Vous êtes sur la page 1sur 6

Subsistema de Intermediao e instituies Auxiliares O subsistema de intermediao e instituies auxiliares constitudo pelos intermediadores financeiros que recebem o dinheiro

o dos poupadores, repassando-o aos tomadores, e por outras instituies que auxiliam o Sistema Financeiro, como as bolsas de valores e as bolsas de mercadoria e de futuros. Dentre as instituies que operam como intermediadores de recursos, h algumas com caractersticas diferenciadas. So as chamadas de agentes especiais - Banco do Brasil, Caixa Econmica Federal e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econmico e Social por exercerem tambm algumas atribuies de interesse do Governo Federal. Banco do Brasil O Banco do Brasil uma sociedade econmica de economia mista, cujo o controle acionrio exercido pela Unio. Suas funes bsicas so: Agente Financeiro do Governo Federal, Banco Comercial e Banco de Investimento e Desenvolvimento.

Como Agente Financeiro do Governo Federal recebe os ttulos e as rendas federais, depsitos compulsrios e voluntrios das instituies financeiras; realiza os pagamentos necessrios e constantes do oramento da Unio; efetua redesconto bancrio; executa a poltica de preos mnimos agropecurios e a poltica do comrcio exterior do Governo, adquirindo ou financiando os de exportao; constitui agente pagador e recebedor no exterior, entre outras operaes. Como Banco Comercial mantm contas correntes de pessoas fsicas e jurdicas; opera com caderneta de poupana; executa operaes de descontos; concede crditos de curto prazo, alm de outras funes tpicas de bancos comerciais. Como Banco de Investimento e Desenvolvimento opera em algumas modalidades com crditos a mdio e longo prazos, podendo financiar as atividades rurais, comerciais, industriais e de servios. Tambm fomenta a economia de diferentes regies.

Caixa Econmica Federal A Caixa Econmica Federal uma empresa pblica de propriedade da Unio e responsvel pela operacionalizao das polticas do Governo Federal para habitao popular e saneamento bsico, atuando, tambm, como banco comercial e sociedade de crdito imobilirio. Suas principais atribuies so:

Captar recursos em caderneta de poupana, em depsitos judiciais e a prazo e aplicar em emprstimos vinculados, preferencialmente habitao; Aplicar os recursos obtidos junto ao Fundo Garantidor por Tempo de Servio - FGTS preferencialmente nas reas de saneamento e infra-estrutura urbana;

Administrar as loterias, fundos e programas, entre os quais destacam-se o FGTS, o Fundo de Compensao de Variaes Salariais - FCVS, o Programa de Integrao Social - PIS, o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Social - FAS e o Fundo de Desenvolvimento Social - FDS

Banco Nacional do Desenvolvimento Econmico e Social - BNDES Vinculado ao Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, o BNDES a principal intuio financeira de fomento do Pas, responsvel pela poltica de investimento de mdio e longo prazo do Governo Federal. O BNDES atua geralmente por meio de agentes financeiros, como Bancos Comerciais, Bancos de Investimentos e Sociedades Financeiras. Os recursos utilizados para o alcance das polticas operacionais provm do Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT, PIS-PASEP, BNDES Recursos Prprios, Recursos Captados no Exterior e dotaes oramentrias da Unio. As operaes para onde so direcionados estes recursos envolvem financiamento de longo prazo, crdito produtivo popular, operaes com valores mobilirios, prestaes de garantias financeiras, leasing de equipamentos e financiamento exportao de bens e servios. Objetivos bsicos:

Impulsionar o desenvolvimento econmico e social do Pas; Fortalecer o setor empresarial nacional; Atenuar os desequilbrios regionais, criando novos plos de produo; Promover o desenvolvimento integrado das atividades agrcolas, industriais e de servios; Promover o crescimento e a diversificao das exportaes.

Principais Intermedirios Financeiros Banco Comercial O banco comercial atua na intermediao entre depositantes e tomadores de crdito. Recebe depsitos vista e efetua emprstimos, basicamente de curto prazo e mdio prazos, principalmente para pessoas fsicas e para capital de giro das empresas. autorizado a captar recursos por intermdio de depsitos a prazo, podendo utilizar esses recursos para fazer aplicaes de prazo mais longo. Presta ainda, servios auxiliares como cobrana, recebimentos diversos e transferncias de fundos.

Banco de Investimento O banco de investimento atua com o objetivo de canalizar recursos de mdio e longo prazos para suprimento de capital fixo (investimento) e de giro para as empresas. Pode operar como agente financeiro do BNDES, obtendo da recursos para suas operaes. Fornece os recursos necessrios para os investimentos empresariais de longo prazo, o chamado capital de investimento, seja por meio de emprstimos, financiamento ou lanamento de ttulos (aes e debntures). Atua fortemente no mercado de capitais, promovendo a abertura de capital das sociedades annimas ou a venda de novas aes. Realiza a distribuio de debntures e outros ttulos que as empresas emitem, no Pas ou no exterior, quando precisam captar novos recursos. O banco de investimento pode, ainda, administrar os fundos de investimento. Banco Mltiplo Os bancos comerciais deixaram de ser a principal classe de instituio financeira no Brasil a partir de 1988, quando, por resoluo do Banco Central, as instituies financeiras que atuavam em operaes de banco comercial e de banco de investimento foram autorizadas a se organizar como bancos mltiplos. Nos anos seguintes, praticamente todos os bancos comerciais acabaram por de transformar em mltiplos, permanecendo comerciais apenas pequenas instituies de importncia regional ou ocupantes de pequenos nichos de mercado. O banco mltiplo pode operar simultaneamente com carteiras de banco comercial, de investimento, de crdito imobilirio, de crdito, financiamento e investimento, de arrendamento mercantil (leasing) e de desenvolvimento. Constitui-se em uma s instituio financeira de carteiras mltiplas, com personalidade jurdica prpria e com um nico caixa e balano. Para configurar-se como banco mltiplo, o banco deve possuir pelo menos duas das carteiras acima mencionadas, sendo, obrigatoriamente, uma delas comercial ou de investimento. Outros Intermedirios, Auxiliares Financeiros e Participantes do Mercado Bolsa de Valores A Bolsa de Valores uma associao civil sem fins lucrativos com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. o centro mais importante de negociao de aes, onde se compram e se vendem as aes de companhias de capital aberto (companhias que promovem a colocao de valores mobilirios de sua emisso, como aes e debntures, no mercado, para serem negociados). Principais atribuies:

Manter local adequado realizao de transaes de compra e venda de ttulos e valores mobilirios, em mercado livre, organizado e fiscalizado pelos prprios membros participantes e pela CVM;

Estabelecer sistema de negociao que propicie e assegure a continuidade das cotaes e a plena liquidez dos papis no mercado; Dar ampla e rpida divulgao s operaes efetuadas em seu prego; Assegurar aos investidores completa garantia de recebimento pelos ttulos e valores negociados; Auxiliar a CVM na fiscalizao do mercado de capitais.

Bolsa de Mercadorias & Futuros - BM&F A BM&F uma associao sem fins lucrativos, organizada para proporcionar a seus membros as facilidades necessrias compra e venda de commodities e/ou contratos de liquidao futura. (commodities so ativos negociados sob forma de contratos em bolsas de mercadorias e futuro. Exemplo: soja, trigo, boi, etc. Os mercados da BM&F so regulamentados pelo BACEN e pela CVM, a quem compete disciplinar, fiscalizar e desenvolver esse mercado. Mercado de Balco Mercado de balco onde so fechadas operaes de compra e venda de ttulos, valores mobilirios, commodities e contratos de liquidao futura, diretamente entre as partes ou com a intermediao de instituies financeiras, mas fora das bolsas. Nessas operaes somente os participantes conhecem os termos de contrato, que podem ser completamente adequados s necessidades especificas de cada parte. Tais operaes so menos sujeitas fiscalizao e regulao e, no havendo interesse dos contratantes, sem qualquer divulgao para o mercado. As particularidades de cada contrato dificultam sua negociao posterior, sendo comum os participantes manterem essas posies em suas carteiras at o vencimento. Outro problema desse mercado a liquidez. Como as negociaes ocorrem fora da bolsa, ser mais difcil revender os papis. Mercado de Balco Organizado Tem como objetivo oferecer ao mercado maior organizao, transparncia e possibilidade de formao de preo justo para as transaes de ttulos, valores mobilirios e demais ativos financeiros. A Sociedade Operadora do Mercado de Ativos - SOMA a empresa responsvel pela administrao do nico mercado de balco organizado do Brasil. O ambiente de negociao totalmente eletrnico. As empresas associadas, provenientes de todo o Brasil, esto interligadas por meio de terminais pertencentes rede de

transmisso de dados da SOMA. Dessa forma, podem processar suas ordens de compra e venda, fechando os negcios eletronicamente, com ampla transparncia. Sociedade Corretora de Ttulos e Valores Mobilirios - CCVM uma instituio auxiliar do Sistema Financeiro Nacional que opera no mercado de capitais com ttulos e valores mobilirios, em especial aes. Representa os investidores nas transaes em Bolsas de Valores e nas negociaes de contratos na BM&F. Sua constituio depende de autorizao do BACEN e o exerccio da atividade, de autorizao da CVM. Principais atribuies:

Operar nos recintos de bolsa de valores e de mercadorias; Efetuar lanamentos pblicos de aes; Administrar carteiras e custodiar valores mobilirios; Investir, organizar e administrar fundos de investimento; Operar no mercado aberto; Intermediar operaes de cmbio.

Distribuidora de Ttulos e Valores Mobilirios - DTVM a instituio auxiliar do Sistema Financeiro Nacional responsvel pela intermediao das operaes com ttulos, valores mobilirios e commodities. Suas atividades so mais restritas do que a das corretoras, j que elas no tm acesso s bolsas de valores e de mercadorias. Para operar nesse mercado, a DTVM utiliza-se das CCVM. A distribuidora pode tambm:

Encarregar-se da administrao de carteiras de ttulos e valores mobilirios; Exercer funes de agente fiducirio*; Instituir, organizar e administrar fundos e clubes de investimentos; Operar no mercado aberto, satisfeitas as condies exigidas pelo Bacen;

Intermediar a colocao de emisses de capital no mercado.

*O agente fiducirio tem como funo proteger os interesses do investidor junto empresa emissora, CVM e aos demais rgos envolvidos. As DTVM assumem, juntamente com as demais instituies de mercado, a responsabilidade de contratar e conduzir as operaes, dentro das bases formais aplicadas a todas as operaes com ttulos e valores mobilirios. Cooperativa de Crdito As Cooperativas de Crdito resultam da associao de funcionrios de determinada empresa, para oferecer crdito aos seus cooperados. Podem operar contas com depsito vista e a prazo, por isso assemelham-se a uma instituio financeira. As Cooperativas de Crdito Rural atuam basicamente no setor primrio da economia, com o objetivo de permitir uma melhor comercializao de produtos rurais e criar facilidades para o escoamento das safras agrcolas. Sociedades de Crdito, Financiamento e Investimento Sua funo financiar bens, servios e disponibilizar crdito pessoal atravs do popular credirio ou crdito direto ao consumidor (CDC). So conhecidas como financeiras. No podem manter contas correntes. Seus instrumentos de captao restringem-se colocao de letras de cmbio-ttulos de crdito sacados pelos financiados e aceitos para a colocao junto ao pblico.

Vous aimerez peut-être aussi