Vous êtes sur la page 1sur 25

XIV Encontro Anual da ABEM

Belo Horizonte, 25 a 28 de outubro de 2005

Aplicao do mtodo de harmonia de Arnold Schoenberg adaptado msica popular

Fabiano Arajo Universidade Federal de Minas Gerais UFMG fabianoaraujo@mail.com Mrcio Pinho Universidade Federal de Minas Gerais UFMG

Resumo. Relato de experincia piloto sobre a adaptao e aplicao do mtodo de Harmonia de Arnold Schoenberg Msica Popular, tendo como participantes os alunos das turmas 2004/1 a 2005/1 do Grupo de Estudo da armoniaH ensino de Msica . Discute as diversas fases de adaptao e aplicao do mtodo, assim como depoimento de um dos integrantes das turmas sobre os impactos do mtodo em relao prtica da Msica Popular.

1. Introduo Em minha experincia como educador de msica, notei a presena constante de determinadas dificuldades dos alunos para compreender os manuais de harmonia na msica popular de que dispomos no Brasil. Essas dificuldades tm origem em parte pela ausncia de fundamento terico nos materiais didticos de msica popular, que possuem carter prtico, em sua grande maioria. Atravs do Tratado de Harmonia de Arnold Schoenberg, editado no Brasil em 2001 sob o titulo Harmonia, e seu complemento Structural Functions of Harmony editado no Brasil em 2004, com o ttulo Funes Estruturais da Harmonia, pude perceber a possibilidade de sanar algumas dessas dificuldades. Para isso seria necessrio adaptar o texto de Schoenberg ao universo da Msica Popular, de modo que a utilizao de seus textos minimizasse os conflitos que geralmente emergem na confluncia dessas duas linguagens. Essa experincia piloto acontece simultaneamente ao desenvolvimento de dissertao de mestrado na Escola de Msica da UFMG, sob a orientao do Prof. Fausto Borm, na linha de pesquisa Estudo das Prticas Musicais Anlise Musical, intitulada Hermeto Pascoal e Arnold Schoenberg: Uma abordagem do Calendrio do Som a partir da Anlise Harmnica Schoenberguiana, estudo que busca alternativas para o estudo de Harmonia na Msica Popular. Existem estudos importantes sobre a teoria de harmonia Schoenberguiana, como os do Prof. Dr. Norton Dudeque, e

sobre a adaptao dessa teoria na msica popular, como o do Prof. Paulo Jos de Siqueira Tin. O presente trabalho pretende contribuir para a solidificao desses mesmos objetivos.

A aplicao do mtodo de Schoenberg neste estudo teve incio no primeiro semestre de 2003, com a turma de Harmonia do curso de Licenciatura em Musica da UFES. Essa experincia foi organizada de modo a cumprir as metas esperadas para um curso de Licenciatura,e que deveriam ser cumpridas no perodo de dois semestres. O contedo foi dividido da seguinte forma:

Figura 1

2. A experincia com a turma 2004/1 a 2005/1 do Grupo de estudo da armoniaH ensino de Msica

Dando continuidade pesquisa e aplicao do mtodo, foram abertas duas turmas de quatro alunos no 1 semestre de 2004. As turmas foram formadas por alunos do curso de Licenciatura em Msica da UFES (Universidade Federal do Esprito Santo), e do curso de Msica Moderna da FAMES (Faculdade de Msica do Esprito Santo). O grupo passou a ser identificado como armoniaH ensino de Msica, cujo ttulo faz aluso ao procedimento de retrogradao na msica serial de Schoenberg. O Programa de harmonia proposto pode ser visualizado em trs mdulos(Fig. 2).

Figura 2

Esse Relatrio trata do Mdulo II (fig. 2) , que est sendo aplicado em sala de aula que conta com dois computadores com software de sequenciamento e notao, uma Workstation e um sampler para realizao e audio dos trabalhos. As aulas acontecem semanalmente e tm duas horas de durao. O presente relatrio trata do contedo abordado at o dia 20 de maio de 2005. 2.1. Comentrios sobre o desenvolvimento do programa

O PROGRAMA APRESENTADO EM TPICOS

Figura 3

O programa foi construdo com embasamento no mtodo de Schoenberg e mtodos de arranjo de Msica Popular, como Ian GUEST (1996) e Carlos ALMADA (2000). Comentaremos a seqncia dos tpicos em seus pontos mais crticos em relao dificuldade encontrada para adaptao do mtodo. Avaliaremos tambm as direes apontadas pelos caminhos escolhidos.

O curso comeou com uma reviso do contedo do Mdulo I (Fig.2), aqui chamado de Elementos da Harmonia.. Por se tratar de um curso de Modulao, houve uma preocupao em deixar claro para a turma como preparar e estabelecer um Discurso Tonal simples, pois a partir deste se desenrolaria o processo modulatrio. Foi utilizado o captulo II - Princpios de Harmonia (uma breve recapitulao) de Structural Functions of Harmony (SCHOENBERG,1969).

Um grande desafio para a adaptao do mtodo de Schoenberg msica popular diz respeito conduo de vozes. No tpico Conduo de vozes I (Fig. 3) , foi apresentada a escrita coral a 4 vozes, evitando movimentos de quintas e oitavas paralelas, saltos, intervalos muito grandes entre as vozes, (etc...). Foi pedido para que os alunos escrevessem pequenos e simples discursos tonais diretamente no pentagrama com o auxlio da

linguagem cifrada. Comea assim o que pode se caracterizar como uma das maiores vantagens do mtodo adaptado: visualizar nas cifras vrias possibilidades de conduo de vozes, graas habilidade adquirida com os exerccios de escrita.

Introduo Modulao (Fig. 3) traz consigo a questo da fragilidade do sistema em garantir a supremacia da Tnica. O que inicialmente visto como perigo para a tonalidade passa a ser encarado como atrativo jogo de possibilidades com quatro conseqncias principais, dentre elas a Modulao para outras tonalidades. Foram usadas msicas do repertrio da Msica Popular para demonstrar essas conseqncias.

Modulao ao 1 crculo das quintas sem uso de dominantes secundrias(Fig. 3) Acordes neutros, acordes modulantes, acorde cadencial, evitar monotonia atravs da inverso dos acordes, repetio do acorde modulante, a neutralizao das notas elevadas das tonalidades menores, a utilizao dos graus elevados das tonalidades menores como acordes modulantes dentre outros procedimentos, vm constituir os Recursos Modulatrios. Estes, so apresentados sistematicamente com todas as possibilidades de modulao ao 1 crculo das quintas. Nessa fase, os alunos, acostumados aos incansveis clichs II V , se surpreenderam com o resultado sonoro dos exemplos.

O tpico Conduo de vozes II (Fig. 3) marcou essa fase da adaptao do mtodo msica popular. Com as tcnicas de bloco: four-way close, drop voice, e substituio de notas do acorde por tenses diatnicas, os alunos reescreveram os exemplos do livro de Schoenberg cuidando atentamente das diretrizes observadas nos tpicos Conduo de vozes I e neutralizao. Essas tcnicas de bloco esto contidas no mtodo de arranjo de Ian GUEST (1996).

Modulao ao 1 crculo das quintas com uso de dominantes secundrias.(Fig.3) - Mais uma vez diferenciando dos mtodos de Msica Popular, esse tpico confronta problemas comuns de anlise harmnica. Por isso foi dedicada uma aula inteira para esse problema, intitulada Modulao vs. Dominantes secundrias. Essa discusso foi a chave para a compreenso da funo tonal na teoria Schoenberguiana, pois determinou o poder de atrao (funo centrpeta) e afastamento (funo centrfuga) da Tnica atravs de procedimentos meldicos, na conduo das vozes, chamados de Substituio. de neutralizao e cromatismo. Esse assunto amplamente discutido por DUDEQUE (1997), em seu artigo Schoenberg e a Funo Tonal.

O uso de Dominantes secundrias e similares foi regido por recomendaes descritas no decorrer do livro de Schoenberg, que foram agrupadas no Tpico Condies de Equilbrio. Foi observado o amadurecimento na visualizao dos problemas de conduo das vozes atravs da simples leitura dos acordes cifrados. Atravs de um exerccio chamado Direcionamento Cromtico, foram praticados o estabelecimento de dominantes

secundrias e similares atravs de passos cromticos, enxergando nesses acordes um valor meldico e direcional. O exerccio foi realizado atravs da escrita e posteriormente diretamente no instrumento. Os violonistas sentiram uma sensvel diferena em sua maneira de encadear e produzir msica apenas pela leitura das cifras.

A introduo de acordes com notas estranhas tonalidade continua com a adio dos acordes de stima diminuta..Estes so percebidos como dominantes secundarias com nona bemol adicionada e fundamental omitida. Assim so classificados como diminutos com funo de dominante. Logo depois so apresentadas as propriedades dos acordes de stima diminuta possibilitando a introduo do conceito de acordes vagantes.

Em Modulao ao 3 e 4 crculo das quintas, foram apresentadas as relaes da Tnica com a Subdominante menor, que junto aos acordes vagantes, leva a Tonalidade s suas fronteiras. Nesse ponto foram apresentadas as Tabelas de Regies presentes em Structural Functions, e aprofundados os procedimentos de Transformao dos graus diatnicos, bem como a Intercambialidade Maior Menor. 2.2. Comentrio de um integrante do Grupo de estudo O comentrio que segue dize respeito ao desenvolvimento do aluno Mrcio Pinho, que colaborou com essa pesquisa redigindo o texto abaixo, e concordando com sua publicao. Contm seu ponto de vista sobre os impactos do programa, e apresenta seu trabalho final, constitudo de uma composio prpria (Fig. 4) analisada utilizando as ferramentas e conceitos abordados no Grupo de estudo.

Ao estudarmos o livro Harmonia de Arnold Schoenberg com suas aplicaes na msica popular, o que vimos foi a construo do conhecimento harmnico em bases slidas. O prprio autor compara ainda no incio de seu livro, o ensino da harmonia com o ensino da marcenaria, ressaltando a importncia da prtica, do trabalho manual, o que nos surge como o famoso colocar a mo na massa. Como poderemos construir um mvel forte e resistente se no usamos a madeira correta, se no tecemos o desenho exato dos encaixes e no construmos tudo com o cuidado e a responsabilidade de quem sabe o que est fazendo e tem conhecimento de cada engrenagem em todo o sistema? O mesmo ocorre com a msica, e essa a fundamental diferena no estudo da harmonia quando se preocupa com cada nota, caminho e tcnica utilizados. Assim, como aprendiz, sinto que ainda h um longo

percurso at o estgio de profissional, mas, sei que agora podemos falar com propriedade sobre cada aspecto estudado e discutir a cerca dos mais ntimos meandros da base da harmonia. Trago aqui ento, uma composio feita a partir de vrios procedimentos e tcnicas estudados (Fig.4), na relao dos acordes e seus passos, na utilizao dos graus (naturais ou transformados), no encaminhamento das vozes e no contraste entre as regies da tonalidade, buscando, claro, o resultado artstico final, a expresso individual. Mensageiro do Vento est escrita a 5 vozes, na tonalidade de Sol Maior. No compasso 6, pelo procedimento da intercambialidade do sistema maior-menor, vamos regio da Subdominante Menor (no caso, D Menor); por sua estreita relao com a regio da Napolitana (L bemol Maior), vamos direto a ela no compasso 9, e, pela facilidade de transio entre as regies relativas, vamos regio da Quinta Menor da Mediante Menor Abaixada (F Menor), permanecemos nessa regio por um grande nmero de compassos, at que, nos compassos 15 e 16, vamos transformando o acorde, antes I grau da Napolitana e depois II grau da Tonalidade Maior, levando cromaticamente ao acorde de I grau da Tonalidade de partida. Podemos perceber nessa msica os contrastes causados pelas regies da Subdominante menor e da Napolitana em relao Tonalidade Maior, bem como a sutileza com que chegamos a uma regio to distante como a da Quinta Menor da Mediante Menor Abaixada (F Menor em relao a Sol Maior).(Mrcio Pinho)

3. Concluses Essa primeira parte do Mdulo II teve como principais resultados: (1) aprimoramento da relao cifra x visualizao de encadeamentos e vozes; (2) enriquecimento do vocabulrio harmnico atravs manipulao de variadas rotas harmnicas e no da adio de tenses indiscriminada aos acordes. Em relao s adaptaes, essa experincia pode ser considerada como preliminar, podendo ser utilizada como base para a elaborao de um novo programa. Foi mantida a estrutura presente no livro Harmonia (2000), porm buscouse a insero de conceitos como Regies e Funo Tonal, presentes apenas em Structural Functions of Harmony (1969). A anlise feita pelo aluno Mrcio Pinho (Fig.4) corresponde ao modelo que vem sendo desenvolvido no estudo Hermeto Pascoal e Arnold Schoenberg: Uma abordagem do Calendrio do Som a partir da Anlise Harmnica Schoenberguiana. Est sendo preparada e editada uma lista dos exemplos do livro de Schoenberg feitas em conjunto com os alunos, adotando as frmulas adaptadas at agora.

Fig.4- Composio do aluno Mrcio Pinho baseada nos fundamentos estudados no grupo de estudo.

4. Referncias Bibliogrficas ALMADA, Carlos. Arranjo. Campinas: Editora da Unicamp, 2000. CHEDIAK, Almir. Dicionrio de Acordes Cifrados. 2 ed. So Paulo: Irmos Vitale S/A, 1984. _______. Harmonia e Improvisao vol. I. Rio de Janeiro: Lumiar, 1986. DUDEQUE, Norton. Schoenberg e a Funo Tonal. In: Revista Eletrnica de Musicologia, Curitiba, vol. 2.1/ Outubro, 1997. GUEST, Ian. Arranjo. Rio de Janeiro: Lumiar, 1996. PASCOAL, Hermeto. Calendrio do Som. So Paulo: Editora Senac, 2000. PERSICHETTI,Vincent. Twenty- Century Harmony Creative Aspects and Practice. New York : : W. W. Norton & Company, 1961. SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. Traduo de Marden Maluf . So Paulo: Editora da Unesp,1999 [1911]. ______. Theory of Harmony. Traduo de Roy E. Carter. London: Faber & Faber, 1978. Reprinted 1986 [1911]. ______. Structural Functions of Harmony. Editado por Leonard Stein. New York: W. W. Norton & Company, 1969 [1954]. ______. Funes Estrururais da Harmonia. Traduo de Eduardo Seincman. So Paulo: Via Lettera, 2004 [1969]. ______. Exerccios Preliminares em Contraponto. Editado por Leonard Stein; traduo de Eduardo Seincman. So Paulo: Via Lettera, 2001 [1963]. TIN, Paulo Jos de S. A Harmonia no Contexto da Msica Popular Um Paralelo com a Harmonia Tradicional. In: Revista Videtur- Letras- 6, So Paulo: Ed. Mandruv, 2002 ZAMACOIS, Joaquin. Tratado de Harmonia. Livro III. Barcelona: Labor, 1993.

Vous aimerez peut-être aussi