Vous êtes sur la page 1sur 44

NDICE Pg. 2----------------------------------------------------------Configurao inicial 3----------------------------------------------------------Extrude/Arquivo tipo part 6----------------------------------------------------------Revolve 8----------------------------------------------------------Movimentao da tela 9----------------------------------------------------------Sketch e suas ferramentas 15---------------------------------------------------------Prop.

Do Extrude 18---------------------------------------------------------Ferramenta hole 20---------------------------------------------------------Rib 21---------------------------------------------------------Round e Chamfer 24---------------------------------------------------------Sweep, Shell, Plano Aux 26---------------------------------------------------------Helical Sweep 30---------------------------------------------------------Engrenagem Reta 35---------------------------------------------------------Pattern Axial 36---------------------------------------------------------Blend 38---------------------------------------------------------General Blend/Eng. Helic Este tutorial foi feito especialmente para a equipe baja Unicamp. muito difcil comear a usar um programa desse nvel logo de cara quando se entra na faculdade, se o aluno no tiver curiosidade ele aprende s o bsico do programa e deixa-o de lado. Eu tive que perguntar e pesquisar uma porrada de coisas e perdi muito tempo com isso, fiz esse tutorial, mesmo que ele seja bsico, para facilitar nem que seja um pouco a sua vida. Lembre-se, tudo o que se aprende nas aulas ou tutoriais sempre ser o bsico, o verdadeiro potencial vem do individuo que pratica o que aprende, e no desiste mesmo diante de uma

situao aparentemente impossvel. Pacincia e ajuda fundamental para tudo que se faz pela primeira vez. Ao abrir o programa a seguinte tela ir aparecer:

O Primeiro passo definir o diretrio de trabalho (set working directory, esta uma ao de extrema importncia, visto que todos os arquivos que voc vai fazer sero salvos nesta pasta e caso voc no definir isso seu trabalho ser salvo sabe-se l onde). H duas maneiras de se fazer isso: 1: Clique em: fileSet working directory, e depois selecione a pasta aonde os seus arquivos sero salvos. 2: Clique em Folder Tree, ser expandido uma rvore com todos os diretrios do computador, voc dever escolher o diretrio desejado e ento clique com o boto direito e selecione a opo set working directory. Pronto, com a certeza de que seu diretrio est definido voc pode comear a trabalhar no ProEngineer. Este tutorial vai explicar as ferramentas a partir de peas, objetos montagens entre outros. EXTRUDE

O primeiro objeto que vamos criar o Cubo, nesse processo vamos aprender a criar arquivos do tipo part, usar o extrude e o sketch. Para criar um arquivo part clique em: FileNew (ou clique na folha em branco, ctrl+n). Na janela que vai abrir certifique-seque: A opo use default template NO esteja selecionada, selecione part e depois solid, escolha um nome para seu arquivo e ok.

Na prxima janela escolha: mmns_part_solid e deixe a opo copy associated drawings SELECIONADA (voc selecionou a sistema mtrico de medida, caso voc no tenha feito isso, voc pode estar fazendo peas em polegadas etc.).

Vamos comear a fazer nosso cubo. Selecione a ferramenta extrude (localizada tanto no menu da opo insert quanto na barra de atalhos na direita da tela): Agora o programa vai pedir um plano para voc fazer o extrude e outro de referncia. Clique em Placement (vai estar em vermelho) Defineescolha o plano e a referncia clicando nos planos desejados (quando voc passar o cursor no plano que voc deseja ele vai ficar com o contorno azul). Depois disso voc ser direcionado tela de sketch. No sketch selecione a ferramenta rectangle e clique aonde voc quer que seja feito o quadrado (por causa de algumas ferramentas do Pro-Engineer recomendvel que sempre que exista alguma simetria voc tente explora l, neste caso centralize o quadrado), observe que em certo momento vai aparecer notao L1 que significa que os lados so iguais,clique novamente com o boto esquerdo e para sair da ferramenta rectangle clique com o boto do meio. Agora ele vai pedir as medidas. Depois clique na visto azul.

Na prxima tela o programa vai pedir a profundidade escolha a medida adequada e clique no visto verde (se voc deseja visualizar o objeto sem confirmar clique nos culos).

Revolve Esta a ferramenta de revoluo, o diferencial dessa ferramenta a construo, na tela de sketch, de um eixo de revoluo, o revolve est localizado abaixo do extrude. Clique na ferramenta revolveselecione o plano front faa uma linha de simetria (localizada na expanso da ferramenta linha reta) na referncia vertical decomo o nome diz a ferramenta revolve faz uma revoluo, para fazer o cilindro se faz um retngulo cuja base o raio do cilindro ok finalize.agora voc pode definir quantos graus voc quer que a revoluo tenha

MOVIMENTAO DA TELA Pronto agora vamos aprender a movimentar a tela do Pro-Engineer. Ao clicar e pressionar o boto do meio do mouse voc gira a tela. Para arrastar a tela: com o boto shift pressionado, clique e mantenha pressionado o boto do meio e arraste a tela. Um atalho muito til ctrl+d que retorna a tela para a posio padro. A figura abaixo mostra o boto que tem telas padres para visualizao, ou seja, voc pode escolher o plano front para ver a pea a partir dele.

Agora Brinque um pouquinho com a tela e as orientaes. At agora voc viu o bsico do bsico. Na prxima parte do tutorial do tutorial eu vou especificar as ferramentas do sketch. PARTE 2 Sketch e suas ferramentas Vamos fazer um objeto mais complexo (obs, este desenho uma perspectiva retirada do livro Desenhistas de Mquinas 46 Ed. Todos os direitos reservados editora e autor do livro, nem todas as cotas esto presentes, as cotas que voc vai usar estaro no passo a passo):

Vamos comear criando um arquivo do tipo part, depois v ferramenta extrudeescolha o plano front e vamos comear o sketch. Utilize a ferramenta create circle (A), nessa ferramenta o valor que voc controla o dimetro da circunferncia, faa uma de diam. 70 mm

Agora vamos precisar de uma linha de referncia ( a mesma linha de simetria usada no revolve), para isso v ferramenta e escolha a opo create two point centerline Escolha como origem o centro da circunferncia e faa um ngulo de 45.. Centrada na linha de referncia faa outra circunferncia de diam. 40 mm; A distncia do centro da circ. Menor at o eixo vertical de 110 mm. Agora vamos fazer segmentos retos tangentes s duas circunferncias selecione a ferramenta linha reta e clique na circunferncia maior e v at a outra circunferncia, mas dessa vez voc vai clicar apenas quando aparecer um T de tangente.

Para deixar o outro ponto tangente vamos abrir a caixa constraints, l voc pode deixar dois pontos (ou entidades) horizontais ou verticais, tangentes, paralelos, perpendiculares, fazer com que segmentos tenham a mesma medida ou criar um ponto mdio; Escolha a opo tangente, e clique na reta e na circunferncia. Para fazer a outra tangencia no necessrio tudo isso, vamos utilizar a ferramenta mirror selecione-a no menu, clique na reta tangente s circunferncias e depois clique em uma referncia de espelhamento (ela sempre a reta pontilhada).

Para prosseguirmos precisamos de um ponto de referncia, v ferramenta ponto e na referncia horizontal Agora v ferramenta arco de circunferncia e clique nos dois vrtices superiores da caixa. Centrado no ponto faa uma caixa de 40 mm na horiz (a base da caixa a prpria referncia). E 25 mm na verticala uma distncia de 90 mm crie o ponto O seu sketch deve estar assim:

Mantendo pressionado o BE arraste uma caixa em torno desta ltima etapa e espelhe-a em relao nova referncia. --> faa retas ligando a caixa com a circunferncia, cuidado!!! Faa retas que se conectem a circunferncia, cuidado para no conectar a reta inclinada!!!

Utilize um bom zoom nessa rea, e vai faltar um pedao bem pequeno da circunferncia para apagar no se esquea dele, se voc no estiver conseguindo, apague a reta inclinada e depois faa a conexo.

Agora vamos a detalhes tcnicos, o Pro-E no aceita over-lapings, portanto devemos excluir segmentos internos, mas como voc no sabe se tem algum erro no sketch, existem ferramentas de teste no menu acima, uma mostra onde h pontos abertos, outra mostra o q ser extrudado. Para apagar utilize a ferramenta trim e deixe o sketch da seguinte maneira. (obs o sketch apresentado est utilizando os testes). No cuidado verifique se no h um segmento de reta solto, e se o desenho contnuo. Profundidade 20 mmDepois de tudo isso termine o sketch

Agora vamos aprender a remover material: Novamente v ferramenta extrude selecione como referncia a superfcie que criamos na tela de sketch para melhor visualizao selecione no hidden agora faa uma reta vertical distante 10 mm do centro.references... E clique no contorno do treco que parece um comprimido para criar novas referncias v a sketch(botes superiores) Depois faa um arco com centro definido.

Sabendo disso faa o sketch ficar assim:

FINALIZE.

No cantinho da tela est a foto acima: A opo um define a extruso, ou seja, se ela ser simtrica, cega, at uma prxima superfcie etc... A opo dois define o sentido da extruso, a opo trs de remover ou no material. Prossiga.

faa o seguinte sketch:Para terminar nossa pea, vamos fazer um novo extrude, como referncia a superfcie novamente

Finalize com profundidade 5 mm Faa outro sketch com as mesmas referncias:

Prof. 20 mm Se voc no fez o primeiro sketch simtrico, v rvore e escolha extrude 1 com o BD escolha edite definition e mude para simtrico o extrude.

Se voc clicar o BD novamente e for ao Edit internal sketch, como o nome diz voc poder fazer mudanas no sketch (lembre-se que nem sempre d certo, portanto s prossiga se voc tiver certeza de que est tudo certo).

Agora vamos fazer um espelhamento de features, escolha qualquer um dos novos extrude feitos e espelhe-os em relao ao plano front.

Clique no topo do cilindro menor e com o boto control clicado selecione tambm o eixo do cilindro dessa maneira voc faz um furo coaxial, a ferramenta autoexplicativa de uma fuada no menu. Lembre-se que para posicionar o furo so necessrias duas referncias, portanto deixe o boto control pressionado ao escolher a segunda. (obs: o furo no precisa ser sempre coaxial ele pode ter uma referncia horizontal e outra vertical, ex: duas superfcies, arestas etc...).Agora vamos fazer furos, voc pode faz-los por extrude, mas o Pro-E possui uma ferramenta q faz furos padres v ferramenta hole

Os prximos tutoriais sero muito, mas complexos e com ferramentas novas. Sugiro alguns exerccios antes de prosseguir.

Exerccios

Desenhistas de Mquinas 46 Ed todos os direitos reservados Mais Ferramentas Rib:

A ferramenta rib responsvel por fazer nervuras, para comear faa um paraleleppedo de base e sobre ele um cilindro, faa tambm uma parede. V references, a referncia no caso um plano de extruso, no caso o plano front, pois eu quero a nervura no meio do cilindro, portanto o plano front.Clique na ferramenta rib

a dimenso q voc controla agora a espessura da nervura e a setinha indica se a nervura ser simtrica, esquerda ou direita.desenhe o perfil da nervura e prossigaAgora v a sketch

A setinha em azul indica o sentido de extruso, para mudar a orientao dela s clicar nela, se estiver errado o rib no funciona.CUIDADO Depois finalize. Round: Com a mesma pea vamos fazer um arredondamento A dimenso controlada oclique na aresta do cilindro com a baseV ferramenta round raio do arredondamento; Finalize. selecione com o boto v ferramenta roundAgora um full round Ctrl pressionado finalize. v a set (aqui a rvore dos rounds, voc pode controlar mais de um round, e criar novos em new set) e clique em full round(isso vale para rounds normais tambm, com o boto Ctrl pressionado voc impe que os rounds tenham mesmo raio) as duas arestas dos vrtices do paraleleppedo Chamfer O chamfer praticamente idntico ao round, selecione as arestas a serem chanfradas e pronto, a diferena que voc controla se o chanfro ser de 45, com lados diferentes, iguais etc...

Controle do chanfro

Existe Tambm um chanfro especial, o corner chamfer (chanfro de canto). V insertchamfercorner chamferselecione com o boto ctrl depois dev pick point clique aonde voc quer que chanfre (depois vamos editar os valores), voc vai perceber que depois de clicar sobre as duas arestas que voc selecionou (as vermelhas) a outra aresta vai ficar verde, no tem problema, clique aonde voc quer que ela seja chanfradapressionado duas das arestas as quais voc vai chanfrar ok na rvore de features clique com o BD no

corner chamfer e depois em Edit, vo aparecer as cotas do chanfro edite-as conforme as especificaes de seu projeto e clique emna caixa que abriu no comeo da operao regenerate model (o atalho ctrl+g).

SEO AVANADA A primeira ferramenta desta seo o sweep, com essa ferramenta voc faz a trajetria de uma seo constante. Vamos fazer uma tubulao e aproveitar para utilizar a ferramenta Shell, e criar uma plano auxiliar. V a insert sweepna caixa de dilogo selecione a opo protusion sketch traj selecione, aqui ns vamos definir a trajetria plane plano front okay default no sketch, desenhe, na referncia vertical uma reta de 200mm (simtrica em relao horizontal), na parte superior da reta faa uma horizontal de 75mm.

Agora vamos usar a ferramenta circular fillet, ela cria um arco circular entre duas retas, selecione a ferramenta e clique nas duas retas, de ok e coloque uma dimenso de 15mm. Finalize. Neste momento apareceu outra tela de sketch, agora ns vamos desenhar a seo circular do cano simplesmentecentrando uma circunferncia de 30mm de dimetro no encontro das duas retas tracejadas amarelas. Finalize e de ok na caixa do sweep. Para o prximo passo vamos precisar de um plano auxiliar clique em Datum plane tool selecione o plano right neste plano faa um extrude de um cilindro de 30 mm de diam e extrude-o com a opo up to next surface.e de uma distncia de 35 mm Ferramenta Shell com selecione-a ctrl pressionado selecione as tampas a serem removidas e selecione uma espessura de 5 mm

HELICAL SWEEP A ferramenta normalmente utilizada para fazer molas, ou qualquer design que seja necessrio usar uma trajetria em espiral. insertVamos comear fazendo uma mola helical sweep protusion na caixa que abriu verifique se as seguinte opes: Constant, thru axis, right handed de no referncia vertical coloque uma linha de simetria e paralela a ela, a uma distncia de 25 mm uma reta de 100 mm Na tela de sketch que abriu precisamos desenhar o eixo de revoluo, assim como a trajetria default okay selecione o plano front (voc pode criar um selecionando a opo make Datum) done(passo constante, atravs do eixo, orientao direita-mo direita) ok no sketch, finalize o sketch e depois de ok na caixa do helical sweep. nessa tela de sketch vamos desenhar a seo da mola, que no caso um crculo, no encontro das duas retas amarelas centre um crculo de 7.5 mm de dimetro agora o programa est perguntando o passo da mola, insira 15 mm(setinha azul)

na tela de default okay selecione o plano front as opes que vo aparecer so as que ns queremos, portanto de done cut helical sweep depois insert faa um cilindro de 30 mm de dimetro e 100 mm de altura extrudando-o a partir do plano topPara demonstrar o uso de

helical sweep no modo cut, vamos fazer um curso de parafuso de rosca quadrada para isso vamos precisar primeiramente de um cilindro a seo ser um quadrado de 4 mm (sim, coloque um passo de 8 mm finalize o sketchSketch faa uma referncia na superfcie do cilindro; Nesta tela de sketch assim como na mola definimos o eixo e a trajetria, faa uma reta na referncia criada de 75 mm, e o eixo ser o eixo do cilindro metade do passo sempre De ok at acabar. a setinha vermelha que est aparecendo agora, sempre dever estar apontando para dentro do material (dentro do quadrado) finalize o segundo sketch) o quadrado ser posicionado como na imagem a seguir, ele ter esse posicionamento, pois ele est retirando material Obs: as imagens esto fora de ordem.

Engrenagem Reta Fazer uma engrenagem envolve certo trampo! Vamos comear fazendo uma engrenagem reta Mdulo 10 e 24 dentes.

Com o mdulo e nmero de dentes, tem que se fazer uma contalhada do caralha feita a partir do odontgrafo de Grant, a imagem a seguir contm, alm do odontgrafo de Grant, o procedimento das contas e como fazer a

Engrenagem.

faa um extrude simtrico (vide pg. 14 caso no saiba fazer) a partir do plano front, de um cilindro com a dimenso Di (dimetro interno) no caso, 216.7 mm, com uma profundidade de 60 mmCom esses dados podemos fazer nossa engrenagem

faa um extrude a partir d base do cilindro e faa o seguinte sketch: (obs: para fazer aquelas duas circunferncias se tornarem tracejadas, basta seleciona-las e depois clicar com o boto direito e selecionar a opo construction).Agora voc vai fazer um extrude

boto direito construction, com elas selecionadas)Continuando, faa o seguinte sketch: na linha inclinada e centrada no Dp (240 mm) faa duas circunferncia concntricas com medidas 2r e 2R (44.8, 72.8 Respectivamente, deixe-as tracejadas

Agora preste ateno, com a ferramenta arco com centro, voc vai fazer o seguinte sketch:

Agora faa uma linha que ligue esses arcos at o dimetro interno essa reta dever perpendicular ao Dimetro interno com raio 3 mm (ferramenta fillet):

Agora apague toda a circunferncia interna, com exceo da parte que vai formar o dente da engrenagem e depois de um mirror da metade do perfil do dente em relao a vertical, se quiser fechar a base do dente no tem problema, mas no necessrio.

Finalize o sketch:

Ferramenta Pattern Continuao da engrenagem A ferramenta Pattern vai criar um padro de features, no caso do dente da engrenagem vamos fazer um axis Pattern, ou seja vrias cpias de dente em torno do eixo do cilindro: verifique se a barrinha do Pattern est assim e conclua. selecione o eixo do cilindro (os eixos devem estar habilitados para se tornarem visveis) coloque na opo axisPara comear selecione o dente e clique na ferramenta Pattern Vou explicar um pouco melhor o que est na tela: os pontinhos pretos aonde vo aparecer os novos dentes, se por algum motivo voc no quer que um deles aparea basta clicar no pontinho preto, ele vai ficar branco e no vai aparecer um dente ali. Para ficar 24 dentes distribudos uniformemente, basta clicar no boto especificado na imagem.

Depois disso a engrenagem est quase pronta, basta apenas fazer o furo, rasgo de chaveta, e retirar um pouco de material, mas a essa altura tudo isso muito simples e no vou explicar. BLEND A ferramenta Blend cria slidos conectando duas ou mais sees, lembre-se que as sees devem ser polgonos com o mesmo nmero de lados Clique em insert. Vamos fazer um exemplo simples Blend Faa um crculo de 100 mm de dimetro e faa 4 pontos nele (pela boto direito toogle section Lembre-se que o blend s aceita polgonos de mesmo lado, e para colocar um crculo como seo? Basta dividirmos o crculo, no caso 4 partes, essa diviso feita pela ferramenta agora faa um quadrado centralizado, porm menor de lado 50 mm (atente para as setinhas, se estiver com dificuldade basta clicar no ponto onde vai ficar a bunda da flecha, e depois clique com o boto direito e selecione a opo start point) Sem nada selecionado clique com o boto direito na tela e escolha a opo toogle section faa um quadrado centrado de 100 mm de lado. Apareceu uma seta amarela, fundamental que a prxima seo tenha a seta prxima para evitar tores default okay Plano Front straight, done Done Vai aparecer o menu do Blend, verifique se as seguintes opes esto selecionadas: Parallel, Regular sec., sketch sec. Protusion ferramenta divide! NO a point! Ela fica na expanso da ferramenta de ap agora o programa pede a profundidade at a prxima sesso coloque 25 mm para as duas e depois ok! Finalize o Sketchagar/trim)

GENERAL BLEND Para fazer o general Blend Vamos fazer uma engrenagem helicoidal, para isso vamos usar o odontgrafo de Grant (pg.30), as seguintes formulas para engrenagens helicoidais e a seguinte engrenagem:

prot Blend Agora para fazer o dente da engrenagem vamos fazer um general Blend, que permite fazer curvas com a seo, ou seja, uma trajetria no paralela; InsertO 1 passo fazer o cilindro com dimetro interno de 154.05 mm e 40 mm de profundidade assim como na engrenagem de dentes retos (a partir da pg. 31) faa o sketch como as imagens mostram, a diferena que o general Blend pede um eixo coordenado, portanto na expanso da ferramenta point, existe a opo de voc colocar um eixo, o coloque no centro da circunferncia default okay selecione a base do cilindro e verifique a setinha vermelha done smooth done general/sketch sec./regular sec.usion

faa um axis Pattern e pronto! coloque uma profundidade de 40 e pronto agora apareceu uma mensagem de sim ou no, se ns quisssemos fazer outra seo iriamos pressionar Yes, mas como no necessrio clique em no finalize esse sketch clique em qualquer lugar da tela, vai abrir uma caixa de proporo e rotao, ponha 1 na proporo e 0 na rotao selecione o seu sketch file system data from file agora voc vai colocar outra seo, simplesmente v a sketch agora o programa pede as rotaes em torno dos eixos, x: 0, y:0 e z:15 finalize o sketch de um nome e salve save a copy filePara voc no ter que ficar repetindo esse sketch, voc deve salva-lo

O resultado final

Espero que esse tutorial ajude pelo menos voc a comear a usar o programa e sanar algumas duvidas, infelizmente no consegui cobrir tudo o que eu queria, mas muito provvel que eu faa outra parte do tutorial cobrindo de uma maneira mais completa a ferramenta Pattern e hole, alm de adicionar a ferramenta swept blend, variable section sweep e a ferramenta warp.

Vous aimerez peut-être aussi