Vous êtes sur la page 1sur 14

GPDES PROGRAMA DE GRADUAO GESTO PBLICA PARA O DESENVOLVIMENTO ECONMICO E SOCIAL

CENTRO DE CINCIAS JURDICAS E ECONMICAS Faculdade de Administrao e Cincias Contbeis (FACC) Faculdade Nacional de Direito (FND) Instituto de Economia (IE) Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR)

CENTRO DE FILOSOFIA E CINCIAS HUMANAS Instituto de Filosofia e Cincias Sociais (IFCS)

I. INTRODUO
1.1. Nos ltimos 25 anos, a universidade pblica brasileira tem enfrentado grandes dificuldades para responder s exigncias de uma sociedade que atravessa extraordinrias transformaes. Novas cincias, novas disciplinas, novas necessidades sociais, novos segmentos surgindo no mercado de trabalho, eis realidades que nos desafiam e frente s quais, envolvidos muitas vezes com nossa prpria sobrevivncia acadmica e institucional, nem sempre temos sabido encontrar respostas criativas. verdade que o ensino de ps-graduao se ampliou e diversificou, mostrando razovel capacidade de inovao; o mesmo no se pode dizer, entretanto, do ensino de graduao, que oferece hoje praticamente as mesmas habilitaes que oferecia nos anos 70. Em conseqncia, a oferta de habilitaes que venham atender s realidades e demandas sociais contemporneas quase sempre tem sido suprida pelo ensino superior privado, que, se por um lado mostra grande agilidade em adaptar-se, o faz quase sempre sob a gide de uma lgica predominantemente mercantil, longe da excelncia e compromisso social que nossa sociedade espera. 1.2. Trata-se, pois, de engajar a universidade pblica, e a UFRJ em particular, num processo que, respeitando a tradio universitria nas reas j consolidadas, permita responder com lucidez e rapidez aos desafios que se nos colocam. Trata-se, igualmente, de conduzir projetos inovadores que, ultrapassando as muralhas entre departamentos e unidades, afirmem uma viso interdisciplinar. 1.3. O Curso de Gesto Pblica para o Desenvolvimento Econmico e Social foi concebido como projeto de vrias unidades do Centro de Cincias Jurdicas e Econmicas, s quais se somou o Instituto de Filosofia e Cincias Sociais, do Centro de Filosofia e Cincias Humanas, que desta forma se comprometem a desenvolver conjuntamente uma proposta inovadora, luz de uma concepo aberta e integrada de Universidade. Ele dever contar tambm com a colaborao de outras unidades e centros da UFRJ.

II. JUSTIFICATIVA
2.1. Quase todos os cursos de Administrao, no ensino superior privado como na universidade pblica, converteram-se nos ltimos anos rea de Administrao de Empresas. Em consonncia com determinados diagnsticos e prognsticos que profetizam, tanto quanto anseiam, a reduo inexorvel e irreversvel do lugar e papel do Estado na vida econmica, social e cultural, assistiu-se ao quase total desaparecimento, em nossas universidades, de cursos voltados para a formao e qualificao de administradores pblicos. 2.2. Ora, a formao de quadros, cientfica, tcnica e eticamente preparados, aptos a assumirem responsabilidades enquanto gestores pblicos tarefa urgente e de importncia transcendental para a preservao e aperfeioamento da ao pblica nos mais diferentes campos e nveis: elaborao e implementao de polticas, planos, programas e projetos, assim como gesto, monitoramento e avaliao das prticas e intervenes de agncias governamentais e no governamentais. Ao contemplar organizaes e instituies no governamentais e, de modo mais amplo, o Terceiro Setor, esta proposta afirma seu compromisso com uma viso de setor e espao pblicos que transcende a esfera estrita do estado e do aparelho estatal, para abarcar o campo mais amplo e abrangente de instituies, agentes e redes sociais, coletivos e comunidades que operam na sociedade civil e na fronteira entre esta e o estado, em diferentes nveis de estruturao e formalizao. tambm fundadora a convico de que a responsabilidade por conceber e implementar a base educacional que prepare estes quadros incumbe, em primeiro lugar, Universidade Pblica. 2.3. O investimento na formao destes quadros impe, igualmente, que se considerem as dinmicas sociais complexas do mundo contemporneo, que exigem do Gestor aptido e vocao para engajar-se como um promotor do desenvolvimento econmico, social e cultural. Ao contrrio do Administrador Pblico dos modelos estritamente burocrticos1, que se contentava em ser um fiel cumpridor de rotinas e procedimentos, o que se espera hoje, nos diferentes setores, escalas e nveis de governo, assim como nas organizaes no governamentais, que o novo gestor pblico mostre capacidade para conceber, elaborar, implementar, gerenciar, monitorar,

No Brasil, a implantao deste modelo, que, tendo em vista a herana patrimonialista do Estado brasileiro, constituiu uma verdadeira revoluo administrativa, deveu-se, em primeiro lugar, ao DASP Departamento de Administrao do Servio Pblico (1938)

avaliar e promover formas de controle social de polticas, planos, programas e projetos de desenvolvimento econmico, social e cultural. 2.4. O Programa de Graduao em Gesto Pblica para o Desenvolvimento Econmico e Social vem suprir a necessidade de formar quadros para um Setor Pblico contemporneo de seu tempo, democrtico, aberto, em permanente interao com a sociedade civil e voltado para o desenvolvimento econmico, social e cultural. Nos nveis federal, estadual e municipal, nos mais variados segmentos do setor pblico, flagrante a carncia de quadros profissionais, habilitados cientfica, tcnica e eticamente - a formularem, implementarem e gerirem polticas, planos, programas e projetos em mbito nacional, regional, estadual e local. Ajudar a superar esta carncia, tarefa urgente e da maior relevncia social, eis o objetivo mais geral do Programa de Graduao em Gesto Pblica para o Desenvolvimento Econmico e Social. 2.5. Tambm crescente a demanda de qualificao profissional sentida por organizaes no governamentais, e, de maneira mais ampla, pelo que vem sendo designado de Terceiro Setor. Pela prpria natureza das atividades desenvolvidas por estas organizaes, geralmente em estreita interao com o Setor Pblico, a qualificao na rea de Gesto Pblica e Desenvolvimento para o Desenvolvimento Econmico e Social vir tambm atender importante demanda de qualificao. Organizaes cooperativas e de economia solidria, tanto quanto associaes e organizaes cvicas de vrios tipos, desempenham crescente papel na vida contempornea, tanto do ponto de vista econmico, como poltico e cultural. Qualificar seus quadros para uma ao que se coadune com seu carter e objetivos pblicos constitui, igualmente, tarefa urgente e da maior relevncia. 2.6. O Curso proposto permitir articular de maneira criativa e inovadora vrias unidades do CCJE Faculdade de Administrao e Cincias Contbeis, Faculdade Nacional de Direito, Instituto de Economia, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Ncleo de Estudos Internacionais. Alm disso, pela prpria natureza do ensino e pesquisa a serem desenvolvidos, o Curso de Gesto Pblica para o Desenvolvimento Econmico e Social propiciar estreita colaborao com outras unidades e cursos da UFRJ.

III. OBJETIVOS 3.1. Objetivo Geral


Formar, numa concepo pluridisciplinar, Gestores Pblicos capacitados para a elaborao, implementao, gesto, monitoramento e avaliao de polticas, planos, programas e projetos de desenvolvimento econmico e social em diferentes escalas, seja em agncias governamentais ou no governamentais, isto , no Setor Pblico e no Terceiro Setor.

3.2. Objetivos Especficos do Curso de Graduao


Conferir aos Gestores Pblicos slida formao bsica pluridisciplinar, contemplando as Cincias Econmicas, Cincias Sociais (Sociologia, Antropologia e Poltica), Cincias da Administrao, Cincias Contbeis, Cincias Jurdicas e Planejamento Urbano e Regional, Metodologias Qualitativas e Quantitativas; Capacitar os Gestores Pblicos a engajarem-se em processos participativos e de interao com a sociedade civil, voltados para a democratizao das instituies, polticas e aes governamentais; Formar Gestores Pblicos vocacionados para atuarem em processos de desenvolvimento e mudana econmicos e sociais, aptos a conceberem, elaborarem, e implementarem, gerirem, monitorarem e avaliarem polticas, programas, planos e projetos de desenvolvimento econmico e social, em diferentes nveis, escalas e setores; Qualificar os formandos para pesquisa, anlise e elaborao de diagnsticos; Qualificar os formandos para a prtica profissional e cidad inspirada em valores ticos e no esprito pblico; Formar Gestores Pblicos aptos a liderarem e apoiarem processos voltados para o aperfeioamento da Administrao Pblica em seus vrios nveis e setores; Formar Gestores Pblicos comprometidos com os direitos humanos (econmicos, sociais, culturais, ambientais) e aptos a participarem de processos voltados para o avano da democracia e justia social na sociedade brasileira.

Formar Gestores Pblicos para cooperativas, organizaes no governamentais de diferentes naturezas e objetivos, organizaes sindicais e profissionais, associaes civis e outras organizaes da sociedade civil de interesse pblico.

IV. UM PROGRAMA PLURIDISCIPLINAR E INTERINSTITUCIONAL


4.1. A opo pluridisciplinar do Curso de Gesto Publica para o Desenvolvimento Econmico e Social apia-se numa concepo pedaggica e epistemolgica que se articula em torno s Cincias Sociais Aplicadas. Esta concepo encontra seu lugar natural do Centro Cincias Jurdicas e Econmicas que , tambm, em nossa Universidade, por excelncia, o lugar de encontro do que o CNPq qualifica como Cincias Sociais Aplicadas. 4.2. Neste sentido, a opo pluridisciplinar do Curso de Gesto Publica para o Desenvolvimento Econmico e Social est solidamente apoiada no engajamento e na articulao institucional e acadmica das seguintes unidades: Faculdade de Administrao e Cincias Contbeis, Faculdade Nacional de Direito, Instituto de Economia, Instituto de Pesquisa, Instituto de Filosofia e Cincias Sociais, Planejamento Urbano e Regional e o Ncleo de Estudos Internacionais. 4.3. O Curso de Gesto Publica para o Desenvolvimento Econmico e Social poder igualmente contar com o concurso de docentes lotados em outras unidades da UFRJ 4.4. A articulao institucional ser assegurada pela constituio de um Colegiado do Curso e regulamentao acadmica prpria, no estando prevista, porm, a constituio de nova unidade ou rgo suplementar.

V. REGIME ACADMICO E PROPOSTA PEDAGGICA


5.1. O Curso de Gesto Pblica para o Desenvolvimento Econmico e Social dever adotar prticas de ensino-aprendizagem que estimulem o esprito crtico e a pesquisa, o trabalho coletivo, o contato com realidades concretas. Trabalhos em grupo constituiro importante parte do processo de avaliao. 5.2. Todos os estudantes tero suas atividades acompanhadas e orientadas, desde seu ingresso, por um Professor Tutor. 5.3. O Curso ser integralizado em 8 semestres, com a seguinte estrutura curricular bsica: 33 disciplinas obrigatrias, de Formao Bsica, sendo 30 delas de 60 horas e 3 de 30 horas, num total de 1.890 horas (126 crditos); 6 disciplinas de escolha restrita, de Formao Concentrada, num total de 360 horas (24 crditos); 6 disciplinas de escolha condicionada, de Formao Complementar, num total de 360 horas (24 crditos); estgio profissional ou monografia de final de curso, num total de 360 horas (24 crditos). participao, ao longo do curso, em eventos cientficos e acadmicos relevantes para a formao, devidamente comprovados, num total de 30 horas (2 crditos) . Assim, a integralizao do curso ser feita com 3.000 horas (200 crditos). 5.3. Embora no seja rgido, o calendrio de oferta de disciplinas poder seguir o formato abaixo: 5 semestres letivos consagrados Formao Bsica, com disciplinas obrigatrias nas seguintes reas: Cincias Econmicas, Cincias Sociais (Sociologia, Antropologia e Cincia Poltica), Cincias da Administrao e Cincias Contbeis, Cincias Jurdicas, Planejamento Territorial; 2 semestres letivos consagrados Formao Concentrada, com disciplinas de escolha condicionada nas seguintes reas: Gesto do Setor Pblico e Gesto do Terceiro Setor; 8

1 semestre letivo consagrado s Optativas; 1 semestre letivo consagrado realizao de estgio profissional ou elaborao de monografia de final de curso.

VI. PERFIL E COMPETNCIAS DO FORMANDO


6.1. O curso formar o Bacharel em Gesto Pblica para o Desenvolvimento Econmico, com uma das duas nfases seguintes: Gesto Pblica para o Desenvolvimento Econmico e Social nfase Gesto do Setor Pblico; Gesto Pblica para o Desenvolvimento Econmico e Social nfase Gesto do Terceiro Setor Pblico. 6.2. O bacharel em Gesto Pblica para o Desenvolvimento Econmico e Social ser um profissional com formao pluridisciplinar no campo das Cincias Sociais Aplicadas, qualificado cientfica, tcnica e eticamente para: contribuir com o aperfeioamento da ao pblica nos mais diferentes campos e nveis; participar e conduzir processos de concepo, elaborao e implementao de polticas, planos, programas e projetos na esfera pblica; atuar na gesto, monitoramento e avaliao das prticas e intervenes de agncias governamentais e no governamentais; contribuir, atravs de conceitos, mtodos e prticas inovadoras e democrticas, para a maior eficincia e efetividade da interveno pblica de instituies governamentais e no governamentais; contribuir para a gesto profissional e eficiente de organizaes do Terceiro Setor - organizaes no governamentais, Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico, cooperativas e outras organizaes produtivas de economia solidria, tanto quanto associaes e organizaes cvicas de vrios tipos, que desempenham crescente papel na vida contempornea, tanto do ponto de vista econmico, como poltico e cultural. 6.3. O Bacharel em Gesto Pblica para o Desenvolvimento Econmico e Social dever ter as seguintes competncias e habilidades: reconhecer e definir problemas, equacionar solues, transferir e generalizar conhecimentos e conduzir, em diferentes graus de complexidade, processo participativos de tomada de deciso;

10

produzir anlises e diagnsticos sociais nas escalas local, regional e nacional, com vistas concepo, elaborao, implementao e gesto de polticas, planos, programas e projetos na esfera pblica; analisar os limites e possibilidades legais da ao de rgos governamentais e no governamentais; assessorar e contribuir para a concepo e elaborao de normas e regramentos legais e infra-legais; elaborar e analisar oramentos de rgos governamentais e no governamentais; analisar e contribuir para a anlise do desempenho contbil de rgos governamentais e no governamentais; monitorar e produzir avaliaes de polticas, planos, programas e projetos pblicos; participar da concepo e criao de programas pblicos de comunicao social relativos a polticas, planos, programas e projetos elaborar relatrios, avaliaes, anlises de polticas, planos, programas e projetos; coletar, interpretar e usar informaes econmicas e sociais para a concepo, elaborao, implementao e gesto de polticas, planos, programas e projetos na esfera pblica; avaliar a ao pblica segundo critrios de efetividade, eficincia e tica; desenvolver expresso e comunicao compatveis com o exerccio profissional, inclusive em processos de negociao, processos participativos e em comunicaes interpessoais ou intergrupais; ter iniciativa, criatividade, determinao, vontade poltica e administrativa, vontade de aprender, abertura s mudanas e conscincia da qualidade e das implicaes ticas do seu exerccio profissional; desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experincia cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuao profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional apto a enfrentar situaes novas.

11

VII. DISCIPLINAS
7.1. Disciplinas de Formao Concentrada - Obrigatrias 1- Microeconomia 2- Macroeconomia 3- Teorias do Desenvolvimento Econmico 4- Economia Brasileira 5- Economia do Setor Pblico 6- Instituies Econmicas Internacionais* 7- Cincias Sociais para a Gesto Pblica I 8- Cincias Sociais para a Gesto Pblica II 9- Formao Econmica e Social Brasileira 10- Estado no Brasil 11- Polticas Sociais 12- Fundamentos e Teorias da Administrao 13- Administrao Pblica 14- Fundamentos da Contabilidade 15- Contabilidade de Instituies Pbicas 16- Gesto Oramentria 17- Histria da Administrao Pblica no Brasil 18- Instituies Jurdicas 19- Direito Constitucional para a Administrao 20- Direito Administrativo 21- Introduo ao Direito Tributrio 22- Direitos Humanos 23- Instituies Jurdicas Internacionais * 24- Teorias do Planejamento 25- Teorias e Instrumentos do Planejamento Urbano e Regional 26- Economia Poltica da Urbanizao 27- Estado e Organizao Territorial do Brasil 28- Poltica e Planejamento Ambiental 29- Mtodos Quantitativos Aplicados Gesto I 30- Estatsticas Econmicas e Sociais* 31- Metodologia Cientfica e Tcnicas de Pesquisa 32- Elaborao e Avaliao de Projeto 33- tica do Setor Pblico

CINCIAS ECONMICAS

CINCIAS SOCIAIS

CINCIAS DA ADMINISTRAO E CINCIAS CONTBEIS

CINCIAS JURDICAS

PLANEJAMENTO TERRITORIAL

METODOLOGIAS

(*) 30 horas

12

7.2. Disciplinas de Formao Concentrada - Escolha Restrita Os estudantes cumpriro 6 disciplinas escolhidas na nfase pela qual optou. H disciplinas que podem ser escolhidas por estudantes das duas nfases. Gesto do Setor Pblico Gesto do 3o Setor Estado e Movimentos Sociais Direito Ambiental Planejamento e Desenvolvimento Local Poltica Econmica Estado e Classes Sociais no Brasil Comunicao Social Planejamento e Gesto Participativa Mtodos Quantitativos Aplicados Gesto Pblica II Gesto Pblica da Informao Economia Cooperativa e do 3 Setor Economia Urbana e Regional Estado, Mercado e 3 Setor Oramento Governamental Anlise de Relatrios Financeiros Auditoria e Controle Plano de Negcio Elaborao e Anlise Procedimentos Administrativos Bases Jurdicas do 3o Setor Direito Administrativo II Desenvolvimento Comunitrio 7.3. Disciplinas de Formao Complementar Escolha Condicionada. Os estudantes escolhero seis disciplinas nos cursos de graduao oferecidos pelas unidades do CCJE ou de outras unidades. As disciplinas de Formao Concentrada da nfase que no for a escolhida pelo estudante poder ser cursada como Disciplina de Formao Complementar. Em todos os casos, o tutor dever aprovar a escolha do aluno. 7.4. Requisitos Curriculares Suplementares. Tpicos Especiais em Gesto Pblica. Os estudantes devem cumprir 30 horas (2 crditos), ao longo do curso, em eventos cientficos e acadmicos relevantes para a formao, devidamente comprovados. Monografia ou Estgio Supervisionado. Os estudantes devero optar por realizar uma monografia de final de curso ou estgio supervisionado, com carga horria de 360 horas (6 crditos).

13

VIII. FORMATO INSTITUCIONAL -ADMINISTRAO ACADMICA


8.1. So rgos de Direo e Administrao Acadmicas: A Coordenao do Curso, integrada por: Coordenador do Curso, Vice-Coordenador do Curso, Coordenador Adjunto de Pesquisa e Extenso, Coordenador Adjunto de Estgios; O Colegiado do Curso; A Secretaria do Curso, integrada por: Secretaria da Coordenao; Secretaria de Ensino; Secretaria de Pesquisa e Extenso; Secretaria de Estgios. 8.2. O Colegiado do Curso, instncia mxima de deliberao e direo acadmica ser integrado por: um representante designado da FACC, um representante da FND, um representante do IE, um representante do IFCS, um representante do IPPUR, o Coordenador do Curso, o ViceCoordenador do Curso, o Coordenador de Pesquisa e Extenso, representao discente, representao dos servidores tcnico-administrativos.

14

Vous aimerez peut-être aussi