achou, no o seduziu, ento no sabia a posio dela, viu ela aps comerem, ligar para a recepo de pedir um taxi. Saram de taxi, enquanto se dirigiam ao local dois grupos com ideias totalmente diferente, mas que l chegando no tinham mais nada a seguir.

54

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Descem a frente do Bosque Gutierrez, bosque Chico Mendes para os mais acostumados a Curitiba, um bosque que foi homenagem de Curitiba a toda a briga dos seringueiros por direitos. Madalena olha o relgio, 4 e 32 da manha, olha a sacola onde estava o capacete, olha para o rapaz e fala; Onde poderia ter uma sada no bosque? Como saberia? Ela olha serio para ele, que abre a carteira, tira um papel envolto em um plstico, o abre com calma, era um pequeno mapa, ela olha os pontos, e comea a caminhar, todos olhavam para um lado, o mais clssico, mas ela olhou onde no mapa havia a casa, e comeou a subir pela rua mesmo, sem entrar no bosque, passou pelo lado das torneiras que durante o dia, algumas pessoas enchiam gales de agua, subida em curva, depois de uma parte, via os campos de esportes, na parte mais alta, e por uma trilha, estranho como para quem estava a tanto tempo na noite, no sentia-se cansada, parou no meio do campo de futebol e olhou no sentido do fim da rua Jacarezinho, esteve no incio da mesma rua, olhou para as casas do outro lado da rua, bem mais alto que ali, olhou em volta e viu um buraco tampado por uma cobertura de cimento, e uma tampa da Sanepar (Saneamento do Paran), abre ela com ajuda do rapaz e comeam a entrar em um buraco, parecia um de captao de agua, mas quando chegam na parte baixa, se via os canos da Sanepar enfiados no cho, olhou em volta, pega uma pedra no cho, e comea a bater em todas as paredes, era obvio que poderia no ser ali, mas quando uma das paredes pareceu ser oca, ela bateu com fora na
55

19

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente parede, Dario no sabia se era um caminho seguro, mas ela no parou antes de abrir um pequeno buraco, ela pega o capacete, ascende a luz e coloca no sentido do pequeno buraco, e com dificuldade v que havia algo em tijolo por traz. Comea a bater com mais fora, Dario pega outra pedra e comea a bater tambm, depois que o primeiro tijolo da construo nova cedeu, ele empurrou com o ombro apoiando na outra parede o p, e a mesma cedeu, ele se apoiou para no ir ao cho, enquanto Madalena viu um pequeno buraco, olhou os tijolos, parecia um chute, mas ali tivera uma construo, entrou e viu ficar mais amplo depois da primeira curva, deu para ficarem de p, a largura no superava um metro, olhou a frente e viu que a frente o caminho fora fechado, olha para os tipos de tijolos e fala; Ali! O rapaz concorda com a cabea, mas se tinha algo que motivava a menina era um desafio, as vezes olhava o rosto do rapaz, quando um rato, uma aranha ou uma barata passava por eles, era um menino de famlia, no um de rua, at fresco demais para ela, isto no combinava com o que o rapaz falou. Bem no centro da parede, comeou a bater novamente, depois do primeiro tijolo foi fcil, mas olhou o relgio e perdera quase uma hora para chegar ali, entra no corredor colocando o capacete, seco demais at para ter aranha, o local estava bem isolado, estavam caminhando a pouco mais de 4 minutos, quando um grande salo se abre, deveriam estar bem embaixo da Rua, mas o caminho foi descendo, o que queria dizer que estavam bem mais ao fundo, uns 40 metros de profundidade. Madalena olhou em volta e perguntou para o rapaz, olhando outras 3 sadas: Para onde?
56

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente O rapaz reparou que todas as sadas eram circulares e perto de 2 metros de raio, passou nas paredes, a moa estranhou um smbolo que lhe lembrava duma placa de sinalizao e um relgio de aproximadamente com dois ponteiros marcando 10h30min. O rapaz aponta bem para aquela sada e ela pergunta; O que significa este smbolo? Fala ela olhando em volta, viu que o ponteiro maior apontava para onde entraram, mas a parede que tinha o smbolo era a logo em frente, haviam duas sadas lateralmente e uma a frente, o local parecia um quadrado protegido por uma imensa pedra. Ela foi no sentido do rapaz, e deu um tropeo antes de chegar a ele que j se direcionava ao caminho que eles iriam, olha para o cho, pensou em algo, por isto no olhou para cima, evitou com tudo olhar, mas segurando a curiosidade foi a frente, o rapaz entrou a frente, o caminho comea a descer, estavam pelo que Madalena entendera, descendo no sentido da Jacarezinho, mas poderia ser algo paralelo a isto, depois de uns 600 metros, os dois viram que o tnel acabou, acabou simplesmente, fechado em todos os sentidos; Para onde, j que esta me conduzindo hoje? Dario; Madalena no sabia se deveria continuar, mas as vezes se vive para algo assim, quantos devem ter morrido antes de chegar ali. Madalena tira a carteira do bolso, pegas um carto antigo e olha para o cho, comea a passar por ele, v que tem um circulo central, ela acha o fim dele, e comea a passar o carto na juno dele com os demais, tirando a areia que ali se encontrava, o rapaz vendo que ela achava que era por ali, Madalena chega numa ponta e v que uma das pedras ao cho, no existia, era apenas um espao inteiro cheio de areia, foram tirando e colocando ao lado, viu ao tirar a areia do local onde deveria ter um tijolo, acabou mostrando um local de apoio por baixo da grande pedra, chamou o rapaz, os dois
57

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente fizeram fora e aquela pedra ficou de p, era maior que o buraco, ento rolaram ela lateralmente, ela olhava para o buraco, visivelmente tinha apoios naquela parede, buraco de no mais de 1 metro de raio, estava olhando para baixo quando sentiu o empurro, sentiu o corpo tender no buraco, no teve em que se segurar, sentiu o corpo caindo, por segundos pensou que iria morrer quando chegasse ao cho, o escuro a toda volta, viu o cho chegar, no sabia se era prximo, a luz lhe permitia ver para onde ia de cabea, fecha os olhos.

58

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Dario olha para o buraco, puxa um celular no bolso, liga e fala em ingls; Achamos! Roberto do outro lado fala; Ela caiu na arapuca? Deve estar morta agora! Onde? Deixei sinalizadores, no Bosque dos Gutierrez! O rapaz deixa um sinalizador e comea a descer; Depois de descer uns 20 metros, viu surgir um vo a direita, e o buraco continuava a descer, como se fosse uma arapuca, viu o corredor circulando o buraco com escadas esculpidas e nela imensas caixas, tocou a primeira e viu que estava podre, viu os vermes virem ao cho, e moedas se espalharem pelo cho, parecia ouro, prata, tinham pedras preciosas, olhou em volta, nada alm das caixas, estavam em degraus juntos a parede, fazendo uma meia circunferncia, interrompida pela parede que ele descera, ao centro de tudo o buraco. Dario v o senhor Roberto chegar e olhar em volta; Onde esta o corpo? Ainda no fui ate o fundo do buraco para verificar! Roberto olha para baixo, no via o fundo, jogou uma pedra e depois de um tempo ouviu o barulho de gua; Temos de verificar, ela viu isto? No Sorri Dario A joguei l de cima mesmo! Irresponsvel, e se no fosse este buraco?
59

20

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Acha que esta falando com quem Roberto? Um defunto! Fala Roberto puxando a arma e dando um tiro a cabea do rapaz, que cai para traz, pega o rapaz e joga no buraco. Outros rapazes comearam a chegar com caixas plsticas, e Roberto comeou a fazer a retirada do material. Roberto depois da ultima caixa pega o celular e disca; Arcebispo, achamos parte do tesouro, mas nada do tesouro Asteca, apenas ouro, prata e diamantes dos Jesutas! Espero que no tenham matado a moa ainda, o que nos vale mais! Dario a matou senhor! Ento o mata por mim! Pode deixar senhor, ser feito, mas ainda temos um buraco a analisar. Roberto olha para um dos rapazes e fala; Consegue equipamento de escalada, e de mergulho, quero ver at onde vai este buraco! O rapaz sobe para providenciar o que iriam precisar.

60

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Madalena nos segundos que caia, viu que teria de encarar, pensou nos amigos, em Joo, mas no sabia se o veria novamente, pensou em outro fim para a aventura, mas enfim achou que no adiantava reclamar, respirou fundo, e vendo que o reflexo da lux se aproximava fechou os olhos. Demorou para perceber que cara na gua, mas em meio ao breu, olhou em volta, no via nada mesmo, a dor na cabea foi de uma imensa pancada, sentiu como se fosse desacordar, no poderia se entregar, mas para onde ir, sentia que o corpo ainda descia, e depois de um tempo, sentiu a gua a levar lateralmente, estranhou pois viu uma luz para cima. Comeou a nadar para cima, estava fazendo fora, sentia o pulmo ardendo por segurar a respirao, v que era uma luz bem distante, quando sai em meio a um bueiro, bem abaixo de uma rua, a luz que via, era o reflexo de entrada naquele buraco da luz do dia que comeava a clarear, viu os ratos sarem como se tivessem fugindo dela, era esgoto mesmo, saiu dali e olhou para o tampo do bueiro, com dificuldade, os braos estavam doendo, a cabea latejava, jogou o capacete no buraco de que havia sado, e viu-o afundar. Saiu e se deparou com o ptio de um colgio, fechado no inicio de um sbado, olhou em volta, tentou saber por onde era a sada, no tinha como voltar para casa, olhou a carteira, toda molhada, estava novamente em frangalhos, e naquele estado, fedendo, ningum lhe daria proteo.

21

61

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Onde ir era a pergunta, teria de parecer que morrera, pois quem a empurrara, sabia onde ela morava, o que fazia, e at quem eram seus amigos. Saiu pela rua dos fundos do colgio, comeou a caminhar numa manha de sbado, sem saber para onde ir, por instinto foi at a casa de Joo, no sabia mais para onde ir, mas vendo dois carros estranhos a esquina, recuou, no poderia meter mais algum nisto.

62

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Roberto v os mergulhadores voltarem e pergunta; Acharam o corpo? No, mas no achamos o de Dario, uma caverna calcaria inundada, tem duas sadas para o esgoto, mas se ela desacordou, vai boiar junto ao teto da mesma, e quando for apenas ossos, vai ao fundo! Me verifica se algum viu algo em uma das duas sadas, no temos ainda o que queremos, seria uma sorte se ela no tivesse morrido! O rapaz confirmou com a cabea e um caminho chega ao local, carregam todas as caixas, Roberto verifica os demais caminhos, um deles vinha do sentido das Mercs, sabia que aquele estava mesmo desmoronado, e o outro, dava em uma nascente de gua. Roberto comunica o achado, documenta o local, e lacram na sada, deixando uma sinalizador na galeria principal.

22

63

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

64

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Ela caminhou no sentido do cemitrio Municipal, parou primeiro na porta de uma loja na Praa lateral ao cemitrio, conhecia como praa do Gacho, mas com certeza no tinha este nome, estica para a moa na frente, pede uma cala, uma blusa, e as roupas intimas, no provou, pagou na rua mesmo, agora ela precisava dar um jeito em seu cheiro, em meio a um enterro, ela foi ao banheiro feminino do cemitrio, trancou a porta, lavou a cabea que doa, na pia, olhou o espelho quebrado do banheiro, sorriu por estar viva, mas estava um caco. Se lavou na pia, e colocou a roupa seca, seu tnis estava um caco, mas olhou para a sacola de roupas, pensou se poderia deixar aquilo ali, amarrou e deixou no lixo do banheiro. Algum bateu a porta, ela estava cansada, lavou o rosto mais um pouco e foi para a Praa do Gacho novamente, tomar um caf, agora parecia outra pessoa, ao passar na loja que passara antes, no entrou, mas pediu um bon e uma toalha, secou os cabelos descendo no sentido do shopping Mueller, ps o bon antes de entrar no local, j era 10 da manha, sentou-se na praa de alimentao, tentou ligar para Joo, mas o celular pifou com a agua, pensou, tirou a bateria, o chip, e o deixou no lixo do mesmo, e voltou a sentar. Estava sentada ali a mais de 2 horas quando olhou seu pai chegar para almoar, olhou atrs dele, vendo dois rapazes foi a um telefone publico e ligou para ele. Boa Tarde, senhor Sergio? Sim! S informando que sua filha morreu ontem a noite!
65

23

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Sergio reconhece a voz e olha em volta; Quem , que brincadeira esta? Marta, ela disse que se no aparecesse aqui hoje cedo, era para lhe ligar! Sergio olha em volta e v os dois rapazes o vigiando; E aquele rapaz que estava com ela? Ele a empurrou para a morte, mas no sei onde est! Filho a puta, se no morreu eu o mato! Sergio viu Roberto sentar-se a sua frente, e falar; Ela esta no telefone? Roberto ps no viva voz; Belo trabalho menina, decifrou um cdigo de 400 anos, me deixou impressionada! O quer com ela Roberto? A pergunta fez Madalena tremer por dentro; Ela nos levou a um tesouro escondido por mais de 400 anos, mas parece que aquele retardado do Dario a quis morta! Eu mato aquele desgraado! Ele j esta morto senhor! Madalena, ao ouvir isto, olha eles de longe, deixa o telefone pendurado e sai para o estacionamento, em quem confiar, queria falar com o pai, mas teve a impresso deles se conhecerem. Onde ela esta Sergio? Se no tivesse surgido, saberia, agora ela vai se esconder! Conhecemos todos os lugares que ela frequenta Sergio, ela no tem como escapar! O segurana aponta para o telefone publico e v ele pendurado, a moa no estava mais l, teria de sumir, mas olhou para a carteira,
66

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente passou em caixa eletrnico e sacou 600 reais, no queria ser rastreada a partir deste ponto, entrou em uma loja na frente da praa do homem nu, estava subindo e algo lhe chamou ateno no grande painel de Poty Lazaroto na praa, ficou ali a olhar, olhou para o outro lado da praa, subiu no sentido do centro pela Rua Riachuelo, e na altura da Praa Generoso Marques, atravessou a galeria, comprou um celular usado na galeria, era vantajoso pois no teria de o registrar em um novo CPF, pem crditos enquanto chegava nos fundos da Faculdade, atravessou a rua e entrou na faculdade de Direito da Federal do Paran pela entrada dos fundos. Vai a cantina de Odontologia, era perto das duas da tarde, e v um professor entrar na cantina, a olhar, estranha Madalena ali e vai at ela; Que aparncia esta menina? Estou encrencada! Pelo jeito muito, pois no vem aqui! Pensei em um local onde ningum me procurasse! Quem lhe procura, o que aprontou? De meu pai a pessoas que no sei quem so, mas nem sei por onde comear a contar! Seu pai vai ficar preocupado! Avisei ele que estava viva, agora no posso aparecer! E vem aqui? Professor, um rapaz me induziu a uma aventura ontem a noite, mas este rapaz foi morto, e as pessoas que o mataram, por algum motivo, querem me pegar! E o que a policia acha disto? Sabe que se tiverem algum infiltrado me matam antes de algum chegar a me ouvir!
67

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente T vendo conspirao em tudo menina! Madalena sorriu; Falei algo engraado? Se algum me falasse ontem, que tinha uma ligao subterrnea entre o largo da ordem e a igreja das Mercs, diria que eram malucos, se algum me dissesse que ela se estenderia at o bosque Gutierrez, riria novamente, mas quando chegamos l, tentaram me matar, ento no tenho como explicar o que vivi ontem! Esta a me dizer que aquela minha maluquice tem fundo de verdade? Mais do que fundo de verdade, se no tivesse visto um misto de um verme aneldeo oligoqueto e um siphonops diria que era inveno! Esta me dizendo que a lenda da cobra das galerias se trata de um misto de cobra-cega e uma minhoca? Sim de perto de dois metros de raio! A viu? Sim a vi! Agora voc alvo para no dizer nada sobre isto? No, algo sobre um assunto que no conheo! Qual? Algo que os Astecas chamavam de Fim de Expediente! No tenho ideia sobre o que esta falando? Teria como me ajudar nisto professor? Mas por que no foi procurar o Joo, ele maluco por estas estrias? Iria, se dois carros estranhos no tivessem vigiando a casa dele.
68

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente O professor olhou em volta, ningum anormal, somente os mesmos de sempre, olha para ela e fala; Vamos a minha sala, acessamos a rede por l! Entram na sala e a moa olha as condecoraes do professor, algum que era um dentista renomado, mas que adorava ver conspirao em tudo, a nica pessoa que lhe veio a mente quando o assunto era lendas urbanas em Curitiba. O professor acessou o sistema e falou; No tem nada que ligue isto aos Astecas! Apenas uma lenda Mexicana! Qual? O senhor l um artigo na internet; Conta a lenda, que havia uma moa apelidada de Sara. Certo dia, ela foi convidada para uma festa fantasia num clube. Na metade do baile, entrou um rapaz vestido de pirata que chamou a ateno de todas as mulheres. Mas, no meio do salo, surgiu o boato de que o rapaz era um pirata de verdade e que seu nome era Orimuz. No meio da festa o moo misterioso danou com Safira, que se apaixonou por ele. Ele a convidou a olhar o lago, ela o viu tirar uma espcie de chapu e um brilho se fazer, perguntou o que era este brilho e ele afirmou ser O Fim de Expediente, os dois viveram um romance proibido naquela noite. A jovem engravidou e o pirata desapareceu numa embarcao no lago. A moa quando a criana nasceu, no a conseguiu olhar, de to brilhante que era, a criana a sorriu, e foi a ultima vez que Sara foi vista assim como a criana. Segundo a tradio, quando um estranho lhe traz qualquer coisa com luz, como presente, seus dias esto chegando ao fim. Maluquice! Madalena;

69

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente O senhor, acostumado a corrigir trabalhos universitrios, cola as primeiras 6 palavras e faz uma busca e se depara com o texto a sua frente e sorri. Algum quer nos dizer algo menina? Por qu? Dois motivos, algum acaba de verificar quem na cidade estava verificando este contedo, devem vir para c rapidamente, mas olha isto! Madalena chega ao computador e l. Lenda do Pirata Barba Vermelha de Curitiba Conta lenda, que havia uma moa apelidada de Safira. Certo dia, ela foi convidada para uma festa fantasia num clube. Na metade do baile, entrou um rapaz vestido de pirata que chamou a ateno de todas as mulheres. Mas, no meio do salo, surgiu o boato de que o rapaz era um pirata de verdade e que seu nome era Zulmiro. No meio da festa o moo misterioso danou com Safira, que se apaixonou por ele. Ento os dois passaram a viver um romance proibido. At que um dia a jovem engravidou e o pirata desapareceu numa embarcao no porto de Paranagu. Como naquela poca ser me solteira era uma vergonha, os pais levaram a jovem para passar a gravidez na casa de sua tia , que ficava num stio perto do Lago Azul , localizado atualmente no parque do bairro Umbar. Quando Safira teve o filho, ela decidiu afoga-lo nas guas do Lago Azul. Porm, aps esta moa assassinar o bebe, surgiu uma iara que pegou o menino e exclamou: Sua me desnaturada! Saa daqui! Agora esta criana minha!
70

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente E com a magia desta noite de Lua Cheia este nenm renascer! Ento a me-da-gua colocou suas mos no peito da criana e ela reviveu. Diz lenda que este menino tem uma maldio: de dia ele um beb, mas de noite ele vira um homem vestido de pirata com cabelos e barbas vermelhas. Porm, se algum retirar o chapu da cabea deste rapaz poder ver um buraco com uma intensa luz azul. Madalena v o senhor imprimir aquilo e os dois saem da sala, saem pelos fundos, pegam o carro do professor num estacionamento do outro lado da rua. O professor pega o telefone e liga para Joo; Joo, professor Mueller! Fala professor, h quanto tempo? Muito, o que tem feito menino? Estudando, o que aconteceu professor? Precisava falar com voc Joo? Problemas? Se puder tudo bem, se no, nos vemos outro dia! Tem problema de levar minha namorada? No, mas onde? Na Macumba em uma hora! Nos encontramos l! O professor olha para Madalena e pergunta; Acabaram? Ele achou algum melhor que eu, que aceita mais fcil a inercia! Acho que se esto nos monitorando, no sei se algum pode tanto assim, mas melhor ficar longe!
71

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Fico na lanchonete do outro lado do lago! Ento melhor passarmos em casa antes! O senhor subiu rpido e desceu com um tnis, uma meia, um pente e um binculos; Troca este tnis, como algum pode passar desapercebido com este cheiro? Madalena sorriu, abriu a porta, deixou os tnis, do lado de fora, secou os ps, trocou de tnis. Logo aps, enquanto ela se penteava, o professor tocava o carro no sentido do parque Barigui, deixou ela em frente da lanchonete e deu a volta, parando na altura das barras para abdominal. O apelido vinha de um tempo muito antigo, o professor sempre contava que um dia, influenciado por uma aluna que falava que despacho para ela sempre deram um retorno incrvel, ele resolveu fazer numa sexta feira 13 despacho da esquina que tinha em frente, quando ele chegou em casa, sua casa tinha sido arrombada e tinham levado tudo, quando ele falou do acontecimento para a menina ela falou que se ele no acreditava no que estava fazendo isto poderia vir a acontecer, eles riam desta estria. Madalena v Joo chegando com Carla, olha em volta, e manda uma mensagem para o celular do professor. O mesmo pega o celular, l a mensagem e olha em volta, os rapazes evidentemente viram que ele os vira, olham para o carro, no parecia ter ningum, olham em volta, mas Madalena estava a mais de 800 metros dali. Professor, quanto tempo? Desculpa, pensei que poderamos falar, mas no tem jeito! Problemas? Sim, Manu quase morreu ontem a noite, e ningum sabe onde ela esta?
72

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Esta falando serio? Sim, mas assim como me seguem, lhe seguem, ento melhor no lhe colocar nisto! Madalena lembra de quando estavam saindo no sentido do fundo do Bar do Alemo, a impresso de que os olhares de Dario e Carla se cruzaram, na hora pensou que ela a piscara, como um insulto, mas estava pensando neste instante se era para ela, j que seu prprio pai sabia mais das coisas que ela. Madalena passa outra mensagem e o professor Mueller olha para Carla e pergunta: Carla, no? Sim? De onde conhecia Dario? A moa olha sem entender a pergunta, o olhar dela para um dos seguranas ao longe, deu certeza ao professor, e ele falou; Quando tentaram matar Madalena ontem, Dario morreu! Joo olha para o professor; O rapaz que estava com ela ontem esta morto? Sim! Acha que ela esta morta? Joo. No, seno no estariam me vigiando, lhe vigiando, vigiando o pai dela! Madalena enquanto eles olhavam para os 3, ligou para sua me e falou; Me, podemos falar? A senhora atende o telefone e fala olhando em volta; Um segundo! Madalena ouve a me falar com algum; Me daria um momento, do banco, coisa chata!
73

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Esperou mais um pouco e falou; Fala filha? O que no entendi me? Madalena sempre estranhara o fato de seu pai ter pego o sobrenome de sua me, as famlias faziam o inverso, ento a Gutierrez da famlia era sua me. Tem de manter-se longe, e sabe qual o caminho que tem de seguir! O das flores? Pergunta Madalena querendo confirmar, Flores era um tapete que sua me dizia ser de famlia, que seu pai odiava, mas que estava na casa de praia, depois de anos de reclamao do senhor, mas era um desenho de tuneis, flores diante de uma estilizao de Curitiba, isto foi o que ela sempre pensou, mas comeava a pensar se no era outra coisa. Sim, ouvi dizer que voc o desvendou ontem? Brincadeira de criana! Mas se cuida filha! No entendi a posio do pai! Ele no seu pai, acho que deve ter mais coisas ai, ele me disse que voc estava morta! Me esta ligao deve estar sendo monitorada. Sei disto, mas se cuida! Para que lado corro alm das flores? Para os amigos, cuidado com infiltraes! Se cuida me, nos falamos amanha! Madalena desliga e v olharem no sentido de onde ela estava, devem ter triangulado o sinal, olha para a floresta do outro lado do asfalto que dava ali, levanta-se, faz que vai sair, vai ao balco, paga a conta, solta o cabelo, e atravessa a rua, com o bon a frente do corpo,
74

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente assim que entra na rea das churrasqueiras, vazias no sbado, prende o cabelo novamente e entra na floresta conservada que tinha na regio, pem o bon com a aba para traz, e atravessa a rua novamente, no sentido que estava antes. Caminha visivelmente na beira do lago, do Parque Barigui, vendo grupos entrarem na lanchonete atrs, o movimento era to grande que muitos olhavam, ento o normal era olhar, parou olhando, como todos os demais. Depois que as pessoas voltaram a andar, caminhou no sentido norte do parque, atravessou a ponte e continuou pelo outro lado a norte, chegou ao lado do lago, e largou o celular, que afundou no lago. O professor Mueller viu um senhor parar a sua frente e falar; Quem me atrapalha? Algum que pode morrer, mas no trai amigos! O que ela pretende fazer? Trocar de amigo, a cada 3 horas, e fazer o que precisa, o que voc faria, desculpa, sem estes capangas, nada! Acha que sabe quem sou? Se eu morrer, Roberto Monteiro Donus, todos sabero que voc me matou, mesmo que no encontrem meu corpo! O senhor olhou para Carla e falou: Tira esta criana daqui! Joao olhou para Carla e perguntou; Tem haver com isto? Fala puxando o brao. Vamos sair enquanto podemos Joo! Joo ficou parado, pegou o celular e discou: Pai, estou sendo ameaado por um senhor, Roberto Monteiro Donus, sabe quem ?
75

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente O senhor no ouviu a resposta, mas se era para envolver pessoas, nunca mexesse com a famlia de Joo; Os rapazes foram chegando e Joo olha para o senhor e alcana o celular para Roberto que ouve; O que o Vaticano quer na minha cidade! Manda seu filho para casa, senhor, seja quem for, que ele no morre! Toca nele, e teremos de decretar um problema diplomtico com o Vaticano, senhor! Roberto no sabia quem era o pai de Joo, Consul do Brasil por mais de 25 anos, membro de quase tudo que se conhecia naquela cidade, mas era algum que tinha valores familiares acima de tudo, o senhor nem sabe quem era, mas viu que carros da policia especial comearam a parar na rua, estava ainda com o celular mudo na mo. Onde esta Madalena, senhor? Joo. Se soubesse no os estava seguindo pirralho! Os carros da RONE estacionam, 3 deles, de cada um saem 4 rapazes com arma calibre doze na mo, os rapazes que davam apoio a Roberto viram que agora o negocio era mais violento; Algum problema sobrinho? Fala um senhor olhando para Joo. Este senhor tentou matar minha ex-namorada, e esta com todo este grupo, ameaando um professor, e ouvi dizer que mataram algum ontem! Melhor no resistir senhor! Fala o senhor olhando para Roberto. No tem provas! Para isto que detemos para verificao, se ningum tiver vestgio de plvora nas mos, estaro em 48 horas soltos!
76

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente No pode fazer isto! O senhor olha para o senhor, armado, passaporte de Italiano, e fala; Porte de arma, sem autorizao j me d razo a lhe prender senhor! Joao viu os policiais renderem os rapazes, outros policiais que iriam se meter, quando viram a RONE ali, se afastaram, Joo reparou, at o professor Mueller reparou;

77

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

78

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Madalena atravessa o parque e surge na parte j no bairro da Avenida Manoel Ribas novamente, era por volta das 18 horas e ela no sabia mais para onde correr, cada pessoa que ela envolvera acabara ficando em perigo. Uma estrada que virara avenida, cheia de curvas, de subidas e descidas, olha para o portal de Santa Felicidade, pensa em que sentido iria, incrvel como ainda estava prxima da regio que teria de ir, mas estava cansada, olha a carteira, pega um taxi que passava e vai no sentido de Santa Felicidade, se afastando da regio que todos achariam que ela estaria, como j fizera isto tantas vezes, para em um motel na sada da cidade, paga em dinheiro e adormece, precisava dormir. Os sonhos foram agitados, era por volta das 4 da manha, acorda assustada, sonhara que eles a achavam, sai da cama, veste as roupas, liga para a portaria e pede um taxi. O atendente confirmou que assim que chegasse a avisava, ela sai pela porta e olha para o local, tudo calmo, entra novamente, v a cmera a acompanhando, sorriu e soube que j estavam no motel, e provavelmente viriam pelos dois lados, olhou para o muro do fundo, uma vez pulara aquele muro, uma vez um rapaz chamou o servio dela, ela estranhou quando pegou no sono, e acordou com o escrito com seu batom no espelho, dizendo que ela que pagasse a conta, pois ele nem a pagaria e nem a conta, ela naquele dia no tinha como pagar, e no poderia ser pega ali. Correu at o muro, nesta hora viu varias pessoas sarem das sombras e comearem a correr, ela apoiou os braos e pulou longe,
79

24

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente lembra que da primeira vez foi mais difcil, no sabia o que tinha do outro lado do muro, mas atravessou o terreno baldio e antes de sair a rua, mas agora sentia-se melhor, tinha dormido. Esperou nas sombras de um beco o movimento cessar-se, e quando amanheceu, pegou um taxi e se mandou para a cidade novamente. Madalena senta-se em um banco, pensa em qual sada teria, no era de fugir, no era de sair no brao, mas isto no deixava muitas sadas, enfrentar era o que ela queria, mas como. O taxi a deixou de frente ao parque Tingui, ela caminhou olhando a formao, a construo a frente, numa pequena loja de lembranas, conseguiu comprar uma agenda e uma caneta, sentou-se a olhar a queda dgua que caia no lago l em baixo, ficou repassando o que Dario havia falado, no sabia se algo era confivel, talvez eles soubessem de parte da estria e inventaram a parte do Pirata para que ela ajudasse, admite para si que cair direitinho, at achava o rapaz bonitinho, nem tivera chance de tirar uma casquinha. Sentada comea a numerar o que sabia, quase nada, por algum motivo eles achavam que ela era a resposta, nem seu pai, que se duvidar nem sabia a resposta, nem sua me. O que a fazia diferente de sua me? Conhecimentos especficos, mas quais seriam? Madalena olha para o caderno e fala; Biologia Parou a ver a queda de agua e lembra de sua me falando que um dia ela teria uma filha, e que quando fosse a hora, teria de falar com ela sobre o nome da filha, pensou por que, e lembra que quem disse a sua me qual seria seu nome foi sua av, sua av, uma mulher forte, me solteira que criou a filha com toda a garra numa poca que me solteira era algo que muitos estranhavam.
80

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente As lembranas da av eram poucas, mas tenta lembrar o pouco que lembrava de sua av, que morrera quando era uma criana, lembra dela, uma linda mulher de olhos negros, seus olhos, o que ela fizera na vida? A doao do Bosque fora seu tio que fizera com a assinatura dela, para no haver problemas legais, lembra que na poca, seu pai, recm casado com sua me protestou muito. Obvio, uma entrada diferenciada deveria ficar fora do bosque, pensa rpido, mas todos os imveis na regio no eram mais da famlia, estava tentando achar a pergunta que lhe daria a resposta, mas parecia ainda no a ter. Levanta-se e sai caminhando no sentido do ponto de nibus, olha para o banco da frente, v o senhor guardar uma imagem. Centro! Algo especifico? Carlos Gomes! O taxista saiu no sentido do centro, ela estava distrada, mas bem atenta, quando o Taxista pega o comunicador e falar; Central, estou indo ao centro, Carlos Gomes! Se tiver encomenda para mim, estarei l em 15 minutos! Encomenda? Madalena ouve pelo comunicador. A que entregaram a todos os meninos! Ok, em 15 minutos lhe passo a encomenda! Estavam quase no Parque So Loureno e Madalena falou; Me deixa na frente do Mercado, tenho de comprar algo! Quer que espere? Seria bom! Fala Madalena pensando rpido No devo demorar mais do que dez minutos! O taxi estacionou no estacionamento do Mercado, e ela falou;
81

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Posso deixar estas coisas aqui? Fala arrancando uma folha vou levar s a lista do que quero comprar! Sem problemas senhorita! Obvio que um taxi em Curitiba, encerraria a corrida, e cobraria um parcial, sempre tinha o risco do cliente no volta. Madalena sobe pela escada rolante, para o piso superior, calmamente, quando sumiu de vista, perguntou para o segurana onde era o banheiro, ele apontou, ela verificou onde era, entrou no mercado, comprou uma tinta, uma tesoura, uma camiseta e um bon, pagou e foi ao banheiro, se olhou no espelho, Madalena tinha cabelos volumosos, levantou parte do cabelo, o prendendo acima da cabea, cortou um dedo de cabelo na altura da nuca, fez um volume e colocou na pia do banheiro, preparou a tintura e aplicou no cabelo que havia cortado. Esperou um tempo, e lavou os cabelos, colocou na sacola do supermercado, e jogou ao lixo. Soltou o cabelo, trocou de camisa, ps o bon, olhou o relgio e saiu pela porta, olha em volta, sabia que teria de perder um tempo naquele mercado, olhou para um caf que dava bem para ver as escadas, pelo espelho, e ficou esperando. Ficou ali a tomar caf, viu quando alguns senhores muito bem vestidos entraram no mercado, foram ao segurana, viu um grupo de duas mulheres entrarem no banheiro das moas e irem ao senhor, e viu que talvez no desse certo, mas estava tentando. Viu o taxista vir com outro senhor, olhou para a imagem ao longe, na mo do senhor, era a dela, viu uma das moas vir com outra imagem e viu os cabelos claros na imagem, e um corte bagunado. No conseguia ver o que estava acontecendo, estava distrada e nem viu o rapaz se aproximar da mesa;
82

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Quase que no lhe acho! Madalena distrada se assustou, somente quando viu Joo a mesa acalmou-se; Como me achou? Se no tivesse fugido no Motel, j estaramos conversando a algumas horas! Era voc? Acha fcil conseguir uma autorizao para invadir um quarto? E estes a? No conheo, mas sinal que tem mais deles espalhados pela cidade! Madalena olha para a mesa e fala baixo; No queria lhe meter nisto, mas para quem iria correr? Pelo jeito desta vez se meteu realmente com gente poderosa! Por qu? Nem meu pai e meu tio os conseguiro segurar 48 horas! Nem sei quem so? Sabe que meu pai nunca gostou de sua famlia! Sei, mas o que posso fazer, somos encrenqueiros! Joo sorriu, ele olhava para o salo: Vamos sair, eles levaram o taxista para olhar o mercado! Acha que conseguimos sair por onde? Meu carro esta no estacionamento! Mas vo nos seguir! T na hora de mudar estas coisas!

83

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Madalena viu a policia entrando e foram ao segurana, e este acionou os demais, uma coisa eram pessoas procurando uma moa, outra, era assassinos procurando uma moa, enquanto outros rapazes eram desarmados, os dois descem com calma pela escada rolante, entram no carro de Joo e se mandam no sentido de sua casa. A moa viu que os rapazes que vigiavam a casa no estavam mais l, entra no estacionamento, sabia que ou sua me ou seu pai estavam ali, o carro a garagem ela conhecia, mas no eram mais vistos da rua. Joo abre a porta para ela e sobem pela escada, Madalena sorriu apenas quando viu que era sua me; Como esta filha, fiquei preocupada, parece que algo no esta no lugar! O pai esta dando o servio para eles me! No pode ser filha! Quase certeza! O pai de Joo olha para a menina e pergunta; Por que esto lhe perseguindo? Eles tiraram ontem algo de um buraco que no existe, sobre a rua Jacarezinho, ouro, prata e algo mais! Mas de quem era? No sei, mas algum esta com isto, tem mais valor histrico do que pelo valor econmico, ou do Pirata Zumiro, mas pelo padro, dos Jesutas, deveria estar l a mais de 400 anos senhor! E os ajudou a achar? Sobrevivi por sorte senhor, cai num buraco de agua, fui jogada quase sem conscincia em um buraco de esgoto, e por sorte, no desacordei, seno estaria morta! Mas o que querem ainda?
84

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente No sei, no acho que tudo que me contaram seja verdade! O que acha que filha? Algo que me disseram se chamar Fim de Expediente! Madalena fala olhando para a me, no sabia se era real, mas precisava saber. Voc os levou at ele? Sua me. No, mas achava que o professor poderia me ajudar a ligar as estrias! Algum deu um tiro esta manha nele na faculdade, esta bem, mas vai ter de ficar quieto uns 15 dias! Joo. O pai de Joo o olha e fala; Filho, temos de descobrir quem so, pois eles tem muita influencia! Sei que tem de Arcebispo de Curitiba a chefia da policia militar da cidade, de Dirigentes do Clube Concordia, a Freis envolvidos! Madalena. O pai de Joo olha serio para ela e pergunta; Esta me dizendo que acha isto? Vi o arcebispo senhor, numa das sadas deste buraco, com dois rapazes armados! E acha que eles querem o que? Se soubesse teria como negociar minha vida, sem saber, somos apenas vitimas do acaso! Madalena; Ela tem razo senhora, se no acharmos o motivo, no achamos nada! Senhor, pelo que se fala, o Fim de Expediente era um adorno Asteca, nunca tive certeza de sua existncia, mas se ele existir, junto com ele, teria a pilhagem de um Galeo inteiro de ouro,
85

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente de peas histricas, de artefatos de origem Asteca, tirados da capital deles no ano de 1495! A senhora; Mas no que isto meteria a igreja? O senhor olhando para Madalena, ela parecia saber algo, estava com aquele brilho de quem achara um ponto para puxar. Senhor, no deixa nada sair de Curitiba, que venha destes, deve sair com escolta da policia! O que acha que eles escondem? Uma pergunta de Dario, me veio a mente, e no tenho a resposta! Qual? Todos dizem que a escrita dos Astecas era a que mais se aproximou da fala do povo, mas o que temos de relatos Astecas escritos? O que quer dizer? Os espanhis mataram mais de 200 mil Astecas para invadir a cidade deles, os tacharam de seres que faziam sacrifcios humanos, que por isto eram uma cultura inferior, mas uma pergunta, eles no resistiram, foram aniquilados, tudo que se tem sobre a participao da igreja nisto, apenas estorinhas, mas que descoberta faria algum matar toda uma cidade? Algo poderoso, que no pudesse ser relatado! A me de Madalena falou a olhando. Algo que provavelmente, mesmo quem pegou o escondeu, pois o poder corrompe! O pai de Joo falou; Mas eles j tem poder! Senhor, preciso de 2 dias e terei todas as respostas, mas o que roubaram naquele buraco patrimnio histrico da cidade, do
86

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente pas, no de uma igreja em Roma, mas acho que tem de ter algo a mais neste estria! Madalena. E quer fazer o que? Preciso olhar duas coisas, algum deixou pistas na cidade, tenho de as ver, estas pistas no falam onde esta, mas onde esteve o que procuramos, e com certeza, uma dica de onde o achar! Madalena olha para Joo e fala; Mas preciso de algumas coisas! O que? Um computador, um caderno, as imagens eu consigo na internet do que quero! Acha que consegue a resposta na internet? O pai de Joo. Senhor, sei que no comeamos direito a primeira vez que nos conhecemos, mas o que temos aqui, uma estria, que foi adulterada, por uma nica pessoa, algum que no dividiu seus planos com os demais, isto gerou um buraco na informao! Madalena olha para Joo, olha para a me; Se a igreja soubesse onde estava, j teriam tirado de l antes, sinal que o tnel que achamos, no d em nada do que eles acharam, e sinal que nem eles tinham os planos iniciais! E? Joo. Segundo, fui induzida a achar que o rapaz que me conduzia era um parente distante do Pirata Willian, mas neste instante duvido disto, mas me parece obvio que a morte dele, decreta que no deveria ser algum importante ao grupo, ento tudo que me falou, no tinha muito importncia, ou o outro lado no considerava importante! Madalena pega o papel no bolso olha para a me e pergunta; Por que Biologia me? Maet precisava ser entendido!
87

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Joo e o Pai no entenderam a frase; Por que me? Pela lenda, ele s respeitaria a famlia Gutierrez? Por qu? Algo haver com um Frade Jesuta, de sobrenome Gutierrez que lhe mandava comida! Escravos? Pergunta Madalena; Sua me apenas sacode a cabea; Algo haver com nossa famlia? Nem ideia filha! Joo olhou para Madalena e perguntou: E comeamos por onde? Madalena pareceu pensar e sorriu, pegou o telefone sem fio da casa e saiu pela porta, ligando para algum, entrou e ficou por alguns momentos ficou sem falar nada.

88

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Madalena surge na Praa Tiradentes, entra pela porta frontal da Catedral Baslica de Curitiba, olha a ordem dos bancos, uma igreja maior, no mais que isto pensou a moa. O que viemos fazer aqui? Joo. Apenas verificando algo! O que? Por que todo mundo sempre disse que o fim do caminho era aqui? Algum motivo para no acabar? Deve ter uma entrada nesta grande construo, que nunca teramos acesso, mas estou pensando, gosto de imaginar a cidade em volta, uma cidade que teve seus pontos bsicos neste local, depois ela cresceu no sentido do que hoje o Estao Shopping, mas por que era por l que comeou a chegar as novidades, mas a estria anterior a ferrovia, anterior a isto, e por onde o caminho ia nesta poca? O que quer dizer? Que fui induzida a caminhar neste sentido, mas o que era o Bar do Alemo a 150 anos? Nem ideia? O fundo de uma casa que por mais de sculo foi conhecida como a Casa Vermelha! Madalena olha serio para Joo Posso estar enganada, mas era como os Padres, freis, depois dos demais clientes, chegavam as prostitutas, sem que o povo os vissem!
89

25

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente E por que estamos aqui? Por que parece que aqui ningum nos observa, quer dizer que estamos mais seguros na casa de deus, que em nossas casas! Joo olha em volta e fala; Mas no era isto que queria fazer aqui? Joo viu um senhor chegar da parte do fundo e falar; Senhorita Madalena? Ela concorda com a cabea; Me acompanhem! O Arcebispo a espera! Joo viu que Madalena no estava pensando em continuar em guerra, mas o que achava poder fazer, segurou seu brao e ela falou; Calma, a melhor forma de encarar isto, conversando! Joo no estava gostando disto, mas iria at o fim com a moa que j no era sua namorada, mas que ainda o fazia suar frio. Sobem uma escada e entram em uma sala, a imagem do Papa a parede, cadeiras e mesas feitas de cerejeira, um senhor olha para os dois entrando e faz sinal para o rapaz que os conduziu sair. Boa tarde moa, o que quer falar? Saber o que fiz para merecer a morte? Sabe bem o que fez! Sei? Madalena senta-se olhando o senhor, Joo ficou de p olhando o senhor; Moa, sabe na encrenca que se meteu? Que seu pessoal me induziu a entrar? Ponto de vista moa! No quer conversar, o que estou entendendo? Fala Madalena levantando;
90

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Porque deveria conversar? Vamos embora Joo, algum que fala em deus, mas no acredita! No fale besteira! Senhor, voc com seus atos, rasgou o documento que prega, como se chama gente assim, de crentes ou de aproveitadores! Esta me ofendendo! Se ofende com algo, e o dar a outra face, apenas para o rebanho, senhor? Madalena estava olhando nos olhos do Arcebispo; No algum com moral para falar disto! Senhor, entrei no seu mundo por um buraco aos fundos de um puteiro antigo, e quer dizer que eu no tenho moral, Maet, com certeza, comeu os seus crentes, mas eu, ele deixou passar, devo ser algo que o senhor no entende, mas se continua se fazendo de todo poderoso, no leu o documento que tem sobre a mesa, matou, no entra, roubou, no entra, mentiu, no entra, um co na forma de gente, no entra! Madalena chega a porta e v que esta fechada, o senhor levanta-se e fala; Senta-se, ainda no pode sair! Madalena sorriu e perguntou: Tem ideia do que esta fazendo? Senta ai, no gosto de falar com impuros! Ento no deveria falar senhor! Joo; Acha que conhece esta ai? Mais do que sabe e conhece senhor, mas se no queria conversar, sinal que a queria pegar, burro mesmo! O arcebispo olha para o rapaz e fala;
91

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Acha que pode algo aqui? Eu no! Fala Joo olhando para Madalena que pega um apito no bolso, e assopra, no se ouviu nada, mas nas profundezas da praa, um grande ser comea a se mexer lentamente; Apito de co? Fala o Arcebispo rindo. Tem dois minutos para ser compreensivo senhor! Madalena. E vai fazer o que? Sabe onde acabava o corredor que corre pelo fundo do largo da ordem senhor? Vai me contar? Vou, num salo a mais de 20 metros da rua, sobre a antiga priso local, onde se jogava os mais podres da sociedade. No entendi? Um senhor a muito tempo, tocava este apito, quando eram deixados l os trastes da sociedade, ou escravos que sabiam demais, como os que puseram tijolos nestes caminhos. O Arcebispo olha serio para a moa e pergunta; Mas vocs esta aqui! Ele no vai subir senhor, mas no sei o que ser dos alicerces de sua igreja, no sei o que ser da regio abaixo da igreja, no sei se esta me entendendo! Tudo isto para que a oua? Tentei, vim aqui, e o senhor se fazendo de puritano, vi que me chamou de demnio, ento no espero nada de bom vindo de voc! Mas... O arcebispo sentiu o primeiro tremor e segurou-se a mesa, pessoas a igreja, sentindo a igreja tremer, comearam a sair, o
92

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente alicerce da parte do fundo da catedral afunda dois metros e o fundar de duas paredes fez o telhado tender para a parte do fundo, o telhado comeou a tender no sentido da viela aos fundos da igreja, telhas caindo, pessoas correndo a rua, e um rapaz vem a porta e fala; Temos de o tirar daqui Arcebispo! Madalena empurra o rapaz e comea a sair, Joo atrs, se era para se complicar, agora estava se complicando ao mximo, a igreja vazia, as portas fechadas, Madalena chega a igreja, vendo o teto cair, Joo a puxa para a cobertura, ele v o senhor Roberto entrando pela igreja, vendo o teto cair. Joo estava querendo se esconder quando Madalena apita novamente e os demais veem surgir na nave da igreja, uma cabea que apenas olha para a moa, olha em volta, sente os primeiros raios de sol, com o teto caindo e comea a recuar, Madalena foi a seguindo, em um buraco inclinado, ouvindo o ranger do teto da igreja. Joo achou uma maluquice, mas era o caminho que Madalena havia aberto, os demais viram isto, mas ficaram presos longe do buraco com parte do teto vindo a baixo. Caminham atrs do ser, que andava lentamente comparado ao tamanho, mas rpido comparado as pernas humanas. Joo segura a mo de Manuela e pergunta. Tem certeza disto? Madalena pega uma lanterna na mochila que estava as costas e olha para ele; No, mas como voc disse, nada vai segurar este pessoal preso, ento temos de ter algum aliado, conhece algum que seja respeitado em qualquer circunstancia? Meu pai falou em nos dar proteo, mas ainda no entendi como!
93

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Vamos precisar, mas tem de ser algum que se possa confiar, se dar as costas! Estavam caminhando e Joo sente o arrepio, chegam a um buraco imenso, o ser de duas cabeas, olha para Madalena e pergunta; Quissss a connntssssseu! Desculpa o transtorno! Esss lugaaarrrr nummm bsssoomm! Por onde sairamos Maet! Ass Queeellle allli! Fala olhando um buraco. Obrigado Maet, nos vemos ainda! Madalena faz sinal para Joo comear a andar e foram por mais de duas horas no sentido do buraco, viram quando um piso de tijolos surgiu ao p, foram andando e de repente surge um buraco no cho, uma fenda, o buraco sobre a cabea continua, mas Madalena ilumina o buraco e pulam para dentro de uma galeria, gora toda a volta era de tijolo, andaram mais um pouco e se deparam com uma grade; Joo forou e falou; Dizem que o exercito fechou todas as pontas deste tnel durante os anos 60! Andaram mais um pouco e viram uma luz a frente, viram que estavam dentro de algum prdio, viram as paredes, via-se quadros, estatuas, sobem a escada com calma e Joo fala; Museu Paranaense! Madalena no falou nada e subiram com calma, saram sem olhar muito para traz e quando saem a rua, de frente da Praa Generoso Marques, Madalena sorriu e esticou a mo para Joo;

94

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

As reportagens chegavam para narrar o acontecido na catedral, agora interditada, Madalena e Joo sentam-se ao calado da Rua XV de Novembro, e olham em volta, tomam um caf e o rapaz pergunta; Por que disto? Pensei que iria ser diferente! Mas me explique melhor como funciona este apito! O que no entendeu ainda Joo? Voc tinha me falado que chamava os seres para onde voc estava, mas ouvi ele falar! Se disser que algo assim fala, quem acreditaria? Joo sorriu vendo a moa sentada na cadeira da cafeteria no calado, lembrou de uma vez, a mais de ano, que a viu em uma casa noturna, num show de strip-tease, foi no dia que acabara com seu namoro, at este dia, pensava que ela nunca mais atravessaria sua vida, mas estava ali, de pernas cruzadas, numa cadeira similar, mas desta vez vestida. O que esta olhando Joo? Madalena; Joo trazido a atualidade, e fala; Nada, lembranas no muito boas! Madalena olhava para Joo como se querendo saber o que ele pensava, mas ele parecia meio triste ainda; Brigou com Carla pelo jeito? No levo sorte, no achei ningum sincera ainda!
95

26

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente J falei Joo, sinceridade em atos, nem sempre equiparem a sinceridade na alma, mas como explicar, como falar disto? Voc continua linda! A frase saiu sem sentir. Obrigada! No pense que estou lhe cantando, ainda quero reconquistar Carla, mas ela tem de me explicar por que chorava por aquele Dario! Madalena olha para Joo e olha em volta, na pequena TV entra o noticirio local falando do incidente estrutural na igreja Matriz, que tcnicos viriam de Roma para ajudar. Vem mais gente ai! Madalena. No era de esperar algo diferente. Quer passear comigo esta noite Joo? Ele olha desconfiado e ela fala; Galerias subterrneas! Perigo? Sim, de quem seu pai falava? Joo v um rapaz chegar perto, e fala; Tudo bem Joo? Sim, como est primo? Seu pai me ligou, esta a moa? Ele concorda com a cabea; Madalena, este meu primo Paulo! Como nos achou? O tio mandou rastrear o celular de Joo, mas Olha para Joo Se pudermos no usar este tipo de coisa, ficamos visveis aos demais! Acha que eles teriam acesso? Assim como os controlamos, eles nos controlam! Paulo;
96

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Mas o que pode fazer para nos proteger? Vamos comear apenas observar, aquela ideia na igreja pareceu maluquice, ir a cova do leo no nos facilita agir! Certo, mas achava poder conversar, mas isto me mostrou uma coisa! O que? Falam Joo e Paulo quase juntos; Ele acha que sabe onde esta! E o que voc acha? Paulo. Que ele deve achar que esta onde estava a 100 anos atrs! Como assim? Joo. Diramos que a estria foi contada, de uma forma diferente, cada ser escreveu um pedao, mas quando se doou o bosque, se deixou um chamariz, mas ali j fora um lugar, no vi o local, mas no acredito que fosse algo to grande! No estou entendendo nada! Joo; Joo, pensa em algo no sentido de proteger algo, dois segredos, um ser incrvel, branco e com mais de 30 metros, mas com 2 metros de raio, o segundo, dois segredos, um de 400 anos, e um de 180 anos, dois que poderiam no ter ligao, mas acabaram ligados! No esta sendo clara! Fala rindo Paulo; Ele fez sinal para uma moa que atravessa a rua e olha para eles; Esto vindo, devem estar seguindo o sinal! Fala apontando o celular. Os trs levantam-se deixando o celular ali, no tinham se afastado 5 metros, um rapaz na mesa ao lado, olha o celular o esconde e sai pela rua, pensava estar roubando algo, tira o chip e continua no sentido da Santos Andrade, enquanto os trs sentavam-se em outra cafeteria.
97

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Voltando ao que falava, um galeo de ouro no estaria encalhado nas terras do Brasil se j no fosse um desvio de riqueza, segundo, um galeo de ouro ou coisas, mais ou menos, - olha para Joo a sala de sua casa, do cho ao teto, cheia de coisas! Tanto assim? Sim, um navio pirata Ingls no conseguiria trazer tudo isto para c! O que quer dizer, esta me deixando perdida? Paulo; Madalena estava enrolando, trocando ideia. Estou tentando adivinhar, eu no tenho fatos suficientes, tenho de achar o motivo que fez ele esconder aqui o tesouro! Esta dizendo que o tesouro do pirata era bem maior que o dos Jesutas. Joo, eu vi o primeiro local onde os Jesutas guardaram o que tinham, seria o espao do quarto da Marilia, somente as paredes com prateleiras, no d para comparar as duas coisas! Marilia era a empregada da casa de Joo, Madalena estava colocando em dados que ele pudesse entender. Mas deu a entender que no estaria onde eles acham! Minha bisav j documentou que os Padres desobstruram o caminho e que mudaram o local do tesouro! Sabia disto? Joo; No antes de ver o local onde eles acharam parte do tesouro Jesuta. Provavelmente apenas moedas, a maioria de prata, valor histrico, no material! Apenas uma isca? Existem mais duas iscas plantadas, mas apenas iscas! E onde estaria o tesouro?
98

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Tenho de descobrir para ou o trazer a tona, ou, o esconder de novo! Madalena Provavelmente esconder de novo. Mas e a riqueza? Paulo; Riqueza se conquista, nada dado se mantem muito tempo, alguns investem o recebido e chegam a viver bem, mas trabalharam o dinheiro para ser algo! Mas de quanto seria? Paulo; Madalena olha para Joo e fala; Consegue o que pedi? Para que quer equipamento de mergulho? Descobrir o obvio! Virou caadora de tesouros, fala como se tivesse experincia! Joo. Madalena sorriu, comprou um carto telefnico, acompanhada dos dois rapazes chega a uma cabine telefnica e ligou para a agencia de acompanhante, o outro Paulo atendeu; O que aprontou Raisca? Tem um pessoal perguntando por voc! Pela Raisca? Fala Madalena, Joo soube com quem a moa falava, no estava acostumado com isto ainda. Sabe que no, por que esta ligando? Quem esta ai Paulo? Um senhor chamado Roberto! Tem um sotaque estranho e quer falar com voc! Madalena ouviu depois de um tempo, o senhor; Senhorita Madalena, ou Raisca, previsvel! Madalena sorriu e falou; Pensei que ainda estaria limpando a bunda daquele cago! Olha a forma de falar do senhor arcebispo menina!
99

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente O que quer Roberto? Sabe o que quero! No, no sei, pior, sabe que no sei, mas no lugar de fazerem um acordo, ficam de picuinhas. Madalena olha em volta, estava comeando a duvidar de todos; Previsvel, eu queria ter conversado com o senhor na igreja, mas aquele arcebispo parecia mais interessado em manter a pose de bonzinho! Acha que pode se esconder? Senhor, os seus homens continuam me seguindo, mas a pergunta, eles sabem por qu? Acho que no, descobri que o Arcebispo no sabia por que, mas vi em seus olhos que sabe o que estou procurando! Acha que vou acreditar que neste fim de mundo esta a pea que muitos cientistas procuram para o vaticano h anos? Se no acreditou, por que me persegue ainda? O senhor pareceu pensar um momento, e falou; Por uma fortuna inestimvel! Trocados comparado ao que eles tem escondido em Roma, por que se preocupar? Por que lendas geralmente so completadas com interpretaes erradas dos escritos, no com um ser de 30 metros que fala portugus! Talvez explique para seu papa, que no existe lngua, que aquele ser no fale, mas no teve tempo, sei disto de praticar o italiano com ele! Vou me repetir, o que quer fugindo? Sobreviver, soube que quando voc termina um caso mata todos os envolvidos, ento melhor proteger os meus!
100

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Roberto estica a arma para Paulo, iria atirar, os seus estavam com as meninas a sala, todas na mira de armas quando um senhor entra pela porta e aponta para Roberto; Armado novamente, melhor baixar a arma! O que quer agora? Li que mata todos no caminho, ento estou poupando estes seus homens tambm! Fala olhando os rapazes, com uma leva de policiais entrando por todas as portas. Acha que acabou policialzinho? No, sabe que duvidei que viria para c, mas como Madalena falou, vocs so muito previsveis! Os demais foram prendendo os rapazes e o Capito Guedes olha para os rapazes, e fala; Amarem eles, todos na garagem, quero eles bem amarrados, amordaados e inconscientes de preferencia! Se resistirem, um tiro em cada perna deve os proibir de andar! Roberto olha para o policial e grita; No pode nos deter aqui! Eu no estou detendo ningum, nossos homens esto no outro extremo da cidade, prendendo um grupo de marginais, ento no fala besteira senhor, pois voc no esta preso, ento se gritar, ofender, tentar fazer algo que achar desagradvel, lhe informando, dei ordem para matar, se resistirem! Paulo olha para o policial que fala; Vamos pegar a casa emprestada por 2 dias, algum problema? O rapaz concordou com a cabea, dispensou as meninas e ficou a olhar para todos a volta;
101

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

102

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

27
Joo.

Madalena chega a praa do Homem Nu, ou praa 19 de Dezembro, olha para a estatua e caminha para o mural em relevo, e olha para

Voc que e bom nisto, qual o item da praa que nunca deveria estar aqui? Joo olha a praa e fala; A estatua da mulher, fora projetada para o palcio da Justia, mas quando pronta recusaram a obra e acharam melhor a colocar aqui! Madalena anda at a mulher, olha sua posio e foi inevitvel do lugar olhar para o passeio pblico, a primeira rea verde de Curitiba, criada em 1886. Olhou em volta, Shopping Mueller, Praa, colgio ao lado, e bem ao fundo o Colgio Estadual, estava pensando e Paulo falou; Outro grupo acaba de desembarcar no Aeroporto! Fica de olho, precisamos pensar! Madalena; Madalena estava pensando, tentando entender onde estava e o que precisava fazer. Joo, da onde vem o termo Lobo do Mar? Nem ideia? Piratas so lobos do mar, ou no? Sim, saqueiam e comem tudo que veem pela frente! Madalena olhava para o Passeio Publico e falou; Algum na vida j explicou por que escolheram a fachada de um Cemitrio de Ces para o Passeio Publico?
103

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Joo olha para o Passeio, e fala; Acha que o caminho? Acho que tenho de seguir as pistas, no consegui entender o que Erbo Stenzel quis dizer com o mural, ento tenho de ir a frente! Paulo olha para Madalena e pergunta; Quem foi este Erbo? Como se estranhasse o nome; Quem projetou esta praa! Fala Madalena; Paulo, escultores executam pedidos, sei que este o ponto que deveria ter sido transferido o que deveria estar no ponto 3, foi o ponto 4 antes da ultima transferncia! Quer dizer que foi aqui em teoria que esconderam? Usaram a necessidade de comemorar os 50 anos da emancipao politica do Paran, mas ainda no sei o que eles queriam escondendo aqui! Joo olha para Madalena e pergunta; Por onde? Madalena lembra que quando criana gostava de ir ali no passeio publico com sua me, ela sempre atravessava uma ponte pnsil e depois ficavam olhando um barco atracado no lago artificial, sorri e fala; No sei, mas vamos l! Madalena pega na mo de Joo e olha em seus olhos; Desculpa, nunca lhe pedi desculpas, lhe magoei! No tem de se desculpar, mas vejo que ainda faz isto! Tento fugir de mim, o que voc quer, eu atraio confuso como voc sempre disse! Madalena estava segurando o passo e olha para Paulo a frente e fala; Ilha do Pirata!
104

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Joo estranhou e falou; Mas por que estamos indo, se no ai? Joo, seu primo esta muito agitado, deixa ele se acalmar! Joo sorriu e falou; Mas acha que ... Acho que um jovem como ns que gosta de sonhar com a riqueza sem trabalho! Sabe onde? No Joo, mas tive uma conversa com minha av, quando muito pequena, naquela ilha, lembro pois minha me sempre repetia a mesma coisa! Conversa? Ela contava que um rico ingls chegou a cidade, ele comprou terras afastadas, onde criava vacas, tinha seus escravos, e era algum estranho, que este senhor, escondeu um grande tesouro, mas o tesouro era enterrado e desenterrado a cada 25 anos, cada gerao que se fazia, um novo lugar se fez, estamos falando de 150 anos no mnimo, ou no mnimo 6 locais de enterro! Elas falavam onde? No, meu pai insiste em dizer que no estou pronta, mas e se algum tiver desviando esta fortuna? Ou tentando descobrir onde para desviar? Joo. Ou isto! Paulo foi a frente e assim que entraram no Passeio, Madalena olha para traz e v a leva de carros parando na praa, Joo se assusta e fala; Como nos seguiram? Nos ouviram! Acha que Paulo esta com eles?
105

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Joo, meu pai esta com eles, ento no sei o que pensar, desconfio at de ti! Nunca lhe trairia! Mas poderia se vingar de uma traio! Joo solta a mo dela e a olha serio; Pensa mesmo isto? Madalena olha em volta e fala; Joo, estou precisando de ajuda, mas sinceramente, no sou algum que julga, que se porta como a sociedade quer, no sou algum para voc, seu pai esta certo! Esta me pondo para fora de sua vida de novo? Sabe que lhe amo, Joo, mas amar no significa ter, significa querer bem, amor que impe priso, no amor, amor que no sabe ouvir o que se precisa falar, no amor, sabe bem que penso assim, ento vai l, Paulo o espera! Mas e voc? Quando encontrarem o corpo, se encontrarem, apenas uma reza simples, Viveu, morreu, apenas isto! Madalena se afasta voltando a praa, Joo ficou a olhar para ela assustado, ela no parecia agir pela razo, mas algo estava longe de sua vista, no estava entendendo.

106

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Joo foi andar no sentido que Madalena andava e sentiu algum segurar seu ombro, olhou assustado e viu Paulo; No adianta tentar interferir Joo! Voc faz parte? Seu pai faz parte, o que esta estranhando? O que querem? Manter um segredo, manter o controle, manter tudo fora do alcance da Igreja! Joo olhou para alguns senhores cercando Madalena, um senhor olhou para ela e olhou para Joo ao fundo e perguntou; Pelo jeito o deixou de fora! Crianas tem de ficar de fora! Madalena; Sabe quem somos? Madalena sorriu e olhou em volta; Acha que no entendi a encrenca que me colocaram senhor? Entendeu o que? Madalena d o apito para o senhor e fala; Melhor segurar isto, estou to enojada que seria capaz de cometer suicdio! No entendeu, voc abriu um caminho perdido, um caminho que no deveria ter se perdido! Mas no se perdeu, apenas no se conta a gente que no sabe o que achar do outro lado!
107

28

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Sabemos que perdemos o tesouro por pouco outras vezes, quando tudo parecia nos mostrar o caminho, nos dvamos mal! Finalmente uma boa noticia! Madalena; No entendeu que nos vai indicar o caminho? Senhor, se me matar, mata o segredo, pois minha av no passou para minha me, apenas para mim, e se eu morrer, s vai ter um jeito de achar, vai ser abrindo buraco atrs de buraco na cidade! A moa foi induzida a entrar em um carro e viu o mesmo subir a Rua Serro Azul, dobrar na Carlos Cavalcanti, sabia para onde estava voltando, para o ponto de partida, Clube Concordia. Viu os rapazes abrirem a porta e viu que deveria seguir um rapaz, no parecia amedrontada, mas por dentro temia por tudo que no vivera. Chega a sala de entrada e um senhor a olha; Madalena Gutierrez! Sabe que me impressionou conseguir sair da Catedral, como o filho do Embaixador? Com quem falo? Relaxa menina, no somos inimigos! Meu nome Marco Seyer! No? No, sempre fomos os guardies de um grande segredo, que nunca havia sido nominado porta afora do clube, o Sol Negro, os Franceses que deram o nome de Fim de Expediente, mas no falamos disto fora de um grupo muito fechado, e de repente soube que voc havia falado este nome, demorei para levantar o que havia acontecido, um grupo novo do vaticano esta chegando a cidade, e sabemos que um agito se fez em 4 grandes museus do mundo, ento o voc ter falado atravessou o planeta, em poucas horas, algum fez correr a informao!
108

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Mas quem so os senhores? Madalena. Nos ramos pelo menos 22 grupos de cultura Alem e com o estado novo, e o comeo da segunda guerra, nos foi tirado os clubes, alguns perderam terras, alguns perderam a vida, fecharam os caminhos que poderiam dar em algo, isto chegou a ser da Cruz Vermelha, mas era apenas fachada para procurarem o caminho que havamos deixado fechado! Ento vocs protegem que segredo? Alguns, e Fim de Expediente era um deles, pois com o tirar de nossas terras, o demolir de algumas casas, o roubar de algumas propriedades pelos aliados do governo, nos fez perder o sinal que estvamos seguindo! E acompanharam at onde? Parece saber da estria? Parcial, no preciso saber tudo senhor! Mas por que quer saber onde nos perdemos? Meu calculo diz que depois de 1936, quando vocs ainda tinham o segredo, pelo que sei, posso estar errada, tiveram dois esconder do segredo, quero saber at onde estou certa! Vejo que sabe do segredo, mas estranho saber at a data, pelo jeito sua famlia esta realmente mantendo a informao contida, mas quando me disseram que voc levou um rapaz da igreja a um esconderijo, achei que estava do outro lado! Na verdade no sei o que tiraram de l, mas no foi o que queriam, pois ainda me perseguem, as paredes induziam a um tesouro Jesutas, o verdadeiro caminho, nem tive coragem de dividir com o rapaz, que esta hora est morto! Ento no era o caminho do Fim de Expediente?

109

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Eu corri as cegas senhor, sobrevivi por sorte, ou por que algo me protegeu, mas ainda procuro respostas! O senhor pega um papel na gaveta e fala; Muitos relatos foram perdidos daquele tempo, queimaram tudo que no era escrito em portugus, tanto aqui como em nossas casas, estranho como viramos inimigos, de um dia para outro, mas sei que era medo. E o que diz ai? Que o caminho de 1936, era numa caverna, num parque, num canil! Este era o caminho que eu percorria, mas por que acha que poderia estar l? Acho que se tudo se perdeu, isto tambm poderia se perder! Senhor, como todo respeito, at uma criana acharia o tesouro com estas descries! Por que? Por que teria duas opes apenas no Canil! No entendi? O Passeio Publico, foi doado e no lugar foi construdo dois portais iguais ao Cemitrio de Ces de Paris, e l, existe apenas duas possibilidade, uma que parece com uma gruta, e esta na entrada mais a sul, paralelo a rua Riachuelo, que era Rua Liberdade! Certo, e o segundo? Embaixo da exposio de cobras! No centro do Passeio! Acha que no ali? Pode at ser, mas no acredito que seja a entrada principal, podem ser duas arapucas! Bem tpico, quando na descrio anterior, que levava ao Atual Bosque do Alemo, tinha duas pistas para dificultar!
110

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Mas o que sabe sobre o prximo local? Madalena; No sabemos, nem chegamos a ter certeza dos fatos, que acabou de transformar em algo to banal! Senhor, minha av fez os ltimos dois passar de lugar, pois no confiava a 25 anos no companheiro de minha me! Ela no confiava em seu pai? Sim, ela no confiava, por isto ela fez os ltimos dois, mas o problema que no temos a entrada de 25 anos atrs! Por que no? A construo no existe mais! Onde era a entrada? Sede do Coritiba Futebol Clube, em frente a Igreja Perpetuo Socorro! Ela teve este atrevimento? Tinha de ser um local onde tivesse acesso aos antigos caminhos, sei que ali era um, e um local onde ningum olharia, a frente de uma igreja, a uma quadra de um cemitrio Judaico! E por isto tem de refazer o caminho? Sim, pois no posso indicar onde esta o que me mostraria o caminho, pois todos chegariam l, e no queremos isto, ou queremos? No entendo o que de to cruel pode ser este Fim de Expediente? Nem eu senhor! Mas quero saber se vai ajudar ou atrapalhar? Os scios esto divididos hoje, parte foi para a religio dominante, ento no somos mais como antes! A pergunta no foi esta senhor!
111

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Vou ajudar, mas acha que temos chance de achar algo de real valor? Tenho um problema senhor, enquanto todos esto apenas pensando em achar, eu tenho de pensar tambm onde esconder! Certo, mas acha que ter como o fazer sem ajuda? Sei l, no sei como minha av fez, no sei o peso disto, ento no me parece ainda algo que possa responder! Madalena olha para o senhor que fala; E iria fazer o que? Mergulhar e ver se achava a caverna l no Passeio Publico! Madalena v o senhor ligar para um numero e falar; Paulo, ainda esta ai? Sim, Joo esta preocupado! Ele preparou equipamentos de mergulho? Sim senhor! O pessoal vai a levar de volta, agora entendi onde esta o problema, temos de descobrir a lgica dos caminhos! Certo, sabe onde? Ela vai indicar o caminho! Madalena faz sinal para o senhor; Precisa de mais alguma coisa? Pede para Joo me esperar para irmos! Vai mesmo querer entrar? Senhor, Maet no algum que considere outras famlias! Certo, no sei o que isto, mas ouvi algo que no entendo ainda o que ? Um ser que no existe, mas que pode viver na terra ou na gua, mas na agua muito mais rpido que na terra senhor!
112

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Certo! Madalena v o senhor olhar a porta e o rapaz a conduzir novamente para o local onde havia sado. Madalena chega ao lado de Joo e pergunta; Acha que entendeu o que? Que me quer longe! Madalena olha para Paulo e fala; apontando para uma formao baixa, e fala; Ali deve ser a entrada, um buraco ao cho, que leva a uma gruta interna, imensa, que tem de ter outra sada, recomendo irem amarrados a sada, pode ser difcil sair! No via junto? S preciso acertar uma coisa com seu primo, vamos apenas dar uma volta, enquanto voc ajeita as coisas, tudo bem? No vai fugir? S se quiser morrer, no sou suicida, mas as vezes as pessoas no lembram de quem sou, apenas o que fiz! Fala olhando para Joo Precisamos conversar Joo! Os dois saram a andar, obvio, sobre o olhar de muitos, passaram por uma ponte pnsil e os dois sentaram-se a olhar o restaurante do outro lado do lago artificial; O que quer falar! Joo; O que acha que quero falar? No sei, me mandou ficar longe! Joo, no ligue para o que digo, voc nunca ligou antes, sempre preso ao que fao, por que agora, que deve fazer o mesmo, se prende! As vezes tenho medo do que fala! Medo?
113

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Voc fala em morrer como se fosse normal, como se no temesse a morte! Talvez por que no a tema, no entendo por que, mas no a temo! Os dois precisavam conversar, enquanto isto, Paulo e dois outros mergulhadores, comeavam a entrar em um buraco, numa agua turva, esverdeada, num bueiro que havia por dentro de um estilizar de uma caverna, mas algo que mal entrava um por vez.

114

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

29

No Botiatuvinha, Paulo, olha para os senhores presos e Roberto olha para ele serio e fala; Se nos ajudar pode sair ganhando um bom

dinheiro! Paulo no respondeu, apenas o mediu. Os policiais foram deixando a casa, ficando apenas dois seguranas, uma das meninas ainda estava ao telefone cuidando de atender o telefone e agendar para o dia seguinte, afirmando que para o dia no havia mais disponibilidade de horrio. Quando apenas dois policiais ficaram para a segurana, Paulo desceu a garagem e olhou para o Policial; Tem uma caf fresco l em cima, se quiser, posso olhar eles um pouco! O policial sorriu e falou; Aceito, desde madrugada sem um nico lanche! Pega algo na geladeira, tem bastante coisa! Paulo; O policial subiu, Roberto olhava para Paulo que falou; Quanto? Quanto o que? Ganho lhe ajudando? De um preo, vejo se justo! 10 mil j me aliviariam o prejuzo destes dois dias! Feito! Paulo sorri e vai aos rapazes e comea a soltar, Paulo alcana uma arma para Roberto que apenas olha para ele e pergunta;
115

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Quantos ainda esto na casa? 2 deles apenas! Roberto carrega a arma e d um tiro na cabea de Paulo e fala olhando para os rapazes; Voltando a ativa! Ele se esconde esperando os dois policiais chegarem da parte alta, atrados pelo tiro, ele ficou por traz da escada, e quando viram o corpo de Paulo ao cho, nem tiveram tempo de se virar e foram atingidos por dois tiros, Roberto subiu, matando tudo que encontrou pelo caminho, para sorte das meninas, a maioria no estava ali, mas a telefonista, um manobrista, e um jardineiro no foram poupados; Roberto pega o telefone e fala; Pablo, j chegou? Onde se meteu Roberto? Esto onde Pablo? Desembarcando com o pessoal! No chegue ao saguo, que ser detido! Esta falando serio? Sim! Roberto sai da casa deixando um rastro de sangue as costas, parecia no se preocupar com os meros humanos.

116

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Madalena olha a ponte, olha para Joo e fala; Ainda confia um pouco em mim? Por que Manu? Por que no consigo confiar em algum que pergunta o tempo todo quanto, quanto e quanto! Sei, no imaginava existir este grupo, parece que sabe at quem esta envolvido? No sei ao certo como falar disto! Fala logo Manu! Madalena estica a mo para Joo, se levantando, Joao a acompanhou, no parecia surpreso que ela olhasse para o cho daquele local, mas chega a um ralo da Sanepar (Saneamento do Paran), pega a ponta e ergue a tampa, olhou em volta e entrou, Joo entrou depois, colocando a tampa; Mas no temos equipamento! Joo. Madalena no respondeu, existia a parede um degrau feito de ferros no formato de C postos dentro daquele buraco, poderia no os levar a nada, mas era obvio, que no estavam ali para brincar, e Madalena foi descendo, quando tinha descido mais de 50 degraus, soube que deveria ser ali, continuou descendo, e quase 40 minutos depois, sentiu os ps no acharem escada, o escuro estava grande, ento ela apenas olhou para os olhos de Joo a cima, ainda tinha um pouco de visibilidade no buraco, mas obvio, a cada metro para baixo estava mais escuro. Madalena tateou o buraco com o p e sentiu como se o buraco ficasse mais amplo, olhou para seus braos, j cansados, pensou em
117

30

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente sua av fazendo aquilo, quando desceu um pouco mais, sentiu onde estava o degrau, a parede agora no desceria reto, desceria num ngulo negativo de 45 graus, avisou Joo e continuaram a descer. Madalena estava aproveitando o fazer fora para pensar, quando toca algo com o p, sentiu os pequenos pelos, estranhou, mas o movimento seguinte foi o de encolher os ps e gritou ouvindo o eco: Morcegos! Joo se encolheu assim como ela, e sentiram o bater de asas a toda volta, e descerem, deveria ter uma sada, isto alegrou Madalena, mas no falaria isto. Continuou descendo e sentiu quando os ps tocaram o piso, olhou em volta, o escuro era quase total ali, existia uma penumbra, por pontos de luz como o que estraram. Joo chega logo aps, e olha em volta e pergunta; Onde estamos? Um dia isto foi uma caverna calcaria, mas a limparam, aplainaram o cho, e ... Madalena ia falar algo mas viu uma luz surgir a frente, Joao olhou para o local, reparando que havia um lago ao meio do grande buraco. Viram a cabea de dois mergulhadores virem para cima, e obvio, Madalena sorriu, pois Paulo os xingaria. Paulo olha em volta, ilumina o local e estranha duas pessoas em meio ao breu olhando para ele, o rapaz ao lado joga um sinalizador e se viu a caverna e uma grande passagem que ia a frente, Joo sorriu vendo os tijolos no caminho. Paulo chega at os dois e fala olhando para Madalena; No dividiu tudo com a gente? Deixa de criancice Paulo, no viemos fazer o mesmo que voc, pois nem trouxemos equipamento! Joo; Paulo estranhou mais ainda, mais 4 mergulhadores chegaram, passaram uma lanterna para Joo e Madalena que comearam a
118

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente caminhar no sentido do corredor que se abria, deveriam estar a mais de oitenta metros do cho do Passeio Publico, o caminho era muito largo, muito mais que os dois metros de dimetro do Maet, sinal que ali havia uma gruta que fora usada como esconderijo, estavam andando quando comeam a ver restos de caixes a parede, alguns s tinham os ossos, um cemitrio, a imagem de passar ao meio daquilo, deu uma arrepio em Madalena. Alguns ratos surgiram mais a frente, infiltraes nas paredes, faziam ter morros de terra em alguns trechos, e lagos pequenos tomando todo o piso em outros. O inicio de algumas estalactites nestes locais midos, fez Madalena lembrar que o outro que vira antes no tinha isto, ento era conservado, este no, abandonado a anos, tentou lembrar quantos anos demorava para uma estalactite se formar, mas no conseguiu, nem tinha uma rgua para medir as ao teto, nem uma escada, mas pareciam ter perto de 40 cm, varias. Mais um pouco viram agua a frente, no tinha por onde passar, parecia uma parede de agua, mas como no corria para dentro da gruta que estavam, e se via uma pequena distancia entre a queda e o fim do piso, se imaginou um grande buraco. Paulo passou a frente, olhou para Madalena como se ela tivesse de ter todas as respostas. Joo riu, pegou a lanterna e comeou a iluminar todas as paredes, estava procurando algo baixo, mas viu os olhos de Madalena e perguntou; Tem ideia de por onde? Se soubssemos onde iria, pode ser que seja apenas um pulo e um lago, nada grave, mas Madalena aponta o teto e se via os ferros presos a poucos metros do cho comeando a subir, e aparentemente sarem no sentido de subir rente a cachoeira.
119

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Joao viu que teriam de ajudar alguns subirem, outros teriam e improvisar, um dos rapazes abre a mochila e pega uma corda de escalada e os demais viram ele fazer uma serie de degraus, Joo ajudou o rapaz alcanar a escada, este subiu um pouco, amarrou a primeira ponta da escada de corda, depois a segunda. Joo fez sinal para Madalena ir a frente, esta foi acompanhada de Paulo, que parecia muito ansioso a chegar, mas Madalena tinha quase certeza de que nada ali era para ser descoberto, apenas aprendido. Madalenas viu que um dos rapazes desde o comeo estava documentando isto, estranho achar uma invaso, anteriormente acharia normal o documentar das coisas. Comeou a subir, prendeu a lanterna a cintura e comeou a subir, comeou a sentir a agua gelada, sentiu o cheiro forte, esgoto, olhou em volta e segurou firme, sentindo o ferro frgil, e escorregadio.

120

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

31
radio;

O Capito da Policia Civil, Dalton, chega a casa e v os dois policiais mortos, v as pessoas da casa mortos e chama a tcnica, o IML, e passa um

Todos as unidades, temos um grupo de Italianos, bem vestidos que acabam de matar dois policiais numa casa no Botiatuvinha, cuidado, no os tratem pela aparncia, so mortais! O tio de Joo olha para o local e liga para Marco no Clube e d o alerta, Paulo estava subindo quando seu celular tocou, no teria como atender, mas em meio aquele fedor, foram subindo e poucos metros depois, viram seus corpos sair da queda, mais a frente uma pequena salincia, pareciam estar indo para l. Entram na salincia um a um, Paulo olha a mensagem e passa para Joo; O mesmo l e fala olhando para Madalena: Roberto esta de novo a nossa caa! Madalena no falou nada, mas passou por ele, cuidando para no cair no buraco, no sabia bem o que era aquilo, mas foi entrando, passou a mo na lanterna e comeou andar, se era para ir ao fim disto, iria ao fim. Passou a mo em uma entrada, sentindo as teias de aranha grudarem em seu brao, sentiu uma aranha andando nele e apenas bateu com a ponta do dedo e comeou entrar, os demais viram ela se agachar e comear a caminhar por uma caminho bem estreito, Madalena estava seguindo o caminho que lhe davam, ento quando sai no salo seguinte, sentindo o ar pesado, olha para o smbolo no cho, olha para cima, desta vez olhou, sim, havia um buraco ao teto, na altura do centro do grande quadrado, novamente 4 sadas contando como a que acabaram de entrar.
121

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Madalena vai a cada um dos smbolos na parede e olha para o rapaz que fotografava; Fotografa este smbolo! Fez isto em todos os smbolos, at o do que haviam entrado, entra no que tinha o smbolo que parecia um relgio as 10:30hs, o smbolo que tinha no cho, os demais viram que ela nem parou ali e j estavam caminhando, v o surgir de outra sala, e um buraco ao centro, estava aberto, pensou se algum lhe empurraria, mas no, olhou para os demais e comeou a descer novamente; 30 metros estava chegando a um local que deveria ser como o anterior, olhou as caixas e chegou perto, Joo olha para Madalena que fala; Ainda apenas uma distrao! Paulo olha uma das caixas, a abre e fala; Parece ouro! Madalena sorriu e falou; Sim, ouro jesuta! Paulo ouve movimento no buraco e fala; L vem os seus amigos! Madalena pega uma caixa, estava melhor conservada que a outro e empurra no buraco, os demais comeam fazer o mesmo, e Paulo acha um absurdo, mas quando sobravam apenas dois, Madalena sentou-se no local e falou para Paulo; Melhor sarem pelo buraco, para baixo! Mas no tem escada! Salta! Joo olha para ela e fala; No vou lhe deixar sozinha! Deveria!
122

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Por qu? Me de um bom motivo! Eles no teriam com o que me pressionar! Madalena faz sinal para Paulo ir e comeam a sair, Joo fica embora ela lhe dera um motivo para ir; Madalena olha para a lanterna e pega uma moeda e sorri olhando para Joo, guardando a moeda no bolso; Os dois ficaram ali abraados e quando Roberto desceu a frente ao lado de um rapaz que no conhecia, viu ele iluminar a moa; Voc de volta! Roberto; Quis ser engraado? Madalena. Roberto olha para caixa que Madalena olhava, e fala; Mais ouro, pelo jeito espalharam muito! Este buraco difcil, fedido e s deixaram trocado! Roberto chega apontando a arma para os dois e Madalena fala; T com medo de mim? Ela riu aps isto; Pablo ao lado de Roberto riu, era uma moa, no era o racional que estava ali; No esquece que esta ai tem proteo que no temos Pablo! Pablo olha para Roberto sem saber se havia entendido a afirmativa, mas ficou a olhar o senhor chegar e pegar uma pea e olhar para Madalena; Ouro de Pirata, este tem mais valor que o outro, talvez estas duas caixas valham mais que as 25 que tiramos do outro lugar! Madalenas estava olhando o senhor e este falou; Pelo jeito no era o que procurava? Os pensamentos da moa estavam voando, no era o que ela esperava, sabia que se o outro anterior era Jesuta, este era Asteca, uma pea em ouro tinha muito mais valor que todo o outro anterior em espcie, sem tratamento, nada puro, tinha.
123

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Sabe que no procuramos ouro senhor, assim como um grande lder falou no passado, mate com faca e com faca ser morto, quem procura riqueza, ou mata por ela, esta mesma a matara, se a pessoa procura diverso, esta diverso a matara, mas Madalena olha para Pablo e pergunta Mas o que a inteligncia de Israel tem haver com isto? Pablo estranha, ele era um rapaz de boa ndole, externo aos casos, mas que poucas pessoas lhe encaravam assim, como a moa estava fazendo; Deve estar me confundindo! Certo, devo estar confundindo, agora sei quem fez de tudo para obter os dados, Pablo, mas a pergunta, acha que sabe o que procura? Por que? Tem ideia do poder que se esconde por estes buracos? Acha que aquele animal nos preocupa? No, sei que vo tentar os matar, at fcil matar os maiores, como devem ter feito no passado, e ressurge um, e tudo volta ao que era! Parece bem informada, me disse bem o contrario disto no passado Raisca! Pablo; Este nome, no me cabe mais, sei que seu amigo ai matou meu empregador, ento Raisca morreu hoje, assim como Madalena podem vir a morrer tambm! Joo entendeu que tentaram saber mais do passado de Madalena, mas ela nunca falara nada referente ao que parecia saber, talvez eles no entendessem, que somente uma grande viso pode transformar contos em realidade, somente uma grande viso transformou Madalena e Raisca em Madalena Gutierrez, a protetora de um segredo.
124

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Mas sabe que no deixaremos testemunhas! Pablo, esta ao da sua igreja, fez ela perder mais do que ganhar, mas como manter um segredo, sem matar todos os que o sabem, como transformar um homem em deus, sem falsificar os originais, como explicar para homens, que so apenas isto, nada alm disto! Roberto olha para Pablo e pergunta; Acha que tem mais? Estas duas caixas no so nada Roberto, estranho pois ela parece saber onde estava, veio direto, no existe registro deste lugar, mas ela sabe onde est! Acha que ela falaria? Acho que nem ela entende o caminho, ela esta com as portas na mente, mas parece as precisar abrir! Mas em duas tentativas ela abriu mais do que em 400 anos de buscas! Sim, isto no posso negar, 400 anos e apenas os restos de um dos buracos, de repente ela aparece e temos a confirmao da lenda Roberto! No entendi! Roberto, enquanto no se achasse uma moeda ou artefato Asteca, era apenas lenda, voc esta diante de 2 caixas de artefatos, todo o resto virou barra ou se perdeu no Atlntico, na poca no existia vontade histrica, o que importava era o ouro! Quer dizer que estas duas caixas confirmam o que exatamente? Madalena olhando para Pablo; Pensei que j teria percebido neste momento Raisca!

125

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Pablo usava o Raisca para irritar, principalmente o rapaz ao lado, parecia se divertir com isto, mas Madalena ficou olhando os olhos do rapaz; At este segundo, a lenda do Pirata Willian, era apenas lenda, j que nunca existiu o Pirata Zumiro, mas existiu um senhor, que comprou terras na regio que tomou para si o nome de Willian de Gutierrez, um descendente direto seu! Madalena no sorriu, sabia que se isto fosse verdade, estava encrencada, por uma vida, por uma eternidade. Duvido desta informao, Pablo, parece mais conto de fada, como o que Dario falou! No entendi como escapou de Dario, aquele nunca deixou ningum vivo no caminho, sempre disse que era um erro indicar ele para o trabalho, mas aquele sotaque Ingls, era o que a Ordem queria! Madalena no iria explicar o obvio, ento jogou: Pelo motivo nico, que se entendesse, no estaria aqui Pablo, pelo motivo exclusivo a quem sabe o que procura, no a quem no fim por algum motivo inexplicvel, tropea em uma pedra e morre! Fim de Expediente? Roberto. Madalena sorri, v o rapaz apontar a arma em sua cabea, ela estava crente que nada aconteceria, isto fez Roberto pensar, olhar para Pablo e perguntar; Onde esta a me dela? Sei l, voc que esta na cidade h mais tempo! Roberto com a arma esticada aponta para a cabea de Joo e fala olhando para Madalena; Melhor explicar, seno a cabea dele vai pelos ares!
126

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Roberto, no me trate por criana, pois se falar, voc estoura de qualquer jeito, pois para voc s tem importncia quem tem utilidade! Roberto destravou a arma e Joo arregalou os olhos, no sabia bem o que aconteceria; Atira de uma vez Roberto, acho que no fim Pablo estava certo, duas pessoas inexperiente para enfrentar o que no esto preparados para enfrentar! Madalena; Acha que vai o poupar com palavras? Roberto; J estou cansada deste joguinho de arma, vai atirar ou no Roberto? Madalena; Por que no deveria o matar, no me serve para nada! Ento por que no puxa o gatilho! Joo estava assustado e Madalena mandando o rapaz o matar de uma vez, no sabia bem onde aquilo os levaria, mas estava muito assustado. Pablo trava a arma de Roberto e fala; Ela sabe mais que voc Roberto, sinal que apagar ele algo que ela espera que faa! Ela esta blefando! Roberto; Sabe que ela no esta blefando, ela esta mandando voc atirar! Roberto recolhe a arma, Joo respira, olham para Madalena; Espero que tenha matado Paulo, l na agencia, no gostaria que ele falasse demais! Madalena; Roberto olha para Pablo e pergunta; O que ele poderia saber?

127

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Roberto, pense em festas, bebidas, drogas, sexo, nesta hora no se pensa em o que esta se falando, sei que devo ter falado demais naquele lugar, no pense que fcil no falar! Roberto chuta a caixa e Madalena se levanta, olha para o buraco e no fim olha para Joo que levantou com ela; Foi um prazer! Empurra Joo no buraco; Roberto olha assustado, por um momento ficam a achar que ela o matou, certeza nunca teriam, mas o grito de Joo foi tomando o local, enquanto caia; Pablo olha para Roberto e fala; Disse que ele deveria saber algo! Madalena olhava para o buraco e ao ouvir o barulho de agua no fundo, solta; Merda! Roberto a encosta em uma parede e pem a arma em sua cabea; Vai me contar onde esta todo resto! No seja burro Roberto, eu entrei em apenas dois buracos, me deparei com nada mais do que 22 caixas, deve existir mais de 600 caixas, espero que no tenha de achar mais 28 buracos como este, para ter uma parte do que esta escondido! Pablo olha para a moa, ele era rpido nos pensamentos; Esta dizendo que tinha mais aqui? Roberto a solta, ela ajeita a roupa e olha para os cantos; No precisa ser esperto para reparar, que j houveram mais caixas neste lugar, se duvidar 20 delas, no sei quantas ao certo tinha na primeira, mas este lugar j foi pilhado, ou esta sendo pilhado aos poucos, mas se pensar na facilidade para chegar aqui, no estranho em nada!
128

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Joo mergulha na agua, se bate um pouco e sente uma mo o puxar, olha para os olhos de Paulo que lhe coloca uma mascara de oxignio, estava dividindo seu oxignio com o rapaz, olha para o fundo e depois para a parte a frente, onde Paulo indicava para nadarem, quando saem numa galeria de aguas, na altura do Cemitrio Municipal, Joo olha para Paulo e fala; Ela tentou me matar! No seja bobo Joo, ela lhe disse para sair de l! Joo senta-se, ao cho, ao lado do bueiro aberto, se via a praa do Gacho ao fundo, no sabia bem o que faria, mas estava pronto para um novo desafio. Mas ela ficou sozinha l! Joo, sabe que eles mataram tudo que ficou no caminho, voc estava no caminho, ela no tinha alternativa! Me sinto um impotente, no sei como lidar com gente assim, no sei como dizer para ela que a perdoo por tudo que fez, mas parece que ela tem seus planos! Paulo sorriu e falou; Vamos, temos de ficar de olho! Como vamos a acompanhar? Vamos descobrir um jeito, temos como vigiar as pessoas que esto com ela, que tendem a sair por onde entramos! Ela no confia em voc primo! Eu no confiaria nela, por que ela confiaria em mim? Joo sorriu.
129

32

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

130

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Depois de mais de 6 horas de esforo, Madalena mostra por onde entrou com Joo, os demais vieram atrs, era mais fcil do que se perder no meio daquela caverna por onde seguiram as cordas que os grupo de Paulo deixou, os permitindo chegar rpido, ao que os demais devem ter demorado horas para achar o caminho, saram pelo bueiro e Roberto falou; Pelo jeito realmente adora trabalhar sozinha, mas onde foram parar os outros? Nem ideia, devem estar perdidos por ai ainda! Roberto olha para o rapaz a frente e fala; Isola a rea aqui e naquele projeto de caverna, cimenta as sadas! Madalenas no parecia preocupada e isto deixava as pessoas muito preocupadas; Foi levada a um carro, a policia continuava ao longe, sinal que compraram muitos silncios; Sobe no sentido do Cabral, e v quando param diante de um terreno grande que ficava j no Bairro do Atuba, quase na Linha Verde. Roberto sempre com aquela pistola na mo indica para a moa sair do carro e entrar, a calma do local s era quebrada pelo pessoal de Roberto e Pablo; Madalena sentada em uma sala, e todos se retiram, estava sentindo seu cheiro, horrvel, quando v Roberto e o Arcebispo entrarem pela porta; Ela ainda esta viva? Arcebispo;
131

33

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Sim, pelo que Pablo falou, ela pode saber onde esta cada um destes esconderijos! Mas a quero morta! Ela quase trouxe a baixo a Catedral Baslica, um perigo! Deveria a ter entretido, mas parece que no gosta da moa senhor! Mate ela de uma vez! Madalena sorriu, e pela primeira vez, teve certeza que estava no caminho certo, Pablo entrou pela porta e ouviu novamente o Arcebispo gritar; Acho que no tem noo de quem manda aqui, mandei a matar! Pablo, Roberto, Arcebispo e Madalena veem um espectro surgir no centro da grande sala, e olhar para Madalena; No tenha medo, mas saiba que Dario no a empurrou, eu a empurrei pelos braos dele, seno teria um tiro na cabea, saiba que foi o me ver l, que fez Maet no reagir, saiba que tenho orgulho do que fez, e faremos! O espectro olha para os trs e v Roberto esticar a arma, ele deu 3 tiros, que apenas atravessaram o espectro, outros homens entraram na sala, atrados pelo tiro e viram aquele ser tomar a forma de Madalena e olhar para o Arcebispo; Cad o de a outra face? Cad o no Matar? Cad o seguir as determinaes de deus acima dos interesses pessoais? O arcebispo viu o rosto da menina se materializar e pergunta meio gaguejando; O que voc? Eu, Madalena Gutierrez, protetora do Fim de Expediente! Mas como explicar para um arrogante que deus no dele, como explicar para assassinos, que deus existe!
132

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente O ser deu as costas para eles, voltando toda a ateno para Madalena, que olha aquele ser translucido, com seu rosto, brilhar, olha em volta, no via mais o local onde estava. O ser toca algo sobre sua cabea, no via o que era, mas quando o tocou, pareceu um chapu negro, metal negro, que ela tira de sua cabea e dispes sobre a cabea de Madalena. Pablo olha para Roberto que dispara no sentido da moa, mas todos a sala veem ela desmaterializar-se, como se no tivesse mais ali; Roberto olha para Pablo e pergunta; O que foi isto? Lembra a falta de medo da moa? Sim! Algo a protegia, ela mesmo! O arcebispo olha para Pablo e pergunta; Que coisa demonaca vimos aqui? A ao do Fim de Expediente! Os dois olham para Pablo que senta-se e olha para a porta; Rapazes, o show acabou, me achem onde ela se escondeu! Os demais saram e Pablo olha para Roberto; Como ela disse, lendas s ganham sentido, quando vemos acontecer! Do que esto falando? Arcebispo. Da lenda da Coroa Negra, a coroa de Montezuma, ou como chamaram depois, o Fim de Expediente! Pablo; No consigo entender esta lenda! Roberto; Por que esta olhando com os olhos de cristos, e no com os olhos de Montezuma! Pablo; Do que se trata esta lenda? Arcebispo;
133

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Quando se olha uma cultura, ou olhava-se uma, no passado, tentava-se como hoje, provar que somos melhores, que nossa sociedade mais desenvolvida, pensando desta forma, chega-se a o que hoje o Mxico, e comea-se a subir as montanhas, no sentido da capital daquele reino, uma cidade no ano em que foi achada e destruda, tinha mais de 200 mil habitantes, obvio, destrumos aquilo, pois teramos de dizer aos nossos que ramos superiores e que eles eram decadentes, mas na poca, devido as doenas, no existia cidade na Europa que tivesse esta populao, foi imitando o que fora documentado l, que 150 anos depois se comeou a projetar os esgotos de Paris, foi com o que foi encontrado l, que comeou a grande caada as bruxas, em todo o planeta! Pablo sentado olha-se para os dois e faz sinal para sentarem-se tambm. Mas voltando a Montezuma, a cidade de Tenochtitln, capital de Montezuma, e onde ficava sua moradia, ficava o que ns chamamos de templos de oferendas humanas, deixar claro que no existe prova disto, nunca foi conclusivo um estudo afirmando que existiam oferendas humanas, mas como tinham de explicar aquelas imensas construes e no tinham como, inventaram, muito se inventou naquela poca, mas o Fim de Expediente, ou Coroa Negra, foi tirada de Montezuma, os relatos em espanhol da poca, relatam que Montezuma apareceu ao lado do rapaz que o decapitou, tocou o corpo e sumiu. Esta dizendo que Montezuma se deixou matar? Imagine a cena, ele morava na parte alta de seu castelo e viu os espanhis entrando e matando todo o povo, de velhos, mulheres, crianas, deixando apenas os homens que tinham fora para serem escravos, ele via seu povo, sabia naquele momento que mais uma vez a viso de que a guia comeria a serpente estava se realizando! Mas o que aconteceu depois?

134

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Chega um relato ao rei da Espanha, afirmando que a coroa negra era muito poderosa, que com ela seu povo nunca se rebelaria contra ele, e uma expedio foi feita para levar junto com muito ouro esta preciosidade ao rei! Nunca chegou? Arcebispo; Por trezentos anos ningum falou nela, at que um pirata Ingls em sua passagem pelas ilhas distantes brasileiras, ilhas muito usadas por piratas, se deparou com um galeo Espanhol encalhado, mas no teve luta para conquistar aquele Galeo, pois este viera a vista em um banco de areia, que fora descoberto depois de fortes chuvas, ele estava talvez a 300 anos ali, coberto, enterrado, quando capito Willian chegou com seus homens! Ento por 300 anos ningum soube de parte daquilo? Roberto. Sim, mas a estria a partir dai, lenda, ningum consegue imaginar algo assim, este capito Willian esta na lenda de quase todas a pequenas praias litorneas da regio, de Paranagu Porto Belo! E acha que o que vimos? Arcebispo; Roma sempre esteve de olho senhor, mas obvio, neste momento, temos mais grupos chegando a cidade, trazidos por uma lenda que se espalha como plvora, a lenda do Fim de Expediente! Mas por que deste nome? Isto lenda senhor, lenda no tem porque, elas apenas acontecem, e quando vemos o que vimos aqui, sabe muito bem que Roma, e muitas igrejas mandaram seus melhores homens para tentar deixar isto apenas na lenda.

135

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

136

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Madalena surge vendo a moa, ela mesmo, se desmaterializar a sua frente, olha em volta, sabe onde est, olha suas mos, no sabia como viera parar ali, suas mos estavam translucidas, olha para a parede ao fundo e ouve as batidas, estava um breu mas conseguia enxergar os cantos, como se no precisasse de luz, viu quando o primeiro tijolo cedeu. Madalena v ela mesmo entrando naquele lugar, acompanhada de Dario, estava no passado, como no sabia, mas lembra das coisas que aconteceram, antes deles entrarem, caminha pelo caminho, olha para cima no centro da pea com o smbolo e v o espao aberto, se imagina subindo e sente como se no tivesse matria, chega a outro salo, mais de 10 metros acima, olha para o local, toca nos smbolos a parede, um dava como cemitrio, outro como floresta, outro como tesouro e por ultimo, entrada, por que parecia que j vivera isto? Madalena olha em volta, tinha de saber por onde ir, mas sada no fazia sentido, floresta, no fazia sentido, cemitrio o mesmo, entrada muito menos. A moa estava tentando lembrar o tapete a sala de estar da casa da praia, lembra de um trecho, na parte esquerda, que todos os caminhos levavam ao mesmo, e lembra das florestas, do cemitrio e da felicidade da pessoa que saia por aquele buraco, tanto podendo ser entrada ou sada. Torceu para estar certa e pegou o primeiro caminho, viu que o mesmo fazia uma grande curva a direita, e foi por ele at se deparar com os quatro buracos em uma das paredes, do outro, esqueletos. Olha em volta e comea a reparar nos detalhes, ossos muito inteiros, os olhos se pegaram olhando os detalhes das arcadas.
137

34

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Madalena chega perto, liso, mas quando ergueu o crnio, soube que algo estava errado, j erguera crnios na vida, biologia estuda bem isto, vida, cadveres so parte dos estudos, no escuro no teria como tirar a duvida, mas olhando as cabeas, repara em uma, algo negro sobre sua cabea, olha para os olhos e pareciam ter viva, mesmo aquela caveira, que pelo peso, no era de osso, seria de metal, tinha uma coroa, parecia escura, mas naquele breu, vendo apenas sombras, poderia no ser, viu o ser ao lado, e reparou que havia a marca de que ele tambm tivera uma coroa. A moa toca sua cabea e sente a coroa se materializar, parecia parte dela, pois no a sentia, a tira e v todo breu a volta, coloca novamente. Abaixa-se e pega uma pedra, coloca ao cho, por que no sabia, mas algo mandava ela fazer isto, sentiu as demais pedras se materializando, e viu os esqueletos ficarem escondidos naquela parede, olhou em volta, no tinha mais o que fazer, pegou o corredor do meio e viu que era bem mais rpido, pois fora em linha reta, pisa no vo do escuro buraco e comea a descer. Caminha no sentido que foram a primeira vez. Madalena v os dois parados, olha a arma as costas de Dario, olha o brilho de seus olhos, se posiciona na posio que ele estava, sente seus msculos, sente ele pegar a arma com uma mo, a solta, e com os braos dele a empurra no buraco; Deixa o rapaz a conduzir, aps saber que ele estava de conchavo com Roberto, que fora tudo armao, v o rapaz iluminar o local onde estavam as caixas, muito profundo, deveriam ter mais de 200 caixas ali. O rapaz encantado olha para o local, confirma o achado e senta-se a sua frente, Dario estava sentado e sentiu sono, cai dormindo e Madalena toca um tijolo e este levanta-se, olha para uma das caixas, e toca nos restos de uma que se refaz, pega uma moeda,
138

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente um diamante, uma pea de prata, enquanto uma parede com degraus fazia-se ela imaginou a caixa cheia daquilo que tinha a mo, e depois, mais caixas. Olhou em volta, sentou-se translucida em um destes degraus, e viu Dario se levantar, olhando sonolento Roberto chegar a ele. V o crime, mas no falou nada, depois de um tempo, subiu e saiu a caminhar, teria de isolar o segundo lugar. Caminha no sentido do Passeio Publico, entra por onde entraria em pessoa dias depois, desce pelo mesmo caminho, mas no sente como se fizesse fora, sua cabea estava em o que estava acontecendo, quando chega na sala quadrada, com o smbolo do relgio ao cho, sobe novamente pelo buraco ao teto, novamente se depara com uma sala com quatro cantos e 4 sadas, desta vez foi na direo do Cemitrio, viu que foi direto, e se depara no com esqueletos inteiros, e sim, apenas crnios, um disposto do lado do outro, ergueu o primeiro e sentiu o peso, mais de 10 quilos, pensou ela, olhou toda a volta como era um degrau profundo, com os crnios a toda volta, escondeu os crnios com mais tijolos. Caminha calmamente voltando, protege o ultimo tesouro, e sabia que tinha mais um ponto escondido. Sobe e senta-se a pensar no que fazer, sente seu corpo novamente ser levado a um claro, e v os rapazes a porta, se olha no espelho e olha para os seguranas a porta, o espelho lhe mostrava que aparentemente no tinha nada a cabea, e o segurana mostrava que ainda no tinha sado da porta, pois ele olhou assustado para ela. Ela abre a porta e ouve Pablo terminar a frase: ... e muitas igrejas mandaram seus melhores homens para tentar deixar isto apenas na lenda. Os trs a olharam e Pablo perguntou; Voltou?
139

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Sei l, pode me explicar o que aconteceu? Foi deixada onde? Na sala ao lado, no sei se o segurana se assustou muito com o meu surgir do nada, mas pareceu querer sair da frente! Sabe que se ficar morrera? Pablo, vida e morte, so conceitos religiosos, pois na biologia, aprende-se que nada eterno e tudo tem seu tempo, ento no existe morte, existe o fim de seu tempo, o fim de seu Expediente na terra, se entendi, est no fim do meu! Acha que o Fim de Expediente, de uso apenas uma vez na vida? Pablo; Sei l, no usei ainda! Mas por algum motivo voc apareceu aqui, vinda do futuro, por que apareceria? Talvez para deixar claro que real, para deixar claro que algo muito alm dos nossos conhecimentos! Eu disse que tnhamos de mat-la! Arcebispo; Concordo com ele! Madalena; Por que? Pablo. Como Pablo falava, certas coisas tem de ficar apenas na lenda! Mas disse que tem mais de 28 outros pontos, quero saber onde esto! Pablo, eu falei que deve ser isto, mas sei apenas onde fica o prximo, no mais que isto! Mas como saber se no esta l todo o resto? Roberto; O que ganho como isto, lhes mostro e me matam!

140

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente O arcebispo entendeu onde estava o problema, ela mostrara algo que lhes interessava, mas realmente a vida dela no seria poupada se mostrasse tudo. Se no nos mostrar morre antes! Roberto. Ento prefiro morrer antes! Madalena encarando o senhor E dai aqui morre a lenda, morre a famlia descendente de Willian e principalmente, morre o sonho de muitos! E o que prope? Nada, sei que tudo que jurarem, no vai valer, algum que prega no matar como parte do bsico, e manda matar, como se no respeitasse nada, no tem acordo assim! Estavam conversando quando um dos seguranas entra apreado; Estamos cercados senhor, mais de 150 homens, com helicptero e carros blindados! Quem vem a ns? Arcebispo; CIA, senhor! Fala o segurana a porta; Aquele Dario, no sabe mesmo ficar quieto! Roberto. Comeam a ouvir tiros do lado de fora, e Roberto chega at Madalena e pergunta; Acha que eles so melhores que ns? Nem sei o que querem! O que pegamos nos tneis! Vo matar gente por duas moedas, um diamante e um punhado de prata? Madalena olhando para os trs. Acha que esta parte trocado? Senhor, uma pergunta, voc que me acompanha a cada segundo, desde que entrei nisto, tive tempo de achar algo? Fala olhando para Roberto.
141

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente No, apenas estes segundos entre sumir aqui e ressurgir na sala ao lado! Mas de alguma forma, achei e vim mostrar a vocs que achei, ou no? Pablo entendeu a afirmativa, ela viera como um espectro, ento achara o Fim de Expediente, e o que seriam 22 caixas de pouca coisa comparadas as 600. Mas o que ganhamos com isto? Arcebispo; Senhor, isto um jogo, quem tiver o ouro na mo, tem o peso, quem no tiver, esta correndo atrs do peso! Madalena; Roberto pega o comunicador e da ordens de rendio, estavam sendo atacados em plena luz do dia, mas no era isto que estava em jogo. Roberto olha para Madalena e fala; Melhor no estar aqui! Pablo iria falar algo mas viu algo brilhar ao lado da moa e esta ficar transparente e sumir aos olhos; Pablo, ela pode ser duas pessoas? Pelo jeito neste instante ! Os trs se olhavam e veem um senhor com um terno alinhado entrar pela porta e olhar para o arcebispo; Arcebispo, o que tem para mim? Quem acha que para invadir a casa de deus matando gente? Madalena que olhara ao seu lado, quando pediram para sumir, imaginou uma luz, e pensou nela tomando seu corpo, quando brilhava se imaginou translucida e viu os demais ficarem de boca aberta. Senhor, tem algo que nos pertence!
142

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Desculpa, mas nada que tenho lhe pertence! Quer morrer arcebispo? Voc estaria morto antes, mas o que quer, se quer roubarnos tudo bem, mas dizer que temos algo que lhe pertence, acorda demnio! Fala o arcebispo. No mato crianas senhor! No, as manda matar, no homem para ver suas ordens cumpridas! Fala Pablo; Se no vo nos dar o que queremos, por que se renderam? Por que se acha que minha vida vale 22 caixas de coisas velhas, no sabe quanto vale a vida! Arcebispo. O arcebispo olha para Pablo, este apenas olha para o rapaz da CIA e pergunta; Por que colocaram a CIA nisto? Dizem que estas coisas tem poder, sabe que monitoramos tudo que o tem! Pablo olha para o arcebispo que concorda com a cabea; Eu mostro o que achamos, mas de poderoso no achamos nada! Ento mataram o pessoal antes de descobrir algo? Senhor, descobrir ouro quase como descobrir que no existe nada de real nas lendas, pois apenas ouro e coisas valiosas escondidas por algum! Pablo. Descem as escadas e num grande deposito, por trs de uma grande porta metlica, como travas e cdigos, estavam as 22 caixas. Madalena os acompanhava, olha para as caixas plsticas onde recolheram o material, e para os rapazes, a tenso era grande, comearam a tirar as coisas dali, e quando tinham tirado as 22 caixas,
143

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente colocaram todos os rapazes, funcionrios, seminaristas, padres e Arcebispo, dentro do grande cofre e fecharam a porta. Roberto olha para o Arcebispo e pergunta; Tem outra entrada? No! Todos veem as luzes se apagarem, Pablo pega o celular e tenta sinal, mas as paredes grossas faziam o sinal no chegar a parte inferior. Madalena estava caminhando por eles e ouve um segurana falar a outro; Fica de olho, pediram para que os informassem! O sorriso dos dois era compartilhado por poucos. Se antes de ouvir aquilo ela pretendia aparecer apenas, ela sente a porta e a atravessa, olhando para fora, v que os demais deixaram cmeras filmando, sai da construo, varias delas, foi as desligando e quando chega a parte externa uma pequena van saia no sentido da Linha Verde, alguns rapazes estavam saindo ainda. Sentou-se esperando o que aconteceria. Entrou depois de uma hora, ligou a cmera e surgiu abrindo a porta que estava trancada; O arcebispo estranha pois esperava qualquer pessoa a porta, menos a moa; O que faz aqui? Madalena aponta para as cmeras e fala; Esto filmando senhor, v se mantem educao! Estavam saindo ainda quando veem um senhor entrar pela porta e olhar para o Arcebispo; Pelo jeito chegamos tarde!
144

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente O arcebispo olhou o senhor, Israelense, do Mossad, com seu pessoal bem armado chegando diante de um pessoal desarmado e totalmente desprovido. A CIA foi mais rpida senhor Josef! Josef olha para Pablo e fala; Pelo jeito o achado foi grande? Nem tnhamos documentado ainda senhor! Pablo; E o que eles levaram! Madalena olha nos olhos do senhor e fala; O Fim de Expediente! Tem certeza disto moa? Forma de uma coroa, totalmente negra, disposto em uma caixa com vrias Madalena pega uma moeda do bolso moedas como estas! O senhor olha para a moeda, Asteca, com o estilizar do calendrio deles de uma lado e com a imagem de Montezuma do outro. Os senhores falaram algo que Madalena no entendeu, mas saram como entraram, e a estria de que a CIA estava com o Fim de Expediente se espalha pelos informantes do mundo. Pablo sorriu, se a moa queria jogar a ateno para longe, conseguira. Agora podemos conversar? Arcebispo. Fala Madalena encarando o senhor. Sim! Foram a parte externa, Madalena andava a frente, mas obvio, ela foi a um jardim, sentou-se e viu o Arcebispo, Pablo e Roberto chegarem ali; O que quer moa?
145

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Paz! Sabe que este segredo nunca lhe dar paz! Que segredo senhor, ainda nem sei referente a ele! Mas induziu os senhores a achar que a CIA estava com ele! Senhor, se fosse pelo racional, dizia para parte do pessoal que veio, que deveriam retornar, que perderam para a CIA, parte deles so infiltrados da prpria CIA, e ver nos mais dedicados, os mais prestativos a ficar, bem estes homens, mas como podemos achar algo em tuneis altamente escuros? Algo que pela descrio uma coroa negra. Acha que este o motivo de estar por ai ainda? Sim, mas algum a pegou, e no esta mais onde deveria! Madalena; Sabe onde deveria estar? Lhes mostro, mas precisamos primeiro, que os demais saiam da cidade, depois, de equipamento de escalada, assim como luz. Os senhores se olharam e ela terminou; Depois de amanha, nos falamos, tenho de descansar um pouco, sabem onde me encontrar!

146

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Madalena chega ao porto de casa, entra e abraa sua me a sala, seu pai estava ao escritrio com algum. Como esta filha? Assustada! Onde estava? Vendo o quanto a ganancia acaba com o mundo! Por que fala isto? A igreja Catlica pega como se fosse dela, chega a CIA e tira deles, o Mossad chega atrasado, mas com certeza, se chegasse antes, teramos uma guerra! Lhe deixaram em paz? Ainda no, com quem o pai conversa? Com o pai de Joo! Madalena no entendeu; Por qu? No sei filha, mas vejo que no entendi direito o que minha me queria dizer, e voc tirou de letra! No entendi muita coisa ainda me! Madalena entra no escritrio e olha os dois e pergunta; O que no entendi? Que no fim, mantivemos um segredo de sculos para voc, filha, entregar de bandeja a Igreja! De bandeja? Sim, voc estragou tudo! Fala o pai da moa.
147

35

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Verdade pai, deveria ter morrido, assim no ouvia esta bosta que esta falando! A me de Madalena entrava pela porta e olha para o marido; O que os dois esto combinando? O senhor pem um mapa sobre a mesa e fala; Traando as provveis conexes, esto dizendo que existe mais de 30 locais como os que acharam, ainda intactos! Madalena olha para o mapa, mas tinha algo que precisava saber: Senhor, como esta seu filho? Assustado, ele acha que o tentou matar! Madalena sorriu e falou; Desculpa senhor, mas este mapa s trar desgraa sobre quem for atrs! Mas dizem que tirou muito ouro de um dos pontos! Espero que Paulo esteja contendo o mpeto de ir tirar o que escondemos l! Sim, estamos o segurando, mas ele realmente quer ir l tirar aquilo! Madalena sorri, esta parte era fcil, mas foi ao banho e depois de uma ducha demorada, se veste, volta ao centro e pega seu carro, que estava l no estacionamento a esperando e foi a casa de Joo. Joo atende a porta e pergunta; Posso estar enganado, mas tentou me matar! Madalena olha para ele serio e fala; Como no consegui, estou aqui de novo! Paulo as costas olha para ela e fala; Ele teimoso, sabe disto!
148

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Madalena olha nos olhos de Joo e fala; Acha que se quisesse morto j no estaria? Mas os convenceu disto! Se achar que devo sair s falar Joo! Joo abriu caminho e ela entrou, olhou para Paulo e falou; Poderia nos dar um momento Paulo? Madalena; Paulo chega a porta e Madalena chega a Joo, abrindo os lbios, ele nem percebeu e j estavam se beijando, o rapaz meio perdido, v ela o levar escada acima e o beijar deitando-o a cama. Madalenas estava carente, achando que algo estava errado, no tinha certeza que teria Joo novamente depois deste dia, por isto abusou dele que parecia perdido em seus braos. Depois de mais de duas horas, Madalena senta-se nua a cadeira a olhar a lua, Joo a cama olha para ela, ela olha para o relgio, poderia ser coincidncia, mas tudo parecia com o smbolo, ela buscava ele em quase tudo. Joo ficou a olhar para Madalena, linda, sentada nua sobre a cadeira.

149

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

150

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

36

Trs dias se passaram, Joo estava ainda ali quando viu Madalena se vestir e falar; Acho que deve se cuidar Joo!

Me cuido! Joo a olhava e v ela por a mo sobre a cabea, e somente depois de erguido, pareceu ter algo ali, viu ela por sobre sua cabea e falar; Tem de se cuidar Joo! Joao no entendeu os seus sentimentos, parecia uma despedida. Vai me deixar? No, mas tem de crescer Joo, te amo, mas ainda uma criana! Mas o que isto, que sinto, mas no vejo? Fala olhando o espelho ao quarto. Chamam de Fim de Expediente, a caada de todo aquele pessoal! Mas estava com voc? No cheguei ainda, no ponto que deveria, mas no futuro, devo voltar e ajudar a mim mesmo, devo me forar a ir ao passado, devo fazer tudo o que for preciso, para que eles no tenham sucesso!

151

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

152

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Numa base em Atlanta, as caixas chegam lacradas e os especialistas confirmam o recebimento; Estavam preparando o abrir da primeira caixa, especialistas e estudiosos para verificar a autenticidade. Quando abriram a primeira caixa, o senhor olhou para o militar e perguntou; Que brincadeira esta? O militar chega perto e v tudo vazio, comeam abrir uma caixa atrs da outra, no fim se deparam com um diamante, uma moeda Asteca, uma moeda de ouro de Dom Joo VI, e um pedao de castial. O pessoal se depara com a pergunta, de onde haveriam desviado o achado. A CIA volta a procurar, em todo o caminho, o que havia acontecido, no gostavam de ser passados para trs. Uma movimentao se faz, como o vazamento da informao que algum havia roubado o Fim de Expediente, da CIA, uma correria se faz, por informao, em algum lugar deveria haver esta informao.

37

153

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

154

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Madalena chega em casa e v Roberto e Pablo a frente, sorri e pergunta; Prontos? Pensei que havia fugido! Roberto. Madalena no entrou na provocao; Tudo pronto? Sim, tudo pronto! Madalena nem entrou em casa, olhou para a me, entrou no carro e foram no sentido do Passeio Publico. Madalena viu que dois rapazes que pareciam mais estudiosos iam junto, pelo jeito comearam a pensar, no apenas msculos. Entram pelo buraco, Madalena viu que estavam preparando para transformar o local em um canteiro, sinal que cobririam a entrada com cimento, com terra, e somente quem soubesse existir algo ali, iria abrir este caminho novamente. Pablo olha para Madalena quando chegam a parte baixa da primeira escadaria; Quase me enganou com aquele papo de que queria o seu namorado morto! Se at ele acreditou! Madalena; Comearam a andar, Madalena estava sem proteo nenhuma, mas lembrou que andara sem ela por muito tempo, e tudo dera certo, agora era hora de ir com suas prprias mos. Chegam ao salo e Roberto olha para ela e pergunta; Fomos por aquela, qual voc iria?
155

38

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Madalena estava bem no centro e aponta para o teto, olhando para ele; Por ali! Pablo joga a luz ao teto e v o buraco; Fala como se j tivesse ido ali! Ainda no, mas pelo que me disseram, tem um corredor para cima, sai numa sala como esta, 4 entradas! E depois? As quatro acabam no mesmo lugar! No entendi! Nem eu, por isto quero caminhar com calma, algo pode ter me passado despercebido! Os rapazes da escalada, prendem uma corda, e depois de um tempo, a subida foi de rapel, bem mais fcil que escalar toda aqueles 10 metros de parede lisa. Dois em cada buraco, e Madalena viu um rapaz puxar assunto; Como sabe onde estamos indo? Difcil de explicar! Madalena olha para o cho e olha para o rapaz; Se reparar, tudo pode ser composto de caminhos falsos! Por que diz isto? Se reparar Madalena para e aponta para a juno da parede com o cho Parece que as placas que fazem o cho, so muito maiores que a parede, como se elas passassem por baixo, ento atrs de uma parede pode ter um outro caminho, como se apenas tivesse fechado a porta. O rapaz olha e passa uma esptula e fala depois de um pequeno observar, tentou por uma esptula em vrios pontos, num a mesma entrou rente ao cho mais de 30 centmetros, a mesma tinha 40 cm.
156

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Realmente, parece que poderiam ter um labirinto abrindo e fechando passagens! Estranho ningum ter um mapa disto rapaz! Talvez algum tenha, mas parece que no quer facilitar! Os dois estavam andando e se deparam com o fim do caminho, o rapaz olha a caveira e antes de tocar pergunta; O que acha que isto? Se olhar as marcas, no crnio, era onde estava o Fim de Expediente! O rapaz ia tocar e ouve Roberto vindo por outro caminho; No toque, pode ser uma armadilha! Madalena olha para ele e fala; Pelo jeito esto vendo muito Indiana Jones! O rapaz toca olhando as marcas e fala, olhando para o outro rapaz. Realmente tinha algo preso neste crnio! Cuidado, pode estar frgil! O Rapaz. Madalena sorriu e Roberto perguntou; No deveria, algo com 400 anos? Ouro no quebra com 400 anos! Fala Madalena, o rapaz com calma tenta levantar e sente o peso, olha para Roberto. pesado! Pega uma faca ao bolso e raspa uma das pontas e ilumina e se v o brilho metalizado dourado. O rapaz que vinha com eles olha o cho e fala; Mas esta pea parece ter sido maior! Pedro, todo o caminho foi assim, se olhar os cantos, todo o piso maior que o corredor, pode ser que no lugar de um caminho, tivssemos um grande salo, cheio de algo, e eles apenas deixaram o caminho, no mais que isto!
157

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Madalena no havia pensado nisto, mas fazia sentido, caminhos que levavam ao mesmo ponto, deveria ter um motivo para isto. O sorriso de Madalena contrastou como o de duvida dos demais. Recolhem o crnio e quando tiraram o mesmo e colocaram num recipiente, todos sentiram um ar quente tomar o local, parecia o sopro de um animal, cheiro de podre veio ao ar, at aquele momento, estavam em uma misso de poucas surpresas, Roberto puxou a arma, mas no parecia ter nada de mais, Madalena no sabia qual perigo viria, mas sabia que quando veio ali, estava mais para espirito que para humana, comearam ouvir batidas nas paredes, urros, e Pablo falou alto; Vamos sair, rpido! Os dois rapazes que deveriam ser arquelogos, ficaram encantados no lugar de espantados, dois rapazes foram a frente, e Madalena viu eles sarem correndo, Roberto viu quando uma das paredes caiu, e ossos, numa cor muito branca, comeam a passar pela fresta, parecia que existia uma aura a volta deles, que os mantinha unidos. Madalena fez sinal para os rapazes, os arquelogos sarem, se colocando a frente daqueles esqueletos vivos. Pablo comea a recuar, viram vrios surgirem, Roberto acertou alguns tiros, mas depois do primeiro viu que eram estruturas de ouro, a andar no sentido deles, com vida. Os rapazes pegaram nas cordas e aceleraram para baixo, os arquelogos chegaram em baixo, mas dos 8 que subiram, os dois Arquelogos, um segurana, Roberto e Pablo chegaram na parte baixa. O que foi isto? Roberto;
158

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente No sei, mas deveramos ter tirado a moa de l! Quer voltar l Pablo, a vontade! Pablo fica com a imagem da moa se colocando a frente daquele esqueleto, com cara de quem atacaria. Ser que tem perigo? Fala Roberto olhando o buraco ao teto; Vamos sair, melhor voltramos com reforo! Os dois saem enquanto um esqueleto olha para Madalena e pergunta; Por que os defende? As palavras foram difceis de entender; Madalena olha em volta e v a parede que ela construiu comear a se mexer, as demais comearam a se desfazer, olha para um grande esqueleto, maior que ela a olhar e falar; A protetora nos agracia com confuso? Madalena no sabia bem o que estava acontecendo, mas fala; Desculpa, mas ainda sigo as cegas! Todos andamos protetora, no temos mais olhos! Madalena v o ser pegar uma coroa negra e a colocar em sua cabea; Que os caminhos se abram, que o conhecimento a de o caminho, que a vida lhe mostre o verdadeiro caminho! Madalena sente o peso da coroa, estranha pois a primeira vez no sentiu, agora sentia, esta deveria ser a verdadeira, ela j no sabia, olha os esqueletos a volta como se os visse como seres, Cabelos negros, peles bem vividas, cheias de rugas, de marcas, olha para o ser a sua frente que fala; Tens o dom protetora!
159

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente O ser olhava as mos, como se tivesse impressionado, como se a muito no se visse. Madalena toca o cho sentindo as paredes e estas foram se desfazendo, os ossos se unindo, e numa imensa caverna viu os seres comearem a levantarem-se, as paredes foram sumindo, e viu mais a frente uma caverna, o buraco estava ali, mas o cho j era apenas pedra, comea a caminhar, com aquelas pessoas se refazendo a seguindo, no tinha ideia do que faria, mas aquela gruta parecia um bom caminho, para depois de duas horas andando, diante de um lago e toca a agua, os seres recuam ao ver o grande Maet surgir com a pele ferida e a olhar; Estes so cruis pequena Gutierrez! Traga os seus para esta parte Maet! O ser olha em volta e pergunta; Os achou? Sim, mas no sei o que fazer! Antigamente era mais fcil esconde-los, agora o mundo cheio de armadilhas! Madalena toca o cho e se v a gruta ao fundo desabar e os demais olham para ela, isolara do local onde entrara. Sabe que difcil esta forma de vida moa, eles so somente reflexo de uma existncia! Nos sei ainda o que so! Em existncia, a cultura Asteca chegou a reencarnao do ser, mas este acontecia apenas uma vez a cada 25 anos, os poucos que conseguiam reencarnar, tinham 10 dias de existncia, antes de voltarem a dormir por mais 25 anos, estes estavam dormentes quando seus ossos foram roubados de suas tumbas em Tenochtitln, agora imagine os marinheiros passando o atlntico, e os ossos tomando vida, tomando a embarcao, depois de dez dias, sem ningum mais
160

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente vivo no barco, eles retomam o sono, este barco navegou por quase 70 anos antes de vir a afundar, e quando afundou, foi coberto por areia, e ficou escondido dos olhos por dcadas, milnios, dizem que alguns acordaram e esto espalhados ao fundo do Atlntico, mas isto acho ainda conto! Pelo jeito conversou muito com eles? Madalena; Sim, de 25 em 25 anos, estou aqui a olhar por eles! E o que fao agora? Aqui um mundo as avessas, se estabelece a entrada dos demais, e exclui todo resto, mas a anos eles no dispunham da aparncia que esto, e muito menos, dispem a coroa a algum! Madalena ficou ali a trocar ideia, se existia algo assim, por que parecia improvvel, por que mesmo vendo parecia-lhe faltar algo, por que sentia-se parte daquilo. O ser mais velho, grande, chega a sua frente e fala; Esta estranhando protetora? Sim, ningum me contou esta parte! Os mundos inversos no eram abertos a mais de 125 anos, quando o ultimo protetor, antes de morrer nos fez esta rea de proteo! Madalena toca o cho e sente todas as energias dali, imagina na entrada a cima, um corredor para baixo, um caminho no sentido que tinham vindo e atravessar a parede. A moa olha para a grande gruta e v os seres a conversar, a colocar a conversa em dia, alguns pareciam demorar mais para falar, mas estavam ali a ouvir. As idades pareciam adiantadas, nunca em sua vida ouvira estria to incrvel, ficou ali a ouvir supersties, aprendendo um

161

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente pouco, enquanto Maet voltou ao fundo, e um tnel surgiu, excluindo todo resto, ela viu a grande tampa surgir no fundo.

162

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Pablo depois de muitas negaes volta com um grupo ao local, um dos Arquelogos foi junto, Roberto no voltou; Quando terminam de subir, Pablo olha a grande caverna, onde era uma sala, agora era uma imensa caverna, investigam a caverna e acham uma entrada no fundo, dos restos de ossos, nada, nem parecia que era o mesmo lugar; O que acha que aconteceu? Pablo virando-se para o Arquelogo. Nem ideia, sabe que se no tivesse visto, passado nos corredores, diria que nunca existiram! Pablo chega a entrada de tijolos e pergunta; Por que me parecem novos? Por que talvez sejam! Fala o Arquelogo tirando uma lasca do tijolo, caminham por ali e saem em um bueiro na praa 19 de Dezembro. Saem dali com o registro e voltam a casa no bairro do Atuba, onde o outro Arquelogo fala; No pode estar certo! Por que? O crnio indica mais de 2 mil anos! Tem certeza disto? Sim, anterior ao anos 100 AC! Mas do que feito! O rapaz puxa o teste e mostra para o rapaz; Quer dizer que ouro puro!
163

39

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Sim, e sabe que antes de 1850 no tnhamos nem tecnologia para um ouro to puro! Os rapazes olhavam para os resultados e o mais velho deles pergunta; O que acha ser a parte branca? Carbono, como uma camada de carbono torrado a ponto de ficar branco! Parece tinta! bem impregnado ao ouro! Roberto na sala ao lado v Pablo entrar e pergunta; Achou a moa, parece se apegar a ela! Pablo sorriu, lembrou da primeira vez que foi a cama com Raisca, a moa sabia o que fazia, em qualquer ambiente, mas no era isto que lhe levara ali; Nem sinal! Pablo pem no DVD a gravao e Roberto pergunta; Acharam uma caverna l? Pablo sorriu, as imagens eram claras, no existia mais o que eles viram, mostra o caminho e a sada, ficou olhando para Roberto, enquanto pensava e via o senhor olhar aquilo. No pode ser o mesmo lugar! Se tivesse ido, no duvidaria! Mas no tem nem sinal do que tinha ali! Conversaram e colocaram em um relatrio estranho, que foram juntos entregar ao Arcebispo; A perderam? Roberto ia falar, mas Pablo fez sinal para ficar quieto, a lngua do Arcebispo era famosa; Quer dizer que ela pode ter morrido!
164

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente No senhor, acho que ela achou uma sada, mas como enfrentou o que vimos, nem ideia, mas obvio, o que existia l no esta mais l, e s sei de uma pessoa que esteve l, que poderia fazer isto! Est dando muita importncia a ela! Pablo olhou para o senhor e no respondeu, ele vira ela sumir de sua frente, mas no sabia mais o que estava enfrentando;

165

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

166

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Joo estava a pensar, preocupado quando v aquela moa surgir na rua, andando, viu os carros observando a casa, mas ela no ligou, chegou porta e tocou a campainha; Joo desce aos pulos a escada, chega a porta com a empregada e fala que poderia deixar. Sai e abre o porto e olha para ela; Pensei que no voltaria! Madalena olha para o rapaz e o beija, no falou nada, no sabia mais para onde queria ir. Te amo Joo, mas tem ainda como sair deste pesadelo! Voc no um pesadelo! Os dois se abraam e Madalena fala: Me ajuda a acabar isto? Quando? Hoje a noite! Mas e estes seus aliados! Eles esto mais para a cascavel protegendo o ninho que para aliados! Mas parece que em breve estaro ai! E terei de mentir, omitir e mesmo assim, vamos os levar de contrapeso! Joo olha a porta e v Pablo chegar com o carro e depois mais dois carros, Roberto no havia vindo. O que Pablo no soube, que Roberto naquele fim de tarde, pegou a caveira e voltou a Roma, sem falar nada, estava com medo, e no diria isto.
167

40

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Como saiu de l? Pablo chegando a porta; Sei l! Ou melhor, por um bueiro na praa do Homem nu! E o que eram aquelas coisas? Nem ideia, filme de terror ao vivo! No sabe, mas no sobrou nada l! Sei disto, ou acha que foi fcil achar uma sada, no escuro, apalpando tudo! Quer dizer que no viu? Fechei os olhos, senti um leve soprar, quando abri os olhos, no parecia estar no mesmo lugar, me lembrou quando sumi na sala e apareci no corredor! Pablo olha para Madalena e fala; Sabe que se voc esta se protegendo, por que havia riscos! Nem ideia de como isto funcione! E veio fazer o que aqui? Esperando vocs chegarem, Roberto no vem? Parece que no, no entendi, mas bem a cara dele sumir assim! Pablo viu a rua ser fechada e olhou os policiais os cercando; Pode acalmar seu tio Joo! Joo foi falar algo e o senhor que veio a frente perguntou: Onde esta Roberto Donus? Algum problema tio? O arcebispo pediu nossa intromisso, ele sumiu com algo e encontramos os dois Arquelogos Mortos no laboratrio! Filho de uma Puta! Desabafa Pablo. Pablo fez uma ligao, estava no meio de uma frase;

168

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Paolo, quando Roberto chegar a Roma, prende o desgraado, no esta facilitando em nada... Ele olha para o sorriso de Madalena, olha os olhos dela prende ele, mas ainda no fala nada aos Lideres, ainda tem coisa escondida! Sei que vai comear a complicar senhor! Fala Madalena para Pablo. O que sabe? Lendas, sabe o que nos atacou ontem? Pablo olhou para os seus homens, para os policiais e perguntou; Acha bom falar assim, abertamente? Pablo, quando um avio cair atravessando o Atlntico, eu e voc saberemos o que aconteceu, no mais que isto! A caveira mortal? Madalena no respondeu, mas j tinha falado isto, olhou para a rua e falou para o Tio de Joo; Por que parece que tem muito mais gente do que apenas agentes de Roma e Policiais? O senhor olha a rua, haviam carros mais ao longe, haviam pessoas olhando e perguntou; O que procuram? Na verdade, no sei, a CIA levou ontem algo importante, hoje Roberto termina o roubo! Pablo olha para a moa que faz sinal para ele entrar, Joo entrou e muitos foram barrados ali, apenas os trs chegam a sala; Acha que vo engolir? Pablo; Pablo, o que vou falar no tenho como explicar, que sei, mas sei, quando as caixas foram abertas em algum lugar dos Estados Unidos, se achou duas moedas de ouro, uma de prata e um pedao de
169

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente castial, obvio, se espalhou por ai que algum roubou a carga quando ia para l, sabem que no fui eu, a ao de Roberto, coloca toda a sua organizao como quem o fez! Mas quem os roubou? Ningum, mas como explicar o que uma miragem para um agente da CIA, antes desta se desfazer? Ento no existia o ouro, em nenhum dos casos? Madalena sorriu e olhou para Joo; Ter de confiar! Voc maluca! Madalena sorri, era obvio isto, olha para o rapaz e fala; O problema, em si, a existncia da reencarnao, sei que sua religio nunca vai deixar isto vir a tona, por outro lado, tem ouro pirata, de onde vem a especulao e a ganancia, que capaz de matar qualquer um aqui, e por ultimo, tem o poder, poder que vai derrubar um avio, s para continuar escondido, qual deles acha realmente ser um problema Pablo? Os trs! Ento melhor nos matar Pablo, pois no entendeu nada ainda! O olhar de Madalena para Pablo estendeu-se mais do que Madalena queria, o rapaz era um qualquer querendo promoo, ou era algum que poderia ser til; Se o problema fosse s esse, por que Roberto fugiria com o crnio? Por que ele fugiria matando quem o viu? Sim! Um escrito antigo, de posse do vaticano, dizendo que o Fim de Expediente, estava disposto sobre um crnio de ouro, pintado de
170

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente branco, e mesmo assim, somente pessoas especiais o conseguiam ver e tocar! Esta dizendo que naquele crnio poderia estar o que procuramos? Pode ser! Madalena; No sabe mentir moa! Madalena sorri e fala secamente; Se tiver errada, um avio no se perdera no voo daqui para l! Melhor para os demais passageiros! Mas o que faz este crnio? Voc viu, ou no viu, entramos em uma sala que no existia, entramos por corredores que no existiam, somente depois dele tirado de l, podemos ver a verdadeira caverna por onde entramos, somente depois disto pudemos achar que as paredes se desfizeram! Quer dizer que tudo foi uma alucinao? Mortal alucinao, pois dois rapazes seu, nunca sero encontrados, perdidos dentro daquela alucinao! Como saiu de l? Tenho um amigo que no v a alucinao, apenas a verdade! Quem mais estava l? Maet, ou acha que o mataram? Pablo olha incrdulo e fala; Mas alguns morreram! No se mata o que no se v, no se sente o que se sabe no existir, no se cobia o inexistente! Esta dizendo que existem lugares como aqueles, mais lugares, mas isto indicaria mais de um Fim de Existncia!
171

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Mas no aqui, no mais, mas sei que o caminho pode se abrir se souber por onde caminhar! Ainda quer me mostrar algo! Pelo que entendi! Sim, o relato do fim de uma lenda! Acha que j roubaram tudo? Esta fazendo que me repita, mas ningum cobia o que no sabe existir, se tem algum cobiando, por que um dia algum viu, algum falou demais, e algum ouviu, ouro sempre gera isto! Esta dizendo que algum sabe, e este algum a muito tira de l as coisas? Sim, algo que demorou anos, para no se perceber o que se tirava, pense, olha o caminho, pedreira onde hoje Universidade Livre do Meio Ambiente, seguindo a frente, Parque Tingui, pedreira Tingui para os mais velhos, andando num caminho lateral, Pedreira Paulo Leminski! Esta dizendo que escavaram na boa e depois o que fizeram? Fecharam caminhos, doaram as terras a prefeitura, ou mesmo a venderam a mesma, mantendo o caminho aberto, as pistas, mas no estavam mais preocupados com se existia algo l! E quer me mostrar isto? Algum tem de relatar que a lenda morreu, algum a desvendou antes de mim! Mas disse que existiriam mais de 30 locais! Pequenos lugares que nem precisaram arrombar uma parede inteira! Certo, comeamos por onde? Madalena saiu pela porta e olhou para os policias e falou; Senhor, quem temos ai?
172

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Mossad, Vaticano, Museu do Louvre, CIA, alguns que nem sei como definir! Pergunta para cada um quem os representariam, quero um representante de cada grupo! Pablo viu que a moa no estava brincando em matar uma lenda, estava levando a serio. Joo a olhava com preocupao, na sala de sua casa, viu 12 pessoas sentarem-se, a maioria estava estranhando. Madalena chega a sala e olha para eles e pergunta; Todos entendem minha lngua? Sim! Devem estar estranhando o que quero com todos vocs! Sim! O agente da CIA O que acha que vai tentar nos provar? Que algum vem roubando a anos este tesouro, que provavelmente ele esta se extinguindo, mas somente pretendo caminhar e mostrar a Pablo, quem quiser acompanhar, estamos falando em 2 para cada grupo aqui presente, no mais, no menos, se acharem necessrio levarem armas, problema de vocs, no atirando em mim, podem se matar uns aos outros! Mas iremos onde? Um senhor do Mossad; Eu entrei por l uma vez, quando descobri que existia algo que pensava ser estria para criana dormir, que minha av contava a beira de minha cama, mas no se preocupem, Pablo e o pessoal da igreja, exterminaram Maet, que poderia os barrar o caminho! Vai refazer o caminho inicial? Pablo; Sim, mostrar como o caminho foi crescendo com os anos! O que quer dizer?
173

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Pablo, rapazes, quando se tem algo para esconder, tem de se analisar isto historicamente, quando se fala em guardar ouro, estamos falando de passado, quando se fala em documentos antigos, depende do grupo que o escondia, mas aqui falamos de uma lenda que foi extorquida do povo Brasileiro, por todos vocs, por acharem-se dentro de historias prprias, mas nenhuma de interesse atual, e sim, referente a coisas que ningum sabe se real! Madalena olhava a TV ao fundo e v a imagem sem ouvir , no fim da sala; Joo, pode aumentar o volume? Pablo que estava prestando ateno nela, olha para a TV e v a imagem do mapa do Brasil, com o da Europa e um trao, e a reprter falando; O Avio da Boeing que fazia a rota Rio de Janeiro Madri, sumiu em meio ao Atlntico a mais ou menos 4 horas, as buscas comearam mas ainda no temos uma posio oficial sobre o acidente! Pablo olha para Madalena e fala; Por que as vezes a verdade s parece real quando olhamos o passado? Do que esto falando? Guerra, um senhor representante local do Museu do Louvre. Roberto Donus havia nos roubado uma caveira que poderia ser o suporte do Fim de Expediente, e agora o avio cai! Pablo. Madalena olha para os demais e fala; Isto uma suposio, no temos como afirmar que ele estava naquele avio! Madalena. Pablo estranhava a moa, ela tentava o tempo inteiro deixar as informaes imprecisas;
174

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Saram no sentido do Largo da Ordem, era noite, os rapazes do Bar, parte integrante de um misto de organizaes, onde o dinheiro valia mais, abrem o caminho, mas desta vez, ia Joo e Madalena, em um caminho que embora Madalena tivesse certeza de que lhes levaria a algo, poderia no ser o melhor caminho. Comeam a entrar, na sala que da primeira vez, se deparara com Maet, o silencio e a falta dele ali, lhe deixou triste, parecia que era o tirar de um smbolo da cidade. Pablo, aquele caminho, o que dava a casa de Maet, por ali achara apenas os restos de um ser de 400 anos, como um macaco tem coragem de matar um ser assim! Pablo viu a raiva nas palavras, eles no agiam por razo, alguns perguntaram quem era Maet, outros sabiam mas no acreditavam naquilo. Quando param no buraco que se via a cima o Clube, ela olhou o cho e comeou a passar a mo, passara a primeira vez direto, agora iria at o fim, achou a pedra principal e comeou a cavar nas laterais, Pablo sorriu por ver que ali nem ela e nem ningum passava a anos, com a ajuda de 6 homens deixaram a pedra de p, comearam a entrar, obvio, um buraco mido e com uma escada de pedras lisa, que um escorrego poderia levar todos ao cho. Quase escorregando aqui, ali, desceram uns 20 metros e se depararam com uma sala, Madalena iluminou os smbolos e perguntou para Pablo; Se o pirata tivesse trazido o smbolo em 1800, como algo que aparentemente foi feito pelos Jesutas teria este smbolo?
175

41

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Pensei que sabia as respostas! Pablo. Se soubesse no teria entrado nesta fria! Pablo olha para ela e fala: Tem de ver isto como um smbolo tridimensional numa poca que no era normal isto! No entendi? Joo; Se fosse fcil de entender, no estaramos at hoje tentando decifrar o que significam os sinais deles! Pablo; No sabem o significado? Joo. Teorias, sabe que a diferena entre saber e imaginar saber, uma distancia grande! O que acham? Madalena; O rapaz do Mossad olha para Madalena e fala; Isto remonta a existncia de relgios, antes deles terem ponteiros, smbolos em circulo estabeleciam a unio de tempos, o ponteiro pequeno significava estao do ano, Primavera, Vero, outono ou Inverno, dividiam o circulo em 4 e se tinha noo aproximada de quando seria no ano, pela sombra no circulo, mas teramos se saber o que eles consideravam entrada na pea para saber em que parte do ano estava representado, o ponteiro grande, eles determinavam o tempo de 50 em 50 anos, e o grande estabelecia as variantes destes 50 anos, nesta posio poderia ser ano zero, ou qualquer mltiplo de 12,5 anos! Madalena olha para o senhor e fala; E poderia me dizer de onde vem esta remota interpretao! Pelo seu calendrio, 2500 antes de Cristo! E como explicaria existir um smbolo idntico, dos Astecas! Teria de estudar, nunca ouvi esta verso! Madalena pensou estar enganada e falou;
176

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Posso estar enganada! O senhor do Louvre olha para o smbolo e fala; No esta enganada moa, este o smbolo nas paredes da Acatitln, ou como os demais conhecem, Santa Cecilia de Acatitln, no Mxico! E que significado tem l? Pablo; Smbolos que no sabemos o verdadeiro significado, pois os locais foram totalmente saqueados antes de que algum comeasse a registrar! Madalena olha para o senhor e fala; Sabe que mais fcil acreditar que Pablo no me mataria quando acabar isto do que voc no saber o que significa! Pablo riu e o senhor se calou; Madalena apontou o caminho, e Joo perguntou; Por que eles no falaram o que acham? Joo, o que chamam de Fim de Expediente, os cristo chamam de Ressurreio, os Judeus de Espirito do Senhor, ou a quem Jesus perguntou por que o havia abandonado na Cruz, tudo referente ao mesmo smbolo, mas os Astecas chamavam de Fim de Expediente, o fim da existncia em carne para ser apenas seres de existncia, onde os pesos da vida acabavam e comeava a gloria! Fala Madalena olhando para Joo, os demais ouviram e Pablo perguntou; Esta a me dizer que os Jesutas aqui estavam tentando a ressurreio? Isto era normal a cultura crist at os meados dos anos de 1200, mas dai caaram quase todos os matando como Judeus, como ateus, como bruxos! Mas no acharam isto!
177

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Pablo, se algum achar, de que lhe valeria o ouro, se no fosse para os que ficassem tivessem condio de tentar tambm, riqueza nunca foi o objetivo! E se eles conseguissem isto, o que significaria o smbolo! Quer saber o que acho? Fala num tom meio debochado, Madalena; Os demais pararam para a ouvir, estavam chegando em um grande salo vazio, uma imensa caverna calcaria. Este era o smbolo que tinha Pablo no teto daquela caverna, aqui tinha neste sentido, lhe parece familiar? No respondeu? Madalena ficou olhando ele; Sim, uma caverna sem nada! Acredito que o smbolo seja um misto do que se falou, mas e se a existncia, da ressurreio, fosse por 10 dias, na primavera de 25 em 25 anos, e se precisasse dos ossos para isto, sendo a primeira a 10 dias da morte, por 10 dias, depois a cada 25 anos se pudesse existir e recordar por 10 dias, isto seria uma beno ou uma praga? Uma superpraga! O senhor do Mossad. Mas isto faria com que de 25 em 25 anos, se escondesse algo de todos os olhos, o que esconderiam? Madalena; Os ossos! Joo; Sim, distrairiam os demais olhos como ouro, para manter os ossos l! No acredito nisto! Pablo; Madalena sorriu e falou; Pelo jeito ter de ver e enfrentar a verdade, qualquer dia em um buraco em Roma, ou no Brasil, para se deparar com a verdade! Esta falando serio?
178

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Pablo, o que estabelece que estou viva? Meus olhos! Joo estica a mo para Madalena, os dois brilham e os demais veem os dois sumirem, e os ossos se estatelarem no cho. O susto foi imenso, invisveis ali, viram os demais olharem os ossos e o senhor do Louvre falar; Ela pode ter morrido? Ela e o rapaz, mas no entendi, quando ela conquistou isto? Um rapaz que estava com Pablo olha para ele e fala; Lembra que ela teve ajuda o tempo inteiro? Sim! Logo aps a pseudo primeira morte? Pablo sente o arrepiar dos ossos e olha em volta, o que era uma caverna deserta, nos pequenos buracos v surgir ossos se unindo e levantando-se, os rapazes comeam a atirar, mas ao mesmo tempo recuar, os cientistas, os visionrios olham aquilo sem entender, e depois de uma fuga, por um buraco ao teto, liso, fecham o piso e Pablo olha para o senhor do Mossad; O que ela falou tem sentido? Sim, meia volta seria 25 anos, na metade da primavera, sempre um acontecimento forte aconteceu, mas teria de estudar muito para verificar esta possibilidade. Os demais foram saindo, estava diante de uma afirmativa alegre aos crentes, a existncia da Ressurreio, por um lado triste, pois em nada se assemelhava as suas crenas, mas surgem perdidos a rua, os relatrios estranhos correm o mundo, e Pablo sem saber o que falar sai a caminhar.

179

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

180

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Pablo depois de dois dias chega a frente trazido por seus seguranas a presena do Arcebispo: Se escondendo senhor Pablo? Pablo no sabia ainda se havia entendido, fica olhando para o Arcebispo sem saber o que falar; Acha que pode me enganar senhor Pablo? Pablo senta-se e olha para o senhor; Senhor, talvez eu no tivesse preparado para o que vi! O que viu? Por 3 dias estou rodando aqueles buracos que andamos, por 3 dias esperando que a moa e o rapaz surgissem e tudo me mostrasse que foi uma armao, mas no aconteceu! O que descobriu? Descobri que nada sei a respeito desta lenda senhor, temos apenas iluso de um ouro, que no documentamos, o crnio sumiu com Roberto, talvez no voo que caiu, a moa adiantou que isto poderia acontecer! Mas por que ela sumiu? Senhor, quando ela se desmanchou em ossos a minha frente, tudo que sabia, desapareceu, eu e o senhor, no enfrentamos uma moa, lembra que ela no tinha medo? Sim! O que o senhor temeria se j no pudesse ser morto? No acredito que ela j havia morrido!

42

181

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente Senhor, eu no acreditaria se no a tivesse visto desmanchar a minha frente, como posso querer que o senhor acredite se nem eu tenho a resposta! E o que achou nos caminhos? Isto o senhor sabe, vocs tiraram de l o ouro jesuta mas uma coisa me intrigou, os ossos deles mudaram de lugar, como se algum tivesse os mudado de lugar! Os Monges sempre narraram estes acontecimentos, o que nos fazia achar que algum grupo destes alemes sabia onde eram os buracos, e para nos intimidar, mudavam as coisas de lugar! Pablo olha para o senhor e fala; Sei que no achei o tesouro, devo estar voltando a Roma, pois em nada minha permanncia esta ajudando senhor! Mas no achou mais nada? Senhor, a primeira caverna que Roberto achou, no esta mais l, no tenho como explicar isto, como se no tivesse existido! Ouvi isto, mas ento no deciframos isto? Se a moa tiver certa, em 25 anos, podemos ter outra chance! Acho que no estarei aqui em 25 anos! Arcebispo; Mas se deus quiser, eu estarei senhor!

182

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Joo sentado a uma sala olha para Madalena, enrolada em uma toalha, entrar nela, ele olhava o tapete a parede, a olha e fala; Agora entende o tapete? Esta na hora de fazermos o nosso Joo, pois este veio at este momento! Esta dizendo que ira nisto at onde? Se estiver ao meu lado, nossa filha fara este caminho, ou nossa neta, mas gostaria que estivesse aqui Joo! Madalenas o beija deixando a toalha cair, Joao a ergue ao colo e a beija deitando a cama. Esta estria eles vo ter calma a desvendar, enquanto desvendam suas vidas, sabendo que o futuro os espera com emoo em 25 anos.

43

A Paz caminhou com os dois por 25 anos, caminho com muitas discusses, muitos tropeos, mas que sabiam, de 25 em 25 anos, teriam a misso de proteger o segredo, proteger seus ossos, proteger seus crnios, assim como o Fim de Expediente.

Fim

183

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

184

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente


Bibliografia do Autor: Joo Jose Gremmelmaier Resumo de Janeiro de 2012: Serie Fanes:

Fanes I Uma Menina Especial Fanes II Lively Fanes III interminveis Os Dias se tornam

Fanes IV Lezo Fanes V Horus Fanes VI Um Smbolo, Uma Praga Fanes VII Pedra Negra Fanes VIII Misso
Coletnea Guerra e Paz;

1 Priscila Um Anjo ou um Demnio 2 Rosa Silva 3 Mulheres 4 Sequestro 5 Moreira 6 Loco 7 Pai 8 Anjos Negros
Coletnea Mundo de Peter; 185

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Mundo de Peter I Peter & Sheila Mundo de Peter II Espinhos Mundo de Peter III O retorno de Paula Mundo de Peter IV Corao Dividido Mundo de Peter V Mago Mundo de Peter VI Deusas, Amores e Irms Mundo de Imortalidade Peter VII Buscando a

Mundo de Peter VIII Confederao Mundo de Peter IX Energia Mundo de Peter X Imprio Mundo de Peter XI Liliane Canvas Mundo de Peter XII Maldio
Um conto at agora nico:

Heloise
Serie Anacrnicos;

Anacrnicos I Anacrnicos II Anacrnicos III

A srie Mundo de Paula a qual o autor esta escrevendo ainda e que em inicio de 2011 mudou de nome; 186

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Carson & Canvas I Trtaria


A srie Bruxas a qual tambm esta em andamento;

Bruxas I Laikans I Bruxas II Laikans II Bruxas III Laikans III Bruxas IV Bruxas V
A srie Crnicas de Gerson Travesso

Esto Pisando no Meu Calo! Estou Pisando no seu Calo! Merda! Est difcil de Limpar!
Esta serie esta em andamento, com apenas as 4 primeiras prontas, lanadas tambm como Crnicas de Gerson Travesso I. Existe Adversos; ainda contos independentes da Srie Contos

Siguapa
Magog foi outro conto que cresceu em 2011 saindo do que era apenas Magog para:

Magog I Magog II Magog III


187

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

Magog IV
Joo Ningum era um conto Independente em 2011 mas durante o ano se transforma em:

Joo Ningum I Joo, A Sombra Anjo Protetor Nemahiah


Estes quatro contos foram reunidos e transformaram-se em Joo Ningum Contos ainda Independentes: Joo Loco I Aventuras de Joo Um Autor! Em Construo. Destinos Tranados A Lenda do Drago O Principio do Fim da Historia que comeou em Fanes, se uniu em Mundo de Peter, Bruxas, e esta caminhando em Carson e Canvas, e em 2435 comea a caminhar para o fim;

Ano 2435
E o escritor esta iniciando uma nova serie, dedicada a lenda dos Moroi;

Walachei I Moroi Walachei II Mort


188

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente


Surge em 2011 Lauro, um personagem que deveria me levar a um conto curto, mas surge dai:

Lauro, o Punk Punk at os Ossos Diana at os Ossos Lua, um sonho com o Eterno
Estes 4 livros so reunidos em uma compilao que dei o nome de

Punk Rock

Comecei novas Sries como Imprio dos Sentidos e Halloween entre outras, todas em andamento:

Imprio dos Sentidos 9 Halloween 31 Halloween Os Novos Bruxos Halloween Wicca 31 Bons Motivos Halloween Pag Halloween Bruxos e Bruxas Em Construo Bruxa Margarida Em Construo. Bruxa Jessica Em Construo.
Em Parceria com livros:

Maristela Zorzetto,

2011 gerou trs

Helter Skelter O Anjo de Los Angeles Querubins em Guerra


189

J.J.Gremmelmaier Fim de Expediente

190

Vous aimerez peut-être aussi