Vous êtes sur la page 1sur 4

FATO JURDICO 1. Conceito: so todos os acontecimentos, que de forma direta ou indireta, acarretam efeito jurdico.

So todos os atos suscetveis a produzir aquisio, modificao ou extino de direitos. 2. Classificao 2.1. Fatos Naturais: so considerados fatos jurdicos em sentido estrito, sendo aqueles eventos independentes da vontade do homem que causam efeitos jurdicos. Ex: nascimento, morte, terremoto. 2.2. Atos jurdicos ou atos humanos ou atos jurgenos: so aqueles eventos decorrentes da vontade do homem que tem a inteno precpua de causar efeitos jurdicos ou no. 2.2.1. Dividem-se: a. Atos lcitos: so os praticados pelo homem sem a inteno direta de causar efeitos jurdicos (artigo 185 CCB). Ex: construo, pintura sobre uma tela. Estes atos no tem na essncia um intuito negocial. b. Atos Ilcitos: so aqueles que decorrem direta ou indiretamente da vontade, ocasionando efeitos jurdicos contrrios ao ordenamento. Para o Direito Civil s interessa conhecer o ato ilcito para conceituar o ILCITO CIVIL, que ocorre gerando dano e sendo indenizvel. Previso no artigo 186 CCB: Binmio. Dano Indenizao. Dolo ou Culpa (negligncia, imprudncia ou impercia) b.1. Classificao dos Atos Lcitos 1. Ato Jurdico em sentido estrito: o que decorre da manifestao da vontade que est predeterminada em lei. Ex: reconhecimento de um filho. No ato jurdico em sentido estrito, a vontade no tem um intuito qualificado como no negcio jurdico, pois decorrem de simples inteno, contudo, esta inteno ao ser concretizada tem efeito jurdico previsto pela Lei.

2.Negcio Jurdico: a vontade humana age para buscar um fim prtico permitido em lei dentro de vrias alternativas. TEMOS A VONTADE HUMANA QUALIFICADA PARA UM FIM DETERMINADO. Ex: contrato de locao (finalidade locar um bem) 3. Ato-fato Jurdico: ocorre quando o ato praticado pelo agente, no tem qualquer inteno, no foi sequer idealizado pelo agente, mas tem referendum da Lei. Ex: Algum anda pela rua e encontra uma caixa com um filhote de cachorro no lixo e dele se apropria tornando-se seu dono (surge a propriedade sobre o bem abandonado, sem que tenha sido pensado pelo agente em tal efeito, ou mesmo, sem que ele tenha noo de tal efeito) Artigo 1.264 CCB: quando ocasionalmente temos algum que acha um tesouro e que ter direito a metade.

AQUISIO, MODIFICAO E PERDA DO DIREITO 1. Aquisio de Direito: o encontro ou conjuno de direitos com o seu titular. OS DIREITOS PASSAM A PERTENCER A ALGUM. 2. Tipos de Aquisio a. Originria: aquela feita pelo titular do direito pela primeira vez, seja por no haver relao com um titular anterior, seja por que a coisa existia sem dono. Ex: Res Nullius aquisio de uma coisa sem dono Res Derelicta o direito sobre a coisa existia, mas foi abandonada e quem a encontrou adquiriu a sua propriedade. b. Derivada: existe uma relao entre o titular anterior do direito e o atual. Ex: compra e venda Sempre que estivemos diante da AQUISIO DERIVADA ocorre o que se chama de SUCESSO.

c. A Sucesso (aquisio) pode ocorrer: c.1. ttulo Singular: quando a sucesso se faz em uma nica coisa ou num conjunto de coisas determinadas, ou em um ou mais direitos.

Ex: compra e venda de um ou vrios imveis c.2. ttulo Universal: quando ocorrer a transmisso do patrimnio por inteiro. Ex: Sucesso hereditria (decorrente de ato causa mortis)

OBSERVAO: O direito nasce de um fato ou de uma srie de fatos, que enquanto no se completam no levam a aquisio de direitos.

Ex: contrato (a fase de tratativas das bases do contrato - definies) 3. Legitimidade para a Aquisio a. A pessoa com plena capacidade por ATO PRPRIO; b. A pessoa por intermdio de outrem. Ex: os absolutamente incapazes ---- seus representantes

MODIFICAO DE DIREITOS Os direitos podem ser alterados, sem que ocorram mudanas em sua substncia, pois podem residir sobre o contedo ou seu titular.

1. Tipos de Modificao a. Subjetiva: quando se altera a pessoa do titular do direito. Ex: cesso de crditos outrem; compra e venda de bem imvel transferindo a propriedade b. Objetiva: quando se atinge o objetivo da relao jurdica, ora quanto s qualidades, ora quanto quantidade do direito. Ex: Direito sobre uma casa de tanto mts quadrados. Compra de um terreno adjacente aumentando a propriedade. (quantidade do direito) Melhoramento sobre um bem mvel, colocando mais acessrios (qualidade do bem) Espcies de modificao objetiva

b.1. Modificao Qualitativa: altera o objeto sem alterar sua essncia.

Ex: pagamento em dinheiro feito em cheque (continua como pagamento vista) b.2.Modificao Quantitativa: o direito permanece o mesmo, mas com acrscimo ou diminuio. Ex: aluvio as terras das margens de uma propriedade pelo curso do rio podem aumentar ou reduzir a propriedade. EXTINO DE DIREITOS 1. Perda do Direito: o seu desligamento do titular para passa a existir no patrimnio de outrem. Ex: alienao de um bem 2. Extino do Direito: quando ocorrer o desaparecimento do direito para o seu titular. Ex: Renncia de direitos sem transferi-lo para outrem Falecimento do titular ABANDONO: o ato voluntrio de deixar a coisa chamada de RES DERELICTA (COISA ABANDONADA). Quem abandona a coisa no tem vnculo com quem a encontra, adquirindo originariamente o direito sobre o bem.

Vous aimerez peut-être aussi