Vous êtes sur la page 1sur 7

ATIVIDADE INTEGRADORA

CURSO: Matemtica DISCIPLINA: Lngua Brasileira de Sinais- LIBRAS CIRCUITO: PERIODO: 6


Caro(a) aluno(a), Esta atividade dever ser desenvolvida individualmente sob a assistncia e orientao do(a) tutor(a) e tem o objetivo de auxiliar na consolidao e aplicao dos conhecimentos progressivamente construdos. Esta atividade dever ser corrigida pelo seu tutor.

Acreditamos no seu envolvimento e dedicao sua realizao e confiamos no seu sucesso. Bom trabalho!

Reflexo:

Se escrever o mesmo que falar, por que os surdos escrevem?


APRESENTAO
Olhar positivamente a diferena no significa exacerbar as diferenas. Pode significar, segundo sugesto de Michael Apple (2000, p.76), a [...] criao das condies para que todas as pessoas participem da criao e da recriao de significados e valores [...]. Requer um processo democrtico onde todas as pessoas [...] possam ser envolvidas nas deliberaes sobre o que importante Refletindo sobre o seu aprendizado, frente aos objetivos propostos para a prtica em sala de aula, nesta Atividade, voc ter a oportunidade de compartilhar as suas ideias sobre as formas de relacionamento envolvendo a escrita de pessoas surdas. PROCEDIMENTO: 1. Leia o texto A surdez, o surdo e seu discurso, de Neuma Chaviero e Maria Alves Barbosa para obter maiores conhecimento a respeito da Lngua do surdo a Libras. 2. Elabore um texto de uma lauda, claro, objetivo e conciso, contemplando os aspectos elencados no texto das autoras citadas acima; 3. Na data determinada, segundo as normas da ABNT.

Na correo, sero considerados os seguintes critrios: Pontualidade na entrega; Clareza, Coerncia Esttica, Objetividade; Envolvimento com o trabalho; Interao entre os componentes da equipe.

ANEXO A SURDEZ, O SURDO E SEU DISCURSO Neuma Chaveiro Maria Alves Barbosa

RESUMO: O domnio da LIBRAS Lngua Brasileira de Sinais- determinante no processo de construo das formaes discursivas e de constituio dos sujeitos surdos. O presente trabalho tem como objetivo discutir a LIBRAS como ferramenta importante na formao discursiva do indivduo surdo e como fator facilitador na descrio de seus problemas de sade. Os dados constituram se dois textos, sendo um redigido por indivduo surdo que domina a Lngua de Sinais e outro redigido por um surdo que no se expressa por este tipo de linguagem. Verificou-se que o autor do primeiro texto tem coerncia, possui mobilidade e circula com facilidade pelas formaes discursivas, no ocorrendo o mesmo com o outro surdo. Concluiu-se que a Lngua de Sinais uma ferramenta decisiva na elaborao das formaes discursivas dos surdos e a compreenso do seu discurso pelos profissionais da rea de sade propicia maior entendimento da constituio da identidade dos surdos, ponto fundamental para melhor qualidade dos servios prestados na rea de sade. PALAVRAS CHAVES Surdez; Comunicao; Linguagem de Sinais.

INTRODUO A lngua, oral-auditiva ou espao-visual, proporciona a comunicao e favorece a organizao do pensamento. A surdez afeta o principal meio de comunicao entre as pessoas, inviabilizando o acesso lngua oral-auditiva, logo, a linguagem do surdo tem-se estruturado atravs da lngua de sinais, que natural e que possui estruturas prprias diferentes das lnguas oralizveis (FERNANDES, 1998). A lngua de sinais o canal que os surdos dispem para receber a herana cultural, e a Lngua Brasileira de Sinais - LIBRAS utilizada pela comunidade surda brasileira que se torna diferente das lnguas orais, pois, utiliza o canal visual-espacial. adquirida como lngua materna pelas crianas surdas e o simples contato com a comunidade de surdos adultos propicia a sua aquisio naturalmente (BRITO, 1993). Uma concepo inadequada e muito comum que a lngua de sinais seria universal. Na verdade, os surdos de diferentes pases usam lnguas de sinais muito diferentes, alm disso, a lngua de sinais no simplesmente uma verso manual da lngua oral usada pela comunidade ao redor. Tanto a LIBRAS, quanto a Lngua Americana de Sinais (ASL) e a Lngua de Sinais Britnica, por exemplo, so mutuamente incompreensveis. (HICKOK, et al. Edio Especial, s.d. n.04, p. 50 57). Foi imposto, em 1880, no ll Congresso Internacional de Educao de Surdos, em Milo, que a comunicao do surdo acontecesse somente na lngua oral de seu pas, atribuindo lngua de sinais um estatuto de lngua inferior, incapaz de expressar conceitos abstratos, sendo superficial e com contedo limitado. (SACKS, 1998). Atualmente as pesquisas envolvendo as lnguas de sinais indicam o contrrio, referindo que a lngua de sinais um sistema lingstico altamente estruturado e to complexo como as lnguas faladas, estruturando-se neurologicamente nas mesmas reas cerebrais das lnguas orais. (HICKOK, et al. Edio Especial, s.d. n.04, p. 50 - 57). De acordo com o Ministrio da Educao do Brasil as garantias individuais do surdo e o pleno exerccio da cidadania alcanaram respaldo institucional decisivo com a Lei Federal n 10.436, de 24 de abril de 2002, em que reconhecido o estatuto da Lngua Brasileira de Sinais como lngua oficial da comunidade surda, com implicaes para sua divulgao e ensino, para o acesso bilnge informao em ambientes institucionais e para a capacitao dos profissionais que trabalham com os surdos (BRASIL, 2002, v. 2, p. 62). Em relao a aquisio da linguagem pelos surdos, observa-se pontos divergentes. Profissionais que trabalham com a filosofia oralista acreditam que a lngua de sinais prejudicial aquisio da lngua

oral. A abordagem bilnge apresenta uma verso diferente explicitando que a lngua de sinais fornecer todo aparato lingstico necessrio para estruturao do pensamento e aquisio de outras lnguas (QUADROS, 1997). Com as diferentes concepes abrangendo a lngua que o surdo utiliza, torna-se pertinente questionar at que ponto dominar ou no a LIBRAS interfere na construo do discurso do surdo. De acordo com ORLANDI (1999, p. 43) a formao discursiva se define como aquilo que numa formao ideolgica dada determina o que pode e deve ser dito. Por a podemos perceber que as palavras no tm um sentido nelas mesmas, elas derivam seus sentidos das formaes discursivas em que se inscrevem. Para o surdo, ter acesso ou no a LIBRAS, influencia na elaborao das formaes discursivas? A LIBRAS possibilita uma maior mobilidade nas formaes discursivas? Segundo ORLANDI (1999, p. 32), o interdiscurso todo o conjunto de formulaes feitas e j esquecidas que determinam o que dizemos. Para que minhas palavras tenham sentido preciso que elas j faam sentidos. Como o surdo utilizar o interdiscurso para formular o seu intradiscurso? Como se d a construo de todos os dizeres j ditos? At que ponto a LIBRAS determinante nesse processo? O acesso a LIBRAS primordial na construo da identidade da pessoa surda em todos os seus aspectos, a saber, lingsticos, cognitivos e social. Exposto a LIBRAS o mais precoce possvel, o sujeito surdo teria assim garantido seu direito a uma lngua de fato. Para o profissional de sade uma efetiva comunicao com seus clientes propicia um atendimento de qualidade, portanto uma formao que vise compreender o sujeito surdo no apenas sua patologia favorece uma assistncia humanizada. (BARBOSA et al, 2003)

OBJETIVO Discutir a LIBRAS como ferramenta importante na formao discursiva do indivduo surdo e como fator facilitador na descrio de seus problemas de sade. METODOLOGIA Pesquisa descritiva realizada no CEAD Centro Estadual de Apoio ao Deficiente GO. Os sujeitos do estudo foram dois pacientes, sendo um surdo bilnge (L.F.B.) que utiliza a LIBRAS e o Portugus para comunicao. O outro surdo (S.S.O.) no domina a LIBRAS e comunica-se verbalizando algumas palavras em portugus e atravs de sinais criados por ele mesmo. Ambos esto em acompanhamento fonoaudiolgico, visando um adequado desenvolvimento de linguagem. Foi analisada a escrita dos dois surdos considerando a aquisio da escrita em lngua portuguesa como um aprendizado de uma segunda lngua, sujeita, portanto, aos erros e dificuldades como qualquer pessoa que esteja aprendendo uma determinada lngua estrangeira. O enfoque de anlise no foi na construo gramatical, mas no modo como os sujeitos faziam uso da linguagem para produzirem seus enunciados. Para a coleta de dados foram selecionados dois textos produzidos pelos surdos.

RESULTADOS E DISCUSSO O estudo realizado permitiu uma reflexo sobre aspectos importantes da constituio do surdo, conhecendo seu discurso percebe-se o sujeito como um todo, e para a rea de sade compreender a linguagem do surdo, fundamental no seu diagnostico. Os excertos a seguir, retirados dos textos produzidos pelos sujeitos surdos, referentes guerra.

O texto I foi elaborado por L.F.B., um adolescente de 13 anos, cursando a 5 srie do ensino fundamental, apresentando surdez congnita, neurossensorial, profunda e bilateral, em decorrncia de rubola materna. Ele teve a lngua de sinais como primeira lngua e a lngua portuguesa como segunda lngua.
Bush vai guerra, passado prdio alto, avio bateu e derrubou, forte bateu j prdio Bush pensa sim raiva muito, vai guerra... Guerra Iraque contra Estados Unidos (E.U.A.), Estados Unidos forte mais primeira. Iraque perdeu j futuro pas Iraque ruim. E.U.A. primeira rei tudo sabe mundo!!! Iraque perde tudo no sabe nada pensa? ANLISE DO TEXTO I: A produo do texto de L.F.B. mostra como a LIBRAS forneceu a base lingstico-cognitiva para o autor se propor como sujeito do seu discurso escrito em portugus. Utilizando-se do interdiscurso para formular o seu intradiscurso. Lembrando que L.F.B. domina a LIBRAS, Verifica-se que a sua escrita dotada de coerncia, embora muitas vezes no apresentando certas caractersticas formais de coeso, ele consegue expressar-se de modo inteligvel. As diferenas estruturais entre as lnguas de sinais e lnguas orais justificam o texto produzido. O texto II de autoria de S.S.O., tambm tem 13 anos, estuda na 4 srie do ensino fundamental, possui um quadro de surdez neurossensorial, profunda e bilateral, com etiologia desconhecida, segundo a me, a surdez foi diagnosticada quando tinha 11 meses, portanto antes da aquisio da linguagem verbal.

O que gosta no porque tem bomba muito avio eu voc no do avio bomba para porque muito bomba tem eu voc no guerra que voc fala no Iraque morre muito verdade eu voc bomba morre.
ANLISE DO TEXTO II: No discurso de S.S.O., percebe-se atravs do texto analisado, que ele praticamente no circula nas teias das formaes discursivas, a zona de contato com outras formaes discursivas fica restrita, podendo influenciar na constituio de sua identidade frente s imposies da cultura ouvinte. Percebe-se que L.F.B. tem maior mobilidade e fluidez nas formaes discursivas, apresentando multiplicidade de vozes. S.S.O. possui dificuldades para transitar entre as diferentes formaes discursivas.

A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa, algumas consideraes podem ser explicitadas. A linguagem um instrumento de poder e aos surdos no pode ser negado o direito de usufruir os benefcios de uma lngua, portanto, aceitar a diferena do surdo e conviver com a diversidade humana um desafio proposto a sociedade. Garantindo ao surdo a aquisio da lngua de sinais possvel ver o seu discurso sendo criado na textura de sua lngua, como no texto de L.F.B.

Nesse sentido, PIMENTA, ator surdo, diz que: a surdez deve ser reconhecida como apenas mais um aspecto das infinitas possibilidades da diversidade humana, pois ser Surdo no melhor ou pior do que ser ouvinte apenas diferente. Eu nasci Surdo e, como s se perde aquilo que se tem, nunca perdi a audio, pois nunca a tive. Eu tenho direito de viver assim e o mundo tem o dever de aceitar minha diferena (PIMENTA, 2001, p. 24)
Crianas ouvintes adquirem espontaneamente a linguagem, apesar de crianas ouvintes e surdas aparentemente serem iguais, se a criana surda no for devidamente exposta aquisio da LIBRAS, torna-se extremamente diferente. Podemos constatar a afirmao no discurso de S.S.O., que no dispondo de um meio de comunicao eficiente, apresenta dificuldades para transitar nas teias das formaes discursivas. Nos textos analisados observa-se que, dominar uma determinada lngua, como no caso do surdo L.F.B., significou poder elaborar um discurso usufruindo as vantagens sociais que uma lngua proporciona. Na rea biolgica a surdez relacionada patologia dando-lhe o carter de doena a ser tratada. O dficit sensorial nos surdos real e todos os esforos para evit-lo e preveni-lo devem ser implementados. De acordo com BUENO (1999), homogeneizar diferenas de grupos minoritrios como, por exemplo, o embranquecimento das populaes negras, a eliminao de caractersticas como a homossexualidade ou os olhos puxados das etnias orientais deve ser evitado, pois representa uma viso incompatvel com as diferenas e com a construo da democracia. Nos casos patolgicos, se houver possibilidade de se evitar, prevenir ou solucionar as alteraes orgnicas, isto deve ser feito. A perda auditiva existe e dificilmente reversvel, portanto preciso encontrar formas democrticas de conviver com os surdos. O vnculo estabelecido entre cliente e profissional de sade muitas vezes fica prejudicado, pois o cliente visto como objeto da prtica de sade. Humanizar a assistncia em sade favorece a todos que fazem parte deste processo, incluindo tambm, o Sistema nico de Sade, a sociedade brasileira e a cidadania. (BARBOSA et al, 2003) O dficit auditivo nos resultados audiolgicos um fato e no se pode deixar de consider-lo como uma condio intrinsecamente adversa, diferentemente da negritude ou do homossexualismo. A criana que nasce surda ou se torna surda nos primeiros anos de vida apresenta dificuldades em relao aquisio de linguagem, sendo este o principal aspecto da surdez, que poder ocasionar dficit em outras reas. As relaes sociais acontecem por meio da linguagem, portanto as dificuldades de aquisio da linguagem no so inerentes a pessoa surda, mas decorrem das possibilidades proporcionadas pelo meio social no qual est inserido (GES, 1999). A surdez, de acordo com RUSSO E SANTOS (1989), pode ser definida por um dficit sensorial e sugere a reduo ou ausncia da capacidade para ouvir determinados sons, devido a fatores que afetam as orelhas externa, mdia e/ou interna. As perdas auditivas podem ser classificadas de acordo com o local da leso, o grau da perda auditiva, poca em que ocorreu e a origem. Segundo BESS & HUMES (1998), as perdas auditivas determinam

diminuio da capacidade auditiva em diferentes graus de intensidade, podendo ser de carter transitrio ou definitivo e estacionrio ou progressivo. Temos assim surdez congnita, aquelas que ocorreram antes ou durante o nascimento e adquiridas, as que aconteceram aps o nascimento. De acordo com RUSSO & SANTOS (1989), no que se refere ao desenvolvimento de linguagem, surdez congnita aquela que antecede ao aparecimento das primeiras palavras. GOLDFELD (1997) acredita que a linguagem essencial no desenvolvimento da criana surda. Podemos nos perguntar como o surdo se apropria da linguagem no meio que convive, estando afetado por essa privao sensorial. As pesquisas indicam que as lnguas espao-visuais garantem o pleno desenvolvimento do surdo, refletindo, como podemos constatar, nos discursos analisados nesse estudo. Muito antes de produzirmos qualquer vocalizao, de acenarmos com o menor gesto, j estamos imersos nas teias das formaes discursivas, num mundo simbolizado: no somos seres da natureza, j nascemos na cultura. Para conviver com o surdo precisamos aceitar sua lngua, sua forma de comunicar e se entrosar com o mundo, no apenas dominar conceitos tericos referentes a sua patologia. Cabe aos profissionais da sade uma reflexo mais aprofundada sobre a diversidade reduzindo assim a barreira que os separa. CONCLUSO A falta de domnio de uma lngua priva o sujeito de participar do burburinho do cotidiano, que vai construindo as vrias vozes ao longo do tempo. Ao mesmo tempo a falta de compreenso pelo profissional de sade quanto linguagem utilizada pelo sujeito surdo o priva de manifestar suas necessidades. A relao do sujeito com a lngua que vai produzir a diferena, portanto, o vnculo do surdo com a lngua de sinais vai ser determinante, imperioso, essencial, nica possibilidade de ele vir a assumir uma posio discursiva que no se reduza mera reproduo, que permita inferir, modificar, produzir, criar o novo. A LIBRAS se torna uma ferramenta de empoderamento que permite ao surdo maior mobilidade e fluidez nas formaes discursivas, como tambm fornece subsdios que o ajudam na constituio de suas identidades frentes as imposies (culturais e outras) do ouvinte. Conclui-se que a lngua de sinais uma ferramenta decisiva na elaborao das formaes discursivas dos surdos e a compreenso do seu discurso pelos profissionais da rea de sade propicia um melhor entendimento da constituio da identidade dos surdos, dos sinais e sintomas por eles apresentados, pontos fundamentais para uma melhor qualidade dos servios prestados. REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS BARBOSA, M.A., OLIVEIRA, M.A., SIQUEIRA, K.M., DAMAS, K.C.A., PRADO, M.A. Linguagem Brasileira de Sinais Um desafio para a assistncia de enfermagem. Rev. de Enfermagem da UERJ. Rio de Janeiro: v.VII, n.03, p. 247 251, 2003. BESS, F. H. & HEMES, L. E. Fundamentos de audiologia. 2. ed. Porto Alegre: Artemed, 1998. BRASIL. Ministrio da Educao e Cultura. Ensino de lngua portuguesa para surdos, v. 2. Braslia, 2002. BRITO, L.F. Integrao social & Educao de surdos. Rio de Janeiro: Babel; 1993. BUENO, J.G.S. Diversidade, deficincia e educao. Rev Espao Informativo tcnico cientfico do INES, Rio de Janeiro, n. 12, p. 3 12, dez. 1999.

FERNANDES, E. Teorias de Aquisio da linguagem. In: GOLDFELD, M. Fundamentos em fonoaudiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998. p. 1 13. GES, M.C.R. Linguagem, Surdez e Educao. Campinas: Autores Associados, 1999. GOLDFELD, M. A Criana Surda: linguagem e cognio numa perspectiva scio-interacionista. So Paulo: Plexus, 1997. HICKOK, G. BERLLUGI, U. KLIMA, E. S. A lngua de sinais no crebro. Rev. Scientific American. Brasil: Edio Especial, s.d. n.04, p. 50 57. ORLANDI, E. Anlise de discurso. Princpios e procedimentos. Campinas: Pontes; 1999. PIMENTA, N. Oficina Palestra de cultura e diversidade. In: VIII Seminrio Nacional do INES. [Anais...] Rio de Janeiro: INES, 2001. QUADROS, R.M. Educao de surdos. A aquisio da linguagem. Porto Alegre: Artes Mdicas; 1997. RUSSO, I.C.P. & SANTOS, T.M.M. Audiologia infantil. So Paulo: Cortez, 1989. SACKS, O. Vendo Vozes. Traduo de Laura Teixeira Motta. So Paulo: Companhia das Letras; 1998.

Vous aimerez peut-être aussi