Vous êtes sur la page 1sur 33

Capitulo III 1.

Os 16 Mandamentos de If
Traduo para o Portugus com o Conceito dos Mandamentos de If no Odu k-fn Muitos andam pela vida sem rumo e acabam por ir buscar os conselhos de If. Este era o caso dos ancestrais que buscaram cobrar de If a promessa feita por Oldmar (Deus), que dava a eles uma Vida Longa. Assim If advertiu:

1. No digam o que no sabem (sr pode ser tanto uma conta sagrada como um nome de uma pessoa) 2. No faam ritos que no saibam fazer (novamente avisa no troquem a conta sagrada pelo nome) 3. No enganem as pessoas (trocando a pena de papagaio por morcego) 4. No conduzam as pessoas a uma vida falsa (mostrando a folha de rk e dizendo que folha de Oriro) 5. No queiram ser uma coisa que vocs no so (no queiram nadar se vocs no conhecem o rio) 6. No sejam orgulhosos e egocntricos 7. No busquem o conselho de If com ms intenes ou falsidade (kl um ttulo usado para rnml) 8. No rompam (no mudem) ou revelem os ritos sagrados, fazendo mal uso deles 9. No sujem os objetos sagrados com as impurezas dos Homens; busquem nos ritos sagrados somente coisas boas 10. Os templos devem ser lugares puros, onde a sujeira do carter Humano deve ser lavada 11. No desrespeitem ou inferiorizem os que tm maior dificuldade de
Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
74

assimilar conhecimentos ou deficincias no carter, ajude-os a mudar 12. No desrespeitem os mais velhos, a sabedoria est com eles, a vida os fez aprender 13. No desrespeitem as linhas de condutas morais 14. Nunca traiam a confiana de seu semelhante 15. Nunca revelem segredos que lhe so confiados; falar pouco e somente o necessrio demonstra sabedoria 16. Respeitem os que possuem cargos de responsabilidade maior; o Babalwo um Pai, portanto, devido grande respeito aos Pais. Mas os ancestrais no cumprem as determinaes de Deus, trazidas e mostradas por rnml. Deus usa os rs para advertir o Homem, mas no obtm sucesso. O Homem no ouve os conselhos. Mesmo assim, em erro, o Homem ainda acusa a rnmla. Mais uma vez no reconhecendo seus prprios erros. O Homem tem esse hbito, o de culpar os outros pelas suas maneiras erradas. Diante de tais atitudes, Deus fica desobrigado de cumprir Sua palavra com o Homem, permitindo ento que o Homem morra idoso e venha a renascer jovem, para que uma nova caminhada de aprendizados se inicie, em outra vida, em outro lugar, e quem sabe assim, nessa nova etapa, o homem aprenda os mandamentos de If pondo fim a esse ciclo sofrido.

Assim se repetiro esses ciclos, at que o Homem aprenda a mudar, tornandose um Egngn gb (Ancestral Ilustre) que recebe funes mais importantes no run (no Alm)!

Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
75

2. Conduta Moral e Espiritual para os Mdiuns Iniciados


1. Manter dentro e fora da Tenda, isto , na sua vida Espiritual ou Religiosa e vida particular uma conduta irrepreensvel, de modo a no suscitar crticas, pois qualquer deslize nesse sentido ir reflectir-se na sua Tenda de Umbanda e mesmo na Umbanda, de modo geral.

2. Procurar instruir-se nos assuntos Espirituais elevados, lendo o Evangelho de Cristo Jesus e outros livros indicados pelo Dirigente Espiritual da Tenda de Oxossy, bem como assistindo Palestras, Workshops e Cursos nesse sentido, dentro da Tenda de Oxossy e/ou noutros locais, desde que haja permisso do Dirigente Espiritual da Tenda de Oxossy.

3. Conservar a sua Sade Psquica, vigiando constantemente, o aspecto moral.

4. No alimentar vibraes de dio, rancores, inveja, cimes ou qualquer sentimento ou pensamento reconhecidamente negativo.

5. No falar mal nem julgar algum, pois no se pode chegar s causas pelo aspecto grosseiro dos efeitos.

6. No julgar que o seu Protetor o mais forte, o mais Sbio, muito mais tudo que o do seu irmo, Mdium tambm.

7. No viva impondo os seus dons Medinicos, falando a toda a hora dos feitos dos seus Guias ou Protetores. Lembre-se de que tudo isso pode ser problemtico e transitrio e no se esquea de que pode ser testado por outrem e toda essa sua conversa vaidosa ruir fragorosamente.

Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
76

8. D paz ao seu Protetor no Astral, deixando de falar tanto no seu nome, isto , vibrando constantemente nele. Assim, est fanatizando-se e aborrecendo a Entidade. Fique certo de que se ele, o seu protetor, tiver ordens e direitos de trabalho, poder at disciplin-lo, no fazendo as ligaes medinicas e mesmo castigando-o materialmente, organicamente, financeiramente etc. Se for este tipo de pessoas, alm de tudo isso, ainda comete erros em nome de sua Entidade Protetora.

9. Quando for para a sua sesso, no v aborrecido e quando chegar l, no procure conversas fteis. Recolha-se em pensamentos de paz, f e caridade pura para com o prximo.

10. Lembre-se sempre de que ser mdium considerado pronto ou desenvolvido, conveniente tomar banhos de descarga determinados por seu Guia ou Protetor. Se for mdium em desenvolvimento, procure saber quais os banhos e defumadores mais indicados, que ser dado pelo seu Pai no Santo da Tenda de Oxossy. 11. No use Guias ou colares de qualquer natureza sem ordem comprovada da sua Entidade Protetora e testadas na Tenda, ou ento, somente por indicao do Mdium-Chefe, se for pessoa reconhecidamente capacitada.

12. No se preocupe em saber o nome do seu Guia ou Protetor antes que ele julgue necessrio e por seu prprio intermdio. de toda convenincia tambm no tentar reproduzir, de maneira alguma, qualquer ponto riscado que o tenha impressionado, dessa ou daquela forma.

13. No mantenha convivncia com pessoas ms, viciosas, maldizentes etc. Isto importante para o equilbrio de sua aura e dos seus prprios pensamentos. Tolerar a ignorncia no compartilhar dela.
Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
77

14. Acostume-se a fazer todo o bem que puder, sem visar a recompensas.

15. Tenha nimo forte atravs de qualquer prova ou sofrimento. Aprenda a confiar e a esperar.

16. Aprenda a fazer recolhimento dirio, pelo menos de meia hora, a fim de meditar sobre suas aes e outras coisas importantes da sua vida. 17. No confie a qualquer um os seus problemas ou segredos. Escolha a pessoa indicada para isso. O Pai no Santo saber ouvir e aconselhar se necessrio.

18. No tema a ningum, pois o medo a prova de que est em dbito com a sua conscincia.

19. Lembre-se sempre de que todos ns erramos, pois o erro da condio humana e portanto ligado dor, h vrios sofrimentos e, consequentemente, as lies, com suas experincias... Sem dor, sofrimento, lies e experincias no h Karma, no h humanizao nem polimento ntimo. O importante que no se erre mais, ou pelos menos no cometer os mesmos erros. Passe uma esponja no passado, erga a cabea e procure a senda da reabilitao (caso se julgue culpado de alguma coisa), e para isso, mate a sua vaidade, no se importe, em absoluto, com que os outros disserem. Faa tudo para ser tolerante e compreensivo, pois assim, s boas coisas podero ser ditas de voc.

20. Zele pela sua Sade fsica, com uma alimentao racional e equilibrada.

Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
78

21. No abuse de carnes, fumo e outros excitantes, principalmente o lcool.

22. Nos dias de sesso, regule a sua alimentao e faa tudo para se encaminhar aos trabalhos Espirituais limpo de corpo e esprito.

23. No se esquea, em hiptese alguma, de que no deve ter relaes ou contatos carnais (relaes sexuais) no dia da sesso.

24. Tenha sempre em mente que, para qualquer pessoa, especialmente o mdium, os bons espritos somente assistem com preciso, se verificar em uma boa dose de humildade ou de simplicidade no corao. A vaidade, o orgulho e o egosmo cavam o tmulo do mdium.

25. Aprenda lentamente a orar confiando em Jesus/Oxal, o Regente do Planeta Terra. Cumpra as ordens ou conselhos de seu Guia ou Protetor. Ele seu grande e talvez nico amigo e quer somente a sua felicidade.

26. E finalmente: se um irmo que est na condio de Mdium-Chefe, com toda responsabilidade espiritual do Terreiro/Tenda nas suas mos, convm que se guarde rigorosamente contra a vampirizao daqueles que s procuram a Tenda de Oxossy e sua Entidade Protetora para fins de ordem material, pessoal, com casos e mais casos, sempre pessoais... Convm que se guarde, para seu prprio equilbrio e segurana, contra esses aspetos que envolvem sempre ngulos escusos relacionados com o Baixo Astral. Isso no prprio das coisas que se entendem como Caridade. Isso vampirizao, sugao de gente viciada, interesseira que pensa ser a Umbanda uma agncia comercial, e a Tenda de Oxossy, o balco onde pretendem servir-se atravs de seu Guia ou Protetor. Enfim, no permita que o Baixo Astral

Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
79

alimente as correntes mentais e Espirituais de sua Tenda, pois se isso acontecer, voc dificilmente se livrar dele e ser um escravo...

Todo o mdium deve saber os seus mandamentos para doutrina prpria.

Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
80

2.1 Mensagem ao Mdium Umbandista da Tenda de Oxossy

O Mdium tem uma grande responsabilidade, pois foi-lhe dado o manancial suficiente para que possa ser o esteio de elevao moral e Espiritual de muita gente. Portanto, para que possa us-lo, necessrio certo cuidados ntimos, pois um espelho difuso e ofuscado no reflete uma boa imagem e a sua tem de ser Compreenso, Pacincia, Renncia e muito Amor. Ns, Espritos encarnados e desencarnados, que militamos nessa corrente valiosa, temos interligaes no Plano Astral e temos de difundi-las aqui na Terra, pois foi essa a misso que nos foi confiada pelo Pai Oxal e somos ns que temos o dever de abarcar toda essa gente perdida de uma orientao mais profunda e sensata, e o mdium tem de procurar ser o exemplo vivo das lies dadas pelo Pai. De nada adianta o mdium querer galgar degraus de conhecimentos mgicos, sem que antes saiba coordenar seus desejos, para tal, fica claro que antes de qualquer iniciativa nesse sentido, necessria uma viglia constante nas suas aes morais, que se demonstra como exemplo que lhe seguem. O Mdium Umbandista um potencial por si s, mas que faa jus por s-lo e militar nessa corrente onde as Falanges que a formam tm conhecimento profundo da vida, mas no abre mo do conhecimento maior, que o Amor ao Pai Oxal. Mdium Umbandista tem a obrigao de aprimorar todos os dias os conhecimentos, pois ele o seu maior aliado na grande misso que tem a cumprir. So essas verdades presentes na Umbanda que a torna to plural, bela, simples e ao mesmo tempo rica. Por de trs de uma simples Roupagem Fludica esto Espritos de alta envergadura Espiritual, sem ttulos de Doutores, de Mestres ou qualquer outro, que no eles, mas sim ns que necessitamos de muletas que o nosso ego ostenta.

Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
81

3. Deveres e Responsabilidades dos Mdiuns


Toda pessoa deve habituar-se a visitar a sua conscincia, em exerccio constante de autoconhecimento e reforma ntima. No caso especfico daqueles que escolhem trabalhar na Caridade atravs da mediunidade, esse exerccio deve tambm voltar-se ao questionamento das motivaes e propsitos relacionados ao trabalho medinico (Por que fao parte desse trabalho?; Quais so os meus reais objetivos?; Estou a agir de acordo com os meus objetivos?). Devido falta de entendimento geral em torno da mediunidade e ao fascnio relacionado ao fenmeno medinico em si, o mdium precisa estar sempre seguro a respeito do trabalho que deseja ajudar a realizar, pois, caso contrrio, muitas iluses podem desvi-lo do caminho que, inicialmente e bem intencionado, se props a seguir. Primeiro, devemos estar plenamente conscientes de que o mdium um instrumento e, como tal, deve servir com humildade e responsabilidade ao Plano Maior. A primeira consequncia da real compreenso desse fato que o mdium deve estar sempre disposto ao trabalho, pois esse trabalho representa uma oportunidade recebida. Assim, o trabalho medinico nunca uma graa que o mdium concede aos outros, mas, sim, como uma oportunidade que ele recebe de servir, de aprender, de crescer. Da mesma forma, o mdium deve estar sempre consciente de que est a trabalhar para o Plano Maior, e no para agradar ou servir as pessoas da maneira que elas querem ou que podemos julgar ser a melhor. As decises a respeito do tipo de trabalho a ser realizado e da maneira pela qual ele ser realizado cabem, sempre, ao Plano Maior, representado pelos Dirigentes do Trabalho Espiritual, e no ao mdium. No quer dizer que o mdium no deva questionar o tipo de trabalho desenvolvido. No se estimula, de forma alguma, a F Cega. Parte da responsabilidade de cada mdium reside em questionar e na buscar constantemente uma F Raciocinada.
Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
82

Precisamos confiar nas Entidades que trabalham conosco para podermos realmente servir de corao aberto. Ento o Mdium pergunta Como se sabe se podemos confiar nas Entidades que trabalham conosco?. A primeira parte da resposta foi-nos dada h mais de 2000 anos: reconhecese a rvore pelos seus frutos. De um Esprito iluminado, s podemos esperar aes que promovam o bem, exemplificadas nos seus ensinamentos e na sua maneira de agir. A segunda parte da resposta, a mais crucial, refere-se viglia que devemos manter. Como o trabalho medinico envolve, por definio, sintonia entre o Mdium e o Esprito comunicante, todo mdium , e sempre ser, parte fundamental da qualidade da experincia medinica. Assim, ter o hbito de vigiar os nossos pensamentos e intenes, no exerccio da mediunidade e em todos os outros aspectos de nossa vida, protege-nos de um nico real inimigo: ns mesmos. Na mediunidade exercida na Umbanda, Jesus/Oxal o modelo maior para nos guiar num trabalho a ser feito com o corao Puro, com a inteno verdadeira de servir para o trabalho de Amor. Dentro dessa conscincia, para nos conseguirmos entregar com segurana ao trabalho medinico, devemos seguir os nossos caminhos com um sentido de propsito claro, com F e, sempre, vigilantes de ns mesmos. Essencialmente, o que determina a qualidade do trabalho Espiritual a ser realizado e o tipo de Espritos que dele participam o equilbrio e a inteno da casa, nunca a quantidade de pessoas, o nome da casa sob o qual elas se renem, a preciso do ritual, ou a riqueza material do local de trabalho. Uma pessoa desvinculada de qualquer religio que exerce a Caridade e o Amor de forma constante, pura, desinteressada, intensa e humilde est, sem sombra de dvidas, em melhores condies de ser til ao Plano Maior do que um mdium experiente, trabalhando numa casa onde canta todos os pontos, faz todas as oferendas e veste-se de branco e com Guias, mas que, pelo motivo que seja, no est a trabalhar por Amor e com Amor. Qualquer pessoa, independente de vnculo Religioso, ser to til ao Plano Maior quanto maior for a sua
Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
83

estabilidade emocional e o seu nvel de paz interior, que s o esforo da reforma ntima traz. A inteno e a f presentes no trabalho medinico so os fatores mais importantes para o sucesso do mesmo. Todo trabalho espiritual requer dos mentores que trabalham conosco uma organizao e um planejamento que so, provavelmente, muito maiores do que podemos imaginar. Frequentemente, o mdium pode ser instrumento para diversos tipos de trabalhos de Caridade, durante o despreendimento pelo sono ou em qualquer outro momento do dia, respeitando sempre o nosso livre arbtrio e disponibilidade, ele usa e abusa dos seus filhos para vencer suas demandas; ou seja, podemos ser teis a trabalhos de Caridade em todos os momentos do nosso dia. luz disso, percebemos que nosso potencial para servir os Mentores que trabalham conosco pode ser muito grande e, tambm, muito longe de nossa compreenso ou de um conhecimento consciente. Assim, como podemos ser realmente teis atravs do trabalho medinico se somos inseguros e inconstantes? Como podemos ser bons instrumentos se no estamos convictos de nossos objetivos, se no carregamos nos nossos coraes intenes to nobres quanto verdadeiras? A maior oportunidade que a mediunidade nos d a de necessitarmos estar sempre atentos ao nosso equilbrio interior e aos nossos pensamentos. Essa , tambm, a maior responsabilidade de todas as pessoas, mas, especialmente, de todas aquelas que escolhem trabalhar na Caridade atravs da mediunidade. uma responsabilidade, que se for exercida de corao, s nos trar felicidade: o jugo leve ao qual Jesus se referiu. O trabalhador de uma casa medinica tem, em geral, oportunidades mais frequentes de dialogar com as Entidades, Guias ou Mentores Espirituais, do que a maioria das pessoas. Esse fato, em si, traz a esses trabalhadores uma responsabilidade muito grande, pois o uso adequado daquilo que recebemos nos ser cobrado pela nossa conscincia quando alcanarmos uma maior evoluo intelectual e moral. A respeito dos tipos de perguntas que devemos levar aos Espritos Superiores, os quais tm sempre prazer em respond-las quando elas nos levam ao bem e ao progresso. Ser que devemos usar o contato frequente que temos com as
Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
84

Entidades para satisfazer curiosidades ou atender a necessidades imediatistas referentes nossa vida pessoal? Ser que devemos procurar problemas para trazer anlise dos nossos irmos mais iluminados? Pense a respeito sobre estas questes. Uma questo, A que ponto de vibrao estamos a levar os Espritos que vm nos ajudar? Precisamos ter muito cuidado para no canalizar a energia dos nossos Iluminados Guias para assuntos de ordem material, de natureza inferior. Essa parte importantssima da responsabilidade da equipe medinica. Estejamos sempre, por favor, plenamente conscientes da orientao que queremos dar aos trabalhos. Os nossos Mentores vm auxiliar-nos na nossa evoluo moral e intelectual, porm eles precisam de nossa cooperao, atravs de um trabalho consciente, bem intencionado e responsvel, para que consigamos ajudar com mais eficincia. No podemos, nem devemos, censurar todas as perguntas de carter pessoal e rotul-las como sendo de finalidade egosta ou imediatista. Como pode sempre haver um fim produtivo nessas perguntas, todos os nossos Mentores estaro sempre dispostos a nos dar auxlio e orientao quando nos deparamos com dificuldades nas nossas vidas. Devemos manter em mente que ao nos dispor ao trabalho na Caridade pela mediunidade, devemos antes buscar servir do que ser servido, antes consolar do que ser consolado. Muitos irmos em grande sofrimento e ignorncia podem encontrar alvio atravs de nossa mediunidade e, se escolhemos remoer improdutivamente os nossos problemas quando estamos em condies de trabalhar, no estamos a exercer todo o bem que poderamos exercer. Paralelamente, muito importante que sempre nos lembremos que os problemas nas nossas vidas so, na verdade, solues, ou seja, oportunidades de crescimento. Vivenciar esse conhecimento atravs de uma atitude sempre positiva, que reflita resignao e pacincia, um dos grandes frutos da verdadeira F. As Entidades que trabalham conosco nunca vo resolver os nossos problemas, pois isso seria um desfavor para ns. Vo, isso sim, auxiliar-nos a resolv-los

Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
85

atravs de ensinamentos que nos motivem a buscar a F e o cumprimento da Lei do Amor nas nossas vidas. Durante os trabalhos de Passe e Atendimento, todos os trabalhadores da casa (fisicamente presentes ou no) tm uma importncia muito grande. A idia de que a responsabilidade e o sucesso do trabalho dependem somente das Entidades que vm oferecer-nos auxlio no corresponde realidade. Da mesma forma, a idia de que um tipo de mediunidade mais importante do que outro, ou de que um mdium tem um papel mais importante do que outro, no , de maneira alguma, verdadeira. Um mdium s poder ser eventualmente diferenciado dos demais por uma expresso mais intensa de concentrao, de equilbrio e de vibrao de Amor e Paz. Diferentes formas atravs das quais a mediunidade pode ser trabalhada:

Trabalhos disncia: A nossa presena fsica no local de trabalho no dia e na hora predeterminados no o fator que determina nosso potencial de servir para o bem. Onde quer que estejamos fisicamente, os nossos Mentores podem utilizar os nossos pensamentos e boa inteno para o exerccio da Caridade. Dessa forma, caso no possamos comparecer fisicamente aos trabalhos, as Giras aos quais nos comprometemos a participar, ainda estaremos em condies de ajudar, desde que nos concentremos em prece/orao (pelo tempo que for possvel), pedindo aos Mentores para que, dentro de nossas limitaes, possamos contribuir o trabalho.

Trabalho de suporte energtico: Certos Mdiuns (cambonos e ogs ou no) so muitas vezes utilizados para restaurar as energias de outros Mdiuns, envolvidos em diferentes tipos de trabalho, ou de irmos encarnados ou desencarnados que vo aos trabalhos da casa para serem atendidos. Nesse tipo de trabalho, o Mdium pode ser til mesmo que no esteja concentrado na doao energtica em si, por estar envolvido noutra(s) forma(s) de trabalho. Vemos assim um exemplo de como crucial que o envolvimento emocional no trabalho, atravs do

Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
86

interesse real pelo bem e pelo progresso de todos, seja o mesmo, independente da funo que o mdium exerce conscientemente. Apoio ao Atendimento das Entidades: Os Mdiuns presentes tambm so utilizados pelas Entidades que trabalham com eles para que o campo psquico das pessoas a serem atendidas seja aberto antes mesmo do atendimento com o Esprito encarregado lhe dar comunicaes. Essa abertura da psicosfera de cada pessoa propicia que as entidades possam preparar um atendimento individual com maior facilidade (sabendo os anseios, medos, desequilbrios e as preocupaes de cada um), que se inicia antes mesmo que elas conversem com a Entidade que oferece comunicaes. Alm disso, essa abertura tambm propicia para que cada pessoa possa, antes de receber o Passe, captar energias calmantes e de equilbrio provindas dos Mdiuns e, principalmente, da equipe Espiritual que trabalha enquanto as pessoas aguardam a conversa com as Entidades. Isso tambm facilita o trabalho da Entidade encarregada desse tipo de atendimento, pois tem o potencial de aumentar a assimilao dos ensinamentos por parte do consulente. Estudo e Discusses Doutrinrias: Os estudos da doutrina de acordo com os Mentores da nossa Casa, um elemento indispensvel para o sucesso do trabalho em geral. Para os mdiuns, esses estudos so de extrema necessidade, pois vo estruturar todos os seus futuros caminhos no exerccio da mediunidade. Nesses estudos, tambm, muitas pessoas que nunca foram expostas s implicaes morais do conhecimento da imortalidade da alma so apresentadas doutrina, uma fonte inesgotvel e segura de orientao para sua busca Espiritual. Outras, que j conheciam a doutrina, mas no a entendiam verdadeiramente, podem encontrar maneiras de aplic-la nas suas vidas, de forma a encontrar a Paz interior e o Equilbrio que todos procuramos. V-se, claramente, que todo o Mdium que se prepara devidamente e contribui positivamente nesses estudos est, sem

Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
87

sombras de dvidas, a trabalhar em nome do Amor Universal, seguindo o caminho do apostolado medinico Umbandista. A psicofonia (incorporao): Embora seja simplesmente mais uma das muitas formas de mediunidade, ela tem um destaque maior porque atravs dela que muitos de ns recebemos orientaes e ensinamentos por parte de Entidades. Para as pessoas que procuram a casa simplesmente para receber orientaes dessas Entidades, o Mdium psicofnico (de incorporao) est numa posio de destaque e, por isso, esse tipo de mediunidade o que mais perigo traz aos mdiuns que ainda no esto estruturados moralmente, podendo levar mais facilmente aos desvios da vaidade, do orgulho e da prepotncia, os quais, sem dvida, tm o potencial de prejudicar enormemente a qualidade do trabalho. Por outro lado, ela o tipo de mediunidade que propicia de forma mais clara o teste de humildade e de discernimento no que se relaciona compreenso do papel do Mdium como instrumento do Plano Maior. Os Mentores da Seara comparam muitas vezes o mdium de incorporao a um jarro de gua, embora essa analogia seja tambm vlida aos outros tipos de mediunidade. Independente da pureza inicial da gua, esta nunca sair potvel do jarro se o jarro estiver sujo. responsabilidade do mdium procurar ser um jarro limpo. As Entidades bondosas que trabalham conosco no nos pedem que sejamos perfeitos; elas pedem, simplesmente, que nos esforcemos ao mximo para seguir a nossa evoluo, fazendo todo o bem (para os outros e para ns mesmos) que podemos fazer. Esse esforo inclui, naturalmente, buscar a nossa pureza interior para que possamos ser to fiis quanto possvel Luz das Entidades que se comunicam atravs de ns, refletindo seus ensinamentos com o mnimo de influncias negativas oriundas de nossas imperfeies. Trabalhos Durante o Sono: Embora possamos no ter conscincia disso, muitas vezes os nossos grupos rene-se durante os momentos em que os nossos Espritos apresentam uma certa liberdade da matria,
Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
88

quando nos desprendemos do corpo fsico durante o sono. Muitos de ns j tivemos a alegria de lembrar, quando acordados, de alguns aspectos de tais trabalhos. O que essas experincias nos mostram com clareza que o trabalho na Caridade e o exerccio da mediunidade so atividades constantes, para as quais devemos estar sempre preparados (inclusive em nosso prprio benefcio). Fica claro tambm que um Mdium que pode pensar possuir uma mediunidade ainda no aflorada, quando consciente, pode trabalhar de diversas formas quando est desprendido do seu corpo fsico. So vrios os relatos na literatura Esprita de mdiuns que servem a Espritos de Luz durante o sono, atravs dos mesmos mecanismos que conhecemos quando acordados; ou seja, podemos trabalhar de todas as formas expostas acima quando nos encontramos no Plano Espiritual. Esses trabalhos podem ser, inclusive, uma continuao dos tratamentos e estudos que iniciamos nas nossas sesses no plano terrestre. Em face disso tudo, percebemos a importncia da prece e/ou do hbito de uma leitura edificante antes de dormirmos, alm, claro, da constante busca pelo nosso equilbrio e pela vigilncia do padro vibratrio de nosso campo mental.

Para terminar conclumos que todos somos, de uma forma ou de outra, parte integrante do trabalho, o sucesso deste depende de cada um de ns. Assim, todos ns, igualmente, devemos estar especialmente atentos aos nossos padres mentais e ao nosso comportamento nos dias em que nos comprometemos a trabalhar a mediunidade. O bom-senso indica-nos, no entanto, que tudo que fazemos para nos tornar melhores instrumentos nos dias de compromisso medinico tambm deve ser procurado nos dias em que no temos (conscientemente, pelo menos) tal compromisso. Assim, a rigor, no h muito sentido em determinar padres comportamentais exclusivos para os dias de trabalho medinico; o que verdadeiramente valioso, tambm o ser em todos os demais dias. Os dias de compromisso predeterminado para trabalhos com a mediunidade, no entanto, so de especial importncia porque, neles, nos responsabilizamos no s pelo nosso bem-estar, mas, tambm, pelo
Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
89

auxlio a irmos necessitados. Por isso, estaremos envolvidos em trabalhos nos quais certas condies precisam ser atingidas para o nosso bem e o dos outros. Uma pessoa vibrando em seu ntimo a F ser humilde, caridosa, simples, iluminada, etc. Uma pessoa vibrando em seu ntimo o Amor ser compreensiva, amvel, alegre, etc. Uma pessoa vibrando em seu ntimo o Conhecimento ser interessada em descobrir e aprender, buscar o seu melhor, etc. Uma pessoa vibrando em seu ntimo a Justia ser equilibrada, ponderada, justa, etc. Uma pessoa vibrando em seu ntimo a Lei ser leal, ordenadora, amiga, fiel, companheira, etc. Uma pessoa vibrando em seu ntimo a Evoluo ser tranquila, agir com sabedoria, aceitar a doutrina em todos os aspectos de sua vida como um caminho transformador. Uma pessoa vibrando em seu ntimo a Gerao ser criativa, perseverante, excelente companheira, etc.

As irradiaes vivas dos Sagrados Orixs o tempo todo e todo o tempo nos amparando, s que quando ns, por nossa responsabilidade, colocamos uma "tampa" em "nossa coroa", em nosso chacra coronal (Ori) deixamos de receber essas irradiaes, ento ser que a culpa s das pessoas que esto a nossa volta ou tu s o responsvel por todos seus pensamentos, atos A nossa religio de Umbanda Universal tm as suas portas abertas, grande e larga, mas o Tempo e a Lei sabero estreit-la, pois s os verdadeiros Umbandistas de fato conseguiro transportar esta porta pequena e concretizaro e codificaro nossa religio para que ela possa ser a Religio como merece ser a Religio, onde todos falaro numa s voz:

SOU FILHO DE F! SOU UMBANDISTA!


Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
90

4. Distribuio Interna da Tenda de Oxossy


A Tenda de Oxossy uma casa de Umbanda Universalista, tendo como locais prefixados o Stadium, o Peg ou Gong, a Ala de Atabaques, o Local da Assistncia/Visitantes, o Ronc, a Casa de Exu, o Cruzeiro das Almas, a Tronqueira, e as Casas ou Quartos dos Orixs, assim como a Casa de Matanas. Stadium o local onde os mdiuns (cavalinhos) fazem suas evolues, e quando incorporados, os atendimentos. nesse local que so efetuadas as Danas de Santo (tambm as brincadeiras para o Santo), o desenvolvimento, os atendimentos e as aulas, quando houver escola, dirigida pelo Dirigente Espiritual. Peg o altar sagrado dos rituais (ORCULO) Ronc o altar ou Peg particular do Chefe do Terreiro, onde so feitos todos os Rituais Hermticos dos seus Filhos, tais como: amacs, batizados, confirmaes e as demais obrigaes. exclusivo, para a troca de roupa do Chefe do Terreiro/Tenda e nele tambm so praticados os trabalhos de Rituais Especiais, quando necessrio no atendimento de assistentes. Casa das Matanas o local de uso e responsabilidade do Mo de Faca para fazer as matanas de animais, quando necessrio. (Nao) Casa de Ex o local destinado guarda dos apetrechos dos Compadres, das obrigaes dos mesmos, e da troca de roupa dos mdiuns, quando incorporados com os Exus. Cruzeiro das Almas uma lpide de mrmore ou madeira, com 3 degraus, encimada por uma Cruz, a Cruz das Almas, e destina-se queima de velas para as Almas, provenientes de promessas, compromissos, etc. Tronqueira o local destinado primeira segurana da casa.

Quanto aos ORIXS, so representados pelas foras da natureza em que atuam.


Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
91

Exemplo: XANG = pedra; OGUM = ferro; e assim por diante Isto deve-se ao fato de que um Orix uma Energia que nunca teve forma material, os espritos de luz j viveram na Terra e so conhecidos como EGUNS ou Entidade ou Guias Protetores. A nica exceo simblica a de OXAL, e tem-se sempre um vulto do Divino Mestre no centro do Peg, do Stadium, pois foi o nico que teve por misso, usar um corpo material, conforme determinado pela Administrao Sideral.

Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
92

5. Hierarquia da Tenda/Terreiro
A hierarquia de todas as casas de Umbanda so subdividida em dois comandos distintos: Cpula Espiritual A Cpula Espiritual formada por trs Entidades congneres, semelhantes ou afins quanto misso terrquea. Existe entre eles uma hierarquia singular, formando um tringulo equiltero perfeito, sendo que a Entidade do vrtice superior do tringulo o Orientador, que ser substitudo, em caso de necessidade, primeiro pela Entidade do ngulo direito da base do tringulo e depois, na sua falta, pela Entidade do ngulo esquerdo da base. As demais Entidades incorporadas, assim como todos os participantes do Terreiro/Tenda, acatam e fazem cumprir as ordens emanadas da Cpula Espiritual. Olorum

Orixs

Entidades Cpula Espiritual

Zelador de Santo

A Cpula Espiritual comandada pelo Zelador de Santo

Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
93

Cpula Material A Cpula Material comandada pela Me Pequena.

Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
94

5.1 Hierarquia dos Mdiuns da Tenda/Terreiro 1. Me ou Pai no Santo (Babalorix ou Ialorix) So os dirigentes do terreiro Babalorix se for homem e Ialorix se for mulher. Na Tenda de Oxossy temos o Pai Carlos de Oxossy. Traduzindo para Portugus Babalorix e Ialorix so Pai no Santo e Me no Santo, Pais Espirituais. Algumas pessoas falam Pai de Santo ou Me de Santo, consideramos essa maneira incorrecta, pois na Lei do Santo que eles so Pai ou Me. Eles tm a funo de cuidar e zelar da vida Espiritual dos Mdiuns do Terreiro/Tenda/Il/Templo, orientar e dirigir os trabalhos abertos e fechados a Pblico. So os responsveis por fazer cumprir as directrizes estabelecidas pelo Astral, para a Tenda de Oxossy. Babalorix ou Pai no Santo o responsvel Espiritual por tudo que acontecer dentro da Gira (antes, durante e depois).

2. Me ou Pai Pequeno (Babakeker ou Iyakeker)

Pai Pequeno ou Me Pequena, so os futuros Pai e Me no Santo do Terreiro/Tenda/Il/Templo. Tm como funo auxiliar o Pai ou Me no Santo em todos os trabalhos e todos os assuntos. Se os Mdiuns tm algum assunto para tratar 1 devero falar com a Me ou Pai pequeno. A seguir ao Pai no Santo est a Me Pequena ou Pai Pequeno. So os responsveis de toda a parte material da Tenda, pelas ordens quer espirituais quer materiais, emanadas da Cpula Espiritual. quem controla todos os Mdiuns, quer na disciplina, quer na pontualidade, quer nos uniformes, quer na organizao de obrigaes, festividades, enfim toda a parte material dos rituais de uma Casa de Santo. So tambm o Cambono Especial do Guia Chefe (Orientador Espiritual ou o seu substituto), tendo sempre uma Ia, a que tiver melhores aptides, para substitu-lo em caso de necessidade.

3. Curimbeiro, Tabaqueiro ou Og
Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
95

a pessoa que bate (toca) o tambor. Na realidade na Umbanda, a concepo de Og totalmente diferente do Candombl e do Omoloc, onde a pessoa preparada especificamente para esse fim. A funo do tambor a de ajudar na invocao das Entidades, deve ter toques harmoniosos e diferenciados para cada Linha. Og Calof o responsvel por toda a corimba ser puxada na Tenda, tambm instrutor de toques de atabaque, assim como responsvel, abaixo da Me Pequena, pelo desenvolvimento do P de Dana, um Mdium preparado especificamente para isto. Og de Atabaque um Mdium preparado exclusivamente para os toques de atabaque. Og de Curimba um Mdium preparado exclusivamente para a puxada da corimba (pontos cantados), respondendo diretamente ao Og Calof, Me Pequena, ou em ltima instncia, ao Chefe da Tenda/Terreiro.

4. Mdiuns de Trabalho

So os Mdiuns com Feitura no Santo, que j desenvolvem a sua mediunidade h algum tempo e j que do consulta, as suas entidades j riscaram ponto, deram nome e passou por alguns preceitos (isto tambm varia de Terreiro/Tenda para Terreiro/Tenda), tambm so aqueles mdiuns que j tm algum cargo dentro da Tenda. Alguns chamam de Mdiuns prontos, outros de Mdiuns batizados outros de Mdiuns Feitos. Essa nomenclatura tambm varia de acordo com a orientao do Pai ou Me no Santo e da raiz da Casa. Cambone de Eb o Mdium subordinado diretamente Me Pequena, sendo o nico responsvel, por todas as entregas negativas da Tenda, ele quem faz os despachos do trabalhos nas matas, por exemplo. Iab a Mdium responsvel pela Cozinha da Tenda/Terreiro, pela confeco dos ajeun (comida do santo), amal, e toda e qualquer comida necessria nos trabalhos.
Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
96

Cota a Mdium subordinada e substituta da Iab. Mo de Faca o Mdium preparado especialmente para efetuar toda e qualquer matana de animais, quando necessrio. Mo de Of um Mdium preparado especialmente para fazer a colheita e a quinagem das ervas usadas na Umbanda, para amacs, confirmaes, assim como para Remdios, banhos de descarga e para as Giras de Umbanda.

5. Mdiuns em Desenvolvimento

So mdiuns que como o nome j diz, esto em desenvolvimento. Dependendo da Tenda/Terreiro eles podem dar passes, j incorporam uma ou outra linha, mas ainda no do consultas e as suas Entidades ainda no deram nome ou no riscaram ponto. Esto sendo preparados para tornarem-se mdiuns de trabalho. Cassuts so Mdiuns do sexo Masculino com Feitura no Santo. Ia so Mdiuns do sexo Feminino com feitura no Santo.

6. Mdiuns Iniciantes

Tambm como o nome diz, so mdiuns que ingressaram a pouco tempo na Tenda de Oxossy e ainda no incorporam. Cambono um Mdium do sexo Masculino a iniciar o seu desenvolvimento. Samba um Mdium do sexo Feminino a iniciar o seu desenvolvimento. Ambos so responsveis por atender as Entidades, no que diz respeito a acender charutos, velas, cachimbos, esclarecer a assistncia do que a entidade est a dizer, coordenar a entrada da assistncia para consulta ou passe.

Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
97

6. Assentamentos na Umbanda
Atividades do dia-a-dia dos trabalhos de Umbanda na Tenda de Oxossy, com a explicao dos seus objetivos. Falaremos sobre os Elementos da Natureza, Locais, Rituais e Procedimentos usados na Umbanda, entre outras coisas, separando por itens, apenas para uma compreenso didtica e sem uma ordem especfica.

1. Gong ou Pji significa lugar alto/altar e s um Oratrio. No altar devem ser colocados Flores de qualquer tipo e so usadas apenas como uma homenagem aos Orixs e Entidades. Velas que so acesas para dar o equilbrio aos trabalhos (sempre junto a um copo d'gua). O fogo representa o princpio (o universo o fogo que se transforma). A gua representa o fim e, portanto, fogo e gua unem o positivo e o negativo. Imagens dos Orixs e Entidades, no para serem idulateradas, mas sim para auxiliar a concentrao.

2. Ot um local sagrado onde so feitas as seguranas da Tenda/Terreiro. Fica debaixo do Gong. Os Elementos da Natureza so trocados cada 21 dias. Tanto objetos, quanto Elementos da Natureza servem para firmeza da Entidade Chefe, que atua nessa regio e nesses objetos imantados, agem como ims que absorvem e eliminam energias e vibraes (absorvem as positivas e eliminam as negativas).

3. Cumbuca com gua e sal serve para as entidades usarem, um ou outro Elemento da Natureza, o que for melhor, para descarregar as energias negativas.

4. Cumbuca com 3 favas, tipo olho de boi, um catalisador especfico,


Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
98

absorve toda a energia negativa at rachar, quando saturado. Pode ser colocado pelos cantos da casa, tendo nos cantos e porteiras um copo com gua e dentro um olho de boi. Vela com gua ao lado representam o equilbrio, o principio e o fim, o positivo e o negativo.

5. Trs espadas de Ogum (sem a linha verda claro na estremidade), so catalisadores de energia, ou vasos com a planta espadas de Ogum.

6. Triangulo confeccionado com o metal do Orix da vibrao original do Chefe Da Tenda/Terreiro e serve para a mesma coisa dos elementos anteriores.

7. Assentamento do Agente Mgico o local usado para a segurana da Tenda de Oxossy. Pode ser feito de diferente maneiras, dependendo do Guia. feito da mesma forma que o Ot, onde so colocados objectos e Elementos da Natureza e servem para a firmeza do Guia Chefe, no assentamento esto as firmezas dos Agentes Mgicos (Exus). A cada Orix corresponde um Agente Mgico, que tem a sua cor especfica. Terra o 1. Elemento, o das matas ou cachoeiras. o Flores Lunares (trs flores apenas): dlia ou rosa ou orqudea ou copo de leite, ou outra. o Pedra especfica da vibrao de cada orix. Catalisador usado pelos Exus para suas magias. o Cristal da cor do Orix em que a Tenda firmada. Lembre-se que a Tenda/Terreiro deve ser firmada na vibrao original do Mdium que recebe o Guia Chefe, que no caso da Tenda de Oxossy, o Orix do Pai Carlos Oxossy.

lcool ou ter o 2. Elemento. O elemento voltil pois o que difunde a Magia dos Agentes Mgicos (usam-no para difundir a magia, da mesma forma que o charuto, que o elemento fogo direcionado).

gua junta com lcool o 3 elemento.


Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
99

Fogo o 4elemento, representado na Vela. Ar o 5 elemento representado na vela tambm. Existem outras, mas no sero reveladas neste curso por ser secretismo e s sero passados aos Mdiuns no seu devido tempo.

Observao Tudo o que se usa , de certa forma, simblico (nada disso seria necessrio se os mdiuns conseguissem imaginar no astral os elementos). Na umbanda que j atua com o desenvolvimento, isso o que se espera dos mdiuns no futuro. Espera-se que toda a magia se d no astral e coletivamente, atingindo toda a humanidade e no se faam mais necessrios atendimentos individuais, utilizando o que se pretende a simplicidade.

Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
100

7. Procedimentos para os Trabalhos na Tenda de Oxossy


1. Uniformes

Os mdiuns no podem vir com uniforme, roupa branca e nem sair com ele, porque uma roupa cerimonial imantada pelos Guias e Protetores. Tudo preparado antes e tem que ser tratado com respeito. Deve ser totalmente branco, inclusive os sapatos (socas), que devem ser exclusivos para os trabalhos e para caminhar dentro da Tenda/Terreiro.

2. Guias

Geralmente so as entidades manifestadas na vibrao de Yorim (Preos Velhos, Caboclos) que pedem as Guias para os Mdiuns. O mdium recebe 3 Guias por cada ano, desde o inicio da sua recolha at ao prevalecer o stimo ano.

3. O dia anterior s Sesses os Mdiuns

1. Ver o material necessrio para a Sesso; 2. Lista disposio de todos para ajudar nos preparativos para as Sesses; 3.Ver o horrio de incio das Sesses; 4. Caso no possa estar presente fisicamente durante as Sesses, avisar ao Pai-no-Santo ou a um outro mdium que estar presente; lembrar de fazer uma orao durante o horrio dos trabalhos e estar preparado psicologicamente para participar na Sesso, onde quer que voc esteja; 5. Caso haja necessidade de preparao de comidas para antes dos ou durante os as Sesses, assegurar-se que sua parte no processo de preparao est clara; 6. Ler sobre algum assunto relacionado ao servio medinico, pedir
Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
101

sugesto ao Pai-no-Santo; 7. Antes de dormir, fazer uma orao voltada especificamente para os trabalhos do dia seguinte; 8. Procurar dormir o tempo suficiente para obter um bom descanso fsico, tambm evitando ter relaes sexuais nas 24 horas que antecedem o servio medinico; 9. Preparar suas Roupas: Procurar ter uma muda de roupas exclusiva para os trabalhos; 1. Homenscala branca; camisola branca ou agasalho brancos; turbante; pano da costa; 2. Mulheressaia branca com cala por baixo ou cala branca; camisola branca ou agasalho brancos; 10. Ter um cuidado especial com a alimentao nas 24 horas que antecedem o trabalho medinico. No dia da Sesso, alimentar-se com suficiente antecedncia para no trabalhar de estmago cheio ou iniciar os trabalhos com fome. Evitar alimentos pesados (como a carne vermelha) e/ou que estimulem o sistema nervoso (caf, chocolate, outros alimentos ou bebidas com cafena). De forma alguma, ingerir bebidas alcolicas ou fumar (o fumo e, de forma geral, o uso de qualquer substncia que cause dependncia, incompatvel com o servio medinico em qualquer momento da vida do mdium).

4. No dia das Sesses os Mdiuns

1. Ter conscincia de que os trabalhos j esto sendo desenvolvidos desde a noite anterior e, ao despertar, fazer uma orao, meditao e/ou leitura com o objetivo de entrar em sintonia com o Plano Maior; 2. Lembrar com carinho e respeito da sua escora espiritual, tendo conscincia da proteo concedida pela linha de Exus para a realizao de mais um trabalho; 3. Se for o caso, levar consigo uma cpia do texto a ser estudado e uma lista de perguntas e/ou comentrios a serem discutidos;
Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
102

4. Chegar no local dos trabalhos com pelo menos 30 minutos de antecedncia do horrio pr-determinado; 5. Levar acessrios das entidades com quem trabalha; 6. Levar as sua guias; 7. Estar preparado para custos monetrios; 8. Tomar um banho de descarrego do pescoo para baixo (ervas e se possvel, e com uma mentalizao voltada harmonizao energtica de seu corpo espiritual);

5. Durante as Sesses os Mdiuns

1. No usar anis, brincos, pulseiras, colares, relgios, ou outros objetos de metal (por questo de segurana e para evitar disperso/concentrao de energia de forma indesejada e ineficiente); 2. Estar sempre na corrente enquanto os outros mdiuns esto girando, para manter a corrente de energia; 3. Evitar conversas paralelas, brincadeiras, risos, ou qualquer comportamento que prejudiquem a concentrao. Concentrar no bemestar do mdium que est girando; 4. Antes de girar, saldar (1) o altar (por respeito Deus, toda a equipe espiritual e s linhas de trabalho da Umbanda), (2) os tocadores de atabaque (na matria e no plano espiritual) e (3) o Pai-no-Santo (por respeito a ele e ao chefe do terreiro, Pai Joaquim de Angola); 5. S dar passagem s entidades durante a sua hora de girar ou sob autorizao do Pai-no-Santo ou da entidade trabalhando atravs dele.

6. Defumao

feita com fogo ou flores ou ervas secas e gua, usa-se um defumador ou turbulo ou prato de barro e serve para queimar os miasmas e limpar os fludos deletrios do ambiente. Faz-se a limpeza da Tenda/Terreiro, dos Mdiuns e da Assistncia, nesta ordem. feita pelos Cambones
Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
103

leva o Defumador acompanhado de um copo de gua. Em primeiro lugar defuma-se o Gong (ou altar), depois o local onde os Mdiuns atendem (o chamado de abass) cruzando-se os quatro cantos. Depois o mdium chefe do terreiro seguido dos demais mdiuns e cambonos, depois os visitante e no final o turbulo ou prato de barro deixado ao lado da porta de entrada da Casa.

7. Abertura dos Trabalhos

1) Abre-se as cortinas da Tenda de Oxossy 2) Risca-se Ponto da Entidade Chefe da Tenda/Terreiro, sempre feito pelo Mentor/Dirigente Espiritual, pode ser riscado antes da Gira ou ser deixado permanentemente riscado. O ponto deve ser riscado num quadro de madeira pequeno ou pode ser riscado no cho. Ponto de pai Joaquim de ngola e ao lado o ponto da tenda de Oxossy. 3) Acende-se vela ou velas do Gong e do Assentamento dos Agentes Mgicos (qualquer Mdium). 4) Momento de Evangelizao e momento da Umbanda (ambos em breves explanaes de 10 a 20 minutos) ou pode ser no final da Gira. 5) Prece de Abertura ou Ponto de Iniciao dos trabalhos (Mdiuns voltados para o Gong e Assistncia em p). 6) Mentalizao dos campos geomtricos de proteo em forma de pirmide, sobre toda a casa, formados com o auxlio de pulsos magnticos, com a tcnica usada na apometria. 7) Ponto de Saudao entidade Chefe da Casa. 8) Defumao do Gong e Ot, Cong, Atabaques, Mdiuns, Assistentes, com o Ponto de Defumao. 9) Bate cabea, em reverencia aos Orixs. 10) Ponto de Abertura da Gira ou Trabalhos. 11) Pontos de Saudao Orixs, na seguinte ordem Xir Fogo o Exu, Laroy Exu
Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
104

o Ogum, Patacuri Ogum o Oxumar, Arbb Oxomar o Xang, Ka Kabesi l Xang Xir Terra o Omol, Att Juber o Oxossy, Ok Ar o Ossain, Ew Ossain o Ob, Ob Sir o Logun-Ed, Logun ao akof Xir gua o Nan, Salub Nan o Oxum, Or I I Oxum o Iemanj, Odoy Iemanj o Ew, Hi H Ew Xir Ar o Ians, Ep Hei Ians o rk, Iss Er Iroko Kissil o Ibeji, Oni Beijada ou Ro Ro Ibeji Mi o Oxal, Ep Bab Oxal o If/Orunmil, Exeu Ep Oju Olorum Tambm pode ser determinada outra ordem pelo Chefe da Tenda de Oxossy. 12) Ponto de Chamada das Entidades Ponto de Saudao a todas as Entidades manifestadas na casa. Ponto de descida da Entidade/Guia respectivamente ao dia da Gira designada. Pontos de descida das demais Entidades que atendem os consulentes.

Obs. Outras entidades, das diversas linhas, podem-se manifestar durante os trabalhos (para um trabalho especfico) com a autorizao do Guia Chefe, inclusive os Agentes Mgicos.

8. Consulentes/Visitantes
Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
105

Os consulentes so chamados em ordem, atravs da exposio da ordem das cadeiras (e no verbalmente). A porta da Entrada da Tenda/Terreiro fechada 30 minutos depois do Incio dos Trabalhos. No caso da Tenda de Oxossy em Giras/Trabalhos abertos ao pblico o inicio d-se s 20:00 e pelas 20:30 as portas de entrada do pblico sero encerradas e no existe qualquer possibilidade de abertura at finalizar os trabalhos.

9. Incorporao Espontnia dos Consulentes/Visitantes

Se

for

uma

Entidade

manisfetada

no

visitante,

vamos

pedir

delicadamente que lea se retire pois o Mdium ainda no est preparado para trabalhar e em seguida deve-se encaminhar o consulente para desenvolvimento (pois a Tenda de Oxossy uma "Umbanda escola" e possui espao para desenvolvimento de novos Mdiuns). Se for uma "presena" negativa, retira-la imediatamente e se necessrio chamar o Guia Chefe para as providncias necessrias.

10. Encerramento dos Trablhos

Pontos de subida das Entidades (o ltimo a subir o Guia Chefe). Prece ou Ponto de Encerramento.

Templo de Umbanda Tenda de Oxossy 2011

www.paicarlosdeoxossy.com www.tendadeoxossy.com
106

Vous aimerez peut-être aussi