Vous êtes sur la page 1sur 7

Ttulo: Perda de Energia de Partculas Alfa no Ar

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Fsica Relatrio de Laboratrio Avanado IV Autor: Thiago Marcolino da Silva 1 Introduo O processo de perda de energia de partculas carregadas diferente do processo de uma partcula sem carga. Enquanto a radiao sem carga pode atravessar a matria sem interao, a partcula carregada tem interao coulombiana com os eltrons e ncleos de quase todos os tomos do material. Essa interao consome parte da energia, assim diminuindo sua energia aos poucos. Para uma partcula alfa (alta energia) a perda de energia por unidade de trajetria pode ser aproximada para a perda de energia por interaes coulombianas por unidade de trajetria. 2 Teoria Considerando um feixe de partculas monoenergtica movendo atravs de absorvedor. A partcula perde energia durante a viagem, pelas interaes com ons presentes na matria (interaes coulombianas). A perda mdia de energia por unidade de comprimento chamado de Stopping Power de absoro da substncia. A ionizao especfica o nmero de ons produzidos por unidade de comprimento. A curva mostra que mostra a ionizao especfica em funo da energia residual conhecida como curva de Bragg (figura 1).

Figura 1: Curva de Bragg

Podemos caracterizar as interaes coulombianas pelo parmetro de impacto b e pelo raio atmico a. Para longa distancia do tomo (b >> a) a partcula exerce influencia sobre todo ele, distorcendo a nuvem eletrnica, excitando e algumas vezes ionizando-o por ejeo de um eltron de uma camada de valncia. Grandes valores de b so mais provveis, pois as distncias interatmicas so grandes. Por isso, interaes leves ocorrem em maior nmero e so responsveis por perda da metade da energia da partcula carregada.

Portanto a perda de energia por unidade de comprimento, conhecido tambm como Stopping Power, pode ser dado pela relao (1).

(1) Onde r0 o raio clssico do eltron mc2 a energia de repouso para o eltron = v/c = (1 2)-1/2 N o nmero de Avogadro Z o nmero atmico do material z a carga da partcula incidente I o potencial de excitao e ionizao. Uma vez que a massa das partculas alfa muito maior que a massa dos eltrons, a quantidade de energia transferida em cada interao relativamente pequena, para se ter uma perda significativa de energia so necessrias diversas interaes. Estas interaes no so relevantes em relao mudana de direo da partcula alfa sendo esse papel reservado essencialmente s interaes coulombianas com o ncleo (espalhamento de Rutherford). O alcance das partculas alfa de um feixe apresenta uma pequena disperso espacial. medida que a partcula alfa perde velocidade, sua capacidade de ionizar as molculas aumenta, atingindo um mximo no final de sua trajetria (pico de Bragg). O alcance de uma partcula carregada com energia inicial E na matria pode ser obtido integrando a relao (1).

(2) Para partculas alfas com energias entre 4 e 11 MeV, o alcance no ar

(3) onde R dado em cm e E em MeV. 3 Procedimento experimental O esquema experimental utilizado mostrado na figura 2. Onde o detector utilizado do tipo barreira de superfcie. A fonte de partculas alfa Amercio 241 (Am-241), que emite partculas com energia de 5,486 MeV (85%) e 5,443 MeV (12,8%). Com uma mdia de energia de 5,48 MeV. A distncia da amostra ao detector variou entre 0 e 36 mm, em passos de 1 mm, durante um tempo de exposio de 100 s para cada distncia.

Figura 2: Esquema experimental.

4 Resultados Experimentais Na figura 3 temos o espectro proveniente da deteco de partculas alfa em vcuo e com a cmera a presso atmosfrica para diversas distncias entre a fonte e o detector. Observa-se o deslocamento do espectro para a esquerda, onde, as tenses so menores e consecutivamente energias mais baixas, ou seja, a partcula alfa perde energia no ar conforme a distncia (resultado j esperado). J a diminuio do nmero de contagens a medida afastamos a fonte do detector ocorre devido a diminuio do ngulo slido de deteco. A calibrao dos dados foi feita utilizando um pulsador, que simulou um pulso com energia de ~5,4 MeV e foi atenuado por fatores de 1.2, 1.4, 2 e 4.

Figura 3: Espectro de deteco da partcula alfa.

Figura 4: Espectro do pulsador.

Figura 5: A energia varia linearmente com o canal.

(4) A relao apresenta o mtodo linear para determinar a energia de um determinado canal.

5 Anlise de Resultados A partir da relao 4 podemos construir um grfico da figura 6 que apresenta a atenuao da energia em funo da distncia.

Figura 6: Energia das partculas alfa em funo da distncia do detector a fonte.

Atravs da relao 3, estima-se que o alcance de uma partcula alfa com energia de 5,4 MeV de R = 39,15 mm. Realizando um ajuste com um polinmio de 6 grau ao grfico da figura 6 obtemos o alcance R 37 mm, com uma discrepncia de 5,5 %. A figura 7 mostra o grfico da perda de energia em funo da trajetria (curva de Bragg) para partcula com energia de 5,4 MeV. No foi realizado um ajuste com um polinmio de 8 grfico, apresentando um pico (pico de Bragg) em ~36 mm, discrepncia de 8% com relao ao valor obtido a partir da relao 3 (R = 39,15 mm).

Figura 7: Curva de Bragg para partculas alfa (5,4 MeV) no ar.

O grfico da figura 8 apresenta, a partir de um calculo semi-emprico realizado no programa SRIM, a perda de energia (Stopping Power) de ons na matria (neste caso a matria o ar), simulando as condies experimentais para anlise de comparao com os dados reais apresentados no grfico da figura 9.

Figura 8: Simulao do SRIM

Figura 9: Perda de energia de partculas alfa em ar, em funo da energia.

6 Concluses De acordo com os mtodos descritos, foi obtida uma aproximao satisfatria para a curva de Bragg (figura 7) e o valor de alcance com uma discrepncia inferior a 10% em comparao ao valor da literatura. Porm, os dados experimentais em comparao com a simulao semi-emprica do SRIM esto totalmente em desacordo apresentando um comportamento de difcil anlise. Talvez seja necessrio realizar uma nova simulao no SRIM afim de comparar com os dados experimentais.

7 Referncias Nicholas Tsoulfanidis Measurement and Detection of Radiation Manual Ortec - Experiment 5, Energy Loss with Heavy Charged Particles (Alphas) Emilio Segr Nuclei and Particles SRIM Software

Vous aimerez peut-être aussi