Vous êtes sur la page 1sur 12

Estudos referentes elaborao do TCC Programa de Ps-Graduao em Redes e Sistemas de Telecom do Inatel/Oi

Tema: FSO
2 semestre de 2012

Elaborado por: Gabriel Cenato

ndice
1 - Introduo.................................................................................................................................................................... 3 1.1 Histrico ............................................................................................................................................................... 3 1.2 Resumo................................................................................................................................................................. 4 1.2.a Resumo Descritivo......................................................................................................................................... 4 1.2.b Abstract ......................................................................................................................................................... 4 1.3 Vantagens e Desvantagens .................................................................................................................................. 5 2 Desenvolvimento ........................................................................................................................................................ 6 2.1 Atenuao Geomtrica ........................................................................................................................................ 6 2.2 Atenuao Atmosfrica ........................................................................................................................................ 7 2.2.1 - Absores....................................................................................................................................................... 8 2.2.2 - Espalhamento ................................................................................................................................................ 8 2.2.3 Modelo Simplificado ..................................................................................................................................... 9 2.2.4 Atenuao por chuvas ................................................................................................................................. 10

1 - Introduo
1.1 Histrico
A histria das telecomunicaes remonta ao incio da sociedade humana, onde devido necessidade de se transmitir informaes o homem desenvolveu diversos sistemas de transmisso e recepo de dados. A comunicao ptica teve incio na Grcia Antiga, onde sinais luminosos obtidos atravs da captao da luz solar eram refletidos utilizando-se discos polidos. No sculo XIX, no ano de 1873, Willoughby Smith, um engenheiro eletricista ingls descobriu o fenmeno da fotocondutividade, atravs de experimentos com barras de Selnio cristalino, pode constatar um comportamento peculiar relativo a inconstncia na sua resistncia. Analisando cuidadosamente este fenmeno, Smith constatou que a resistncia do Selnio variava em funo da quantidade de luz que incidia sobre o mesmo descobrindo acidentalmente a foto sensibilidade deste elemento. Na dcada seguinte, no ano de 1880, utilizando o fenmeno fotoeltrico, Alexander Graham Bell, inventor do telefone, desenvolveu um aparelho para transmisso de sons sem fio chamado Fotofone (do ingls photophone). O funcionamento deste aparelho se d atravs das vibraes dos sons produzidos no bocal que incidem sobre um espelho, variando lentamente a direo do feixe refletido. No receptor, um espelho parablico coleta o feixe luminoso transmitido que por sua vez focado sobre uma clula foto sensitiva de Selnio. Conforme o feixe ptico recebido varia em intensidade devido s vibraes do espelho transmissor, consequentemente altera a resistncia eltrica da clula foto sensitiva que est inserida em um circuito composto por uma bateria e por um conjunto de telefone convencional que converte as variaes de corrente em sinais sonoros. Apesar de seu um bom desempenho, o Fotofone era limitado a curtas distncias.

Figura 1: Alexander Graham Bell e seu invento Fotofone.

Contudo, apenas no sculo XX, a partir da inveno do laser de rubi no ano de 1960 por Theodore H. "Ted" Maiman, as comunicaes pticas tiveram um considervel impulso. Com uma fonte ptica confivel capaz de fornecer altas potncias foi possvel modular a luz e realizar diversos experimentos envolvendo a transmisso de dados via links pticos. Desde ento esta tecnologia evoluiu muito, sendo hoje, capaz de fornecer altas taxas de transmisso a baixos custos de instalao, tornando-a altamente atrativa ao mercado de telecomunicaes.

1.2 Resumo
1.2.a Resumo Descritivo A tecnologia FSO (do ingls Free Space Optics) consiste em um sistema de transmisso e recepo de dados atravs de uma portadora ptica (feixe laser coerente) que se propaga na atmosfera, dispensando a necessidade de um guia de ondas tpico, como por exemplo, fibras pticas. Devido natureza deste sistema, possvel obter taxas de transmisso da ordem de dezenas de Gbps, contudo devido ao meio propagante ser o ar livre, o alcance destes enlaces limitado a algumas dezenas de quilmetros, sendo que muitos fabricantes projetam seus equipamentos para links de at 2,5 Km com taxa de transmisso de at 1,25 Gbps. Desta forma o FSO tem se mostrado interessante com relao segurana, devido a pequena rea da seo transversal do feixe ptico, o que dificulta a interceptao da informao transmitida, alm da fcil instalao se comparada enlaces que necessitam de um meio especfico de propagao (como cabos metlicos, fibras pticas, etc). De modo geral esta tecnologia apresenta uma soluo interessante para cenrios onde uma alta taxa de transmisso aliada a uma rpida instalao se faz necessria, despertando grande interesse comercial e cientfico. 1.2.b Abstract The FSO technology consists in a transmitting and receiving system for data over an optical carrier (coherent laser beam ) that propagates over the atmosphere without requiring a characteristic waveguide , such as optical fibers. Due to the nature of this system, you can achieve transmission rates of the order of tens of Gbps, however, because of propagating through the air, these telecom links are limited to a few tens of kilometers (many manufacturers design their equipment to links up to 2.5 km with transmission rate up to 1.25 Gbps). The FSO has proved to be interesting with regard to safety (due to the small cross-sectional area of the optical beam, which makes the interception of information transmitted be harder) and an easy installation if compared to links that require a specific means of propagation (as cables, fiber optics, etc.). In general this technology presents an interesting solution for scenarios where a high transmission rate combined with a quick installation is required, attracting great scientific and commercial interest.

1.3 Vantagens e Desvantagens


O FSO apresenta algumas caractersticas extremamente vantajosas, tais como: Grande largura de banda; Menor custo e tempo de instalao; Opera em uma faixa de frequncia livre de licenas; Dispensa autorizao para obras em vias pblicas como por exemplo passagem de cabos; Rapidez de operao possibilitando a instalao de enlaces temporrios para atender demandas especficas; Imunidade interferncia eletromagntica; No provoca interferncia eletromagntica em outros dispositivos; Imunidade interferncia de outros feixes FSO, devido a sua alta diretividade; Garante uma alta segurana da informao transmitida, devido dificuldade de interceptao do sinal.

Contudo, por se tratar de um sistema de comunicaes sem fio que se propaga no ar livre, o FSO est sujeito a diversas fontes de atenuao, que caracterizam as principais desvantagens desta tecnologia, dentre as quais podemos citar: Atenuao por absoro atmosfrica; Atenuao por espalhamento (Mie, Rayleigh e no seletivo); Atenuao por cintilao; Altamente afetado por variaes climticas.

O que resulta em: Enlaces limitados a algumas dezenas de quilmetros devido a alta atenuao sofrida no meio propagante;

Diversos parmetros devem ser analisados antes da instalao de um enlace FSO, um projeto criterioso necessrio devido elevada atenuao a qual o feixe ptico submetido durante a transmisso do sinal pela atmosfera. Estas perdas so originadas por uma srie de fenmenos distintos, muitos deles probabilsticos, como as atenuaes citadas acima.

2 Desenvolvimento
2.1 Atenuao Geomtrica
O feixe ptico emitido pela fonte laser deve ser colimado (Luz colimada a luz cujos raios so quase paralelos, e, portanto, espalham-se lentamente medida que tais raios se propagam) com o intuito de maximizar a quantidade de luz que chegar ao receptor, contudo a obteno de um feixe perfeitamente colimado no possvel, fazendo com que a rea da seo reta do feixe ptico aumente continuamente de acordo com a distncia percorrida, de acordo com o ngulo de divergncia. Desta forma no ponto de recepo o dimetro do feixe , em alguns casos devido a grandes distncias, muito maior do que no ponto de transmisso. Fato este que impacta na captao de apenas uma parcela da energia que atinge o receptor, uma vez que a rea do feixe torna-se maior que a rea do fotorreceptor. Podemos ento, definir a atenuao geomtrica como a razo entre as reas efetivas do receptor e da seo reta do feixe na posio do receptor, dada por:

Equao 1: Atenuao Geomtrica.

Onde SRx a rea efetiva do receptor, SSR(R) a rea da seo reta do feixe na posio do receptor, dRx e dTx so os dimetros efetivos do receptor e do transmissor, respectivamente, o ngulo de divergncia do feixe e R o comprimento do enlace.

Figura 2: Cone de atenuao geomtrica.

2.2 Atenuao Atmosfrica


Existe uma camada gasosa envolvendo o planeta Terra que estende-se por centenas de quilmetros acima da superfcie, este meio gasoso denomina-se atmosfera, sendo principalmente composto por nitrognio, oxignio, vapor de gua, dixido de carbono, oxido nitroso, monxido carbnico e oznio. Ela divide-se em cinco camadas principais, sendo elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Por estender-se a uma altura aproximada de 11 Km acima da superfcie, a troposfera representa at 75% da atmosfera terrestre, sendo que nesta regio ocorrem a maioria do fenmenos climticos. Devemos considerar a atmosfera como um meio um meio absorvente no homogneo, e os estudos de propagao sobre este meio deve ser considerado aleatrio. Na propagao do feixe ptico na atmosfera, podemos identificar dois fatores de fundamental importncia, que atenuam o sinal que chega at o receptor, so eles: I. II. Absoro: Causa uma perda real na energia do feixe ptico. Espalhamento: A energia do feixe ptico redirecionada para outra direo.

A atenuao causada durante a propagao por estes fenmenos pode ser descrita de maneira simples, atravs da transmitncia de Beer:

Equao 2: Transmitncia de Beer.

Onde R o comprimento do enlace (em km), o coeficiente de atenuao atmosfrica por unidade de comprimento (em km-1), T(R) representa a transmitncia por um comprimento R, P(R) a potencia do enlace a uma distncia R, e P(0) a potncia ptica inicial. A atenuao atmosfrica depender, portanto, do comprimento do enlace R, e do coeficiente de atenuao . As constantes variaes das caractersticas atmosfricas podem ser crticas, de modo que o valor do coeficiente de atenuao pode variar severamente de acordo com as condies do tempo. Desta forma, um modelo preciso para a estimao do coeficiente de atenuao atmosfrica deve ser considerado. Em uma anlise mais profunda podemos dividir as partculas presentes na atmosfera em dois grandes grupos: I. II. Molculas: so os componentes dos diversos gases presentes na atmosfera. Possuem pequenas dimenses (muito menores que o comprimento de onda do feixe ptico); Aerossis: este grupo composto pelas partculas em suspenso na atmosfera, como poeira e gotculas de gua, que possuem dimenses que variam desde dimetros muito menores que o comprimento de onda ptico at dimenses da ordem de 1 mm.

Assim, o coeficiente de atenuao atmosfrica comumente dividido em quatro parcelas fundamentais, cada uma contabilizando os efeitos de absoro e espalhamento dos dois grandes grupos de partculas presentes:

Equao 3: Coeficiente de atenuao atmosfrica.

Onde os termos, e , representam respectivamente, as absores e os espalhamentos, e os ndices a e m indicam o carter por aerossis ou molecular, respectivamente.

2.2.1 - Absores

Atravs da absoro atmosfrica o feixe ptico transmitido perde permanentemente uma quantidade de energia considervel, sendo que em algumas condies climticas especficas pode chegar a inviabilizar a transmisso do sinal. A energia radiante absorvida pelo meio e convertida em outro tipo de energia, geralmente energia trmica. Os diversos gases componentes da atmosfera, tais como oxignio, dixido de carbono e oznio, alm do vapor de agua, ocasionam severas atenuaes em alguns comprimentos de onda do infravermelho. A figura abaixo ilustra o impacto desta atenuao e determinados .

Figura 3: Janelas atmosfricas e suas respectivas Transmitncias. (Fonte: COLVERO, 2005)

2.2.2 - Espalhamento No espalhamento temos o redirecionamento de parte da energia do feixe de luz, fazendo com que esta energia no chegue at o receptor causando uma atenuao ao enlace. Quando um feixe ptico atinge uma partcula, sua energia espalhada para vrias direes, formando um diagrama de espalhamento, como ilustra a figura abaixo, nela podemos notar o diferente comportamento devido ao aumento do raio da partcula. Para este exemplo foi considerada uma partcula de gua com 0,05 m; 0,15 m e 0,5 m sendo iluminadas por um feixe de 750 nm. O software utilizado para simulao foi o MiePlot v4.3, que pode ser obtido gratuitamente no endereo eletrnico http://www.philiplaven.com. As caractersticas desse diagrama dependem fundamentalmente da razo entre as dimenses da partcula e o comprimento de onda da luz do feixe.

(a)

(b)
Sentido de Propagao

(c)

Figura 4: Diagramas de espalhamento: (a) Rayleigh, (b) Mie e (c) No seletivo, para uma partcula de gua de 0.05 m, 0.15 m e 0.5 m de raio respectivamente, no comprimento de onda de 750 nm (Fonte: OSORIO, 2005).

Podemos classificar os diferentes tipos de espalhamentos em funo do parmetro x 0, que relaciona o raio da partcula espalhadora ao comprimento de onda atravs da equao:

Equao 4: Parmetro x0.

Onde r o raio da partcula espalhadora e o comprimento de onda do feixe ptico. Podemos ento classifica-los da seguinte forma: I. Se x0 << 1: Temos o espalhamento Rayleigh, caracterizado por um diagrama de espalhamento com um lobo secundrio de mesma dimenso que o principal. Os principais causadores deste espalhamento so as molculas constituintes da atmosfera. Se x0 ~ 1: Temos o espalhamento Mie, caracterizado por um diagrama de espalhamento com lobo secundrio de dimenso prxima ao lobo principal. As partculas causadoras desse fenmeno so, em geral, as gotculas de gua em suspenso. Este espalhamento representa o principal mecanismo de atenuao atmosfrica na maior parte do tempo. Se x0 >> 1: Temos o espalhamento no seletivo. Neste tipo de espalhamento o comprimento de onda no possui influncia. Sua modelagem pode ser obtida atravs de ptica geomtrica. Os principais causadores deste efeito so as gotas de gua de maiores dimenses, como as que ocorrem em chuvas.

II.

III.

2.2.3 Modelo Simplificado Uma vez que se utilize no enlace ptico comprimentos de onda pertencentes s janelas de transmisso, podemos afirmar que a atenuao por absoro ser pequena, tornando o principal causador da atenuao atmosfrica as perdas por espalhamento. Dentre os trs tipos de espalhamentos, o no seletivo s relevante em condies de precipitao, em condies de tempo bom s partculas possuem raio elevado e pequenas densidades. Por isso, este espalhamento tratado separadamente. O espalhamento Mie o grande vilo, causando atenuaes muito superiores que o espalhamento Rayleigh, permitindo ento a seguinte simplificao:

Equao 5: Simplificao da atenuao atmosfrica.

onde = a o coeficiente de espalhamento por aerossis. Uma ttica eficiente para obteno do coeficiente de espalhamento atravs do parmetro visibilidade. A visibilidade uma grandeza meteorolgica que representa o alcance visual de um observador atravs da atmosfera. Quantitativamente esse parmetro pode ser definido como a distncia em que o contraste (que a razo da diferena entre a intensidade luminosa de um corpo pela intensidade luminosa do horizonte) entre um corpo negro e o horizonte cai a 0,02. A relao entre a visibilidade e o coeficiente de espalhamento dada pela equao de Koschmeider:

Equao 6: Equao de Koschmeider - relao entre a visibilidade e o coeficiente de espalhamento para = 550 nm.

Onde V a visibilidade atmosfrica padro. Esta equao definida para um feixe ptico operando com comprimento de onda de = 550 nm. Para diferentes comprimentos de onda, a relao dada por: ( )

Equao 7: - relao entre a visibilidade e o coeficiente de espalhamento para diferentes .

Onde s um coeficiente emprico dado por:

{
Equao 8: Relao de valores para "s".

Atravs desta aproximao, reduzimos os parmetros relacionados atenuao atmosfrica a apenas uma varivel, sendo esta facilmente encontrada em relatrios de entidades de monitoramento climtico (por exemplo, INPE, aeroportos, etc.). 2.2.4 Atenuao por chuvas Gotas de chuva podem apresentar valores desde 1 mm at 4 mm de raio, sendo ento muito maiores que os comprimentos de onda utilizados nos enlaces FSO. Desta forma a atenuao gerada pela propagao do feixe luminoso atravs deste meio enquadra-se no modelo de atenuao por espalhamento no seletivo. possvel obter a atenuao por chuva atravs de um modelo baseado na aproximao da teoria do espalhamento Mie (ANCHOR, 2002). Utilizando-se parmetros ambientais como a taxa de precipitao, umidade e temperatura para o clculo das concentraes de gotas e seus raios ao invs da visibilidade. O clculo do coeficiente de espalhamento por chuvas por ser realizado atravs da equao (BOUCHET, 2006 e CARBONNEAU, 1998):

Equao 9: Coeficiente de espalhamento por chuvas.

Onde chuva dado em dB/km, Rp a taxa de precipitao em mm/h, os coeficientes a e b so parmetros de ajuste e variam de acordo com as condies climticas. Alguns valores para a e b so dados na tabela abaixo:

Tabela 1: Relao entre atenuao e precipitao para diferentes valores de "a" e "b".

Uma boa aproximao para a taxa de precipitao pode ser obtida na tabela abaixo, onde se relacionam as condies do tempo, tipo de precipitao, precipitao e visibilidade:

Tabela 2: Cdigo internacional de visibilidade para as condies do tempo e precipitao. (Fonte: www.teleco.com.br)

Verificamos que a atenuao imposta ao enlace sob condies de nevoeiro de moderado a denso causam um impacto maior na reduo de visibilidade do que uma chuva forte. Desta forma um enlace FSO projetado de forma a operar em condies de nevoeiro no encontrar problemas para transmitir em condies de chuva.

Bibliografia [1] COLVERO, Claiton P. Anlise experimental de sistemas de comunicaes pticas no espao livre em diferentes comprimentos de onda. Tese (Doutorado em Engenharia Eltrica) Departamento de Engenharia Eltrica do Centro Tcnico Cientfico da PUCRio, Ago. 2005. [2] OSORIO, Jos Alberto Huanachn. Simulao e desenvolvimento de um enlace de Free-Space Optics no Rio de Janeiro e a relao com a ITU-T G826. Dissertao (Mestrado em Engenharia Eltrica) Departamento de Engenharia Eltrica do Centro Tcnico Cientifico da PUC-Rio. Rio de Janeiro: PUC-Rio, Jul. 2005. [3] ACHOUR, Maha. Simulating atmospheric free-space optical propagation: part I, rainfall attenuation. UlmTech: San Diego, 2002. [4] BOUCHET, Olivier, SIZUN, Herv, BOISROBERT, Christian, FORNEL, Frdrique de, FAVENNEC, Pierre-Nol. Free-Space Optics, Propagation and Communication. ISTE: London, 2006. [5] CARBONNEAU, T. H., WISELY, D. R. Opportunities and challenges for optical wireless; the competitive advantage of free space telecommunications links in today's crowded market place. SPIE Conference on optical wireless communications, Boston, Massachusetts, vol. 3232, 1998.

Vous aimerez peut-être aussi