Vous êtes sur la page 1sur 1

ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITRIA

Filtro anaerbio com meio suporte de Bambusa tuldoide associado a filtros de areia para tratamento do esgoto de pequenos contribuintes domsticos
MATOS, M. O. ; PEREIRA, R. D. ; RAMOS, J. B. D. ; REZENDE, C. G. ; 1 2 RIBEIRO, B. O. ; SOUZA, C. V.
1 Graduandos em Engenharia Ambiental e Sanitria UNIPAC Bom Despacho brunoribeiro--@hotmail.com 2 Professor do curso de Engenharia Ambiental e Sanitria e Agronomia UNIPAC Bom Despacho cassio@meioambiente.eng.br

INTRODUO/OBJETIVO
Filtros anaerbios podem ser utilizados como uma soluo simples e vivel para pequenos contribuintes domsticos, visto que a carga orgnica desses pequena, porm em quantidade nociva ao ambiente. Com a preocupao ambiental em evidncia, parte da populao urbana tem optado pela zona rural com uma maior freqncia, em busca de qualidade de vida. Como os centros urbanos so priorizados pelas polticas nacionais de saneamento bsico, as aglomeraes ou focos de habitaes rurais, despejam, muitas vezes, seu esgoto diretamente em cursos hdricos, sem um prvio tratamento. H a necessidade de se desenvolver alternativas de baixo custo e fcil implantao para o tratamento de efluentes gerados nos domiclios rurais e em povoados fora do permetro urbano. Segundo o Censo Demogrfico de 2010, a populao vivendo nessas reas corresponde a 28% da populao total do estado de Minas Gerais. O presente trabalho objetiva desenvolver um sistema de filtro anaerbio sustentvel e eficiente, que possa ser utilizado em pequenos estabelecimentos domsticos onde no h um tratamento de esgoto, contando com a eficincia das bactrias anaerbias na depurao da matria orgnica de forma controlada (VON SPERLING, 1996) alcanando os parmetros da CONAMA n 357 de 17 de maro de 2005.

RE

FB1

FA1

FB2

FA2

FB3

FA3

Figura 1 Fluxograma do efluente dentro do sistema.

MATERIAIS E MTODOS
O sistema consiste em trs filtros anaerbios e trs filtros de areia. Para a construo, sero utilizados 12 tambores de 200 L cada, unidos dois a dois para constituir cada filtro, totalizando um cilindro com volume de 400 L. Como pode ser acompanhado pela Figura 1, os filtros anaerbios (FB1, FB2 e FB3) sero preenchidos com anis de bambu da espcie Bambusa tuldoide, com 5 cm de comprimento e dimetro de 3 cm (TONETTI et al, 2011), e contaro com um cone para descarga do lodo na parte inferior, feito de chapas de ao. Cada filtro anaerbio ter uma altura de 250 cm e um dimetro de 57 cm. O fluxo do efluente nesses filtros ser ascendente. Os filtros de areia que acompanham cada filtro anaerbio, tero em seu interior trs camadas, comeando por uma camada suporte de pedra britada de 20 cm de altura. Logo acima, haver uma camada suporte de pedregulho de 10 cm, tambm com a mesma altura para os trs filtros. Como terceira camada, diferenciando os filtros, sero testadas diferentes alturas de areia, como descrito por Tonetti et al (2003). As alturas das colunas de areia sero: 75 cm (FA1), 100 cm (FA2) e 125 cm (FA3). Cada filtro de areia ter uma altura de 170 cm e dimetro de 57 cm, e tero ainda uma tubulao para aerao de PVC, que nos filtros anaerbios ser substituda por suspiros. O sistema contar ainda com um tanque reservatrio (RE), que ser construdo tambm com dois tambores de 200 L, com um volume total de 400 L, atingindo uma altura de 170 cm e dimetro de 57 cm. Esse reservatrio ser utilizado para distribuir uma vazo constante para os filtros, visto que o efluente a ser utilizado ser do campus da Faculdade Presidente Antnio Carlos de Bom Despacho, onde o volume maior de esgoto produzido se d no horrio noturno, devido ao perodo em que se realizam as aulas, com um tempo de reteno de 12 horas determinado pela NBR 7229 de 1993. Portanto, o sistema pode ser resumido no seguinte esquema: o tanque reservatrio distribui o efluente para os trs filtros anaerbios por gravidade. O efluente ento passa pelos filtros atravs de difuso no meio suporte e vai para os filtros de areia por meio da gravidade. Todos os encanamentos sero feitos com tubos de PVC, e a vazo no interior dos filtros ser controlada por meio de registros. Como descrito por Tonetti et al (2011), o ponto de partida de filtros anaerbios desta espcie ocorre por volta de 4,4 meses, portanto, durante esse perodo, o efluente, ao sair dos filtros de areia, dever ser jogado nos reatores da faculdade, visto que no estar em condies de ir para o curso hdrico. Aps o ponto de partida, estando de acordo com a CONAMA n 357 de 17 de maro de 2005, o efluente poder ser lanado no curso hdrico.

RESULTADOS E DISCUSSO
Com o projeto, espera-se conseguir uma eficincia como a demonstrada em Tonetti et al (2003), ou maior, pois sero utilizadas as alturas de 75 e 100 cm da coluna de areia, que alcanaram melhores resultados, e ser testada uma altura de 125 cm. Os parmetros a serem avaliados como potencial hidrognio inico (pH), demanda bioqumica de oxignio (DBO), nitrognio, fsforo e potssio devem conter resultados semelhantes aos encontrados por Tonetti et al (2003; 2011). A utilizao do bambu da espcie Bambusa tuldoide vem ser uma opo ecolgica e que no agride o filtro em relao ao seu peso, visto que possui 75% de seu volume como espao vazio (TONETTI et al, 2011), o que dificultado por filtros com meio suporte de pedra britada, devido ao seu peso, com somente 55% de espao vazio.

CONCLUSES
Espera-se conseguir propores de eficincia semelhantes ao encontrado por Tonetti et al (2011), confirmando que o filtro anaerbio com meio suporte de Bambusa tuldoide, associado a filtros de areia, uma alternativa sustentvel e vivel para contribuintes domsticos onde no h um tratamento de esgoto, e onde o bambu seja fcil de ser encontrado.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 7229: Projeto, construo e operao de sistemas de tanques spticos. Rio de Janeiro, 1993. CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Resoluo n. 357 de 17 mar. 2005. CONAMA, Braslia. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br>. Acesso em: 11 fev. 2011. TONETTI, A. L. et al. Avaliao da partida e operao de filtros anaerbios tendo bambu como material de recheio. Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental (ABES), v. 16, n. 1, jan/mar. 2011. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/esa/v16n1/a04v16n1.pdf>. Acesso em: 11 ago. 2011. TONETTI, A. L. et al. Mtodo alternativo de tratamento de esgotos: Reator anaerbio com recheio de bambu associado com filtros biolgicos de areia. In: Revista Biotecnologia Cincia & Desenvolvimento, n. 31, p. 109115, jul/dez. 2003. Disponvel em: <http://www.biotecnologia.com.br/revista/bio31/filtro_bio.pdf>. Acesso em: 7 ago. 2011. VON SPERLING, M. Princpios bsicos do tratamento de esgotos. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Sanitria e Ambiental; Universidade Federal de Minas Gerais, 1996, 211 p.

Vous aimerez peut-être aussi