Vous êtes sur la page 1sur 5

Os Cargos dos Oficiais da Ordem DeMolay

Breve explicao das Funes, obrigaes e simbolismo das jias dos Cargos dos Oficiais de um Captulo da Ordem DeMolay. Em muitas tradies, as Jias representam Verdades Espirituais. As Jias dos Oficiais DeMolays so smbolos dos atributos, caractersticas ou Virtudes de cada Oficial. Todas as Jias ou Insgnias dos Oficiais possuem caractersticas.

Mestre Conselheiro - Ocupa a mesma posio de um presidente em qualquer outra organizao, ele o responsvel pelo Captulo. obrigao do MC traar um programa de atividades sociais, pelo menos, uma para angariar fundos, um projeto de servio cvico e ateno especial aos dias obrigatrios. tambm obrigao do MC tomar conta dos rituais na ocasio das reunies. As condies materiais de zelo e de controle ficaro tambm a cargo do MC. Uma das funes do MC representar o Captulo tanto dentro como fora da Ordem DeMolay. O MC deve dirigir os trabalhos do Captulo e decidir sobre os assuntos, sendo a palavra final dele, aps ouvir todas as sugestes. O MC, e somente ele, deve nomear DeMolays para fazerem sindicncia de cada candidato. A Insgnia do Mestre Conselheiro corresponde a Dois Malhetes Cruzados. O Malhete um smbolo do Poder, anlogo ao Martelo e ao Basto, representa a autoridade da Assemblia, formada pelo Captulo, centralizada no Mestre Conselheiro. O segundo Malhete na Insgnia um smbolo oculto da elevada importncia, representa a influncia Superior dos Mestres Ocultos, ao Mestre Conselheiro que se demonstra digno no exerccio de seus cargos; quando isso acontece, ele se torna um Foco de Luz, irradiando uma Sabedoria que pode at surpreender a alguns, representando a tarefa de Dirigente e Sacerdote. Por outro ngulo, o segundo Malhete tambm representativo do Patrocnio Manico Ordem DeMolay, no preparo das novas Geraes. Primeiro Conselheiro - O 1C de um Captulo deve estar preparado e pronto sempre para assumir os deveres e responsabilidades de MC. O 1C deve aliviar o trabalho do MC, deve acompanhar todos os assuntos do Captulo e estar por dentro de todos os assuntos. Segundo Conselheiro - O 2C tem dever de treinar os novos iniciados em coisas bsicas da ritualstica e sobre a Ordem DeMolay. Esta funo de grande importncia, pois seus ensinamentos so necessrios para um inicitico participar de uma reunio. Nas Insgnias dos dois Conselheiros, encontramos um nico Malhete, simbolizando justamente a liderana, por serem os mesmos substitutos imediatos do Mestre Conselheiro, sem ainda, estarem aptos a receberem a Luz do Oriente diretamente.

Tesoureiro - Deve cuidar da contabilidade do Captulo. Apresentar todo final de ms um relatrio sobre os gastos e saldo atual. Responsvel pelo recebimento de taxas e pagamentos de contas do Captulo. Deve fazer a manuteno do livro-caixa e o arquivamento de todos os recibos. Tendo como Insgnia a Chave, o Tesoureiro representa uma ligao Mstica com o Tesouro dos Templrios. Sabemos que o Tesoureiro responsvel pelo Tesouro do Captulo, suas finanas de um modo geral. Por que ento ter como Insgnia uma Chave ao invs de um Cofre ou outro smbolo qualquer? A Insgnia do Tesoureiro nos demonstra que o maior Tesouro no o dinheiro ou Bens Materiais, mas sim aquele mesmo que legado pelos Templrios, que no foi encontrado por Felipe O Belo. A chave o smbolo da Iniciao e do Saber; nas Escolas Tradicionais Antigas, a Chave tinha significao muito importante: Recordava aos candidatos Iniciao, a obrigao do silncio, e prometia aos Profanos a revelao de Mistrios profundos e quase impenetrveis, este o verdadeiro Tesouro da Ordem DeMolay. Escrivo - Deve recolher todas as correspondncias do Captulo. Deve apresentar e ler as cartas em reunio. Deve responder e enviar todas as cartas imediatamente quando solicitado. Deve cuidar do livro Ata. Deve fazer o preenchimento de formulrios do Captulo. Responsvel pelo envio dos formulrios do Captulo. Receber e apresentar as fichas de candidatos. Controlar os endereos dos DeMolays, bem como os dados referentes a eles tambm. Nunca deve deixar acumular os seus deveres. Possui como Insgnia uma caneta, smbolo moderno anlogo Pena, utilizada pelos antigos na Arte da Escrita. Representa o Guardio sagrado da Histria, registrando os acontecimentos do presente, para serem utilizados como base e exemplo para o futuro. Orador - Deve corrigir erros ritualsticos individuais ou coletivos do Captulo. Passar sempre uma mensagem ao final de cada reunio. Apresentar sugestes que visam facilitar os trabalhos do Captulo. Deve ter conhecimento profundo da Constituio, Estatuto e Regimento Interno. Deve Orientar o MC e o Captulo sobre as possveis irregularidades. Ler e arquivar todos os atos e decretos provenientes do Supremo Conselho, bem como a verificao da aplicao dos mesmos. Possui como Insgnia um Papiro. O Papiro era uma erva em cujas folhas se fazia o Papiro, material sobre o qual Sacerdotes Egpcios escreviam. Sendo o Papiro onde gravavam as mximas da Sabedoria, nas Grandes Civilizaes da Antigidade, ele um smbolo do conhecimento. O Orador, como detentor do conhecimento de emprego do Verbo, esotericamente possui grande Poder em Sesses, dando o seu parecer sobre a mesma.

Diaconos - Arrumara Sala Capitular antes e depois das reunies. Cuidar, retirar e guardar todos os materiais necessrios para a arrumao da sala (exceo dos rituais). A manuteno dos materiais tambm sua funo. Verificao e solicitao ao MC e Tesoureiro para a compra de velas e incensos para o Captulo. Os Diconos possuem cada um em suas Insgnias uma Ave. Em praticamente todas as Escolas Esotricas ou Religies, as Aves apresentam significados simblicos importantes. Os Pssaros, por sua capacidade de viver na Terra e nos Ares, apresentam tambm outro significado simblico de Tipo Universal: So considerados Mensageiros dos Deuses, intermedirios capazes de estabelecer uma Ponte entre o Cu e a Terra. Sendo tidos como Mensageiros entre Planos superiores e o nosso, os Diconos so de uma importncia sacra no ritual, os Diconos que recolhem a Palavra do Dia no Grau Inicitico e a Palavra de Posse no Grau DeMolay; o 2 Dicono que verifica quem bate porta do Templo Sagrado; o 1 Dicono que conduz os Candidatos na Cerimnia de Iniciao; o 1 Dicono tambm acende os Sete Candelabros representativos das Sete Virtudes Cardeais. Mordomos - Cuidar da distribuio, manuteno e de guardar as capas e jias dos Oficiais. Manuteno da biblioteca, fazendo o controle de retirada e devoluo dos livros. Cada mordomo possui como Insgnia uma Cornucpia. Cornucpia um smbolo dos Antigos, onde se levavam alimentos e, conforme uma lenda, por mais que se utilizassem os alimentos, mais haveria a serem utilizados. De acordo com o dicionrio Aurlio, Mordomo o administrador dos Bens de uma Casa, Irmandade, Confraria, etc. Os mordomos, alm de executarem suas tarefas especficas no ritual, so justamente os responsveis pelo zelo e cuidado com os utenslios, objetos e Bens do Captulo. Se os mordomos executarem bem a sua funo, nada faltar ao Captulo. Hospitaleiro - Fazer ao final do ms um relatrio dos fundos da hospitalaria. Apresentar sugestes para onde deve ser feito as doaes do Captulo. Avisar a todos sobre as reunies extraordinrias ou qualquer outro tipo de aviso, desde que solicitado diretamente pelo MC. Possui como Insgnia uma Sacola, representativa dos fundos financeiros ou materiais dos DeMolays, sempre colocados ao dispor do auxlio mtuo e dos desamparos pela sorte. O Hospitaleiro o Emblema dos Princpios Sagrados da Fraternidade, onde todos devem estar conscientes de pertencerem a uma Famlia Universal. O Hospitaleiro responsvel pela filantropia do Captulo, e por tal motivo ele levar consigo a Sacola do Captulo, com os fundos necessrios a um possvel socorro.

Mestre de Harmonia - Manuteno do som, dos cds do Captulo. Escolher msicas para as reunies e melhorar o ambiente. Deve sempre melhorar o repertrio do Captulo, colocando e acertando as msicas s situaes. Possui como Insgnia uma Harpa. Sabemos que a msica sempre serviu de instrumento para a harmonizao de ambientes onde o homem buscou a Meditao e a compreenso dos Mistrios Sagrados. A Harpa era tocada pelas Sacerdotisas de Avalon, na corte do Rei Arthur. O significado simblico da Harpa de ponte entre o mundo celeste e a Terra; em sua forma primitiva e incipiente (A Lira Grega), era consagrado ao Deus Apolo; era o instrumento predileto do Filsofo Plato. Na tradio grega simboliza a unio harmoniosa das Foras Csmicas, exatamente o que deve representar e promover o Mestre de Harmonia, em funo no Templo. Capelo - Procurar saber sobre DeMolays com problemas de doenas ou qualquer outro problema. Dedicar a cerimnia das 9 Horas a uma entidade ou algum necessitado. Possui como Insgnia o Livro Sagrado, que deve ser aquele onde cada um julgue existir as Verdades pregadas pelos Profetas de sua F. Ele o Guardio dos Sagrados Mandamentos, escritos simbolicamente no Livro com suas pginas abertas.

Porta Bandeira - Carregar o Estandarte e apresent-lo em outros Captulos ou emreunies especiais. A manuteno do estandarte tambm sua funo. Possui como Insgnia uma Bandeira ou Estandarte. Os smbolos sempre exerceram uma influncia muito grande sobre os indivduos e as multides, o que ocorre com as Bandeiras, especialmente as que representam os Pases, objeto de uma afeio de natureza Mstica, capaz de concorrer para o desenvolvimento do amor causa que encarnam. O Porta-Bandeira representa, pois nosso Amor ativo na causa da Ptria e na causa da Ordem. Sentilena - Verificar os paramentos dos DeMolay, no permitindo a entrada dos que no estiverem paramentados. Providenciar para os convidados atrasados ou no, lugares para se sentar. Possui como Insgnia duas Espadas cruzadas. Smbolo muito usado na Magia e no Misticismo Medieval, a Espada representa o Esprito ou a Palavra de Deus. A Espada, do ponto de vista esotrico, representa o extermnio fsico e a determinao psquica dentro do caminho csmico do sacrifcio. O simbolismo da Espada est tambm ligado tambm idia da ao da justia. A Espada na Insgnia do Sentinela, antes de tudo um smbolo do sacrifcio. Simboliza que haveremos de deixar fora do Templo os sentimentos impuros ou menores, para buscarmos a Evoluo do nosso Eu Interior. A duplicidade das Espadas representa a segunda Espada Oculta , utilizada quando da realizao de nossos Trabalhos, onde o Sentinela funcionar como um Para-Raio, impedindo e combatendo

inconscientemente as Energia negativas que buscam ingresso no Templo Sagrado. Mestre de Cerimnias - Deve Organizar a fila dos Oficiais. Procurar da melhor forma possvel substitutos para os oficiais que estiverem vagos. Verificao dos DeMolay visitantes que nunca se reuniram com membros do Captulo e que tenha provado ser DeMolay. Recolher os nomes de todas as autoridades presentes DeMolay ou no e apresentar na chamada sala. Verificar tudo e conferir se falta alguma coisa na Sala Capitular aps os Diconos arrumarem (comeo e final das reunies). Possui como Insgnia dois Bastes cruzados. O Basto um atributo de Poder, semelhante ao Malhete. O Poder, neste caso, de cunho educacional, pois cabe ao Mestre de Cerimnias a coordenao e orientao das procisses previstas no ritual. O Mestre de Cerimnias como o Pastor a conduzir as ovelhas, o Lder-Litrgico de todas as Cerimnias, tendo o Duplo Basto significado anlogo ao do Duplo Malhete do Mestre Conselheiro. Devido a tal fato o Mestre de Cerimnias um dos nicos Oficiais que pode cruzar a LINHA IMAGINRIA existente entre o Altar e o Mestre Conselheiro, funcionando o Basto como um Para-Raio harmonizador das Energias encontradas na LINHA IMAGINRIA. Preceptores - Em nmero de sete, cada preceptor possui como Insgnia a Coroa da Juventude, pois cada Preceptor o Guardio de uma das Jias representativas das Sete Virtudes Cardeais da Ordem DeMolay. De acordo com o dicionrio Aurlio, Preceptor aquele que ministra preceitos ou instruo; , pois o Preceptor o Guardio e Ministro da Base Filosfica da Ordem DeMolay, das Virtudes Cardeais que sustentam todo o Edifcio da Sabedoria DeMolay.

Sem jia Sem joia

Demolay ativo Ajudar em todos os trabalhos e tarefas a eles designadas a eles. Apresentar trabalhos e propostas para o captulo Seniors auxiliar os demolays ativos e instruir a respeito de suas experincias na ordem.

Vous aimerez peut-être aussi