Vous êtes sur la page 1sur 32

RECENTES AVANOS NA NUTRIO DE CES E GATOS

Flvia M. de Oliveira Borges1, Rosana M. Salgarello2, Tatiane M. Gurian3


1 - Mdica Veterinria, MSc., Dra, Ps-Doutorado em Nutrio Animal Professora Adjunta da Universidade Federal de Lavras - UFLA DZO e-mail: borgesvet@ufla.br 2 - Mdica Veterinria, Ps-graduanda da Escola de Veterinria da UFMG 3 Aluna de graduao em Medicina Veterinria - UFLA

1- INTRODUO

A relao entre o homem e os animais de estimao j se encontra estabelecida h sculos. Mesmo sem cdigos de comunicao verbal inteligveis ao Homo sapiens sapiens, exceto as manifestaes de afeto, os animais de estimao (ou pets) conquistam lugar na sociedade de consumo de massas s pelo fato de necessitarem e exigirem cuidados especiais. (Yabiku, 2003). Entretanto, na ultima dcada, o conceito de pet ou do animal domstico, como parte efetiva da famlia, tornou-se fato no Brasil, por inmeros fatores. Com a expanso dos grandes centros urbanos, os animais de estimao suprem a carncia de companhia das pessoas que vivem em pequenos espaos, j estando comprovado em estudos cientficos que, alm de desempenharem um papel importante na qualidade de vida de seus proprietrios, eles tambm podem atuar como apoio em situaes tensas e de estresse, como no caso de separaes e perdas de pessoas prximas. A importncia dessa companhia torna-se mais evidente no relacionamento com as crianas. O toque, o carinho, as brincadeiras e as obrigaes com o animal desenvolvem caractersticas fundamentais da personalidade infantil, como afeto, confiana e responsabilidade. (PetBR, 2003). Outro fator incisivo para o aumento de animais domiciliares foi o envelhecimento da populao humana, acima da faixa etria de 60 anos. Estes idosos, principalmente os de poder aquisitivo mais elevado, buscam nos animais de companhia uma maneira de se ocuparem e se tornarem teis. Segundo a Associao Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais (ANFAL), existem atualmente no pas cerca de 21 milhes de ces com endereo fixo, a segunda maior populao do planeta, atrs apenas dos Estados Unidos. Destes, 34% so alimentados com rao industrializada, um indcio dos cuidados diferenciados de que so objetos (Veja On Line, 2003). A alimentao dos animais de companhia tambm passou por uma evoluo visvel nas ltimas dcadas. Na dcada de oitenta a maioria deles ainda era alimentada com os restos de comida de seus proprietrios, e poucas industrias de raes existiam e investiam no Brasil. Neste ponto, dois fatores contriburam para a expanso do segmento; o poder aquisitivo das populaes dos grandes centros aumentou e os padres de consumo se sofisticaram. Por outro lado, a evoluo dos hbitos em favor dos alimentos industriais est associada a um conjunto de fatores cada vez mais difundidos: alimentao sadia, equilibrada e com grande variedade de produtos disponveis no mercado e, principalmente, a praticidade (PetBR, 2003).

Ainda segundo a ANFAL-PET, o Brasil o primeiro mercado produtor de alimentos balanceados para animais de estimao na Amrica Latina e o terceiro no mundo. O pas perde apenas para os EUA e China. Atualmente so 3,2 milhes de toneladas ao ano. Paralelamente, outro conceito, relacionado vida estressante e atribulada dos grandes centros, tomou fora nas ultimas dcadas. O conceito de sade fsica a todo custo, com exploses de academias e centros de esttica, com um papel importante do nutricionista humano. Enquanto a gastronomia se apoiava em sabor, a nutrio humana comeou a se focar em sade. Obviamente estes conceitos se estenderam aos animais de estimao. Com a grande gama de produtos alimentcios para animais de companhia disponveis para o consumidor, os proprietrios comearam a escolher entre aqueles que, alem de nutricionalmente balanceados, oferecessem vantagem adicionais como palatabilidade e qualidade de matria prima, ausncia de aditivos qumicos condenados na alimentao humana, corantes alimentcios, etc. Para atender a estes consumidores, surgiram os alimentos diferenciados, denominados prmio e superprmio. A industria da alimentao animal est to afinada a industria de alimentao humana que a denominao rao, largamente utilizada para expressar dieta balanceada em outras produes animais, como aves e sunos, substituda, neste segmento, pela expresso alimentos completos, ou alimentos especiais, etc. Esta denominao foi oficializada pelo Ministrio da Agricultura (2002), atravs da Instruo Normativa n 8, de 11 de outubro de 2002, que fixa padres de identidade e qualidade de alimentos completos e de alimentos especiais destinados a ces e gatos. A qualidade da indstria de alimentao animal no preparo dos alimentos balanceados to exigente quanto fabricao de alimentos para o consumo humano. Todo o processo estudado para oferecer um produto que satisfaa plenamente um mercado sempre exigente; quando a matria-prima chega fbrica, tcnicos examinam a qualidade dos cereais, carnes e peixes e j comeam a separar os produtos de acordo com a anlise de suas caractersticas nutricionais, bacteriolgicas e de digestibilidade predominantes. Tudo deve de passar por um controle rigoroso que vai determinar se as matrias-primas esto de acordo com as exigncias para entrar na composio dos produtos. As linhas de produo so totalmente automatizadas e asseguram a preciso na dosagem dos ingredientes, eliminado o risco de erro humano e evitando tambm o contato fsico com os ingredientes. Alm do controle sanitrio oficial, as indstrias mantm seu prprio sistema de anlise em diferentes fases do processo de produo (PetBr, 2003). Com estas similaridades, era de se esperar que os avanos na nutrio de ces e gatos caminhassem paralelamente aos avanos nutricionais em humanos, com foco principal nos alimentos funcionais.

2 ALIMENTOS FUNCIONAIS

Alimento funcional a denominao dada a todo aquele alimento ou ingrediente que, alm das funes nutricionais bsicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metablicos e/ou fisiolgicos e/ou efeitos benficos sade, devendo ser seguro para consumo sem superviso profissional.

Os alimentos funcionais tambm so chamados de nutracuticos, alimentos nutricionais, alimentos hipernutricionais, alimentos teraputicos, alimentos para longevidade, fitoalimentos (Marins de S, 2003). Dentre essas nomenclaturas, as mais utilizadas e aceitas atualmente, na nutrio humana so: alimentos funcionais e nutracuticos., embora o termo alimento funcional seja mais adequado por se referir ao alimento que especial para a sade, sem ter a conotao de medicamento. Os nutricionistas humanos tambm fazem questo de deixar claro que o termo nutracutico, comumente usado como sinnimo de alimentos funcionais inadequado. A palavra, adotada inicialmente nos Estados Unidos, no foi aprovada por cientistas e consumidores por sua semelhana com a palavra farmacutico e a automtica associao com remdios. De maneira geral, os alimentos funcionais so vistos como promotores de sade e podem estar associados com a diminuio dos riscos de algumas doenas crnicas. Os alimentos podem ser formulados ou modificados pela adio de fitoqumicos, peptdeos ativos, oligossacardeos, cidos graxos poliinsaturados, agentes pr e probiticos e tornarem-se assim alimentos funcionais. Assim, a nutrio de ces e gatos tem se norteado, igualmente, nutrio humana, incorporao de substncias funcionais aos alimentos para estes animais. Um grande nmero de pesquisas tem sido desenvolvido para avaliar os efeitos das fibras, incluindo-se os prebiticos, os probiticos, os antioxidantes naturais, a L-carnitina, a glucosamina e a condroitina, os cidos graxos poliinsaturados e os minerais quelatados, detalhados na seqncia.

2.1-Fibras

Fibra a denominao dada soma de todos os polissacardeos de vegetais da dieta (celulose, hemicelulose, pectinas, gomas e mucilagens), mais lignina, que no so hidrlisados pelas enzimas do trato digestivo de animais superiores, por terem ligaes do tipo b entre suas molculas. O conceito de fibras, originalmente definida como restos indigerveis de plantas, evoluiu durante as ltimas duas dcadas. Agora, os nutricionistas, classificam as fibras em fraes hidrossolveis e no-hidrossolveis e reconhecem a importncia da fermentao das fibras no clon. Recentemente, o conceito de fibras foi ampliado de modo a incluir substncias semelhantes a elas, tais como inulina, frutooligossacardeos e amido resistente. Assim, as fibras contm muitos compostos com diversas propriedades fsicas e qumicas. (Hussein, 2003, NESTL, 2003a e2003b). Os tipos de fibras variam amplamente em sua hidrossolubilidade, viscosidade, capacidade para reter gua e para ligar minerais e molculas orgnicas. Tais caractersticas diferentes resultam em vrios efeitos fisiolgicos.

Tabela 1 - Fontes de fibras e substncias afins Frao de fibras Lignina Celulose Hemicelulose Pectinas Gomas, beta-glucanas Mucilagens Inulina Frutooligossacardeos (Oligofrutose) Fonte Parede celular de plantas maduras, por exemplo, gros integrais, ervilhas, cenouras, aspargos Parede celular de plantas, por exemplo, camadas de farelo de cereais, frutas (cascas), sementes, polpa de madeira Parede celular de plantas, por exemplo, gros integrais (trigo, centeio), alimentos amilceos, soja Parede celular de plantas (especialmente ma e cascas de frutas ctricas) Farelo de aveia, farinha de aveia, farelo de cevada Sementes, algas marinhas Raiz de chicria, tubrculos de alcachofra de Jerusalm, cebola, alho, alho-porro, banana, tomate, trigo, massas, etc. Mesmas fontes da inulina - tambm produzidos a partir da inulina ou sintetizados

Adaptado de NESTL, 2003b. As fibras insolveis so fermentadas pela flora intestinal de maneira muito precria e so excretadas, em grande medida, intactas. Retendo gua, elas aumentam a massa fecal e o peso das fezes. Estas fibras tm um efeito de dar consistncia ao bolo fecal, estimulando o peristaltismo intestinal. Em virtude de sua consistncia, elas tendem a diminuir o tempo de trnsito (NESTL, 2003b). As fibras solveis atuam como substratos para a fermentao no clon, alterando a microflora e a fisiologia do clon. No trato gastrintestinal proximal, elas exercem efeito sobre o esvaziamento gstrico e a absoro no intestino delgado. Tambm so agentes espessantes e essa propriedade tende a aumentar a viscosidade do bolo alimentar, diminuindo taxa de esvaziamento gstrico e causando saciedade e impacto sobre a ingesto de alimentos. Assim, no trato gastrintestinal proximal, as fibras solveis modificam a saciedade, modificam o metabolismo dos carboidratos (reduzindo a resposta glicmica), e modificam o metabolismo dos lipdios. No clon, elas so fermentadas e alteram a composio da flora intestinal e o metabolismo atravs da produo de cidos graxos de cadeia curta (AGCC) ou cidos graxos volteis (AGV) (NESTL, 2003b). Como este tipo de fibra pode reduzir os nveis ps-prandiais de glicose, triglicrides e colesterol do sangue, as tornam especialmente importantes em dieta teraputicas, como para ces obesos ou diabticos (Hussein, 2003). O acetato, o propionato e o butirato so os principais AGV produzidos pela fermentao das fibras. A primeira conseqncia dessa produo de AGV a acidificao do clon, o que pode evitar a proliferao excessiva de bactrias indesejadas (por exemplo, os clostrdios). O acetato e a maior parte do propionato atingem o fgado atravs do sangue portal. O butirato absorvido pelas clulas do clon e utilizado como "energia prontamente disponvel" por essas clulas. A absoro do butirato acoplada reabsoro de sdio e gua, e pode, assim, proporcionar um efeito antidiarrico. Isso apoiado por evidncias

obtidas em ratos desnutridos, em que a ausncia de produo de butirato induziu a "diarria de inanio" porque a reabsoro de gua e sdio foi diminuda. A alimentao dos entercitos e coloncitos pelos AGV conduz a uma hipertrofia da mucosa intestinal, aumento de seus peso e superfcie, o que otimiza a digestibilidade dos nutrientes por uma expanso da sua superfcie de absoro. Animais recebendo fibras moderadamente fermentveis apresentaram um aumento do tamanho do clon, maior rea de superfcie mucosa e hipertrofia da mucosa, quando comparados com animais recebendo fibra no fermentvel. O efeito dos AGV sobre a integridade das clulas do clon e a reabsoro de gua pode ter uma importncia crucial para a diarria associada a antibiticos, quando a flora normal afetada pela droga. Durante a terapia antibitica, espcies bacterianas potencialmente patognicas normalmente presentes em pequenos nmeros e que so resistentes aos antibiticos podem proliferar. A proliferao bacteriana excessiva resultante pode causar m absoro e translocao bacteriana. As fibras solveis podem ajudar a controlar a proliferao bacteriana excessiva mantendo os nveis de AGV que acidificam o contedo do clon, proporcionando energia s clulas do clon, mantendo a integridade intestinal e apoiando o desenvolvimento de bactrias normais saudveis a expensas das bactrias patognicas. Algumas fibras solveis (como a inulina e outros FOS) so, de preferncia, fermentadas por bifidobactrias e lactobacilos e aumentam o nvel dessas bactrias saudveis na microflora. Isso tem sido chamado de "efeito prebitico". As fibras dietticas (especialmente, as fibras solveis altamente fermentveis) promovem o desenvolvimento do epitlio do clon em ratos, conforme mostrado por um aumento no teor de DNA (cido Desoxirribonuclico) da mucosa, RNA (cido Ribonuclico) e protena. Para ces e gatos, o NRC (1985) e NRC (1986) no citam nenhuma recomendao sobre os nveis mnimos de fibra indicados e quais suas limitaes. A maior parte dos alimentos comerciais apresentam um teor de fibra compreendido entre 1 % e 4 % da matria seca, com exceo dos produtos com finalidade teraputica. Segundo Hussein (2003) altos nveis de fibra (5 a 25% da MS) podem ser includos em dietas para ces obesos e em dietas para animais saudveis com peso dentro do padro, quando os mesmos recebem alimento a vontade. Segundo Sunvold et al., (1993) a fibra muito fermentvel pode causar transtornos digestivos (grande produo de gases), e uma mudana brusca na fonte de fibras pode provocar um desequilbrio passageiro, com fermentao no controlada, flatos e diarria. A alta fermentabilidade de algumas fibras pode aumentar o volume de AGV, com um aumento da sua concentrao osmtica e extravasamento de lquido para o lmen intestinal, causando gases e diarria. J as fibras insolveis apresentam uma ao "agressiva" na musculatura da parede intestinal, a qual reage com um aumento de suas contraes (peristaltismo), provocando o aumento da velocidade de passagem da digesta e diminuio da absoro dos nutrientes com um maior resduo fecal ou at mesmo diarria. Alm disso, essas fibras podem causar cripitites, inflamao das microvilosidades do clon. (PREMIERPET, 2003a).

Tabela 2 - Fermentao da fibra diettica para ces Tipo de fibra Polpa de Beterraba Polpa de citros Celulose Farelo de arroz Goma arbica Pectina Couve e repolho Adaptado de Borges e Nunes (1998) Solubilidade Baixa Baixa Baixa Baixa Alta Baixa Baixa Fermentabilidade Moderada Moderada Baixa Moderada Moderada Alta Alta

Tabela 3 - Efeitos das fibras dietticas Inulina e FOS Fermentao Alterao do pH do Clon Esvaziamento Gstrico Peso da Mucosa Peso das Fezes Colesterolemia Absoro de Glicose Lipdios Hepticos Bifidognicos Alta Fibras Solveis Goma Guar Pectinas Fibras Celulose Insolveis Limitada ? ? ? ? Sim ? No ? No No No No ? ? Limitada ? ?

Adaptado de NESTL, 2003a

Tabela 4 - Propriedades fsicas, qumicas e fisiolgicas das fibras e substncias semelhantes s fibras Fibras insolveis (lignina, celulose, hemicelulose tipo B) Propriedades Fsicas/Qumicas No hidrossolveis No-fermentveisa No-viscosas Benefcios fisiolgicos Reduzem a constipao: aumentam a massa fecal, a consistncia das fezes e a freqncia da evacuao e aceleram o trnsito intestinalb Promovem o desenvolvimento da mucosa do leo e do clon, intensificam a proteo contra a infeo bacteriana Fibras solveis (pectinas, gomas, mucilagensc, beta-glucano, hemicelulose tipo A) Propriedades Fsicas/Qumicas Hidrossolveis Fermentveisa Viscosas/gelificanted Benefcios fisiolgicos Retardam o esvaziamento gstrico e o trnsito no intestino delgadoe Modulam a motilidade gastrintestinal Aumentam a massa, volume e consistncia das fezes (efeitos brandos) Reduzem a diarria (absoro de gua aumentada) Promovem o desenvolvimento da mucosa do leo e do clon Proporcionam energia mucosa intestinal Diminuem o pH do clon Aumentam a proteo contra infeo (funo de barreira, imunidade) Aumentam a tolerncia a glicosee Diminuem os nveis elevados de colesterol total e de LDLe Inulina, frutooligossacardeos Propriedades Fsicas/Qumicas Hidrossolveis Fermentveis No-viscosas Benefcios fisiolgicos Promovem uma flora intestinal saudvel (efeito prebitico/bifidognico) Diminuem o pH do clon (produo de cido lctico), aumentam a proteo contra infeo (funo de barreira, imunidade) Reduzem a diarria e a constipao, diminuem os altos nveis de glicose do sangue e melhoram o perfil de lipdeos do sangue
a- A celulose e a fibra de soja so insolveis, mas, em parte, altamente fermentveis. b- Estes efeitos so menores com partculas de fibras mais finas. c- psilio uma mucilagem que retm gua sem ser muito solvel e tem propriedades laxativas semelhantes quelas das fibras insolveis. d- A hemicelulose tem uma baixa viscosidade. A hidrlise da goma guar reduz bastante sua viscosidade. e- Este efeito aumenta com a viscosidade (isto , maior com gomas e pectinas).

Adaptado de NESTL, 2003a

2.1-1- Prebiticos

O termo prebitico foi introduzido por Gibson e Roberfroid (1995), definido como so definidos como ingredientes nutricionais no digerveis que afetam beneficamente o hospedeiro, estimulando seletivamente o crescimento e atividade de uma ou mais bactrias benficas intestinais, melhorando a sade do seu hospedeiro. Para uma substncia ser classificada como prebitico, ela no pode ser hidrolizada ou absorvida na parte superior do trato gastrointestinal, e deve ser um substrato seletivo para um limitado nmero de bactrias comensais benficas do clon, as quais tero crescimento e/ou metabolismo estimulados, sendo capaz de alterar a microflora intestinal favorvel e induzir a efeitos benficos intestinais ou sistmicos, ao hospedeiro. (Dionizio et al, 2002) Em sua totalidade, os probiticos so tambm fibras vegetais entretanto so agrupados parte por apresentaram efeitos fisiolgicos caractersticos. Como exemplo de compostos prebiticos temos os oligossacrideos (oligmeros de hidratos de carbono com grau de polimerizao entre trs e nove), como os produzidos por degradao da inulina (frutoligossacrideos) e os produzidos por degradao da hemicelulose (Xilooligossacridos). Outros oligossacardeos prebiticos so os mananoligossacardeos (MOS), Galactooligosacardeos (GOS), Lactosacarose e a Lactulose (Otero, 2003). Os frutoligossacrideos (FOS) so oligossacarideos naturais que contm uma cadeia de frutose e uma unidade de glicose terminal, com unidades polmeros que podem variar de dois a 60 (Otero, 2003). Os FOS se encontram em alimentos vegetais como a raiz da chicria, cebolas, alho, aspargo, banana, tomate, cevada; centeio; aveia e trigo, alcachofras, entre outros. A Oligofrutose definida como uma frao de oligossacardeos com grau de polimerizao menor de 20, ainda que os produtos comerciais normalmente tm um valor mdio de nove a dez. A extrao dos FOS feita industrialmente a partir da raiz da chicria (Chicorium endiva), com a obteno da Inulina, um frutooligossacardeo com uma cadeia de 20 a 60 monomeros de frutose. O nome FOS dado comercialmente a produtos com valor mdio de nove monomeros, obtidos mediante hidrlise enzimtica da inulina. Segundo Kuck (2002), atualmente a inulina s produzida no exterior, e o Brasil precisa importar o composto. A obteno da inulina brasileira, com a extrao a partir da raiz da Chicria esta sendo estudada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com recursos da Fapesp e do CNPq. Outra possibilidade de extrao industrial pode ser desenvolvida em tubrculos de alguns membros da famlia Compositae, como o tupinambor ou alcachofra de Jeruzalem (Helianthus tuberosus) (Oliveira et al., 1999). No intestino delgado os oligossacardeos so resistentes ao das enzimas intestinais e pancreticas. Neste local os FOS tm um efeito osmtico por sua capacidade de reteno gua. Estas molculas de oligossacardeos que no so digeridas nem absorvidas no intestino delgado, alcanam o intestino grosso onde so fermentados pelas bactrias anaerbias que compem a flora intestinal, produzindo grandes quantidades de AGV, como o cido actico, cido propinico e cido butrico, alm de CO2, amnia e H2. Como resultado, o

pH no lume do intestino grosso torna-se bastante cido (Otero, 2003). Como efeito da acidez intestinal ocorre um aumento do nmero total de microorganismos intestinais, entretanto este incremento funciona de forma seletiva. As bactrias benficas, como as Bifidobacterias e Lactobacillus, so resistentes ao meio cido, enquanto que as bactrias prejudiciais, como o Clostridium, E. Coli, Listria, Shigella, Salmonella e outras, so sensveis a este meio. Segundo Beynen (2003), em reviso sobre FOS, dois trabalhos publicados com ces mostraram que a ingesto destes oligossacardeos aumentou o nmero de Lactobacillus e Bifidobacteria nas fezes. Em um dos trabalhos a dieta continha 1% de FOS isolado da raiz da chicria e em outro os ces receberam, oralmente, capsulas de gelatina contendo dois gramas de FOS. Resultados semelhantes com lactosacarose so citados por Finke (2003), que relatam Ter ocorrido um aumento de Lactobacillus e Bifidobacteria e uma diminuio de Clostridium nas fezes de ces e gatos recebendo 1,5 e 0,175g da substncia, respectivamente. Em estudos com humanos, a alimentao contnua com 9 a 15 g/da de Inulina, produziu um aumento de 6 a 22% na populao de bifidobacterias e diminuio de E. Coli de 25 a 4% e Clostridium de 1 a 0.2%, entretanto a populao bacteriana total se manteve constante, variando a correlao percentual das diferentes espcies. Um outro ponto positivo que a ingesto de FOS no no afeta a secreo de insulina e nem os nveis de glicose sangnea, podendo ser utilizados em dietas especficas para o controle da obesidade ou controle de patologias como a diabete. Alm disso, o fornecimento de energia ao hospedeiro menor que outros carboidratos simples, como a glicose, com uma contribuio entre 2, 51 e 2,86 Kcal/g (valor mdio 2,71 Kcal/g), como conseqncia da absoro no intestino grosso e posterior metabolizao dos AGV produzidos (Otero, 2003). Em humanos, resultados similares foram obtidos tambm com Xilooligossacardeos e Galactooligossacardeos, etc. Por outro lado, a ingesto de grandes quantidade de oligossacardeos pode causar diarria, devido a uma reteno osmtica de fluidos tanto no intestino grosso quanto no intestino delgado. Alm disso os animais podem apresentar desconforto intestinal provocados por distenso, flatulncia, aumento da motilidade intestinal e clicas, como conseqncia do aumento da presso osmtica intraluminal e irritao da mucosa intestinal. Vrios estudos tm demostrado que a ingesto de FOS e/ou inulina melhoram a absoro de clcio e magnsio. Esta melhora est associada com a diminuio do pH no intestino grosso. Outros oligossacardeos de interesse na nutrio de ces e gatos so os mananoligossacardeos (MOS), derivados das paredes de leveduras (extrato seco de fermentao de Saccharomyces cerevisiae). OS MOS apresentam a capacidade de modular o sistema imunolgico e a microflora intestinal, ligam-se a uma ampla variedade de micotoxinas e preservam a integridade da superfcie de absoro intestinal As bactrias patognicas colonizam o trato gastrintestinal prendendo-se a superfcie das clulas epiteliais, e para evitar a infeco e necessrio inibir o processo de enlace patognico. Os MOS bloqueiam a aderncia das bactrias patognicas ao ocupar os stios das clulas epiteliais da mucosa intestinal, onde elas poderiam se prender. O MOS capaz de induzir a ativao dos macrfagos saturando os receptores de manose das glicoprotenas da superfcie celular, que se projetam da superfcie da membrana celular

10

dos macrfagos. Uma vez que trs ou mais lugares tenham sido saturados, inicia-se una reao em cadeia que da origem a ativao dos macrfagos e a liberao de citoquinas, com a instalao de uma resposta de imunolgica adquirida Segundo Beynen (2003) os efeitos positivos dos MOS observados em estudos controlados com ces aguardam confirmao de outro grupo de pesquisadores. O autor cita ainda que existe a necessidade de maiores estudos que comprovem os benefcios dos MOS na sade dos ces.

2.2 - Probiticos

O termo probitico, de origem grega, significa para a vida, e tem sido utilizado das maneiras mais diversas ao longo dos ltimos anos. De acordo com o artigo MICROBIOLOGIA (2003), a palavra probitico foi utilizada pela 1 vez por Lilley e Stillwell (1965) ao se referir a uma substncia secretada por um microrganismo que estimulava o crescimento de outro. Em 1971, Sperti definiu probitico como extratos de tecido que estimulavam o crescimento microbiano e Parker (1974), como organismos e substncias que contribuem para o balano microbiano intestinal. No entanto, esta definio era pouco satisfatria, uma vez que a palavra substncia poderia incluir suplementos tais como antibiticos (cuja funo virtualmente oposta). Ainda segundo a reviso de MICROBIOLOGIA (2003), mais tarde, em 1989, Fuller modificou o conceito para suplemento alimentar microbiano vivo que afeta beneficamente o hospedeiro animal por melhorar seu balano microbiano intestinal e em 1992, Havenaar e Huis estenderam o conceito para uma monocultura ou uma cultura mista de microrganismos vivos que, fornecidos ao homem ou a animais, afetam beneficamente o hospedeiro por melhorar as propriedades da microbiota intestinal. Um dos mais recentes conceitos foi dado durante um seminrio sobre probiticos na Alemanha em 1995, sendo definido como uma preparao de microrganismos vivos ou estimulantes microbianos que afetam a microbiota de um animal, planta ou alimento receptor de uma forma benfica. Neste mesmo seminrio, outra definio de probitico foi de que uma preparao microbiana que contm bactrias vivas ou mortas incluindo seus componentes e produtos, que administrada por via oral ou por outra superfcie (mucosa), melhora o balano microbiano ou enzimtico nessas superfcies ou estimula mecanismos imunes especficos ou no (MICROBIOLOGIA, 2003). A microflora intestinal desempenha inmeras funes no organismo humano e animal, muitas das quais ainda esto sendo desvendadas; mas so considerveis as evidncias de seu desempenho na proteo do organismo contra infees e outras doenas, por bloquear a colonizao de microrganismos patgenos e estimular a resposta imunolgica local. Alm disso efetua diversas atividades enzimticas, contribui para o fornecimento de vitaminas e minerais e participa no metabolismo de substncias que fazem parte da circulao entero-heptica, facilitando a digesto e, provavelmente, induzindo regularizao dos movimentos peristlticos. (Oliveira e Batista, 2003). Devido a estas funes da flora microbiana intestinal e sua difcil manuteno, sugere-se que o uso freqente de probiticos promova benefcios tais como: balanceamento da flora

11

intestinal, o aumento da tolerncia e da digesto da lactose, a atividade anticarcinognica, modulao do sistema imunolgico e auxiliar no tratamento da diarria O efeito protetor da microbiota intestinal tem sido relacionado com antagonismo bacteriano, interferncia bacteriana, efeito barreira, resistncia colonizao ou excluso competitiva. O mecanismo que preserva o balano entre os diversos microrganismos intestinais e impede que uma determinada bactria se torne dominante, tambm previne a invaso por bactrias exgenas (incluindo patognicas) e o seu estabelecimento no ecossistema intestinal. Os resultados obtidos em experimentos com probiticos podem ser afetados por vrios fatores tais como: tipo de microrganismo probitico; mtodo de produo; mtodo de administrao; viabilidade da preparao; condio do hospedeiro e condio da microbiota intestinal (Fuller, 1995). De acordo com OSullivan et al. (1992), existem poucos dados consistentes cientificamente para evidenciar os efeitos benficos dos probiticos incorporados em produtos comerciais. Isso est relacionado a desenhos experimentais insatisfatrios, anlise estatstica inadequada dos resultados, fraca escolha da cepa probitica e controle de qualidade insatisfatrio da cultura e do produto. Os microrganismos utilizados como probiticos so usualmente componentes no patognicos da microbiota normal, tais como as bactrias cido lcticas (principais gneros Lactococcus, Lactobacillus, Streptococcus e Enterococcus) e leveduras como Saccharomyces. O gnero Bifidobacterium freqentemente envolvido nas discusses sobre bactrias cido lcticas usadas com fins probiticos. Segundo Nunes (1998), o modo de ao dos inmeros probiticos so os seguintes: Produzem cido lctico, baixando o pH e impedindo crescimento de microorganismos patognicos como o Clostridium Produo de perxido de hidrognio (ao bactericida) Produo de substncias antibiticas Possuem enzimas digestivas (importncia em animais novos) Produo de vitaminas do complexo B Previnem o acumulo de aminas txicas e amnia. Aderem-se firmemente a mucosa intestinal (antagonismo competitivo) Estimulam o sistema imunitrio (em roedores) Estimulam o apetite (mecanismo desconhecido) Em alimentos para ces e gatos, a dificuldade em se trabalhar com probiticos encontra-se no processamento. Os alimentos secos so extrusados e passam por altas temperaturas (acima de 180oC). Embora seja por poucos segundos, esta elevao da temperatura suficiente para eliminar os microorganismos. Dessa forma, os probiticos devem ser incorporados ps-extruso. Apesar das evidncias dos efeitos benficos dos probiticos em humanos, poucos trabalhos so conclusivos quando se trata da avaliao destes compostos para ces e gatos. Dzanis (2003) cita que em foram observados efeitos benficos na qualidade fecal e na produo de amnia em ces recebendo apenas um microorganismo probitico, e este efeito ficou claramente comprovado quando os animais receberam uma combinao com vrios microorganismos. Entretanto o mesmo autor cita que uma avaliao de vrios produtos

12

comerciais revelou que as concentraes eram menores que as garantidas pelos fabricantes ou at mesmo ausentes. Quando, em um alimento, utiliza-se probiticos e prebiticos simultaneamente, o conjunto recebe a denominao de simbitico.

2.3 - Antioxidantes naturais

Nas dcadas passadas, o conceito de antioxidante relacionava-se a produtos incorporados aos alimentos para prevenir a deteriorao de alimentos expostos ao ar. Nos alimentos, diversas molculas so susceptveis ao ataque de O2, incluindo protenas, aminocidos, lipdios, formando hidroperxidos. A oxidao envolve a adio de um tomo de oxignio ou a remoo de um tomo de hidrognio das molculas que constituem os alimentos. Os produtos desta reao, os peroxidos, tambm chamados radicais livres, so extremamente reativos, produzindo compostos responsveis pelo mau odor e pela rancificao do alimento. Os compostos oxidados dos alimentos podem causar diversas doenas no organismo, tais como distrbios cardiovasculares, tumores e envelhecimento acelerado. Dentre os compostos alimentares que mais facilmente se oxidam esto os lipdeos, principalmente os cidos graxos insaturados e poliinsaturados, e as lipoprotenas de baixa densidade (LDL). As LDL, como fosfolipdios, colesterol e triglicrides, quando so oxidados no so metabolizados normalmente, podendo se acumular no organismo, causando a aterosclerose. Os compostos que reagem com os radicais livres podem reduzir a velocidade da autooxidao. Estes antioxidantes incluem os naturais, tais como o tocoferol (vitamina E) e os sintticos, tais como o Hidrxido Butil Anisol (BHA) e o Hidrxido Butil Tolueno (BHT), ambos derivado do fenol. Entretanto, da mesma forma que em alimentos, as reaes de oxidao ocorrem tambm nas clulas dos tecidos vivos. Com exceo de certos organismos unicelulares anaerbios ou aerbios, "parcialmente tolerantes", todos animais, plantas e bactrias necessitam de O2 para uma eficiente produo de energia. Os organismos aerbios evoluram com mecanismos de defesa antioxidantes para proteo contra a toxicidade pelo oxignio e passaram a us-los para transformao metablica enzimtica (oxidases, hidroxilases, oxigenases, etc.) por cadeia de transporte de eltrons no mitocndria, com o oxignio representando o receptor final de eltrons, o que confere aos mamferos cerca de 90% do ATP necessrio para sua produo energtica (Radicais Livres, 2003) Neste processo so invariavelmente formados radicais com eltron no pareado na ltima camada, que apresentam intensa reatividade qumica, constituindo-se nos chamados radicais livres. Estes so normalmente produzidos para neutralizarem agresses indesejveis ao organismo, como bactrias, vrus, substratos bioqumicos, etc., porm quando em excesso e/ou no "convenientemente" neutralizados podem ocasionar leses muitas vezes irrecuperveis de membranas, DNA, enzimas, etc. Assim, a funo dos antioxidantes dietticos, antes restrita proteo somente contra a peroxidao de lipdeos dietticos, passou a ter uma conotao mais ampla. Os antioxidantes naturais, tambm denominados antioxidantes biolgicos presentes e/ou

13

incorporados ao alimento podem ser efetivos no combate formao de radicais livres nos tecidos animais. Os antioxidantes mais investigados, tanto em experimentao animal, como no homem, tm sido o alfa-tocoferol (vitamina E), beta-caroteno (precursor da vitamina A), cido ascrbico (vitamina C), e flavonides.

2.3.1. Vitamina A, E e C

O beta-caroteno um dos muitos carotenides precursores da vitamina A e, por isso, designado pr-vitamina A, transportado no sangue primariamente pelas LDL. Antioxidante lipossolvel, um potente seqestrador do oxignio singlet (uma molcula altamente reativa capaz de ocasionar enormes danos celulares.), principalmente em baixas presses de oxignio (Batlouni, 1997). O beta-caroteno, largamente distribudo na natureza, confere s frutas e vegetais muitas de suas cores vivas. encontrado principalmente na cenoura, tomate, pimento vermelho e amarelo, brcolis, couve, espinafre, agrio, pssego e mamo. A vitamina E, cuja forma mais prevalente e ativa o alfa-tocoferol, o antioxidante lipossolvel predominante nos tecidos. Estudos laboratoriais demonstraram que a vitamina E um antioxidante extremamente potente, que captura os radicais peroxila, interrompendo a cadeia de peroxidao lipdica. Protege os lpides poliinsaturados da leso pelos radicais livres e parece essencial proteo das lipoprotenas circulantes e ao funcionamento adequado das membranas celulares (Batlouni, 1997). Alm de prevenir a peroxidao lipdica, a vitamina E parece exercer outros efeitos nos fatores de risco cardiovasculares. Reduz a adeso e a agregao plaquetria; inibe os fatores de coagulao dependentes de vitamina K pela poro oxidada da vitamina E2quinona, bem como a estimulao da produo de endotelina e atenua a inibio da produo de xido ntrico mediada pela LDL oxidada (LDL-ox). Uma propriedade da vitamina E, compartilhada pelo probucol, a inibio da secreo de Interleucina-1 (IL-1) pelos moncitos, inibindo a protena quinase C, enzima importante nos eventos precoces da ativao celular. A IL-1 est envolvida na proliferao de clulas musculares lisas e na diferenciao de moncitos, e seus nveis esto acentuadamente aumentados nas leses aterosclerticas. Finalmente, a vitamina E influencia a funo vasodilatadora das artrias de coelhos hipercolesterolmicos (Batlouni, 1997). A vitamina E age como antioxidante biolgico dentro dos fosfolipdeos de membrana, protegendo as clulas contra a ao oxidante dos radicais livres. Para conservar sua eficcia, a vitamina E requer a presena da vitamina C, que torna possvel sua regenerao. A Vitamina C, ou cido ascrbico, um antioxidante hidrossolvel, removedor dos radicais superxido hidroxila e oxignio, antes que atinjam os lpides celulares e iniciem a peroxidao. Ademais, preserva os nveis de vitamina E e beta-caroteno, antioxidantes endgenos na LDL, durante o estresse oxidativo As reservas orgnicas diminuem quando os fenmenos oxidativos se aceleram, como em doenas, estresse, envelhecimento, poluio, produtos qumicos, traumatismo, intoxicao, etc.

14

A degradao oxidativa, chamada peroxidao lipdica, ocorre quando um radical livre, geralmente oxignio, ataca um cido graxo poliinsaturado, formando um radical cido graxo, que continua reagindo com oxignio formando perxidos. As membranas celulares contm uma frao lipdica muito extensa. Estes fosfolipdeos so susceptveis oxidao, colocando em risco a vida celular. Quando o balano entre fatores promotores e preventivos da oxidao pende em favor dos primeiros, fala-se de estresse oxidativo. As membranas das clulas se alteram, perdendo sua fluidez. A comunicao entre as clulas interrompida. Os radicais livres atacam a estrutura protica interna das clulas, o material gentico danificado, o que leva a uma modificao grave ou morte celular. A reao s termina quando oxidado todo o cido graxo e vitamina disponveis. Molculas de vitamina C e E, em conjunto, interrompem esse fenmeno de oxidao . A vitamina E em altas doses retarda alguns mecanismos de envelhecimento das clulas do crebro; protege as clulas contra a oxidao acelerada pela luz, sugerindo um efeito preventivo no desenvolvimento da catarata; estimula as defesas imunes; previne algumas alteraes genmicas e mutaes responsveis pela carcinognese; previne formao de leses iniciais de aterosclerose; auxilia na defesa do organismo contra agentes infecciosos. Em ces e gatos, a vitamina E talvez seja o antioxidante mais estudado. Segundo O fornecimento mnimo recomendado de vitamina E, para se obter o benefcio do efeito antioxidante de 5 a 6 vezes mais do que a quantidade recomendada pela AAFCO (1994), que de 50 mg por quilo de matria seca. Entretanto Dzanis (2003) cita que as doses efetivas de vitamina E para ces e gatos ainda no esto bem estabelecidas Em alimentos para carnvoros, geralmente a vitamina C no est presente, pois neles, o fgado a sintetiza a partir da glicose. Normalmente no se deve temer uma carncia. Em momentos de estresse, os nveis sricos de vitamina C podem estar diminudos. Uma suplementao adequada permite restaurar o nvel plasmtico normal. Segundo Dzanis (2003), estudos em curtos perodos mostraram que a suplementao de vitamina C para ces e gatos, em dosagens de 3 e 0,5 g dia, por espcie, respectivamente, no mostraram nenhum efeito adverso, entretanto, a utilizao por longos perodos pode aumentar o risco de urolitase por clculos de oxalato de clcio.

2.3.2. Polifenis e/ou flavonides

Os polifenis so potentes antioxidantes que esto presentes em diversos alimentos de origem vegetal, como ma, uva, cebola, repolho, brcolis, chicria, aipo, ch e vinho tinto, mas so extrados geralmente da uva e do ch mate verde. Quando absorvidos, so metabolizados no fgado e secretados na bile, urina e saliva. A quercitina, principal flavonide, removedora dos radicais superxido, oxignio singlet e perxidos lipdicos e inibe a oxidao das LDL e os efeitos citotxicos das LDL-ox (Batlouni, 1997). O poder antioxidante dos polifenis da uva, captadores de radicais livres e quelantes de ferro, 20 a 50 vezes superiores ao da vitamina E e por isso protege a clula submetida ao estresse. Os polifenis inibem, in vitro, a peroxidao de lipdeos do cristalino, responsvel

15

pela catarata. Ainda, os polifenis contribuem para a proteo e manuteno da fluidez da membrana celular, tendo assim um poder hepatoprotetor. Experimentos mostram que os polifenis da uva retardam o desenvolvimento de cnceres espontneos em camundongos e os polifenis de ch mate verde diminuem o crescimento de cnceres e suas metstases. Os polifenis extrados do ch mate verde so inibidores da colagenase das bactrias bucais, um dos fatores de afeces periodontais. Inibindo a adeso e crescimento da maioria das bactrias bucais, os polifenis contribuem para a diminuio da placa dentria, uma vez que as bactrias so as principais responsveis pela formao do trtaro dentrio. H uma diminuio da permeabilidade dos vasos pela inibio da formao de histamina com a presena dos polifenis, que limitam a reao inflamatria. O poder de proteo vascular e de tonicidade vascular dos polifenis representam a atividade principal em mais de 30 drogas humanas indicadas para fragilidade capilar, insuficincia venosa, etc. Polifenis de ch e uva se encontram na dosagem de 150 mg por quilo de alimento para gatos na meia idade.

2.3.3. Interaes entre Antioxidantes

Segundo a Waltham (2003), alem de seus efeitos individuais, os antioxidantes dietticos podem agir sinergicamente. Este o caso da vitamina C, que refora o efeito de antioxidante de vitamina E por reciclagem do tocoferol aps sua utilizao na neutralizao dos radicais perxido. Entretanto, este efeito s foi observado in vitro, no sendo demonstrado claramente in vivo. Por outro lado a Vitamina E tambm protege o beta-caroteno de oxidao, Foi observado que uma combinao das duas vitaminas inibe a peroxidao dos lipdios induzido por radicais perxido no fgado de rato (Machlin, 1994, apud Waltham, 2003). A ao dos antioxidantes sobre a resposta imune de ces e gatos vem sendo avaliada por vrios pesquisadores (Hurley, 2003). Vrios estudos em humanos, comprovaram os efeitos benficos na resposta imunolgica da suplementao de antioxidantes na dieta. Segundo Koelsch (2003) filhotes de gatos suplementados com coquetel de antioxidantes (uma combinao de alfa-tocoferol, taurina, luteina e carotenides) desenvolveram uma resposta imune humoral contra o herpesvirus felino significativamente superior quando comparado ao grupo controle sem suplementao. Depois do reforo vacinal, a produo de anticorpos foi consistentemente maior no grupo de filhotes alimentados com o coquetel de antioxidantes.

16

Tabela 5 - Propriedades dos principais agentes antioxidantes Composto Propriedades Antioxidante lipossolvel potente Previne a peroxidao lipdica Reduz a ativao plaquetria e inibe os fatores de coagulao dependente da vitamina K Inibe as aes da LDL-Ox no endotlio Inibe a secreo de interleucina-1 pelos moncitos Antioxidante lipossolvel Potente seqestrador do oxignio singlet Antioxidante hidrossolvel Removedor dos radicais superxido, hidroxila e oxignio singlet Preserva os nveis de vitamina E e beta-caroteno durante estresse oxidativo Atividade antioxidante potente, atribuda aos radicais polifenlicos Quercitina remove radicais superxido, oxignio singlet e perxidos lipdicos Inibem oxidao das LDL e a atividade citotxica das LDL-Ox

Vitamina E

Beta-caroteno Vitamina C

Flavonides

Adaptado de Batlouni, 1997.

2.4 - L-carnitina e taurina

A L-carnitina foi descoberta em 1905, porm suas funes metablicas s foram consideradas a partir de 1955, quando pesquisadores observaram que ela responsvel pelo transporte de cidos graxos de cadeia longa atravs da membrana das mitocndrias, onde sero oxidados para gerao de energia. Quimicamente a Carnitina definida como uma amina quaternria (cido b-hidroxic-N,N,N-trimetil-aminobutrico) sendo hoje considerada por alguns autores como um aminocido, por ser sintetizada no fgado e nos rins atravs de dois aminocidos essenciais: lisina e metionina, em processo dependente das vitaminas hidrossolveis ascorbato, niacina, piridoxina e do on ferroso (Freeman, 1999). Segundo vrios ensaios clnicos com muitas espcies, inclusive o co, a L-carnitina estimula a utilizao das gorduras por ser um transportador de cidos graxos de cadeia longa, com um efeito benfico : a massa muscular aumenta e as gorduras diminuem, fato interessante em perodos de perda de peso. Alm de carreador dos cidos graxos para dentro das mitocndrias (Bremer, 1983), a carnitina e seus steres parecem desempenhar outras funes: Reduzir mortalidade e conseqncias metablicas em ratos com intoxicao aguda pela amnia; Aumentar a sntese de uria no fgado, facilitando a entrada de cidos graxos na mitocndria, aumentando a oxidao de gorduras; Seqestrar radicais livres ou quelar o ferro, prevenindo isquemia cardaca; Aumentar a funo contrtil do corao; Diminuir as concentraes de LDL e aumentar a frao de HDL circulantes;

17

Facilitar utilizao das gorduras s custas da utilizao de glicdios; Diminuir a produo de cido lctico na musculatura; Conservar a massa muscular e perder peso em gordura (Freeman, 1999). Aumentar o tempo de resistncia ao esforo moderado em ratos, poupando o glicognio muscular e aumentando as concentraes plasmticas de AGL (Lancha Junior, 1991); Diminuir a peroxidao lipdica, pois diminui substrato disponvel (Rabie & Szilagei, 1998); Inibir o Ferro, catalisador da produo de radicais livres (Rabie & Szilagei, 1998); Estimular sntese de enzimas antioxidantes, que dependente de ATP (Rabie & Szilagei, 1998); Aumentar teor de vitamina C em animais suplementados com L-carnitina, pois como a vitamina C participa da sntese da L-carnitina, essa vitamina economizada (Rabie &Szilagei, 1998); Aumentar teor de vitamina E em animais suplementados com L-carnitina devido diminuio do estresse oxidativo e reciclagem da vitamina C, que preservada (Rabie & Szilagei, 1998).

2.4.1. Deficincia de L-carnitina

Em seres humanos, ratos e ces, a carncia plasmtica em L-carnitina acompanhada de uma afeco cardaca chamada cardiomiopatia dilatada (CMD). Essa sndrome, que atinge preferencialmente ces de raa grande e gigante, caracterizada por uma insuficincia miocrdica que leva a uma dilatao ventricular, que ocorre sem alterao visvel da estrutura do sistema de vlvulas do miocrdio. Os sintomas de deficincias de Carnitina so observados mais claramente em indivduos que apresentam desordens hereditrias incomuns. Nesses, o metabolismo lipdico o mais afetado, resultando em acmulo de gorduras nos msculos e anormalidades funcionais nos msculos cardaco e esqueltico. Essas desordens so manifestadas pelas baixas concentraes de carnitina no plasma, msculo, e fgado. Os sintomas incluem fraqueza muscular, cardiomiopatias, funo heptica anormal, cetognese prejudicada e hipoglicemia durante o jejum. A deficincia em L-carnitina classifica-se em sistmica - tipo 1 (Bremer, 1987) e mioptica - tipo 2 (Bremer, 1983). Sistmica: concentrao de L-carnitina baixa no soro, msculo, corao e fgado devido a uma deficincia de sntese ou reabsoro renal. Mioptica: concentrao de L-carnitina normal ou aumentada no plasma, associada a teores musculares e miocrdicos baixos (Bremer, 1983), devido a uma deficincia no transporte da L-carnitina para o interior das mitocndrias (Rabie, Szilagei, 1998). A maioria dos ces parece sofrer de uma deficincia em L-carnitina do tipo mioptica (Freeman, 1999). A cardiomiopatia dilatada (CMD) atinge preferencialmente ces de raas grandes e gigantes (Doberman, Boxer, Dog Alemo), com algumas excees (Cocker spaniel americano, Cocker spaniel).

18

Estima-se que 40% dos ces com CMD apresentam uma deficincia miocrdica em carnitina, embora 80% deles apresentem teores plasmticos em carnitina normais ou elevados. Esse dado leva a crer que a deficincia resultante de outras anomalias bioqumicas resultantes de falhas no transporte atravs de membranas. Em animais de laboratrio, uma suplementao em L-carnitina pode ser benfica em casos de diabetes ou de CMD associados a uma deficincia em L-carnitina (Paulson, Sanjak & Shug, 1992). Em ces, obteve-se uma diminuio da CMD em quatro Boxers da mesma famlia aps 24 semanas de suplementao em L-carnitina (Keene, et al., 1991). Aps interrupo do tratamento, houve uma recidiva da doena. Uma doena gentica que acarreta em uma deficincia miocrdica em L-carnitina seria a causa da CMD em ces. Um estudo realizado pela Universidade da Califrnia e por outras universidades americanas mostrou uma resposta favorvel suplementao em taurina e L-carnitina em Cockers americanos portadores de CMD e de deficincias em taurina. A L-carnitina foi adicionada ao tratamento, pois um estudo anterior realizado em ces com CMD e tratados somente com taurina no fora bem sucedido (Kittleson, et al. 1997). A regresso da doena em ces no foi espetacular, como geralmente ocorre com gatos, mas os ces foram privados do tratamento (Furosemida, Digoxina) e recuperaram uma boa qualidade de vida. No caso, no se pode concluir sobre a eficcia das substncias no tratamento; seria necessrio um novo estudo. At ento, recomenda-se utilizar taurina com L-carnitina neste tratamento da CMD.

2.4.2. Associao L-carnitina e taurina

A maioria dos ces atingidos pela CMD apresenta no sangue uma taxa de taurina menor do que o normal. A taurina um cido beta-amino sulfnico (ou acido 2aminoetanossulfnico), sintetizado no fgado e em outros tecidos de mamferos a partir de outros aminocidos sulfurados (metionina e cistena) e no propriamente um aminocido, pois seu metabolismo difere sensivelmente dos outros aminocidos (Royal Canin, 1994). A taurina possui um efeito protetor frente a problemas do ritmo cardaco, agindo sobre a regulao da contractilidade do corao. A CMD em gatos uma conseqncia clssica da carncia em taurina, aminocido essencial para os felinos. A associao de taurina e L-carnitina tem o intuito de prevenir a CMD em ces de raas grandes e gigantes: A L-carnitina disponibiliza energia para os batimentos cardacos, enquanto que a taurina auxilia na regulao do ritmo cardaco. As quantidades encontradas em alimentos industrializados so de 50 mg e 200 mg de Lcarnitina por quilo de alimento, dependendo da indicao. Para preveno de cardiomiopatias, a menor dosagem. Para controle de problemas cardacos, a maior dosagem preconizada. A porcentagem de taurina para alimentos com nvel protico de 28% com indicao preventiva para problemas cardacos de 0,1%, enquanto que em alimentos indicados para tratamento de cardiopatias de 0,19% com 25% de protena.

19

2.5 Glucosamina e condroitina

A glucosamina um acar, um aminomonossacardeo sulfatado, constituinte das unidades dissacardeas presentes nos proteoglicanos das cartilagens articulares. Trabalhos executados in vitro mostraram que pode alterar o metabolismo dos condrcitos, e esta a razo habitualmente dada para a sua utilizao na osteoartrite. A condroitina constitui-se de uma molcula classificada como mucopolissacardeo, grupo que atualmente designado por glucosaminoglucanas. Este grupo apresenta uma estrutura polissacardea, rica em aminoacares e cidos urnicos. No tecido cartilaginoso de vrias espcies, inclusive o homem, a presena de algum tipo de condroitina bastante evidente. De acordo com a espcie e com o tecido, h a predominncia de um determinado tipo de glucosaminoglunana: condroitina, condroitina 4-sulfato (aves, rpteis, mamferos, homem), condroitina 6-sulfato (aves, peixes, mamferos, homem) . As condroitinas 4 e 6-sulfato passaram a despertar grande interesse em biologia e medicina, por serem estruturas hidrolizveis e fornecedoras dos monmeros para a sntese dos demais mucopolissacardeos, todos de grande importncia para os tecidos de sustentao, nas doenas articulares e do tecido sseo. Considerando o peso corporal dos ces grandes e gigantes e as presses mecnicas sofridas pelos tendes, ossos e articulaes, as doenas osteo-articulares so freqentes. Segundo a raa e a idade do co, a partir dos 7 anos de idade, quase 40% dos ces de porte gigante apresentam leses osteo-articulares. A incorporao de glucosamina e condroitina na dieta visa estimular a regenerao da cartilagem articular, diminuir a velocidade de degenerao da cartilagem e, portanto, prevenir ou diminuir a velocidade de desenvolvimento da artrose. A associao dos dois componentes exerce um efeito protetor sinrgico, claramente evidenciado experimentalmente. A glucosamina estimula a sntese de elementos estruturais da cartilagem e o sulfato de condroitina tende a inibir a ao de enzimas que prejudicam a cartilagem. A administrao oral dos dois componentes para ces afetou a composio do fludo sinovial (Beynen, 2003). Quantidades de condroitina e glucosamina so encontradas em alimentos industrializados no valor de 500 mg por quilo de alimento com energia metabolizvel em torno de 4200 Kcal por quilo do produto, com relao protena : energia de 66,5g: 100,00 Kcal respectivamente, num alimento de 28 % de protena para animais adultos de porte gigante. Entretanto, maiores estudos so necessrios para a comprovao real dos efeitos benficos da glucosamina e do sulfato de condroitina, visto que, segundo Beynen (2003), em um ensaio clnico com ces, a suplementao com sulfato de condroitina no afetou a severidade das doenas das articulaes.

20

2.6. cidos graxos poliinsaturados

Estruturalmente, so cidos carboxlicos variando de 2 a 22 carbonos na cadeia, conectados um ao outro por uma simples ou dupla ligao, apresentando um grupo carboxlico (COOH) em uma ponta e um grupo metil (CH3) na outra, sendo designados como carbono mega com a letra ou como n (Reinhart, 1996). Estes cidos graxos podem ser divididos fisiologicamente ou quimicamente em dois grupos de acordo com a ligao com o grupo metil (mais prxima ou mais final).Destes, destacam-se os mega 3 (aqueles em que a primeira dupla ligao a terceira ligao do final metil) e os mega 6 (aqueles em que a primeira dupla ligao a sexta do final metil). (Ackerman, 1998, Reinhart et al, 1996):

mega 3 (18: 3n3) Cadeia com 18 carbonos, 3 duplas ligaes, sendo a primeira localizada no terceiro carbono da extremidade metil. mega 6 (18: 2n6) Cadeia com 18 carbonos, 2 duplas ligaes, sendo a primeira localizada no sexto carbono da extremidade metil.

Tabela 6 - cidos graxos da srie 6 e da srie 3 cidos graxos mega-6 cido cis-linoleico (AL) cido gama-linolnico (AGL) cido dihomo-gamalinolnico (ADGL) cido araquidnico (AA) daptado de Reinhart et al, 1996 Tanto os cidos graxos da srie 3 quanto os da srie 6 no so sintetizados por ces, bem como um cido graxo de uma srie no pode ser convertido em cido graxo de outra srie. Logo, estes so absolutamente essenciais na dieta de ces, o que significa que so vitais para a sade e, portanto, devem ser ingeridos atravs da dieta. (Ackerman, 1998, Reinhart, 1996). No entanto, os animais so capazes de elongao e desaturao de cidos graxos na direo da carboxila final da molcula. Por exemplo, o n-6, cido graxo linoleico (18:2n-6) metabolizado atravs de desaturao e elongao para a produo de cido araquidnico (20:4n-6). O n-3, cido alfa-linolnico 18:3n-3 desaturado e alongado para produo de cido eicosapentanico (20:5n-3). No organismo o cido linoleico e o cido alfa-linolnico competem pela mesma enzima delta-6 desaturase. Como resultado, as propores de cidos mega 3 e 6 disponveis pelo sistema enzimtico afetam diretamente as quantidades e propores de cido araquidnico e eicosapentanico que so produzidos (Vaughn & Reinhart, 1996, Reinhart, 1996). Embora a aplicao prtica da suplementao com cidos graxo essenciais na Medicina Veterinria esteja embasada no tratamento de doenas da pele sabe-se, atualmente, que cidos graxos mega-3 cido alfa-linolnico (AAL) cido eicosapentaenico (EPA) cido docosahexaenico (DHA)

21

estes nutracuticos tem sido largamente utilizados para tratar problemas de articulaes e doenas cardiovasculares e, provavelmente, muitas outras aplicaes sero descobertas num futuro prximo O primeiro estudo demonstrando a necessidade diettica de cidos graxos poliinsaturados foi realizado por Burr em 1929. A partir da verificou-se que todos os animais domsticos, e mesmo os seres humanos, necessitam destas substncias para manterem as funes orgnicas (Lloyd, 1989). Mais recentemente, descobriu-se que alterando a proporo e a ingesto dos cidos graxos poliinsaturados (AGP) mega3 e mega6 da dieta, pode-se modular e controlar a severidade de doenas, particularmente as relacionadas a processos inflamatrios (Lloyd, 1989 e Reinhart, 1996). Conforme PREMIERPET (2003b), podem ser citadas uma srie de doenas inflamatrias relacionadas a processos alrgicos em ces e gatos domsticos, porm trs delas devem receber maior ateno por parte do clnico, pois representam a maioria dos casos clnicos e esto relacionadas a seguir: 70% dermatite por picada de pulga; 15% dermatite por contato; 10% alergia alimentar, 5% outros Discusses sobre a participao dos cidos graxos nos processos inflamatrios, no fluxo sangneo renal, sistema nervoso, na doena coronria, no cncer, na agregao plaquetria, etc., prometem futuras possibilidades teraputicas e dietticas. Esta nova perspectiva levou multiplicao de trabalhos cientficos, aumentando significativamente os conhecimentos sobre o metabolismo destes compostos, e de produtos medicamentosos e alimentos que incorporam novas tecnologias a servio da sade de ces e gatos (PREMIERPET, 2003b) A influncia dos cidos graxos essenciais no controle dos processos inflamatrios tem sido estudada devido habilidade destes compostos serem incorporados membrana celular e agir como substrato no metabolismo dos eicosanoides, resultando na produo de eicosanoides com baixo potencial inflamatrio (Vaughn & Reinhart, 1996, Reinhart, 1996). Isto porque os cidos graxos poliinsaturados so fundamentais ao organismo de duas formas distintas: como componentes estruturais da membrana celular, participando como parte integrante na sua estrutura lipoprotica e como precursores dos eicosanoides. Alm disso eles possuem um papel importante na secreo e regulao dos hormnios hipotalmicos e da pituitria, e so compostos chaves nos processos inflamatrios e imunes (PREMIERPET, 2003b). Vaughn & Reinhart (1996) citam que a srie 3 tem sido includa no tratamento de hiperlipidemia, doenas tromboemblicas e neoplasias e so teis no tratamento de diversos problemas em ces como alergias por inalantes, artrites, doenas cardacas, pancreatites e desqueratinizaes (ACKERMAN, 1998). A maior parte dos benefcios recentemente atribudos aos cidos graxos poliinsaturados (AGP) devem-se a seus efeitos sobre a produo de eicosanoides, que so substncias biolgicamente ativas, oriundas da biotransformao de cidos graxos poliinsaturados pelas enzimas cicloxigenases (CO), lipoxigenases (LO) e citocromo-p-450-redutase (White, 1993, apud PREMIER PET, 2003b). Os eicosanides so metablitos poliinsaturados de cidos graxos que incluem prostaglandinas, tromboxanos, leucotrienos, e cidos hidroxilados eicosatetranicos e

22

atuam como hormnios locais (autacides) na regulao de processos fisiolgicos, sendo tambm importantes mediadores dos processos inflamatrios. Estes componentes no so estocados no corpo, mas so sintetizados a partir de e cidos graxos poliinsaturados presentes nas membranas fosfolipdicas. Quando uma resposta inflamatria desencadeada, fosfolipdeos de membrana so ativados (Reinhart, 1996). O tipo de eicosanide que sintetizado dependente do tipo de cido graxo liberado na membrana celular. cidos mega 6, como o araquidnico, so acionados por enzimas ciclooxigenases e lipoxigenases para a produo de 2 sries: prostaglandinas e tromboxanos da srie 2 e a srie 4 de leucotrienos,. Em contraste, cidos mega 3, como os eicosapentanico, so metabolizados primariamente por lipoxigenase para a srie 3 de prostaglandinas e tromboxanos e srie 5 de leucotrienos. Os eicosanides derivados do cidos graxos mega6 so pr-inflamatrios, imunossupressivos e agem como potentes mediadores da inflamao nas reaes de hipersensibilidade tipo I (Vaughn e Reinhart, 1996). Entre as prostaglandinas da srie 2 que origina, est a prostaglandina D2, que induz vasodilatao, hiperalgesia e forte quimiotaxia de neutrfilos. A prostaglandina E2, liberada pelos queratincitos, induz pirexia, hiperalgesia, quimiotaxia de neutrfilos, liberao de histamina, vasodilatao e aumento da permeabilidade vascular. O leucotrieno B4 um potente estimulador de neutrfilos, induzindo quimiotaxia, adeso e degranulao. Todas estas reaes esto envolvidas na hipersensibilidade do tipo I (PREMIERPET, 2003). J os cidos graxos da srie mega 3 produzem substncias menos inflamatrias como as prostaglandinas da srie 3 e leucotrienos da srie 5. Eicosanides que so derivados do cido eicosapentanide (20:5n-3) so menos inflamatrios, vasodilatadores, antiagregatrios e so menos imunossupressivos (figura 1).

cido Araquidnico (20:4n-6)


Ciclooxigenase Lipoxigenase Srie 2 prostaglandinas Srie 2 tromboxanos Srie 4 leucotrienos

cido eicosapentanide (20:5n-3)

Srie 3 prostaglandinas Srie 3 tromboxanos Srie 5 leucotrienos

Pr-inflamatrio Antiinflamatrio Pr- agregatrio Anti- agregatrio Imunossupressivo No - Imunossupressivo Trombtico Vasodilatador Figura 1 Produo de prostaglandinas e leucotrienos a partir de cidos graxos. Adaptado de Reinhart (1996)

23

As prostaglandinas da srie 3, derivadas do cido eicosapentanide, apresentam baixa atividade inflamatria, o leucotrieno B5 apresenta apenas um dcimo da atividade do leucotrieno B4 na quimiotaxia de neutrfilos, o tromboxano A3 apresenta fraca vasoconstrio e o cido 15-hidroxieicosapentaenico inibe a sntese de leucotrieno B4 (PREMIERPET, 2003b) O potencial teraputico dos cidos graxos poliinsaturados reside na capacidade destes cidos graxos competirem uns com os outros pelas mesmas vias enzimticas envolvidas na sntese dos eicosanides. Como no existe interconverso entre cidos graxos mega6 e mega3, eles so incorporados aos fosfolipdeos da membrana celular na dependncia de sua concentrao diettica (Reinhart, 1996) e, uma vez liberados pela FLA2 (fosfolipase A2), vo competir pelas cicloxigenases (CO), lipoxigenases (LO). Este balano ir determinar a produo de mediadores mais ou menos inflamatrios (Vaughn & Reinhart, 1996). Deve-se considerar, alm disso, que os nveis tissulares das CO e LO, determinados geneticamente, e a presena de substncias inibidoras como os corticosterides e agentes antinflamatrios no esteroidais, tambm influenciam a intensidade da resposta inflamatria. A inflamao um mecanismo natural de defesa, necessrio ao funcionamento imune, todavia, se descontrolada, torna-se uma doena clnica que causa irritao e dor nos animais (Vaughn & Reinhart, 1996). O grau de inflamao depende, desse modo, da relao entre cido graxos mega 3 e cido graxos mega 6. A predominncia de cidos da srie n-6 levaria a quadros inflamatrios mais intensos, j os cido graxos mega 3 diminuiriam o processo inflamatrio (Reinhart, 1996). Segundo Hall (1995), apud PREMIERPET (2003b), suplementao diettica com AGP mega3 pode resultar em respostas clnicas positivas em vrias doenas: Alivio da dor associada displasia coxo-femoral Auxlio no controle do prurido em ces com atopia, alergia alimentar e dermatite alrgicas por picadas de pulgas Controle de inflamaes e/ou doenas autoimunes; Controle de hipertrigliceridemia; Diminuio da formao de trombos; Inibio da gnese e diminuio do crescimento de tumores. A manipulao dos nveis dirios de cidos mega 6 para cido mega 3 tem o potencial de mudar as concentraes teciduais desses cidos e por ltimo um efeito na resposta inflamatria (Reinhart, 1996). As quantidades de cido graxos da srie mega 3 e 6 no corpo so um reflexo das quantidades oferecidas nas dietas, tambm alterando as concentraes de cido graxos mega na pele. (Reinhart et al, 1996). Uma taxa tima entre 5:1 e 10:1 de mega 6 e 3 incorporada dieta pode reduzir significantemente os quadros pruriginosos. Muitas pesquisas tem focalizado a administrao de suplementos de cido graxos mega 3 e 6, particularmente em ces com atopia (Reinhart et al, 1996). A suplementao regular na dieta de ces com os cidos mega pode no ser efetiva no decrscimo potencial da inflamao porque as exatas quantidades e razes para esses cidos em dietas regulares no so conhecidos. Como resultado disso muito difcil

24

descobrir quais nveis de cidos graxos so provenientes da suplementao. Suplementos de cidos graxos so muito caros e ocasionalmente so associados com a dieta, mostrando efetivo decrscimo do prurido em apenas 10% dos ces (Reinhart et al, 1996). Os efeitos colaterais da suplementao com cidos graxos para ces so relatados como letargia, prurido, vmitos, diarria e urticria. Uma superdosagem pode causar diminuio da agregao plaquetria e aumento do tempo de coagulao plaquetria. (Reinhart et al, 1996).

2.7 - Minerais quelatados

Embora detalhes bioqumicos sobre o mecanismo de controle homeosttico de minerais no organismo animal no estejam ainda bem estabelecidos, sabe-se que um dos fatores que mais influenciam na absoro dos minerais a sua forma qumica (Miller, 1975). Tambm j se sabe que os micro elementos fornecidos sob a forma inorgnica podem ter sua biodisponibilidade influenciada por fatores como outros nutrientes da dieta (minerais, protenas e carboidratos), bem como condies fisiolgicas do prprio animal (Lowe, 1993). Este fato levou busca, nos anos recentes, de tcnicas para desenvolver micro elementos mais estveis e biodisponveis, sob a forma de quelatos, justamente para favorecer determinados processos metablicos e fisiolgicos que normalmente no so realizados com capacidade plena, quando os micro elementos so fornecidos da maneira convencional. A quelatao consiste na formao de anis heterocclicos de coordenao, constitudos por um tomo metablico central, que coordena duas ou mais espcies inicas ou molculas, ligadas s posies ativas do mesmo. As propriedades dos ons metlicos quelatados diferem daquelas dos ons livres ou simplesmente hidratados porque sua presena nas estruturas quelatadas modifica caractersticas qumicas e fsicas dos grupos coordenados, protegendo-os da influncia dos agentes externos, tornando-os resistentes dissociao dos componentes e dando-lhes estabilidade qumica (Malleto, 1984). Segundo Vandergrift (1993) uma definio tcnica de quelatos seria um mineral da primeira srie de transio da cadeia peridica (Cr, Mn, Co, Ni, Cu, Zn) que se liga a aminocidos via ligao coordenada covalente, formando uma substncia estvel e eletricamente neutra. Neste estado, quelato, o metal quimicamente inerte, no sofrendo influncias de outros componentes das dietas, como fibra e gorduras. As vitaminas, componentes essenciais para os transportadores do ction, no so necessrias no transporte de quelatos, uma vez que a absoro dos mesmos feita por um sistema de absoro intestinal diferente daqueles dos ctions metablicos ordinrios (Cristy, 1984). De acordo com Manspeaker et al. (1987), os minerais quelatos seriam absorvidos intactos pela mucosa intestinal, atravs de transporte ativo. As substncias capazes de exercer ao quelatante so numerosas, sendo representadas por cidos inorgnicos bifsicos, cidos orgnicos dicarboxlicos, diaminas, aminocidos e peptdeos, etc.(Maletto, 1984). Do ponto de vista nutricional, apenas quelatos formados com aminocidos ou dipeptdeos so interessantes. No obstante, apenas quelatos com

25

peso molecular total abaixo de 1500 so capazes de penetrar a membrana intestinal sem exigir hidrlise adicional no lume. Este aspecto interessante pois, se estes quelatos no so hidrolizados, so capazes de contrabandear um mineral atravs do intestino, como parte de uma molcula de dipeptdeo (Cristy, 1984). O processo de quelatao envolve a ligao da poro amino livre do aminocido com o elemento mineral di ou trivalente. Assim como ocorrem ligaes entre as protenas e outros nutrientes em algumas dietas submetidas a altas temperaturas, os quelatos podem ser obtidos por exposio de elementos minerais e aminocidos a temperatura e vapor adequados. Outra forma de quelatao possvel seria atravs de microrganismos, mais comumente fungos e leveduras. Segundo Lyons (1993) alguns microrganismos podem acumular minerais, tornando-os mais disponveis. Este autor cita que o selnio encontrado em algumas leveduras se apresenta sob a forma de selnio - cistena ou selnio - metionina, com alto grau de biodisponibilidade. Os principais minerais quelatados so: zinco, ferro, cobre, magnsio, mangans, cromo, selnio e cobalto Mais alm que o processo de absoro, os quelatos podem favorecer alguns processos metablicos, uma vez que a relao mineral - aminocido pode indicar o tipo de tecido no qual o mineral ser introduzido. Segundo Vandergrift (1993) o aminocido determinar o tecido especfico ou processo metablico no qual o mineral tomar parte, favorecendo, desta forma, alguns processos produtivos. O uso dos minerais quelatados vem sendo destaque na nutrio animal no mundo inteiro e de acordo com Maletto (1988), num futuro prximo sero as fontes de microminerais de eleio, em funo de diversos fatores, dos quais ressalta : Absoro prxima a 100%; Alta estabilidade; Alta disponibilidade biolgica; Maior tolerncia do organismo animal (menos txico); Ausncia de problemas de interaes com outros macro e microminerais da dieta, o que pode acarretar na insolubilizao de parte dos minerais; Ausncia de problemas de interaes com outros nutrientes da dieta, como gordura e fibra, que podem formar ligaes indesejveis com os metais, insolubilizando-os. No trato digestivo do animal, a inter-relao entre os vrios elementos minerais pode ser tanto sinrgica quanto antagnica (figura 2). Os ons minerais podem interferir entre eles entrando em competio seletiva a respeito dos stios de absoro. Sabe-se hoje que existem ons minerais capazes de reduzir a biodisponibilidade de um ou mais ons de outra natureza; para alguns ons esta interferncia e recproca. Com relao a este complexo fenmeno, a grande parte dos casos relacionados com a capacidade de inibio dos microelementos minerais foram quantificados. A competio especialmente acirrada entre os ons minerais Cu, Zn, e Fe, que disputam a mesma via de absoro. Deste modo, uma dieta com altos nveis de cobre pode bloquear a absoro do Zn e do Fe, levando a deficincias destes ltimos. Outros fatores interferem na absoro dos sais minerais, como por exemplo o lcool, a gordura e a fibra, o que acarretaria no transporte do mineral para fora do organismo junto com as fezes.

26

Figura 2. Inter-relaes entre minerais A maioria dos alimentos para ces e gatos fornece os minerais em sua forma simples (no quelatada). Contudo, a maioria dos elementos minerais, para serem absorvido, devem fazer uma ligao inica com os aminocidos que se encontram livres no estmago e intestino, ou aqueles presentes na membrana das clulas do trato intestinal. Vrios fatores podem interferir nesse processo quando ele ocorre dentro do organismo. O mais freqente a competio de diferentes minerais para se ligarem aos mesmos aminocidos. Isso ocorre somente com os minerais na forma simples, impedindo que alguns deles sejam absorvidos. Esse o caso do zinco e o cobalto que precisam da metionina para serem absorvidos. O zinco quelatado no sofre a influncia de minerais antagonistas (cobalto) na sua absoro, esse fato constatado pela maior taxa de absoro, menor excreo urinria e por sua maior distribuio nos tecidos (Lowe, 1996). Os minerais quelatados diminuem os riscos da no absoro, pois entram no trato intestinal j ligados ao aminocido. O mineral quelatado absorvido pelo organismo e nele se mantm intacto, ou seja, a sua ligao com o aminocido permanece inalterada. Essa absoro feita por um mecanismo de transporte passivo (Wapnir e Stiel, 1986). O uso de minerais ligados a aminocidos decorre do fato de existir uma necessidade especfica de certos tecidos e sistemas enzimticos do organismo por determinados tipos de aminocidos. Como sabemos, os aminocidos so os compostos primrios das protenas. Assim, quando eles so transportados pelo organismo para o seu tecido especfico, carregam juntamente o mineral que a ele estiver ligado, garantindo a absoro e deposio do mineral no tecido que dele necessita. Tabela 7. - Tecidos do Organismo Atendidos por Minerais Quelatados Especficos Mineral Zinco Cobalto Cobalto Cobre Cobre Cobre Mangans Ferro, Cobre, Zinco, Mangans Adaptado de PREMIERPET (2003c) Aminocido Metionina Triptofano Metionina Triptofano Lisina Histidina No especfico No especfico Tecido Atendido Plos Corao, Rins Bao, Corao, Pulmo Msculos Ossos Fgado Fgado, Msculo, tero Oxigenao celular

27

Essa associao entre o mineral e o aminocido, antes de entrarem no organismo, aumenta a "biodisponibilidade" do mineral. Esse termo denota quanto do mineral absorvido encontra-se disponvel para ser utilizado pelo organismo. Experimentos de minerais quelatados tem sido desenvolvidos por vrios pesquisadores (Lowe et al., 1994; Kuhlman et al., 1997; Lowe e Wiseman, 1997).Usando-se parmetros como velocidade de crescimento dos plos, presena de zinco no sangue e pelagem, estes pesquisadores chegaram concluso da maior absoro dos minerais quelatados em comparao aos simples. Segundo a PREMIERPET (2003c), o zinco associado a metionina foi achado em uma concentrao duas vezes maior em relao ao zinco simples em um desses estudos (Lowe et al., 1994). O mesmo autor detectou uma concentrao 3,5 vezes maior do zinco quelatado na pelagem, em experimento com ces em 1997. Logo, fica claro que o zinco quelatado tem absoro e metabolismo diferentes do zinco na forma simples. Essas evidncias levam a considerar o zinco quelatado melhor em relao ao zinco simples na qualidade da pelagem dos ces e gatos.

3 CONCLUSES

Embora vrios alimentos funcionais tenham comprovao cientfica quanto efetividade de seus efeitos benficos para ces e gatos, entre eles as fibras solveis, incluindo os frutooligossacardeos, os cidos graxos poliinsaturados e antioxidantes como a vitamina E, muitos outros precisam ser avaliados em ensaios de curta e longa durao. Os efeitos benficos da L-carnitina, glucosamina, condroitina, etc., ainda no esto devidamente comprovados cientificamente, embora alguns experimentos com animais j tenham sido conduzidos com resultados satisfatrios. As respostas claras a respeito dos vrias substncia funcionais para ces e gatos s sero encontradas aps um longo perodo experimental, envolvendo muitos pesquisadores e instituies diferentes. Esta carncia de respostas cientficas semelhante na nutrio humana, onde, atualmente, vrios alimentos funcionais ainda seguem sendo avaliados.

4 - BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

_________Alimentos funcionais. Disponvel em: http://www.geocities.com., Acesso em: 01/06/2003 ACKERMAN, L. Terapia com cidos graxos, Boletim Informativo Anclivepa, So Paulo, Ed.Guar, p.3-4. 1998. ALLEN T. A. The effect of Carnitine supplementation on bode composition in obesiteprone dogs. (L-carnitine? What different does it make?) Symposium Leuven, Belfium 15 Decemver 1998, 41. ALLTECH. Prebiticos en la nutricin de animales de compaa. Disponvel em: http://www.engormix.com/nuevo/prueba/alltech.asp, Acesso em: 18/05/2003

28

AMERICAN FEED CONTROL OFFICIALS (AAFCO). Nutrient Profiles for Dogs and Cats. Atlanta: AAFCO Official Publication, 1994. BATLOUNI M. Hiptese Oxidativa da Aterosclerose e Emprego dos Antioxidantes Na Doena Arterial Coronria. Arquivos Brasileiros de Cardiologia 68: 1997 . BEYNEN, A. C. Nutraceuticals: Claims vs. evidence In: Production Symposium Trade Show Pet Food Forum, Chicago Illinois, p 169 a 175. 2003 BORGES, F. M. O., NUNES, I. J. Nutrio e Manejo Alimentar de Ces na Sade e na Doena. Cadernos Tcnicos da Escola de Veterinria da UFMG, EV-UFMG, Belo Horizonte N.1 1998, 103p. BREMER J, HOKLAND B. Role of Carnitine-dependent metabolic pathways in heart disease without primary ichemia. Z. Cardiolog., 76, suppl. 5, 9-13. 1987 BREMER, J. Carnitine metabolism and functions. Phesiological Reviews, v.63, p.1420-80, 1983. CARCIOFI, A. C. Boa nutrio essencial na sade da pele. Alimentao Animal Nmero 19 - 2000 CASE, L.P.;CAREY, D.P.; HIRAKAWA, D.A. Nutrio canina e felina: manual para profissionais. Espanha: harcourt Brace, p.410, 1998. CATHCART, E.P. Influence of muscle works on protein metabolism. Physiological Reviews, v.5, p.225-43, 1925. CHEMEDIA, Los frutooligosacaridos. Disponvel em: http://www.chemedia.com, Acesso em: 20/06/2003 CRISTY, H. Fatores que interferem com a absoro intestinal de minerais e uma soluo para o problema. In: Simpsio sobre Nutrio Mineral. 1, 1984, So Paulo, Anais. So Paulo: SNIDA, 1984. p.19-27. DIONIZIO, M.A, BERTECHINI, G.A., KANJI KATO, R. TEIXEIRA,A S. Prebiticos como promotores de crescimento para frangos de corte desempenho e rendimento de carcaa, Cinc. agrotec., Lavras. Edio Especial, p.1580-1587, 2002 . DZANIS, D. A. Scientific evaluations of popular novel ingredients, Part I e II. In: Production Symposium Trade Show Pet Food Forum, Chicago Illinois, p 11 a 20. 2003 FAHEY, G.C., MERCHEN, N.R., CORBIN, J.E., HAMILTON, A.K., SERBE, K.A., LEWIS, S.M. AND HIRAKAWA, D.A. Dietary Fiber for dogs: I. Effects of graded levels of dietary Beet Pulp on nutrient intake, digestibility, Metabolizable Energy and digesta mean retention time. Journal of Animal Science, v. 68, p.4221-4228, 1990. FINKE.M.D. Controversies in Pet Nutrition. In: Production Symposium Trade Show Pet Food Forum, Chicago Illinois, p 64 a 79. 2003 FREEMAN LM, MICHEL KE and al. Idiopathic dilated cardiomeopathe in Dalmatians : nine cases (1990-1995), JAVMA, 209,9, 1996.

29

FREEMAN LM. Interventional Nutrition for cardiac disease. Clinical Techniques in Small Animal Practice, Vol 13, n 4, 232-237, 1998. FREEMAN LM. New roles for L-carnitine and taurine in veterinary medicine. Proc. 17 ACVIM, 6, Chicago, IL 1999. GIBSON G.R., ROBERFROID M. B. (1995) Dietary Modulation of the Human Colonic Microbiota: Introducing the Concept of Prebiotics. J.Nutr.,125:1401-12. GREGRIO, C.P. Nutrio clnica de ces e gatos na doena cardiovascular (Monografia) 110p, Lavras: 2002. HANSON, P.J.; PARSONS, D.S. The interrelationship between glutamine and alanine in the intestine. Biochemical Society Transactions, v.8, p.506-9, 1980. HURLEY K. D.V.M. DNA Damage and Nutrition, In: Production Symposium Trade Show Pet Food Forum, Chicago Illinois, p 188 a 204. 2003 HUSSEIN. S. H. Functional fiber: role in companion animal health. In: Production Symposium Trade Show Pet Food Forum, Chicago Illinois, p 125 a 131. 2003 KEENE BW, PANCIERA DP, ATKIINS CE and al. Myocardial L-carnitine deficiency in family of dogs with dilated cardiomeopathe. JAVMA, vol 189, n 4, 1991. KITTLESON MD, KEENE B, PION PD, and al. Result of the multicenter Spaniel Trial (MUST): Taurine and L-carnitine-responsive dilated cardiomeopathe in American Cocker Spaniels with decreased plasma Taurine concentration. J Vet Intern. Med 11: 204-211, 1997. KOELSCH, S. Efeito do coquetel antioxidante na resposta imune de filhotes alimentados com Advance Cat Disponvel em: http://www.ivet.com.br/waltham Acesso em: 27/05/2003 KUCK, D. W. Composto retirado da chicria pode substituir acar,Cincia Hoje online, 02/10/02, Disponvel em: http://www.uol.com.br/cienciahoje, Acesso em: 20/06/2003 KUHLMAN. G., BIOURGE, V. 1997. Nutrition of the large and giant breed dog with emphasis on skeletal development. Vet. Clin. Nutr. 4:89-95. LANCHA JUNIOR, A.H. Resistncia ao esforo fsico: efeito da suplementao nutricional de carnitina, aspartato e asparagina. So Paulo, 1991. 76p. - Faculdade de Cincias Farmacuticas da Universidade de So Paulo. Dissertao (Mestrado). LLOYD, D.H. Essential Fatty Acids and Skin Disease. J.Small An. Pract. v.30, p.207212, 1989. LOWE, J. A., J. WISEMAN AND D. J. A. COLE. 1994. Absorption and retention of zinc when administered as an amino-acid chelate in the dog. J. Nutr. 124:2572s-2574s LOWE, J. A., J. WISEMAN AND D. J. A. COLE. 1994. Zinc source influences zinc retention in hair and hair growth in the dog. J. Nutr. 124:2575s-2576s

30

LOWE, J. Protected minerals, an expensive luxury or a cost-effective necessity? In: Biotechnology in The Feed Industry. Annual Symposium, 9, Hicholasville. Proceedings. Hicholasville: Alltech Technical Publications, 1993. P. 61-69. LYONS,T.P. Bioscience centers: forging links between industry and academia. In: Biotechnology in The Feed Industry. Annual Symposium, 9, Hicholasville. Proceedings. Hicholasville: Alltech Technical Publications, 1993. p 1-25. MALETTO, S. Absoro e interferncia dos elementos minerais no organismo animal micro elementos - Importncia na sanidade. In: Simpsio sobre Nutrio Mineral. 1, 1984, So Paulo, Anais. So Paulo: SNIDA, 1984. p.9-18. MALETTO, S.; Organic compound of minerals in cattle feeding. Anais do Simpsio Internacional sobre Exigncias Nutricionais de Ruminantes UFV- MG, pag. 177 191, 1995. MANSPEAKER,J.E., ROBL, M.G., EDWARDS, G.H., et al. Chelated minerals, Their role in bovine fertility. Vet. Med., v.82, n.9, p.951-956, 1987. MARINS DE S, R. O que so Alimentos Funcionais? Disponvel em: http://www.virtuarte.com.br, Acesso em: 27/05/2003 McDOWELL,L.R., ELLIS, G.L., CONRAD, J.H. Mineral supplementation for grazing cattle in tropical regions. Word Anim. Rev., v 52, n.12, p.2-12, 1984. MICROBIOLOGIA, Probiticos. Disponvel http://www.microbiologia2000.hpg.ig.com.br, Acesso em: 25/05/2003 em:

MILLER,W.J. New concepts and developments in metabolism and homeostasis of inorganic elements in dairy cattle. A review. J. Dairy Sci., v.58, n.10, p. 1548-1559, 1975. MINISTRIO da agricultura, pecuria e abastecimento - Regulamento tcnico sobre fixao de padres de identidade e qualidade de alimentos para fins nutricionais especiais ou alimentos com fins nutricionais especficos destinados a ces e gatos. Instruo normativa/sarc n 8, de 11 de outubro de 2002. MOISE NS, PACCIORETTI LM and al. Dietary taurine deficiency and dilated cardiomeopathe in the fox. Am Heart J, 121: 541-548, 1991. NESTL Fibras na nutrio enteral. http://nutricaoclinica.nestle.com.br, Acesso em: 03/06/2003b NESTL Fibras soluveis e insolveis. http://nutricaoclinica.nestle.com.br, Acesso em: 03/06/2003a Disponvel Disponvel em: em:

NUNES, I. J. Nutrio Animal Bsica, FEP MVZ Editora, Belo Horizonte, 2 ed., 388p. 1998 NUTRIENT requirements of Cats, National Research Council, National Academy of Sciences, Washington DC, 1986.

31

NUTRIENT requirements of dogs. National Research Council, National Academy of Sciences, Washington DC, 1985. OLIVEIRA, L.T. BATISTA, S. M. M. A Atuao dos Probiticos na Resposta Imunolgica. Disponvel em: ttp://www.nutricaoempauta.com.br, Acesso em: 25/05/2003 OLIVEIRA, S. C. M., BARBOSA, J. F. MALUF, W. R. Tupinambor (helianthus tuberosus) - a alcachofra que adoa a sua vida UFLA, Boletim Tcnico de Hortalias No 40, 1a edio Novembro 1999. Otero, R. M. L., Oligosacridos Como Ingredientes Funcionales: Prebiticos. Disponvel em: http://www.icofma.es, Acesso em: 20/05/2003 PAULSON DJ, SANJAK M, SHUG AL. L-carnitine and the diabetic heart. Current concepts in L-carnitine research. CRC Press, Boca Raton, Florida, 1992, 215-230. PETBR, A fora dos nutrientes. Disponvel em: http://www.petbrasil.com.br, Acesso em: 20/05/2003 PION PD, KITTLESON MD and al. Myocardial failure in cats associated with low plasma taurine: a reversible cardiomeopathie. Science 237-768, 1987. PREMIER PET. As Fibras de Fermentabilidade Moderada na Alimentao de Ces e Gatos . Boletim Informativo, Disponvel em http://www.premierpet.com.br, Acesso em 13/10/2002a PREMIER PET . O papel dos cidos graxos megas 6 e 3 na alimentao de ces e gatos, Boletim Informativo, Disponvel em http://www.premierpet.com.br Acesso em 02/06/2003b PREMIER PET . As Vantagens dos Minerais Quelatados para Ces e Gatos. Boletim Informativo, Disponvel em http://www.premierpet.com.br Acesso em 02/06/2003c RADICAIS LIVRES, Radicais livres e uso de antioxidantes no doente grave. Disponvel em: http://www.sbnpe.com.br/boletins, Acesso em: 22/05/2003 REBOUCHE CJ, ENGEL AG. Kinetic compartemental analysis of Carnitine metabolism in the dog. 1983a, Arch Biochem Biophes 220:60-70. REINHART, G.A. Review of Omega-3 Fatty Acids and Dietary Influences on Tissue Concentrations. In: Recent advances in canine and feline nutritional research Ians International Nutrition Symposium, 235-242p. 1996. REINHART, G.A.; SCOTT,D.W.; MILLER,W.H.J. A Controlled Dietary Omega-6 : Omega-3 Ratio, Reduces Pruritus In Non-Food Allergic And Atopic Dogs. In: Recent advances in canine and feline nutritional research Ians International Nutrition Symposium, p.277-283. 1996. ROYAL CANIN, Principios Generales de la Nutrition Felina. Cap. Las Proteinas. Royal Canin. Pag. 22 a 23, 1994.

32

ROYAL CANIN. Princpios da Nutrio canina, Informativo Tcnico e Cientfico da Royal Canin (CD-ROM) 2000 ROYAL CANIN. Princpios da Nutrio de Felinos, Informativo Tcnico e Cientfico da Royal Canin (CD-ROM) 2000 SALVADOR, I. E.O., LOPES, L.T. ALVES, N.A. A Segurana Alimentar em Rao para Animais, Banas Qualidade, n. 119, 2002 SCHICK, M.P.; REINHART, G.A. The role of polyunsaturated fatty acids in the canine, epidermis: normal structural and functional components, inflammatory disease state components, and as therapeutic dietary components. In: Recent advances in canine and feline nutritional research Ians International Nutrition Symposium, p.267-275. 1996. SHIMURA S, HASEGAWA T. Changes of lipid concentrations in liver and serum be administration of carnitine added diets in rats. J Vet Med Sci ; 55, p.845-7. 1993 SUNVOLD GD and al. Carnitine supplementation promotes weight loss and decreased adiposity in the canine. R&D IAMs compane. SUNVOLD, G.D., FAHEY, G.C. JR., MERCHEN, N.R., et al. Dietary Fiber for cats: In vitro fermentation of selected Fiber sources by cat fecal inoculum and In vivo utilization of diets containing selected Fiber sources and their blends. Journal of Animal Science, v.73, p.2329-2339.,1995. VANDERGRIFT, B. The role of mineral proteinates in immunity and reproduction. What do we really know about them? In: Simpsio sobre Nutrio Mineral. 1, 1984, So Paulo, Anais. So Paulo: SNIDA, 1984. p 27-33. VAUGHN, D.M.; REINHART, G.A. Influence dietary fatty acid ratios on tissue eicosanoid production and blood coagulation parameters in dog. In: Recent advances in canine and feline nutritional research Ians International Nutrition Symposium, p.243-255. 1996. VEJA ON LINE, Um caso de amor animal. Edio 1 799 - 23 de abril de 2003 Disponvel em http://veja.abril.com.br, Acesso em: 20/05/2003 WALTHAM, Dietary Antioxidants. Disponvel em: http://www.waltham.com, Acesso em: 20/05/2003 WHITE,S.D.; Effects of various proteins in the diet on fatty acid concentrations in the skin, cutaneous histology, clinicopatologygy, and thyroid function in dogs. In: Recent advances in canine and feline nutritional research Ians International Nutrition Symposium, p.247-265. 1996. WHITMER JT. L-carnitine treatment improves cardiac performance and restores highenergy phosphate pools in cardiomeopatic Serian hamster. Circ Res 61: 396-408, 1987. YABIKU, R. M. Animais de estimao: lucros estimados. Disponvel em: http://www.bichoonline.com.br, Acesso em: 06/05/2003

Vous aimerez peut-être aussi