Vous êtes sur la page 1sur 36

www.ResumosConcursos.hpg.com.

br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

Resumo de Direito Processual Civil

Assunto:

COMENTRIOS S PRINCIPAIS ALTERAES NO CPC

Autor:

JOS MANOEL FRAZO MENDES e outros

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

BREVE ANLISE DAS PRINCIPAIS ALTERAES EFETUADAS NO CDIGO DE PROCESSO CIVIL PELAS LEIS N. 10.352 E N. 10.358, DE 26 E 27 DE DEZEMBRO DE 2.001, RESPECTIVAMENTE Jos Manoel Frazo Mendes Cynthia da Fonseca Loberto Andra Helena Candido Di Paolo Renata Rodrigues Cavicchia Marco Antonio B. Gianvecchio advogados I - Breve Introduo ao tema: As leis n. 10.352/01 e n. 10.358/01, aps o transcurso de um perodo de 3 (trs) meses a ttulo de vacatio legis, entraram em vigor, introduzindo no cenrio jurdico nacional inovaes substanciais no Cdigo de Processo Civil Brasileiro. Tais diplomas legais exprimem o contnuo desejo dos profissionais do Direito em tornar o processo um mecanismo mais clere. Dentre as principais inovaes trazidas pelas supracitadas leis, destacam-se como pontos centrais:

novas limitaes na utilizao dos Embargos Infringentes; o surgimento de uma multa, inspirada pela commow law, que ser aplicada, em termos gerais, diante da prtica de atos que sejam contrrios ao livre e efetivo exerccio da jurisdio; criao de novos limites ao chamado reexame necessrio de determinadas sentenas; a possibilidade de converso do agravo de instrumento em agravo retido, que ser efetuada por deciso do relator, com as excees trazidas pela nova legislao;

Como j foi salientado acima, estes foram os pontos centrais da reforma ora analisada, que juntamente com outros, sero abordados no decorrer deste breve estudo. No intuito de propiciar uma viso mais completa, lgica e sistematizada das alteraes ocorridas no Cdigo de Processo Civil, a ordem cronolgica das alteraes trazidas pelas j mencionadas legislaes no ser observada, para que os comentrios s alteraes siga a ordem natural e crescente dos artigos do Cdigo de Processo Civil.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

II Anlise dos artigos do Cdigo de Processo Civil que foram alterados:

ART.14
Redao anterior:
Art. 14 - Compete s partes e aos seus procuradores: I expor os fatos em juzo conforme a verdade; II proceder com lealdade e boa-f; III- no formular pretenses, nem alegar defesa, cientes de que so destitudas de fundamento; IV no produzir provas, nem praticar atos inteis ou desnecessrios declarao ou defesa do direito.

Nova Redao
Art. 14. So deveres das partes e de todos aqueles que de qualquer forma participam do processo: I expor os fatos em juzo conforme a verdade; II proceder com lealdade e boa-f; III- no formular pretenses, nem alegar defesa, cientes de que so destitudas de fundamento; IV no produzir provas, nem praticar atos inteis ou desnecessrios declarao ou defesa do direito. V cumprir com exatido os provimentos mandamentais e no criar embaraos efetivao de provimentos judiciais, de natureza antecipatria ou final. Pargrafo nico: Ressalvados os advogados que se sujeitam exclusivamente aos Estatutos da OAB, a violao do disposto no inciso V deste artigo constitui ato atentatrio ao exerccio da jurisdio, podendo o juiz, sem prejuzo das sanes criminais, civis e processuais cabveis, aplicar ao responsvel multa em montante a ser fixado de acordo com a gravidade da conduta e no superior a vinte por cento do valor da causa; no sendo paga no prazo estabelecido, contado do trnsito em julgado da deciso final da causa, a multa ser inscrita sempre como dvida Ativa da Unio ou do Estado (NR)

Comentrios: a) da nova redao dada ao caput do Artigo 14 Uma das inovaes do Artigo 14 do Cdigo de Processo Civil, diz respeito a seu caput, pois de acordo com sua nova redao, no s as partes, mas tambm todos aqueles que de qualquer forma participem do processo, devem respeito aos incisos do referido Artigo, principalmente ao seu novo inciso V. Pela redao do novo caput do Artigo em estudo, os membros do Ministrio Pblico (quando atuam na qualidade de fiscais da lei), os auxiliares da justia, terceiros intervenientes,
3

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

representantes legais de pessoas incapazes, representantes de pessoas jurdicas, e outros, por exemplo, quando convocados para informar, fornecer dados, exibir registros ou coisas, ou efetuar levantamentos, estaro sujeitos aos deveres de veracidade, lealdade, probidade e boa-f e aos demais enunciados do Artigo 14 do Cdigo de Processo Civil. b) da incluso do inciso V e do pargrafo nico ao Art. 14 do Cdigo de Processo Civil. Inicialmente, ressalta-se que os acrscimos feitos no Artigo 14 do Cdigo de Processo Civil esto em consonncia com o pensamento anglo-americano, o qual reza que uma vez desrespeitada determinada deciso judicial o prejuzo no s da parte contrria, mas tambm de todo o sistema jurisdicional. Na esteira desse pensamento surge a expresso Contempt of Court, que significa em linhas gerais a recusa em acatar uma ordem emitida por um Tribunal, tendo como conseqncia a aplicao de uma sano, que dependendo da legislao poder ser pecuniria ou restritiva da liberdade. A incluso desses novos dispositivos ao referido Artigo demonstra a preocupao dos reformadores em fazerem com que todos aqueles que de qualquer forma participem do processo cumpram espontaneamente provimentos mandamentais ou que no ofeream obstculos efetivao dos provimentos judiciais, de natureza antecipatria ou final, que imponham uma obrigao especfica e no comportem um processo autnomo de execuo. A existncia de procedimentos como da execuo provisria (Artigo 588 do Cdigo de Processo Civil) no atende aos anseios de quem espera uma resposta certa e incisiva do Judicirio, pois na maior parte das vezes tais decises s ficam no papel. Destarte, previses como essa do Artigo 14, somadas a regras como a do Artigo 461 do Cdigo de Processo Civil, buscam dar efetividade s decises judiciais. Na leitura do inciso V do Artigo 14 depara-se com a expresso provimentos mandamentais. O que seriam tais provimentos? J faz algum tempo que a doutrina nacional no acata de maneira absoluta a clssica diviso feita por Chiovenda, que pregava a existncia de trs espcies de provimentos judiciais: declaratrios, constitutivos e condenatrios. Coube a Pontes de Miranda citar, entre ns, pela primeira vez, a expresso provimentos mandamentais. Enfim, respondendo a indagao feita acima, em linhas gerais, entende-se por provimentos mandamentais aqueles que no necessitam de outro processo para serem executados, isto , so concretizados no prprio processo de conhecimento por ordem da autoridade judiciria competente, a qual impe parte (para qual a deciso voltada) uma obrigao de fazer ou de abster-se. Assim, o seu descumprimento equivale desobedincia ou resistncia ordem legal de autoridade pblica ( crimes capitulados nos Artigos 329 e 330 do Cdigo Penal).

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

O que se tratar de provimento mandamental deve ser cumprido pela prpria parte e independentemente de qualquer outra atividade jurisdicional que no seja a ordem em si mesma, ao passo que o que for de eficcia de qualquer outra ordem que no aquela, especialmente condenatria, no deve ter sua efetivao embaraada pela parte, at porque o cumprimento vem garantido em outro processo, merc de nova atuao judicial. Toda ordem judicial dessa natureza h de ser cumprida, na forma e prazo determinados. Mesmo quando tal ordem estiver sujeita deciso final ou antecipatria ao procedimento executivo comum, dever dos que participam do processo absterem-se de criar embaraos efetivao de todo e qualquer provimento judicial. Com o pensamento voltado a tais provimentos mandamentais deve ser entendida a primeira parte do novo inciso V, do Artigo 14, do Cdigo de Processo Civil. Portanto o que for mandamental deve ser cumprido no s pelas partes, mas por todos aqueles que participam do processo, independentemente de qualquer processo de execuo, pois deve-se respeitar a ordem judicial em si mesma, sob pena de pagamento de multa, conforme o pargrafo nico do mesmo artigo. Porm, o inciso V contempla, ainda, as decises antecipatrias ou finais. Quis o legislador, com tais expresses, referir-se aos pronunciamentos judiciais chamados de executivos latu sensu, os quais prescindem de processo autnomo de execuo porque se efetivam nos prprios autos, e que, a exemplo dos provimentos mandamentais, devem ser cumpridos espontaneamente por todos os que participam do processo. Com tudo o que j foi dito acima, pode-se concluir que somente o no cumprimento de provimento judicial que independa de processo autnomo (processo de execuo) para solidificar-se efetivamente no mundo ftico, pode configurar ATO ATENTTRIO AO EXERCCIO DE JURISDIO, segundo prescreve o pargrafo nico do Artigo 14 do Cdigo de Processo Civil. O teor desse pargrafo mais tcnico, quando emprega a expresso ato atentatrio dignidade da jurisdio, substituindo com grande acerto, a expresso ato atentatrio dignidade da justia. A alterao de um termo para outro esclarece que a ofensa dirigida a uma funo soberana do Estado, e no somente ao rgo que a exerce. c) algumas consideraes acerca da multa prevista no pargrafo nico do Artigo 14 do Cdigo de Processo Civil e da configurao do Ato Atentatrio ao Exerccio da Jurisdio. Violado o inciso V do supracitado artigo, configurado estar o ato atentatrio ao exerccio da jurisdio, podendo o juiz, sem prejuzo das sanes criminais, civis e processuais cabveis, aplicar ao responsvel multa em montante a ser fixado de acordo com a gravidade da conduta e no superior a vinte por cento do valor da causa. A supracitada pena ser arbitrada nos prprios autos em que incorreu a infrao.
5

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

Segundo a prpria redao do pargrafo, essa norma de aplicao geral pode incidir independentemente da existncia de outras, que tambm reprimam os desrespeitos s ordens judiciais. A ttulo de exemplificao, a doutrina cita a possibilidade de ocorrer ao mesmo tempo ato atentatrio dignidade da justia e ao exerccio da jurisdio, com todas as conseqncias previstas nos Artigos 601 e pargrafo nico do Artigo 14, ambos do Cdigo de Processo Civil. Outra questo que merece reflexo diz respeito diferena existente entre a figura do ato atentatrio, previsto no pargrafo nico do Artigo 14 do Cdigo de Processo Civil, e a penalidade decorrente da litigncia de m-f, prevista no Artigo 18 do Cdigo de Processo Civil. Essa diferena existe porque na litigncia de m-f h um desvio moral da atividade das partes ou de seus procuradores, conforme o estabelecido nos Artigos 16 e seguintes do estatuto processual civil, alm do que o beneficirio da multa nesses casos a parte prejudicada. J na prtica do ato atentatrio, h um embarao efetividade de determinado provimento judicial, por qualquer participante do feito, ainda que no se trate de qualquer das partes ou de seus advogados, e o beneficirio da multa o Poder Pblico que a arrecadar seu valor como dvida de valor. Importantssima caracterstica dessa multa por ato atentatrio que a mesma de responsabilidade pessoal do autor do descumprimento da ordem judicial, enquanto que, por exemplo, a multa do Artigo 461 do Cdigo de Processo Civil somente devida pela parte. Colocando o que foi dito acima em termos prticos, o agente pblico que no atender a determinada tutela especfica no ser afetado diretamente, pois quem sofrer as conseqncias de sua omisso ser a entidade a que pertence a Unio, o Estado, o Municpio, a fundao etc. Porm, a situao ser outra se esse mesmo agente pblico praticar ato atentatrio, pois nesse caso a multa ser cobrada do transgressor e, se no for paga, ser inscrita como dvida ativa do ente mantenedor do aparelho judicirio de onde emanou a deciso, se for da Justia Federal Unio, Justia Estadual Estado-membro respectivo. Alm do que foi dito acima, necessrio salientar que a exigibilidade da multa no imediata, uma vez que s dever ocorrer aps o encerramento do processo pelo trnsito em julgado da deciso final. A contemplao do inciso V e do pargrafo nico acrescidos ao Artigo 14 do Cdigo de Processo Civil, visam estabelecer implicitamente o dever de cumprimento dos provimentos mandamentais, e o dever de tolerar (rectius: sujeio) efetivao de quaisquer provimentos judiciais, antecipatrios ou finais, com a instituio de sano pecuniria a ser imposta ao responsvel pelo ato atentatrio ao exerccio da jurisdio, como atividade Estatal inerente ao Estado de Direito. (Exposio de Motivos da Lei n. 10.358, de 27 de dezembro de 2001, Dirio do Senado Federal, pgina 26701).

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

d) Da excluso dos Advogados O fundamento trazido pelo legislador, quando excluiu da abrangncia da norma, como sujeitos passivos da multa, os advogados, baseia-se nica e exclusivamente no fato de que os mesmos encontram-se submetidos ao controle disciplinar exercido pela Ordem dos Advogados do Brasil, sendo certo que o Estatuto da Advocacia j contempla sanes para tais fatos.

ART. 253
Redao Anterior
Distribuir-se-o por dependncia os feitos de qualquer natureza, quando se relacionarem, por conexo ou continncia, com outro j ajuizado. Pargrafo nico: Havendo reconveno ou interveno de terceiro, o juiz, de ofcio, mandar proceder respectiva anotao pelo distribuidor.

Nova Redao
Art. 253. Distribuir-se-o por dependncia as causas de qualquer natureza: I quando se relacionarem, por conexo ou continncia, com outra j ajuizada; II quando, tendo havido desistncia, o pedido for reiterado, mesmo que em litisconsrcio com outros autores.(NR) Pargrafo nico. Havendo reconveno ou interveno de terceiro, o juiz, de ofcio, mandar proceder a respectiva anotao pelo distribuidor.

Comentrios: Com o objetivo primordial de garantir a observncia do Princpio do Juiz Natural, foram feitas alteraes na redao do Artigo 253 do Cdigo de Processo Civil. O caput da antiga redao do referido artigo, passou a figurar no mesmo como inciso I. A grande inovao ficou por conta do surgimento do inciso II, que acrescentou legislao uma nova hiptese de distribuio por dependncia, que agora, alm de abranger os casos de conexo ou continncia, refere-se situao em que o autor desistir da ao e propor outra com o mesmo pedido. No caso de reiterao do pedido, a nova ao dever ser distribuda por dependncia mesmo que tenha sido proposta em litisconsrcio com outros autores. Esse novo inciso acrescido ao Artigo 253 do Cdigo de Processo Civil, visa pr fim m utilizao do Artigo 267, VIII, do mesmo estatuto, o qual era constantemente utilizado no meio forense como forma de escolher juiz para julgar determinada ao.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

Tal prtica mostrava-se interessante, pois uma vez encerrado o feito sem julgamento de mrito, com fundamento na desistncia, uma nova ao poderia ser proposta e distribuda a outro magistrado com posicionamento diverso do anterior, mas que atendesse as expectativas da parte que utilizasse desse artifcio. A mudana, sem dvida, salutar, pois deixa expresso que o primeiro juzo que conheceu da causa ficar prevento para seu julgamento, ainda que proferido sentena meramente homologatria da desistncia, evitando, com isso, fraudes livre distribuio que vinha ocorrendo na maioria das Comarcas. Apesar dos mritos dessa alterao, o resultado buscado pela prtica acima descrita poder ser obtido de outras formas. Um exemplo de como isso pode ocorrer encontra-se no prprio Cdigo de Processo Civil, ao prescrever que abandonando o autor a causa por mais de 30 (trinta) dias o processo ser extinto sem julgamento de mrito, com fundamento no Artigo 267, inciso III, burlando dessa forma os objetivos almejados pelos reformadores quando da elaborao do inciso II, do Artigo 253 do Cdigo de Processo Civil.

ART. 407
Redao Anterior
Art. 407 - Incumbe parte, 5 (cinco) dias antes da audincia, depositar em cartrio o rol de testemunhas, precisando-lhes o nome, a profisso e a residncia. Pargrafo nico - lcito a cada parte oferecer, no mximo, 10 (dez) testemunhas; quando qualquer das partes oferecer mais de 3 (trs) testemunhas para a prova de cada fato, o juiz poder dispensar as restantes.

Nova Redao
"Art. 407. Incumbe s partes, no prazo que o juiz fixar ao designar a data da audincia, depositar em cartrio o rol de testemunhas, precisando-lhes o nome, profisso, residncia e o local de trabalho; omitindo-se o juiz, o rol ser apresentado at 10 (dez) dias antes da audincia. (NR) Pargrafo nico. lcito a cada parte oferecer, no mximo, dez (10) testemunhas; quando qualquer das partes oferecer mais de trs (3) testemunhas para a prova de cada fato, o juiz poder dispensar as restantes.

Comentrios: A nova redao dada ao caput do Artigo 407 do Cdigo de Processo Civil buscou solucionar um problema corriqueiro no dia-a-dia forense. Estamos a falar dos constantes adiamentos de

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

audincias de instruo e julgamento em conseqncia da falta de intimao de determinada testemunha a tempo de comparecer na mesma, devido ao diminuto lapso temporal de 5 (cinco) dias para o depsito em cartrio do rol de testemunhas, que era previsto pelo caput do artigo em tela. Duas so as principais inovaes trazidas pelos reformadores: 1 - Flexibilizao do Prazo para o depsito do rol de testemunhas: Testemunhas, pois, so no dizer de Paula Batista as pessoas que vm a juzo depor sobre o fato controvertido (Humberto Theodoro Jnior, Curso de Direito Processual Civil, volume I, 20 edio, editora Forense, 1997). O prazo concedido para a juntada do rol de testemunhas estabelecido pelo Cdigo em benefcio da parte contrria, a fim de que possa conhecer, com a necessria antecedncia, a idoneidade da prova que contra si vai ser produzida. H, por isso, de ser observado tanto nos casos de testemunhas a serem intimadas, como daquelas que comparecero independentemente de intimao. (Humberto Theodoro Jnior, Curso de Direito Processual Civil, volume I, 20 edio, 1997, editora Forense, ) O prazo para a apresentao do rol de testemunhas pode agora ser fixado pelo magistrado (para mais ou para menos), que levar em conta as circunstncias de cada caso. Contudo, em face da omisso do juiz, o referido prazo, de acordo com a nova redao do artigo, ser de 10 (dez) dias antecedentes da data designada para audincia. A contagem de tal prazo realizada de forma regressiva, tendo como dies a quo a data da audincia, com excluso dela. 2 - Facilidade na localizao de testemunhas: Prev a nova redao do caput do Artigo ora comentado, que dever ser indicado pela parte que arrolar uma testemunha, o endereo do local de trabalho desta, a fim de que possa ser mais facilmente localizada, alm do que era exigido pela antiga redao, tambm.

ART. 431 revogado pela lei n. 8.455/1992


Art. 431-A. As partes tero cincia da data e local designados pelo juiz ou indicados pelo perito para ter incio a produo da prova." "Art. 431-B. Tratando-se de percia complexa, que abranja mais de uma rea de conhecimento especializado, o juiz poder nomear mais de um perito e a parte indicar mais de um assistente tcnico."

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

Comentrios: O Artigo 431 do Cdigo de Processo Civil, ganhou, com a reforma, uma nova roupagem aps ter sido revogado pela Lei n. 8.455/1992. Toda pretenso prende-se aos fatos, em que se fundamentam. Deduzida a pretenso em juzo, ao autor da ao cabe, fundamentalmente, afirmar a ocorrncia dos fatos que lhe servem de base, qualificando-os juridicamente, com vistas ao pedido formulado. Adotou, portanto, o legislador ptrio, a Teoria da Substanciao. Tais fatos devero ser provados por meio de instrumentos que iro formar a convico do magistrado acerca da causa levada sua apreciao. Implementando esse mecanismo destinado formao da convico do magistrado, a lei n. 10.358/2001 acrescentou seo VII, do Captulo VI (Das provas) do Cdigo de Processo Civil, dois importantes dispositivos, o Artigo 431 A e 431 B. No tocante ao Artigo 431 A do estatuto processual civil, consagraram os reformadores, de maneira salutar, o Princpio do Contraditrio ou da Audincia Bilateral, pois de acordo com a redao desse novo artigo, as partes podero acompanhar a realizao da prova pericial, j que devero ter cincia da data e do local designados pelo juiz ou indicados pelo perito. Somente aps tal cincia que ter incio a produo da prova pericial. A preocupao desse dispositivo de evitar que percias sejam realizadas em segredo e sem condies de acompanhamento pela partes e seus assistentes. Portanto, antes de dar incio a suas tarefas tcnicas, o perito deve certificar-se da prvia intimao dos litigantes. Tal dispositivo possui natureza de norma cogente, isto , uma vez desrespeitado viciar toda prova tcnica produzida, tornando nulo o processo em virtude do estabelecido no Artigo 247 do Cdigo de Processo Civil. O Artigo 431 B do novo regramento traz em seu bojo a questo referente s percias complexas, as quais abarcam mais de uma rea do conhecimento. Diante de tais situaes, o juiz poder nomear mais de um perito, e a parte indicar mais de um assistente tcnico. Tal iniciativa j vinha sendo adotada na prtica pelos magistrados e Tribunais brasileiros mesmo antes da reforma.

ART. 433
Redao Anterior
Art. 433 - O perito apresentar o laudo em cartrio, no prazo fixado pelo juiz, pelo menos 20 (vinte) dias antes da audincia de instruo e julgamento. Pargrafo nico - Os assistentes tcnicos oferecero seus pareceres no prazo comum de 10 (dez) dias aps a apresentao do laudo, independentemente de intimao.
10

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

Nova Redao
"Art.433. O perito apresentar o laudo em cartrio, no prazo fixado pelo juiz, pelo menos 20 (vinte) dias antes da audincia de instruo e julgamento. Pargrafo nico. Os assistentes tcnicos oferecero seus pareceres no prazo comum de 10 (dez) dias, aps intimadas as partes da apresentao do laudo."(NR)

Comentrios: Neste Artigo, buscaram os reformadores, mais uma vez, vivificar o Princpio do Contraditrio ou da Audincia Bilateral. Em funo das modificaes introduzidas no pargrafo nico do Artigo 433 do Cdigo de Processo Civil, no sofrero mais as partes com a constante preocupao de diligenciar no sentido de saber se os laudos foram ou no apresentados pelo(s) perito(s), para que posteriormente seus assistentes tcnicos se manifestem a respeito dos mesmos. Ocorria que, muitas vezes, as partes deixavam precluir a oportunidade de se manifestarem, atravs de seus assistentes, a respeito do laudo produzido pelo(s) perito(s), resultando em evidente prejuzo para as mesmas, de modo que cumpria a cada uma diligenciar para tomarem conhecimento do fato, sob pena de perder a oportunidade processual de participar da diligncia tcnica (Humberto Theodoro Jnior, Curso de Direito Processual Civil, Forense, 36 edio, 2001, t.l, pgina 424). Hoje, com a reforma do artigo ora comentado, as partes tero, portanto, cincia da apresentao do laudo (as partes que sero intimadas) e a partir desse momento, seus assistentes tcnicos contaro com o prazo comum de 10 (dez) dias para o oferecimento de seus pareceres. importante ressaltar, que antes mesmo da modificao aqui estudada, j tinha se pronunciado o Superior Tribunal de Justia, no seguinte sentido: Apresentado o laudo, no pode o juiz proferir sentena, sem antes propiciar s partes que se pronunciem sobre o mesmo. No atendida essa exigncia do contraditrio, anula-se aquele ato decisrio."(Ac. Da 3 Turma do STJ, j. em 11.03.1991, RESP n. 6.102 AM, rel. Min Eduardo Ribeiro; DJU, 22.04.1991, p. 4.748).

11

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

ART. 475
Redao Anterior
Art. 475 - Est sujeita ao duplo grau de jurisdio, no produzindo efeito seno depois de confirmada pelo tribunal, a sentena: I - que anular o casamento; II - proferida contra a Unio, o Estado e o Municpio; III - que julgar improcedente a execuo de dvida ativa da Fazenda Pblica (art. 585, n. Vl). Pargrafo nico - Nos casos previstos neste artigo, o juiz ordenar a remessa dos autos ao tribunal, haja ou no apelao voluntria da parte vencida; no o fazendo, poder o presidente do tribunal avoclos.

Nova Redao
"Art. 475. Est sujeita ao duplo grau de jurisdio, no produzindo efeito seno depois de confirmada pelo tribunal, a sentena: I proferida contra a Unio, o Estado, o Distrito Federal, o Municpio, e as respectivas autarquias e fundaes de direito pblico; II que julgar procedentes, no todo ou em parte, os embargos execuo de dvida ativa da Fazenda Pblica (art. 585, VI). 1 - Nos casos previstos neste artigo, o juiz ordenar a remessa dos autos ao tribunal, haja ou no apelao; no o fazendo, dever o presidente do tribunal avoclos. 2 - No se aplica o disposto neste artigo sempre que a condenao, ou o direito controvertido, for de valor certo no excedente a 60 (sessenta) salrios mnimos, bem como no caso de procedncia dos embargos do devedor na execuo de dvida ativa do mesmo valor. 3 - Tambm no se aplica o disposto neste artigo quando a sentena estiver fundada em jurisprudncia do plenrio do Supremo Tribunal Federal ou em smula deste Tribunal ou do tribunal superior competente."(NR)

Comentrios: Trata o Artigo 475 do Cdigo de Processo Civil da figura do chamado reexame necessrio . Criticado por uns, o certo que o reexame necessrio se faz presente na legislao processual brasileira como pr-requisito necessrio para que determinadas decises transitem em julgado. Trouxe a lei n. 10.352/2001, profundas alteraes em tal instituto. So elas:

12

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

1 - O reexame obrigatrio deixou de ser requisito para que decises anulatrias de casamento transitem em julgado, tornando com isso a legislao sobre a matria atualizada, pois o casamento passou de indissolvel para dissolvel com a Lei do Divrcio (lei n. 6.515/77). Tal legislao no contempla na figura do divrcio o reexame necessrio. Em razo disso que foi excludo o disposto no inciso I da antiga redao do Artigo 475 do Cdigo de Processo Civil. Salienta-se que a excluso do duplo grau obrigatrio no elimina a hiptese do recurso voluntrio. 2 - O inciso I da nova redao do artigo ora estudado inclui o Distrito Federal, autarquias e fundaes de direito pblico, entre os entes cujas decises proferidas em contrrio esto sujeitas ao reexame necessrio, corrigindo assim erro de redao j superado anteriormente pela doutrina e jurisprudncia. 3 - A nova redao do inciso II do artigo ora comentado corrigiu uma imperfeio tcnica contida anteriormente no inciso III do mesmo artigo. Trata-se da utilizao correta da expresso que julgar procedentes, no todo ou em parte, os embargos execuo ao invs de dizer erroneamente julgar improcedente a execuo. Tal correo tem como premissa que a execuo no julgada, pois que ela deve vir instruda e revestida de liquidez, certeza e exigibilidade, conforme preleciona o Artigo 586 do Cdigo de Processo Civil. Na verdade, o manejo do recurso estava adstrito ao julgamento procedente dos embargos execuo. No h dvidas tambm que a procedncia parcial dos embargos est contemplada tambm como motivadora do duplo grau de jurisdio. 4 - O pargrafo primeiro da nova redao dada ao artigo tornou obrigatria e no mais facultativa a avocao pelo presidente do tribunal, dos autos sujeitos ao reexame necessrio, caso o juiz que atue no feito no os remeta para a apreciao do Tribunal. 5 - Com o objetivo de no abarrotar os Tribunais com questes com pouca expresso econmica para a Administrao, o reexame necessrio no se aplicar sempre que a condenao ou o direito controvertido corresponder a valor que no exceda 60 (sessenta) salrios mnimos, aplicando-se tambm tal premissa nos casos de procedncia de embargos do devedor na execuo de dvida ativa. 6 - Por fim, seguindo a tendncia atual do direito processual civil em privilegiar as decises dos Tribunais e de conceder efeitos vinculantes, o reexame necessrio no se aplicar quando a sentena estiver fundamentada em jurisprudncia do Plenrio do Supremo Tribunal Federal ou em smula deste Tribunal ou do Tribunal superior competente. Induvidosamente, reveste-se esta alterao de carter que podemos verificar como sendo vinculante.

13

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

ART.498
Redao Anterior
Art. 498 - Quando o dispositivo do acrdo contiver julgamento por maioria de votos e julgamento unnime e forem interpostos simultaneamente embargos infringentes e recurso extraordinrio ou recurso especial, ficaro estes sobrestados at o julgamento daquele.

Nova Redao
"Art. 498. Quando o dispositivo do acrdo contiver julgamento por maioria de votos e julgamento unnime, e forem interpostos embargos infringentes, o prazo para recurso extraordinrio ou recurso especial, relativamente ao julgamento unnime, ficar sobrestado at a intimao da deciso nos embargos. Pargrafo nico. Quando no forem interpostos embargos infringentes, o prazo relativo parte unnime da deciso ter como dia de incio aquele em que transitar em julgado a deciso por maioria de votos."(NR)

Comentrios: Antes de estudar as modificaes ocorridas no Artigo 498 do Cdigo de Processo Civil, devese ter em mente que vigora no Processo Civil, em relao matria recursal, o Princpio da Uni-recorribilidade, exceto no caso do recurso especial (questes infraconstitucionais) e recurso extraordinrio (questes constitucionais). Segundo tal princpio, impossvel a interposio de mais de um recurso contra uma nica deciso. O Artigo 498 do Cdigo de Processo Civil, quando analisado, d a impresso de que tal princpio excepcionado. Entretanto, na verdade, no h nesse caso dupla e simultnea impugnao recursal de uma s deciso, pois certas decises, para efeitos recursais so divididas em duas partes. Isso ocorre, por exemplo, nos acrdos que dispe em parte de forma unnime sobre determinada questo e de forma majoritria sobre outra questo, cabendo nesses casos, com relao primeira, recurso especial e/ou recurso extraordinrio e com relao segunda embargos infringentes. Antes da modificao do artigo ora estudado, era necessrio interpor os recursos acima descritos simultaneamente, sob pena de transitar em julgado a parte da deciso referente questo unnime no impugnada. Num s processo, e contra o mesmo acrdo, coexistiam dois recursos endereados cada um a rgos distintos, a saber: os embargos infringentes, voltados para o mesmo Tribunal onde se proferiu o julgamento no unnime; e o especial e/ou extraordinrio endereados ao Superior Tribunal de Justia e Supremo Tribunal Federal, respectivamente.

14

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

Tal situao gerava verdadeiro desperdcio de atuao processual, em contraposio ao Princpio da Economia Processual, porque uma vez julgados os embargos infringentes, que gerava a suspenso do recurso extraordinrio e/ou especial que fora(m) juntamente interposto(s) com os embargos, dessa nova deciso deveria ser interposto novo recurso especial ou extraordinrio pela parte e feita nova anlise dos requisitos de admissibilidade pelo rgo competente, ocorrendo portanto, desnecessariamente, dupla atividade processual. A proposta de mudana partiu da sugesto do Dr. Osmar Tognolo, Juiz do Tribunal Regional Federal da 1 Regio, defendendo que nada se decide antes do julgamento dos embargos, no sendo examinados aqueles recursos inicialmente interpostos, nem mesmo quanto a sua admissibilidade. Eles simplesmente ficam nos autos sem qualquer serventia. Com a proposta, apenas aps o julgamento dos embargos, com a publicao do acrdo, ser iniciada a contagem do prazo para os recursos especial e extraordinrio, abrangendo todo o julgado, mesmo aquele no objeto dos embargos. ( Exposio de Motivos, da Lei n. 10.352/2001 Publicado no Dirio do Senado Federal, pgina 26692). Com as modificaes introduzidas, isto no ocorre mais, pois o recurso especial e/ou extraordinrio com relao parte unnime do acrdo no necessitam mais ser interpostos simultaneamente com os embargos infringentes, que versaro sobre a deciso majoritria do acrdo, pois o prazo de interposio dos primeiros ficar sobrestado at a intimao do julgamento final dos segundos. Se os embargos infringentes no forem interpostos, dispe o novo pargrafo nico do Artigo 498 do Cdigo de Processo Civil, que o prazo para a interposio do recurso extraordinrio e/ou especial s comear a fluir a partir do dia em que transitar em julgado a parte no unnime do acrdo. Se dessa parte (no unnime) no for interposto o recurso de embargos infringentes, impossvel ser a interposio de outro recurso com relao a essa parte, conforme dispe as smulas 281 do Supremo Tribunal Federal e 207 do Superior Tribunal de Justia Smula 281 do STF: inadmissvel o recurso extraordinrio, quando couber, na Justia de origem, recurso ordinrio da deciso impugnada. Sumula 207 do STJ: inadmissvel recurso especial quando cabveis embargos infringentes contra acrdo proferido no tribunal de origem. No que diz respeito ao prazo para interposio de recurso extraordinrio e/ou especial, devese considerar como dies a quo o trmino do prazo de 15 (quinze) dias para interposio dos embargos infringentes. Obs.: Ao analisarmos a matria referente aos embargos infringentes no se pode esquecer da nova redao do Artigo 530 do Cdigo de Processo Civil que impossibilita a interposio dos Embargos Infringentes nas hipteses em que o Tribunal confirmar a sentena, mesmo que de forma no unnime.

15

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

ART. 515
Redao Anterior
Art. 515 - A apelao devolver ao tribunal o conhecimento da matria impugnada. 1 - Sero, porm, objeto de apreciao e julgamento pelo tribunal todas as questes suscitadas e discutidas no processo, ainda que a sentena no as tenha julgado por inteiro. 2 - Quando o pedido ou a defesa tiver mais de um fundamento e o juiz acolher apenas um deles, a apelao devolver ao tribunal o conhecimento dos demais.

Nova Redao
"Art. 515 A apelao devolver ao tribunal o conhecimento da matria impugnada. 1 - Sero, porm, objeto de apreciao e julgamento pelo tribunal todas as questes suscitadas e discutidas no processo, ainda que a sentena no as tenha julgado por inteiro. 2 - Quando o pedido ou a defesa tiver mais de um fundamento e o juiz acolher apenas um deles, a apelao devolver ao tribunal o conhecimento dos demais. 3 - Nos casos de extino do processo sem julgamento do mrito (art. 267), o tribunal pode julgar desde logo a lide, se a causa versar questo exclusivamente de direito e estiver em condies de imediato julgamento."(NR)

Comentrios: A apelao o recurso ordinrio que possui o maior mbito de devolutividade, prestando-se correo tanto do error in procedendo quanto do error in judicando. Por error in procedendo entende-se como sendo o vcio de atuao do magistrado que ocorre sempre que o mesmo desrespeita norma procedimental, provocando, conseqentemente, prejuzo parte que poder postular a anulao de tal ato do juiz. Nesse diapaso, no necessrio a violao do texto expresso da lei, mas apenas o descumprimento de regra procedimental aplicvel ao caso concreto. Por sua vez, error in judicando consiste no erro quanto ao mrito da causa, um vcio de natureza substancial. Ocorrendo tal erro, o pedido refere-se reforma da deciso, encarada como injusta. Um dos pontos mais polmicos da reforma do Cdigo de Processo Civil diz respeito insero do 3 ao Artigo 515 do mesmo. Com vistas aos Princpios da Instrumentalidade, Economia Processual e Efetividade, tal modificao acabou possibilitando ao Tribunal julgar imediatamente o mrito de determinada demanda (extinta sem julgamento de mrito), antes mesmo do juzo monocrtico, que dessa forma no cumpre completamente sua funo jurisdicional. Assim, o Tribunal, na anlise de um error in procedendo, se a causa versar sobre questo exclusivamente de direito e estiver em condies de imediato julgamento, poder conhecer desde logo da lide, no mais devolver (baixar) os autos ao juzo de primeiro grau para enfrentar o mrito da demanda.

16

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

Com a nova regra, mesmo que a sentena tenha sido terminativa, o efeito devolutivo da apelao permitir ao tribunal julgar o mrito da causa, desde que satisfeitos dois requisitos, a saber: se a causa versar sobre questo exclusivamente de direito; e se o feito estiver em condies de imediato julgamento . Tal inovao constitui, segundo alguns, flagrante atentado ao Princpio do Duplo Grau de Jurisdio, pois o Tribunal no poderia conhecer diretamente o mrito de determinada demanda (cuja questo for exclusivamente de direito ou no demandar instruo probatria) sem que esse mrito tenha sido apreciado pelo juzo a quo, pois dessa forma estaria sendo suprimido um grau de jurisdio. Entretanto, no se pode alegar inconstitucionalidade do novo dispositivo, pois os limites da apreciao recursal so estabelecidos por normas infra-constitucionais. Alm disso, o acesso aos Tribunais Superiores (STF e STJ) continuar aberto com a utilizao dos recursos extraordinrio e especial. Com a reforma pode-se dizer que operou-se verdadeira extenso do efeito devolutivo da apelao, pois permite-se hoje ao Tribunal conhecer de matria estranha ao julgamento de primeiro grau, e ainda, no includa pela parte no bojo de seu recurso. Finalizando, ao que parece, tal alterao realmente fere o Princpio do Duplo Grau de Jurisdio em nome de um processo mais clere. Pode-se, ainda, vislumbrar uma contradio entre o disposto no caput do prprio Artigo 515 e o Artigo 463, ambos do Cdigo de Processo Civil, que, levados ao p da letra, impediriam o Tribunal de conhecer o mrito de determinada lide que o magistrado de primeiro grau sequer chegou apreciar. Artigo 463 do Cdigo de Processo Civil: Ao publicar a sentena de mrito, o juiz cumpre e acaba o ofcio jurisdicional, s podendo alter-la: I - para corrigir, de ofcio ou a requerimento da parte, inexatides materiais, ou lhe retificar erros de clculo; II - por meio de embargos de declarao

ART. 520
Redao Anterior
Art. 520 - A apelao ser recebida em seu efeito devolutivo e suspensivo. Ser, no entanto, recebida s no efeito devolutivo, quando interposta de sentena que: I - homologar a diviso ou a demarcao; II - condenar prestao de alimentos; III - julgar a liquidao de sentena; IV - decidir o processo cautelar; V - rejeitar liminarmente embargos execuo ou julg-los improcedentes; VI - julgar procedente o pedido de instituio de arbitragem.

17

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

Nova Redao
Art. 520 - A apelao ser recebida em seu efeito devolutivo e suspensivo. Ser, no entanto, recebida s no efeito devolutivo, quando interposta de sentena que: I - homologar a diviso ou a demarcao; II - condenar prestao de alimentos; III - julgar a liquidao de sentena; IV - decidir o processo cautelar; V - rejeitar liminarmente embargos execuo ou julg-los improcedentes; VI - julgar procedente o pedido de instituio de arbitragem. VII confirmar os efeitos da antecipao da tutela; (NR)

Comentrios: Ao recurso de apelao atribudo, em regra, dois efeitos: o devolutivo e o suspensivo. Esto capitulados no Artigo 520 do Cdigo de Processo Civil os casos em que a apelao s recebida em seu efeito devolutivo, permitindo-se assim a Execuo Provisria do julgado, nos termos do Artigo 588 do Cdigo de Processo Civil. Acrescentaram os reformadores ao rol do Artigo 520 do Cdigo de Processo Civil o inciso VII, dispondo que nos casos de apelao de sentena que confirmar a antecipao dos efeitos da tutela (conforme Artigo 273 do Cdigo de Processo Civil), esta ser recebida apenas em seu efeito devolutivo. Por antecipao de tutela, entende-se como o adiantamento dos efeitos da tutela jurisdicional pretendida, vale dizer um adiantamento do objeto que se pleiteia na ao, desde que obedecidos os pressupostos do Artigo 273 do Cdigo de Processo Civil. A Lei n. 10.352/2001, com a introduo do inciso VII ao rol do Artigo 520, tornou o recurso de apelao coerente com o instituto da antecipao de tutela, pois de nada adiantaria antecipar os efeitos de determinada tutela jurisdicional e depois suspender tais efeitos em virtude da interposio de uma apelao. A clareza desse novo inciso evita o celeuma em torno da matria e confirma decises dos Tribunais no sentido de evitar a incoerncia de se antecipar no incio ou no meio do procedimento a tutela e suspend-la ao final. Dessa forma, os efeitos do provimento jurisdicional antecipado continuaro a ter eficcia, mesmo que interposto um recurso de apelao da deciso definitiva, que confirmar os efeitos da antecipao de tutela.

18

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

ART. 523
Redao Anterior
Art. 523 - Na modalidade de agravo retido o agravante requerer que o tribunal dele conhea, preliminarmente, por ocasio do julgamento da apelao. 1 - No se conhecer do agravo se a parte no requerer expressamente, nas razes ou na resposta da apelao, sua apreciao pelo Tribunal. 2 - Interposto o agravo, o juiz poder reformar sua deciso, aps ouvida a parte contrria, em 5 (cinco) dias. 3 - Das decises interlocutrias proferidas em audincia admitir-se- interposio oral do agravo retido, a constar do respectivo termo, expostas sucintamente as razes que justifiquem o pedido de nova deciso. 4 - Ser sempre retido o agravo das decises posteriores sentena, salvo caso de inadmisso da apelao.

Nova Redao
Art. 523 - Na modalidade de agravo retido o agravante requerer que o tribunal dele conhea, preliminarmente, por ocasio do julgamento da apelao. 1 - No se conhecer do agravo se a parte no requerer expressamente, nas razes ou na resposta da apelao, sua apreciao pelo Tribunal. 2 - Interposto o agravo, e ouvido o agravado no prazo de 10 (dez) dias, o juiz poder reformar sua deciso. 3 - Das decises interlocutrias proferidas em audincia admitir-se- interposio oral do agravo retido, a constar do respectivo termo, expostas sucintamente as razes que justifiquem o pedido de nova deciso. 4 - Ser retido o agravo das decises proferidas na audincia de instruo e julgamento e das posteriores sentena, salvo nos casos de dano de difcil e de incerta reparao, nos de inadmisso da apelao e nos relativos aos efeitos em que a apelao recebida. (NR)

Comentrios: A alterao do 2 do Artigo ora estudado pois fim polmica que existia em torno desse dispositivo, uma vez que o prazo l mencionado poderia ser admitido como lapso de tempo destinado oitiva da parte agravada, ou ainda, de lapso de tempo concedido ao juiz para rever a matria em sede de Agravo Retido. Ficou claro agora que a parte contrria (o agravado) conta com um prazo de 10 (dez) dias para se manifestar e s aps essa manifestao o juiz ir decidir. O prazo de 5 (cinco) dias previsto anteriormente feria o Princpio da Isonomia, j que o prazo para interpor o agravo, segundo o Artigo 522 do Cdigo de Processo Civil, de 10 (dez) dias, sendo injusto portanto o prazo anteriormente previsto de 5 (cinco) dias para a parte contrria manifestar-se. Outras modificaes, objeto de estudo dos reformadores, foram introduzidas no Recurso de Agravo.

19

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

Antes de mais nada, existem duas espcies de agravo: 1 Agravo Retido (Artigo 523 do Cdigo de Processo Civil) e, 2 Agravo de Instrumento (Artigo 524 do Cdigo de Processo Civil). Na primeira espcie, segundo o jurista Humberto Theodoro Jnior, em sua obra Curso de Direito Processual Civil, volume I: a parte, ao invs de se dirigir diretamente ao tribunal para provocar o imediato julgamento do recurso, volta-se para o juiz da causa, autor do decisrio impugnado, e apresenta o recurso, pedindo que permanea no bojo dos autos, para que dele o tribunal conhea, preliminarmente, por ocasio do julgamento da apelao (art.523). Com relao a segunda espcie, escreve o autor na mesma obra: Adotada a modalidade de agravo por instrumento, o recurso ser processado fora dos autos da causa onde se deu a deciso impugnada. O instrumento ser um processado parte formado com as razes e contra-razes dos litigantes e com as cpias das peas necessrias compreenso e julgamento da impugnao. Feitas as observaes acima, pode-se dizer que os reformadores, no 4 do Artigo ora em comento, colocaram fim s dvidas quanto possibilidade do agravo retido no ser oral e ser interposto dentro do prazo legal, fora do cenrio da Audincia de Instruo e Julgamento. A palavra sempre foi excluda e a modalidade de Agravo Retido foi incorporada aos atos decisrios praticados durante a audincia, ressalvado que adotou-se ensinamento que j fazia parte do estatuto processual civil, mais precisamente no Artigo 280, III, que trata do agravo (na forma retida) durante o procedimento sumrio. Uma vez alterado o 4 de referido Artigo, ganhou o procedimento comum, pelo rito ordinrio, mais celeridade, pois agora no caso de agravo das decises proferidas na audincia de instruo e julgamento e das proferidas posteriormente sentena o agravo ser retido. J nos casos de dano de difcil e de incerta reparao, nos de inadmisso da apelao e nos relativos aos efeitos em que a apelao recebida, o agravo ser de instrumento. Por razes bvias, o Agravo Retido das decises proferidas na Audincia de Instruo e Julgamento poder se efetivar no apenas oralmente, mas tambm na forma escrita e com observncia do prazo legal. Percebe-se que os reformadores presumiram antecipadamente que nos casos de inadmisso da apelao e nos relativos aos efeitos em que a apelao recebida, existiria dano ao agravante, permitindo-se conseqentemente que esse submeta imediatamente ao Tribunal o exame de tais questes atravs do Agravo de Instrumento, at mesmo pela impossibilidade de se reter algo vinculado aquilo que jamais seria levado ao crivo do Tribunal.

20

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

ART. 526
Redao Anterior
Art. 526 - O agravante, no prazo de 3 (trs) dias, requerer juntada, aos autos do processo de cpia da petio do agravo de instrumento e do comprovante de sua interposio, assim como a relao dos documentos que instruram o recurso.

Nova Redao
Art. 526 - O agravante, no prazo de 3 (trs) dias, requerer juntada, aos autos do processo de cpia da petio do agravo de instrumento e do comprovante de sua interposio, assim como a relao dos documentos que instruram o recurso. Pargrafo nico. O no cumprimento do disposto neste artigo, desde que argido e provado pelo agravado, importa inadmissibilidade do agravo."(NR)

Comentrios: Com o advento da Lei n. 9.139/95, que introduziu diversas modificaes na legislao processual civil, o agravante passou a ter que juntar aos autos de origem a cpia do Agravo, o comprovante de interposio, bem como o rol de documentos que instruram o Recurso, tudo em conformidade com o Artigo 526 do Cdigo de Processo Civil. Como a lei no foi clara, duas correntes despontaram no Tribunal: 1 - Majoritria Entendia que as providncias do referido Artigo eram obrigatrias, pois seria requisito de admissibilidade do Agravo, cuja inobservncia acarretaria o no conhecimento deste Recurso. 2 - Minoritria Via o Artigo 526 do Cdigo de Processo Civil como norma dispositiva, tendo o recorrente mera faculdade de adotar as providncias referidas neste Artigo, com o objetivo de propiciar ao magistrado o Juzo de Retratao. Acolhendo a primeira corrente, veio a reforma, cuja exposio de motivos (projeto 3.474/00) dispe: Inconcebvel impusesse a lei ao recorrente uma obrigao, fixando-lhe prazo, sem nenhuma conseqncia processual para o descumprimento. Alis, a comunicao prevista no Artigo 526 tem por objetivo maior o de proporcionar ao agravado imediato e perfeito conhecimento dos termos do agravo, de molde a habilit-lo a bem oferecer sua resposta sem necessidade de deslocar-se para consultar ou autos do recurso na secretaria do tribunal. Com a redao do pargrafo nico, os reformadores colocaram fim dvida que existia.

21

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

Ficou expresso com a reforma que tal providncia constitui pressuposto de admissibilidade do agravo, cuja inobservncia implicar em no conhecimento deste. Tal conseqncia independer de prejuzo efetivo do agravado e se comprovar via certido fornecida pelo escrivo.

ART. 527
Redao Anterior
Art. 527 - Recebido o agravo de instrumento no tribunal, e distribudo incontinenti, se no for caso de indeferimento liminar (art. 557) o relator: I - poder requisitar informaes ao juiz da causa, que as prestar no prazo de 10 (dez) dias; II - poder atribuir efeito suspensivo ao recurso (art. 558), comunicando ao juiz tal deciso; III - intimar o agravado, na mesma oportunidade, por ofcio dirigido ao seu advogado, sob registro e com aviso de recebimento, para que responda no prazo de 10 (dez) dias, facultando-lhe juntar cpias das peas que entender convenientes; nas comarcas sede de tribunal, a intimao far-se- pelo rgo oficial; IV - ultimadas as providncias dos incisos anteriores, mandar ouvir o Ministrio Pblico, ser for o caso, no prazo de 10 (dez) dias. Pargrafo nico - Na sua resposta, o agravado observar o disposto no 2 do art. 525.

Nova Redao
"Art. 527. Recebido o agravo de instrumento no tribunal, e distribudo incontinenti, o relator: I - negar-lhe- seguimento, liminarmente, nos casos do art. 557; II poder converter o agravo de instrumento em agravo retido, salvo quando se tratar de proviso jurisdicional de urgncia ou houver perigo de leso grave e de difcil ou incerta reparao, remetendo os respectivos autos ao juzo da causa, onde sero apensados aos principais, cabendo agravo dessa deciso ao rgo colegiado competente; III poder atribuir efeito suspensivo ao recurso (art. 558), ou deferir, em antecipao de tutela, total ou parcialmente, a pretenso recursal, comunicando ao juiz sua deciso; IV poder requisitar informaes ao juiz da causa, que as prestar no prazo de 10 (dez) dias; V mandar intimar o agravado, na mesma oportunidade, por ofcio dirigido ao seu advogado, sob registro e com aviso de recebimento, para que responda no prazo de 10 (dez) dias, facultando-lhe juntar cpias das peas que entender convenientes; nas comarcas sede de tribunal e naquelas cujo expediente forense for divulgado no dirio oficial, a intimao far-se- mediante a publicao no rgo oficial; VI - ultimadas as providncias referidas nos incisos I a V, mandar ouvir o Ministrio Pblico, se for o caso, para que se pronuncie no prazo de 10 (dez) dias. Pargrafo nico. Na sua resposta, o agravado observar o disposto no 2 do art. 525 "(NR)

22

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

Comentrios: Foram introduzidas pela Lei n. 10.352/2001 alteraes nos poderes do relator do agravo de instrumento, os quais ficaram divididos em duas espcies: Poderes ordinatrios requisitar informaes do magistrado que prolatou a deciso interlocutria objeto do agravo inciso IV; mandar intimar o agravado para que apresente sua resposta no lapso temporal de 10 (dez) dias inciso V; em determinados casos, mandar ouvir o Ministrio Pblico, para que se pronuncie no prazo de 10 (dez) dias inciso VI. Poderes decisrios negar, liminarmente, seguimento ao agravo na hiptese deste ser manifestamente inadmissvel, prejudicado, improcedente ou contrrio a smula do respectivo Tribunal ou Tribunal Superior inciso I combinado com o Artigo 557, caput; converter o agravo de instrumento em agravo retido, exceto nas hipteses de urgncia ou de perigo de leso grave e de difcil ou incerta reparao, nos termos do inciso II; conceder efeito suspensivo ao agravo, desde que requerido pelo agravante e for admitido tal efeito, nos termos do Artigo 558 do Cdigo de Processo Civil ou deferir, em antecipao de tutela, total ou parcialmente, a pretenso recursal, comunicando ao juiz sua deciso. efeito ativo, Inciso III. A rigor, pode o agravo observar dois regimes diversos, entre os quais, em regra, cabe ao agravante optar. Sob a denominao de Regime Comum, segundo entendimento de Jos Carlos Barbosa Moreira, o agravo de instrumento interposto perante o Tribunal competente para o julgamento, mediante a formao de autos apartados (instrumento do agravo), com as peas necessrias, facultada antes ao prprio rgo a quo a reconsiderao de seu pronunciamento (juzo de retratao). O outro regime, denominado Regime Especial, utilizado nos casos em que no h interesse na reviso imediata da deciso pelo rgo ad quem. O recurso fica retido nos prprios autos do processo, com a finalidade de impedir que ocorra a precluso da oportunidade de discutir a deciso. Com a reforma, tem agora o relator a faculdade de analisar o pedido formulado pelo agravante e entender que se trata de hiptese de Agravo Retido e no de Agravo de Instrumento. Em face de tal concluso, o relator determinar a remessa dos autos ao juzo de origem, a fim de que o recurso seja ali apensado como agravo retido, para ser apreciado oportunamente, desde que o agravante requeira expressamente, nas razes ou na resposta da apelao, sua apreciao pelo Tribunal. De tal deciso caber o recurso de Agravo, conforme parte final do inciso II, do Artigo em comento (cabendo agravo dessa deciso ao rgo colegiado competente.), conforme dispuser o Regimento Interno do Tribunal, inclusive estabelecendo o prazo.

23

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

Vale lembrar que, como salientado acima, no caber tal converso nas hipteses de urgncia ou de perigo de leso grave de difcil ou incerta reparao. Por sua vez, o novo inciso III, antigo inciso II, consolida melhor a possibilidade de o relator atribuir efeito suspensivo ao recurso (artigo 558), ou deferir, em antecipao de tutela, total ou parcialmente, a pretenso recursal, comunicando ao juiz sua deciso. No inciso I do artigo ora em comento, os reformadores mais uma vez ampliaram os poderes do relator e prestigiaram as decises dos Tribunais, com o fim de lhes atribuir efeito vinculante, j que o relator negar, liminarmente, seguimento ao Agravo, quando este for manifestamente inadmissvel, improcedente, prejudicado ou em confronto com smula ou com jurisprudncia dominante do respectivo Tribunal, do Supremo Tribunal Federal, ou de Tribunal Superior. Em todas as hipteses de atividade decisria do relator, com exceo da concesso ou denegao de efeito suspensivo ao agravo de instrumento ou do deferimento do efeito ativo, suas decises podero ser reapreciadas pelo rgo colegiado competente, atravs de agravo, nos termos da parte final do inciso II do Artigo 527 do Cdigo de Processo Civil. Segundo a opinio de parte da doutrina, uma vez que o relator indefira o efeito suspensivo ou a concesso de antecipao de tutela, restaria ao agravante impetrar um mandado de segurana para que se produzisse qualquer dos efeitos do inciso III, tendo em vista que no pode haver nesses casos discricionariedade por parte do magistrado que prolatou tal deciso. De igual maneira, aquele que se sentir prejudicado pela concesso dos efeitos do inciso III poder socorrer-se do mandado de segurana. Nota-se, desta forma, que com a reforma foram ampliados os poderes do relator.

24

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

III. MODIFICAES OCORRIDAS NOS EMBARGOS INFRINGENTES EM VIRTUDE DA REFORMA:

ART. 530
Redao Anterior
Art. 530 - Cabem embargos infringentes quando no for unnime o julgado proferido em apelao e em ao rescisria. Se o desacordo for parcial, os embargos sero restritos matria objeto da divergncia.

Nova Redao
"Art. 530. Cabem embargos infringentes quando o acrdo no unnime houver reformado, em grau de apelao, a sentena de mrito, ou houver julgado procedente ao rescisria. Se o desacordo for parcial, os embargos sero restritos matria objeto da divergncia."(NR)

ART. 531
Redao Anterior
Art. 531 - Compete ao relator do acrdo embargado apreciar a admissibilidade do recurso. Pargrafo nico - (Revogado pela Lei n. 8.950, de 13-12-1994.)

Nova Redao
"Art. 531. Interpostos os embargos, abrir-se- vista ao recorrido para contra-razes; aps, o relator do acrdo embargado apreciar a admissibilidade do recurso."(NR)

ART. 533
Redao Anterior
Art. 533 - Admitidos os embargos, proceder-se- ao sorteio de novo relator. Pargrafo nico - A escolha do relator recair, quando possvel, em juiz que no haja participado do julgamento da apelao ou da ao rescisria.

Nova Redao
"Art. 533. Admitidos os embargos, sero processados e julgados conforme dispuser o regimento do tribunal."(NR)

25

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

ART. 534
Redao Anterior
Art. 534 - Sorteado o relator e independentemente de despacho, a secretaria abrir vista ao embargado para a impugnao. Pargrafo nico - Impugnados os embargos, sero os autos conclusos ao relator e ao revisor pelo prazo de 15 (quinze) dias para cada um, seguindo-se o julgamento.

Nova Redao
"Art. 534. Caso a norma regimental determine a escolha de novo relator, esta recair, se possvel, em juiz que no haja participado do julgamento anterior."(NR)

Comentrios: Com o intuito de aperfeioar a deciso de Tribunal que contenha um voto vencido proferido em apelao ou em ao rescisria, instituiu-se na legislao brasileira a figura dos Embargos Infringentes. Os Embargos Infringentes no possuem efeito devolutivo. Propiciam o reexame do caso decidido pelo prprio Tribunal prolator do acrdo impugnado, podendo, ainda, esse reexame contar com a participao dos juizes que integram o rgo fracionrio responsvel pelo primeiro julgamento. Vale dizer que a deciso embargvel naquilo em que no houve unanimidade. (Moacyr Amaral Santos, Primeiras Linhas de Direito Processual Civil, 4 edio, volume III, pgina 237)

ART. 530
Com a reforma, os Embargos Infringentes s sero admitidos em duas hipteses: 1 - .....quando o acrdo no unnime houver reformado, em grau de apelao, a sentena de mrito. grifei De acordo com essa previso, no mais cabvel embargos infringentes quando o acrdo, mesmo que por maioria de votos, confirme a sentena, e contra julgamento de apelao cuja divergncia gire em torno apenas de questes formais do processo, como o caso de discutirse apenas acerca dos pressupostos processuais e condies da ao. Aps a reforma ora estudada, s sero cabveis embargos infringentes que tenham por objeto alguma divergncia no tocante ao mrito do processo. No sero cabveis Embargos Infringentes quando o julgado, repita-se, mesmo por maioria de votos e ainda que apreciando o mrito, confirme a sentena.

26

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

Prescreve Jos Rogrio Cruz e Tucci:, No obstante, infenso s crticas, o reformador acolheu integralmente a ponderada sugesto de Barbosa Moreira, que, de lege ferenda, propusera restringir o cabimento do recurso, excluindo-o em alguns casos, como o da divergncia s no julgamento de preliminar, ou em apelao interposta contra sentena meramente terminativa, e tambm de haver o tribunal confirmado (embora por maioria de votos) a sentena apelada( Lineamentos da Nova Reforma do CPC, editora RT, 2002, pgina 74). 2 - ...houver julgamento procedente da ao rescisria No caso de ao rescisria, pela reforma, o acrdo para ser suscetvel de embargos infringentes deve ser no unnime e a ao rescisria ser julgada procedente, limitando-se assim as hipteses em que ser possvel a interposio de embargos infringentes em relao a aes rescisrias. Nota-se que no ser mais possvel o manejo dos Embargos Infringentes quando houver improcedncia do pedido na rescisria. Com essas alteraes, evitar-se- a grande quantidade de embargos infringentes contra apelaes e aes rescisrias, aps dois pronunciamentos judiciais no mesmo sentido. Alm disso, no sero mais admissveis tais embargos visando discutir apenas questes processuais, valorizando-se, dessa forma, mesmo que indiretamente, o julgado de primeiro grau. OUTRAS ALTERAES A lei n. 10.352/2001, ao referir-se aos Artigos 531, 533 e 534 todos do Cdigo de Processo Civil, tratou de lanar modificaes no procedimento referente aos Embargos Infringentes. Os reformadores, ao viabilizarem o imediato oferecimento das contra-razes do embargado, reservaram ao magistrado (que, na seqncia examinar a admissibilidade do recurso) maiores elementos de convico para o exerccio dos amplos poderes que lhes so conferidos. Significativas foram as modificaes introduzidas nos Artigos 533 e 534, ambos do Cdigo de Processo Civil. Conforme a redao do primeiro, uma vez admitidos os Embargos, estes sero processados e julgados nos termos do regimento interno do respectivo Tribunal. Destarte, os reformadores procuraram adequar o procedimento e julgamento dos Embargos Infringentes aos diversos Regimentos Internos do diversos Tribunais brasileiros. J o Artigo 534, ao prever que Caso a norma regimental determine a escolha de novo relator, esta recair, se possvel, em juiz que no haja participado do julgamento anterior. (g. n), deixa a recomendao de que a relatoria recaia sobre o mesmo juiz que a exerceu no julgamento anterior. No entanto, tambm recomenda que se tal no for admissvel pelo Regimento Interno do Tribunal, que a relatoria no recaia sobre que participaram do julgamento anterior. De qualquer modo, pela nova redao os Tribunais esto liberados para disporem sobre a melhor forma que lhes aprouver.
27

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

Ao que parece, a inteno dos reformadores foi de prestigiar o Regimento Interno dos Tribunais e de aproveitar o conhecimento da matria pelo relator.

ART. 542
Redao Anterior
Art. 542 - Recebida a petio pela secretaria do tribunal e a protocolada, ser intimado o recorrido, abrindo-se-lhe vista para apresentar contra-razes. 1 - Findo esse prazo, sero os autos conclusos para admisso ou no do recurso, no prazo de 15 (quinze) dias, em deciso fundamentada. 2 - Os recursos extraordinrio e especial sero recebidos no efeito devolutivo. 3 - O recurso extraordinrio, ou o recurso especial, quando interpostos contra deciso interlocutria em processo de conhecimento, cautelar, ou embargos execuo ficar retido nos autos e somente ser processado se o reiterar a parte, no prazo para a interposio do recurso contra a deciso final, ou para as contra-razes.

Nova Redao
"Art. 542. Recebida a petio pela secretaria do tribunal, ser intimado o recorrido, abrindose-lhe vista, para apresentar contra-razes."(NR) 1 - Findo esse prazo, sero os autos conclusos para a admisso ou no do recurso, no prazo de 15 (quinze) dias, em deciso fundamentada. 2 - Os recursos extraordinrio e especial sero recebidos no efeito devolutivo. 3 - O recurso extraordinrio, ou o recurso especial, quando interpostos contra deciso interlocutria em processo de conhecimento, cautelar, ou embargos execuo ficar retido nos autos e somente ser processado se o reiterar a parte, no prazo para a interposio do recurso contra a deciso final, ou para as contra-razes.

Comentrios: A nova redao dada ao caput do Artigo 542 do Cdigo de Processo Civil, ao suprimir a expresso e a protocolada, abriu expressamente a possibilidade de os Tribunais procederem a instalao de protocolos unificados para o recebimento de peties de Recurso Extraordinrio e Recurso Especial.

28

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

ART. 544
Redao Anterior
Art. 544 - No admitido o recurso extraordinrio ou o recurso especial, caber agravo de instrumento, no prazo de 10 (dez) dias, para o Supremo Tribunal Federal ou para o Superior Tribunal de Justia, conforme o caso. 1 - O agravo de instrumento ser instrudo com as peas apresentadas pelas partes, devendo constar, obrigatoriamente, sob pena de no conhecimento, cpia do acrdo recorrido, da petio de interposio do recurso denegado, das contra-razes, da deciso agravada, da certido da respectiva intimao e das procuraes outorgadas aos advogados do agravante e do agravado. 2 - Distribudo e processado o agravo na forma regimental, o relator proferir deciso. 3 - Poder o relator, se o acrdo recorrido estiver em confronto com a smula ou jurisprudncia dominante do Superior Tribunal de Justia, conhecer do agravo para dar provimento ao prprio recurso especial; poder ainda, se o instrumento contiver os elementos necessrios ao julgamento do mrito, determinar sua converso, observando-se, da em diante, o procedimento relativo ao recurso especial. 4 - O disposto no pargrafo anterior aplica-se tambm ao agravo de instrumento contra denegao de recurso extraordinrio, salvo quando, na mesma causa, houver recurso especial admitido e que deva ser julgado em primeiro lugar.

Nova Redao
Art. 544 No admitido o recurso extraordinrio ou o recurso especial, caber agravo de instrumento, no prazo de 10 (dez) dias, para o Supremo Tribunal Federal ou para o Superior Tribunal de Justia, conforme o caso. 1 - O agravo de instrumento ser instrudo com as peas apresentadas pelas partes, devendo constar obrigatoriamente, sob pena de no conhecimento, cpias do acrdo recorrido, da certido da respectiva intimao, da petio de interposio do recurso denegado, das contra-razes, da deciso agravada, da certido da respectiva intimao e das procuraes outorgadas aos advogados do agravante e do agravado. As cpias das peas do processo podero ser declaradas autnticas pelo prprio advogado, sob sua responsabilidade pessoal. 2 - A petio de agravo ser dirigida presidncia do tribunal de origem, no dependendo do pagamento de custas e despesas postais. O agravado ser intimado, de imediato, para no prazo de 10 (dez) dias oferecer resposta, podendo instru-la com cpias das peas que entender conveniente. Em seguida, subir o agravo ao tribunal superior, onde ser processado na forma regimental."(NR) 3 - Poder o relator, se o acrdo recorrido estiver em confronto com a smula ou jurisprudncia dominante do Superior Tribunal de Justia, conhecer do agravo para dar provimento ao prprio recurso especial; poder ainda, se o instrumento contiver os elementos necessrios ao julgamento do mrito, determinar sua converso, observando-se, da em diante, o procedimento relativo ao recurso especial. 4 - O disposto no pargrafo anterior aplica-se tambm ao agravo de instrumento contra denegao de recurso extraordinrio, salvo quando, na mesma causa, houver recurso especial admitido e que deva ser julgado em primeiro lugar.

29

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

Comentrios: O Artigo 544 do Cdigo de Processo Civil trata da possibilidade de interposio do Recurso de Agravo de Instrumento, no prazo de 10 (dez) dias, do despacho que no admitir o Recurso Extraordinrio e/ou Recurso Especial. O caput do supracitado Artigo, juntamente com seus 3 e 4, no sofreu alterao com a reforma. Em razo da reforma, foi acrescido dentre o rol de peas que obrigatoriamente devero instruir o Agravo de Instrumento, nas hipteses j descritas acima, cpia da certido da intimao do acrdo recorrido. A bem da verdade, antes mesmo desse acrscimo sofrido no 1 do artigo em comento, tal prtica j vinha sendo observada no meio forense, em virtude do texto da Smula 223 do Superior Tribunal de Justia, que dispe: A certido de intimao do acrdo recorrido constitui pea obrigatria do instrumento de agravo. Grande benefcio classe dos advogados e celeridade do processo foi a outra inovao trazida pelo mesmo 1, permitindo que as peas do processo, que faro parte do instrumento, sejam declaradas autnticas pelo prprio causdico e sob sua responsabilidade. Mostrando-se falsas tais declaraes, poder o advogado que as tiver prestado responder na esfera civil, administrativa (punies pela Ordem dos Advogados do Brasil), alm de crime de falsidade. No preciso salientar que tais regras valem da mesma forma para o recorrido. Dispe o novo 2 do Artigo ora estudado, sobre a eliminao do pagamento de custas e despesas postais, que representavam fonte de dissabores aos advogados, pois constantemente eram obrigados a explicar a seus clientes o porqu de uma segunda despesa processual, j que tais j haviam sido desembolsadas pelo cliente por ocasio da interposio do Recurso Extraordinrio e/ou Especial. Especificou, ainda, que a petio de Agravo deve ser dirigida presidncia do Tribunal de origem, e no ao Tribunal ad quem ( 2), de sorte que o processamento do agravo ter incio e se desenvolver na instncia local, at que se complete o contraditrio entre agravante e agravado. Finalizando os comentrios sobre as alteraes sofridas pelo Artigo 544 do Cdigo de Processo Civil, pode-se dizer que o 2, ao determinar que o agravado ser intimado, para no prazo de 10 (dez) dias oferecer resposta, representou a cristalizao dos Princpios do Contraditrio e do Tratamento Isonmico das Partes.

30

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

ART. 547
Redao Anterior
Art. 547 - Os autos remetidos ao tribunal sero registrados no protocolo no dia de sua entrada, cabendo secretaria verificar-lhes a numerao das folhas e orden-los para distribuio.

Nova Redao
Art. 547 Os autos remetidos ao tribunal sero registrados no protocolo no dia de sua entrada, cabendo secretaria verificar-lhes a numerao das folhas e orden-los para distribuio. Pargrafo nico. Os servios de protocolo podero, a critrio do tribunal, ser descentralizados, mediante delegao a ofcios de justia de primeiro grau."(NR)

Comentrios: As alteraes promovidas no Artigo acima pelos reformadores, tiveram por objetivo, possibilitar a criao dos chamados protocolos integrados. Tais protocolos j so utilizados pelos Tribunais de vrios Estados-Membros,operando-se a descentralizao dos servios de protocolos de peties e recursos, a critrio dos tribunais e na rbita de suas jurisdies. (Exposio de Motivos da Lei n. 10.352/2001 Publicado no Dirio do Senado Federal, pgina 26694). Em virtude dessa alterao, possibilitou-se expressamente aos Tribunais descentralizar seus sistemas de protocolo, permitindo que peties sejam protocoladas no primeiro grau de jurisdio como se fossem apresentadas no prprio Tribunal a que so dirigidas, produzindo iguais efeitos, inclusive quanto aos prazos processuais.

ART. 555
Redao Anterior
Art. 555 - O julgamento da turma ou cmara ser tomado pelo voto de trs juizes, seguindo-se ao do relator o do revisor e o do terceiro juiz. Pargrafo nico - facultado a qualquer juiz, que tiver assento na turma ou cmara, pedir vista, por uma sesso, se no estiver habilitado a proferir imediatamente o seu voto.

31

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

Nova Redao
"Art. 555. No julgamento de apelao ou de agravo, a deciso ser tomada, na cmara ou turma, pelo voto de 3 (trs) juizes. 1 - Ocorrendo relevante questo de direito, que faa conveniente prevenir ou compor divergncia entre cmaras ou turmas do tribunal, poder o relator propor seja o recurso julgado pelo rgo colegiado que o regimento indicar; reconhecendo o interesse pblico na assuno de competncia, esse rgo colegiado julgar o recurso. 2 - A qualquer juiz integrante do rgo julgador facultado pedir vista por uma sesso, se no estiver habilitado a proferir imediatamente o seu voto."(NR)

Comentrios: A inteno do legislador, toda evidncia, foi de eliminar a figura do revisor, seguindo-se agora a votao por 3 (trs) juizes que compem a Turma Julgadora (o relator e mais 2 (dois) juizes vogais). J com relao redao anterior do pargrafo nico do mesmo Artigo, a modificao apenas transformou-o, quase que literalmente, no 2 da nova redao, salientando apenas que a qualquer juiz integrante do rgo julgador facultado pedir vista do processo por uma sesso, se no estiver imediatamente habilitado a proferir seu voto. O 1 do Artigo 555 do Cdigo de Processo Civil, com a redao dada pelos reformadores, instituiu na legislao brasileira nova modalidade de Uniformizao da Jurisprudncia, pois agora permitido ao relator, a fim de prevenir ou compor divergncia entre cmaras ou turmas do tribunal, propor seja o recurso julgado pelo rgo colegiado que o Regimento Interno de cada Tribunal indicar. Ampliou-se assim, por vias oblquas, a utilizao do Incidente de Uniformizao de Jurisprudncia. Sob esse aspecto, caber ao relator, antes de pedir data para o julgamento do recurso a si distribudo ou mesmo na prpria sesso, analisar o processo e verificar se a utilizao do expediente previsto no supracitado pargrafo deve ser utilizado. Como geralmente o Relator tem conhecimento das principais decises do Tribunal em que oficia, vislumbrando a ocorrncia de eventual divergncia, entre Cmaras ou os demais rgos julgadores, acerca de determinada matria, pedir que o Recurso seja julgado pelo rgo colegiado que o Regimento Interno do Tribunal indicar. Segundo a Exposio de Motivos do Projeto 3.474/00: Essa sistemtica supera com grande vantagem tcnica operacional, a do instituto da Uniformizao da Jurisprudncia, de limitadssimo emprego em nossa prtica forense. Entretanto, vlido ressaltar que outras posies existem acerca da matria, dentre elas esto aquelas que sustentam a preferncia pela adoo da tcnica da Uniformizao da Jurisprudncia como forma de melhor garantir a segurana jurdica na soluo de controvrsias sobre determinada matria dentro de um mesmo Tribunal.

32

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

Por derradeiro, salienta-se que o pedido de vista em julgamento do Tribunal, pelo perodo de uma sesso, no se restringe somente s Cmaras, como parece indicar a redao do Artigo 555, pargrafo nico. Com a reforma, a providncia tratada pelo Artigo em tela poder ser efetivada por qualquer juiz integrante do rgo coletivo, no mbito do Tribunal, sempre que no se sentir habilitado para proferir imediatamente seu voto. obvio que no ser qualquer juiz do Tribunal ou mesmo do rgo que est em sesso de julgamento que ter o poder de vista dos autos. Tal prerrogativa ser restrita queles que compe o rgo no momento do julgamento do Recurso e, na mesma ocasio, no se consideram aptos a votar.

ART. 575
Redao Anterior
Art. 575 A execuo, fundada em ttulo judicial, processar-se- perante: I os tribunais superiores, nas causas de sua competncia originria; II o juzo que decidiu a causa no primeiro grau de jurisdio; III o juzo que homologou a sentena arbitral; IV o juzo cvel competente, quando o ttulo executivo for a sentena penal condenatria.

Nova Redao
Art. 575 A execuo, fundada em ttulo judicial, processar-se- perante: I os tribunais superiores, nas causas de sua competncia originria; II o juzo que decidiu a causa no primeiro grau de jurisdio; III revogado pela lei n. 10.358/2001 IV o juzo cvel competente, quando o ttulo executivo for a sentena penal condenatria ou sentena arbitral.(NR)

Comentrios: As regras do Cdigo de Processo Civil sobre competncia, em matria de execuo, tm contedo diverso, conforme o ttulo seja judicial ou extrajudicial; e, mesmo em se tratando de ttulos judiciais, h variaes de competncia, de acordo com os tipos de sentena a executar. A Lei n. 9.307/96, em seu Artigo 31, arrola dentre os ttulos executivos judiciais a sentena arbitral condenatria, independentemente de prvia homologao em juzo a sentena arbitral produz, entre as partes e seus sucessores, os mesmos efeitos da sentena proferida pelos rgos do Poder Judicirio e, sendo condenatria, constitui ttulo executivo.

33

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

Com a reforma da redao do Artigo em comento, foi suprimida a redao do inciso III e alterada a do inciso IV, adaptando desta forma o Cdigo de Processo Civil lei supramencionada. Desde a edio desta lei, sabe-se que o juzo para a execuo de sentena arbitral condenatria o juzo cvel competente, pois esta, para ter eficcia de ttulo executivo judicial, independe de prvia homologao judicial. Segundo a Exposio de Motivos da Reforma: O Projeto apenas harmoniza o disposto neste artigo com as normas da nova Lei de Arbitragem, que no mais prev a homologao da chamada sentena arbitral. ( Dirio do Senado Federal, Pgina 26702).

ART. 584
Redao Anterior
Art. 584 So ttulos executivos judiciais: I a sentena condenatria proferida no processo civil; II a sentena penal condenatria transitada em julgado; III a sentena arbitral e a sentena homologatria de transao ou de conciliao; IV a sentena estrangeira, homologada pelo Supremo Tribunal Federal; V o formal e a certido de partilha. Pargrafo nico. Os ttulos a que se refere o n. V deste artigo tem fora executiva exclusivamente em relao ao inventariante, aos herdeiros e aos sucessores a ttulo universal ou singular.

Nova Redao
Art. 584 So ttulos executivos judiciais: I a sentena condenatria proferida no processo civil; II a sentena penal condenatria transitada em julgado; III a sentena homologatria de conciliao ou de transao, ainda que verse matria no posta em juzo;(NR) IV a sentena estrangeira, homologada pelo Supremo Tribunal Federal; V o formal e a certido de partilha. VI a sentena arbitral (NR) Pargrafo nico. Os ttulos a que se refere o n. V deste artigo tem fora executiva exclusivamente em relao ao inventariante, aos herdeiros e aos sucessores a ttulo universal ou singular.

Comentrios: Ttulo executivo por excelncia a sentena condenatria, mas existem outros provimentos judiciais a que a lei atribui a mesma fora executiva, como ocorre com as sentenas homologatrias e os formais de partilha. A nova redao do Artigo acima corrigiu antiga confuso do legislador quando da edio das Leis n. 8.953/94 e 9.307/96.

34

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

A Lei n. 8.953/94, ao lanar modificaes no Cdigo de Processo Civil, no atentou para o fato de que mesmo as transaes que no versassem questo posta em juzo so tambm ttulos executivos judiciais. Tal lapso do legislador foi agora corrigido por fora da nova redao do Artigo 584, inciso III que dispe:
Artigo 584. So ttulos executivos judiciais: III - a sentena homologatria de conciliao ou de transao, ainda que verse matria no posta em juzo. (g. n)

Ficou dessa forma expresso que a conciliao ou transao podem versar tambm sobre questes no postas em juzo, mantendo os objetivos visados pela Lei de Arbitragem Lei n. 9.307, de 23.09.96. Ilustrando a alterao benfica dos reformadores, vale recordar a lio do mestre Pontes de Miranda: a transao judicial tem contedo de direito material e s processual o efeito de pr termo ao processo, mas, para que tal efeito exista, de mister que apanhe o objeto do litgio em seu todo, ou em parte quantitativamente determinada. No lhe empecilho ter de regular matria estranha ao processo, ainda que sujeita a outra lide, ou ter de estar presente ao ato pessoa estranha ao processo, que assuma dvida prpria, ou alheia, ou consinta, ou assinta ou anua, ou d autorizao ou permisso para algum dos pontos de transao. (Lineamentos da Nova Reforma do CPC, Jos Rogrio Cruz e Tucci, editora Revista dos Tribunais, 2002, pgina 95). Assim, as pessoas podero, atravs de seu advogado constitudo, materializar um acordo, mesmo que a questo no esteja sendo discutida em juzo, levando-a ao Judicirio, apenas para os fins de homologao atravs de sentena, com o fim nico de conferir fora executiva ao referido acordo e possibilitar a execuo do estabelecido no mesmo, caso se verifique o inadimplemento do que foi livremente avenado pelas partes. Os reformadores, ao colocarem individualmente no inciso VI a sentena arbitral, dentre os ttulos executivos judiciais, ressaltaram que tais sentenas no necessitam mais de homologao judicial, para serem consideradas ttulos executivos judiciais. Concluindo, com essas novas disposies, trazida novamente baila a teoria da autonomia da vontade, no sentido de que o elemento volitivo substrato para a implementao de acordos como forma alternativa de soluo de conflitos de interesses qualificados por uma pretenso resistida.

35

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Comentrios s Principais Alteraes no CPC por Jos Manoel Frazo Mendes

BIBLIOGRAFIA Arruda Alvim Wambier, Teresa, Os Agravos no CPC brasileiro, 3 edio, editora Del Rey, Belo Horizonte, 1999. Theodoro Jnior, Humberto. Teoria Geral do Direito Processual Civil e Processo de Conhecimento, 20 edio, Editora Forense. Pontes de Miranda, Tratado de Direito Privado, 2 edio, ed. Rio de Janeiro: Borsoi, 1959.v.25. Dinamarco, Cndido Rangel. A Reforma do Cdigo de Processo Civil. 4 edio, So Paulo, editora Malheiros, 1997. Cruz e Tucci, Jos Rogrio, Lineamentos da Nova Reforma do CPC, editora Revista dos Tribunais, 2002. Silva, Ovdio A.Baptista da, Curso de Processo Civil, 4 edio, So Paulo, editora Revista dos Tribunais, 2000. Amaral Santos, Moacyr, Primeiras Linhas de Direito Processual Civil, volumes I, II, III e IV, 4 edio, So Paulo.

36

Vous aimerez peut-être aussi