Vous êtes sur la page 1sur 48

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES Prezado candidato, estamos de volta para dar

r continuidade aos nossos exerccios acerca da matria de Direito empresarial para o concurso de Auditor Tributrio do Governo do Distrito Federal. Nesta segunda etapa, iremos trabalhar os seguintes temas: conceito e classificao de sociedades; sociedades no personificadas e personificadas; desconsiderao da personalidade jurdica; prepostos; escriturao.

Inicialmente, relevante ressaltar que esta aula encontra-se dividida em duas partes. A primeira apresenta questes de mltipla escolha, retiradas de provas das mais diversas bancas ou por ns elaboradas, enquanto a segunda composta por questes falso/verdadeiro, no estilo Cespe. Ao fim de cada parte, apresentado o gabarito dos exerccios com os respectivos comentrios acerca dos enunciados. Ademais, para um entendimento mais profundo da matria e melhor consolidao do contedo cobrado no edital, tambm iremos trazer baila alguma teoria sobre os temas que esto sendo discutidos, com referncia doutrina e respectiva legislao. Nas questes de falso/verdadeiro, irei me abster de comentar aquelas assertivas corretas, tendo em vista que o tema possivelmente j foi abordado na Parte I da aula, ou o prprio enunciado j suficiente para compreenso do que est sendo debatido. Registre-se, por fim, que o nmero de questes relativas a cada tpico determinado de acordo com a importncia dos respectivos temas e com a frequncia em que so cobrados em concursos pblicos. Outrossim, algumas questes tambm tratam de tpicos vistos no encontro passado, tendo em vista a relao com o que est sendo estudado nesta aula, alm de reforar o que j foi debatido. E ento candidato, vamos aos trabalhos?
Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES PARTE I - EXERCCIOS DE MLTIPLA ESCOLHA

1 (ESAF Auditor do Tesouro Municipal/Recife, 2003) Nos termos do Cdigo Civil, as sociedades so classificadas:

A empresrias e simples. B de pessoas e de capitais. C unipessoais e pluripessoais. D grupadas e isoladas. E - com finalidade econmica e com finalidade religiosa ou cultural.

2 - No tocante s diversas afirmativas abaixo, marque a opo correta:

I a sociedade por aes ser sempre considerada empresria, independentemente do seu objeto. II o Cdigo Civil institui a diviso entre sociedades simples e sociedades empresrias, afastando a antiga classificao em sociedades civil e sociedades comerciais. III a sociedade que tenha como objeto o exerccio da atividade rural sempre ser equiparada sociedade simples.

A somente as afirmativas I e III esto corretas. B somente as afirmativas I e II esto corretas. C todas as afirmativas esto corretas. D somente a afirmativa III est correta. E somente a afirmativa I est correta.

3 (FCC Procurador do Municpio/SP, 2008) Classificam-se como sociedades no personificadas as sociedades:

Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES A limitada e a em comandita por aes. B cooperativa e a annima. C em nome coletivo e a em comandita simples. D em comum e a em conta de participao. E simples e a limitada.

4 No tocante sociedade em conta de participao, assinale a alternativa incorreta:

A a constituio da sociedade em conta de participao independe de qualquer formalidade, nos termos do Cdigo Civil. B o scio participante responde exclusivamente perante o scio ostensivo, no obrigando-se perante terceiros. C excepcionalmente a sociedade em conta de participao poder adquirir personalidade jurdica, desde que seu instrumento seja inscrito no respectivo registro. D as normas relativas s sociedades simples aplicam-se, subsidiariamente e no que for compatvel, s sociedades em conta de participao. E a falncia do scio oculto tem consequncia diversa da falncia do scio ostensivo, j que, enquanto na primeira o contrato social fica sujeito s normas que regulam os efeitos da falncia nos contratos bilaterais do falido, na segunda ocorre a dissoluo da sociedade e a liquidao da respectiva conta.

5 (ESAF Advogado/IRB, 2004) A recepo do instituto empresa pelo Cdigo Civil resultar em:

A retornar a discusso sobre ato de comrcio como intermediao na circulao de mercadorias. B realar a idia de atividade sobre a de ato. C incorporar novos ofcios e profisses ao campo do direito mercantil.
Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES D extremar atividades empresariais e no empresariais. E - criar novo sistema de anlise da atividade econmica

6 (FCC Promotor de Justia/Ce, 2009) A sociedade empresria, como pessoa jurdica, sujeito de direito personalizado. Posta a premissa, FALSA a conseqncia seguinte:

A a responsabilizao patrimonial, solidria e direta dos scios, em relao aos credores, pelo eventual prejuzo causado pela sociedade. B sua titularidade negocial, ou seja, ela quem assume um dos plos na relao negocial. C sua titularidade processual, isto , pode demandar e ser demandada em juzo. D sua responsabilidade patrimonial, ou seja, tem patrimnio prprio, inconfundvel e incomunicvel com o patrimnio individual de seus scios. E - extingue-se por um processo prprio, que compreende as fases de dissoluo, liquidao e partilha de seu acervo.

7 (FCC Auditor Fiscal/SP, 2007) Uma sociedade limitada, com dois scios, teve seus atos constitutivos assinados, mas no arquivados no rgo competente. No obstante a falta de arquivamento, iniciou- se a operao empresarial. De acordo com o contrato social, os scios podiam praticar isoladamente quaisquer atos compreendidos no objeto da sociedade. Na eventualidade de a sociedade contrair dvidas de natureza civil, o respectivo credor poder satisfazer-se com os bens:

A sociais, apenas. B pessoais de quaisquer dos scios, mas no poder penhorar bens sociais. C pessoais de quaisquer dos scios, independentemente da existncia de bens sociais suficientes para liquidar a dvida. D sociais ou, subsidiariamente, de quaisquer dos scios. E - sociais ou do scio que se obrigou pela sociedade, indistintamente. Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES

8 (FGV Fiscal de Rendas/RJ, 2009) H mais de dez anos, Jorge e Matias, ambos juridicamente plenamente capazes, constituram sociedade limitada para desenvolver o comrcio de carnes em Petrpolis. Apesar de eles terem elaborado contrato de sociedade por escrito, tal contrato nunca foi levado a registro na Junta Comercial competente. Considerando as informaes acima, correto afirmar que:

A a sociedade no tem personalidade jurdica, mas os bens e dvidas sociais constituem patrimnio especial, do qual os scios so titulares em comum. B a sociedade inexistente. C a sociedade ineficaz, tanto para Jorge e Matias quanto para terceiros. D a sociedade nula de pleno direito. E a sociedade existe, vlida e possui personalidade jurdica.

9 No tocante s diversas caractersticas apresentadas abaixo, marque a opo correta:

I as sociedades em conta de participao no adquirem personalidade jurdica, ainda que seu instrumento seja inscrito no devido registro. II tanto na sociedade em comum como na sociedade em conta de participao, os scios s podem provar sua existncia por escrito. III na sociedade em conta de participao h duas espcies de scios: o scio ostensivo e o scio participante. Este ltimo responde exclusivamente perante o primeiro. IV umas das consequncias da despersonalizao das sociedades em comum a responsabilidade solidria e ilimitada de seus scios. V as normas relativas s sociedades simples aplicam-se, subsidiariamente e no que for compatvel, s sociedades em comum e as sociedades em conta de participao.

Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES A uma alternativa est correta. B duas alternativas esto corretas. C trs alternativas esto corretas. D quatro alternativas esto corretas. E todas as alternativas esto corretas.

10 Em relao s disposies legais previstas no Cdigo Civil a respeito das sociedades, pode-se afirmar que:

A tanto a sociedade limitada quanto a sociedade annima podem ser consideradas sociedades simples. B independente de seu objeto, considera-se empresria a sociedade cooperativa. C a sociedade adquire personalidade a partir do momento em que os scios firmam o contrato social. D as sociedades em comum e as sociedades em conta de participao so consideradas sociedades no personificadas. E o mesmo regime jurdico aplicvel s sociedades em comum tambm se aplica s sociedades em conta de participao e, deste modo, em ambos os casos todos scios respondem solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais.

11 Em relao s afirmativas abaixo acerca da sociedade em comum, marque a alternativa correta:

I todos os scios respondem solidria e ilimitadamente pelas obrigaes da sociedade em comum. II podero ser executados os bens particulares dos scios que contratarem pela sociedade em comum, ainda que no tenham sido executados os bens sociais. III a existncia da sociedade em comum s poder ser provada por escrito, tanto pelos scios quanto por terceiros.
Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES

A somente as alternativas I e II esto corretas. B todas esto corretas. C somente as alternativas I e III esto corretas. D somente a alternativa I est correta. E todas as alternativas esto incorretas.

12 (ESAF Advogado da Unio/AGU, 1998) A doutrina da desconsiderao da personalidade jurdica (disregard doctrine) tem como finalidade:

A apurar fraudes. B alterar o centro de imputao. C tutelar consumidores e fisco. D tutelar credores voluntrios. E - aperfeioar o regime de responsabilidade civil.

13 (ESAF Agente Tributrio/MT, 2001) A desconsiderao da personalidade jurdica:

A abrange a firma individual, caso tenha ocorrido confuso patrimonial. B alcana os bens de todos os scios, indistintamente, toda vez que h abuso da personalidade. C acarreta a falncia da sociedade que tiver ttulo protestado. D no extingue a pessoa jurdica. E - depende de previso legal expressa para que possa ser aplicada.

14 - (ESAF Promotor de Justia/Cear, 2001) A teoria da desconsiderao da personalidade jurdica altera a imputao, quando o empresrio utiliza a pessoa jurdica:
Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES

A visando a lucros extraordinrios. B para limitar direitos trabalhistas. C para separar patrimnios. D para fraudar credores. E - para pr no mercado produtos defeituosos.

15 (ESAF Procurador da Fazenda Nacional/AGU, 2006) Assinale a opo correta.

A A teoria da desconsiderao da personalidade jurdica, positivada pela primeira vez no direito brasileiro pelo Cdigo Civil de 2002, permite que, preenchidos os requisitos legais, os efeitos de certas e determinadas obrigaes sociais sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou scios da pessoa jurdica. B A deciso pela desconsiderao da personalidade jurdica faculdade do juiz nos termos do Cdigo Civil, e mediante requerimento da parte ou do Ministrio Pblico quando lhe couber intervir, no sendo possvel a concesso de ofcio. C De acordo com o entendimento dominante no Superior Tribunal de Justia, necessria ao judicial autnoma para a desconsiderao da pessoa jurdica. D Consoante entendimento dominante na jurisprudncia ptria, havendo dvida lquida no paga pela pessoa jurdica, possvel ao credor ajuizar execuo diretamente contra os scios da pessoa jurdica, requerendo a desconsiderao da pessoa jurdica, presumindo-se o abuso da personalidade jurdica. E - O entendimento predominante na jurisprudncia ptria no sentido de que, sendo deferida a desconsiderao da personalidade jurdica, a execuo pode atingir a todos os scios indistintamente, tenham ou no participado da gesto da sociedade.

Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES 16 (FGV Fiscal de Rendas/RJ, 2009) Com relao desconsiderao da personalidade jurdica, assinale a alternativa correta.

A Implica a extino da pessoa jurdica. B Constitui uma construo jurisprudencial que nunca encontrou positivao na legislao nacional. C Implica que obrigaes da sociedade sejam estendidas aos bens particulares dos administradores e scios e est prevista apenas no Cdigo Civil. D Implica que obrigaes da sociedade sejam estendidas aos bens particulares dos administradores e scios e est prevista, no sistema jurdico brasileiro, apenas no Cdigo Civil e no Cdigo de Defesa do Consumidor. E Implica que obrigaes da sociedade sejam estendidas aos bens particulares dos administradores e scios e est prevista, no sistema jurdico brasileiro, no Cdigo Civil, no Cdigo de Defesa do Consumidor e na Lei 8.884/94 (Lei de Defesa da Concorrncia).

17 - (FUNIVERSA Analista Pleno/APEX-Brasil, 2006) A superao ou desconsiderao da personalidade jurdica:

A no aceita em nosso Direito. B aceita e aplicvel nos casos de responsabilidade penal, e no nos de responsabilidade civil dos dirigentes. C tem aplicao restrita s relaes de consumo. D no tem aplicao em sociedades annimas. E - foi desenvolvida pela jurisprudncia e j se encontra incorporada em nosso Direito, tendo como pressuposto a fraude e o abuso de direito.

18 - (FGV Auditor/TCM-RJ, 2008) Assinale a afirmativa incorreta:

Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES A A personalidade jurdica das sociedades se inicia com a sua constituio e incio das atividades. B As sociedades em comum respondem perante terceiros pelas obrigaes contradas. C As sociedades simples podem adotar qualquer tipo societrio especfico das sociedades empresrias. D O direito brasileiro admite o pedido de recuperao judicial de pessoa natural, comprovada a condio de empresrio. E - O capital social de uma sociedade limitada pode ser formado por quotas de valores diferentes.

19 (FCC Procurador do Estado/SE, 2005) A desconsiderao da personalidade jurdica de uma sociedade empresria poder dar-se

A s a requerimento do Ministrio Pblico, quando verificada a ocorrncia de crime de sonegao fiscal. B por deciso judicial ou ato administrativo, quando verificada infrao da lei, com prejuzo Fazenda Pblica. C por deciso judicial, tomada de ofcio ou a requerimento da parte, quando se verificar desvio de finalidade. D por deciso judicial, a requerimento da parte ou do Ministrio Pblico quando lhe couber intervir, em caso de confuso patrimonial. E por deciso judicial, tomada de ofcio ou a requerimento da parte, sempre que a sociedade no tiver bens para honrar suas obrigaes.

20 (FCC Defensor Pblico/PA, 2009) O credor de uma sociedade empresria:

A s pode cobrar seus crditos diretamente da pessoa jurdica, pois esta no se confunde com seus scios. B pode cobrar seus crditos tanto da pessoa jurdica como dos scios, diretamente e como regra, j que solidria a responsabilidade.
Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES C somente em caso de extino da pessoa jurdica poder cobrar seus crditos dos scios, j que nesse caso desaparece o patrimnio da sociedade. D dever cobrar seus crditos da pessoa jurdica e, subsidiariamente, poder pedir a desconsiderao de sua personalidade jurdica nos casos previstos em lei, para requerer a responsabilidade pessoal dos scios. E - apenas quando se tratar de sociedade em nome coletivo poder cobrar seus crditos diretamente dos scios, solidariamente com a sociedade.

21 (FCC Promotor de Justia/PE, 2008) A desconsiderao da pessoa jurdica

A ser configurada apenas com a insolvncia do ente coletivo, sem outras consideraes. B no ocorre no direito brasileiro, dada a separao patrimonial entre pessoas fsicas e jurdicas. C restringe-se s relaes consumeristas. D implicar responsabilizao pessoal, direta, do scio por obrigao original da empresa, em caso de fraude ou abuso, caracterizando desvio de finalidade ou confuso patrimonial. E - prescinde de fraude para sua caracterizao, bastando impossibilidade de a pessoa jurdica adimplir as obrigaes assumidas. a

22 Considerando as afirmativas abaixo, relativas ao regime legal atinente aos prepostos, marque a opo correta:

I as limitaes aos poderes dos gerentes dependem de arquivamento para serem oponveis a terceiros, ainda que sejam conhecidas da pessoa que tratou com o gerente. II o preposto no pode fazer-se substituir no desempenho de sua preposio, ainda que haja autorizao escrita, tendo em vista a pessoalidade de sua funo.

Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES III ainda que no haja autorizao por escrito, os preponentes so responsveis pelos atos praticados pelos prepostos dentro do estabelecimento e relativos atividade da empresa.

A somente as alternativas I e III esto corretas. B todas as alternativas esto corretas. C somente a alternativa III est correta. D somente as alternativas I e II esto corretas. E somente a alternativa II est correta.

23 Considerando as afirmativas abaixo, relativas s responsabilidades dos preponentes, marque a opo correta:

I os atos praticados pelos prepostos fora do estabelecimento somente obrigaro o preponente nos limites dos poderes conferidos verbalmente ou por escrito. II os preponentes so responsveis pelos atos dos prepostos praticados no estabelecimento, ainda que no sejam relativos atividade da empresa. III ainda que haja m-f, os assentos lanados nos livros ou fichas do preponente, por qualquer dos prepostos encarregados de sua escriturao, produzem os mesmos efeitos como se o fossem por aquele.

A somente a alternativa I est correta. B somente as alternativas I e III esto corretas. C somente a alternativa III est correta. D somente a alternativa I e II esto corretas. E todas as alternativas esto incorretas.

Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES 24 (ESAF Auditor do Tesouro Municipal, Recife, 2003) A escriturao mercantil, por permitir a verificao das mutaes patrimoniais e, dado seu valor probatrio, deve:

A facilitar a anlise dos agentes da fiscalizao. B permitir avaliar a eficcia da ao administrativa. C garantir a apurao dos tributos devidos pelo empresrio. D dar aos credores informaes sobre as operaes contratadas. E estar escoimada de imperfeies.

25 Considerando as afirmativas abaixo, relativas exibio dos livros comerciais, marque a opo correta:

I o sigilo dos livros comerciais no pode ser oposto s autoridades fiscais. II o empresrio s obrigado a apresentar os livros comerciais diante de ordem judicial. III para que as autoridades fiscais tenham acesso aos livros comerciais, necessria autorizao judicial. IV o Cdigo Civil no consagrou o princpio do sigilo dos livros comerciais, sendo possvel qualquer autoridade administrativa ter acesso a tais documentos.

A apenas a alternativa I est correta. B apenas as alternativas II e III esto corretas. C todas as alternativas esto incorretas. D apenas a alternativa IV est correta. E apenas as alternativas I e IV esto corretas.

Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES 26 Em relao regularidade da escriturao, aponte a afirmativa incorreta:

A a escriturao dever obrigatoriamente ser feita em portugus. B no possvel a utilizao de cdigos de nmeros ou abreviaturas, ainda que constem de livro prprio, regularmente autenticado. C proibida a existncia de intervalos ou espaos em branco na escriturao. D a escriturao dever ser feita em moeda corrente. E a escriturao dever ser feita por ordem cronolgica de dia, ms e ano.

27 - Considerando as afirmativas apresentadas abaixo referentes escriturao, marque a opo correta:

I o Cdigo Civil prev a obrigatoriedade do livro dirio, que pode ser substitudo por fichas no caso de escriturao mecanizada ou eletrnica. II os pequenos mercantil. empresrios esto dispensados da escriturao

III se a sede da empresa for no exterior, as sucursais localizadas no territrio nacional esto dispensadas da observncia das regras de escriturao previstas no Cdigo Civil. IV os empresrios so obrigados a conservar em boa guarda os livros comerciais demais papis concernentes sua atividade, enquanto no ocorrer prescrio ou decadncia no tocante aos atos neles consignados.

A todas as afirmativas esto incorretas. B somente as afirmativas III e IV esto incorretas. C somente as afirmativas I e IV esto incorretas. D somente a afirmativa II est incorreta. E somente a afirmativa III est incorreta. www.pontodosconcursos.com.br

Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES 28 - (FCC Procurador do Estado/SE, 2005) Dois mdicos constituram uma sociedade, sob a forma limitada, para exerccio conjunto da profisso em carter no empresarial, e registraram-na na Junta Comercial. A sociedade

A no adquiriu personalidade jurdica, porque o registro irregular, e os scios so pessoalmente responsveis pelas dvidas sociais. B automaticamente torna-se empresria pelo registro na Junta Comercial, independentemente do carter do exerccio da atividade. C no poderia ter adotado a forma limitada, que privativa das sociedades empresrias. D rege-se somente pelas regras relativas sociedade simples, mesmo tendo adotado a forma limitada. E - na verdade empresria, pois toda sociedade prestadora de servios tem essa natureza.

29 No tocante teoria da desconsiderao da personalidade jurdica, incorreto afirmar que:

A est expressamente prevista no Cdigo Civil de 2002 e em outros diplomas normativos. B quando aplicada, extingue a pessoa jurdica. C deve ser aplicada pelo juiz, a requerimento da parte, ou do Ministrio Pblico quando lhe couber intervir no processo. D quando aplicada, permite que os efeitos de certas e determinadas relaes de obrigaes sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou scios da pessoa jurdica. E tem como pressuposto o abuso da personalidade caracterizado pelo desvio de finalidade ou confuso patrimonial. jurdica,

30 (VUNESP Fiscal de Rendas/SP, 1997) Dentre os requisitos essenciais para o reconhecimento legal das sociedades comerciais encontra-se a matrcula, ou seja, o registro na Junta do Comrcio.
Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES Assinale a alternativa que indica a sociedade que constitui exceo a tal regra:

A sociedade em comandita simples. B sociedade de capital indstria. C sociedade em conta de participao. D sociedade em nome coletivo. E sociedade annima.

31 em relao s caractersticas apresentadas abaixo, marque qual delas se aplica s sociedades em conta de participao:

A todos os scios respondem solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais. B o scio ostensivo tem liberdade para admitir novo scio no empreendimento, sem o consentimento dos demais. C a constituio da sociedade em conta de participao depende do cumprimento das previstas em lei formalidades. D pode, excepcionalmente, adquirir personalidade jurdica, desde que seu instrumento seja inscrito no devido registro. E o scio oculto no ir responder perante terceiros por obrigaes contratadas pelo scio ostensivo.

32 em relao s caractersticas apresentadas abaixo, marque qual delas se aplica s sociedades em comum:

A ainda que seus atos constitutivos sejam inscritos, no ir adquirir personalidade jurdica, j que se trata de ente despersonalizado. B scios e terceiros podem provar sua existncia por qualquer meio admitido em direito. C h a presena de um scio ostensivo e um participante.
Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES D todos os scios respondem solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais, ainda que no tenham participado da administrao da sociedade. E todas as alternativas esto incorretas.

Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES GABARITO PARTE I

1A 5B 9D 13 D 17 E 21 D 25 - A 29 B

2B 6-A 10 - D 14 -C 18 A 22 C 26 B 30 - C

3D 7E 11 A 15 - B 19 D 23 E 27 E 31 E

4-C 8A 12 B 16 - E 20 D 24 E 28 A 32 D

COMENTRIOS PARTE I

Questo 1 A primeira questo apresentada versa sobre a classificao das sociedades empresrias. Antes de tratarmos especificamente deste tema, vamos tecer breves comentrios acerca do regime societrio previsto em nossa legislao, bem como dos conceitos necessrios para a completa compreenso da matria objeto de nossa aula. Desta forma, necessrio recordar que o Cdigo Civil, em seu art. 44, dispe que h cinco tipos de pessoas jurdicas de direito privado: associaes, fundaes, sociedades, partidos polticos e organizaes religiosas.

Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES As sociedades privadas so o resultado da unio de duas ou mais pessoas para a realizao de fins econmicos comuns, com escopo negocial, resultando na criao de um ente de personalidade jurdica prpria. Nesta direo, o art. 981 do CC, prev que celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou servios, para o exerccio de atividade econmica e a partilha, entre si, dos resultados. As sociedades podem se dividir em duas espcies no ordenamento jurdico vigente: simples e empresria. A primeira aquela que explora atividades especficas, como as intelectuais, rurais, pequenos negcios ou que apresente uma estrutura organizacional simplificada, no caracterizando o exerccio da atividade empresarial.1 As sociedades empresrias, conforme arts. 982 e 966 do Cdigo Civil CC, e na esteira do que j foi debatido na aula inaugural deste curso, so aquelas que exercem atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou servios. O que pode ser destacado nestas sociedades o preponderante fim lucrativo de suas atividades, com o desenvolvimento de uma estrutura organizacional para exercer atividade econmica. As sociedades empresariais podem se subdividir em variados tipos, com regras diferenciadas, considerando-se o grau de responsabilidade dos scios, a participao dos mesmos na atividade da empresa, a forma de constituio etc. O regime legal aplicado a estas diferentes modalidades de pessoas jurdicas algumas vezes coincide em determinados pontos, considerando as disposies do Cdigo Civil. Contudo, na maior parte do tempo, notadamente em relao s sociedades annimas e limitadas, as quais apresentam maior destaque dentro do cenrio nacional, devem ser observadas regras especficas, que consideram justamente a natureza do vnculo estabelecido entre os scios e o modo como a empresa ir desenvolver suas atividades. Com o advento do Cdigo Civil no ano de 2002, a maior parte das normas relativas s sociedades simples e s sociedades empresrias passaram a ser encontradas naquele estatuto. Note-se, inclusive, que a disciplina das
1

De acordo com o pargrafo nico do art. 966, no se considera empresrio quem exerce profisso intelectual de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento da empresa.

Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES sociedades simples (arts. 997 ao 1.038 do CC) aplica-se subsidiariamente s sociedades em nome coletivo, comandita simples e limitadas, de acordo com os arts. 1040, 1.046 e 1.053, respectivamente, da j referida lei. No tocante s sociedades annimas, o Cdigo Civil foi econmico, apresentando somente dois artigos. O art. 1.088 reza que, em tal tipo societrio, o capital divide-se em aes, obrigando-se cada scio ou acionista somente pelo preo de emisso das aes que subscrever ou adquirir. Uma das principais caractersticas que a diferenciam de outros modelos societrios apresentada no texto do artigo supracitado: a responsabilidade do acionista limitada ao preo que prometeu pagar sociedade. Na prxima aula falaremos mais deste assunto. O art. 1.089 estatui que a sociedade annima rege-se por lei especial, aplicando-se-lhe, nos casos omissos, as disposies deste cdigo. Ou seja, h previso especfica para que a aplicao das regras insculpidas ao longo do Cdigo Civil ocorra de forma subsidiria. A lei especfica a que se refere o artigo supracitado a Lei 6.404/76, que tambm ser mencionada na prxima aula. Diante dos comentrios feitos nas linhas anteriores, evidencia-se a exatido da opo A, que se reporta diviso positivada na legislao substantiva civil, entre sociedades empresrias e simples. Em relao alternativa B, relevante aduzir que a diviso entre sociedades de pessoas e de capitais encontra respaldo na doutrina, levando em conta o grau de dependncia da sociedade em relao s qualidades dos integrantes do quadro social. Deste modo, pode-se afirmar que, enquanto nas primeiras a pessoa do scio mais importante que o capital investido, na segunda ocorre justamente o contrrio. Denota-se, assim, a ttulo exemplificativo, que as sociedades annimas so sempre de capital e as sociedades em nome coletivo de pessoas. No tocante sociedade unipessoal (opo c), injuntivo lembrar que, salvo raras excees como hiptese normativa do art. 251 da Lei 6.404/76 -, a legislao vigente exige a presena de pelos menos duas pessoas para a constituio de uma sociedade. Saliente-se que possvel a unipessoalidade temporria, nos termos do art. 1.033, inciso IV do Cdigo Civil, pelo prazo de cento e oitenta dias, ou de acordo com o art. 206, inciso I, item d da Lei 6.40476.
Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES A opo d refere-se aos grupos de sociedades, apresentando uma conceituao que no se encontra na legislao em estudo. Desta forma, certo que as classificaes apresentadas nas letras b, c e d no se encontram positivadas no nosso ordenamento jurdico. Por fim, oportuno ressaltar que todas as sociedades tm finalidade econmica, nos termos do art. 981, o que indica a inexatido da alternativa E.

Questo 2 A primeira afirmativa encontra respaldo na legislao, de acordo com o texto legal insculpido no pargrafo nico do art. 982 do Cdigo Civil. A segunda assertiva tambm est correta, considerando que no mais se utiliza a antiga distino que se fundava no objeto civil ou comercial da sociedade, adotando-se a teoria da empresa, da qual falamos na primeira aula. A terceira afirmativa incompatvel com a redao do art. 984 do Cdigo Civil, que prev que a sociedade que exercer atividade rural poder ser equiparada sociedade empresria, desde que requeira sua inscrio na Junta Comercial, nos termos do referido dispositivo legal. Destarte, denota-se que a alternativa correta a Letra b.

Questo 3 O exerccio trata da personificao das sociedades. Neste passo, oportuno tecer algumas consideraes acerca deste tema. possvel afirmar que a consequncia mais relevante da formao de uma sociedade comercial o nascimento de sua personalidade jurdica, transformando-se em um novo ser, que pode ser titular de direitos e obrigaes, com um nome, domiclio e nacionalidade. Alm disso, passa a possuir patrimnio prprio, distinto das pessoas que participaram de sua constituio. Ressalte-se que as pessoas jurdicas diferem dos chamados entes despersonalizados (esplio, massa falida etc). A principal distino entre estas espcies jurdicas reside no fato de que, enquanto as primeiras tm autorizao genrica para a prtica dos atos jurdicos, as segundas s podem praticar os atos essenciais previstos em lei para o seu funcionamento.
Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES A formao da personalidade jurdica das sociedades ocorre com a inscrio no respectivo registro, nos termos dos arts. 45 e 985 do Cdigo Civil. Assim, a sociedade empresria adquirir personalidade jurdica aps o arquivamento de seus contratos ou atos constitutivos na Junta Comercial. Frise-se que parte da doutrina entende que o encontro da vontade dos scios j seria suficiente para criao da personalidade jurdica. Jos Edwaldo Tavares Borba afirma que embora, segundo o Cdigo Civil, as sociedades s adquiram personalidade com a inscrio no registro prprio (art. 985), na verdade adquirem-na com a sua constituio, tanto que terceiros podem provar a existncia da sociedade no inscrita (art. 987). No podero, todavia, funcionar, isto , exercer o seu objeto, sem que os atos constitutivos estejam inscritos e, se sociedade annima, tambm publicados. O Cdigo Civil, contudo, tambm prev a existncia de sociedades despersonalizadas (art. 986 ao art. 996), as quais so chamadas de sociedade em comum e sociedade em conta de participao. Destarte, de acordo com o texto lapidado no art. 986 do Cdigo Civil, enquanto no inscritos os atos constitutivos, reger-se- a sociedade, exceto por aes em organizao, pelo disposto neste Captulo, observadas, subsidiariamente e no que com ele forem compatveis, as normas da sociedade simples. Assim, tais sociedades encontram-se em situao irregular, adotando a nomenclatura apresentada pelo Cdigo Civil, que as chama de sociedades em comum. Essa irregularidade gera algumas consequncias que sero debatidas adiante. As sociedades em conta de participao, que, na realidade, se assemelham mais a um contrato de investimento, tambm so consideradas despersonalizadas. Neste sentido, vlido transcrever a regra do art. 993 que prev que o contrato social produz efeito somente entre os scios, e a eventual inscrio de seu instrumento em qualquer registro no confere personalidade jurdica sociedade. Diante do exposto, a opo d a nica que se harmoniza com a legislao vigente.

Questo 4

Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES A questo discorre especificamente sobre as diversas caractersticas da sociedade em conta de participao. Ento, vamos falar um pouco sobre esta espcie societria. O art. 991 do CC prev que na sociedade em conta de participao, a atividade constitutiva do objeto social exercida unicamente pelo scio ostensivo, em seu nome individual e sob sua prpria e exclusiva responsabilidade, participando os demais dos resultados correspondentes. Com efeito, na sociedade em conta de participao existem dois tipos de scios: o ostensivo e o oculto. O primeiro, tambm chamado de operador, aquele que negocia com terceiros, contratando sob o seu nome e responsabilidade. J o scio oculto, conhecido tambm como participante, aquele que fornece capital ao scio ostensivo para aplicao em empreendimentos de interesse comum. Nos contratos celebrados com o scio ostensivo, no h necessidade de que os terceiros tenham cincia de que o negcio explorado na forma de conta de participao, j que, diante desses, o nico interessado no empreendimento aquele scio operador, que contratou em nome prprio. Deste modo, como a sociedade em conta de participao no se revela diante de terceiros, eventuais demandas ajuizadas em face do scio ostensivo por eventuais descumprimentos contratuais no podero se estender aos scios participantes. Os scios ocultos s respondem aos scios ostensivos, e, ainda assim, dentro dos contornos delineados no contrato de conta de participao, nos termos da regra positivada no pargrafo nico do art. 991 do CC, o que indica a exatido da assertiva da letra b. O art. 992 prev que a constituio da sociedade em conta de participao independe de qualquer formalidade e pode provar-se por todos os meios de direito, o que est de acordo com a letra a da questo. necessrio atentar para o fato de que, ainda que o instrumento de celebrao da sociedade em conta de participao tenha sido inscrito no respectivo registro, tal sociedade no adquirir personalidade jurdica (art. 993). Diante de tal regra, certo que a afirmativa consignada na letra c est incorreta. A sociedade em conta de participao no tem patrimnio prprio, j que os recursos do scio oculto so entregues ao scio ostensivo e, junto com o patrimnio deste, passam a ser considerados patrimnio especial (art. Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES 994). Saliente-se que tal especializao, de acordo com o 1 do art. 994, s produz efeitos em relao aos scios. Ou seja, o scio ostensivo responder com seu patrimnio perante terceiros. Em caso de falncia do scio ostensivo, ocorrer a dissoluo da sociedade e a liquidao da respectiva conta, cujo saldo constituir crdito quirografrio (2 do art. 994). Caso a falncia seja do scio oculto, o contrato social fica sujeito s normas que regulam os efeitos da falncia nos contratos bilaterais do falido (3 do art. 994). Evidencia-se a exatido da opo e. Percebe-se, na linha do que foi debatido, que terceiros no sero afetados de modo direto pela falncia do scio oculto. As regras atinentes s sociedades simples aplicam-se, no que couber, s sociedades em conta de participao, nos termos do art. 996, o que compatvel com a afirmativa d. Por fim, ressalte-se que parte da doutrina entende que a sociedade em conta de participao, no obstante ser tratada como uma sociedade no personificada pelo Cdigo Civil, no , de fato, uma sociedade, tendo caractersticas que se assemelham, na realidade, a um contrato de investimento.

Questo 5 Em nossa primeira aula demonstrou-se que a incorporao da teoria italiana da empresa nossa legislao colocou a atividade desenvolvida por uma sociedade como o ponto central na anlise de sua classificao. Os antigos atos de comrcio, importados da doutrina francesa e que permitiam a qualquer pessoa ser chamada de comerciante, desde que praticasse objetivamente alguns dos referidos atos, no tem mais a relevncia de antes. Atualmente, busca-se identificar a natureza da atividade realizada, com o intuito de verificar a adequao ao disposto no art. 966, nos termos do art. 982, ambos do Cdigo Civil. Deste modo, ir ser considerada empresria a sociedade que exera profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou de servios. Diante do exposto, certo que a atividade desenvolvida alcanou um patamar mais elevado que o ato comercial praticado, o que indica que a resposta correta a letra b.
Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES

Questo 6 A questo apresenta diversos fenmenos oriundos da personificao das sociedades, tais como a possibilidade de ser titular de direitos e obrigaes (opo b), bem como de figurar no polo ativo ou passivo de uma demanda judicial (opo c). Ou seja, no com terceiros envolvem titularidade processual, seus direitos, alm de obrigaes. primeiro caso, eventuais negcios jurdicos celebrados a sociedade, e no as pessoas dos scios. Em relao caber sociedade ingressar em juzo para postular responder pessoalmente na esfera judicial por suas

A letra d versa sobre a separao patrimonial, principal caracterstica da personificao das sociedades. Os bens integrantes do capital social de uma empresa no se confundem com os bens particulares dos scios, que possuem a participao societria na pessoa jurdica. A opo e trata das fases de extino das sociedades, estando em consonncia com os ditames do Cdigo Civil (arts. 1.102 ao art. 1.112). A alternativa a no est correta. Ora, como vimos, a pessoa jurdica tem autonomia para contrair obrigaes e ser titular de direitos e deveres, alm de possuir patrimnio prprio. Desta forma, em regra, no se admite que os scios respondam por prejuzos causados pela atuao da pessoa jurdica, o que estaria afastando a regra da limitao de responsabilidade. Insta salientar que adiante iremos discorrer sobre a desconsiderao da personalidade jurdica, fenmeno que permite, diante de certas condies legais, que os efeitos de determinadas relaes de obrigaes sejam estendidos aos bens dos scios.

Questo 7 O enunciado apresenta a descrio de uma sociedade irregular, j que os atos constitutivos, no obstante estarem assinados, no foram levados a registro (art. 985). Assim, neste caso, deve-se aplicar o conjunto normativo estatudo nos arts. 986 a 990 do Cdigo Civil, relativo s sociedades em comum. Neste daquelas regras. diapaso, vamos discorrer brevemente sobre algumas

Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES O fato de a sociedade no estar inscrita no respectivo registro uma irregularidade, que gera algumas consequncias previstas no ordenamento jurdico, sendo a principal delas a impossibilidade de os scios se beneficiarem da limitao de responsabilidade, tendo em vista o disposto no art. 990, que prev que todos os scios respondem solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais. relevante notar que aquele scio que contratou em nome da sociedade em comum fica excludo do benefcio previsto no art. 1024 do CC, segundo o qual os bens dos scios s poderiam ser executados aps a execuo dos bens da sociedade. Ademais, certo que as sociedades irregulares podem ser demandadas em juzo, no obstante serem impossibilitadas de propor aes em face de terceiros. Enfatize-se que a norma lapidada no art. 987 do mesmo diploma legal permite que terceiros provem a existncia da sociedade comum por qualquer meio admitido em direito. J para os scios, vigora a regra de que, entre si ou com terceiros, a existncia da sociedade deve ser provada por escrito. Pode-se destacar que as sociedades em comum tambm no tero acesso recuperao judicial, nem tero autorizao para requerer falncia, nos termos da legislao falimentar. Diante do que foi debatido, flagrante a que opo e est em descompasso com a legislao substantiva civil, j que a falta de registro faz com que os scios respondam solidria e ilimitadamente pelas obrigaes contradas pela sociedade.

Questo 8 Exerccio semelhante ao apresentado acima. A resposta correta a letra a, que apresenta texto que se aproxima ao lapidado no art. 988 do Cdigo Civil. De fato, no obstante no possuir personalidade jurdica, a sociedade tem bens e dvidas, de titularidade comum dos scios. Ressalte-se que no h de se falar em inexistncia, ineficcia ou nulidade da sociedade. O que ocorre que, no caso apresentado, a sociedade www.pontodosconcursos.com.br

Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES no adquire personalidade jurdica, fenmeno que gera a incidncia das regras insculpidas nos arts. 986 a 990 do CC. Repise-se que, como a sociedade existe e pode produzir efeitos, o art. 987 dispe que os scios, nas relaes entre si ou com terceiros, somente por escrito podem provar a existncia da sociedade, mas os terceiros podem prov-la de qualquer modo.

Questo 9 A questo demanda conhecimentos acerca do regime legal e das caractersticas da sociedade em comum e da sociedade em conta de participao. Em relao s sociedades em conta de participao, a primeira e a terceira afirmativas esto corretas, de acordo com o texto legal dos arts. 993 e 991, respectivamente, do Cdigo Civil. A afirmativa IV est em harmonia com o art. 990 do CC, enquanto a afirmativa V encontra respaldo nos arts. 986 e 996 do mesmo diploma legal. A assertiva II, contudo, est em desacordo com as normas em estudo, considerando que, no obstante estar em consonncia com a redao do art. 987, encontra-se em conflito com a letra do art. 982. Destarte, a opo d a correta.

Questo 10 A assertiva correta evidentemente a letra d, na esteira do que j foi debatido nos exerccios anteriores. As opes a e b esto em descompasso com o pargrafo nico do art. 982 do CC, tendo em vista que a sociedade annima necessariamente considerada empresria e a cooperativa considerada simples. Repare candidato, que a alternativa c apresenta o verbo firmar, e no registrar, o que indica a incompatibilidade com a redao do art. 985. A opo e estende a regra do art. 990 s sociedades em conta de participao, o que no ocorre, tendo em vista que o scio ostensivo o nico que se obriga perante terceiros.

Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES Questo 11 Com o intuito de fixar bem o contedo debatido, apresenta-se mais uma questo acerca das caractersticas da sociedade em comum. As afirmativas I e II esto de acordo com o texto do art. 990 do Cdigo Civil. Note que a segunda assertiva faz aluso justamente exceo da hiptese normativa lapidada no art. 1.024, conforme o teor daquele primeiro dispositivo legal. A terceira afirmativa est em conflito com o regra estatuda no art. 987. Desta forma, evidencia-se que a opo a a correta.

Questo 12 Candidato, a questo versa sobre a desconsiderao da personalidade jurdica. Como tal fenmeno jurdico constantemente cobrado em provas, vamos tecer algumas consideraes sobre este relevante tema. Conforme vimos acima, no momento em que uma sociedade adquire personalidade jurdica distinta da dos scios, passa a ter obrigaes e deveres em seu nome, alm de possuir patrimnio prprio. Para evitar abusos por parte dos scios na utilizao desta fico jurdica, foi desenvolvida uma teoria que permite a desconsiderao da personalidade jurdica em relao a certos atos, para atingir a responsabilidade dos scios. importante notar que esta situao excepcional, e que ocorrer somente em casos especficos, no tem como escopo a declarao de nulidade da personificao da sociedade, mas sim sua ineficcia para determinados atos. Busca-se, desta forma, a preservao do instituto, com a separao do patrimnio da sociedade e dos scios, medida que, de certa maneira, limita a perda destes ltimos e incentiva o investimento em novos negcios. Apesar de no tratar especificamente da desconsiderao da personalidade jurdica, o Cdigo Civil, em seu art. 50, apresenta a seguinte norma2:

A desconsiderao da personalidade jurdica tambm citada em outros diplomas legais, como no art. 28 da Lei 8.078/90 (Cdigo de Defesa do Consumidor), no art. 18 da Lei 8.884/94 e no art. 4 da Lei 9.605/98.

Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES Em caso de abuso da personalidade jurdica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confuso patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministrio Pblico quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relaes de obrigaes sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou scios da pessoa jurdica.

O artigo em comento apresenta, assim, duas hipteses em que estar caracterizado o abuso na utilizao do instituto da personalidade jurdica: desvio de finalidade e confuso patrimonial. Destarte, a utilizao fraudulenta e abusiva da sociedade como, por exemplo, no caso do uso de recursos da sociedade para pagamento de despesas particulares dos scios ou, ainda, realizao de empreendimentos estranhos ao objeto social para atender a interesses particulares destes -, gerar a desconsiderao de sua personalidade jurdica, possibilitando que o patrimnio dos scios seja momentaneamente atingido. Ao abordar este tema, Rubens Requio assevera que, ao discutir o assunto, os Tribunais declaram que no pem dvida na diferena de personalidade entre a sociedade e os seus scios, mas no caso especfico de que tratam visam a impedir a consumao de fraudes e abusos de direito cometidos atravs da personalidade jurdica (...). Registre-se que certas hipteses permitem que os scios sejam responsabilizados pelas obrigaes contradas pela sociedade, sem que haja necessidade de m-f ou dolo, como no caso em que h responsabilidade ilimitada, conforme o art. 990 do CC, debatido acima. Neste caso, no h de se falar em desconsiderao da personalidade jurdica. O exerccio em anlise versa sobre qual o objetivo da desconsiderao da personalidade jurdica. Diante do que foi ventilado acima, certo que a opo b est correta, tendo em vista a mudana do centro de imputao de responsabilidade da sociedade para os scios.

Questo 13 a alternativa d est correta. A desconsiderao da personalidade jurdica fenmeno temporrio e atinge somente certos atos realizados pela sociedade. Aps a deciso judicial que determinar tal efeito, a sociedade
Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES continuar a existir, tambm no sendo possvel se falar em falncia (opo c). No obstante a regra do art. 50 do Cdigo Civil, a doutrina e a jurisprudncia j entendiam que a aplicao da desconsiderao da personalidade jurdica independeria de autorizao legal. Neste passo, considerando que o exerccio de uma prova de 2001, ou seja, antes do Cdigo Civil entrar em vigor, evidencia-se a inexatido da alternativa e. As opes a e b tambm esto em desacordo com o que foi debatido acima. Com efeito, a desconsiderao afasta momentaneamente a autonomia patrimonial da pessoa jurdica quando esta for utilizada de modo abusivo, em virtude do desvio de finalidade ou confuso patrimonial, de modo a retirar a eficcia de certos atos para atingir o patrimnio pessoal do scio que se beneficiou com a fraude. Neste diapaso, vlida a transcrio da lio do mestre Rubens Requio, que, quando se refere ao entendimento majoritrio acerca do tema, afirma que a desconsiderao objetiva somente que o juiz desconsidere episodicamente a personalidade jurdica, para coartar a fraude ou abuso do scio que dela se valeu como escudo (...).

Questo 14 Um dos pressupostos para a aplicao da desconsiderao prevista no art. 50 do Cdigo Civil justamente a confuso patrimonial. De fato, se o scio vale-se de bens da pessoa jurdica para praticar atos em benefcio prprio, a autonomia patrimonial criada com a constituio da personalidade jurdica da sociedade fica prejudicada. Imagine se o scio passar a saldar dvidas contradas em seu nome com bens e recursos da sociedade, com evidente prejuzo aos credores desta ltima. Neste caso, certo que estaremos diante de confuso patrimonial, o que justificaria a aplicao da desconsiderao. Deste modo, ainda que a questo seja datada de perodo anterior ao advento do CC, baseada, assim, em construo doutrinaria e jurisprudencial, bem como em outros diplomas normativos que j tratavam do tema, evidenciase a exatido da alternativa c. Contudo, imperativo frisar que as outras opes tambm podem gerar a desconsiderao, notadamente a hiptese prevista na alternativa d.
Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES Para tanto, basta somente que tais atos configurem o abuso na utilizao da personalidade jurdica da sociedade.

Questo 15 Questo interessante. Observe, candidato, que a letra a, em uma rpida e desatenta leitura, pode parecer que est correta. Todavia, necessrio atentar para o fato de que a teoria da desconsiderao j encontrava respaldo legal antes do advento do Cdigo Civil. Neste sentindo, vale lembrar que tal fenmeno jurdico j se encontrava previsto no art. 28 da Lei 8.080/90, no art. 18 da Lei 8.884/94 a no art. 4 da Lei 9.605/98. A alternativa b est correta. A deciso judicial que determinar a desconsiderao da personalidade jurdica deve ser provocada pelas partes litigantes, no sendo possvel autoridade judiciria aplicar tal fenmeno de ofcio. A alternativa c demanda conhecimentos mais especializados sobre o tema, j que trata do entendimento do STJ acerca de questo de direito processual relativa desconsiderao da personalidade jurdica. Apesar da baixa probabilidade de a banca abordar a matria nesta profundidade, vlido ressaltar que o pedido para a desconsiderao da personalidade jurdica pode ser feito nos autos da prpria ao principal, sendo prescindvel a propositura de ao autnoma que tenha como nico objeto tal pedido. A opo d incompatvel com a idia de autonomia patrimonial que vigora em nosso ordenamento jurdico. Ora, um dos principais efeitos do nascimento de pessoa jurdica justamente a criao de um patrimnio prprio. Ademais, tal ente passa a ser titular de direitos e obrigaes, respondendo pelas dvidas que vier a contrair. Se vigorasse em nosso universo jurdico a presuno de que qualquer dvida no paga pela sociedade oriunda de ato relacionado ao abuso da personalidade jurdica da sociedade, patente que a atividade empresarial no Pas ficaria extremamente comprometida. Com efeito, muitos empreendedores poderiam ficar receosos de se lanar em novos negcios, o que colocaria em risco seu patrimnio pessoal, caso o empreendimento no alcanasse os resultados previstos e no viesse a prosperar.

Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES A opo e, na esteira do que foi visto anteriormente, no se harmoniza com o entendimento majoritrio sobre o tema. A desconsiderao afeta somente certos atos, de modo a atingir o patrimnio pessoal do scio que indevidamente se beneficiou da fico da personalidade jurdica da sociedade.

Questo 16 A opo correta a letra e. A desconsiderao da personalidade jurdica encontra-se positivada no Cdigo Civil, mas tambm encontra respaldo legal em outros diplomas normativos, como nas Leis 8.080/90 e 8.884/94. O fato de a Lei 9.605/98 no ter sido mencionada no invalida a assertiva, tendo em visita que no se utilizou a palavra apenas, constante nos itens c e d. No h que falar em extino da pessoa jurdica (alternativa a), considerando que tal efeito momentneo e ocorre somente em relao a certos atos praticados pelos scios e administradores.

Questo 17 Repare, candidato, que o enunciado da questo apresenta o termo superao da personalidade jurdica, tambm acolhido pela doutrina. A alternativa correta a letra e, que afirma que a doutrina em estudo se desenvolveu no seio jurisprudencial, e se encontra positivada em nosso ordenamento jurdico. Alm disso, faz aluso fraude e ao abuso de direito, na esteira do texto legal do art. 50 do CC. A teoria da desconsiderao tem como escopo justamente a responsabilidade civil dos scios e administradores, que podero responder com seu patrimnio pessoal por dbitos contrados pela sociedade, o que evidencia a inexatido da opo b. certo que a desconsiderao da personalidade jurdica se aplica s relaes de consumo (opo c), nos termos do art. 28 do Cdigo do Consumidor (Lei 8.078/90). Todavia, no se limita a esta seara, j que se encontra prevista em outros diplomas legais, como a Lei 8.884/94 e o prprio Cdigo Civil. Tambm no se justifica a afirmao de que a teoria da desconsiderao no se aplicaria s sociedades annimas (alternativa d).
Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES Juntamente com as sociedades limitadas, as S.A.s so a principal espcie societria de nosso ordenamento legal, com ampla utilizao no meio empresarial. A assertiva em debate, alm de esvaziar demasiadamente o instituto de forma injustificada, no encontra respaldo legal na Lei 6.404/76 (Lei das S.A.) ou em qualquer outro diploma normativo.

Questo 18 O exerccio demanda conhecimentos de diversos assuntos ligados ao Direito Societrio, os quais sero tratados no futuro. Contudo, diante do que foi debatido, possvel verificar que a alternativa a est incorreta. A personalidade jurdica das sociedades se inicia no momento em que ocorre a inscrio no devido registro, e no com a sua constituio ou incio das atividades, nos termos do art. 985 do Cdigo Civil. Em relao opo b, possvel notar que o texto est em harmonia com a prpria natureza da sociedade em comum que, apesar de no ter adquirido personalidade jurdica, responde pelas obrigaes sociais. Inclusive, vale lembrar que todos os scios respondem solidariamente por tais obrigaes (art. 990). A alternativa c est de acordo com a regra insculpida no art. 983 do CC. As opes d e e sero vistas com mais profundidade nas aulas posteriores, j que se referem recuperao judicial e s caractersticas da sociedade limitada.

Questo 19 Novamente trazida baila a possibilidade de a autoridade judicial determinar a desconsiderao da personalidade jurdica de ofcio, sem a provocao das partes (opes c e e). Denota-se que a redao do art. 50 do CC demanda que tal deciso judicial seja adotada a requerimento da parte, ou do Ministrio Pblico quando lhe couber intervir no processo. As alternativas a e b apresentam dois pressupostos para a declarao da personalidade jurdica que no encontram amparo legal: sonegao fiscal e prejuzo Fazenda Pblica. Anote-se que tambm no possvel que a desconsiderao seja determinada por ato administrativo, sendo necessria a determinao do juzo competente (opo b). www.pontodosconcursos.com.br

Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES A alternativa correta a letra d, que se reporta confuso patrimonial, prevista no aludido art. 50.

Questo 20 A separao patrimonial um dos efeitos da personalizao da sociedade. Desta forma, os bens particulares s podero ser acionados excepcionalmente, em virtude do afastamento do manto da pessoa jurdica, nos termos mencionados na afirmativa d. As opes a, b e c apresentam assertivas que no se alinham com esta regra. A alternativa e reporta-se sociedade em nome coletivo. De fato, como iremos estudar na prxima aula, em tal espcie societria todos os scios respondem solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais. Todavia, tal assertiva est inexata, j que se utiliza da palavra apenas, desconsiderando as outras hipteses em que o scio pode responder pelas dvidas sociais, tais como na desconsiderao da personalidade jurdica, ou mesmo na sociedade em comum.

Questo 21 A opo d est de acordo com o texto legal lapidado no art. 50 do Cdigo Civil. As limitaes para que a desconsiderao s seja determinada diante da insolvncia da sociedade (opo a) ou da falta de cumprimento de suas obrigaes (opo e) no encontram amparo na legislao atinente matria, estando, assim, incorretas. A alternativa b tambm no pode prosperar. Apesar de encontrarse prevista na legislao consumerista (art. 28 da Lei 8.078), a desconsiderao tambm se aplica em outras esferas jurdicas, conforme a letra do Cdigo Civil, da Lei 8.884/94 e da Lei 9.605/98.

Questo 22 A questo trata dos prepostos, um dos tpicos previstos no edital e regido especificamente pelos arts. 1.169 a 1.178 do Cdigo Civil.

Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES Os arts. 1.169, 1.170 e 1.171 apresentam regras gerais relativas ao regime jurdico dos prepostos, que so aquelas pessoas que, para determinados fins, podem representar a sociedade. Os prepostos devem atuar com zelo e diligncia no desempenho de suas funes, sem exceder os limites dos poderes que lhe foram outorgados pelo preponente. Frise-se que esta funo personalssima, no sendo possvel o preposto fazer-se substituir no desempenho da preposio, sob pena de responder pessoalmente pelos atos do substituto e pelas obrigaes por ele contradas. (art. 1.169) Contudo, candidato, repare que o texto legal do aludido art. 1.169 prev que, com a autorizao escrita, possvel ocorrer a substituio. Deste modo, evidencia-se que a afirmativa constante no item II no compatvel com a legislao vigente. No tocante especificamente ao gerente, tal figura um preposto encarregado permanentemente da administrao da empresa, ou de certos departamentos e unidades (art. 1.172). O gerente empregado, estando subordinado hierarquicamente aos seus superiores. Neste passo, importante no confundi-lo com o administrador da sociedade, que nomeado pelo contrato social e tem a responsabilidade de conduzir os negcios da empresa com maior liberalidade, podendo ou no ser scio. Os gerentes podem praticar os atos necessrios ao desempenho de suas funes, desde que a lei no exija a outorga de poderes especiais, de acordo com a regra do art. 1.173. O pargrafo nico daquele dispositivo determina que, havendo dois ou mais gerentes no mesmo departamento, consideram-se solidrios os poderes a eles conferidos, salvo estipulao diversa. O art. 1.174 nos apresenta uma relevante regra. Com efeito, as limitaes aos poderes conferidos aos gerentes devem ser arquivadas no devido registro para que possam ser opostas a terceiros. Todavia, h uma exceo prevista no mesmo dispositivo. Assim, caso a pessoa que tratou com o gerente tenha conhecimento da limitao, no poder se beneficiar da falta de registro, o que indica que a assertiva I est incorreta. Em relao aos atos praticados pelos prepostos em geral, a regra do art. 1.178 cristalina, ao determinar que os preponentes so responsveis pelos atos de quaisquer prepostos, praticados nos seus estabelecimentos e
Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES relativos atividade da empresa, ainda que no autorizados por escrito. A afirmativa III est em consonncia com este texto legal, sendo possvel apontar a letra c como a opo correta. Por fim, note o candidato que, de acordo com o texto insculpido no pargrafo nico daquele mesmo artigo, a regra diversa quando se trata de atos praticados fora do estabelecimento, que s obrigaro o preponente nos limites dos poderes conferidos por escrito (...)

Questo 23 Como debatido na questo anterior, a regra para os atos praticados fora do estabelecimento pelos prepostos diferente daquela que deve ser observada quando estes atos so praticados no interior de tais locais (pargrafo nico do art. 1.178). Destarte, a afirmativa I, em rpida leitura, pode parecer correta. Contudo, tendo em vista que o dispositivo legal em comento se refere somente aos poderes conferidos por escrito, sem fazer aluso a eventual autorizao verbal, denota-se a inexatido daquela assero. A afirmativa II tambm est incorreta. Para que o preponente seja responsvel pelo ato praticado dentro do estabelecimento, tal ato deve ser relativo atividade da empresa, de acordo com o mesmo art. 1.178. O terceiro item tambm contrrio ao texto normativo, j que a m-f causa suficiente para gerar a ineficcia dos assentos lanados nos livros ou fichas do preponente (art. 1.177).

Questo 24 A partir deste momento so apresentadas algumas questes relativas escriturao. Preliminarmente, necessrio observar que, nesta parte da matria, possivelmente, o tema no ser cobrado com muita profundidade, considerando-se que o edital prev um vasto contedo no tpico atinente contabilidade geral e de custos. Assim, vamos nos ater a alguns conceitos bsicos e aos dispositivos lapidados no Cdigo Civil (arts. 1.179 a 1.195). A contabilidade mercantil apresenta-se como uma necessidade inarredvel para o desenvolvimento dos negcios de uma sociedade, sendo, assim, considerada uma cincia prpria. Pode-se afirmar que a escriturao o Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES instrumento de que se serve essa cincia no estudo do patrimnio sob o ponto de vista esttico e dinmico. Nas palavras do Professor Fbio Ulhoa, a escriturao possui trs funes: serve de instrumento tomada de decises administrativas, financeiras e comerciais, por parte dos empresrios e dos dirigentes da empresa; serve de suporte para informaes do interesse de terceiros, como scios, investidores, parceiros empresariais, bancos credores ou rgo pblico licitante; e serve tambm para a fiscalizao do cumprimento de obrigaes legais, inclusive e principalmente de natureza fiscal. Em suma, serve ao controle interno e externo do exerccio da atividade empresarial. A lei no exige uma forma especial de contabilidade. Destarte, h liberdade de moldar a contabilidade de acordo com o perfil da sociedade (1, art. 1.179), com a observncia de algumas regras previstas na legislao. No Cdigo Civil feita aluso aos livros que o empresrio deve manter. Tais documentos so produzidos unilateralmente pela sociedade empresria e registram atos e fatos considerados relevantes pela lei para o regular funcionamento da sociedade. A questo versa sobre a obrigao dos empresrios de manter a escriturao dos negcios de que participam, nos termos do art. 1.179 do Cdigo Civil. A assertiva e est correta. O prprio enunciado da questo aponta duas relevantes funes da escriturao: permitir a verificao das mutaes patrimoniais; e servir como instrumento probatrio. Por esta razo no deve estar tisnada de vcios. Ademais, oportuno registrar que a escriturao deve comprovar o exerccio regular da atividade empresarial e, para tanto, necessrio que reproduza a realidade dos negcios da empresa.

Questo 25 A questo versa sobre o sigilo dos livros comerciais, princpio consagrado pelo art. 1.190 do Cdigo Civil. Contudo, tal princpio admite excees, j que no pode ser oposto ordem judicial ou contra autoridades fiscais, de acordo com o texto estatudo nos arts. 1.191 e 1.193. Assim, certo que a afirmativa I a nica que encontra respaldo em nosso ordenamento jurdico. Note, ainda, que a assertiva apresentada no
Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES item II est incorreta, j que limita exibio dos livros comerciais aos casos onde ocorra determinao judicial. A utilizao dos livros comerciais em processos judiciais um relevante instrumento disposio da autoridade judicial. Muitas vezes, para que um fato possa ser esclarecido em juzo, necessria a anlise desses livros, os quais retratam a vida empresarial de uma sociedade com fidelidade, consubstanciando-se em um importante meio de prova. Assim, ocorre uma percia contbil, com a produo de laudo tcnico, que servir para fundamentar a deciso a ser exarada pelo juiz. No caso das autoridades fazendrias, deve-se enfatizar que, para que tenham acesso aos livros comerciais, devem estar atuando no exerccio da fiscalizao do pagamento de impostos, no havendo tal permisso legal para o exerccio de outras funes administrativas.

Questo 26 Para que a escriturao seja considerada regular, necessria a observncia de certos requisitos intrnsecos e extrnsecos previstos em lei. A questo versa sobre as exigncias intrnsecas da escriturao, de acordo com a previso legal do art. 1.183 do Cdigo Civil. Assim, percebe-se que as afirmativas consignadas nas letra a, c, d e e esto de acordo com aquele dispositivo. A letra b est incorreta, j que apresenta texto incompatvel com o pargrafo nico do art. 1.183.

Questo 27 Na questo, vemos apresentadas diversas regras atinentes escriturao. A afirmativa I est em harmonia com o 1.180 do Cdigo Civil. Ao se referir ao dirio, o Prof. Fbio Ulhoa assevera que se trata de livro contbil, em que se devem lanar, dia a dia, diretamente ou por reproduo, os atos ou operaes da atividade empresarial, bem como os atos que modificam ou podem modificar o patrimnio do empresrio.

Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES A assertiva II harmoniza-se com o 2 do art. 1.179, enquanto o item III incompatvel com a regra positivava no art. 1.195. Por fim, note que a afirmativa IV est em consonncia com o art. 1.194.

Questo 28 Como vimos no incio de nossa aula, h duas espcies de sociedades previstas em nossa legislao: simples e empresria. No caso da questo em anlise, evidencia-se que a sociedade constituda pelos dois mdicos amolda-se ao conceito de sociedade simples, considerando que se trata do exerccio de atividade intelectual, de carter no empresarial. Deste modo, os atos constitutivos daquela sociedade deveriam ser inscritos no Registro Civil de Pessoas Jurdicas, rgo competente para o registro dos atos institucionais da sociedade simples, de acordo com a determinao do arts 998 e do art. 1.150, ambos do Cdigo Civil, e no na Junta Comercial. Assim, patente que o a sociedade estar irregular, nos termos da regra positivada nos arts. 45 e 985 do CC, j que o registro no foi efetuado no registro prprio. A sociedade dever, nesta hiptese, ser regida pelas normas estatudas nos arts. 986 a 990 (sociedade em comum). De acordo com aquele captulo, todos os scios respondem solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais (art. 990), o que indica que a resposta correta a letra a.

Questo 29 Recordando o que j foi debatido anteriormente, a alternativa b a nica incorreta, tendo-se em vista que a desconsiderao da personalidade jurdica um fenmeno episdico, que torna ineficaz a separao entre o patrimnio dos scios e o da sociedade em relao a certos atos, nos quais haja desvio de finalidade ou confuso patrimonial. A alternativa a reporta-se ao fato de que a superao da personalidade jurdica tambm encontra respaldo em outros diplomas normativos, tais como a Lei 8.080/90, a Lei 8.884/94 e a Lei 9.605/98. J as opes c, d e e esto de acordo com o texto legal do art. 50 do Cdigo Civil. Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES

Questo 30

A questo faz referncia a diversos tipos societrios que ainda no foram estudados por ns. Alm disso, a opo b menciona a sociedade de capital e indstria, que no se encontra mais prevista no nosso ordenamento jurdico (o exerccio datado de 1997, antes do advento do Cdigo Civil). Todavia, diante do que j foi por ns estudado, no difcil apontar a alternativa c como correta. Com efeito, a sociedade em conta de participao dispensa a inscrio de seu ato constitutivo na Junta Comercial, j que o contrato social produz efeito somente entre os scios e seu eventual registro no confere personalidade jurdica sociedade (art. 993). Outrossim, a prpria redao do art. 992 do Cdigo Civil dispe que a constituio da sociedade em conta de participao independe de qualquer formalidade.

Questo 31 A alternativa a apresenta uma caracterstica da sociedade em comum (art. 990). As opes b, c e d tambm no esto corretas, j que conflitam com o disposto nos arts. 995, 992 e 993, respectivamente. A afirmativa e est em harmonia com o pargrafo nico do art. 991, que determina que s o scio ostensivo se obriga perante terceiro. Repisese que scio oculto e scio participante so expresses sinnimas.

Questo 32 A letra a estaria correta se estivssemos tratando da sociedade em conta de participao, conforme a redao do art. 993 do CC. Com a inscrio dos atos constitutivos no devido registro, a sociedade passar a ser considerada regular e, consequentemente, ir adquirir personalidade jurdica. Repare que a letra c tambm faz aluso a uma caracterstica da sociedade em conta da participao que no se aplica sociedade em comum. A opo b est em conflito com o texto legal do art. 987, tendo em vista que os scios, nas relaes entre si ou com terceiros, somente por escrito podem provar a existncia da sociedade.
Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES A assertiva d est correta (art. 990). Neste passo, repare que a consequncia da falta de registro se aplica a todos os scios, ainda que no tenham participado da administrao da sociedade.

PARTE II - EXERCCIOS DE FALSO / VERDADEIRO

1 - (Cespe Fiscal Tributrio/Vila Velha-ES, 2008) Consideram-se empresrias as sociedades limitadas, as sociedades annimas, as sociedades de economia mista e as sociedades cooperativas.

2 - Se Joo e Pedro formarem uma sociedade para a prestao de servios de natureza cientfica, mas registrarem os respectivos atos constitutivos na Junta Comercial, correto afirmar que no haver o nascimento da personalidade jurdica, tendo em vista que o ato deveria ser registrado no Registro Civil de Pessoas Jurdicas.

3 - (Cespe Auditor Fiscal da Receita Estadual/ES, 2009) Como sociedades no-personificadas, as sociedades limitada e annima distinguem-se no que diz respeito ao risco, ao limite de responsabilidade de seus scios, pois, nas limitadas, a perda do scio se restringe ao capital que subscreveu, ao passo que, nas annimas, essa perda pode atingir o valor at o preo de emisso das aes subscritas.

4 - As sociedades rurais so consideradas sociedades simples, ainda que requeiram inscrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis da sua sede.

5 - As sociedades cooperativas sempre sero consideradas simples e as sociedades annimas empresrias.

(Cespe Tcnico Cientfico, Direito/Banco da Amaznia, 2007) Dnis e Ildeu constituram pequeno empreendimento cujo objeto a restaurao
Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES de pneus para caminhes. Compraram mquinas e matria-prima, mas no confeccionaram o contrato social da sociedade.Acerca dessa situao hipottica e das normas de direito societrio, julgue os itens que se seguem. 6 Os bens da sociedade caracterizam-se como patrimnio especial, do qual Dnis e Ildeu so titulares em comum. 7 - Dnis e Ildeu respondem solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais da sociedade.

8 (Cespe Advogado, BRB, 2010) Considere que os irmos Ana e Bento tenham constitudo sociedade para atuar no ramo de preparao e venda de alimentos em domiclio e, embora no tenham inscrito o ato constitutivo da sociedade na junta comercial, contrataram alguns empregados e adquiriram instrumentos de trabalho e um automvel. Nessa situao, os bens e as dvidas sociais constituem patrimnio especial, do qual Ana e Bento so titulares em comum. 9 - (Cespe Defensor Pblico da Unio/2007) Scios de certa sociedade em conta de participao lavraram o seu ato constitutivo em janeiro de 2007, mas o referido instrumento foi levado a registro apenas aps cerca de seis meses. Nessa situao, a sociedade somente passou a ter personalidade jurdica no momento da inscrio de seu contrato social no registro pblico de empresas mercantis.

10 - (Cespe Analista de Gesto Corporativa Advogado/HEMOBRS, 2008) Em se tratando de sociedade em comum, os bens dos scios podem ser executados por dvidas da sociedade em caso de insolvncia.

11 A constituio da sociedade em conta de participao independe de qualquer formalidade, mas os scios, nas relaes com terceiros, s podem provar sua existncia por escrito.

12 - (Cespe Delegado da Polcia Federal/2004) Determinada sociedade em comum, formada por A, B e C, contraiu dvidas que no foram suportadas por seu patrimnio. Os scios A e B no dispunham de Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES recursos ou bens que pudessem saldar as referidas dvidas. Nessa situao, C responder solidria e ilimitadamente, com seus bens pessoais, pelas dvidas da sociedade.

13 Apesar de a sociedade em conta de participao ser considerada no personificada, a sociedade em comum considerada personificada, tendo em vista que o registro dos atos constitutivos desta ltima suficiente para que venha a adquirir personalidade.

14 - (Cespe Fiscal de Tributos/Rio Branco-AC, 2007) Na sociedade em conta de participao, o contrato social produz efeitos somente entre os scios; alm disso, a eventual inscrio de seu instrumento em qualquer registro no confere personalidade jurdica sociedade.

15 A desconsiderao da personalidade jurdica depende de deciso judicial, que deve ser provocada pelas partes ou pelo Ministrio Pblico, quando lhe couber intervir no processo.

16 A superao da personalidade jurdica, por ser um fenmemo episdico, no acarreta necessariamente a extino da sociedade, o que ir ocorrer somente na hiptese de pedido por parte do Ministrio Pblico.

17 - Os preponentes so responsveis pelos atos de quaisquer prepostos, praticados nos seus estabelecimentos, desde que sejam relativos atividade da empresa e haja autorizao por escrito.

18 - (Cespe Delegatrio de Servios Notariais e de Registro/AC, 2006) Os livros comerciais gozam da proteo do princpio do sigilo, independentemente de ordem judicial ou de autoridade fiscal.

19 Ainda que uma empresa seja sediada em territrio estrangeiro, suas sucursais, filiais ou agncias no Brasil devero observar as regras relativas escriturao previstas no Cdigo Civil.
Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES

20 (Cespe Procurador Federal, 2010) Os empregados da pessoa jurdica X Ltda., insatisfeitos com os valores que lhes eram pagos a ttulo de participao nos lucros da sociedade, ajuizaram ao cautelar pleiteando a exibio integral dos livros e papis da escriturao empresarial. Nessa situao, o magistrado que analisar a questo dever julgar improcedente o pedido, tendo em vista a ausncia de respaldo legal para tanto.

Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES GABARITO E COMENTRIOS PARTE II

1 Falso. As sociedades cooperativas so necessariamente consideradas simples (PU do art. 982). As sociedades limitadas podem ou no ser sociedades empresrias, de acordo com a atividade que desempenharem.

2 Verdadeiro. (art. 45 e 985)

3 - Falso. Como vimos as sociedades no personificadas so a sociedades em conta de participao e a sociedade em comum.

4 Falso. O registro na Junta Comercial gera a equiparao sociedade empresria. (art. 984)

5 Verdadeiro. (art. 982)

6 Verdadeiro. (art. 988)

7 Verdadeiro. (art. 990)

8 Verdadeiro. (art. 988)

9 Falso. Em rpida leitura, o candidato pode atentar somente para a parte final da assertiva, sendo induzido a pensar que estivesse correta. Contudo, necessrio observar que a afirmao se refere sociedade em conta de participao. Assim, ainda que ocorra o registro do contrato social, a sociedade no ir adquirir personalidade jurdica (art. 993).

10 Verdadeiro. (art. 990)

Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES 11 Falso. De fato, a constituio da sociedade em conta de participao independe de qualquer formalidade. Todavia, a sua existncia pode provar-se, por scios ou terceiros, por todos os meios admitidos em direito (art. 992).

12 Verdadeiro. (art. 990)

13 Falso. Ambas as espcies societrias so consideradas no personificadas.

14 Verdadeiro. (pargrafo nico do art. 991 e art. 992)

15 Verdadeiro. (art. 50)

16 Falso. patente que a desconsiderao da personalidade jurdica no ir gerar a extino da sociedade. A assertiva, contudo, apresenta uma ressalva em relao a eventual pedido do membro do Ministrio Pblico, previso que no encontra respaldo na legislao em estudo.

17 Falso. No necessria a autorizao por escrito para que incida esta responsabilidade (art.1.178)

18 Falso. O princpio do sigilo apresenta algumas excees previstas em lei, de acordo com a letra dos arts. 1.191 e 1.193 do Cdigo civil.

19 Verdadeiro. (art. 1.195)

20 Falso. A previso legal para que tal provimento seja deferido pela autoridade judiciria encontra respaldo no art. 1.191.

Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES Bibliografia

BORBA, Jos Edwaldo Tavares. Direito Societrio. 8 ed. rev., aum. e atual. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.

CARVALHO

FILHO,

Jos

dos

Santos.

Manual

de

Direito

Administrativo. 17 ed. Rio de Janeiro: ed.Lumen Jris, 2007. COELHO, Fbio Ulhoa. Curso de Direito Comercial. 10 ed. rev. e atual., So Paulo: Saraiva, 2007. DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro, 2 vol.: teoria geral das obrigaes. 18 ed. rev. e atual. de acordo com o novo Cdigo Civil, So Paulo: Saraiva, 2003. GRANJEIRO. J. Wilson e outros. Lei 6.404/76 Comentada e Introduo ao Direito da Empresa. 11 ed. Braslia: Obcursos, 2009. HOOG, Wilson Alberto Zappa. Lei das Sociedades Annimas. 2 ed. Curitiba: Juru, 2009. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 25 ed. So Paulo: Malheiros, 2000. MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de direito civil v. 1: parte geral. 39 ed. So Paulo: Saraiva, 2003.

RAMOS, Andr Luiz Santa Cruz, Curso de Direito Empresarial: o novo regime jurdico-empresarial brasileiro. 3 ed. Salvador: juspodivm, 2009.

Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL - EXERCCIOS ICMS/DF AULA UM ANTNIO NBREGA E RICARDO GOMES REQUIO, Rubens. Curso de Direito Comercial, 2 volume. 27 ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2010.

VEROSA, Haroldo Malheiros Duclerc, Curso de Direito Comercial. So Paulo: Malheiros, 2008.

Professores Antonio Nbrega e Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

Vous aimerez peut-être aussi