Vous êtes sur la page 1sur 8

Nome: Priscila Souza de Oliveira

Melhoria Contnua dos Processos TPM (Manuteno Produtiva Total)

O TPM uma metodologia que busca a mxima eficincia do processo produtivo atravs do aprimoramento das pessoas, equipamentos, materiais e mtodos influenciando decisivamente na maneira de conduzir o trabalho. Com isso visa criar linhas de produo altamente eficientes atravs da utilizao mxima dos equipamentos. O TPM surgiu no Japo na dcada de 70 em uma empresa ligada ao grupo Toyota. Em 1971(Japo) a manuteno produtiva deixou de ser convencional baseada no setor de manuteno e se transformou em Manuteno Produtiva Total com nfase na participao total e no papel dos operadores da produo. Na dcada de 80 foi introduzido no Brasil atravs de visitas do Dr. Seiichi Nakajima. Em 1996 Pirelli Pneus e Pirelli Cabos recebe o Premio de Excelncia em TPM, sendo um marco histrico das empresas Brasileiras.

Objetivos da Metodologia TPM


Mudar as pessoas Mudana de mentalidade e incremento de habilidades Mudar os equipamentos, processos de trabalho etc. Planejamento de vida til e melhoria dos ndices operacionais. Mudar a estrutura organizacional Melhoria dos resultados e ambiente agradvel. Para atingir esses objetivos imprescindvel: Participao de todos os departamentos e funcionrios; Estabelecimento de metas visando eliminao de todas as perdas; Desenvolver a mentalidade das pessoas; Realizar atividades onde as perdas ocorrem; Tornar visvel as atividades no quadro de atividades; Reduzir custos da empresa ou seja, lucrar com o TPM.

Pilares TPM
Esta metodologia est fundamentada em oito pilares efetivamente estabelecidos, conhecidos como os oito pilares do TPM.

Pilares Manuteno Autnoma

Elementos Bsicos Aumento da capacitao tcnica do operador

Melhoria Especfica Manuteno Planejada Educao e Treinamento Controle Inicial

Eliminar as grandes perdas Quebra/falha zero; Confiabilidade. Elevar os nveis de conhecimento Minimizar ineficincias em novos produtos, equipamentos, processos... Defeito zero Eficincia Administrativa Zero acidentes, seguir polticas de controle de poluio.

Manuteno da Qualidade TPM Office Segurana, Sade e Meio Ambiente

Pilar Manuteno Autnoma


O Pilar Manuteno Autnoma uma das partes mais visveis do TPM, onde o impacto visual e as mudanas no ambiente de trabalho so percebidos com o aumento do comprometimento dos operadores e manutentores.

Manuteno Autnoma e a Sustentabilidade Ambiental: neste processo, possvel


informar, treinar e conscientizar os operadores sobre a importncia da sustentabilidade econmica e ambiental e, desta forma, orientar os operadores a sinalizar problemas relacionados a emisses poluidoras das mquinas e, buscar em conjunto com a administrao possveis solues.

Pilar Melhoria Especfica


O pilar melhoria especifica consiste em eliminar ou reduzir perdas que influenciam na eficincia operacional mxima dos equipamentos e processos atravs das atividades de grupos de melhoria. O objetivo principal maximizar a eficincia do sistema produtivo atravs das perdas industriais. Uma empresa planeja suas aes, faz a implementao, avalia os resultados e, com base nessa avaliao, propes aes fechando um ciclo e iniciando um novo. O ciclo PDCA utilizado pelo Sistema de Gesto da Qualidade sendo disseminado por E.Deming, sendo conhecido como ciclo da Melhoria Contnua (requisitos ISO 9001). (P) Planejar Planeje antes de implementar a iniciativa; Analise o impacto da iniciativa nos objetivos estratgicos; Preveja os diferentes resultados que a iniciativa pode gerar.

(D) Desenvolver Use a disciplina da execuo para introduzir as iniciativas estratgicas; Focalize a execuo nas iniciativas que geram maior impacto nos resultados;

Verifique se as pessoas tem as competncias para realizar a execuo.

(C) Controlar Analise se o resultado esperado ocorreu; Verifique a consistncia das premissas estratgicas com os resultados obtidos; Identifique necessidades de educao e treinamento dos colaboradores.

(A) Agir Promova a Melhoria Contnua se os resultados planejados foram atingidos;

Use o aprendizado com a execuo para buscar novas iniciativas que atinjam os objetivos estratgicos

Pilar Manuteno Planejada


O Pilar Manuteno Planejada estrutura a Manuteno da empresa, a fim de conduzir intervenes planejadas, gerenciamento de manuteno e eliminao de paradas imprevistas. O Pilar Manuteno Planejada tem como objetivo principal manter os equipamentos e processos em condies ideais para atingir a mxima eficincia. Manuteno Planejada, Melhorias Especficas e a Sustentabilidade Ambiental: ao eliminar perdas, como por exemplo, falhas de operao e produtos defeituosos, no mnimo, a instituio economizar recursos como matria-prima e energia. Alm disso, com a aplicao deste pilar busca-se estender a via til dos equipamentos evitando, assim, descartes antecipados.

Pilar Educao e Treinamento


O Pilar Educao e Treinamento consiste em varias atividades para promover o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades dos operadores e manutentores, para atingir um grau elevado de confiana para executar o trabalho com motivao, participao, orgulho profissional e conseqentemente maximizao do rendimento operacional. Os recursos humanos compreendem as pessoas que executam os trabalhos que podem afetar a qualidade do produto, as quais devem ter a competncia desejada. A norma ISO 10015 Gesto da Qualidade Diretrizes para treinamento relaciona quatro estgios para desenvolvimento de um programa de treinamento: 1-Definio das necessidades de treinamento 2-Projeto e planejamento do treinamento 3-Execuo do treinamento 4-Avaliao dos resultados do treinamento O objetivo principal desse pilar elevar o nvel de conhecimento e habilidades tcnicas dos colaboradores, elevar o nvel de autonomia e desenvolver pessoas competentes em termos de gesto.

Educao e Treinamento e a Sustentabilidade Ambiental: este pilar fundamental para conscientizar e treinar os operadores e manutentores para trabalharem de acordo com os princpios de manuteno estabelecidos pela empresa e, nesta etapa, pode-se inserir conceitos e princpios ambientais. A Educao Ambiental um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnstico dos problemas ambientais e busca de solues, sendo preparado como agente transformador, atravs do desenvolvimento de habilidades e formao de atitudes.

Pilar controle Inicial


Consiste em atividades que garantem a melhor performance do equipamento adquirido, atravs de uma abordagem sistemtica desde especificao, projeto, construo e partida do equipamento como tambm o desenvolvimento de novos produtos. Os objetivos principais desse pilar so, reduo do tempo de desenvolvimento inicial do produto at a produo em grande escala e menor tempo de arranque em start up. Controle Inicial e a Sustentabilidade Ambiental: este pilar inicia na especificao do equipamento, passando pelas fases de projeto, fabricao e instalao, partida, operao e, por fim, a substituio por desgaste ou obsolescncia. Desta forma, este pilar ser fundamental para quantificar os fluxos de energia e de materiais no ciclo de vida dos equipamentos e, a identificar os pontos de produo de resduos e a destinao que dada a estes, as quantidades de material que circula no sistema e as quantidades que saem dele, possvel identificar os pontos crticos de desperdcio de matria-prima ou de gerao de resduos para, a partir da, avaliar o impacto ambiental.

Pilar Manuteno da Qualidade


Compreende atividades que se destinam a definir condies do equipamento que exclua defeitos de qualidade, com base no conceito de manuteno do equipamento em perfeitas condies para que possa ser mantida a perfeita qualidade dos produtos processados. O objetivo principal desse pilar reduzir as ocorrncias de defeitos nos produtos. Caractersticas de qualidade mapeadas por local (PCC - ponto critico de controle) e demais processos controlados: -Contaminantes: Fsicos, qumicos e biolgicos -Caractersticas fsicas: Defeitos de embalagem -Caractersticas organolpticas: % umidade, pH... Monitorar as caractersticas dos produtos to importante quanto monitorar os processos. Os registros de liberao, aps verificao de evidencia de conformidade com os critrios devem ser mantidos (requisitos ISO 9001).

Manuteno da Qualidade e Sustentabilidade Ambiental: ao se reduzir defeitos, com a manuteno da qualidade, automaticamente, reduz-se retrabalho, economiza-se recursos produtivos e, conseqentemente, identifica-se pontos crticos no processo e no produto que

devem ser melhorados no apenas no quesito qualidade mas, tambm, nos aspectos ambientais.

Pilar reas Administrativas


Consiste em realizar atividades para aumentar a velocidade e principalmente a qualidade das informaes. Isso ajuda a elevar a eficcia do sistema produtivo atravs de melhorias nas atividades que apiam a produo. O objetivo principal a aplicao do conceito 5S para alcanar a eficincia no trabalho de forma organizada e tranqila.

Pilar Segurana, Sade e Meio Ambiente


Consiste em realizar atividades e aes para garantir o desenvolvimento das atividades produtivas sem acidentes e contaminao ao meio ambiente, atravs de um conjunto de aes preventivas. Os objetivos principais so acidente zero, contaminao do meio ambiente zero, ambiente seguro e conforme com requisitos relativos a Segurana e Sade Ocupacional e a Proteo ao Meio Ambiente. No ambiente de trabalho a organizao deve determinar e gerenciar os fatores humanos e fsicos que possam influenciar a conformidade durante a realizao do produto, dentre os fatores podemos destacar: Fatores Humanos Ergonomia, instalaes especiais, regras e orientaes, aplicao de mtodos criativos etc. Fatores fsicos Higiene, poluio, iluminao, temperatura, ventilao etc. Sade, Segurana e Meio Ambiente e a Sustentabilidade Ambiental: o manuseio correto de um resduo, ou de uma mquina/equipamento, tem grande importncia para o controle do risco que estes podem oferecer a sade, a segurana e ao meio ambiente. Por exemplo: um resduo relativamente inofensivo, nas mos de um funcionrio sem o treinamento adequado ou sem a instruo devida sobre os danos ambientais que tal resduo tende a causar, pode transform-lo num risco ambiental grave. Medidas como o estabelecimento de um sistema de controle de impactos e riscos pode proporcionar: a minimizao dos riscos de acidentes; a disposio de resduos em sistemas apropriados; a intensificao do reaproveitamento de resduos industriais e proteo dos recursos no renovveis, bem como o adiamento do esgotamento de matrias-primas e a minimizao dos impactos adversos causados pelo manuseio errado de mquinas/equipamentos e resduos produtivos.

Indicadores TPM
Foram criados mecanismos para monitorar os indicadores dos pilares. Aps definio dos indicadores deve ser proposta a meta que est sendo medida para serem acompanhados os resultados das aes tomadas. Os resultados so medidos em 6 dimenses:

P: Produo / Q: Qualidade / C: Custos / D: Entrega no tempo do Cliente / S: Segurana / M: Moral Para o acompanhamento e a visualizao dos indicadores, para cada uma das perspectivas, so elaborados quadros gerais que levam em conta as metas da empresa. Segue abaixo exemplos dos indicadores controlados que so complementados com resultados x metas pr estabelecidas.

Tabela de Indicadores Produo


PQCDSM Item 1 2 3 Produo 4 5 6 7 Indicador OEE Produtividade Descarte Embalagem Reprocesso MTTR MTBF Unidade % Kg/hH % % % min min

Tabela de Indicadores Qualidade


PQCDSM Qualidade Item 8 9 10 Indicador Produto conforme Reclamaes consumidor no do Unidade % N %

Taxa de Qualidade

Tabela de Indicadores Custos


PQCDSM Item 11 Custos 12 13 14 Indicador Custos manuteno Consumo energia de de Unidade % R$/Kg R$/Kg %

Consumo de gua Taxa de custos de manuteno

Tabela de Indicadores Delivery (Entrega) PQCDSM Entrega 15 Item Indicador Unidade

Cumprimento do % Prazo de entrega

Tabela de Indicadores Segurana


PQCDSM Item 16 17 Segurana 18 19 20 Indicador N de acidentes com afastamento N de dias sem acidente Taxa acidentes ndice freqncia ndice Gravidade de de de Unidade N N %

Tabela de Indicadores Moral


PQCDSM Item 21 Moral 22 23 Indicador N de sugestes de melhorias Horas de treinamentos N de melhorias implementadas Unidade N h N

O foco de todos os pilares a Melhoria Contnua, portanto, a atuao comum pois seguem a mesma correlao entre os padres Normativos de Sistema de Gesto. Segue abaixo os passos a serem seguidos por todos os pilares: Mtodo: Definir mtodos, procedimentos e ferramentas de gesto. Gerenciar aplicando a ferramenta PDCA Recursos: Identificar os recursos necessrios para um bom desempenho na gesto do Pilar. Treinamento: Treinamento da metodologia e ferramentas

Auditorias: Garante a correta aplicao dos conceitos, metodologia e ferramentas Indicadores: Realiza uma boa gesto de Indicadores PQCDSM

Concluso
Levando em conta a enorme concorrncia e o mercado cada vez mais competitivo, as empresas esto buscando alternativas visando a melhoria do processo e reduo dos impactos ambientais. A metodologia TPM algo que permite a melhoria dos processos produtivos atravs de times de trabalho que desenvolvem habilidades multifuncionais para melhorar a eficincia dos processos produtivos. Essa inovao contribui para a sustentabilidade econmica, social e ambiental da empresa, motivando e valorizando os funcionrios que participam dos times de Melhoria Contnua. Os times de melhorias devem atuar de forma integrada e contnua ao desenvolvimento do programa para que os resultados definidos nas metas sejam cumpridos. Alem dos benefcios citados com o trabalho dos times o foco trabalhar preventivamente para aumentar a vida til dos equipamentos evitando descartes antecipados e aplicao de aes para evitar emisses poluidoras e desperdcios de recursos naturais. Acredito que com uso da metodologia TPM todos ganham, seja em um ambiente de trabalho mais agradvel e maior lucratividade da empresa com conscincia ecolgica buscando vantagens econmicas compatveis com o meio ambiente.

Referencia Bibliogrfica
MARLIRE, Carlos. MASTER PLAN Desenvolvimento e treinamento Empresarial Ltda, 2011( apostila) OLIVEIRA, Marcos A. Em Busca da Excelncia Empresarial. 2 edio. So Paulo: DVS, 2009 Alcance da Sustentabilidade Ambiental atravs da Manuteno Produtiva Total. Disponvel em: http://www.aedb.br/seget/artigos11/42714479.pdf. Acesso em 08 de Maio de 2012

Vous aimerez peut-être aussi