Vous êtes sur la page 1sur 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR CURSO DE ESPECIALIZAO NUTRIO E EXERCCIO FSICO DISCIPLINA Avaliao Nutricional do Desportista

ARTIGO Associao do ndice de Massa Corporal e da Resistncia Insulina com Sndrome Metablica em Crianas Brasileiras INDICAO BIBLIOGRFICA FERREIRA, Aparecido Pimentel; NBREGA, Otvio Toldo; FRANA, Nanc Maria. Arq Bras Cardiol; 93(2): pags 147-153, ago. 2009. OBJETO DO ESTUDO A Sndrome Metablica (SM) um fator de risco para o desenvolvimento da diabetes e de doenas cardacas. Alguns estudos apontam que a Sndrome Metablica pode surgir na infncia ou adolescncia. Os fatores de risco para o aparecimento da sndrome metablica so o excesso de gordura corporal e a resistncia a insulina. A obesidade tem se elevado muito nos ltimos anos, o que favoreceu o aparecimento de diabetes do tipo 2 e de doenas cardacas. Estudos relatam que as doenas cardacas so mais difceis de aparecerem na infncia, porm se a criana apresentar fatores de risco como o excesso de peso, insulina de jejum baixa e presso elevada, ento estes riscos se elevam, assim os riscos se tornam similares como nas idades mais avanadas. Segundo citao feita pelos autores, a prevalncia de obesidade na infncia tem aumentado quase o dobro em diversos pases, o que motivou os autores a investigarem as associaes entre ndice de Massa Corprea, SM e RI em crianas. Este artigo tem como objetivo avaliar o IMC e a resistncia a insulina como fator de risco para o aparecimento de doenas cardiovasculares.

MTODOS UTILIZADOS Estudo transversal e epidemiolgico de base populacional, tendo amostra, em escola pblica e particular. Os procedimentos foram realizados no Hospital da Universidade Catlica de Braslia, com 958 crianas avaliadas com idade entre 7 e 11 anos, de 10 escolas. 109 crianas concordaram em participar da pesquisa. Foram aferidos os seguintes dados no grupo: idade, sexo, altura, peso, circunferncia de cintura e quadril, presso arterial sistlica e diastlica. A composio corporal foi determinada atravs do mtodo de DEXA (Double Energy X-ray Absormetry).

Foram coletadas amostras de sangue aps jejum de 12 h, a fim de se dosarem colesterol, trialcilglicerol, HDL, glicose e insulina. Para se diagnosticar SM, foram observados os seguintes fatores: obesidade, dislipidemia, hipertenso e hiperglicemia de jejum. Seguindo parmetros semelhantes aos utilizados no National Cholesterol Education Program - Adult Treatment Panel III, utilizando prevalncia de trs ou mais fatores como indicador de SM. As anlises foram calculadas atravs de software SPSS verso 11.5 RESULTADOS A prevalncia de obesidade, sobrepeso e peso normal nas crianas no apresentou grandes variaes em relao ao sexo, entretanto as caractersticas se mostraram bastante variveis em relao ao perfil antropomtrico, clinico e bioqumico. As crianas obesas e com sobrepeso apresentaram tendncias a distrbios relacionados SM. Uma maior frequncia de SM foi encontrada nas crianas classificadas acima do terceiro quartil do ndice HOMA-IR, o que consistente com uma associao entre a resistncia insulina e fatores de risco cardiovasculares entre estudantes brasileiros. Apenas as crianas obesas tiveram diagnstico de SM.

DISCUSSO Segundo os autores, os valores encontrados corroboram com outros estudos realizados anteriormente e acrescenta que os fatores de risco de SM presentes nas crianas obesas se torna mais freqente neste grupo em comparativo aos grupos de sobrepeso e peso normal, acrescentando que o IMC alto leva a aumento dos demais fatores de risco. Entre as crianas do sexo feminino, foi observada maior prevalncia de SM, explicada pela maior adiposidade em meninas. Com efeito, o estudo aponta o mtodo de IMC e dosagem dos nveis plasmticos de insulina como instrumentos confiveis na predio de fatores de risco da SM.

CONCLUSO Resistncia a Insulina (RI) e obesidade esto, de fato, relacionados com o desenvolvimento de fatores de risco para doena cardiovascular em crianas.

Vous aimerez peut-être aussi