Vous êtes sur la page 1sur 2

A crnica um texto de carcter reflexivo e interpretativo, que parte de um assunto do quotidiano, um acontecimento trivial, sem significado relevante, apresentando

o episdios reais ou fictcios para transmitir a posio do cronista, surgindo com maior ou menor evidencia a crtica. um texto sempre assinado por um jornalista ou por uma personalidade de reconhecido mrito. um texto subjetivo, pois apresenta a perspetiva do seu autor, o tom do discurso varia entre o ligeiro e o polmico, podendo ser irnico ou humorstico. O interesse imediato dos temas abordados na crnica leva, muitas vezes, a que estes textos tenham um carcter efmero. um texto breve e surge com regularidade e com continuidade numa pgina fixa do jornal ou da publicao, ao qual normalmente atribuda uma designao (ttulo).

No plano da temtica a crnica pode ser poltica, desportiva, literria, humorstica, econmica, social, etc.

Designao do espao da crnica. Titulo especifico tendo em conta o tema abordado na crnica. A sequncia discursiva varivel, correspondendo intencionalidade do autor respeitando, porm, a ordem sequencial de um texto: introduo, dvv e concluso.

Discurso na primeira pessoa e na terceira pessoa Utilizao de pronomes pessoais na primeira pessoa; Registo de lngua padro, corrente e/ou cuidado ou ainda literrio; Vocabulrio variado e expressivo de acordo com a inteno do emissor Predomnio das funes apelativa e emotiva da linguagem sobre a informativa Uso da conotao e de jogos de palavras; Pontuao valorativa; Emprego de recursos estilsticos: adjetivao expressiva; figuras de estilo (metfora, hiprbole, ironia); Estilo direto, espontneo, vivo e jornalstico;

A crnica e o ensaio caracterizam-se pela subjetividade, envolvem idntico movimento do eu, mas enquanto o ensaio guarda sempre uma inteno, a crnica, ou repele a intencionalidade, ou deixa de ser crnica. (...) A crnica apresenta caractersticas especcas. A primeira delas diz respeito brevidade: no geral, a crnica um texto curto, de meia coluna de jornal ou de pgina de revista. (...). A brevidade reete, e a um s tempo determina, as outras marcas da crnica. A subjetividade a mais relevante de todas. Na crnica, o foco narrativo situa-se na primeira pessoa do singular, o eu est presente de forma direta ou na transmisso do acontecimento segundo sua viso pessoal. (...) Simultaneamente monlogo e dilogo, (...) o cronista, em monodilogo, se oferece em espetculo ao leitor, conduzido por uma secreta anidade eletiva. O estilo em que se vaza o monodilogo, direto, espontneo, jornalstico, de imediata apreenso, nem por isso deixa de manusear todo o arsenal metafrico que identica as obras literrias. (...) O estilo regista a referencialidade da prosa jornalstica, (...) explora a polissemia da metfora. Sem ser um exerccio de estilo, a crnica montase em torno de muito pouco ou nada, ao menos em relao ao motivo inspirador, e por meio do estilo que se sustenta. (...) Morre de estilo a crnica, e morre tambm de um estilo de consumo fcil, imediato, acessvel ao leitor de jornal ou revista, menos exigente de rigor e de profundidade, que de uncia e ourivesaria. Entre coloquial e literrio, quer-se o estilo da crnica. (...) Ambiguidade, brevidade, subjetividade, dilogo, estilo entre oral e literrio, temas de quotidiano, ausncia de transcendente eis os requisitos essenciais da crnica, a que falta adicionar to somente um outro, anteriormente mencionado: a efemeridade.

MOISS, Massaud, A Criao Literria, 15 Edio, So Paulo, Cultrix, s.d., pp.109, 116-119.

Vous aimerez peut-être aussi