Vous êtes sur la page 1sur 33

Instituto Federal do Esprito Santo

Ainda no foi possvel estabelecer ensaios padres para verificao do poder combustvel dos briquetes.

Resduo de lato

Briquetes de lato

Resistncia Compresso

Ensaio utilizado para determinar a resistncia do briquete aos esforos compressivos, durante a sua estocagem.
Resistncia: 3,57 kg/cm2

Resistncia ao Impacto

Ensaio que determina a resistncia do briquete ao suportar repetidas quedas.


A resistncia ao impacto dos briquetes pode ser determinada por meio de ensaios de queda livre.

Resistncia Ao da gua

Consiste na avaliao do ganho de massa obtido pelo briquete, aps a imerso em um recipiente com gua. Essa informao muito importante para os casos em que os briquetes so estocados em ambientes externos.

Temperatura de Choque

A temperatura de choque definida como a temperatura na qual 90% do briquete resiste, sem explodir, ao impacto de uma rpida elevao da temperatura.

Resistncia Abraso

Consiste na avaliao da degradao fsica sofrida por um briquete durante o seu transporte. Briquete de excelente qualidade: quando menos de 5% das partculas do seu peso inicial apresentam tamanho inferior malha teste aps o ensaio

Peneirador vibratrio, do tipo ro-tap, utilizado nos ensaios de resistncia abraso.

Teste de choque

Este teste tem por finalidade medir a maior ou menor susceptibilidade que tem o material de produzir finos, quando submetido s quedas durante o seu abastecimento no alto-forno.

Teste de Tamboramento

Este teste tem por finalidade medir a resistncia do material abraso, quando submetido ao atrito com as paredes do forno e prpria carga.

ndice de Degradao sob reduo (RDI)

O ndice definido pela maior ou menor facilidade que tem o material de produzir finos durante a sua reduo.

Teste de Redutibilidade (RI)

Mede a facilidade com a qual o oxignio da carga metlica removido sob a ao de um agente redutor.

Desenvolvida para automatizar ou auxiliar a quantificao de fases em snter de minrio de ferro produzidos nas plantas piloto do Centro de Tecnologia de Ferrosos da Vale

Amostras de snteres foram cortadas e embutidas a frio em resina epxi. Em seguida, os blocos assim montados foram lixados e polidos.

Imagens tpicas de snter: um campo em alto aumento (objetiva de 20)

Imagens desse experimento, junto com os seus respectivos histogramas de intensidade e vises ampliadas das regies demarcadas em branco

A anlise microestrutural das pelotas de minrio de ferro realizada com o intuito de estudar o processo de pelotizao, desenvolver produtos e avaliar sua qualidade.

Preparao da amostra: As pelotas so cortadas ao meio e embutidas em resina Epxi, em seguida, so lixadas e polidas

Resultados

Mosaico em alta resoluo adquirido ao longo do dimetro de uma pelota.

Variao das fraes de fase, em rea %, ao longo do dimetro mostrado na Figura anterior

Mosaico em baixa resoluo cobrindo toda a superfcie da seo polida de uma pelota.

Mapa de porosidade obtido a partir do mosaico mostrado na Figura anterior. Os valores da escala esto em frao de rea local (%).

A anlise dos fenmenos envolvidos na deformao elstica e fratura. A resistncia mecnica das pelotas importante na estocagem, transporte e carregamento em altos-fornos.

Esfera comprimida entre placas e fratura sendo iniciada por tenses de trao no centro. As tenses de cisalhamento devido carga de compresso produzem achatamento nas regies de contato placa-esfera.

A fratura de pelotas causada por tenses de trao, maiores no centro. Uma pequena pelota que no contm um vazio poder ser mais resistente do que uma pelota grande contendo um vazio. A resistncia fratura de uma pelota deve ser proporcional rea da seo transversal.

No fornecimento de minrio de ferro para a indstria siderrgica, os mineradores tem que atender a uma serie de especificaes referentes a qualidade qumica, granulomtrica e, metalrgica das matrias-primas que so ditadas pelas metas operacionais (produtividade e consumo de combustvel) e de qualidade do ferro gusa e escoria a serem produzidos.

Vous aimerez peut-être aussi