Vous êtes sur la page 1sur 63

Tema/Assunto/Gneros

Tipos de Enredos Cinema/Animao/HQ

Tema/Gneros
Diferena entre tema e gnero Tema: idia central da trama, assunto, sobre o que se quer falar: o Significado(idia central) Gnero: estilo tradicional da estria

Tema/Gnero
Tema: significado Valor: Vida ou Morte (Tema) Estria de ao ou aventura: (Gnero) Valor: Amor enriquece nossas vidas quando os personagens sacrificam suas vontades pelos que ama Romance. http://www.youtube.com/watch?v=oenRToJw PTc

Gnero

Gneros
Aristteles: A) Valor final: Positivo ou negativo B)Design: simples (final simples sem ponto de virada ou surpresa) ou complexo (clmax e mudana profunda na vida do protagonista)
TRGIGO SIMPLES TRGICO COMPLEXO CMICO SIMPLES CMICO COMPLEXO

Gneros
Relao entre estrutura e gnero: Existem convenes que o pblico espera encontrar no gnero que assiste Convenes:
Ambiente Papis Eventos Valores especficos

Robert McKee: 25 gneros


ESTRIAS DE AMOR FAROESTE TRAMA DE REDENO TRAMA DE EDUCAO CRIME DRAMA HISTRICO MOCUMENTRIO FILMES ESPORTIVOS FILME DE ARTE

Gneros
PICO MODERNO TRAMA MATURAO TRAMA DE PROVAO COMDIA AO/AVENTURA DOCU-DRAMA FICO CIENTFICA ANIMAO

FILME DE TERROR FILME DE GUERRA TRAMA DE PUNIO TRAMA DE DESILUSO DRAMA SOCIAL BIOGRAFIA MUSICAL FANTASIA

Gneros
Filme de terror Mistrio (explicaes racionais)O INQUILINO Sobrenatural (fenmeno irracional do reino dos espritos) A HORA DO LOBO Super-ministrio (pblico deve adivinhar entre as opes acima) O ILUMINADO

TERROR

Um polons aluga um apartamento em um estranho edifcio francs, onde passa a ser visto com desconfiana pelos seus vizinhos. Ao descobrir que a ltima inquilina do apartamento onde mora se suicidara, ele aos poucos passa a ficar obcecado por sua histria.

Pintor (Max von Sydon) e sua esposa (Liv Ullmann) vo morar em uma ilha bastante afastada da sociedade. L, em meio a intensos conflitos psicolgicos, o casal conhece um misterioso grupo de pessoas que passa a trazer angstias ainda maiores s suas vidas, levando-os a relembrar fatos passados e questionar a prpria lucidez.

TERROR
Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para l com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porm, o contnuo isolamento comea a lhe causar problemas mentais srios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter vises de acontecimentos ocorridos no passado, que tambm foram causados pelo isolamento excessivo.

Gneros
Trama de maturao: (vinda da idade...)
Numa floresta os animais ficam agitados com o nascimento de um filhote de cervo, Bambi, que foi chamado de "Prncipe da Floresta", pois seu pai o cervo mais respeitado da regio. Bambi cresce, faz amizade com outros animais da floresta, aprende como sobreviver e descobre o amor. Um dia chegam caadores e ele precisa aprender como ser to corajoso como seu pai, para saber como conduzir outros cervos para um lugar seguro

Gneros
TRAMA DE REDENO

Mudana moral interior do protagonista, indo do mal para o bem


A histria real ronda em torno do alemo Oskar Schindler, que viu na mo-de-obra judia uma soluo barata e vivel para lucrar com negcios durante a guerra. Com sua forte influncia dentro do partido nazista, foi fcil conseguir as autorizaes e abrir uma fbrica. O que poderia parecer uma atitude de um homem no muito bondoso transformou-se em um dos maiores casos de amor vida da Histria, quando este alemo abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus, em plena luta contra o extermnio alemo.

Gneros
TRAMA DE PUNIO
Protagonista bom torna-se mal e punido
Nova York, 1985. Bud Fox (Charlie Sheen) um jovem e ambicioso corretor que trabalha no mercado de aes. Aps vrias tentativas ele consegue falar com Gordon Gekko (Michael Douglas), um inescrupuloso bilionrio. Durante a conversa Bud sente que precisa dar alguma dica muito quente para ter a ateno de Gekko e ento lhe fala o que seu pai, Carl Fox (Martin Sheen), um lder sindical, tinha lhe dito, que a Bluestar, a companhia area para a qual trabalha, ganhou um importante processo. Esta informao no foi ainda divulgada oficialmente, mas quando isto acontecer as aes tero uma significativa alta. Gekko o adota como discpulo e logo Bud trabalha secretamente para Gekko, abandonando qualquer escrpulo, tica e meios lcitos, pois s quer enriquecer. Bud obtm sucesso, o que faz seu padro de vida mudar. Alm disto se envolve Darien Taylor (Daryl Hannah), uma decoradora em ascenso, mas se os ganhos so bem maiores, os riscos tambm so.

CRIME Variao: de qual ponto de vista ns enxergamos o crime?


Mistrio de Assasinato(PV detetive chefe) Caper (PV chefo do crime) Thriller (PV vtima) Tribunal (PV advogado) Jornalstico (PV do reprter) Espionagem (PV do espio) Drama de Priso (PV do prisoneiro) Filme NOIR (PV do protagonista parte criminoso, parte detetive, parte vtima de uma mulher fatal)

Gneros

Gneros
Crime
Chinatown (1974 / Roman Polanski. com roteiro excepcional de Robert Towne. Jack Nicholson um detetive especializado em casos conjugais, contratado por uma mulher para investigar seu marido. porm acaba conhecendo a verdadeira esposa do investigado, que assassinado. logo percebe que est envolvido numa trama muito mais complexa que gostaria)

Gneros
DRAMA SOCIAL Problemas na sociedade: pobreza, sistema educacional, epidemias... A estria para achar uma soluo/cura
Drama domstico (famlia) Filmes femininos (dilemas: carreia/famlia...) Drama poltico (corrupo) Eco-drama (meio-ambiente) Drama mdico (lutas contra doenas, epidemias) Psico-drama (lutas contra doenas mentais)

Gneros
Drama Social
Andrea Sachs (Anne Hathaway) uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da revista. Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo Andrea nota que trabalhar com Miranda no to simples assim.

COMDIA Pardia:A pardia uma imitao cmica de uma composio literria Stira: uma tcnica literria ou artstica que ridiculariza um determinado tema Sitcom:uma srie de televiso com personagens comuns onde existem uma ou mais histrias de humor

Gneros (mega)

Gneros (mega)
COMDIA Farsa: para provocar risos - as situaes so de exagero, improvveis (confuses) Romntica, Pastelo, humor negro Diferentes focos do ataque cmico (asneiras burocrticas, modos de classes mais abastadas...) e graus de ridicularizao (branda, letal...)

Gneros (mega)
ANIMAO Qualquer coisa pode virar outra: ao, farsa, alta aventura, maturao, pico
Mufasa (James Earl Jones), o Rei Leo, e a rainha Sarabi (Madge Sinclair) apresentam ao reino o herdeiro do trono, Simba (Matthew Broderick). O recm-nascido recebe a bno do sbio babuno Rafiki (Robert Guillaume), mas ao crescer envolvido nas artimanhas de seu tio Scar (Jeremy Irons), o invejoso e maquiavlico irmo de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e herdar o trono.

Gneros
Tarefa do roteirista: identificar seu gnero, pesquisar o que governa esse gnero e pesquisar as prticas desse gnero.

TEMA / ASSUNTO

Tema/Assunto
[Sua histria sobre o que? Qual o Assunto? Se voc no sabe, ningum saber.] Em Um Dia de Co, o assunto : um homossexual resolve assaltar um banco para financiar a operao de mudana de sexo de seu companheiro. E o assunto surgiu a partir de um evento real, que foi noticiado com interesse nacional nos EUA.

Tema /Assunto
Roteiro comea a nascer : expressar sua ideia sucintamente em termos de ao e personagem (minha histria sobre uma pessoa, num lugar vivendo a sua coisa).

Assunto
Quando o roteirista estiver articulando assunto em poucos frases em termos de ao e personagem, ele estar entrando na estrutura de um roteiro: LINHA NARRATIVA

Tema/Assunto
um jovem torna-se mosqueteiro depois de impedir uma conspirao contra o rei da Frana da Era Vitoriana Os Trs Mosqueteiros. um mdico excntrico desafia os mtodos tradicionais de tratamento com mtodos nem um pouco ortodoxos, como o bomhumor, a comdia e o amor ao prximo Patch Adams O amor contagioso.

Tema / Assunto
PESQUISA: Feito isso, comea-se a expandir o assunto: pesquisas (!) .pesquisa possibilita mais controle. Mesmo que no for usar parte da pesquisa, isto deve ocorrer por escolha e no por falta de conhecimento.

Tema /Assunto
corredor de bicicleta:que tipo de corredor ele ? De curta ou longa distncia? Onde acontece a corrida de ciclistas? Onde voc quer estabelecer sua histria? Em que cidade? Existem diferentes tipos de corrida ou circuitos de corrida? Associaes e clubes? Quantas competies acontecem ao longo do ano? E as competies internacionais? Isso afeta a histria? O personagem? Que tipos de bicicletas eles usam? Como se tornar um corredor de bicicleta?....

Tema/Assunto

.Ao: O que acontece. Personagem: a quem acontece.

Tema/Assunto
.Ao fsica: assaltar banco, perseguio, corrida, competio, jogo de cartas, rastreamento, etc .Ao emocional o que acontece dentro do personagem durante a histria. (transformaes, descobertas, amor, raiva, compaixo, etc..)

Tema/Assunto
Personagem: definir sua necessidade dramtica.(busca) Al Pacino assalta o banco em Dog Day Afternoon (Um Dia de Co) a fim de conseguir dinheiro para uma operao de mudana de sexo em seu amante.

Tema/Asunto
O escritor sempre exerce a escolha e a responsabilidade para determinar a execuo dramtica da histria. Toda deciso criativa tem de ser tomada por escolha, no por necessidade. Se o personagem sai andando de um banco, uma histria. Se ele corre para fora do banco, outra.

Tema / Assunto
Todo drama conflito. Se voc conhece a necessidade do seu personagem, pode criar obstculos que preencham essa necessidade. Como ele vence esses obstculos a sua histria.

Enredos
o contedo do qual esse texto se constri. O enredo= trama, tem sempre um ncleo, que chamamos de conflito. esse conflito que determina o nvel de tenso (expectativa) aplicado na narrativa. no enredo que se desenrolam os acontecimentos que formam o texto (tecido).

Enredos
Jornada do Heri, uma sequncia de eventos comuns presentes em vrias histrias de diversas culturas ao longo da humanidade. Seu mundo > incidente > mundo desconhecido > busca > desafios > volta diferente

Enredos
O enredo da busca simplesmente um enredo da Jornada do Heri sem elementos to grandiosos. O personagem comea em seu mundo ordinrio, e aps um incidente ou chamado, sai tambm em uma jornada com objetivo de recuperar ou achar algo especfico.

Enredos
O enredo da fuga geralmente est ligado ao personagem principal ser perseguido por algo ou algum. Geralmente na metade final, os papis podem se inverter Se isolarmos os personagens em um ambiente fechado, o nvel de tenso pode atingir um grau elevadssimo de suspense.

Enredos
Em um enredo de aventura, o heri sai em busca de uma nova vida e de autoconhecimento, e esse novo caminho o ponto central da histria.

Enredos
Vingana: O personagem est em seu mundo cotidiano no incio da histria. Um incidente grave acontece por culpa de algum, alterando seu mundo, virando-o de ponta cabea e provocando desorientao profunda. Parte para vingana!!

Enredos
Tradicionalmente, a histria de amor segue a seguinte sequncia: duas pessoas se encontram e se amam, algo impede que elas fiquem juntas, e no fim elas conseguem ou no vencer os obstculos.

Enredos
Isolado: Esse tipo de enredo trata de todo protagonista perseguido, diferente, incomum. o personagem isolado, mas que por alguma razo precisa decidir enfrentar ou no os obstculos que surgem sua frente.

Enredos
O Poder / O Desejo / Ascenso e Queda: Histrias que mostram fatos relacionados a ascenso e/ou queda de um personagem esto geralmente ligadas ao enredo de poder e desejo.

Enredos
underdog pode ser articulado facilmente com qualquer outro enredo. Trata-se do personagem visto como inferior, incapaz, e que tem a chance de provar suas qualidades ao lutar contra um obstculo muito difcil de ser vencido. Muito comum em filmes de esporte e amor adolescente.

Enredos
Luta contra o sistema: Semelhante ao enredo do underdog, s que a luta se d em uma esfera bem maior. Neste tipo de enredo, a vitria praticamente impossvel e o personagem acaba geralmente esmagado pelo sistema.

Enredos
Transformao / maturidade: Grande parte das histrias que tratam primariamente de conflitos interiores relacionados a mudanas de idade e construo da personalidade esto ligadas ao enredo da transformao.

Gneros HQ
Quadrinhos so quadrinhos. E, como tais, gozam de uma linguagem autnoma, que usa mecanismos prprios para representar os elementos narrativos. HQ = Mega / Hipergnero.

Gneros HQ
vrios gneros utilizam a linguagem dos quadrinhos - o caso da charge, do cartum, das tiras; predomina a sequncia textual narrativa, que tem nos dilogos um de seus elementos constituintes; personagens fixos ou no

Gneros HQ
o rtulo, o formato e o veculo de publicao constituem elementos que acrescentam informaes genricas ao leitor, de modo a orientar a percepo do gnero em questo

Gneros HQ
CHARGE: um texto de humor que aborda algum fato ou tema ligado ao noticirio (notcia atual). De certa forma, ela recria o fato de forma ficcional, estabelecendo com a notcia uma relao intertextual.

JOGADOR BRUNO ACUSADO DE MATAR AMANTE

Gneros HQ
CARTUM: um desenho humorstico acompanha do ou no de legenda, de carter extremamente crtico retratando de uma forma bastante sintetizada algo que envolve o dia-a-dia de uma sociedade.

Gneros HQ
Tira: comic strips, o qual se refere a uma apresentao possvel de Banda Desenhada, caracterizada por uma srie de vinhetas, publicada regularmente (normalmente diariamente ou semanalmente), em jornais , revistas e mais recentemente nas pginas da Internet

Gnero HQ
Cmica

tiras seriadas

Sequnciada de humor

O detetive Ed Mort em uma de suas investigaes. Luis Fernando Verissimo e Miguel Paiva

HUMOR
Esperado : telefone Inesperado : na Humanidade

1. DETERMINAR O TEMA /FATO A SER CRITICADO: 2. DETERMINAR QUAL O PONTO DE VISTA QUE SER FEITA A CRTICA? 3. DETERMINE SEU(S) PERSONAGENSESCOLHA A AO MAIS REPRESENTATIVA: 1. Lembre que voc deve criar uma situao e quando o pblico espera um determinado final, voc o surpreende! (Piada)

Tirinhas

4. 5. 6. 7.

LAYOUT DILOGOS E TEXTOS (curtos) ARTE FINAL VERIQUE A REAO DAS PESSOAS

1 Critica: risco camada de Oznio 2 inteno: ao egosta buscar alternativa 3 Grafiteiro / cidado comum

4 Ao: ao: grafiteiro fazendo seu trabalho e algum puto vai dar uma lio de moral, contra esses pichadores 5 Evitou mostrar o trabalho para no complicar o desenho.o ngulo escolhido j determinou que era uma grafite podia ser pichao tb.

6 - Dilogo limpo: evitou... O senhor:OH seu inconsciente!!! Voc no v que o uso de seu spray para fazer a sua arte libera clorofluorcarbono na atmosfera, e que isso destri a camada de oznio deixando ns todos expostos aos raios ultravioletas, que podem causar cncer!!! Grafiteiro:Caracas!! melhor eu me proteger!

Exerccio em casa
Criar uma tirinha simples

Vous aimerez peut-être aussi