Vous êtes sur la page 1sur 13

CICLO DE VIDA E POSSE DE ESCRAVOS: ALGUMAS RELAES ENTRE CORTES TRANSVERSAIS E ESTUDOS LONGITUDINAIS

Iraci del Nero da Costa1

I - INTRODUO Tanto no exterior como no Brasil vrios autores j empreenderam estudos visando verificao emprica da hiptese do ciclo de vida aplicada propriedade de cativos. 2 Essas pesquisas levaram, insofismavelmente, comprovao de tal hiptese tanto para dados tomados num mesmo momento do tempo (corte transversal ou em cross section), como em srie de tempo, vale dizer, com base no acompanhamento longitudinal de uma ou mais coortes de proprietrios de escravos. Firmou-se, ademais, a superioridade dos estudos longitudinais, pois seus resultados incorporam as vicissitudes econmicas defrontadas pelos grupos de escravistas considerados, ou seja, mudanas econmicas capazes de alterar, no correr do tempo, o padro de acumulao de riqueza, no caso medida pelo nmero de cativos possudos, no captveis em estudos pontuais (cross section), so plenamente detectadas pelos estudos longitudinais; refletindo, estes ltimos, portanto, fidedignamente, os processos de acumulao efetivamente vivenciados pelas aludidas coortes. No obstante esta bvia superioridade dos trabalhos calcados em cortes longitudinais, vrios bices colocam-se sua consecuo. Assim, falta de documentao homognea que cubra largo espao temporal, aliam-se a impreciso e variabilidade na indicao dos nomes das pessoas, a grande mobilidade espacial de nossas populaes pretritas e a dificuldade envolvida na localizao de fontes documentais ainda dispersas e cuja elaborao cabia a instncias, rgos ou autoridades funcionais distintas, as quais, via de regra, adotavam critrios dspares na caracterizao de um mesmo dado. Em face de tais obstculos, no raro, pois, que as informaes resultantes de levantamentos longitudinais mostrem-se numericamente pouco expressivas; fato este que, em muitos casos, impede anlises mais circunstanciadas e abrangentes. Sempre tendo em conta o caso da hiptese do ciclo de vida pensada em termos do nmero de escravos possudos propomos, neste artigo, um procedimento mediante o qual visamos a superar algumas das limitaes acima reportadas. Nosso escopo, cuja concepo nos parece das mais simples, estabelecer um mtodo baseado no tratamento
1

O autor grato a Renato Leite Marcondes, pela sugesto do tema, e a Jos Flvio Motta, pelas corrigendas e crticas.
2

Cf., entre outros, os trabalhos: GUTMAN, 1976; METCALF, 1983; COSTA, 1983; BACELLAR, 1987; SCOTT, 1987; COSTA & NOZOE, 1989; MOTTA, 1990 e LEWKOWICZ, 1992.

de dados tomados em distintos momentos do tempo (em cross section, portanto) e capaz de conduzir-nos a informaes estatsticas grosseiramente aproximadas das que redundariam do almejado, porm por vezes inexeqvel, levantamento longitudinal, o qual, como sabido, exige o acompanhamento de todos os integrantes de um mesmo grupo de escravistas no correr de todo o lapso temporal sob anlise. Vejamos, pois, passo a passo, a soluo alternativa por ns aventada.

II - RELEMBRANDO ALGUMAS HIPTESES BSICAS Recordemos, antes do mais, as hipteses bsicas da teoria do ciclo de vida quando aplicada ao caso da posse de escravos. Para tal circunstncia prev-se o seguinte: hipoteticamente, pode-se esperar que o nmero de escravos varie com a idade do proprietrio. Assim, at a faixa dos sessenta-setenta anos verificar-se-ia uma correlao positiva entre as duas variveis. Tal afirmativa parte do suposto de que o escravista tenderia a acumular riqueza, neste caso representada pelo nmero de escravos possudos, no correr do perodo economicamente ativo de sua vida.3 J para a faixa colocada aps os setenta anos, como decorrncia de uma eventual partilha de bens em vida ou da noreposio de escravos falecidos, ocorreria uma relao inversa entre idade do proprietrio e nmero de cativos. Em termos grficos, a suposio aqui explicitada apresentaria o lineamento das curvas traadas na figura 1. A diferena entre os perfis das linhas A e B prende-se s taxas segundo as quais dar-se-ia a acumulao da posse escrava. A curva A indica que, at a idade de 70 anos, tal acumulao ocorreria segundo taxas decrescentes; j para a curva B teramos um processo de acumulao segundo taxas crescentes at a idade de 40 anos e, a partir da e at os 70 anos, o aludido processo verificar-se-ia segundo taxas decrescentes. Para ambas as curvas, e at os 70 anos, o nmero absoluto de cativos possudos mostrar-se-ia crescente; ainda para ambas, aps os 70 anos de idade, o escravista passaria a desacumular, isto , o nmero de seus escravos decresceria em termos absolutos.

Vrias eram as maneiras mediante as quais os plantis viam-se acrescidos. aquisio decorrente da compra de novos cativos somavam-se as doaes, recebimento de dote e/ou heranas e os eventuais incrementos devidos ao prprio crescimento vegetativo do plantel j possudo pelo escravista. A respeito desta ltima forma vale lembrar o modelo formulado por H. G. Gutman, o qual, sucintamente, prope o seguinte: A influncia do senhor marcante, por exemplo, no modelo cclico de destruio, construo e disperso da famlia escrava elaborado por Gutman. Esse movimento cclico acompanha as diversas etapas da vida e da atividade econmica do proprietrio de pequenas plantaes. Este, ao iniciar sua vida adulta, procede formao de sua fora de trabalho, com isso acarretando amide a destruio de laos familiares anteriormente possudos por seus escravos; tais laos vo-se reconstruindo e desenvolvendo, em um processo de estabilizao e reproduo da mo-de-obra que marca a meia-idade do senhor; por fim, a velhice ou a morte deste freqentemente provoca a quebra dos laos construdos na fase anterior, tendo lugar a disperso da fora de trabalho. (MOTTA, 1990, p. 231-232).

FIGURA 1 RELAES HIPOTTICAS ENTRE A IDADE DO ESCRAVISTA E O NMERO DE ESCRAVOS POSSUDOS

Quando operamos com dados concretos, vale dizer, colhidos nas fontes documentais disponveis, e concernentes a mais de um escravista, impe-se a introduo de duas alteraes formais na maneira de apresent-los. Assim, para atenuar eventuais imprecises quanto s idades atribudas aos escravistas, so elas agrupadas em faixas etrias decenais, por via de regra dos 10 aos 19 anos, dos 20 aos 29 etc., at a faixa superior correspondente aos indivduos com 80 ou mais anos. A segunda mudana diz respeito aos escravos possudos, os quais no so computados em termos de nmeros absolutos, mas, sim, segundo valores mdios, ou seja, para cada faixa etria considera-se o nmero mdio de cativos pertencentes aos escravistas nela congregados. Destarte, a apresentao grfica dos dados assume um perfil semelhante ao traado na figura 2. A linha que une os pontos (a, b, ... h) correspondentes ao nmero mdio de escravos possudos serve, pois, para orientar o leitor na visualizao dos resultados obtidos, sugerindo-lhe qual seria o perfil da curva caso tomssemos a varivel idade ano a ano (10, 11, ... n anos).

FIGURA 2 NMERO MDIO DE ESCRAVOS POR FAIXAS ETRIAS DOS ESCRAVISTAS

III - RELAES ENTRE ESTUDOS TRANSVERSAIS E LONGITUDINAIS Isto posto, e tendo presente estarmos a tratar de uma dada localidade ou regio, vejamos as semelhanas, diferenas e relaes existentes entre os estudos em cross section, vale dizer, os dados referem-se a um especfico momento do tempo; a um censo efetuado em 1800, por exemplo, e os estudos longitudinais, ou seja, as informaes so tomadas para um mesmo grupo de pessoas (escravistas no nosso caso) ao longo de suas vidas, dada a restrio de que componham uma coorte, isto , apresentem uma caracterstica comum (por exemplo: estivessem colocadas, em 1730, na faixa dos 10 aos 19 anos de idade). Suponhamos, de incio, estarmos a estudar uma localidade cujo comportamento fosse estvel no correr do tempo, vale dizer, seu padro de acumulao seria sempre o mesmo e suas variveis demogrficas e econmicas caracterizar-se-iam pela ausncia de mudanas (de sorte a reproduzirem-se indefinidamente) ou, se acontecessem mudanas

(acrscimos ou decrementos), seriam elas tamanhamente harmnicas que se dariam segundo as mesmas taxas. Neste ltimo caso, se ocorresse a duplicao dos efetivos populacionais, os efetivos alocados em cada faixa etria de escravistas tambm ver-seiam duplicados, o nmero de escravos concernentes a cada faixa etria de escravistas tambm dobraria, assim como os recursos econmicos necessrios manuteno das atividades e eventual compra de novos cativos. Enfim, estaramos, sempre, a nos defrontar com os mesmos valores mdios para todas as relaes de carter demogrfico ou econmico. Com respeito aos estudos longitudinais ou em cross section, a concluso imediata a se tirar do quadro acima delineado que seus resultados seriam idnticos, sobrepondose, integralmente, as curvas que os representam; assim, conforme ilustrado pelas figuras 3 e 4, a nica distino possvel entre as resultantes dos dois tipos de estudo dada pelos dizeres que os identificam: um estribado em corte longitudinal, o outro fundado em informaes levantadas para um determinado momento do tempo (1800, por exemplo).
FIGURA 3
NMERO MDIO DE ESCRAVOS POR FAIXAS ETRIAS DOS ESCRAVISTAS (Localidade - Escravistas nascidos no perodo 1711-1720)

FIGURA 4
NMERO MDIO DE ESCRAVOS POR FAIXAS ETRIAS DOS ESCRAVISTAS (Localidade - 1800)

Outra concluso a se inferir do exposto at aqui diz respeito ao perfil das curvas de cross section caso se dessem mudanas no padro de acumulao. Suponhamos, a ttulo ilustrativo, que estivssemos a tratar de uma localidade a qual mostrasse, num primeiro momento, o padro de acumulao expresso pela curva t0 da figura 5 e que se defrontasse, num segundo momento (t1), com uma alterao (expanso) econmica capaz de lev-la a um padro de acumulao superior ao inicialmente observado (t0), e que, num terceiro momento (t2), se visse presa de abalo (depresso) econmico do qual resultasse, por causa de um processo generalizado de "desacumulao", um padro inferior ao verificado no aludido momento t0. Na figura 5 vo indicados, sempre a ttulo exemplificativo, alguns dentre os infinitos resultados que poderiam decorrer das alteraes ora descritas.

FIGURA 5 NMERO MDIO DE ESCRAVOS POR FAIXAS ETRIAS DOS ESCRAVISTAS (Localidade, t0 = 1800, t1 = 1810, t2 = 1820)

Ainda em termos meramente ilustrativos, e para fixarmos a compreenso concernente a mudanas de padres de acumulao, atenhamo-nos aos valores inscritos na figura 5. Admitindo que o momento t0 refira-se a um levantamento realizado em 1800 observa-se que os escravistas colocados na faixa etria dos 50 aos 59 anos de idade detinham, em mdia, 11,5 cativos. J no momento t1 (1810, por exemplo), em face da expanso econmica, os proprietrios de cativos daquela mesma faixa etria possuam, em mdia, 17,3 escravos; correlatamente, presente o processo generalizado de "desacumulao", passaram os escravistas cujas idades estavam entre os 50 e 59 anos a deter, no momento t2 (1820, digamos), em mdia, to-somente 5,8 escravos. Como se v, mudanas do padro de acumulao implicam, necessariamente, movimentos "para cima" ou "para baixo" das curvas em tela. Tais "movimentos", lembre-se, podem restringir-se a apenas um segmento das aludidas curvas; o relevante aqui termos claro que mudanas do padro de acumulao se expressam, necessariamente, mediante "movimentos" das curvas em foco, ou seja: cada uma das infinitas curvas possveis expressa um especfico padro de acumulao.

IV - EXPOSIO DO PROCEDIMENTO ORA PROPOSTO Compreendidos os elementos acima colocados, enfrentemos, agora, a seguinte pergunta: seria possvel, caso estivssemos a tratar com uma populao que no conhecesse processos migratrios (vale dizer, que no se visse afetada por emigrao nem por imigrao), estabelecer, com base em dados tomados em cross section, os valores concernentes ao acompanhamento longitudinal de uma dada coorte, mesmo na presena de alteraes no padro de acumulao? A resposta a tal questo imediata e afirmativa. Se no, vejamos. Suponhamos serem disponveis, para a populao acima referida, oito levantamentos censitrios efetuados com espaamento de dez anos; ademais, sempre em termos exemplificativos, admitamos que o padro de acumulao da localidade em pauta alterou-se, continuamente, para nveis superiores no correr do tempo abrangido pelos aludidos levantamentos populacionais. Caso colocssemos em grfico os dados pertinentes chegaramos a algo como o mostrado na figura 6. FIGURA 6 NMERO MDIO DE ESCRAVOS POR FAIXAS ETRIAS DOS ESCRAVISTAS (Localidade, 1730, 1740 ... e 1800)

Como bvio, os remanescentes dos escravistas que estavam colocados na faixa dos 10 aos 19 anos em 1730 ver-se-iam considerados na faixa dos 20-29 anos no levantamento de 1740; por fim, os escravistas que alcanaram, em 1800, a faixa dos 80 e mais anos estariam, igualmente, contemplados na curva referente a este ltimo ano. Ora, para definirmos o processo de acumulao efetivamente defrontado pela coorte dos que contavam de 10 a 19 anos em 1730, basta considerarmos, para cada faixa etria, o ponto correspondente de cada uma das curvas de cross section: a para 1800, b para 1790, c para 1780 e assim por diante at o ponto h (1730). A unio destes pontos representar, portanto, o processo de acumulao procurado (Cf. figura 7).

FIGURA 7 NMERO MDIO DE ESCRAVOS POR FAIXAS ETRIAS DOS ESCRAVISTAS (Localidade, Levantamentos efetuados de 1730 a 1800)

Pois bem, e aqui colocamos nossa ltima pergunta: e se a populao estivesse sujeita a movimentos migratrios, a curva resultante do procedimento acima enunciado refletiria o "processo de acumulao efetivamente defrontado ..."? A resposta, igualmente
8

imediata, : no, tal processo no seria fidedignamente representado por esta curva, pois, dele teramos, to-s, uma aproximao mais ou menos grosseira; isto decorre do fato de no podermos contar com o acompanhamento de uma coorte, pois, dados os movimentos migratrios, no deslocamento de uma para outra faixa etria encontrar-nos-amos em face de agrupamentos no homogneos e compostos por pessoas que poderiam ou no estar presentes na faixa da qual partimos. Ademais, enquanto alguns escravistas estivessem a se deslocar para outras localidades, outros estariam a chegar de regies nas quais o padro de acumulao poderia ser absolutamente distinto do imperante na localidade em estudo. Ressaltadas as debilidades do mtodo ora proposto, vejamos em que condies esta aproximao grosseira pode revelar-se til. A primeira delas prende-se disponibilidade de levantamentos populacionais que cubram um lapso temporal de cerca de setenta a oitenta anos e que guardem entre si um espaamento no muito superior a dez anos. A segunda condio diz respeito impossibilidade de se efetuarem, para a localidade em apreo, estudos longitudinais lastreados na considerao de coortes integradas por escravistas passveis de serem corretamente identificados. Uma eventual vantagem de nosso mtodo est no fato de que em sua aplicao contemplamos, para cada faixa etria, todos os escravistas listados, podendo-se contar, portanto, com um nmero relativamente avultado de observaes, certamente muito superior ao propiciado por estudos longitudinais. Ademais, embora se deva reconhecer, como avanado, tratar-se de mera aproximao se referidos a pessoas integrantes de uma especfica coorte, inegvel que os resultados alcanados com base no procedimento aqui preconizado expressam, com plausvel grau de verossimilhana, os processos de acumulao e as vicissitudes econmicas concretamente observados na localidade estudada. Permitimo-nos concluir, pois, que, presentes as restries apontadas e em face da comprovada impossibilidade de efetuarmos estudos longitudinais para a localidade sob anlise, a alternativa ora proposta representa sucedneo plenamente aceitvel.

V - CONSIDERAES FINAIS Escusando-nos pelo desbragado teor didtico emprestado a estas notas e por no havermos desenvolvido aplicaes empricas do mtodo aqui exposto, apelamos aos colegas que as desenvolvam servindo-se do riqussimo repertrio de informaes demoeconmicas consubstanciado nos Maos de Populao depositados no Arquivo Pblico do Estado de So Paulo. Abrimo-nos tambm, claro, s crticas, sugestes e reparos que este apoucado escrito possa vir a despertar.

APNDICE
NOTA SOBRE APRESENTAO GRFICA DE LEVANTAMENTOS LONGITUDINAIS Vo explicitadas abaixo duas formas de apresentao grfica de levantamentos longitudinais concernentes aos nmeros mdios de cativos possudos ao longo da vida de integrantes de uma ou mais coortes de escravistas. Admitamos, a ttulo ilustrativo, que dispomos de informaes resultantes de oito levantamentos longitudinais, com espaamento temporal de dez anos entre um e outro, referentes a oito distintas coortes de escravistas. Suponhamos, ademais, que as coortes presentes nestes levantamentos sejam as descritas no quadro I. QUADRO I COORTES PARA AS QUAIS DISPOMOS DE INFORMAES _____________________________________________________________________________________ coorte 1-1 (ou C 1809) = coorte dos escravistas que, em 1809, colocavam-se na faixa etria dos 10 aos 19 anos de idade e cujos remanescentes estariam, portanto, em 1879, na faixa dos 80 e mais anos. = coorte dos escravistas que, em 1819, colocavam-se na faixa etria dos 10 aos 19 anos de idade e cujos remanescentes estariam, portanto, em 1879, na faixa dos 70 aos 79 anos.

coorte 2-2 (ou C 1819)

...................................................................................................................................................................... coorte 7-7 (ou C 1869) = coorte dos escravista que, em 1869, colocavam-se na faixa etria dos 10 aos 19 anos de idade e cujos remanescentes estariam, portanto, em 1879, na faixa dos 20 aos 29 anos.

coorte 8-8 (ou C 1879)

= coorte dos escravistas que, em 1879, colocavam-se na faixa dos 10 aos 19 anos e que, portanto, estariam neste ano de 1879 na mesma faixa dos 10 aos 19 anos. _____________________________________________________________________________________

Consideremos, por fim, que para cada coorte seja calculado o nmero mdio de escravos possudos por escravistas colocados em oito faixas etrias decenais (10-19 anos, 20-29, ... 70-79 e 80 e mais anos), dada a restrio (aqui admitida to-s para simplificar a exposio) de dispormos das informaes para todas as oito faixas etrias (10-19,... 80 e +) s para a coorte 1-1 (ou C 1809); j para a coorte 2-2 (ou C 1819) contaramos com informaes s para sete faixas (10-19,... 70-79) e assim por diante de tal sorte que, para a coorte 8-8 (ou C 1879), s teramos a informao referente faixa etria dos 10 aos 19 anos. Isto posto, vejamos como apresentar graficamente tais dados. A primeira maneira, intuitiva diramos, est em indicarmos o nmero mdio de escravos possudos no eixo vertical e o tempo no eixo horizontal de forma que cada coorte, a comear pela 2-2, guarde, com respeito precedente, um espaamento de dez anos (Cf. figura A). A primeira coorte (1-1), de acordo com as condies acima postas, v-se representada por uma curva que se estende de 1809 a 1879 cobrindo, portanto, todas as faixas etrias; a segunda coorte (2-2) vai indicada pela curva com ponto inicial em 1819, ano no qual seus integrantes mostrariam idades entre 10 e 19 anos, e com trmino em 1879, momento no qual os escravistas sobreviventes colocar-se-iam na faixa dos 70 aos 79 anos; por fim, a ltima coorte (8-8) ver-se-ia expressa

10

por um nico ponto, correspondente ao nmero mdio de escravos possudos, em 1879, pelos proprietrios com idades colocadas na faixa dos 10 aos 19 anos. FIGURA A NMERO MDIO DE ESCRAVOS POSSUDOS, NO CORRER DO TEMPO, POR ESCRAVISTAS INTEGRANTES DE COORTES ESPECFICAS (Localidade, 1809 a 1879)

Embora correto, o grfico resultante deste primeiro procedimento no permite uma visualizao clara e imediata das eventuais mudanas ocorridas nos processos de acumulao vivenciados pelos integrantes das distintas coortes. Procuremos, pois, uma alternativa para expor os mesmos resultados e que possibilite o confronto imediato das curvas correspondentes s oito coortes com as quais estamos a trabalhar neste exemplo. A soluo para nossa busca acha-se anunciada no quadro I no qual efetuamos a caracterizao das coortes. Seno, vejamos. Se atentarmos para os dizeres em itlico naquele quadro veremos que: os remanescentes da coorte 1-1 (ou C 1809) estariam, em 1879, na faixa dos 80 e mais anos; j os remanescentes da coorte 2-2 (ou C 1819) estariam, em 1879, na faixa dos 70 aos 79 anos; (...) os remanescentes da coorte 7-7 (ou C 1869) estariam, em 1879, na faixa dos 20 aos 29 anos; por fim, os integrantes da coorte 8-8 (ou C 1879) estariam, em 1879, na faixa dos 10 aos 19 anos. Ora, para "alinharmos" as curvas correspondentes s vrias coortes basta redefinirmos o eixo horizontal da figura A. Assim, no eixo vertical continuaremos a inscrever os valores referentes ao nmero mdio de escravos possudos, j o eixo horizontal dar suporte s oito faixas etrias aqui contempladas (Cf. figura B). Como se observa na figura abaixo as oito coortes esto presentes: para C 1809, como avanado acima, esto indicados os valores mdios concernentes a todas as faixas etrias; j para C 1819 comparecem, to-

11

somente, as sete primeiras faixas etrias (dos 10-9 anos at os 70-9); ... para C 1869 aparecem os dados referentes s duas primeiras faixas etrias (10-9 e 20-9 anos); finalmente, para C 1879 contamos, to-s, com o ponto concernente faixa dos 10 aos 19 anos. Como esperado, esta forma alternativa de apresentao grfica permite o confronto imediato das vrias coortes, facilitando a visualizao dos processos de acumulao vivenciados pelos escravistas que as integram. FIGURA B NMERO MDIO DE ESCRAVOS POR FAIXAS ETRIAS DOS ESCRAVISTAS PARA COORTES ESPECFICAS (CORTES LONGITUDINAIS) (Localidade, Coortes: 1809, 1819 ... e 1879)

12

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BACELLAR, Carlos de Almeida Prado. Os senhores da terra famlia e sistema sucessrio entre os senhores de engenho do oeste paulista, 1765-1855. So Paulo, FFLCH-USP, mestrado, 1987, mimeografado. COSTA, Iraci del Nero da. Nota sobre ciclo de vida e posse de escravos. Histria: Questes e Debates. Curitiba, APAH, 4(6): 121-127, 1983. COSTA, Iraci del Nero da & NOZOE, Nelson Hideiki. Elementos da estrutura de posse de escravos em Lorena no alvorecer do sculo XIX. Estudos Econmicos. So Paulo, IPE-USP, 19(2): 319-345, 1989. GUTMAN, Herbert George. The black family in slavery and freedom, 1750-1925. New York, Vintage Books, 1976. LEWKOWICZ, Ida. Vida em famlia: caminhos da igualdade em Minas Gerais (sculos XVIII e XIX). So Paulo, FFLCH-USP, doutoramento, 1992, mimeografado. METCALF, Alida C. Families of planters, peasants and slaves: strategies for survival in Santana de Parnaba, Brazil, 1720-1820. Austin. The University of Texas at Austin, doutoramento, 1983, mimeografado. MOTTA, Jos Flvio. Corpos escravos, vontades livres: estrutura da posse de cativos e famlia escrava em um ncleo cafeeiro (Bananal, 1801-1829). So Paulo, FEA-USP, doutoramento, 1990, mimeografado. SCOTT, Ana Slvia Volpi. Dinmica familiar da elite paulista (1765-1836): estudo diferencial
de demografia histrica das famlias dos proprietrios de grandes escravarias no Vale do Paraba e regio da capital de So Paulo. So Paulo, FFLCH-USP, mestrado, 1987,

mimeografado.

13

Vous aimerez peut-être aussi