Vous êtes sur la page 1sur 26

UNIVERSIDADE GAMA FILHO SRGIO LUIZ LIMA GRECCO

O CINISMO DE DOGENES X O CONSUMISMO DA SOCIEDADE

Trabalho de Concluso de Curso submetido Universidade Gama Filho como requisito do Curso de Ps-graduao lato sensu em Filosofia. Orientador: Professor Ms. Emerson Rocha

PORTO ALEGRE 2012

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo estudar e entender o porqu do consumismo de nossa sociedade, cada vez mais exacerbado, contrapondo com a filosofia de Digenes, e demais seguidores do Cinismo, que buscava o despojamento de quaisquer bens materiais como forma de alcanar liberdade e felicidade, criticando a relao do homem com o consumo que j existia na poca.

PALAVRAS-CHAVE: filosofia, cinismo, Digenes, consumo, consumismo.

SUMRIO

1 INTRODUO ...................................................................................................................... 5 2 CINISMO................................................................................................................................ 7 3 DIGENES ........................................................................................................................... 10 4 CONSUMISMO ..................................................................................................................... 15 5 O QUE DIGENES PODE NOS ENSINAR?................................................................................................................................ 21

CONCLUSO........................................................................................................................... 25 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS......................................................................................... 26

ABSTRACT

This work aims to study and understand why the consumerism of our society, increasingly exacerbated, in contrast with the philosophy of Diogenes, and other followers of cynicism, which sought the divestiture of any material goods as a way to achieve freedom and happiness. KEYWORDS: philosophy, cynicism, Diogenes, consumerism.

INTRODUO

Para muitos, a felicidade a mola propulsora da vida. Alguns tentam busc-la atravs da conquista de status, fama e reconhecimento entre seus pares, consumindo produtos que demonstrem suas qualidades ou lhe tragam prazer. Outros, poucos, de forma diversa, tentam alcanar a felicidade se despojando de tudo que consideram suprfluo. Por que consumimos tanto? Realmente necessitamos de tantos bens para sermos felizes? Muitos acreditam serem estas perguntas formuladas apenas pelos homens contemporneos, nascidos ps-revoluo industrial. No entanto, desde a Grcia antiga, filsofos j se perguntavam se o consumir traria felicidade ao homem, ou ao contrrio, o escravizava. Digenes, e outros seguidores do Cinismo clssico, se despojaram de quaisquer bens materiais, inclusive de suas moradas, como forma de alcanar a verdadeira liberdade. Como as idias destes filsofos podem nos ajudar a responder as perguntas formuladas acima? Este o objetivo deste trabalho. Partindo dessa problematizao, foram traados os seguintes objetivos para esta pesquisa: a) Compreender a filosofia de Digenes e demais filsofos cnicos; b) Estudar por que o consumo faz parte da natureza social humana e por que o seu exagero pode ser malfico ao homem e sociedade; c) Perceber e examinar como a filosofia dos cnicos gregos pode ajudar o homem atual a ser mais livre e feliz, consumindo de forma consciente. Para dar conta desses objetivos, ser empreendida uma pesquisa bibliogrfica sobre assuntos diversos como sociedade, consumo, filosofia grega, cinismo e a filosofia de Digenes. Aps, a pesquisa exploratria avaliar quais

teorias ou conceitos existentes nos filsofos cnicos gregos sero aplicadas neste trabalho, procurando entender a relao entre consumo, liberdade e felicidade. A pesquisa bibliogrfica utilizada neste artigo se baseou em livros sobre filosofia, como a Antologia Ilustrada de Filosofia, de Nicola Ubaldo; sobre o cinismo, com A History of Cynism, de Donald Dudley; sobre a filosofia e a vida de Digenes, com a obra Digenes, O Cnico de Luis E. Navia; e finalmente um estudo sobre o consumo baseado na obra Darwin Vai s Compras - Sexo, Evoluo e Consumo, de Geoffrey Miller. O conjunto das obras estudadas ir ajudar a entender por que, para o homem atual, ser ter, pois s consumindo acreditamos poder fazer parte da sociedade. J Digenes, o filsofo que morava em um barril e tinha orgulho de ser chamado de co, acreditava que s nos despojando de nossos bens que poderemos alcanar a verdadeira liberdade. Desta forma, o objetivo deste trabalho comparar essas duas vises de mundo, buscando um equilbrio entre elas e, quem sabe, indicando a melhor maneira de viver possvel para os homens em nossa sociedade.

CINISMO

O cinismo foi uma corrente filosfica que defendia independncia em relao aos outros, s paixes e s coisas, para que possamos chegar plena autonomia e autossuficincia. Defendia que a realizao da vida e a nica meta da existncia era a felicidade. Tambm apregoava o desapego a coisas suprfluas, com a inteno de alcanar a verdadeira liberdade e felicidade. Radicalmente, chegavam inclusive a condenar o excesso de erudio, conforme podemos constatar na seguinte passagem:

Os mais dignos dentre os seres humanos, teria dito Digenes de acordo com Estobeu, so os que menosprezam os estudos e preferem um estado de ignorncia ignorncia estendida no no sentido de nada saber, mas no sentido de dispensar estudos desnecessrios, adquirindo apenas o conhecimento suficiente para uma vida simples e boa. Isso o que Digenes identificava como o nico significado e propsito da filosofia. (NAVIA, 2010, p.88).

A corrente filosfica Cnica relativamente pouco conhecida e tem seu nome confundido com o atual significado da palavra cnico, totalmente diferente de sua significao original: o nome surgiu a partir da palavra grega para co (kyns), pois os seus contemporneos comparavam a vida de Digenes e demais filsofos cnicos com a dos ces, j que dispensavam tudo que era suprfluo, viviam nas ruas e faziam suas necessidades onde bem entendessem. Sobre os diferentes significados que a palavra cnico tomou, Navia explicita:

Por meio de uma curiosa transformao lingstica, o cinismo de Digenes passou a significar, na modernidade, algo tremendamente diferente do que tinha sido. Na linguagem moderna, o Cinismo passou por uma transformao radical e tornou-se cinismo, e os filsofos cnicos antigos foram substitudos por hordas de pessoas cnicas, as quais esto to distantes de Digenes quanto aquelas criaturas menos-que-humanas contra quem dirigiu sua retrica

cnica. O cinismo, ento, em seu sentido ordinrio moderno, adquiriu um significado que no sequer um tnue reflexo de seu significado clssico antigo. por essa razo que Bertrand Russell traou uma aguda distino entre o Cinismo associado a Digenes e o cinismo em sentido moderno: Os ensinamentos de Digenes no foram de modo algum o que chamamos cnico muito pelo contrrio. Ele tinha uma paixo ardente pela virtude, em face do que desconsiderava os bens mundanos. Procurou a virtude e a liberdade moral no despojamento dos desejos: fique indiferente aos bens que a fortuna tem para conceder e voc estar emancipado do medo... O mundo mau; deixe-nos aprender a ser independente dele. (RUSSEL, B., A History of Western Philosophy, 1972, p. 231-2) (2010, p. 222)

Para sermos cnicos, portanto, hoje em dia, devemos ser em tudo avessos a Digenes, exceto quanto a certos aspectos superficiais e ao nome. (2010, p. 224).

Os filsofos Cnicos acreditavam que riqueza e poder eram os maiores responsveis pela corrupo e mazelas entre os homens. Relata-se que Digenes, ao observar um camundongo, radicalizou ainda mais seu modo de vida:

Conta-se que, depois de observar um camundongo perambulando no mercado, despreocupado com o luxo e sem medo de lugares escuros, Digenes aprendeu uma das lies fundamentais do cinismo, a saber, dispensar coisas suprfluas e adaptar-se a toda sorte de situao. (NAVIA, 2010, p.74).

Os filsofos cnicos defendiam o agir, ao invs do pensar, ao contrrio do que fazia Plato com sua metafsica, por isso seu modo de vida era sua prpria filosofia1. Os cnicos viviam nas ruas (Digenes morava em um barril) e todos tinham mais ou menos o mesmo uniforme: um manto, um cajado de madeira, um farnel de couro e, ocasionalmente, um co como companheiro. Normalmente dependiam de esmola e ajuda para comer, mas no se sentiam envergonhados por isso, pois acreditavam

H relatos de textos escritos de Digenes, porm nenhum deles chegou at ns.

que tudo pertencia a todos. famoso o relato de Digenes pedindo esmola a uma esttua; quando perguntado por que fazia tal coisa, respondeu que era para se acostumar a no receber algo de algum. Os cnicos tinham como uma espcie de modelo a ser seguido Hracles (tambm conhecido como Hrcules), por seu carter sem vcios, simplicidade e grandiosidade no combate aos monstros que afligiam os homens, vencendo os prazeres mesmo sob certo sofrimento:

Durante os jogos stmicos2 Digenes despachava um discurso longo e ferido sobre a necessidade de lutar contra a arraigada carncia humana de prazer e conforto que consome as pessoas e sobre a importncia de se exercitar na disciplina de subjugar desejos e impulsos contranaturais. Com um ar de genuna seriedade e responsabilidade, evocou a memria do grandioso Hracles, que tantos monstros combateu na forma ou de bestas ou de gente vil, assim como na forma de vcios humanos, tais como sensualidade, ambio e soberba. (NAVIA, 2010, p.100).

O cinismo evoluiu para a corrente filosfica do estoicismo, iniciada por Zeno de Ctio, que foi discpulo do famoso cnico Crates de Tebas. H uma dvida dentre os estudiosos sobre qual filsofo iniciou a corrente filosfica Cnica. Alguns defendem que se iniciou com Antstenes3, e outros com Digenes. No entanto, unnime que o maior representante e cone do cinismo foi Digenes de Sinope.

2 3

Os jogos stmicos aconteciam em Corinto, na primavera de cada ano. Famoso filsofo nascido em Atenas em 445 a.C., tendo sido discpulo de Scrates.

10

DIGENES

Digenes nasceu entre 413 e 404 a.C. na cidade grega de Sinope4 e morreu em Corinto, em 323 a.C., provavelmente no mesmo dia da morte de Alexandre, o Grande. Era conhecido como o co, por seus hbitos como fazer suas necessidades em pblico, inclusive a masturbao morar na rua (num barril), e latir para quem quer que fosse que lhe desagradasse. Digenes, com orgulho, tomou o apelido para si:

Conta-se que ele se descreveu como um co, o tipo que todo mundo elogia, mas que todos evitam, o que implica que, distncia e vicariamente, o estilo de vida de um cnico admirado e respeitado por muitos, mas que poucos so os que tm a coragem e a clareza de pensamento para imit-lo. (NAVIA, 2010, p.70)

Digenes foi exilado de sua cidade natal Sinope devido adulterao da moeda cometida por seu pai, Hicsio, que era banqueiro. Exilado, viveu em Atenas e Corinto. Acredita-se que Digenes foi a primeira pessoa a utilizar a palavra cosmopolita, pois ao ser perguntado onde era seu lar, dizia que no era de lugar algum em especial, que seu lar era o cosmos. Digenes desprezava os valores e a opinio dos demais e vivia como um mendigo. Acreditava que a felicidade (a verdadeira realizao da vida e a nica meta da existncia para os cnicos) deveria ser alcanada com autodomnio e liberdade. Sua filosofia combatia o prazer, o desejo e a luxria, pois impediam a autossuficincia. Defendia que devemos praticar a virtude, ao invs de apenas pensar sobre ela; assim, filosofava com sua prpria maneira de viver.

Sinope situava-se no ponto central da costa meridional do atual Mar Negro. Era uma cidade com um porto martimo prspero, famosa por sua cunhagem de moedas.

11

Digenes tinha admirao pelos espartanos, apesar de nunca ter morado l, por seu modo de vida asctico, simples e rstico, bem distante do materialismo encontrado em Atenas. Dizia que o oportunismo e a nsia de prazer so as foras ocultas que guiam o comportamento humano. Sua filosofia era em grande parte baseada no modo de vida dos animais, como podemos observar na seguinte passagem de Digenes, o Cnico, de Luis Navia, que resume de uma forma excepcional os principais conceitos e modo de vida dos cnicos:

Refletindo sobre como o camundongo cuidava da sobrevivncia com to pouco, disse Digenes com seus botes: Como que pode? C est um camundongozinho que usufrui das migalhas que caem de tuas mos e se alimenta delas. Tu, pelo contrrio, a despeito de tua inteligncia clara, reclama e sofre por no seres capaz de obter bebida ou de se repastar com uma comida maravilhosa nem de dormir em algum lugar sobre uma coberta confortvel e bordada. Ele se deu conta que camundongos no precisam de um lugar especial para morar e dormir e que comem o que quer que encontrem pelo caminho. Pudessem camundongos falar e talvez dissessem o que, conforme uma fonte rabe, disse um dia Digenes quando lhe perguntaram se tinha uma casa: sua casa era onde quer que pudesse deitar-se e repousar. Nem distines sociais, nem sistemas filosficos elaborados tm significado algum na vida dos camundongos. No esto eles atravancados por convenes sociais atvicas, nem preocupados com o passado ou o futuro, vivendo sempre no momento presente e para ele. Assim, pensou Digenes, camundongos vivem de modo natural, sendo portanto mais felizes que os seres humanos, razo pela qual so eles dignos de serem imitados. Consequentemente, camundongos e outros animais deveriam ser modelos para ns, por serem invariavelmente melhores e mais autnticos do que as importunas espcimes humanas em qualquer lugar encontradas, as quais escolheram distanciar-se da natureza e efetivamente construram para si mesmas um mundo no qual nem sossego, nem felicidade podem ser alcanados. Tambm os ces, especialmente os de rua, vivem de acordo com a natureza. Independncia, simplicidade, habilidade de adaptao a circunstncias cambiantes, falta de inibio com relao a seus sentimentos e necessidades fsicas, indiferena a propsito de onde ou como viver e do que comer, absoluta honestidade, liberdade de expresso - j que latem sempre que querem e a quem quer que

12

lhes desagrade -, tais so a virtude e a fortaleza que caracterizam a espcie canina e tais so os traos que Digenes e seus descendentes cnicos admiravam e julgaram dignos de imitao. (2010, p.75).

Radical em seu modo de vida, sabia que sua forma de viver era impraticvel para a grande maioria dos homens. No entanto, ele queria ser radical de tal maneira para abalar as idias pr-concebidas e as ideologias dominantes, procurando ser um exemplo extremado, e assim quem sabe fazer com que os demais o seguissem em pelo menos alguns aspectos de sua vida, como o lder de um coro:

Ele costumava dizer que imitava o exemplo dos lderes dos coros, pois estes, de fato, entoavam o tom mais alto para que os demais alcancem o tom conveniente. (NAVIA, 2010, p. 244).

Digenes, para se acostumar s dificuldades, rolava sobre a areia quente no vero e no inverno abraava as geladas esttuas cobertas de neve. O filsofo tinha um orgulho sem igual, pois seus valores no se sustentavam no ter ou na opinio alheia, como se pode apreender nessas passagens famosas sobre sua vida:

(...) quando Digenes foi capturado por piratas e posto venda, estes lhe perguntaram qual era sua ocupao, ao que ele lhes respondeu: Comandar. (NAVIA, 2010, p. 242). (...) narra-se que, uma vez, um homem garboso demonstrou assombro com sua notvel feiura, o que lhe arrancou o comentrio de que sua aparncia fsica no era algo que tivesse escolhido, ou que estivesse no seu poder mudar, razo pela qual no deveria ser censurado por isso. Tampouco a beleza de seu interlocutor, acrescentava, era algo que ele tivesse escolhido, razo pela qual no deveria ser louvado por ela. Louvor e censura pertenceriam apenas ao que est no nosso poder modificar. (NAVIA, 2010, p. 63).

13

Entre os admiradores de Digenes estava Alexandre, o Grande. Alexandre teria inclusive dito que se no tivesse sido Alexandre, gostaria de ter sido Digenes (NAVIA, 2010, p. 243). Muitos encontros de Digenes e Alexandre so retratados, mostrando a oposio entre dois estilos de vida to diferentes; o opulento de Alexandre e o frugal de Digenes:

Certa vez, Alexandre convocou Digenes sua presena, mas o filsofo enviou-lhe de volta esta mensagem irnica: s poderoso demais para precisares de mim, e eu, autossuficiente demais para precisar de ti. (NAVIA, 2010, p. 176). A uma pessoa que considerava Calstenes feliz porque desfrutava do esplendor em companhia de Alexandre, o Grande, Digenes disse: com certeza um infeliz, pois almoa e janta quando Alexandre bem entende. (NAVIA, 2010, p. 250).

Outro personagem famoso que era uma espcie de antagonista filosfico de Digenes era Plato. Digenes muitas vezes zombou das idias metafsicas de Plato; conforme define NAVIA: no encontro entre Digenes e Plato, temos um exemplo da oposio entre o Cinismo, com sua nfase no concreto e no individual, de um lado, e, do outro lado, o Platonismo, com seu postulado de um mundo transcendente de formas ideais, muito mais real que o mundo revelado pela percepo do senso comum. (2010, p. 255). Digenes no acreditava em nenhuma forma de superstio, defendia apenas o uso da razo para alcanar a felicidade:

Ele tambm costumava dizer que, quando via mdicos, filsofos e pilotos de navios, considerava o homem o mais inteligente de todos os animais; porm, quando via intrpretes dos sonhos, adivinhos e todos os que recorriam a eles, julgava-o o mais estpido de todos os animais. Ele dizia constantemente que, para a conduo correta da vida, necessitamos apenas da razo, ou de uma corda para nos enforcarmos. (NAVIA, 2010, p. 239).

14

No entanto, o encontro mais famoso do filsofo Cnico realmente aconteceu com Alexandre, o Grande. A resposta de Digenes pergunta de Alexandre resume de forma excelente suas idias sobre o consumo:

Conta-se que, quando Alexandre visitou Digenes em Corinto e indagou-lhe o que porventura desejaria dele, a resposta de Digenes foi: sai da frente da luz. Nada precisava do imperador, a no ser que se desviasse da luz solar que o aquecia. O homem que tinha tanto, nada tinha que pudesse ser til a Digenes, que s precisava das coisas que, como ele dizia, pudessem ser obtidas de graa: a luz solar, a gua, o ar e um lugar para se esticar. O mais das coisas, objetava, tende a ludibriar a mente e o desejo a ponto de escravizar-nos e nos auferir o mais precioso dentro os bens que possumos, a liberdade, a qual, insistia ele, Hracles considerava a coisa mais valiosa e bela do mundo. Esse mundo, teria dito Digenes, como um mercado em uma estrada, e o viajante sensato aquele que passa por ele e compra apenas aquelas poucas coisas que o vo suster em sua jornada. Destarte, se nos dispusermos a atingir autossuficincia e preservar nossa liberdade, precisaremos abandonar a necessidade sociamente criada de coisas e relaes, possuir e nos apropriar de to poucas coisas quanto possvel e nos desvincular dos laos humanos, especialmente dos que nos atam ao Estado, j que eles so o maior inimigo da liberdade humana. O verdadeiro poder e a realeza no pertencem aos que, como Alexandre, conseguem conquistar o mundo, acumular fortunas, colecionar ttulos e honras, mas aos que so autossuficientes e livres. (NAVIA, 2010, p. 177).

A filosofia de Digenes pode muito ensinar ao homem ocidental atual, onde o trabalho, o dinheiro e o consumo os faz inserir como membro da sociedade. Quanto mais posses tem, mais respeito acredita o homem ter junto ao seus semelhantes. Consumir, para o homem atual, existir. Como pde-se apreender, nada mais contrrio ao que Digenes defendia. Analisaremos melhor o consumo no captulo que segue.

15

CONSUMISMO

O consumismo provavelmente inerente natureza humana. Ele reflete nossa necessidade de pertencer e ser aceito por um grupo. Consumindo determinados produtos, acreditamos inconscientemente, e s vezes

conscientemente, que iremos demonstrar nossas aptides e qualidades ou que iremos pertencer a determinado grupo de pessoas que consomem o mesmo produto. As normas sociais seguidas por nossos semelhantes, ou por aqueles que queremos nos assemelhar, dominam nossos valores e expectativas. Em decorrncia disso, alguns chegam a roubar e at a matar para adquirir, pois em nossa sociedade ter ser. Se no consumo, no existo; a, a principal causa da violncia encontrada em nosso pas, onde dos muitos, poucos conseguem comprar. Geoffrey Miller inicia seu livro Darwin Vai s Compras - Sexo, Evoluo e Consumo perguntando-se Muito embora o bom-senso afirme que compramos coisas porque vamos adorar possu-las e us-las, pesquisas mostram que os prazeres da aquisio so, na melhor das hipteses, de curto tempo. Ento, por que insistimos na rotina consumista trabalhar, comprar, almejar? (2012, p. 1). O autor em seguida nos esclarece:

A biologia nos fornece uma resposta: os seres humanos evoluram em pequenos grupos sociais em que a imagem e o status tm importncia primordial, no somente para a sobrevivncia, mas tambm para atrair parceiros, impressionar amigos e criar filhos. Hoje em dia, ornamentamo-nos com bens e servios mais para impressionar os outros do que por curtirmos ter um pedao de matria o que torna materialismo uma expresso profundamente enganosa no que diz respeito a grande parte do consumo. Muitos produtos so, primeiramente, sinais, e s em segundo plano assumem o aspecto de objetos materiais. Nosso vasto crebro scioprimata evoluiu rumo a uma meta social predominante: fazer bonito para os outros. E comprar produtos impressionantes, numa economia baseada em dinheiro, apenas a maneira mais recente de alcanar este objetivo. (2012, p. 1).

16

Se formos pensar racionalmente, parece absurdo dedicarmos uma vida toda de trabalho somente para adquirir produtos em sua maioria inteis. Dedicamos um tero de nosso dia em tarefas desgastantes, pois so poucos os que trabalham com o que realmente gostam; contando com o tempo gasto em deslocamentos e uma mdia de oito horas dirias de sono realmente no nos sobra muito tempo para fazer o que realmente de nosso agrado e de nossa natureza, como conviver com amigos, famlia e filhos. Fazendo uma brincadeira, Geoffrey Miller imagina um ser humano atual viajando no tempo para a poca de nossos ancestrais Cro-Magnon, tentando explicar a eles nossa sociedade de consumo:

- Ento, qual a parada? O que teramos que fazer para conseguirmos essas facas e esses sapatos? - Tudo o que teriam de fazer ficar sentados em uma sala de aula todos os dias durante 16 anos para desenvolver capacidade contraintuitivas. Depois, s arranjarem um emprego e se deslocarem de casa para o trabalho (e vice-versa) durante cinquenta horas por semana, por quarenta anos, mantendo funes maantes em empresas imorais, longe de parentes e amigos, sem ter qualquer sistema decente de creche, senso de comunidade, poder poltico ou contato com a natureza. Ah, e vocs teriam que tomar remdios especiais para evitar tendncias suicidas e ter mais de dois filhos. Na verdade no to ruim assim. Os detalhes dos sapatos so realmente maneiros. (...) a respeitada matriarca Cro-Magnon, olha diretamente em seus olhos e pergunta, com infinita piedade: - Voc est completamente louco? (MILLER, 2012, p.15)

Consumimos basicamente dois tipos de produtos: o primeiro tipo seria de produtos que indicariam nosso status, e consequentemente nossas caractersticas desejveis, quando o outro v que o possumos; demonstrariam nossas aptides, sade, capacidades e nos trariam a sensao de pertencimento a um grupo. O segundo tipo de produto aquele que nos traz satisfao e prazer, mesmo que ningum saiba que o possumos. O consumo que considero como de certa forma

17

prejudicial e exagerado seria o de produtos do primeiro tipo, e esse consumo que definiremos como uma forma de Consumismo. Digenes condenaria o consumo de ambos os tipos de produtos, porm acredito ser uma crtica exagerada. Pesquisas demonstram que os homens aumentam o consumo, principalmente de produtos do primeiro tipo, quando esto interessados em acasalar, pois nossos instintos tentam inconscientemente demonstrar certas caractersticas pessoais desejveis (cada vez mais atravs de aquisio de bens, uma vez que as normas sociais ditam o que bom e desejvel, no somente em relao aos bens que possumos, mas em relao inclusive a nossos empregos, relaes e parentescos). Geoffrey Miller define essa demonstrao de caractersticas desejveis como indicadores de aptido:

Indicadores de aptido so os sinais das caractersticas e qualidades de um indivduo que podem ser percebidos pelos outros. Quase todas as espcies animais possuem os prprios indicadores de aptido para atrair parceiros sexuais, intimidar rivais, dissuadir predadores e solicitar ajuda aos progenitores e parentes. (...) as aves-do-paraso machos constroem ninhos, os humanos de ambos os sexos adquirem produtos de luxo. (MILLER, 2012, p. 24) Compramos coisas por status ou por hedonismo, para ostent-las aos outros ou para agradar a ns mesmos, para enviar falsos indicadores de aptido aos outros ou para simul-los para ns. Lembre-se que esses indicadores so sinais das caractersticas e qualidade de um indivduo (bons genes, boa sade, bom nvel de inteligncia social, e assim por diante) que podem ser percebidos pelas outras pessoas sinais como a cauda do pavo, os ninhos das aves-do-paraso ou o Ipod do consumidor. (MILLER, 2012, p. 81)

Se fossemos levar em conta somente o valor utilitrio daquilo que compramos, a imensa maioria dos produtos custa muito mais do que deveria. Porm, como funcionam como amplificadores de nossas caractersticas, no nos preocupamos em pagar mais por algo que tenha uma marca reconhecida. Os

18

produtos bsicos para sobrevivncia so baratos, em contraste com os artigos de luxo, carssimos, pois so ostentadores de nossa boa sade financeira. Defensores do consumismo advogam que se ele no existisse estaramos em eterna recesso, pois ningum usaria seu dinheiro para adquirir novos produtos, j que teramos tudo necessrio para a sobrevivncia acabando assim com a economia. Geoffrey Miller fala a respeito:

Se as funes bsicas dos bens de consumo permanecessem estveis e se a forma seguisse a funo, ento o design modernista teria conseguido fixar rapidamente a forma perfeita para cada categoria de produto independentemente de se tratar da cadeira, do carro ou da casa ideias. Ademais, j que os consumidores exigem preciso conspcua, conforme fica manifesto no trabalho perfeito, na qualidade e na confiabilidade, ento todos os produtos deveriam operar eficientemente durante muitas dcadas, se no por toda vida, sendo transmitidos de uma gerao para outra como legados importantes, semelhantes aos legados biolgicos de nossos genes. Um sistema desse tipo, entretanto, resultaria numa catstrofe econmica, j que eventualmente ningum teria de produzir ou comprar mais nada. Esse era o pesadelo dos empresrios da dcada de 1950, e o problema foi solucionado com a elaborao de uma estratgia explcita entre os investidores, os marqueteiros e os polticos com as vrias formas de obsolescncia planejada e o pseudoprogresso tecnolgico (...) As empresas se deram conta de que, caso quisessem continuar a vender carros novos, sendo que a esttica modernista ditava que cada uma das funes de um automvel podia ser desempenhada apenas por uma gama de formas de design otimizadas, a nica maneira de aperfeioar o novo modelo de carro do ano era incorporar novas funes que surgiriam atravs da perptua inovao tcnica. Assim, a sinalizao consumista realizada atravs da preciso exagerada acarreta uma proliferao muito rpida de novas caractersticas e funes nos produtos frequentemente por meio de inovao tcnicas mnimas e pseudoinvenes. O desperdcio resultante no costuma ficar to bvio em qualquer produto individual, porm se torna grave quando somamos todos os produtos sucessivamente obsoletos que um consumidor compra durante toda a vida. (MILLER, 2012, ps. 171 e 172).

19

Assim, percebe-se que o consumo realmente necessrio para o bom funcionamento da sociedade, porm o consumo exagerado e suprfluo no o , j que concentra a riqueza e escasseia as matrias-primas. Cada vez mais os produtos se diferenciam no por seu tamanho e massa, mas se valorizam atravs do seu design e complexidade. Uma constatao interessante feita quando analisados os produtos de luxo que inclusive sua publicidade feita principalmente para atingir no quem consome o produto, mas aqueles que percebero que determinada pessoa possui o bem luxuoso:

A teoria da sinalizao custosa salienta o fato de que a brand equity existe principalmente nas mentes dos receptores de sinal (observadores do consumo de produtos de outras pessoas), no nas dos prprios sinalizadores (os reais consumidores de um produto). As marcas de luxo com a brand equity mais elevada (Louis Vuitton, Gucci, Chanel, Rolex, Hermes, Tiffany, Cartier, Bulgari, Prada e Armani) o compreendem perfeitamente. Elas anunciam na Vogue e GQ no para informar sua existncia aos ricos consumidores potenciais, mas para assegurar que os leitores mais pobres da Vogue e GQ vo reconhecer e respeitar essas marcas quando as virem exibidas por outros. Esse o motivo pelo qual o tpico anncio de produtos de luxo inclui uma modelo extremamente atraente, vestida como uma herdeira de status elevado, ostentando uma expresso de desdm e despreza pelo observador. (MILLER, 2012, p. 175). Os produtos de marca levam o consumidor a se considerarem com status mais elevado, sexy e sofisticado sentimentos que, em ltima anlise, so opressores (caso os observadores reconheam um status mais elevado na pessoa que exibe o produto e, assim, se sintam inferiores), ou autoilusrios (caso os observadores no reconheam realmente um status mais elevado). De qualquer maneira, o branding parece perverso um desperdcio de esforos, ateno e vaidade humanas no jogo intil do status social. (MILLER, 2012, p. 176).

Digenes, e os cnicos, ao contrrio, valorizavam o ser e o no ter. O filsofo que morava em um barril e tinha como nicos bens uma tigela e um basto

20

desprezava a opinio alheia e fazia questo de no pertencer ao grupo, sendo contrrio ao consumo, como podemos apreender na passagem abaixo:

Tampouco possvel referir-se a Digenes como a um materialista no sentido ordinrio do termo, isto , como algum que valoriza e acumula bens materiais, estima e adula o corpo e encontra sua completude apenas nos confortos e prazeres fornecidos pelo mundo material. Muito pelo contrrio, o que nele se discerne um desdm abissal por tais coisas e uma convico de que o vnculo com o mundo a fonte que ceva a confuso e a insatisfao em que o povo vive. Assim, vemo-lo no economizar palavras para condenar as inclinaes e os hbitos materialistas da maior parte das pessoas, referindo-se a dinheiro, posses e comodidades como as razes de seu carter ruim. Em seu mundo, como no nosso, no que diz respeito a bens materiais e comodidades, mais era sempre visto como melhor do que menos. Em Digenes, contudo, encontrase uma disposio de esprito completamente diferente: menos melhor do que mais. (NAVIA, 2010, p. 93).

Digenes pode nos dar um contraponto excelente ao consumo desvairado que aflige a sociedade atual. No captulo que segue, tentaremos combinar as idias do filsofo com nossa natureza naturalmente consumista, procurando encontrar um equilbrio saudvel.

21

O QUE DIGENES PODE NOS ENSINAR?

O Cinismo, e a filosofia de Digenes, tinha como idias alicerce a independncia em relao aos outros, s paixes e s coisas, e principalmente o desapego a coisas suprfluas, com a inteno de alcanar liberdade e felicidade. Como o consumismo serve principalmente para nos enfeitar de aptides e qualidades, desviando-nos muitas vezes da meta da vida que a felicidade, a pobreza era valorizada pelos Cnicos:

(...) compreendendo que virtude e felicidade no podem ser encontradas por meio da busca e da aquisio de bens fsicos, despoja-se de tantas coisas quanto possvel, conservando apenas as necessidades bsicas requeridas para se manter vivo que lhe asseguram a liberdade, estima por Hracles como a coisa mais preciosa do mundo. (NAVIA, 2010, p. 202).

Conforme j relatado neste texto, Digenes baseou sua filosofia nas atitudes de um rato, pois quando o viu no mercado, correndo de um lado para outro, sem medo do escuro, e no almejando nada mais do que necessrio para sua vida (alimento, gua e um lugar para viver), entendeu o que era realmente necessrio para o bem viver. Tudo alm disso pode nos trazer preocupaes desnecessrias, quem sabe minando nossa felicidade. claro que vivemos em outros tempos; hoje, uma casa, uma boa cama, uma boa calefao e uma boa educao, entre outros, no podem ser considerados bens suprfluos, pois sem eles no conseguimos viver bem, no alcanando assim a felicidade. Porm, realmente precisamos de carros cada vez maiores e comidas altamente elaboradas, de chef, carssimas e de baixo valor nutritivo, para sermos felizes? A busca desenfreada por bens, por posio de status social, acaba tambm por minar nossa empatia pelo prximo, que muitas vezes visto como um obstculo

22

a nossas conquistas, como um colega de trabalho que pode ganhar nosso posto de chefia:

Digenes dizia que os homens competem cavando fossos e trocando pontaps para derrotarem uns aos outros, mas que ningum compete para tornar-se valoroso e honesto. (NAVIA, 2010, p. 241).

Aquele que troca de carro todo ano, para ter um zero, poderia se basear no que pensava Digenes para mudar seu modo de agir. O valor que gasta com encargos, impostos, seguro, etc. no carro novo equivale a meses de trabalho rduo. Realmente essa troca de automvel, a base de trabalho, que nem sempre prazeroso, faz esse homem mais feliz? Provavelmente no. Digenes fazia exatamente o contrrio; ao invs de adquirir, se livrava do mais:

Certa vez, Digenes viu um menino bebendo gua com a palma das mos e jogou fora o copo que trazia em sua sacola dizendo: um menino deu-me uma lio de simplicidade!. Alm disso, ele jogou fora sua bacia quando, em outra ocasio, viu um menino que havia quebrado o prato comer lentinhas com a parte cncava de um pedao de po. (NAVIA, 2010, p. 245).

Aps ter visto um menino bebendo gua com a palma da mo, Digenes descrito dizendo a si mesmo, enquanto se arrasta de volta pra seu tonel, pronto para cair no sono, que tolo eu tenho sido, levando comigo todo tipo de coisa desnecessria. (NAVIA, 2010, p. 245).

Digenes costumava dizer que o amor ao dinheiro a metrpole de todos os males. O homem chega at mesmo a brigar com seus amigos, pais e irmos por causa de dinheiro. Essa disputa sensata? O dinheiro ganho, mesmo a custa das relaes quebradas, vale mais do que elas? Digenes dizia que os servos so

23

escravizados por seus senhores, enquanto os homens vis so escravizados por seus desejos. Essa escravido criada por nossos desejos, por nossa vontade de nos mostrarmos aos outros, no pode nos trazer felicidade; no seria sensato dizer ao contrrio. Um escravo nunca feliz plenamente. Por que a maioria dos homens no consegue se contentar com o que tem, com uma boa casa, com boa comida e boas relaes? Digenes j falava a respeito, mesmo numa poca sem tantos bens suprfluos como a nossa:

Frequentemente ele proclamava, em altos brados, que os Deuses haviam concedido aos homens os recursos para viver bem, porm eles ignoraram esse fato e passaram a ter necessidade de bolos de mel, de unguentos e de coisas semelhantes. Pelo mesmo motivo, disse a um homem cujos sapatos lhe eram calados por seu servo: ainda no s feliz se este servo no limpa tambm teu nariz, alcanars a felicidade suprema quando tiveres perdido o uso das mos. (NAVIA, 2010, p. 250).

Ento, qual seria o consumo ideal? Particularmente, aquele que atende a nossas necessidades, sem buscar extrapolar sua utilidade prtica para indicar status ou aptides. Um carro pode ser necessrio para algum que trabalha em uma cidade e mora em outra; porm, esse carro precisa ser do ano, e do modelo mais caro? Acredito ser esse um consumo desnecessrio, que s serve para nos exibirmos aos outros. Conforme tratado no captulo sobre consumo, os bens que seriam ideais de serem consumidos seriam o do segundo tipo, ou seja, aqueles que nos do prazer e satisfao mesmo que ningum saiba que os temos. Os demais produtos, extravagantes em sua maioria, servem para exibir nossas caractersticas desejveis ao prximo, atendendo ao instinto humano de alcanar status no grupo ou perante os potenciais parceiros sexuais. Talvez seja utpico demais querer que paremos de consumir para nos exibirmos, pois este um instinto humano. Mas racional trabalharmos em algo que no gostamos, dedicando mais de um tero de nossa vida, somente para mostrarmos ao prximo que temos um carro zero? Por que no podemos ter um

24

carro com cinco ou dez anos? Isso nos torna pessoas piores ou menos atraentes ao sexo oposto? Dificilmente. Geoffrey Miller tambm se questiona a respeito:

Parece improvvel que as pessoas algum dia evitem a busca compulsiva por autoexibio, conforme os fracassos do comunismo e da utopia hippie demonstraram claramente. (...) Contudo, os modos de autoexibio das pessoas so muito flexveis, como demonstrado pelo desenvolvimento de diferentes normas de exibio em variadas pocas histricas e culturas. Assim, a autoexibio poderia, um dia, ser deslocada das nossas atuais formas antissociais, irresponsveis e no confiveis de desperdcio, preciso e reputao conspcuos para formas mais pr-sociais, conscienciosas e confiveis, que continuem a deixar as pessoas ganharem seu sustento. (MILLER, 2012, p. 177).

25

CONCLUSO

utpico querer um mundo sem consumo suprfluo, porm racional desejar ao menos mudar certos padres de nossa sociedade, onde o consumo exagerado considerado sinal de status perante o prximo. Digenes, quatro sculos antes de Cristo, j tentou mudar os hbitos de consumo do mundo, sem sucesso. No entanto, atingiu desde l vrias pessoas: no mundo atual cada vez mais suas idias fazem sentido, sendo encabeadas por diversos movimentos, como a onda ambientalista que est to em voga. No seria ideal trabalhar menos, comprar menos, e conviver mais com nossa famlia e amigos? Essa idia to boa que parece absurdo no ser seguida pela grande maioria da humanidade. Espero, com esse trabalho, ter incutido tal pensamento no leitor, quem sabe tornando-o mais feliz, o que Digenes, e eu, considerava como a verdadeira realizao da vida.

26

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

DUDLEY, Donald. A History of Cynism: Editora Methuen, 1937 MILLER, Geoffrey. Darwin Vai s Compras - Sexo, Evoluo e Consumo: Best Business, 2012. NAVIA, Luis E. Digenes, O Cnico: Editora Odysseus, 2010 NICOLA, Ubaldo. Antologia Ilustrada de Filosofia: Editora Globo, 2005

Vous aimerez peut-être aussi