Vous êtes sur la page 1sur 4

Trabalho De Geografia

Centro educacional Arminda barbosa Aluno:jair nascimento mendoa

LIXO URBANO A palavra lixo, derivada do termo latim lix, significa "cinza". No dicionrio, ela definida como sujeira, imundice, coisa ou coisas inteis, velhas, sem valor. Lixo, na linguagem tcnica, sinnimo de resduos slidos e representado por materiais descartados pelas atividades humanas. Desde os tempos mais remotos at meados do sculo XVIII, quando surgiram as primeiras indstrias na Europa, o lixo era produzido em pequena quantidade e constitudo essencialmente de sobras de alimentos. A partir da Revoluo Industrial, as fbricas comearam a produzir objetos de consumo em larga escala e a introduzir novas embalagens no mercado, aumentando consideravelmente o volume e a diversidade de resduos gerados nas reas urbanas. O homem passou a viver ento a era dos descartveis em que a maior parte dos produtos desde guardanapos de papel e latas de refrigerante, at computadores so inutilizados e jogados fora com enorme rapidez. Ao mesmo tempo, o crescimento acelerado das metrpoles fez com que as reas disponveis para colocar o lixo se tornassem escassas. A sujeira acumulada no ambiente aumentou a poluio do solo e das guas e piorou as condies de sade das populaes em todo o mundo, especialmente nas regies menos desenvolvidas. At hoje, no Brasil, a maior parte dos resduos recolhidos nos centros urbanos simplesmente jogada sem qualquer cuidado em depsitos existentes nas periferias das cidades. O lixo urbano , portanto um dos maiores problemas ambientais da atualidade, pois os moldes de consumo adotados pela maioria das sociedades modernas esto provocando um aumento contnuo e exagerado na quantidade de lixo produzido.

CLASSIFICAO DO LIXO

Para determinar a melhor tecnologia para tratamento, aproveitamento ou destinao final do lixo necessrio conhecer a sua classificao, pois o lixo possui uma complexa composio, onde atuam diversos elementos de diferentes fontes. O lixo pode ser classificado de acordo com sua natureza fsica, composio qumica, origem, riscos potenciais ao meio ambiente, entre outros fatores. Quanto a sua natureza e estado fsico, o mesmo pode ser classificado em slido, lquido, gasoso e pastoso (Oliveira, 1997). No que se refere ao critrio de origem e produo, classifica-se da seguinte forma:

Lixo urbano: Formado por resduos slidos em reas urbanas, onde se incluem os resduos domsticos, os efluentes industriais domiciliares (pequenas indstrias de fundo de quintal) e resduos comerciais; Lixo domiciliar: Formado pelos resduos slidos de atividades residenciais, contm muita quantidade de matria orgnica, plstico, lata, vidro, papis, etc; Lixo comercial: Formado pelos resduos slidos das reas comerciais, compostos por matria orgnica, papis e plsticos de vrios grupos. Lixo pblico: Formado por resduos provenientes de limpeza pblica (areia, papis, folhagem, poda de rvores); Lixo especial: Formado por resduos geralmente industriais, merece tratamento, manipulao e transporte especial, so eles: pilhas, baterias, embalagens de agrotxicos, embalagens de combustveis, de remdios ou venenos; Lixo industrial: Nem todos os resduos produzidos por indstria, podem ser designados como lixo industrial. Algumas indstrias do meio urbano produzem resduos semelhantes ao domstico, exemplo disto so as padarias; os demais podero ser enquadrados em lixo especial e ter o mesmo destino; Lixo de servio de sade: Os servios hospitalares, ambulatoriais, farmcias, so geradores dos mais variados tipos de resduos spticos, resultados de curativos, aplicao de medicamentos que em contato com o meio ambiente ou misturado ao lixo domstico podero ser patgenos ou vetores de doenas. Eles devem ser destinados incinerao; Lixo atmico: Produto resultante da queima do combustvel nuclear, composto de urnio enriquecido com istopo atmico 235. A elevada radioatividade constitui um grave perigo sade da populao e por isso deve ser enterrado em local prprio e inacessvel; Lixo espacial: Restos provenientes dos objetos lanados pelo homem no espao, que circulam ao redor da Terra com a velocidade de cerca de 28 mil quilmetros por hora. So estgios completos de foguetes, satlites desativados, tanques de combustvel e fragmentos de aparelhos que explodiram normalmente por acidente ou foram destrudos pela ao das armas antisatlites; Lixo radioativo: Resduo txico e venenoso formado por substncias radioativas resultantes do funcionamento de reatores nucleares. Como no h um lugar seguro para armazenar esse lixo radioativo, a alternativa recomendada pelos cientistas foi coloc-lo em tambores ou recipientes de concreto impermeveis e prova de radiao e enterr-los em terrenos estveis, no subsolo.

Vous aimerez peut-être aussi