Vous êtes sur la page 1sur 10

FESURV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ENGENHARIA MECNICA

FORJAMENTO

Disciplina: Processos Mecnicos e Metalrgicos de Fabricao Professor: MSc. Vincius Torres Lima

Rio Verde 2006.

Engenharia de Fabricao - Forjamento

CAPTULO 4
4. Forjamento O forjamento o mais antigo processo de conformar metais, tendo suas origens no trabalho dos ferreiros de muitos sculos antes de Cristo. A substituio do brao do ferreiro ocorreu nas primeiras etapas da Revoluo Industrial. Atualmente existe um variado maquinrio de forjamento, capaz de produzir peas das mais variadas formas e tamanhos, desde alfinetes, pregos, parafusos e porcas at rotores de turbinas e asas de avio. 4.1 Definio Forjamento o nome genrico de operaes de conformao mecnica efetuadas com esforo de compresso sobre um material dctil, de tal modo que ele tende a assumir o contorno ou perfil da ferramenta de trabalho. A maioria das operaes de forjamento executada a quente; contudo, uma grande variedade de peas pequenas, tais como parafusos, pinos, porcas, engrenagens, pinhes, etc., so produzidas por forjamento a frio. Na maioria das operaes de forjamento emprega-se um ferramental constitudo por um par de ferramentas de superfcie plana ou cncava, denominadas matrizes ou estampos. De um modo geral, todos os materiais conformveis podem ser forjados. Os mais utilizados para a produo de peas forjadas so os aos (comuns e ligados, aos estruturais, aos para cementao e para beneficiamento, aos inoxidveis ferrticos e austenticos, aos ferramenta), ligas de alumnio, de cobre (especialmente os lates), de magnsio, de nquel (inclusive as chamadas superligas, como Waspaloy, Astraloy, Inconel, Udimet 700, etc., empregadas principalmente na indstria aeroespacial) e de titnio. O material de partida geralmente fundido ou, mais comumente, laminado - condio esta que prefervel, por apresentar uma microestrutura mais homognea. Peas forjadas em matriz, com peso no superior a 2 ou 3 kg, so normalmente produzidas a partir de barras laminadas; as de maior peso so forjadas a partir de tarugos ou palanquilhas, quase sempre tambm laminados, e cortados previamente no tamanho adequado. Peas delgadas, como chaves de boca, alicates,
1

Engenharia de Fabricao - Forjamento

tesouras, tenazes, facas, instrumentos cirrgicos, etc., podem ser forjadas a partir de recortes de chapas laminadas. 4.2. Martelamento O forjamento por martelamento feito aplicando-se golpes rpidos e sucessivos no metal. Desse modo, a presso mxima acontece quando o martelo toca o metal, decrescendo rapidamente de intensidade medida que a energia do golpe absorvida na deformao do material. O resultado que o martelamento produz deformao principalmente nas camadas superficiais da pea, o que d uma deformao irregular nas fibras do material. Pontas de eixo, virabrequins, discos de turbinas so exemplos de produtos forjados fabricados por martelamento. No forjamento por martelamento so usados martelos de forja que aplicam golpes rpidos e sucessivos ao metal por meio de uma massa de 200 a 3.000 kg que cai livremente ou impulsionada de uma certa altura que varia entre 1 e 3,5 m.

Figura 4.1 Martelamento. 4.3. Prensagem Na prensagem, o metal fica sujeito ao da fora de compresso em baixa velocidade e a presso atinge seu valor mximo pouco antes de ser retirada, de modo que as camadas mais profundas da estrutura do material so atingidas no processo de conformao. A deformao resultante , ento, mais regular do que a produzida pela ao dinmica
2

Engenharia de Fabricao - Forjamento

do martelamento. Palhetas de turbinas e forjados de liga leve so produtos fabricados por prensagem. O forjamento por prensagem realizado por prensas mecnicas ou hidrulicas. As prensas mecnicas, de curso limitado, so acionadas por eixos excntricos e podem aplicar cargas entre 100 e 8.000 toneladas. As prensas hidrulicas podem ter um grande curso e so acionadas por pistes hidrulicos. Sua capacidade de aplicao de carga fica entre 300 e 50.000 toneladas. Elas so bem mais caras que as prensas mecnicas. As operaes de forjamento so realizadas a quente, em temperaturas superiores s de recristalizao do metal. importante que a pea seja aquecida uniformemente e em temperatura adequada. Esse aquecimento feito em fornos de tamanhos e formatos variados, relacionados ao tipo de metal usado e de peas a serem produzidas e vo desde os fornos de cmara simples at os fornos com controle especfico de atmosfera e temperatura. Alguns metais no-ferrosos podem ser forjados a frio.

Figura 4.2 Prensagem. 4.4. Matrizes para o forjamento A matriz de forjamento a responsvel por fornecer o formato final da pea forjada. De acordo com o tipo de matriz usada, o forjamento pode ser classificado em:
3

Engenharia de Fabricao - Forjamento

forjamento em matrizes abertas, ou forjamento livre; forjamento em matrizes fechadas. As matrizes de forjamento so submetidas a altas tenses de compresso, altas solicitaes trmicas e, ainda, a choque mecnicos. Devido a essas condies de trabalho, necessrio que essas matrizes apresentem alta dureza, elevada tenacidade, resistncia fadiga, alta resistncia mecnica a quente e alta resistncia ao desgaste. Por isso, elas so feitas, em sua maioria, de blocos de aos-liga forjados e tratadas termicamente. Quando as solicitaes so ainda maiores, as matrizes so fabricadas com metal duro. No forjamento livre, as matrizes tm geometria ou formatos bastante simples. Esse tipo de forjamento usado quando o nmero de peas que se deseja produzir pequeno e seu tamanho grande. o caso de eixos de navios, turbinas, virabrequins e anis de grande porte.

Figura 4.3 Forjamento livre. A operao de forjamento livre realizada em vrias etapas. Como exemplo, a ilustrao mostra o estiramento de uma parte de uma barra. Observe a pea inicial (a) e o resultado final (e). A operao iniciada com uma matriz de pequena largura. O estiramento acontece por meio de golpes sucessivos e avanos da barra (b,c,d,e). A barra girada 90o e
4

Engenharia de Fabricao - Forjamento

o processo repetido (f). Para obter o acabamento mostrado em g, as matrizes so trocadas por outras de maior largura.

Figrura 4.4 Forjamento livre em etapas. No forjamento em matrizes fechadas, o metal adquire o formato da cavidade esculpida na matriz e, por causa disso, h forte restrio ao escoamento do material para as laterais. Essa matriz construda em duas metades: a metade de baixo fica presa bigorna e nela colocado o metal aquecido. A outra metade est presa ao martelo (ou parte superior da prensa) que cai sobre a metade inferior, fazendo o material escoar e preencher a cavidade da matriz.

Figura 4.5 Forjamento em matriz fechada.

Engenharia de Fabricao - Forjamento

Uma pea forjada acabada geralmente no conformada em um s golpe, porque tanto a direo quanto a extenso na qual o metal pode escoar so pequenas. Por isso, para a confeco de uma nica pea so necessrias vrias matrizes com cavidades correspondentes aos formatos intermedirios que o produto vai adquirindo durante o processo de fabricao.

Figura 4.6 Matrizes intermedirias para confeco de peas forjadas. A matriz apresenta uma cavidade extra em sua periferia e que tem o objetivo de conter o excesso de material necessrio para garantir o total preenchimento da matriz durante o forjamento. Esse excesso de material chama-se rebarba e deve ser retirado da pea em uma operao posterior de corte.

Figura 4.7 Cavidade para conter excesso de material (rebarba). A rebarba um dos problemas do forjamento por matriz fechada. Para minimiza-lo, as matrizes apresentam calhas para evitar que a rebarba seja muito grande.

Engenharia de Fabricao - Forjamento

Figura 4.8 Calha para diminuir rebarba. Para peas no muito complexas, so aplicadas as seguintes etapas no forjamento em matriz fechada: 1. Corte do blank, ou seja, do pedao de metal em barra no tamanho necessrio; 2. Aquecimento realizado em fornos; 3. Forjamento intermedirio, realizado somente quando difcil a conformao em uma nica etapa; 4. Forjamento final feito em matriz, j com as dimenses finais da pea; 5. Tratamento trmico para a remoo das tenses, homogeneizao da estrutura, melhoria da usinabilidade e das propriedades mecnicas. 4.5. Defeitos dos produtos forjados Os produtos forjados tambm apresentam defeitos tpicos. Eles so: Falta de reduo caracteriza-se pela penetrao incompleta do metal na cavidade da ferramenta. Isso altera o formato da pea e acontece quando so usados golpes rpidos e leves do martelo. Trincas superficiais causadas por trabalho excessivo na periferia da pea em temperatura baixa, ou por alguma fragilidade a quente. Trincas nas rebarbas causadas pela presena de impurezas nos metais ou porque as rebarbas so pequenas. Elas se iniciam nas rebarbas e podem penetrar na pea durante a operao de rebarbao. Trincas internas originam-se no interior da pea, como conseqncia de tenses originadas pr grandes deformaes.
7

Engenharia de Fabricao - Forjamento

Gotas frias so descontinuidades originadas pela dobra de superfcies, sem a ocorrncia de soldagem. Elas so causadas por fluxos anormais de material quente dentro das matrizes, incrustaes de rebarbas, colocao inadequada do material na matriz. Incrustaes de xidos causadas pela camada de xidos que se formam durante o aquecimento. Essas incrustaes normalmente se desprendem ma, ocasionalmente, podem ficar presas nas peas. Descarbonetao caracteriza-se pela perda de carbono na superfcie do ao, causada pelo aquecimento do metal. Queima gases oxidantes penetram nos limites dos contornos dos gros, formando pelculas de xidos. Ela causada pelo aquecimento prximo ao ponto de fuso. 4.6. Determinao do peso do lingote para forjamento de peas O principal problema do forjamento a determinao do peso total do lingote necessrio para a fabricao de peas mecnicas, como eixos, por exemplo. Para isso, procede-se conforme o exemplo dado seguir: Exemplo: calcular o peso de um lingote necessrio para forjar um eixo de 800 mm de dimetro e 5000 mm de comprimento, com dois aquecimentos, forjado em martelo, sabendo-se que o material possui peso especfico de 7,85 g/cm3. A determinao do peso total do lingote segue a expresso: Wtotal = Wf + Wps + Wpi + Wce + Wc onde: Wf = peso do forjado Wps = peso da parte superior do lingote Wpi = peso da parte inferior do lingote Wce = peso de cortes e entalhes Wc = peso da carepa A determinao do peso do lingote, d-se seguindo a expresso: Wf = V . onde: V = volume do lingote = peso especfico do material
8

Engenharia de Fabricao - Forjamento

Assim, tem-se: Wf = [(.8002)/4 . 5000] . 0,00000785

Wf = 19729,9 kg

Os valores dos pesos da parte superior e inferior do lingote so tabelados e valem: Wps = 3945,8 kg Wps = 20 % de Wf Wpi = 5% de Wf Wpi = 986,5 kg O peso dos cortes e entalhes correspondem a: Logo: Wce = 0,23 . (800)3 . 0,00000785 Wce = 0,23 . d3 . Wce = 924,4 kg

O peso das carepas varia conforme o aquecimento, do seguinte modo: Primeiro aquecimento: 2% de Wf Segundo aquecimento: 1,5 % de Wf Logo, Wc = 690,5 kg Wc = (0,02 + 0,015) . 19729,2 Logo, o peso total do lingote : W = 19729,2 + 3945,8 + 986,5 + 924,4 + 690,5 W = 26276,4 kg

Vous aimerez peut-être aussi