Vous êtes sur la page 1sur 44

Instrumentos nuticos

11

INSTRUMENTOS NUTICOS

11.1 AS FERRAMENTAS DO NAVEGANTE


Quase todas as atividades profissionais necessitam de um conjunto de ferramentas especficas. A prtica da navegao no diferente nesse aspecto. Este Captulo descreve, sem entrar demasiadamente em detalhes tcnicos, a maioria dos instrumentos utilizados nos navios de guerra, na marinha mercante e na navegao de pesca, esporte e recreio, para a prtica da navegao costeira, estimada e em guas restritas. A escolha dos instrumentos depende de vrios fatores, dentre os quais se destacam o porte do navio, seu uso e os recursos disponveis. Assim, pode-se afirmar que, de um modo geral, os navios de guerra mais modernos, os navios mercantes de grande porte (utilizados na navegao de longo curso), os navios de pesquisa e, at mesmo, algumas embarcaes de esporte e recreio so dotados de instrumentos e equipamentos de navegao variados e sofisticados. Por outro lado, navios de guerra menores (tais como navios-patrulha), naviosauxiliares, navios mercantes de cabotagem, embarcaes de pesca e a maioria dos barcos de esporte e recreio possuem, normalmente, apenas instrumentos nuticos bsicos. Embora os instrumentos nuticos possam ser classificados de diversas maneiras, eles sero aqui estudados em grupos, de acordo com as seguintes finalidades: instrumentos para medida de direes; instrumentos de medida de velocidade e distncia percorrida; instrumentos para medio de distncias no mar; instrumentos para medio de profundidades; instrumentos de desenho e plotagem; instrumentos para ampliao do poder de viso; e outros instrumentos.
Navegao costeira, estimada e em guas restritas 275

Instrumentos nuticos

11.2 INSTRUMENTOS PARA MEDIDA DE DIREES NO MAR


11.2.1 OBTENO DE RUMOS E MARCAES NO MAR
As direes no mar (rumos e marcaes) so obtidas pelo uso das Agulhas Nuticas e seus acessrios, j estudados detalhadamente no Captulo 3. Entretanto, vale acrescentar, ainda, alguns comentrios sobre os referidos instrumentos.

11.2.2 AGULHAS NUTICAS


So as Agulhas Nuticas, quer magnticas, quer giroscpicas, que indicam os rumos a bordo. Ademais, com elas so tomadas as marcaes e azimutes, atravs do uso de acessrios especiais.

a.

Agulhas Magnticas

Conforme visto, normalmente os navios possuem duas Agulhas Magnticas: a agulha padro, instalada no tijup, em um local o mais livre possvel das influncias dos ferros de bordo e de visada desobstruda, e a agulha de governo, colocada no passadio, por anteavante da roda do leme. Pela agulha padro que se determinam os rumos e marcaes. A agulha de governo serve, basicamente, para o governo do navio. O rumo da agulha de governo obtido por comparao com a agulha padro. O procedimento consiste em colocar o navio no rumo da agulha pela agulha padro e, nessa situao, ler-se o rumo indicado na agulha de governo, pela qual passa-se a governar o navio. Em alguns navios, suprimiu-se a agulha de governo, sendo instalado na agulha padro, no tijup, um periscpio para leituras de rumo pelo timoneiro, no passadio. No que se refere graduao da rosa de rumos da Agulha Magntica, inicialmente a bssola era usada apenas para indicar o Norte. Logo, entretanto, foi introduzido o conceito de marcar outras direes ao redor da borda da agulha. As direes marcadas recebem os nomes dos vrios ventos, conhecidos como Norte, Leste, Sul e Oeste. Por isso, rosa da agulha foi dado o nome de rosa dos ventos. Depois das direes cardeais (N,E,S e W), vieram as direes intercardeais (ou colaterais), NE, SE, SW e NW e, em seguida, subdivises menores, tais como NNE, ENE, ESE, SSE, SSW, WSW, WNW e NNW. Este sistema resulta na diviso de um crculo completo (360) em 32 pontos (1 ponto = 11 15'). Cada ponto, por sua vez, dividido em meio ponto e 1/4 de ponto. Uma rosa completa deste tipo, com os 32 pontos, suas subdivises e as designaes das quartas est mostrada na Figura 11.1. A graduao da rosa em pontos e quartas est, hoje, obsoleta, mas pode ser, ainda, encontrada em algumas embarcaes, especialmente veleiros. A tabela da Figura 11.2 permite converter a rosa em pontos e a rosa em quartas em rosa circular (000 a 360). Um desenvolvimento recente da Agulha Magntica a agulha eletrnica, que baseia seu funcionamento na medida do campo magntico terrestre. Ela no usa, como a bssola tradicional, a lei de atrao e repulso dos plos magnticos.
276 Navegao costeira, estimada e em guas restritas

Instrumentos nuticos

Figura 11.1 - Rosa graduada em graus e pontos e quartas

Esta rosa apresenta as duas graduaes convencionais: diviso em graus (de 000 a 360), que o sistema de uso universal, e diviso quadrantal, que usa os pontos cardeais, colaterais e sub-colaterais.

Figura 11.2 - Converso da Rosa em Pontos e da Rosa em Quartas em Rosa Circular

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

277

Instrumentos nuticos

A instalao da agulha eletrnica (FLUX GATE COMPASS) a bordo simples, a apresentao do rumo geralmente digital e no existem partes mveis na agulha. Alm disso, uma agulha eletrnica pode ser usada em latitudes mais elevadas que uma bssola convencional.

b.

Agulhas Giro-Magnticas

Embora pouco utilizada, necessrio mencionar a agulha giro-magntica, que combina os efeitos do magnetismo e do giroscpio. Seu princpio simples: a agulha magntica possui um dispositivo que fixa no meridiano magntico um pequeno giroscpio, que, por sua vez, controla um transmissor que opera as repetidoras. Esse sistema foi desenvolvido pela Sperry Gyroscope Company, Inc. Uma agulha magntica alojada numa cmara estanque, que posicionada longe de todos os ferros de bordo (devido ao seu pequeno tamanho e por ser muito leve, pode ser posicionada no mastro). As indicaes dessa agulha no so afetadas pelos balanos e arfagens. Suas indicaes so enviadas a uma unidade giroscpica que possui uma rosa dos ventos, que indica o rumo magntico. Esse rumo passado repetidora por meio de um transmissor ligado ao giroscpio. O sistema possui capacidade para operar duas repetidoras. Um motor gerador serve para transformar a corrente eltrica do navio na corrente com as caractersticas necessrias para funcionamento do sistema. Esse sistema pode ser usado com sucesso em pequenas embarcaes, como iates, pequenos navios de pesca, rebocadores, etc, pois suas indicaes so estveis e ocupa pouco espao. Um diagrama esquemtico do sistema apresentado na Figura 11.3.
Figura 11.3 - Esquema da instalao da Agulha Giro-Magntica

c.

Agulhas Giroscpicas e seus acessrios

No que se refere s Agulhas Giroscpicas, importante registrar que, cada vez mais compactas, precisas e sofisticadas (utilizando giroscpios eletrnicos, mancais magnticos, etc.), hoje em dia so instaladas no passadio e no mais em compartimento prprio (PCI). Alm disso, dentro da tendncia de dispor de redundncia nos sistemas vitais de bordo, os navios modernos, embora sem dispensar as Agulhas Magnticas, tm, normalmente, duas Agulhas Giroscpicas, uma como back-up da outra.
278 Navegao costeira, estimada e em guas restritas

Instrumentos nuticos

Com relao aos acessrios das Agulhas Giroscpicas, h que recordar o piloto automtico e o registrador de rumos. O piloto automtico um aparelho para controle automtico do rumo, permitindo manter o navio em um determinado rumo, sem interferncia do timoneiro. Esse equipamento no de uso exclusivo com a Agulha Giroscpica, podendo ser instalado, tambm, em qualquer navio que possua um sistema de repetidora da agulha, seja ela giroscpica, magntica ou mesmo giro-magntica. Nas embarcaes menores, o piloto automtico possui sua prpria bssola (Agulha Magntica), na qual se ajusta o rumo a ser seguido. Entretanto, o piloto automtico mais utilizado associado a uma Agulha Giroscpica. O piloto automtico que usa um sistema repetidor da Agulha Giroscpica , ento, denominado giro-piloto. O governo do navio por meio do piloto automtico muito mais eficiente do que com o timoneiro. Como exemplo, basta citar que o equipamento SPERRY AUTOPILOT indica uma variao de rumo de 1/6 de grau e que o giro-piloto atua quando o navio sai do rumo ajustado apenas 1/3 de grau. Assim, o piloto automtico, alm de governar melhor o navio, apresenta as vantagens de possibilitar maior distncia realmente navegada, para um mesmo consumo de combustvel, e proporcionar menor desgaste da mquina do leme, em comparao com o governo manual. Entretanto, preciso alertar que o piloto automtico cego e, como qualquer outro equipamento, sujeito a avarias, falhas e irregularidades de funcionamento. Portanto, deve ser mantida permanentemente uma vigilncia cuidadosa sobre os movimentos do navio e a operao do aparelho. O registrador de rumos, conforme visto, um instrumento que registra em um papel (que se desenrola comandado por um equipamento de relojoaria) os rumos navegados, em funo do tempo, operando acionado por uma repetidora da Agulha Giroscpica. O registrador de rumos muito til na recomposio de derrotas, para verificar o adestramento dos timoneiros e serve de prova de manobras efetuadas em casos de acidentes, tais como coliso.

11.2.3 DISPOSITIVOS PARA MEDIDA DE MARCAES E AZIMUTES


Os acessrios e dispositivos especiais para a tomada de marcaes e azimutes foram abordados no Captulo 3, tendo sido estudados com detalhes o taxmetro, a agulha magntica de mo (hand bearing compass), a alidade de pnulas, o crculo azimutal e a alidade telescpica. Restam ser mencionados os seguintes instrumentos:
Figura 11.4 - Espelho Azimutal

a. Espelho azimutal (Figura 11.4): constitudo por uma alidade com espelho e prisma de reflexo, utilizado para obteno de azimutes e marcaes, de maneira semelhante ao crculo azimutal.

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

279

Instrumentos nuticos

Figura 11.5 - Uso do espelho azimutal

A Figura 11.5 mostra o emprego de um espelho azimutal para obteno da marcao de um ponto de terra e do azimute de um astro. Para observao da marcao, visa-se diretamente o ponto escolhido, lendo-se o valor da marcao com o auxlio do prisma. Para obteno do azimute de astros, utilizase o espelho montado na alidade (livre de girar em torno de um eixo horizontal).

Figura 11.6 - Alidade Telescpica

b. Alidade auto-sncrona: conforme visto no Captulo 3, a alidade telescpica (Figura 11.6) semelhante a um crculo azimutal, porm, em vez das fendas de visada, possui uma luneta telescpica montada sobre o crculo de metal. O poder de ampliao da lente do telescpio torna mais fcil observar objetos distantes. No interior da luneta, um retculo, em conjunto com um prisma, permite que se vise o ponto escolhido e, ao mesmo tempo, leia-se o valor da marcao. Entretanto, quando o navio est jogando muito, comum perder-se a visada de um objeto, pois o campo de viso da alidade telescpica limitado. Para contornar esta desvantagem, existe a alidade auto-sncrona (self-synchronous alidade), mostrada na Figura 11.7, que possui um motor sncrono adicional, comandado pela Agulha Giroscpica mestra. Com este desenvolvimento, possvel ajustar a alidade em uma determinada direo e observar um objeto, sem que o instrumento se desvie da marcao desejada, em virtude do movimento do navio. A alidade autosncrona, assim como a alidade telescpica, usada em lugar do crculo azimutal, ou do espelho azimutal, para determinar a marcao de objetos distantes.

280

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

Instrumentos nuticos

Figura 11.7 - Alidade Auto-Sncrona

Figura 11.8 - Agulha Magntica Digital de mo

c. Agulha Magntica digital, de mo: um instrumento de desenvolvimento recente para leitura de marcaes a agulha magntica digital de mo (hand held digital fluxgate compass), que possibilita a leitura de marcaes magnticas com preciso. O DATASCOPE, mostrado na Figura 11.8, possui uma luneta de 5x30, de foco permanente, e uma memria capaz de armazenar 9 valores de marcaes. Alm disso, pode-se entrar no aparelho com o valor da declinao magntica e obter-se diretamente marcaes verdadeiras, facilitando a plotagem das LDP observadas. O equipamento funciona, ainda, como determinador de distncias a objetos de altitude conhecida.
Figura 11.9 - Bssola Digital com dispositivo de viso noturna

O STARSCOPE, mostrado na Figura 11.9, semelhante ao DATASCOPE, permitindo leituras digitais precisas de marcaes. Ademais, incorpora uma capacidade de viso noturna, amplificando mais de 1.000 vezes a luminosidade existente.

11.3 INSTRUMENTOS DE MEDIDA DE VELOCIDADE E DISTNCIA PERCORRIDA


11.3.1 IMPORTNCIA DA MEDIDA DA VELOCIDADE E DA DISTNCIA PERCORRIDA
Conforme visto no Captulo 5, a navegao estimada baseia-se nas caractersticas do movimento do navio (rumo e velocidade / distncia percorrida). Assim, para efetuar a navegao estimada, alm do rumo (obtido da agulha nutica), fundamental conhecer a velocidade com que se desloca o navio e, a partir deste valor, a distncia percorrida em um determinado perodo de tempo. Ademais, o conhecimento da velocidade essencial para o estabelecimento de ETA (estimated time of arrival) em portos ou pontos da derrota e de rendez-vous com outros navios ou foras no mar.
Navegao costeira, estimada e em guas restritas 281

Instrumentos nuticos

11.3.2 ODMETROS E VELOCMETROS


Para determinao da distncia percorrida e da velocidade do navio recorremse, a bordo, aos odmetros ou aos velocmetros (speedmeters). Os odmetros* podem ser classificados em: odmetro de superfcie; odmetro de fundo; e odmetro Doppler. Os dois primeiros tipos medem a velocidade do navio na superfcie, isto , em relao massa dgua circundante (depois a velocidade integrada em relao ao tempo e transformada em distncia percorrida). O odmetro Doppler capaz de medir a velocidade em relao ao fundo.

a.

Odmetro de superfcie

O odmetro de superfcie (Figura 11.10) formado por um hlice, um volante, uma linha de reboque e um registrador, montados como ilustrado na Figura 11.11.
Figura 11.10 - Odmetro de Superfcie Figura 11.11 - Odmetro de Superfcie - mecnico REGISTRADOR (CONTADOR) LINHA VOLANTE HLICE

um instrumento antigo, pouco usado hoje em dia, porm fcil de montar e fornece resultados bastante precisos. Atualmente, os navios mantm o odmetro de superfcie como equipamento de emergncia. Durante o funcionamento do odmetro de superfcie, quando o navio se desloca o hlice adquire um movimento de rotao que, atravs da linha e do volante, transmitido ao contador, em cujo mostrador se pode ler, a cada instante, o total da distncia navegada, desde que o instrumento foi lanado ao mar. O comprimento da linha que se lana ao mar depende essencialmente da velocidade do navio e s experimentalmente pode-se concluir o valor correto do comprimento do reboque. Em princpio, a tabela a seguir, recomendada pela Marinha Britnica, pode servir de base:
* Os dicionrios listam HODMETRO como grafia principal da palavra. Contudo, aceitam, tambm, a forma ODMETRO, que ser utilizada neste trabalho, por ser de uso mais comum na navegao

282

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

Instrumentos nuticos

VEL. MAX.EM NS 10 15 18 e acima

BRAAS 40 50-55 65-70

METROS 73 91-101 119-128

O registrador (Figura 11.12) compe-se de uma caixa de engrenagens que movimenta os ponteiros dos mostradores, que indicam a distncia navegada at 1.000 milhas, em dcimos de milha (ponteiro pequeno, direita), em milhas (ponteiro grande, central) e em centenas de milhas (ponteiro pequeno, esquerda), como mostra a Figura 11.13.
Figura 11.12 - Registrador do Odmetro de Superfcie Figura 11.13 - Leitura do registrador

LEITURA

0220.2
A leitura do mostrador deve obedecer ordem citada anteriormente e a distncia deve ser indicada por cinco algarismos, os dcimos inclusive, como determinam as instrues sobre o uso de instrumentos de navegao.

VANTAGENS DO ODMETRO DE SUPERFCIE


Simplicidade de instalao; Possibilidade de substituio rpida de componentes avariados.

INCONVENIENTES DO ODMETRO DE SUPERFCIE


Precisa ser retirado quando o navio opera mquinas atrs (pois, com seguimento a r, pode enroscar-se no hlice); Sofre a influncia do mar grosso; Enrosca-se em algas e sargaos e reboca lixo; No est sempre pronto para funcionar; precisa ser preparado e lanado; Indica a distncia navegada na superfcie e no fornece diretamente a velocidade; Precisa ser retirado e no pode ser lanado em portos muito movimentados, porque sua linha pode ser cortada por outros navios. Alm dos inconvenientes acima, os odmetros de superfcie podem apresentar indicaes erradas devido s seguintes causas: mar muito agitado; m conservao; hlice rebocando lixo ou algas; comprimentos de linhas inadequados.
Navegao costeira, estimada e em guas restritas 283

Instrumentos nuticos

Um acessrio dos odmetros de superfcie muito usado a bordo o repetidor, instalado no Camarim de Navegao, cujo propsito permitir que a leitura do indicador seja feita no referido compartimento, dispensando a ida at a popa para cada leitura. Para isso, o indicador ligado a um circuito eltrico, que transmite suas informaes ao repetidor.

b.

Odmetro de fundo, tipo de presso (tubo de Pitot)

Figura 11.14 - Odmetro de fundo (tipo de presso)

PRESSO TOTAL

Neste tipo de odmetro, a informao obtida depende da diferena entre a presso normal (presso esttica) da gua, resultante da profundidade qual est mergulhado o elemento sensvel do equipamento abaixo da quilha, e a presso

resultante do movimento do navio atravs da gua (presso dinmica), como mostrado na Figura 11.14. Assim, quanto maior for a velocidade do navio sobre a gua, maior ser a diferena entre estas duas presses.
Figura 11.15 - Odmetro de fundo (tipo de presso) Figura 11.15 (b) - Odmetro de fundo

A B

O equipamento (Figura 11.15) consiste de uma haste (A), que projetada atravs do casco por uma vlvula de mar (B). Dentro da haste sensora existe um tubo de Pitot, que, na realidade, constitudo por dois tubos: um tubo que abre para vante e outro que abre para r. Quando o navio se movimenta, a parte de vante da haste (tubo de vante) exposta presso total. O tubo que abre para r fica exposto apenas presso esttica. Conhecidas as duas presses, determina-se a presso dinmica e, ento, a velocidade do navio (proporcional presso dinmica). A haste sensora induz um sinal que transmitido ao indicador (C), convertido em velocidade. A velocidade, integrada em funo do tempo por meios eltricos e mecnicos, , por sua vez, convertida em distncia navegada.
284 Navegao costeira, estimada e em guas restritas

Instrumentos nuticos

Figura 11.16 - Repetidora do Odmetro de Fundo

Tanto a velocidade, como a distncia percorrida, podem ser transmitidas para diversas repetidoras, em vrios compartimentos do navio (Figura 11.16). A haste com o tubo de Pitot projetada atravs do casco cerca de 0,60 m a 0,75 m e, assim, os orifcios de medio ficam fora da gua perturbada pelo deslocamento do navio. Uma observao importante que a haste do odmetro deve ser iada nas entradas e sadas de portos e quando se navegar em guas rasas. As caractersticas gerais deste tipo de odmetro so as seguintes:

VANTAGENS
No existem elementos exteriores mveis. , contudo, susceptvel a entupimentos do tubo mergulhado. Obtm-se indicaes diretas de velocidade. O registrador de distncia depende do funcionamento satisfatrio do mecanismo integrador.

INCONVENIENTES
O odmetro de fundo d indicaes pouco corretas baixa velocidade, exceto em modelos especiais. Uma vez calibrado, s possvel alterar a correo de qualquer erro aplicando novas cames nos mecanismos registradores.

RIGOR
Oferece um rigor da ordem de meio n, aproximadamente.

c.

Odmetro de fundo, tipo eletromagntico

Os odmetros eletromagnticos baseiam-se no princpio de que qualquer condutor produz um fora eletromotriz (FEM) quando se move atravs de um campo magntico ou, inversamente, quando um campo magntico se move relativamente a esse condutor (Figura 11.17). de notar que a direo do campo magntico, a direo do movimento e a direo da FEM induzida, esto todas a 90 umas com as outras Se o campo magntico for constante, o valor da FEM induzida ser proporcional velocidade com que o condutor se move na direo indicada.

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

285

Instrumentos nuticos

Figura 11.17 - Princpio de funcionamento do Odmetro de Fundo tipo Eletromagntico

O odmetro eletromagntico utiliza este princpio. A Figura 11.18 mostra o elemento sensvel do odmetro, instalado em um domo mergulhado abaixo da quilha, no qual o campo magntico produzido por uma bobina. A superfcie exterior do elemento sensvel isolante, exceto em dois pontos (botes) situados um de cada lado do domo. O plano que contm os botes sensivelmente horizontal e o eixo da bobina perpendicular a este plano, bem como s linhas do campo magntico por ela produzido.
Figura 11.18 -

Se o navio se mover na direo indicada na Figura, as linhas de fluxo cortam a gua neste plano e, tal como antes se indicou, gera-se uma FEM nessa gua, que aparece aplicada aos botes do domo. A FEM induzida pelo movimento do navio proporcional velocidade do elemento sensvel em relao gua. A informao de velocidade passada, atravs de circuitos apropriados, ao registrador de velocidade. A informao da distncia percorrida sobre a gua obtm-se no registrador de distncia, atravs de um circuito integrador, a partir das informaes enviadas pelo circuito de velocidade. As informaes de velocidade e distncia percorrida podem, como nos outros tipos de odmetros, ser levadas a repetidoras em qualquer lugar do navio. As caractersticas gerais do odmetro eletromagntico so semelhantes s dos odmetros de presso. Neste tipo, contudo, conseguem-se indicaes mais rigorosas (erro = 0.1 n) e limites de utilizao mais amplos (0 a 40 ns).

286

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

Instrumentos nuticos

d.

Velocmetros

So normalmente atuados por uma haste que se projeta do casco da embarcao. Esta haste pode ser puxada para trs pela gua, em funo da velocidade da embarcao, ou ser acoplada a um pequeno hlice, cujas rotaes so contadas eltrica ou eletronicamente. No tipo hidrulico, medida que a haste se inclina, este movimento transmitido ao mbolo de um cilindro, que comprime um lquido, o qual, por sua vez, age sobre o indicador do velocmetro. No velocmetro de hlice, na haste sensora fica um hlice, com seu eixo no plano longitudinal. Com o movimento do navio, o hlice gira e esse movimento de rotao alimenta um gerador de corrente alternada colocado no prprio bosso do hlice. A freqncia da corrente gerada proporcional velocidade do navio. Os sinais gerados so amplificados e as alternncias so transformadas em milhas na unidade mestra, por meio de engrenagens. A freqncia da corrente, como dissemos, sendo proporcional velocidade, transformada em ns num indicador visual. Essas informaes, milhas navegadas e velocidade, so transmitidas a diversas repetidoras, por meio de motores sncronos.
Figura 11.19 - Velocmetro

Os velocmetros (Figura 11.19), normalmente, no requerem maiores cuidados, bem como permitem ajustes em suas leituras, devendo ser verificados de tempos em tempos, atravs da corrida da milha, que deve ser feita em condies de pouco vento e corrente. O clculo da velocidade em funo da corrida da milha permite que se faam os ajustes necessrios para maior preciso do velocmetro. oportuno alertar que a corrida da milha deve ser feita navegando-se em um sentido e no oposto, tomando-se a mdia dos resultados de vento e corrente existentes. Conforme acima citado, alguns velocmetros so equipados, ainda, com dispositivos que indicam a distncia percorrida. Atualmente, a maioria dos velocmetros, em caso de avaria da haste, permite que se faa a sua substituio sem que haja necessidade de se colocar a embarcao em seco. Os velocmetros so muito usados em embarcaes menores, principalmente nas de esporte e recreio.

e.

Odmetro Doppler

O efeito Doppler a mudana da freqncia de uma onda quando a fonte de vibrao e o observador esto em movimento, um relativamente ao outro. O fenmeno leva o nome do fsico austraco Christian Johann DOPPLER (1803 1853) que, em 1842, publicou um trabalho intitulado Sobre a Luz Colorida das Estrelas Duplas, em que descrevia o efeito em questo. Suponhamos um navio recebendo as ondulaes do mar diretamente pela proa: a linha das cristas forma um ngulo reto com o plano longitudinal. Inicialmente, o navio est parado: passam por um mesmo ponto do navio, na unidade de tempo, um nmero de ondas que chamaremos de n. Se o navio se deslocar para vante, no sentido contrrio ao movimento
Navegao costeira, estimada e em guas restritas 287

Instrumentos nuticos

das ondulaes, passaro por esse mesmo ponto um nmero maior de ondas da unidade de tempo. Se, porm, o navio inverter o rumo e movimentar-se no mesmo sentido das ondulaes, passaro pelo ponto referido do navio um menor nmero de ondas da unidade de tempo. Resumindo: com o navio parado passam n ondas na unidade de tempo; com o navio se deslocando na direo de onde vm as ondas, passam mais ondas que n na unidade de tempo; com o navio se afastando de onde vm as ondas, passam menos ondas que n na unidade de tempo. O efeito Doppler pode ser explicado em termos da teoria das ondas e pela teoria quntica (para efeito na luz). Vejamos a primeira explicao: Suponhamos, agora, um observador e um corpo sonoro parados: o nmero de compresses e rarefaes do ar que chegam ao ouvido do observador num segundo o mesmo que o nmero de vibraes por segundo do corpo sonoro. Assim, a freqncia no tmpano a mesma que a freqncia do corpo sonoro. Mas, se o corpo sonoro est se aproximando do observador com uma velocidade v, as ondas no ar (ou em outro meio) entre o corpo sonoro e o ouvido so comprimidas como mostrado na Figura 11.20.
Figura 11.20 - Ondas sonoras

Num tempo t o som ter viajado uma distncia Vt, onde V a velocidade do som no meio considerado. Se o corpo sonoro est em repouso, como mostrado na Figura 11.20 (a), o nmero de ondas (uma compresso mais uma rarefao constituem um onda) na distncia Vt :

onde l o comprimento da onda. Se, entretanto, o corpo sonoro est se movendo, como mostrado na Figura 11.20 (b), o mesmo nmero de ondas comprimido numa extenso: Vt - vt = (V - v)t e o novo comprimento da onda l' ser dado por:

Desde que a relao entre a freqncia f ' do corpo sonoro em movimento como ouvida pelo observador que est em repouso e o comprimento da onda l dada por: V = l'.f ' V = tem-se: f ' = l' V2 V = l (V - v) l (V - v) V l x f2 fxV l2 x f2 f'= = = ou: V-v V-v l(V - v)

288

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

Instrumentos nuticos

isto : onde:

f'=

fxV V-v f ' = freqncia do som como ouvida pelo observador f = freqncia do som na fonte sonora V = velocidade do som no meio v = velocidade da fonte sonora.

devido ao efeito Doppler que o som emitido por uma fonte que se aproxima mais agudo; j quando a fonte sonora se afasta, o som mais grave. por isso que o som da buzina de um automvel parece mais agudo quando ele se aproxima, e mais grave quando ele se afasta. Com a luz, os raios do espectro se deslocam para o violeta quando a fonte se aproxima, e para o vermelho quando a fonte se afasta. Isso foi verificado com a luminosidade das estrelas e notou-se que as emisses luminosas de todas elas se deslocavam para o vermelho (o chamado red shift), demonstrando que todas as estrelas esto se afastando do centro da galxia, de onde Hubble se baseou para criar a teoria do universo em expanso. O efeito Doppler utilizado nos radares doppler, sonar doppler e odmetros. O odmetro doppler possui, no casco do navio, um transdutor de emisso e um de recepo. Um sinal de freqncia ultra-sonora emitido (como se fosse um ecobatmetro) e o receptor capta o sinal refletido pelo fundo do mar ou por pequenas partculas na gua. Se o navio estiver em movimento, a freqncia recebida ser levemente diferente da freqncia emitida e o aparelho mede essa diferena eletronicamente. A diferena de freqncias diretamente proporcional velocidade do navio (ver frmula acima). A velocidade integrada, tambm eletronicamente, e assim obtida a distncia navegada. O odmetro doppler o nico que mede a velocidade no fundo. As indicaes dos outros tipos esto influenciadas pelos movimentos devidos s correntes ocenicas, correntes de mars, ventos, etc. Tambm o odmetro doppler tem a vantagem de poder indicar velocidades muito pequenas. Os odmetros doppler usam dois tipos de transmisso: em pulsos ou em sinal contnuo. O que emite pulsos de ultra-sons permite uma transmisso mais potente sem avariar o receptor e por isso penetra em grandes profundidades. O que emite sinal contnuo normalmente s d leituras, usando o fundo como referncia, at 50 metros de profundidade. Qualquer que seja a emisso, geralmente so usados como referncia: o fundo at cerca de 90 metros de profundidade, e a massa dgua a partir de 90 metros. A preciso nas indicaes de cerca de 0,5% da distncia navegada, o que, numa singradura de 360 milhas, d uma aproximao de 1,8 milhas. O sinal emitido pelo odmetro doppler tambm se move em relao ao fundo do mar. O efeito do balano pode ser eliminado, dando ao feixe emitido um formato de feixe de sonar. Mas o movimento de caturro pode introduzir erros com o movimento do feixe para vante ou para r, atravs do fundo do mar. Transdutores especialmente projetados reduzem e at eliminam esses erros nos grandes navios, mas, nas embarcaes menores (iates, pesqueiros, etc), eles s podero ser minimizados. Nas indicaes de distncias os erros devido ao caturro geralmente se anulam, mas na indicao da velocidade sempre haver dvida. Os grandes navios, V.L.C.C. (Very Large Crude Carrier) e U.L.C.C. (Ultra Large Crude Carrier), hoje construdos, geralmente possuem um aparelho sonar sensor de velocidade doppler, que opera em dois eixos, um longitudinal e outro transversal. Ele pode indicar as velocidades de deslocamento do navio no sentido proa-popa (para vante e para r), como para bombordo e para boreste. muito til nas manobras de atracao, quando se necessita conhecer a velocidade de aproximao do cais com o mximo de preciso.
Navegao costeira, estimada e em guas restritas 289

Instrumentos nuticos

f.

Tabela RPM x VELOCIDADE

Muitas vezes no se dispe de odmetro, nem de velocmetro, porm possumos indicadores de RPM do motor. Podemos conhecer a velocidade desenvolvida, desde que, previamente, tenhamos construdo uma tabela de correspondncia entre as RPM do motor e as velocidades resultantes, o que pode ser feito facilmente, atravs da corrida da milha, adiante estudada. Esta tabela, indispensvel a bordo, deve, contudo, ser utilizada com cuidado, uma vez que, para o mesmo nmero de rotaes por minuto (RPM), a velocidade correspondente depende, ainda, de outros fatores, tais como: grau de limpeza do casco; estado do mar; calado; vento. Ademais, convm ter presente que a velocidade no uma funo linear das RPM, sendo a sua curva representativa bastante afastada da linha reta.

EXEMPLO DE TABELA DE ROTAES

290

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

Instrumentos nuticos

11.3.3 EFEITO DA CORRENTE SOBRE AS INDICAES DO ODMETRO: CORRIDA DA MILHA


a. Efeito da corrente sobre as indicaes do odmetro

As distncias e velocidades indicadas pelos odmetros, com exceo do odmetro doppler, so em relao massa lquida na qual est mergulhado e, para que reflitam exatamente a distncia ou velocidade em relao ao fundo, seria indispensvel que a massa lquida estivesse absolutamente parada ou, em outras palavras, que no existisse nenhuma corrente. Como esta hiptese rarssima em guas ocenicas ou fluviais, o navegante deve ser capaz de associar as indicaes do odmetro com distncias (ou velocidades) percorridas sobre o fundo, obtidas por posies bem determinadas, para concluir qual a corrente que flui na rea. Poder, tambm, conhecendo a corrente, combinar seu valor com a indicao do odmetro, para obter a distncia (ou velocidade) percorrida em relao ao fundo, como vimos quando estudamos navegao estimada. A seqncia adiante exposta ilustrar o que foi dito acima, quanto s velocidades: um navio est fundeado em local onde existe uma corrente de 2 ns. Arriado o seu odmetro, ele indicar 2 ns de velocidade, embora o navio permanea parado em relao ao fundo, pois o navio afilar corrente. suspendendo o ferro, e ainda sem acionar suas mquinas, o navio fica a deriva. O odmetro indicar zero, embora o navio esteja sendo levado pela corrente a uma velocidade de 2 ns em relao ao fundo. acionando suas mquinas em regime que lhe assegure uma velocidade de 10 ns na gua, o navio toma um rumo igual ao da corrente. O odmetro indicar 10 ns, enquanto que a velocidade em relao ao fundo ser de 12 ns. invertendo o rumo, o navio aproa contra a corrente e durante todo o tempo o seu odmetro indicar 10 ns, mas agora sua velocidade em relao ao fundo j ser 8 ns. Raciocnio semelhante ser adotado quando as informaes do odmetro forem distncias: para que o navio navegue entre dois pontos cuja distncia verdadeira 100 milhas, em rumo contrrio ao da corrente, cuja velocidade de 2 ns, seu odmetro indicar valor maior que 100', de um tanto igual a 2 milhas multiplicadas pelo nmero de horas da travessia. Por exemplo, se um navio realizar a singradura de 100 milhas com uma velocidade na superfcie de 10 ns, em rumo contrrio a uma corrente de 2 ns, sua velocidade de fundo ser, na realidade, 8 ns. Assim, a durao do trajeto totalizar 12,5 horas. O odmetro indicar para esta travessia uma distncia percorrida (em relao superfcie), de 125 milhas. caso a corrente seja favorvel, no mesmo rumo do navio, quando percorrer as 100' no fundo o odmetro do navio indicar menos, tambm um tanto igual a 2 vezes o nmero de horas da travessia. No exemplo anterior, caso o navio v realizar uma singradura entre dois pontos cuja distncia verdadeira de 100 milhas, mantendo uma velocidade na superfcie de 10 ns e tendo a seu favor uma corrente de 2 ns, desenvolver, de fato, uma velocidade no fundo de 12 ns. Assim, a durao do trajeto ser de 8,33 horas e o odmetro indicar, para esta travessia, uma distncia percorrida de 83,3 milhas.
Navegao costeira, estimada e em guas restritas 291

Instrumentos nuticos

b.

Corrida da milha

Os odmetros e velocmetros necessitam de aferio ou calibragem peridica, a fim de verificar-se a exatido de suas indicaes. Para isto, pode-se recorrer a vrios processos, os quais, na sua essncia, consistem todos em aferir rigorosamente a distncia percorrida durante um certo intervalo de tempo. Dentre esses processos, abordaremos somente aquele que recebe o nome de corrida da milha, por ser o mais comumente utilizado. Na corrida da milha, o navio efetua uma srie de percursos (corridas) cuja distncia, rigorosamente conhecida, definida a partir de marcas conspcuas em terra, como a Figura 11.21 ilustra.
Figura 11.21 - Corrida da Milha

A distncia D entre marcas pode ser de uma milha (e da o nome tradicional de corrida da milha), mas, de preferncia, deveria ser superior a esse valor (3 ou mais milhas). O tempo que o navio leva para percorrer cada um dos percursos, sob diferentes regimes de mquinas (RPM), medido rigorosamente, obtendo-se assim as correspondentes velocidades. Como as guas no so paradas e, portanto, sempre existe uma corrente, usa-se um artifcio para obter os resultados desejados, sem sofrer os efeitos da corrente.

Adota-se a mdia dos valores de duas corridas consecutivas em rumos opostos, anulando, assim, a influncia da corrente, visto que os seus efeitos foram opostos nas duas corridas mencionadas. Para melhores resultados, a corrida da milha deve ser realizada com bom tempo, na ausncia de vento e em um local onde a profundidade seja, pelo menos, 5 vezes o calado do navio (para que no haja efeito de pouco fundo sobre as velocidades desenvolvidas). Alm disso, ao iniciar cada corrida, o navio j deve estar no rumo adequado cerca de 1 milha antes de cruzar o primeiro alinhamento da milha medida, a fim de garantir que j navega, realmente, na velocidade correspondente ao regime de mquinas adotado, quando comear efetivamente a corrida.

c.

Calibragem dos odmetros

Enquanto o navio faz a corrida da milha aproveita-se a oportunidade para, alm de determinar a tabela de rotaes, efetuar a calibragem dos odmetros. Os odmetros, tal como acontece com todos os instrumentos, tm os seus erros. necessrio, portanto, verificar regularmente as suas indicaes, comparando-as com medi292 Navegao costeira, estimada e em guas restritas

Instrumentos nuticos

es efetuadas diretamente. Chama-se CALIBRAGEM DO ODMETRO determinao do seu erro instrumental, a fim de poder efetuar a sua correo. O erro determinado durante a calibragem pode ser corrigido diretamente, no caso de alguns tipos de equipamentos. Na maioria dos instrumentos, porm, esse erro no pode ser completamente anulado, restando um erro residual que importa conhecer. Uma calibragem consiste, essencialmente, em duas operaes levadas a cabo simultaneamente: Determinao da velocidade do navio, conforme indicada pelo odmetro. Clculo da velocidade do navio, por medio direta. A comparao destas duas velocidades nos fornecer a correo, normalmente expressa em porcentagem. Uma vez que esta correo no varia proporcionalmente com a velocidade, deve-se efetuar uma srie de corridas, numa gama variada de velocidades, obtendo-se, assim, uma srie de correes que permitem, na prtica, interpolar linearmente, sem erro aprecivel, entre os valores obtidos na corrida. Conforme visto, o processo mais rigoroso para proceder calibragem dos odmetros a corrida da milha. Exemplo: Um navio, ao correr a milha medida nas proximidades de Cabo Frio (Carta N 1508) anotou os elementos abaixo. Determinar o erro percentual do odmetro.
CORRIDA RUMO 1 ALINHAMENTO CRONGR. 1 2 090 270 00m 00s 00m 00s 2ALINHAMENTO RESULTADOS

ODMETRO CRONGR. 0075.5' 0078.5' 06m 30s 05m 40s

ODMETRO TEMPO DISTNCIA ODMETRO 0076.7' 0079.4' 390s 340s 1.2' 0,9'

Clculos correspondentes:
CORRIDA VELOCIDADE NO FUNDO VELOCIDADE ODMETRO CLCULO DO ERRO FRMULA: vel od - vel fd ei (%) = X 100 vel od SINAL: vel od > vel fd = ei (+) vel od < vel fd : ei (-)

1 2

vel fd (1) = 9.23 ns vel fd (2) = 10.59 ns

vel od(1) = 11.08 ns vel od (2) = 9.53 ns

MDIAS

vel fd = 9.91 ns

vel od = 10.30 ns

ei = + 3.8 %

Determinado o erro instrumental do odmetro (ei), deve-se procurar elimin-lo. Caso no seja possvel, deve-se lev-lo em conta, corrigindo todas as leituras subseqentes, sendo a correo de valor igual ao do erro instrumental, mas de sinal contrrio. No caso acima, todas as leituras do odmetro deveriam sofrer uma correo de 3.8%.
Navegao costeira, estimada e em guas restritas 293

Instrumentos nuticos

importante notar que, mesmo aps a aplicao da correo, os valores no odmetro para velocidade e distncia percorrida ainda so em relao massa lquida, e no ao fundo. A correo anula apenas os erros das leituras provocados por imprecises no instrumento.

11.3.4 PROCESSO PRTICO DE DETERMINAO DE VELOCIDADE


Na ausncia de odmetros e velocmetros, um processo prtico, muito adotado, e que d razovel preciso, principalmente no caso de pequenas velocidades, consiste em lanarmos pela proa da embarcao e para vante, um objeto flutuante e visvel, tomando-se o tempo que ele leva desde que passa pela proa at chegar popa. Devemos usar um cronmetro para determinao do tempo e observar exatamente o passar do objeto pela proa e pela popa, uma vez que um dos elementos para o clculo da velocidade o comprimento da embarcao. A frmula a empregar : velocidade (em ns) = ou, aproximadamente: velocidade (em ns) = 2 x comprimento da embarcao (em metros) t (s) comprimento da embarcao (em metros) 0,514 x t (s)

11.4 INSTRUMENTOS PARA MEDIO DE DISTNCIAS NO MAR


11.4.1 IMPORTNCIA DA MEDIO DE DISTNCIAS A BORDO
Conforme visto em Captulos anteriores, a distncia (ou arco de distncia) uma linha de posio (LDP) utilizada com freqncia na navegao costeira e na navegao em guas restritas. Quando a distncia de um observador a um determinado ponto conhecida, podese afirmar que sua posio estar sobre a circunferncia que tem o referido ponto como centro e um raio igual distncia medida. Tal como mencionado no Captulo 4, normalmente no necessrio traar toda a circunferncia de distncia, pois, na prtica, o navegante geralmente conhece a sua posio estimada e, assim, suficiente traar apenas um arco de distncia, nas imediaes da referida posio. A LDP correspondente distncia medida deve ser rotulada com a hora da observao, expressa com 4 dgitos. Ademais, navios de guerra manobrando em formatura necessitam freqentemente determinar a distncia aos navios mais prximos e ao guia, algumas vezes sob condies de silncio radar. A determinao de distncias , ainda, importante nas manobras para evitar colises e situaes perigosas no mar. As distncias a bordo so medidas por sistemas eletrnicos (especialmente pelo RADAR, que ser estudado no Captulo 14) ou por mtodos visuais. Os mtodos visuais utilizam estadmetros, sextantes, telmetros e guardaposto.
294 Navegao costeira, estimada e em guas restritas

Instrumentos nuticos

11.4.2 ESTADMETROS
Os estadmetros baseiam-se no princpio de determinao da distncia pela medio do ngulo vertical que subtende um objeto de altitude conhecida, utilizando a frmula: d = h . cotg a onde: d: distncia ao objeto visado (fornecida pelo estadmetro); h: altitude conhecida do objeto visado (introduzida no instrumento); e a : ngulo vertical que subtende o objeto (medido com o estadmetro) A altitude do objeto visado, para o qual se determina a distncia, deve estar entre 50 ps e 200 ps (15m e 60m). Embora tambm usado em navegao costeira e em guas restritas, para determinar a distncia a auxlios navegao ou pontos conspcuos de altitude conhecida, o estadmetro mais empregado para medir distncias para outros navios em uma formatura. Quando medindo distncias para outros navios, introduz-se no estadmetro a altura (em ps) entre a linha dgua e o tope do mastro (ou a antena de radar mais alta) do navio para o qual se deseja determinar a distncia. Na medio de distncias para auxlios navegao ou pontos conspcuos, introduz-se no estadmetro a altitude (em ps) do objeto para o qual se deseja determinar a distncia. Os estadmetros normalmente permitem a determinao de distncias entre 250 jardas e 10.000 jardas (0.1 a 5 milhas). Entretanto, as distncias so medidas com preciso razovel apenas at 2.000 jardas. Alm desta distncia, a preciso dos estadmetros diminui progressivamente. Os tipos mais comuns de estadmetro so o tipo FISK, ou STANDARD (Figura 11.22), e o BRANDON, ou tipo sextante (Figura 11.23).
Figura 11.22 - Estadmetro tipo Fisk (ou standard) Figura 11.23 - Estadmetro tipo Sextante ("Brandon")

A operao do estadmetro FISK, aqui descrita (ver Figura 11.24), tpica de ambos os modelos, sendo o uso do tipo BRANDON diferente apenas em poucos detalhes. Suponhamos que se deseja medir a distncia para um navio cuja altura entre a linha dgua e o tope do mastro de 18,3 metros:
Navegao costeira, estimada e em guas restritas 295

Instrumentos nuticos

Figura 11.24 - Operao do Estadmetro tipo Fisk

Figura 11.25 - Uso do Estadmetro

inicialmente, obtenha a altura (ou altitude) em ps. Neste caso, 18,3 metros correspondem a 60 ps; introduza o valor da altura (ou altitude) conhecida (60 ps) no brao ndice; vise o navio para o qual se deseja determinar a distncia, atravs da luneta. Assim como no sextante, ser vista uma imagem direta e uma imagem refletida. Gire o tambor graduado de modo que o tope da imagem refletida tangencie a parte de baixo (linha dgua) da imagem direta (Figura 11.25); e leia a distncia diretamente, em jardas, no tambor graduado. Tal como os demais instrumentos ticos, os estadmetros so delicados e devem ser manuseadas e guardados cuidadosamente. Antes de ser utilizado, o estadmetro deve ser aferido, para que sejam eliminados, atravs de retificao, erros instrumentais apreciveis. Quando a altura do mastro do navio para o qual se deseja obter a distncia menor que 50 ps (15 metros) pode-se usar o artifcio de introduzir no estadmetro o dobro da altura e, para obter a distncia, dividir por 2 a leitura do tambor graduado.

11.4.3 DETERMINAO DE DISTNCIAS COM O SEXTANTE


Figura 11.26 - Sextante

O uso do sextante (Figura 11.26) na navegao costeira e em guas restritas j foi mencionado em Captulos anteriores. O instrumento ser detalhadamente estudado no Volume II deste Manual, na parte referente Navegao Astronmica. Fundamentalmente concebido para determinar a altura angular dos astros, o sextante permite, tambm, calcular a distncia a um objeto de altitude conhecida, situado aqum do
296 Navegao costeira, estimada e em guas restritas

Instrumentos nuticos

Figura 11.27 DISTNCIA PELO SEXTANTE (NGULO VERTICAL) OBJETO AQUM DO HORIZONTE (TODO VISVEL DE BORDO)

horizonte, se for observado o ngulo vertical que o subtende. Com efeito, suponhamos que um navegador, com uma elevao e (Figura 11.27), mede o ngulo vertical a segundo o qual observa um objeto, cuja altitude H se conhece e que se encontra situado aqum do alcance visual ao horizonte (isto , o objeto todo visvel de bordo). Na Figura (A) vemos que, teoricamente, a distncia D, na superfcie da Terra, no subentendida diretamente pelo ngulo , mas, na prtica, simplifica-se a situao, adotando a resoluo de um s tringulo retngulo (ver Figura B), uma vez que so aceitveis as seguintes aproximaes:

A curvatura da Terra desprezvel para as distncias normalmente medidas, bem como o efeito da refrao terrestre. A elevao do observador (e) pequena, quando comparada com D e com H; e A distncia entre a linha de costa e a vertical do objeto observado , normalmente, muito pequena, quando comparada com a distncia D. Feitas estas simplificaes, a distncia poder ser obtida pela frmula: D = H cotg a (Figura 11.28), onde:
Figura 11.28 -

D = Hcotga

D distncia ao objeto visado; H altitude conhecida do objeto;

a ngulo vertical que subtende o objeto, medido com o sextante.


Notese, contudo, que o erro causado por estas simplificaes s de desprezar quando a distncia entre o navio e a linha de costa significativamente maior que a distncia desta vertical do objeto.
Navegao costeira, estimada e em guas restritas 297

Instrumentos nuticos

preciso sempre considerar que, com o emprego deste mtodo, a distncia obtida (D) a distncia ao objeto e no linha de costa (Figura 11.29).
Figura 11.29 - Cuidado Distncia calculada: OM; distncia costa: OM'

Visando facilitar a obteno das distncias pelos navegantes, foram construdas Tabelas, nas quais, entrando-se com os argumentos de altitude do objeto, em metros, e ngulo vertical observado, obtm-se a distncia, em milhas, objeto observador. As Tabelas em questo so apresentadas na Figura 11.30 (A e B).
Figura 11.30 (a) - Distncia em milhas pelo ngulo vertical

298

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

Instrumentos nuticos

Figura 11.30 (b) - Distncia em milhas pelo ngulo vertical (continuao)

As Tabelas para Determinao de Distncias pelo ngulo Vertical consideram as simplificaes anteriores descritas, alm de arredondarem as distncias para o dcimo de milha mais prximo.
Figura 11.31 - Distncia a objeto alm do horizonte

D = (H - h) cotg (a - dp)
POUCO PRECISA DESACONSELHVEL AINDA TERIA QUE CORRIGIR DA REFRAO Navegao costeira, estimada e em guas restritas

Quando o objeto de altura conhecida est alm do horizonte (ou seja, quando sua parte inferior no visvel), o mtodo no indicado, pelos resultados pouco rigorosos a que conduz. Neste caso, melhor buscar-se a determinao da posio por outros mtodos (ver Figura 11.31).

299

Instrumentos nuticos

11.4.4 TELMETRO
um aparelho tico para determinar distncias, usualmente de sua posio a um ponto-alvo. Ele mede o ngulo formado pelos raios luminosos que vm do alvo e penetram no instrumento por duas janelas (objetivas) que ficam nas extremidades. Com esse ngulo e o lado oposto (distncia entre as duas objetivas, denominada linha-base), o telmetro resolve diretamente o tringulo, fornecendo a distncia. Existem dois tipos de telmetros: de coincidncia e estereoscpico.
Figura 11.32 - Telmetro de Coincidncia TELMETRO DE COINCIDNCIA

NO INCIO

O mtodo de coincidncia o mais empregado. Neste, o alvo aparece na objetiva dividido horizontalmente em duas partes iguais, separadas por uma linha. As duas metades da imagem so produzidas por cada extremo do instrumento e podem ser levadas coincidncia por intermdio de um boto de comando (Figura 11.32 A e B). Quando as duas metades da imagem do objeto visado so levadas coincidncia, l-se a distncia ao objeto em uma escala de distncias, vista normalmente atravs da objetiva. Os telmetros geralmente necessitam ser aferidos ou calibrados, comparando-se a distncia indicada pelo instrumento com uma distncia de valor conhecido.

AJUSTANDO O BOTO DE MEDIO

11.4.5 GUARDA-POSTO
O guarda-posto um pequeno instrumento de refrao luminosa, destinado a oferecer ao navegante, com o auxlio de diagramas especiais, a distncia entre dois navios. Seu emprego principal na navegao em formatura, para a manuteno do posto.

Figura 11.33 - Guarda-Posto

Tem a forma da Figura 11.33 onde S um suporte de madeira, metal ou plstico, onde dois prismas A e B so alojados, com os vrtices voltados para o centro. Sob um prisma l-se o nmero 16; sob o outro, o nmero 32. Esses nmeros so os parmetros de cada prisma e indicam que, na distncia de uma amarra (0,1 milha), a imagem de um objeto vista atravs do prisma ser desviada verticalmente de 16 ou 32 ps, conforme o prisma usado. Para determinar a distncia a um navio, segura-se o guarda-posto pelo suporte, levando-se o prisma esco-

300

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

Instrumentos nuticos

lhido altura de um dos olhos, mantendo-se o aparelho perpendicular ao raio luminoso vindo do navio. Faz-se, ento, a visada tangenciando a aresta a do prisma, mostrada na Figura 11.33, ao mastro do navio para o qual se deseja medir a distncia. Nessa ocasio, procura-se ver simultaneamente as imagens direta do navio e refratada do seu mastro, observando-se em que ponto da imagem direta cai a imagem refratada do tope do mastro. Com o desvio assim observado, ser lida a distncia no diagrama relativo ao navio visado, na coluna correspondente ao prisma utilizado (16' ou 32'), interpolando-se essa distncia a olho, se necessrio. Os diagramas especiais so indispensveis para a medida de distncias com o guarda-posto. Na Figura 11.34 est reproduzido o DIAGRAMA PARA USO DO GUARDAPOSTO referente aos CT Classe VILLEGAGNON. Normalmente, tais diagramas indicam as distncias de 50 em 50 metros para o prisma de 32' e de 100 em 100 metros para o prisma de 16'.
Figura 11.34 - Diagrama para uso do Guarda-Posto

Assim, se, em formatura, um observador no nosso navio visar um CT Classe VILLEGAGNON com o guarda-posto, usando o prisma de 32', e verificar que a imagem refratada do tope do mastro coincide com a luz de alcanado da imagem direta do navio, como mostra a Figura 11.35, no diagrama correspondente obtm-se a distncia entre o nosso navio e o navio visado: 350 metros.
Figura 11.35 -

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

301

Instrumentos nuticos

11.4.6 DETERMINAO DA DISTNCIA A OBJETO NO HORIZONTE


A distncia ao horizonte (tambm chamada, em navegao, de alcance geogrfico) pode ser determinada, em funo da elevao do olho do observador, pela frmula: D (em milhas) = 2 h (em metros)
Figura 11.36 - Distncia ao horizonte

D (milhas) = 2 h (metros)

Sendo D a distncia ao horizonte e h a altitude (ou elevao) do olho do observador (Figura 11.36). Assim, se estamos a 4 metros acima do nvel do mar, nossa distncia ao horizonte ser de: D = 24 = 4 milhas

Desta forma, se houver um pequeno objeto no horizonte, pode-se estimar que nossa distncia at ele ser de, aproximadamente, 4 milhas.
Figura 11.37 - Distncia ao objeto de altitude conhecida no horizonte ("boiando")

D = 2 h + 2 H

Se sabemos que nossa altura acima do nvel do mar de 9 metros e que o objeto a ser visado tem uma altitude de 100 metros, podemos dizer que, em boas condies de visibilidade, quando do seu avistamento, a nossa distncia aproximada para ele ser de (Figura 11.37): D = 2 h + 2 H = 2 9 + 2 100 = 26 milhas.

11.4.7 CLCULO DA DISTNCIA POR DOIS NGULOS E DISTNCIA NAVEGADA


A distncia a um objeto pode ser calculada aproximadamente, desde que se conhea duas alturas angulares sucessivas do objeto e a distncia navegada entre elas, com o navio aproado ao objeto, ou dando a popa a ele. Na Figura 11.38, quando o navio estava na posio A, um observador mediu a altura angular a, em minutos, do farol M, com um sextante, e anotou a leitura do odmetro neste momento.
Figura 11.38 - Distncia por dois ngulos verticais e distncia navegada

A partir do ponto A, tendo navegado em direo ao farol M, depois de um certo tempo, ao atingir a posio B, o observador tornou a medir a altura angular do farol, de valor agora, em minutos, e registrou a nova leitura do odmetro. A distncia D, em milhas, do observador quando atingiu o ponto B ao farol, dada pela frmula:
302 Navegao costeira, estimada e em guas restritas

Instrumentos nuticos

EXEMPLO: Um observador, em um navio com o rumo na direo do Po de Acar, num determinado momento, mediu a altura angular a = 2 15', o odmetro acusando 786,5'; algum tempo depois, a altura angular foi de 3 28' e a leitura do odmetro foi de 790,0. Qual a distncia da segunda posio ao Po de Acar? a = 2 15' = 135'; = 3 28' = 208'; dist od = 790,0 786,5 = 3,5' 135 a D = dist od x = 3,5 x = 6,5' 208 - 135 b-a

11.4.8 PROCESSOS PRTICOS DE MEDIDA DE DISTNCIAS


Uma boa maneira de se estimar a distncia a um objeto de altitude conhecida utilizando uma rgua graduada. Basta estender o brao na horizontal, segurar a rgua verticalmente na direo do objeto visado e verificar qual o comprimento na rgua que cobre o objeto visado (ou seja, devemos medir, sobre a escala da rgua, a dimenso do objeto), tal como ilustrado na Figura 11.39.
Figura 11.39 - Processo prtico para estima de distncia

A distncia do olho do observador rgua pode ser facilmente determinada (e tende a ser uma constante para cada observador). Com a altitude conhecida do objeto visado, calcula- se a distncia ao objeto, conforme abaixo mostrado.

EXEMPLO: Um farol com 70 metros de altitude cobre 4 centmetros de uma rgua afastada 60 centmetros do olho do observador. Ento, a distncia ao farol ser de: H 70 D=d = 0,6 X = 1.050 m = 0,57 milhas L 0,04 Este mtodo tambm pode ser usado horizontalmente, quando se tem um objeto de comprimento conhecido (como a ilha da Figura 11.40). Neste caso, a rgua deve ser segurada horizontalmente, com o brao esticado, devendo ser medida, sobre a escala da rgua, a dimenso do objeto visado. Assim, na Figura citada, um observador segura a rgua a uma distncia d = 60 centmetros da vista; a ilha, cujo comprimento C = 1,2', subtende a parte h = 10 cm da rgua.

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

303

Instrumentos nuticos

Na Figura 11.40 tem-se que:

d = D

Cxd h 1,2 x 60 ; ou: D = = = 7,2' h C 10

A distncia ser expressa na unidade em que se medir a altitude ou o comprimento do objeto. Sendo estas expressas em metros ou ps, para termos a distncia em milhas, basta dividir o resultado por 1852 ou 6076,12, respectivamente. A distncia a um objeto de comprimento conhecido tambm pode ser estimada pelo mtodo do dedo. Para tanto, basta fechar um olho, estender um brao na horizontal, distender o polegar na vertical e, nessa posio, fazer o polegar tangenciar uma das extremidades do objeto. Abrindo o olho e fechando o outro, o polegar parece deslocar-se sobre o objeto conhecido. Ento, com o comprimento do objeto e estimando a porcentagem desse comprimento que o polegar percorreu ao se deslocar aparentemente, tem-se a distncia ao objeto, na mesma unidade adotada para medir o seu comprimento, desde que se multiplique a porcentagem anterior por 10.
Figura 11.40 - Mtodo da Rgua D= Figura 11.41 - Mtodo do Dedo D = P% . C . 10

C.d h

Assim, na Figura 11.41, sobre a ilha de comprimento C = 2' o observador estimou que o polegar, ao se deslocar, aparentemente, da posio 1 para a posio 2, percorreu a porcentagem P = 30% de C. A distncia ilha seria: D = P% x C x 10 = 0,3 x 2 x 10 = 6'. Embora elementar, esse mtodo oferece resultados cada vez melhores com o aumento da prtica, na estimativa percentual do deslocamento aparente do polegar.

11.5 INSTRUMENTOS PARA MEDIO DE PROFUNDIDADES


11.5.1 IMPORTNCIA DO CONHECIMENTO DA PROFUNDIDADE
A profundidade um dado de fundamental importncia para a segurana do navio, ou embarcao, na navegao costeira e, especialmente, quando se trafega em guas restritas. A Carta Nutica registra as profundidades na rea representada e apresenta diversas linhas isobticas (isbatas ou isobatimtricas), que interligam pontos de mesma
304 Navegao costeira, estimada e em guas restritas

Instrumentos nuticos

profundidade e permitem visualizar a topografia submarina. Tanto as profundidades, como as curvas isobatimtricas, constituem informaes muito valiosas para o navegante. Basicamente, o navegante determina a profundidade da posio em que se encontra com um ou mais dos seguintes propsitos: avaliar se a profundidade medida oferece perigo, tendo em vista o calado do seu navio, ou embarcao; comparar a profundidade medida com a registrada na Carta Nutica para a posio por ele determinada, como um meio de verificar essa posio; e obter uma linha de posio, pois, conforme visto em Captulos anteriores, a profundidade uma LDP de que se lana mo na navegao costeira, em condies especiais. Para determinar profundidades, o navegante, normalmente, dispe dos seguintes meios: prumo de mo; mquina de sondar; e ecobatmetro.

11.5.2 PRUMO DE MO
O prumo de mo (Figura 11.42) consiste em um peso de chumbo de forma troncnica, denominado CHUMBADA, tendo na parte superior uma ALA, ou um orifcio, e na base um CAVADO, onde se coloca sabo ou sebo, com a finalidade de trazer uma amostra da qualidade do fundo, indicando a tensa.
Figura 11.42 - Prumo de mo

Na ala ou no orifcio da chumbada d volta uma LINHA DE BARCA, onde se faz uma graduao em metros. Geralmente, gradua-se a linha com o zero distante da ala da chumbada de um comprimento igual altura da mo do operador acima do plano de flutuao. Assim, o operador l a graduao de sondagem na sua mo. A leitura se torna muito mais fcil e precisa do que se fosse feita ao lume dgua, caso no se adotasse esse desconto, mormente noite ou em sondagens feitas de plataformas elevadas. A partir do zero, nas distncias de dois, quatro, seis e oito metros, marca-se a linha com um, dois, trs e quatro ns em merlim, respectivamente. As sondagens mpares, um, trs, cinco, sete e nove so marcadas, indistintamente, com uma tira de couro enfiada na linha. Todas as demais subdivises terminadas nos mesmos algarismos das unidades recebem as mesmas marcas. Assim, por exemplo, em dezesseis metros encontram-se apenas trs ns em merlim e em vinte e trs metros somente uma tira de couro. Aos dez metros, faz-se uma pinha e prende-se um pedao de filele branco; aos vinte metros, duas pinhas e filele azul; aos trinta metros, trs pinhas e filele encarnado.
Navegao costeira, estimada e em guas restritas 305

Instrumentos nuticos

O comprimento da linha varia de 25 a 45 metros e o peso da chumbada de 2,5 a 7 quilos. Normalmente, usam-se dois tipos de prumo, um para profundidades at 25 metros, com chumbada de cerca de 3 quilos, e outro para maiores profundidades, com chumbada mais pesada e linha maior. Deve-se fazer a graduao com a linha molhada, sendo prefervel escolher uma linha j usada e esticada previamente, o que pode ser feito rebocando-a com um peso amarrado ao seu chicote. Antes de se usar o prumo, necessrio verificar para que altura foi feito o desconto do zero da graduao. Para determinao da profundidade com o prumo de mo, a velocidade do navio precisa ser reduzida at 3 ns, no mximo, e o operador deve lanar a chumbada com um forte impulso para vante e fazer a leitura quando o prumo estiver a pique. O fundo , geralmente, menor que o indicado, por causa da catenria formada pela linha e por no ser feita a leitura exatamente com o prumo a pique. A preciso da medida depende bastante da tcnica e da prtica do sondador. Conforme mencionado, comum as chumbadas possurem na sua base uma parte cncava cheia com sabo, ou sebo, com a finalidade de, ao tocarem o fundo, trazerem uma informao sobre a sua qualidade, o que, em determinadas circunstncias, de grande utilidade, especialmente para o fundeio. Com o navio fundeado, o prumo tambm serve para indicar se ele garra; para isso, larga-se a chumbada no fundo, com um pouco de seio na linha, e amarra-se esta borda. A inclinao da linha denuncia se o navio est garrando.

11.5.3 MQUINA DE SONDAR


A mquina de sondar (Figura 11.43) , em sntese, um prumo mecnico, para grandes profundidades, onde o lanamento e o recolhimento so feitos por intermdio de tambores ou guinchos, acoplados ou no a um motor eltrico. A linha de barca foi substituda por um cabo de ao e a chumbada por outra de peso maior. Dentro da chumbada podem ser colocados tubos qumicos que indicaro a mxima profundidade a que foram arriados; podem ser, tambm, acoplados acessrios denominados busca-fundo, que colhem amostras do fundo, para determinao da tensa.
Figura 11.43 - Mquina de sondar manual

O indicador de profundidade pode ser mecnico ou qumico, havendo mquinas de sondar que possuem os dois dispositivos. O indicador mecnico consiste em um contador do comprimento do cabo da sonda que saiu do sarilho do aparelho, que indicado em um mostrador com ponteiros. O indicador qumico consiste num tubo de vidro, aberto numa das extremidades, e pintado pelo lado de dentro de cromato de prata (vermelho), que descora em contato com a gua. O tubo colocado num estojo e preso chumbada. O ar dentro do tubo comprimido pela gua, quando
306 Navegao costeira, estimada e em guas restritas

Instrumentos nuticos

est sendo feita a sondagem. Atendendo lei de Boyle-Mariotte, a gua penetra at uma altura, comprimindo o ar, e ento descorando o tubo. O comprimento da parte descorada medido numa rgua especialmente calibrada e nos d a profundidade. O mtodo qumico s apresenta resultados satisfatrios at profundidades de 100 braas (cerca de 183 metros). A operao de mquina de sondar ilustrada na Figura 11.44.
Figura 11.44 - Operao da mquina de sondar

As mquinas de sondar no constam mais da dotao normal dos navios em geral, sendo seu uso atual restrito aos navios de pesquisa hidrogrfica ou oceanogrfica.

11.5.4 ECOBATMETROS
a. Princpio fundamental

Um feixe de ondas sonoras ou ultra-sonoras transmitido verticalmente por um emissor instalado no casco do navio; tal feixe atravessa o meio lquido at o fundo e a se reflete, voltando superfcie, onde detectado por um receptor. O tempo decorrido entre a emisso do sinal e a recepo do eco refletido do fundo convertido em profundidade, pois a velocidade do som na gua conhecida (@ 1500 metros por segundo). Os ecobatmetros, ou sondas sonoras, apresentam vantagens sobre os prumos de mo ou mecnicos, pois permitem sondagens contnuas com qualquer velocidade do navio, em profundidades no alcanadas por eles, e quase independentemente das condies de tempo.

b.

Descrio do equipamento

Os Ecobatmetros podem ser sonoros (freqncia menor que 18 KHz) ou ultrasonoros (freqncia maior que 18 KHz). O equipamento constitudo, basicamente, pelos seguintes componentes (Figura 11.45): TRANSMISSOR / EXCITADOR RECEPTOR AMPLIFICADOR REGISTRADOR E/OU INDICADOR TRANSDUTOR COMANDO DE TRANSMISSO

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

307

Instrumentos nuticos

Figura 11.45 - Ecobatmetro Registrador/Indicador

O comando de transmisso envia, a intervalos de tempo constantes, um pulso ao excitador / transmissor, que, recebendo esse sinal, envia um pulso de energia eltrica de potncia muito maior que a recebida, ao transdutor. O transdutor de emisso um dispositivo que transforma energia eltrica em sonora. O eco refletido pelo fundo do mar impressiona o transdutor de recepo, que transforma a energia sonora em energia eltrica, que , por sua vez, enviada ao medidor de intervalo de tempo. No medidor, medido o intervalo entre a emisso do pulso e a recepo do eco, que transformado diretamente em profundidade e apresentado, visual ou graficamente, no registrador / indicador. Quando o pulso sonoro transmitido, inicia-se a contagem do tempo, a partir do instante da transmisso. Ao ser recebido o eco refletido no fundo, feita a medida do intervalo de tempo decorrido

entre o instante da transmisso e o instante da recepo do eco. Assim, a profundidade do local ser igual velocidade do som multiplicada pela metade do intervalo de tempo acima descrito. A indicao de profundidade pode ser: DIGITAL ANALGICA atravs de registro em uma ESCALA GRFICA. As Figuras 11.46, 11.47 e 11.48 ilustram ecobatmetros com as indicaes de profundidade acima citadas. O registro grfico das profundidades tem a vantagem de proporcionar uma boa visualizao do relevo submarino da rea onde se navega. Modernamente, em vez do tradicional registro em papel, muitos ecobatmetros apresentam o relevo submarino em telas de LCD de alta resoluo. Os transdutores so instalados no fundo do casco do navio, prximo da quilha e emitem um feixe sonoro (ou ultra-sonoro) em forma de cone, com um ngulo de abertura que varia de equipamento para equipamento. Para transformar energia eltrica em pulso sonoro e vice-versa, os transdutores utilizam o princpio da magnetostrio ou da piezo-eletricidade. Os fundos duros so melhores refletores que os fundos macios, produzindo, assim, um eco mais forte. Quando no limite da escala de um ecobatmetro, pode-se ter dificuldades de leitura se o fundo for de lama macia, devido pouca intensidade do eco produzido.
308 Navegao costeira, estimada e em guas restritas

Instrumentos nuticos

Figura 11.46 - Ecobatmetro com apresentao grfica

Figura 11.47 - Indicador analgico de profundidade (luz neon)

Figura 11.48 - Indicador digital e registro grfico de profundidades

Atualmente, os ecobatmetros possuem diversos recursos, entre os quais sobressaem o alarme de baixa profundidade e o alarme de alta profundidade. O alarme de baixa profundidade pode ser ajustado para alertar o navegante quando o navio atinge uma profundidade considerada como limite de segurana para a navegao. Ambos os alarmes, desde que convenientemente ajustados, podem dar ao navegante uma boa indicao de que o navio est garrando, quando fundeado ou amarrado bia.

c.

Medio de profundidades com o ecobatmetro

A profundidade medida com o ecobatmetro, conforme visto, tem como referncia o fundo do navio onde esto localizados os transdutores. Portanto, para obter a profundidade do local no instante da sondagem necessrio somar leitura do ecobatmetro o valor do calado do navio, ou embarcao, pois: PROFUNDIDADE REAL = PROFUNDIDADE ABAIXO DA QUILHA + CALADO A quase totalidade dos aparelhos permite a introduo do valor do calado, de modo que as indicaes do ecobatmetro tenham como referncia o nvel do mar no instante da medio. Entretanto, o nvel do mar, conforme sabemos, no imvel, variando principalmente em funo das mars. As profundidades representadas nas Cartas Nuticas tm como origem o Nvel de Reduo, que, para as nossas cartas, definido como a mdia das baixamares de sizgia. Desta forma, para comparar com preciso a profundidade medida com a sondagem representada na carta, preciso considerar a altura da mar no instante da medio, subtraindo-a (no caso de altura da mar positiva) ou, eventualmente, somandoa (no caso relativamente raro de altura negativa da mar, ou seja, de nvel atual do mar abaixo do Nvel de Reduo).

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

309

Instrumentos nuticos

Os ecobatmetros destinados a empregos mais precisos, como levantamentos hidrogrficos ou pesquisas geofsicas, devem ser aferidos/calibrados, por comparao com a leitura de um prumo de mo ou barra de calibragem, em condies especiais (navio parado, mar calmo, etc.). A velocidade de propagao do som na gua do mar no constante e isto constitui uma das fontes de erro nas medidas dos ecobatmetros. Alguns modelos, para uso cientfico, permitem regular a velocidade do equipamento de modo que corresponda exatamente ao valor da velocidade de propagao do som na gua em que se opera.

11.6 INSTRUMENTOS DE DESENHO E PLOTAGEM


11.6.1 RGUAS PARALELAS E PLOTADORES
A rgua paralela (Figura 11.49) constitui a ferramenta tradicional do navegante para determinar a direo de qualquer linha traada na Carta Nutica e para traar uma linha em uma direo especificada.
Figura 11.49 - Instrumentos para desenho e plotagem

Rguas paralelas

Lupa

Compassos

Estacigrafo

Para determinar a direo de uma linha traada na carta, a rgua paralela deve ser deslocada para uma das rosas de rumos representadas na Carta Nutica, com o cuidado de mant-la sempre paralela linha de referncia, durante todo o movimento da rgua. Alcanada a rosa de rumos, faz-se a leitura da direo verdadeira desejada, tendo-se o cuidado para no tomar a recproca. Para traar uma linha de rumo ou marcao em uma determinada direo, partese da rosa de rumos e desloca-se a rgua paralela para a posio desejada, com o cuidado de mant-la sempre paralela direo de referncia. Existem rguas paralelas (tipo Captain Fields) que possuem uma graduao que facilita o seu uso, pois dispensam o deslocamento da rgua at a rosa de rumos, utilizando como referncia para leitura das direes qualquer meridiano (ou paralelo) representado na carta, em conjunto com a graduao da rgua. De qualquer forma, se, durante o seu movimento, a rgua paralela escorregar, ou deslizar, deve-se comear de novo todo o procedimento. Para evitar estes inconvenientes, existem os plotadores- paralelos (parallel plotters), que possuem roletes que se deslocam paralelamente sobre a carta, mantendo seu alinhamento original (Figura 11.50). Os plotadores-paralelos so de fcil manejo e mais
310 Navegao costeira, estimada e em guas restritas

Instrumentos nuticos

prticos para uso em embarcaes menores, onde o emprego da rgua paralela torna-se difcil, pela falta de espao e balano/caturro da embarcao.
Figura 11.50 - Plotador paralelo ("Parallel Plotter")

O parallel plotter possui uma graduao que, em conjunto com qualquer meridiano ou paralelo traado na Carta, permite obter direes verdadeiras com facilidade, o que evita ter que deslocar muito o plotador sobre a carta, diminuindo as chances de erros no transporte de rumos e marcaes. Outro plotador utilizado em navegao est mostrado na Figura 11.51. Embora originalmente destinado navegao area, sua simplicidade e convenincia tornaram-no muito usado no mar. O Navy Plotter no possui partes mveis e as direes so lidas nos meridianos representados na Carta Nutica, conforme ilustrado na Figura 11.52.
Figura 11.51 - Plotador tipo Navy Figura 11.52 - Uso do "Navy Plotter"

11.6.2 COMPASSO DE NAVEGAO


Os compassos so instrumentos essenciais na navegao, para medida de distncias sobre a Carta Nutica, para cartear posies, para plotagem da posio estimada, para o traado da LDP distncia e do alcance de faris e outros auxlios navegao. Podem ser do tipo mostrado nas Figuras 11.49 e 11.53(a), de ponta seca e feitos para serem utilizados com uma s mo, ou do tipo usado em desenho tcnico, com ponta de grafite, ilustrado na Figura 11.53(b). De qualquer modo, importante que os compassos empregados em navegao sejam capazes de manter exatamente uma abertura neles introduzida, a fim de preservar a preciso das distncias com eles traadas ou por eles medidas. Se houver dvidas se a abertura introduzida no compasso modificou-se durante o manuseio, o navegante deve verific-la e, se necessrio, repetir a operao. Especialmente quando se pratica navegao radar e se determina a posio por cruzamento de distncias, muito til dispor a bordo de um cintel (Figura 11.54), que
Navegao costeira, estimada e em guas restritas 311

Instrumentos nuticos

permite o traado de arcos de distncia maiores que a abertura mxima de um compasso comum. Se o navegante no dispuser do cintel, poder ver-se na situao de ter apenas distncias radar para determinar sua posio, mas no poder plotar as LDP na Carta, por causa da limitada abertura de seus compassos.
Figura 11-53 - Compassos usados em navegao Figura 11.54 - Cintel

B A

11.6.3 ESTACIGRAFO
O estacigrafo (Figura 11.49) um instrumento muito til a bordo, especialmente para a plotagem da posio por segmentos capazes (Figura 11.55), j abordada no Captulo 4.
Figura 11.55 - Posio por segmentos capazes

O brao central do instrumento fixo e constitui a referncia correspondente graduao zero. O ngulo da esquerda (medido com o sextante entre o objeto da esquerda e o ponto central) introduzido no estacigrafo, movendo-se o brao da esquerda at a graduao correspondente ao ngulo medido. O ngulo da direita (entre o ponto central e o objeto da direita) ajustado no instrumento deslocando-se o brao da direita at a graduao correspondente ao valor medido. O estacigrafo , ento, colocado sobre a Carta e orientado de modo que as bordas-ndices dos trs braos tangenciem as representaes cartogrficas dos trs objetos observados. A posio do navio, ou embarcao, estar no centro do instrumento, podendo ser marcada a lpis, atravs de um pequeno orifcio existente (Figura 11.56).

312

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

Instrumentos nuticos

Um instrumento interessante, similar ao estacigrafo, o Posicionador Weems, mostrado na Figura 11.57. O instrumento serve tanto para medir ngulos horizontais entre trs objetos cartografados, como para plotar a posio resultante (como se fosse um estacigrafo).
Figura 11.56 - Uso do Estacigrafo Figura 11.57 - Posicionador Weems

Os ngulos podem ser medidos com preciso e a vantagem do instrumento que no requer a leitura dos ngulos com sextante, sua anotao e a posterior introduo no estacigrafo para plotagem da posio. O sistema tico do posicionador semelhante ao do sextante, baseando-se na dupla reflexo do raio luminoso. O brao central (ou de referncia) dispe de um espelho fixo; um segundo espelho pode ser girado no plano horizontal, movendo-se o brao direito ou o brao esquerdo do instrumento. Este segundo espelho tem um rasgo vertical transparente no seu centro. Para obter o ngulo entre o ponto central e o ponto da direita, o instrumento mantido na horizontal, com o brao de referncia direcionado para o ponto central, que visto atravs do rasgo no espelho giratrio, diretamente por cima do centro do espelho fixo. O brao da direita e o espelho giratrio so, ento, deslocados at que o objeto da direita seja visto refletido no espelho fixo, diretamente sob o ponto central. Nesta posio, fixa-se o brao direito. Para medir o ngulo da esquerda, pocede-se de maneira semelhante, fixando-se, depois, o brao esquerdo em posio. Coloca-se, ento, o instrumento sobre a Carta Nutica, usando-o como se fosse um estacigrafo, para determinar a posio. O posicionador especialmente indicado para obter uma posio precisa quando fundeado, independentemente de qualquer informao da agulha.

11.6.4 TRANSFERIDOR UNIVERSAL (TU)


O Transferidor Universal (TU), mostrado na Figura 11.58, j foi devidamente explicado no Captulo 5, quando se estudou a navegao estimada. Seu uso bastante conveniente, tanto no CIC, como no passadio ou camarim de navegao dos navios maiores. O TU fixado no canto superior esquerdo da mesa de navegao. Para utiliz-lo, a Carta Nutica tambm deve ser fixada mesa de navegao, normalmente com fita gomada.

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

313

Instrumentos nuticos

A rgua do TU orientada segundo os meridianos da carta, sendo, ento, fixada em posio, lendo 000 / 180. A partir da, a rgua pode ser movida para qualquer posio da carta e a direo na qual est alinhada lida na rosa graduada existente no centro do instrumento.
Figura 11.58 - Transferidor Universal

11.6.5 OUTROS INSTRUMENTOS DE DESENHO E PLOTAGEM


a. Lpis e borrachas

O lpis utilizado em navegao deve ser suficientemente macio para que, em caso de necessidade de uso de borracha, no provoque rasuras nas Cartas Nuticas. Entretanto, no pode ser muito macio, para no borrar e sujar a carta. Um lpis mdio, como o HB ou o N2, produz boas plotagens. O uso de lapiseira 0.5 mm com grafite HB tambm recomendado. As linhas devem ser traadas de leve na Cartas Nuticas. Ademais, evite tra-las mais longas que o necessrio. Na plotagem de marcaes, conforme anteriormente mencionado, evite prolongar a linha at o ponto marcado, traando-a apenas nas imediaes da posio estimada, a fim de preservar a carta e no rasurar a representao dos pontos notveis utilizados como referncia para as marcaes. As borrachas devem ser macias e apagar sem rasurar ou sujar o papel.

b.

Lupa

Uma lupa (Figura 11.49) tambm um acessrio til, para facilitar a leitura de smbolos cartogrficos, notas de precauo e outras informaes apresentadas na Carta Nutica com tipos muito pequenos.

c.

Esquadros e transferidores

Esquadros, transferidores, rguas milimtricas e outros instrumentos de desenho tambm podem ser utilizados na navegao. Um par de esquadros pode ser empregado para medir a direo de uma linha na rosa de rumos ou transportar uma determinada direo da rosa de rumos para um outro ponto da Carta Nutica. Entretanto, os esquadros podem escorregar ou deslizar sobre a carta, afastando-se da direo original,

314

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

Instrumentos nuticos

o que recomenda dar preferncia ao uso de rguas paralelas ou dos plotadores acima citados.

11.7 OUTROS INSTRUMENTOS DE NAVEGAO


11.7.1 BINCULOS E LUNETAS
Os instrumentos utilizados em navegao para aumentar o poder da viso so os binculos (Figura 11.59) e as lunetas ou culos de alcance (Figura 11.60).
Figura 11.59 - Binculo 7 x 50 Figura 11.60 - culo de alcance

Os binculos so designados por dois nmeros (exemplo: 7x50) que indicam a potncia e o tamanho da objetiva, respectivamente. A potncia (ou poder de ampliao) de um binculo o nmero de vezes que o objeto visado aumentado. Por exemplo, os binculos de bordo so quase sempre 7x50, o que significa que aumentam sete vezes os objetos visados. Um binculo 10x aumentar dez vezes o objeto visado. O primeiro nmero tambm significa o quanto que o binculo aproxima o objeto colimado. Se visarmos um farol com um binculo cuja potncia 7x, na distncia real de 3,5 milhas, com o binculo veremos como se o farol estivesse a 0,5 milhas, isto , sete vezes mais perto. A potncia de um binculo determinada pelo tamanho, curvatura e colocao das lentes. O segundo nmero da designao de um binculo o dimetro da objetiva, em milmetros. Um binculo 7x50 tem objetiva de 50 mm de dimetro. Objetivas maiores proporcionam mais luz, porm so normalmente mais pesadas. Chama-se de campo de viso de um binculo o campo visto atravs das lentes. Geralmente, expresso em medida angular, mas tambm pode ser dado em metros, para uma distncia de 1.000 metros (ou ps, para uma distncia de 1.000 ps). Se dissermos que um binculo tem um campo de 150 metros, significa que mostrar uma abertura de 150 metros numa distncia de 1.000 metros. Quanto maior o aumento menor o campo de viso. uma necessidade tica. Assim, se escolhermos uma lente de aumento muito grande (20x, por exemplo), o campo de
Navegao costeira, estimada e em guas restritas 315

Instrumentos nuticos

viso ser reduzido. A soluo aumentar o dimetro da lente, mas o binculo se torna muito grande e pesado. Por isso, os binculos normalmente usados em navegao no tm muito poder de ampliao (magnificao) e os que tm so montados em trip nas asas do passadio ou no tijup, por serem grandes e pesados. Tambm ocorre que, em condies normais, h uma perda de cerca de 5% da luz quando um raio luminoso passa atravs de uma superfcie ar-vidro. Os binculos possuem inmeras lentes e, assim, h uma grande perda de luz. Para evitar isso, as lentes sofrem um revestimento (COATING), que elimina essa perda e restaura a luz do feixe luminoso. Esse revestimento aparece como uma pelcula azul escura quando a lente vista sob luz refletida. A distncia interpupilar dos olhos varia de 55 a 70 milmetros. A ajustagem para a distncia correta feita dobrando o binculo em torno da articulao central e, assim, aproximando ou afastando as lentes. Quando na posio correta, deve ser lida e anotada a marca na escala da articulao, para uso futuro pelo mesmo observador. O binculo estar corretamente ajustado quando os dois campos de viso circulares se juntarem em um nico. Existem dois tipos de binculos quanto ao sistema de focagem. Um tem sistema de focagem central, atravs um rodete montado entre os dois tubos oculares, para finalidade de foco. Uma das oculares, a da direita, ajustvel para compensar as variaes na potncia da viso. O outro sistema de mecanismo de focagem individual, que no possui rodete central. Cada ocular focada separada e independentemente. Para esse fim, ambas as oculares possuem escala para o conveniente posicionamento diptrico. Atualmente, so usados na navegao tipos sofisticados de binculos. Muitos incorporam agulhas magnticas (bssolas), para obteno de marcaes magnticas, e so prova dgua, como os modelos mostrados na Figura 11.61 (a) e (b). Outros, alm de bssola, possuem dispositivo para viso noturna ou sob condies de pouca luz.
Figura 11.61 (a) - Binculo 7 x 50 com bssola e telmetro-brilho relativo: 95%; campo de viso: 366' Figura 11.61 (b) - Binculo 7 x 50 com bssola e telmetro-brilho relativo: 78%; campo de viso: 366'

Sempre que usar binculos, o navegante deve ter o cuidado de passar as alas em torno do pescoo e proteger o instrumento, para que no sofra choques, que, mesmo pequenos, podem causar o desalinhamento das lentes. Uma boa maneira de guardar os binculos a bordo, com segurana e de modo a t-los sempre mo para uso, confeccionar caixas especiais para os instrumentos, fixadas s anteparas internas do passadio.
316 Navegao costeira, estimada e em guas restritas

Instrumentos nuticos

11.7.2 INSTRUMENTOS DIVERSOS


a. Crongrafo

um instrumento muito til para navegao, principalmente noite, para determinao de caractersticas de faris, faroletes e outros auxlios luminosos navegao, a fim de permitir sua correta identificao. Na falta de um crongrafo, o navegante deve dispor, no mnimo, de um bom relgio com contagem de segundos. Os cronmetros, essenciais na Navegao Astronmica, sero estudados no Volume II deste Manual.

b.

Calculadora Eletrnica

, tambm, muito til ao navegante, desde as mais simples, para os clculos rotineiros (especialmente os associados navegao estimada) at as calculadoras programveis, com programas de navegao para operaes complexas, tais como o clculo de derrotas ortodrmicas e de retas de posio na Navegao Astronmica. No se deve esquecer de providenciar baterias de reserva.

c.

Lanterna

Embora simples, este instrumento no pode deixar de ser mencionado, pela sua utilidade na navegao noturna, para leitura do sextante ou do peloro, anotao dos valores obtidos, etc. Lanternas (e pilhas sobressalentes) devem estar sempre disponveis noite. O ideal que seja equipada com vidro vermelho, ou, pelo menos, estar adaptada com um pedao de papel celofane encarnado, para no prejudicar a viso noturna do navegante.

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

317

Instrumentos nuticos

318

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

Vous aimerez peut-être aussi