Vous êtes sur la page 1sur 9

Do-In e sua Origem

A origem do Do-In est relacionada com o incio da humanidade, quando um homem ao bater o p em uma pedra e massage-lo sentiu um alvio imediato.Desde ento, percebeu-se uma relao direta entre determinados pontos distribudos pelo corpo humano e a energia que flui entre esses. O conhecimento desses pontos proporcionou a nossos ancestrais o desenvolvimento de uma prtica auto-estimuladora, transmitida de gerao em gerao. Atribuiu-se ao Imperador Amarelo, HuangTi, cujo reinado data de mais de cinco mil anos atrs, ser o formulador de toda a Medicina Tradicional Chinesa. Embora a origem da tcnica seja chinesa, a palavra Do-In japonesa, cujo significado o caminho de casa, sendo casa o corpo, morada do esprito e do Ki (palavra em japons) ou Tchi (em chins) que significa energia da vida, sendo Yin e Yang os plos opostos, porm complementares, que compem esta energia. O Yin significa a noite, o frio, o feminino, o molhado, a terra, o negativo, etc. O Yang o dia, o calor, o masculino, o seco, o cu, o positivo... Portanto, contnua a atrao que Yin exerce sobre Yang e vice-versa. Essas duas expresses do Ki devem ocorrer no organismo humano de forma harmoniosa e equilibrada, gerando sade fsica, mental e emocional. Quando a pessoa apresenta mais energia Yin ou Yang, temos um congestionamento ao longo dos canais (meridianos) e este bloqueio caracteriza-se por uma srie de sintomas sem causa aparente, desfazendo todo o equilbrio interno, debilitando o organismo, destruindo sua imunidade e gerando um distrbio.Um distrbio, segundo a tradio oriental, a desarmonia do fluxo Ki em alguma parte de nosso corpo. Dessa forma, atravs da automassagem de alguns pontos especficos do corpo humano, prevenimos e corrigimos muitos distrbios, principalmente os que se encontram em estgios iniciais. Falanges: 1) Crebro, cabea. 2) Garganta, laringe. 3) Braos, mos, ombros. 4) Plexo, seios, assimilao. 5) Estmago, diafragma. 6) Ventre, intestinos. 7) Rins, espinha dorsal, ndegas 8) Sexo, vias urinrias. 9) Coxas, cadeiras, nus. 10) Joelhos, curvas da perna. 11) Pernas, tornozelos. 12) Ps, dedos dos ps. Montes: 13) Circulao do sangue, fgado, sistema digestivo, lquido seminal. 14) Joelhos, ossos, dentes, bao, articulaes, reumatismo. 15) Corao, sangue, vitalidade. 16) Crebro, braos, sistema nervoso, pulmes, brnquios. 17) Sexo externo, msculos, tendes, bile, nariz. 18) Estmago, peito, sistema linftico, tumores. 19) Seios, garganta, sexo interno, urina

TRATAMENTO DO-IN O Do-In um dos mtodos orientais de massagem, ou melhor, de automassagem, que, alm de oferecer um diagnstico, pode servir para orientar o planejamento das atividades do dia, da dieta alimentar e mesmo, como um guia de conduta. A tcnica de do-in, transmitida de gerao para gerao, nasceu na China e difundiu-se rapidamente por todo o oriente. No Japo, recebeu o nome de do-in, que significa O caminho de casa (casa o corpo, morada do esprito e do ki, a energia vital).

Muito fcil de ser entendido e aplicado, o tratamento pelo do-in baseia-se na simples presso com o polegar sobre os centros ou pontos de captao, armazenamento e fazendo a distribuio de energia. O congestionamento em um determinado ponto da complexa rede de canais que transportam a energia ki pelo corpo, gera um excesso ou uma deficincia de energia. Quando a energia condensada dispersa, o rgo afetado se acalma, ocorrendo ento a sedao. Para sedar basta pressionar profunda e continuamente o ponto especfico do meridiano, atravs do qual se trata o distrbio, durante cinco minutos. O inverso a tonificao, que aumenta o volume do fluxo energtico do meridiano, ativando o rgo deficiente. Para tonificar, pressiona-se repetidamente o (os) ponto (os), em intervalo de um segundo, durante um a cinco minutos. A prtica do do-in no apresenta qualquer contra-indicao. Pode ocorrer em alguns casos o agravamento inicial dos sintomas, mas ser temporrio, pois indica somente, que o processo de melhora est em andamento. Evidentemente, os resultados do do-in sero mais eficazes e duradouros nas pessoas que utilizam outras tcnicas naturais e controlam adequadamente a sua dieta. A teoria de Do-In baseada no conceito chins de que o universo um organismo vivo e dinmico, constitudo de uma energia csmica primordial da qual derivam todas as coisas existentes. O organismo humano uma cpia do universo e como tal est sujeito s mesmas leis que regem a natureza. Desse modo o corpo humano no apenas contm energia, mas ele ENERGIA manifestada como matria slida viva. Esta fora csmica, o Chins chamou de Ki. Ela flui incessantemente por canais definidos, transmitindo a vida atravs das clulas e colocando o organismo em harmonia com o mundo que o rodeia. J que o organismo um complexo digestivo, a energia vital se renova atravs da assimilao de alimentos, da respirao e das vibraes que os sentidos captam. No entanto a forma primordial do Ki energia csmica pura, captada continuamente por determinados pontos distribudos na pele. Assim o funcionamento adequado do organismo humano estaria ligado a perfeita captao e ao fluxo de energia Ki atravs do corpo. Segundo a idia Chinesa da criao do universo, no incio existia somente Ki, a unidade. Para que o nosso mundo relativo fosse criado, a unidade manifestou-se em seus dois aspectos opostos e complementares, negativo e positivo, a que os Chineses denominaram Yin e Yang. Yin o princpio negativo, que se manifesta pela expanso; Yang o princpio positivo que contrai, sendo que todos os fenmenos ocorrem a partir da interao constante destas foras opostas. Portanto, eterna e contnua a atrao que Yin exerce sobre Yang e vice-versa, formando um nmero infinito de combinaes que constituem o Uni-verso, a diversificao da Unidade.

Estas duas expresses do Ki devem ocorrer no organismo humano de forma harmoniosa e equilibrada, gerando sade fsica e mental. Quando o fluxo de energia Ki bloqueado, aparecem sinais no corpo que seriam o que ns chamamos de sintomas de doena. Estas surgem justamente quando o equilbrio interno se desfaz, debilitando o organismo e destruindo suas imunidades. Existem dois tipos de energia: Yin e Yang. Eles so simbolizados pelo TAI CHI, onde o lado branco representa o princpio masculino-positivo e o preto, o princpio feminino-negativo, respectivamente Yang e Yin. Este smbolo, de origem Taosta, representa a dualidade presente em todas as coisas manifestadas no universo.

Tao Yin e Yang

EXERCCIOS DE DO-IN Depois de saber um pouco mais sobre essa tcnica oriental de automassagem, hora de aprender a execut-la. Siga cada um dos passos propostos.

1 Antes de tudo, sente-se 2 Com a mo em forma sobre os calcanhares e de concha, golpeie o brao procure respirar lenta e com vigor, em toda a sua profundamente. Mantenha extenso. O objetivo esse ritmo por alguns ativar minutos. os meridianos.

3 A seguir, v pressionando os vrios pontos do antebrao concentrando naqueles mais doloridos, que so os que contm energias acumuladas.

6 - De acordo com a orientao da fotografia, pressione o ponto indicado, que corresponde 5 Incline cada um dos dedos para trs, o mximo ao 4 Gire cada um dos possvel. Depois, dobre-os intestino grosso. Se manifestar dedos para frente. Esses dor, sinal de problemas e puxe-os delicadamente. exerccios digestivos. Insista nos ativam as energias das exerccios extremidades superiores. a fim de melhorar essa funo.

7 Massageie bem essa regio abaixo do dedo na palma da mo, de grande importncia, pois corresponde aos pulmes. Pressionando os pontos logo abaixo dos dedos, possvel ajudar a dissipar a ansiedade e depresso.

8 As pontas dos dedos devem ser massageadas para estimular a circulao sangunea no meridiano do corao.

9 O prximo passo agora, friccionar vigorosamente as bochechas, at sentir uma sensao de calor. O objetivo vitalizar o estmago e os intestinos.

11 Com as mos ao redor 10 Para aliviar os dos lbios, exera uma pequena presso. Esse exerccio sintomas de resfriados e sinusites e indicadopara tratar problemas tambm para os problemas de gengiva, estmago, bexiga e casos de inapetncia. Utilizando de vescula e do sistema os polegares, pressione com nervoso, friccione a ponta profundidade a regio sob as do nariz utilizando as mandbulas. A manifestao de dor nesse local indica pontas dos dedos. Batidas de leve concentrao de energia devido ao consumo e presso no nariz, so uma exagerado de alimentos pouco forma de aliviar a saudveis, como acar, congesto laticnios, nasal. carne vermelha, etc.

12 Os rgos sexuais e a
vescula podem ser estimulados, beliscando vrias vezes a parte superior do nariz. Depois, com as duas mos, puxe os cabelos para cima. Se sentir dor, sinal de concentrao de energia na cabea. Esse exerccio excelente para eliminar a tenso e a ansiedade, alm de estimular o raciocnio e favorecer a memria.

13 Puxes de orelha para cima e para baixo tambm podem ser bons para a sade. preciso massage-las com as pontas dos dedos, batendo em sua parte posterior, empurrando a cartilagem para frente. Repita o exerccio vrias vezes.

14 Agora vamos para os ps.


Friccione bem uma mo na outra at aquec-las. Coloque uma das mos sobre o peito do p e a outra sob a planta. Faa massagens firmes com as duas mos desde os dedos at o tornozelo e depois volte ao ponto inicial.

15 Trabalhe profundamente a planta do p com os polegares, fazendo pequenos movimentos circulares para relaxar os tendes e os msculos.

16 Apie o p com uma 17 - Massageie lentamente 18 Massageie ao redor de das os toda a articulao do tornozelo mos e com a outra massageie dedos e depois gire cada um usando os polegares e a ponta as articulaes dos dedos dos dedos, fazendo pequenos individualmente, em (de cima a baixo) entre o movimentos circulares para ativar sentido polegar e o indicador para relax-los horrio e anti-horrio, para a produo do lquido sinovial, que um lubrificante natural. completamente. aumentar a flexibilidade.

21 Usando a ponta dos 19 Apie o p com uma 20 Massageie bem esta dedos, regio das acima do malolo interno. massageie o p devagar mos e gire devagar o Exatamente 4 dedos acima se desde tornozelo localizam pontos de acupuntura, os dedos at o tornozelo. em sentido horrio e anti- que quando estimulados, trazem Coloque grandes benefcios aos rgos horrio. Isso alivia o peso do corpo femininos, como tero e ovrios, o p entre a palma das mos e tambm aos rgos masculinos, e que os ps suportam. como a prstata. aperte-o delicadamente.

22 Em uma bacia redonda, coloque gua morna em uma temperatura bem agradvel, um punhado de sal grosso e vrias bolas de gude. Sentese e role a sola dos ps suavemente sobre as bolinhas at a gua

esfriar. Isso timo para quem chega em casa cansado depois do trabalho.

23 - Para quem sofre de clicas menstruais, encha uma garrafa (tipo pet) com gua morna e coloque-a, com o fundo para baixo, em cima do ventre e faa uma pequena presso. Faa em toda regio dolorida. A presso e o calor diminuiro a dor.

24 O stress e as olheiras, bem como alguns tipos de dor de cabea, podem ser amenizados, fazendo um ch de camomila bem forte e colocando vrias pedras de gelo dentro. Depois, use os saquinhos como compressa nos olhos ou

chumaos de algodo embebidos nessa infuso.

ALGUNS PONTOS IMPORTANTES DE CADA MERIDIANO E SUAS INDICAES PULMO


P5: Localizado na dobra do cotovelo, lateral do tendo bceps braquial. Indicao: Dor de cabea (frontal); rigidez na nuca, tosse; asma; paralisia facial; dor no peito. P9: Localizado na linha do pulso, sobre a artria radial. Indicao: Asma; tosse; dor no peito e mamas; amidalite; dor no brao. P11: Localizado no ngulo ungueal lateral do polegar. Indicao: Amidalite; coma; derramamento de sangue no nariz; diarria infantil.

INTESTINO GROSSO

IG1: Localizado no ngulo ungueal lateral do dedo indicador, prximo ao polegar. Indicao: amidalite, dor de dentes; glaucoma; dor no ombro; dedos adormecidos. IG4: Localizado no ngulo formado pelo polegar e pelo indicador. Indicao: Dor de cabea; de dente; rinite; bronquite; gripe; insnia; paralisia facial; nervosismo. IG11: Localizado no ngulo externo do cotovelo. Indicao: dores em geral; febre; presso alta; conjuntivite; problema de pele; hemiplegia. IG15: Localizado na ponta do ombro (com o brao levantado, forma-se um buraco no ombro). Indicao: Bursite no ombro; hemiplegia; urticria; furunculose.

ESTMAGO

E36: Localizado a 4 dedos abaixo da patela. Fica na depresso abaixo da cabea da tbia. Indicao: Dor de estmago; disenteria; gastrite: epilepsia; paralisia facial; frigidez; impotncia. E45: Localiza-se no ngulo ungueal lateral do 2 artelho, prximo ao 3 dedo do p. Indicao: gengivite; paralisia facial; excesso de sonhos; comportamento manaco; ansiedade.

BAO-PNCREAS

BP2 e BP3: localizados antes e depois da junta metatarso-falangeal do hlux pela face medial. Indicao: distenso e clicas abdominais; lombalgia; gota; cansao no corpo; hemorridas. BP6: localizado a 4 dedos acima do malolo interno na borda interna do tornozelo. Indicao: distrbios nos rgos genitais; impotncia; frigidez; falta de apetite; inchao da perna.

CORAO

C1: Localiza-se no oco da axila. Indicao: Dores no brao, ombro e peito; dor no corao; nevralgia; mau cheiro na axila. C3: Localizado no ngulo interno do cotovelo (ponta interna da dobra do cotovelo). Indicao: Dores de dente, cabea, nuca e antebrao; torcicolo; zumbido; tremor nos braos. C7: Localizado na linha do pulso, ao lado do tendo do dedo mnimo Indicao: Ansiedade; Palpitao; dor de cabea e tontura; insnia; epilepsia; dor na garganta. C9: Localizado no ngulo ungueal do dedo mnimo, prximo ao anular. Indicao: Palpitao; dor no peito; dor de garganta; AVE; coma.

INTESTINO DELGADO

ID3: Localiza-se na ponta da linha do corao quando fechamos o punho (ponta da dobra). Indicao: Dor nas costas; rigidez; dor na nuca; zumbido; surdez: epilepsia; transpirao noturna.

BEXIGA

B54: Localiza-se no centro da dobra do joelho (cavo poplteo).

Indicao: Citico; lombalgia; paralisia da perna; dor no joelho; AVE; hipertranspirao. B60: Localiza-se entre o malolo externo e o tendo calcneo, na borda superior do calcneo. Indicao: Dor de cabea; rigidez na nuca; lombalgia; citica; dor no cccix; distrbio no parto.

RINS

R1: Localizado na ruga plantar, quando da flexo dos artelhos. Indicao: Cefalia parietal; tontura; fobias; insnia; diabete; presso alta; convulso infantil.

CIRCULAO E SEXUALIDADE

CS3: Localizado na dobra do cotovelo medial do tendo central. Indicao: Palpitao; tosse; vmito; tremor nos braos; febre; coma. CS6: Localiza-se a 2 dedos da linha do pulso, entre o rdio e a ulna. Indicao: Dor no corao; presso no peito; palpitao; ansiedade; histeria; insnia; soluo. CS8: Localiza-se na palma da mo entre as juntas do 3 e 4 metacarpos (no centro da mo). Indicao: Dor corao; sede; calor; anorexia; ansiedade; soluo; depresso; preguia; cansao.

TRIPLO AQUECEDOR

TA5: Localiza-se a 2 dedos acima da dobra dorsal do pulso, entre o rdio e a ulna. Indicao: Cefalia; dor na nuca; adormecimento e paralisia dos dedos; dor intercostal; surdez.

VESCULA BILIAR

VB20: Localizado abaixo da base do occipital, fora da nuca, na margem do cabelo. Indicao: dor de cabea; dor na nuca; tontura; vertigem; hipertenso; enxaqueca; insnia. VB38: Localiza-se a 4 polegadas acima do malolo externo, fora da tbia, em cima do pernio. Indicao: Enxaqueca; espasmo muscular; sensao de frio na regio lombar.

FGADO

F3: Localizado no dorso do p, no ngulo formado pelo 1 e 2 metatarsianos.

Vous aimerez peut-être aussi