Vous êtes sur la page 1sur 4

Sociedade com Jesus

Sbado tarde
Verso para Memorizar: Permanecei em Mim, e Eu permanecerei em vs. Como no pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se no permanecer na videira, assim, nem vs o podeis dar, se no permanecerdes em Mim (Jo 15:4). Leituras da semana: Mc 1:21-35; Lc 4:31-42; Mt 6:14, 15; 25:34-46; 26:36-44; Sl 31:24 Em anos recentes, pesquisas apontaram os efeitos positivos que religiosidade, f, espiritualidade, orao, perdo, esperana e frequncia igreja podem ter sobre a sade, inclusive a sade mental. Numerosas publicaes cientficas preeminentes relataram uma conexo entre f religiosa e bem-estar mental e emocional. Surpresa das surpresas! Mas isso no magia; o fator f se aplica s aos que esto profundamente dedicados a seus princpios religiosos. O psiquiatra Montagu Barker, perito na relao entre religio e sade mental, afirma que a religio uma proteo poderosa contra a doena mental, mas s quando os crentes tm forte compromisso com suas convices. Se no, a religio pode se tornar fonte de culpa e causa de perturbaes emocionais, mentais e comportamentais. Nesta semana, vamos estudar nosso melhor exemplo, Jesus, a fim de aprender como podemos ser fortes na f. Estudando Sua vida e mantendo ntima relao com Ele, podemos construir mecanismos slidos para o crescimento espiritual, que, por si ss, podem levar melhor sade mental. Orao e estudo da Bblia, adorao, prtica do perdo, servio aos outros, esperana e confiana em Deus so caminhos seguros para o desenvolvimento espiritual e a sade mental. Com Jesus como nosso exemplo, seguramente no podemos errar.

Ano Bblico:

Domingo

Ano Bblico

Jesus Homem de orao


1. Descreva os hbitos de orao de Jesus. Mc 1:21-35; Lc 4:31-42. Que lies voc pode aprender desses hbitos? Jesus foi para a sinagoga naquele sbado em Cafarnaum e ensinou as Escrituras a um grupo grandemente admirado que reconheceu Sua autoridade, e curou um homem endemoninhado. Depois da reunio, Jesus e Seus discpulos foram para a casa de Pedro e Andr, e l, Ele curou a sogra de Pedro. Ao pr do sol, muitos (toda a cidade [Mc 1:33]) se reuniram ao redor de Jesus e Lhe levaram todos os tipos de doentes e endemoninhados para ser curados. Nunca antes testemunhara Cafarnaum um dia semelhante a esse. O ar estava cheio de vozes de triunfo e de exclamaes de livramento. Enquanto o ltimo sofredor no foi socorrido, Jesus no cessou Seu trabalho. Era tarde da noite quando a multido partiu e se fez silncio na casa de Simo (Ellen G. White, Exaltai-O [MM 1992], p. 86). Esse deve ter sido um dia exaustivo para Jesus. Porm, Ele no dormiu at tarde na manh seguinte. Precisava estar em comunho com o Pai; ento, ergueu-Se antes do amanhecer, foi a um lugar solitrio e passou tempo em orao. Jesus, o Filho de Deus, aquele que tinha estado com o Pai antes que fosse criado o mundo (Jo 17:5), aquele que criou o Universo inteiro (Jo 1:3), ainda assim sentia necessidade de orao. O conceito notvel. Depois de um dia cansativo, tendemos a adiar a orao e comunho com Deus. Mas justamente nesses momentos de esgotamento psicolgico que a maioria de ns precisa do blsamo calmante da orao e de tempo com a Palavra de Deus. Jesus sabia disso e costumava manter constante proximidade com o Pai. Se isso era necessrio para Jesus, quanto mais deve ser para ns? A orao um fator positivo para o bem-estar e a sade mental. Embora no entendamos como a orao atua nem por que atua, somos aconselhados a orar (Lc 18:1; 21:36; Rm 12:12). Quem, havendo passado tempo em comunho com o Senhor pela orao e leitura da Palavra, no sentiu o impacto positivo que isso pode ter sobre o esprito e a mente? No precisamos entender todos os mistrios da orao a fim de saber como importante ter um relacionamento ntimo com Deus. Que tipo de vida de orao voc tem? Quanto tempo voc passa com a Palavra de Deus? Como voc pode tornar mais significativo e transformador da vida seu tempo de devoo? Por mais importante que seja o tempo que passamos em orao e leitura da Palavra, s o tempo no o nico elemento. Que outros fatores so necessrios?

Segunda

Ano Bblico

Comunidade de adorao e igreja


Jesus ia regularmente sinagoga aos sbados (Lc 4:16). Seu exemplo deve nos mostrar a importncia da comunidade. O conceito de um cristo solitrio independente do corpo, no bblico. Embora existam alguns exemplos ocasionais desse fato na Bblia, isso no prova que esse o plano de Deus. Ao longo de todas as Escrituras, vemos o modelo de povo de Deus como uma comunidade, um grupo que trabalha junto para o benefcio mtuo e para a igreja como um todo. 2. Qual nosso papel e lugar na comunidade mais ampla da igreja? 1Co 12:12-31; Ef 4:15, 16 O interessante tambm que, recentemente, respeitveis estudos esto mostrando que aqueles que frequentam a igreja e participam dos cultos (comparados com os que no fazem isso) em base regular: tm menor probabilidade de sofrer de abuso de drogas. tm maior probabilidade de ser sexualmente responsveis. esto menos envolvidos em comportamentos arriscados. tm maior probabilidade de praticar tica relacionada aos negcios e ao trabalho. tm maior probabilidade de desfrutar de uma comunidade social mais rica e de grupos de apoio. tm maior probabilidade de revelar nveis mais elevados de autoestima e eficcia pessoal. tm maior probabilidade de aceitar melhor as perdas (morte de familiares, calamidades, complicaes da sade, etc.). tm maior probabilidade de abrigar emoes positivas (amor, perdo, satisfao, etc.). tm menor probabilidade de abrigar emoes negativas, como medo, culpa, hostilidade, raiva, etc.).

O envolvimento com uma igreja pode ser grande fonte de bno. Esse ambiente pode ser teraputico para as emoes e para o corpo. verdade que, s vezes, surgem problemas na comunidade, e alguns deles demonstram ira e amargura; mas, frequentemente, os que trabalham seus problemas podem encontrar o apoio da igreja e companheirismo e encorajamento que no poderiam ter em nenhum outro lugar. Pense no que a igreja poderia ser se cada membro levasse ao corao estas palavras de Paulo: Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo (Gl 6:2, NVI). Qual seu relacionamento com o corpo de sua igreja local? Voc algum que mais contribui ou mais recebe? Por que, s vezes, voc pode precisar receber? Ao mesmo tempo, se todos fssemos igreja com a atitude de doar de ns mesmos quando e onde pudssemos, que tipo de comunidade teramos?

Tera

Ano Bb

Perdo
Pai, perdoa- lhes, porque no sabem o que fazem (Lc 23:34).
3. Que men sagem poderosa Jesus nos d em Mateus 6:14, 15? Que consequncias eternas para ns esto nas palavras de Jesus? Jesus ensinou Seus discpulos a orar: Perdoa-nos as nossas dvidas, assim como ns temos perdoado aos nossos devedores (v. 12). Ento, Ele insistiu (v. 14, 15) que se no estivermos dispostos a perdoar, Deus no nos perdoar. O pensamento apavorante. Afinal, todos somos pecadores e, assim, todos precisamos do perdo divino. Dessa forma, todos devemos aprender a perdoar, se quisermos ns mesmos ser perdoados! O perdo to importante porque fundamental para reparar e manter boas relaes. O Senhor sabe como doloroso o fardo do pecado e como esse fardo deve ser deixado por meio do perdo o perdo que obtemos de Deus e o perdo que concedemos aos outros. A experincia do perdo til, no s para os que o recebem, mas tambm para os que o concedem. O sentimento de graa e generosidade experimentado pelos que concedem o perdo os leva para mais perto Deus e contribui para a edificao do carter. Um estudo administrado no meio de indivduos recentemente divorciados mostrou a diferena entre os que esto dispostos e os que esto pouco dispostos a perdoar. Mark Rye, da Universidade de Iowa, recrutou 199 pessoas divorciadas em grupos de recuperao de organizaes de solteiros da comunidade e grupos de recuperao de divrcio com base nas igrejas. No foi surpresa quando os pesquisadores constataram que os que concederam perdo a seus antigos cnjuges desfrutavam nveis mais elevados de sade mental. Os perdoadores experimentavam nveis mais elevados de bem-estar e satisfao religiosa e nveis mais baixos de ira e depresso. Essa no uma experincia isolada. Durante a ltima dcada, os estudos so claros. O perdo reduz a depresso e a ansiedade, aumenta a autoestima e o bem-estar emocional geral. Em resumo, o perdo serve para muitas coisas; enquanto isso, alimentar rancores perigoso para o corpo e para a mente. Isso surpreendente? Quem entre ns no experimentou a cura e alvio provenientes de oferecer perdo aos que nos ofenderam? Como voc pode praticar o conselho de Paulo: Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou (Cl 3:13, NVI)? Que escolhas voc deve fazer a fim de perdoar aqueles que o ofenderam?

Quarta

Ano Bblico:

Servio
O esforo missionrio ao mundo oferecido pelos adventistas do stimo dia segurou historicamente dois ramos bsicos de ministrio: ensino/pregao e cura/ajuda. Eles representam as duas tarefas importantes do ministrio de Jesus (veja Mt 9:35 e At 10:38). Alm disso, para muitos, ao longo do mundo, os adventistas do stimo dia so conhecidos por sua obra de sade e humanitria. Ao mesmo tempo, em muitos lugares, esses ramos poderosos se tornaram bastante institucionalizados. Como resultado, o membro comum pode no se empenhar diretamente nesses ministrios. Alguns proveem apoio financeiro; outros deixam esses ministrios para os profissionais; e alguns, infelizmente, at os consideram com indiferena. No fim, muitos no se envolvem diretamente na tarefa de ir por toda parte, fazendo o bem e, assim, perdem uma tremenda bno. Por qu? Porque existe uma grande bno pessoal em ministrar s necessidades de outros. A simples prtica de partilhar diretamente com o necessitado ou de ajudar um doente ou simplesmente ouvir atentamente os problemas dos outros resultar em grande bno para aquele que participa do ato de ministrar. Existe um impulso em ns, no totalmente erradicado por seis mil anos de pecado, que nos faz sentir bem quando servimos aos outros. 4. Qual ser o critrio com que os filhos de Deus sero julgados? Mt 25:34-46. Que significa isso luz de Efsios 2:8, 9? A salvao no pode ser pelas obras. Se fosse, ningum seria salvo. A graa de Deus manifesta pelo sacrifcio de Jesus em nosso favor o nico meio de salvao. Ao mesmo tempo, a aceitao pessoal da graa de Deus produz boas obras, e essas obras revelam a realidade de nossa experincia com Deus. As boas obras que praticamos devem ser resultado direto de saber que j temos a salvao em Jesus, como resultado de Suas obras por ns. As obras so o resultado natural de sermos salvos, no um meio de ser salvos. O importante que tenhamos sempre em vista essa distino. Enquanto isso, existe uma grande bno emocional e espiritual para os que, por gratido a Deus pela salvao que tm em Jesus, se doam aos outros. Muitos que enfrentam problemas emocionais se sentiriam muito melhor caso to-somente dirigissem os pensamentos para fora de si mesmos e para os outros. Voc se sente infeliz, insatisfeito? O mais provvel que voc seja muito absorvido em si mesmo. Participe da ajuda aos outros e veja o que acontece.

Quinta

Ano Bblico:

Esperana e confiana em Deus


5. Sejam fortes e corajosos, todos vocs que esperam no Senhor! (Sl 31:24, NVI). Que motivos temos para esperar no Senh or? Estudos mostram que a esperana um fator crtico para a sade mental. Os refns que mantm a atitude de esperana apresentam maior probabilidade de sobrevivncia. A esperana um grande motivador e fonte de resistncia mental e fsica. A maior parte dos tratamentos de depresso tm bons resultados em pacientes convencidos de que sua disposio pode melhorar significativamente e que podem ser ajudados. Realmente, a depresso e a ansiedade afligem frequentemente os que mantm uma perspectiva pessimista, catastrfica e desesperada sobre a vida. Uma atitude esperanosa pode fazer enorme diferena em toda a nossa perspectiva mental. Mas existe mais do que a esperana geral, a esperana de que, quaisquer que sejam suas provas no presente, tudo terminar bem. A esperana religiosa transcende o finito e se fixa no eterno. Aponta-nos realidades, verdades e promessas que o mundo, de si mesmo, nunca pode oferecer. uma esperana encontrada no Deus Criador, o nico que pode nos dar aquilo que o mundo jamais poder nos oferecer. 6. Que lio podemos aprender da confiana de Jesus no Pai, mesmo em ocasies terrveis? Mt 26:36-44 A passagem nos fala sobre o estado abatido do Salvador. Palavras cuidadosamente escolhidas foram usadas para descrever as emoes angustiosas de Jesus: entristecer-Se, angustiar-Se (triste at morte). De corao partido e tratado com desateno por Seus amigos, Ele caiu no s sobre os joelhos, mas sobre o rosto e pediu socorro a Seu Pai. Quando no veio o socorro, Ele pediu novamente. E outra vez. Note que, cada vez que Ele apresentou Seu pedido, Ele pediu que fosse feita a vontade de Deus. Por fim, Jesus ps toda a confiana no Pai. No importava o que acontecesse, Ele buscou ser submisso ao Pai. Era assim que Ele agia, e assim que devemos agir, tambm. Uma coisa confiar no Senhor quando tudo vai bem. Mas como podemos aprender a confiar nEle em circunstncias adversas? Como podemos aprender a confiar quando as oraes no so respondidas como desejamos?

Sexta

Ano Bblico:

Estudo adicional
Precisamos ouvir individualmente Sua voz a nos falar ao corao. Quando todas as outras vozes silenciam e em sossego esperamos perante Ele, o silncio interior torna mais distinta a voz de Deus. Ele nos manda: Aquietai-vos, e sabei que Eu Sou Deus (Sl 46:10). Somente assim se pode encontrar o verdadeiro descanso. E essa a preparao eficaz para todo trabalho que se faz para Deus. Por entre a turba apressada e a tenso das febris atividades da vida, aquele que assim se refrigera ser circundado por uma atmosfera de luz e paz. A vida exalar fragrncia, e h de revelar um divino poder que atinge o corao dos homens (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Naes, p. 363). Cada raio de luz lanado sobre outros ser refletido sobre nosso prprio corao. Cada palavra de bondade e simpatia proferida aos

tristes, cada ao que vise aliviar os oprimidos, e cada doao para suprir as necessidades de nossos semelhantes, dados ou feitos para glorificar a Deus, resultaro em bnos para o doador. Os que assim trabalham esto obedecendo a uma lei do Cu e recebero a aprovao de Deus. O prazer de fazer o bem aos outros comunica aos sentimentos calor que atravessa os nervos, aviva a circulao do sangue e promove sade mental e fsica (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 4, p. 56). Perguntas para reflexo 1. Qual tem sido sua experincia com a comunidade da igreja local? Como voc pode melhorar essa experincia? Como voc pode trabalhar com sua igreja para torn-la um lugar em que todos se sintam bem, onde todos se sintam bem-vindos, onde todos aprendam sobre a salvao e a mensagem da verdade presente que temos para o mundo? Em que reas sua igreja forte, e em que reas deve melhorar? 2. Qual foi sua experincia com respeito a dar e obter perdo? O que voc aprendeu pode ajudar aqueles que ainda no conseguiram aprender a perdoar? 3. Suponha que algum chegasse at voc e dissesse: Sim, eu creio em Deus, em Jesus, na salvao, mas s no sei como andar em f. S no sei como confiar em Deus. Que conselho prtico voc daria? Respostas Pergunta 1: Pergunta 2: Pergunta 3: Pergunta 4: Pergunta 5: Pergunta 6: sugestivas: Jesus costumava orar em pblico e em particular, tratando de assuntos especficos de Sua realidade. Temos um papel, ainda que pequeno, a desempenhar na adorao e em conduzir nossos semelhantes salvao. Temos que desenvolver em ns as qualidades do carter divino. Sem elas, no estaremos aptos para o reino de Deus. Embora sejamos salvos pela graa, a salvao se evidencia em nossas obras. Deus cuida de ns a cada dia e, por fim, nos dar a vida eterna. A esperana O susteve nas horas mais difceis.

Vous aimerez peut-être aussi