Vous êtes sur la page 1sur 4

Campo Mare Nostrum

Recomendaes de Segurana

Caderno de Apoio de Preveno e Segurana

Informaes de Segurana para o Acanac


Trabalho efectuado pelo Departamento de Proteco Civil e Segurana da Regio de Lisboa

Segurana em actividades aquticas


Actividades Aquticas Em todas as actividades nuticas, mesmo que tenhas conhecimentos na rea, deves prestar ateno s indicaes que so dadas pelos responsveis por essas actividades Se no te sentes vontade neste meio indica ao teu chefe e ao teu guia dessa tua dificuldade.

O cumprimento das mais elementares regras de segurana pode fazer a diferena.

Colete de Salvao Em actividades com embarcaes deves de usar sempre o colete de salvao, mesmo que saibas nadar muito bem, no deves por isso tir-lo sob nenhum pretexto, ele pode salvar-te a vida.

Ao Mergulhares Toma ateno ao mergulhares, no te esqueas que se trata de um albufeira de uma barragem, e por isso a profundidade pode ser muito varivel, de preferncia evita mergulhares se no conheces o local. Nas Margens Evita circular por encostas com muita inclinao, ou escorregadias. No te exponhas demasiado tempo ao sol, sem colocares um protector
Autor da foto: Ins Marques Acanac 2007

solar. Se vais para a gua, no comas muito, come pouco de cada vez e vrias vezes, bebe bastante gua.

Caderno de Apoio de Preveno e Segurana

Caderno de Apoio de Preveno e Segurana

Segurana na Cozinha
As Cozinhas A cozinha o local onde iro estar algumas horas a preparar as refeies, por isso um local onde no se deve concentrar muita gente, qualquer distraco pode levar ao acidente.

Farmcia da Equipa
Todas as equipas devero trazer consigo um estojo ou kit de primeiros socorros, de forma a que possam tratar de pequenos ferimentos ou leses. Quem por qualquer motivo tem de tomar medicao regularmente dever no esquec-la. Todos os socorristas devero ter consigo o caderno de funo do socorrista ele poder ser bastante til.

O local onde instalarem a cozinha tem de estar limpo de mato volta da cozinha, numa rea no inferior a 3 metros, sendo que 5 metros sero o ideal. As cozinhas tero de estar afastados das tendas, 5 metros ser o ideal sendo o mnimo 3 metros. As proteces das cozinhas (guarda vento) no podero ser em material facilmente inflamvel (como toldos plsticos, hoje muito na moda) e afastados no mnimo 30 centmetros, (ou 2 palmos de mo) um pano de tenda um excelente guarda-vento no pega fogo com facilidade mas dever ser sempre vigiado.

O que a tua farmcia dever ter


Pensos rpidos (vrios tamanhos) Compressas de gaze Pina com pontas redondas Tesoura de pontas redondas Pastilhas para azia Soro fisiolgico (unidade individuais) Comprimidos para o enjoo Rolo de adesivo Betadine ou similar Sabo lcool (s para desinfectar utenslios) Luvas descartveis Cotonetes Pacotes de acar

Higiene na Cozinha importante que na cozinha adoptem algumas regras de higiene. No deixem lixo espalhado pelo campo, o saco do lixo dever ser bem fechado e substitudo no final de cada dia, este dever ser tambm depositado no local prprio para o efeito, assim estamos a evitar o incndio e contaminaes. A loia dever ser lavada no final de cada refeio. Os alimentos que receberem e que no os usem, e que se possam deteriorar com mais facilidade, devero devolver aos abastecimentos. Se estas simples regras forem cumpridas evitaremos, uma grande concentrao de moscas e de mosquitos, e assim estamos a evitar; maus cheiros, contaminaes de alimentos e consequentemente o risco de intoxicaes alimentares.
Caderno de Apoio de Preveno e Segurana

te en es . a pr o ez ric tur is na ma da o s e mo d be sa ece A ue r q

Pomada para contuses Termmetro digital Pomada para queimaduras Pomada para picadas de insectos e queimaduras solares Paracetamol ou aspirina Ligaduras de gaze Ligaduras elsticas Tela adesiva

Caderno de Apoio de Preveno e Segurana

Conselhos de proteco contra o calor e o Sol


Exposies ao Sol Evita exposies ao sol nas horas de maior calor (entre as 11h30 e as 16h30 hora de Vero em Portugal). A exposio a calor intenso uma agresso para o organismo, podendo conduzir a desidratao, ou agravamento de doenas crnicas, a um esgotamento ou a um golpe de calor. Vesturio Usa de preferncia uma camisola de algodo, chapu (o bon no protege as orelhas) e calo. Tenta manter a roupa seca, para no se colar ao corpo e deixar de te proteger do sol.

Preveno de Incndio
Os incndios florestais so uma das principais catstrofes em Portugal. Constituem uma fonte de perigo para as pessoas e bens, alm de provocarem danos ambientais. As causas so muito variadas, mas muitos do-se por descuido humano. Nos dias mais quentes, com vento e humidade baixa, o risco de incndio maior. Aumente a sua ateno.
In Portal da Segurana http://www.portalseguranca.gov.pt

Usa sempre protector solar. Os perigos de queimaduras pelo sol aumentam ou diminuem conforme o tipo de pele, no estejas ao sol sem um protector solar adequado, evita queimaduras solares, elas so bastante dolorosas e podero ser perigosas,

Se fumas O primeiro conselho que te damos que o no o faas em campo, contudo, se no o consegues evitar procurai faz-lo num local apropriado, e certifica-te de que a beata fica bem apagada.

No Raid ou nas Actividades. Aumenta a ingesto de gua ou de sumos de fruta naturais, sem adio de acar, mesmo sem ter sede. Evite bebidas alcolicas e com elevados teores de acar. Faa refeies leves, pouco condimentadas e mais frequentes.

Segurana nas Cozinhas importante que todas as Equipas adoptem medidas bsicas de Segurana na cozinha, desde a simples pega ao pano para pegar na panela passando pelo pequeno extintor de incndios. importante que dediquem algum tempo a abordar este tema, o conhecimento de regras bsicas de segurana poder evitar o acidente ou minimizar os danos em caso de incndio.

Um extintor 2,5Kg (do tipo ABC) por equipa importante e eficaz num primeiro ataque a um foco de incndio. Um balde com areia/terra junto de cada cozinha, poder em algumas situaes substituir o extintor.

Caderno de Apoio de Preveno e Segurana

Caderno de Apoio de Preveno e Segurana

Vous aimerez peut-être aussi