Vous êtes sur la page 1sur 7

TEORIA 12

Conjugado, Potncia e Velocidade em Mquinas Eltricas

12.1

O Conjugado:

O conjugado, tambm conhecido por torque, o esforo realizado por um motor, mais precisamente pelo centro do eixo do rotor do motor, quando realiza um trabalho de fora ou de movimento. Em termos gerais diz-se que uma fora que atua sobre uma alavanca, origina um conjugado. A magnitude da grandeza denominada conjugado depende de: Da magnitude da grandeza fora; Da magnitude da grandeza comprimento do brao de alavanca, ou seja, da distncia perpendicular da fora at o ponto de apoio. OBS: Em se tratando de uma polia, por exemplo, tal distncia vem a ser o raio da mesma polia, pois a fora: ou aplicada no centro do eixo e da transmitida para a borda da polia, para a correia, e isso ocorre no caso da polia estar atrelada a um eixo o qual fonte de energia cintica; ou ento a fora aplicada na borda da polia, pela correia e transmitida para o centro do eixo, no caso de um receptor de energia cintica. Assim: Conjugado = Fora

Brao de alavanca

Conjugado = Fora Raio

As unidades de medida mais utilizadas para a grandeza denominada de "Conjugado" so: Kgfm Nm Kpm Quilograma Fora Metro; Newton Metro; Quilo Pascal Metro.

Por meio das polias ou engrenagens, os conjugados e, por conseguinte as rotaes, podem ser mudadas simultaneamente, para adapt-los s diversas condies de servio. Nestes casos so aplicveis as seguintes relaes:
d n C 1 = 2 = 1 onde: n C d 1 2 2

Para polias:

1 = Fonte d = Dimetro da polia C = Conjugado

2 = Receptor n = Velocidade ou Rotao

SENAI

Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

133

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: ahp106@sp.senai.br

Para engrenagens:

d n C 1 = 2 = 1 n C d2 1 2

onde: d = nmero de dentes da engrenagem.

Exemplo de transmisso de movimento rotativo por polia: n1 d1 C1 n2 d2 C2 d1 = 10 cm d2 = 30 cm n1 = 1000 rpm n2 = ? C1 = 10 N.m C2 = ?

Came: Pea giratria de contorno adequado a permitir um movimento alternativo especial outra pea, chamada seguidor. Pea mecnica semelhante a uma roda dentada que recebe uma programao, disponibilizando vrias alternativas para aplicao com diferentes seqncias.

12.2

Relao entre Conjugado, Potncia e Velocidade:

No sistema de transmisso de movimento visto anteriormente, teoricamente, a potncia mecnica da fonte igual potncia mecnica do receptor, ou seja, P1 = P2. Entretanto nos casos prticos existem sempre perdas a serem consideradas, por exemplo, se a correia deslizar temos perda de trao, o que implica em perda de potncia. De fato as frmulas prticas convertem o conjugado a partir das grandezas da potncia eltrica e da rotao de um dado motor, sendo que o conjugado est relacionado com a potncia de modo diretamente proporcional e com a velocidade angular, que a rotao, de modo inversamente proporcional, ou seja, conjugado igual potncia dividido pela rotao: Baseado nos dados e no diagrama do exemplo anterior e adotando-se os dados deste exemplo, determine qual ser o conjugado C2, a rotao n2 e a potncia P2. Em que unidade de medida se encontra o valor da potncia obtido? Obtenha a potncia em Watt e em CV. Em virtude da diversidade de unidades de medida utilizadas, seja para o conjugado, ou seja, para a potncia eltrica, devemos observar cuidadosamente a converso do conjugado, aplicando os ajustes necessrios de acordo com as unidades empregadas. Exemplos: 1) C(N.m) = P(W ) P(W ) 60 n(rpm) 2

C =

P n

P = C .n

n(RAD / s ) P(W ) 60 1 n(rpm) 2 g

2)

C(N.m) =

3)

C(Kgf .m) =

4) C(Kgf .m) =

P(CV ) 60 736 n(rpm) 2 g 134

SENAI

Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: ahp106@sp.senai.br

5)

C(Kgf .m) =

n(RAD / s )

P(CV )

736
g

6)

C(N.m) =

n(RAD / s )

P(CV )

736

7)

C(N.m) =

P(CV ) 60 736 n(rpm) 2

OBS: em 2) e 3) dividimos por 2 para ajustar de RADIANOS para ROTAES (1 rotao = 2 RAD) e multiplicamos por 60 para ajustar de POR SEGUNDOS para POR MINUTOS (1 min = 60 s); em 3), 4) e 5) dividimos por g, ou seja, por 9,8 para ajustar de NEWTONS.METRO para QUILOGRAMA-FORA.METRO (g a acelerao da fora da gravidade da terra que corresponde a 9,8 m/s2); em 4), 5), 6) e 7) multiplicamos por 736 para ajustar de WATTS para CAVALOVAPOR (1 CV = 736 W). J, olhando-se para o conjugado de um ponto de vista estritamente eletromagntico, o mesmo tambm pode ser dado por:

CMO = K E . C . I A

onde: CMO
C

IA

Conjugado (em Kgf.m) fluxo magntico do campo (emWeber (1)) Corrente de Armadura (em Ampere)

(1)

As linhas de fora de um campo magntico so coletivamente chamadas de fluxo magntico, para o qual se usa o smbolo , a letra grega Phi. A unidade de fluxo magntico (ou fluxo de induo magntica) no Sistema Internacional de Unidades de Medida (SI) o Weber (Wb).

Como KE uma constante que depende exclusivamente de dados construtivos do motor, esta frmula pouco utilizada para clculos prticos, no obstante ela tem sua muita importncia, at mesmo por permitir enxergar a dependncia do conjugado do motor (CMO) para com o fluxo de campo (C) e com a corrente de armadura (IA). Assim, para fluxo de campo (C) constante, o conjugado apresentado pelo motor proporcional a corrente de armaduta. Em um bom nmero de aplicaes de controle que envolvem motores CC, o fluxo de campo (C) mantido constante, ou devido ao uso de alimentao fixa para o enrolamento de campo ou pelo uso de motor de ima permanente no estator. Assim, o conjugado do motor (CMO) passa a ser funo apenas da corrente de armadura (IA). Este conceito, IA CMO, muito importante e ser empregado nos nossos ensaios prticos, uma vez que os motores que utilizaremos sero motores que empregam im permanente no lugar do enrolamento de campo.
SENAI Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

135

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: ahp106@sp.senai.br

12.3

Convenes das Caractersticas do Conjugado: As legendas adotadas sero: CMO CRE CAC CFR CDA Conjugado do motor; Conjugado da Carga (Conjugado resistente); Conjugado de Acelerao; Conjugado de Frenagem. Conjugado de desacelerao

O conjugado do motor CMO - o conjugado desenvolvido e exercido pela mquina eltrica (motor), em seu eixo, na funo que o motor tem de movimentar a carga, a partir da energia eltrica que o mesmo recebe como alimentao. O conjugado resistente - CRE oferecido pela carga e se opom ao movimento em qualquer sentido que se tente moviment-la. O CRE pode ser ou no dependente da rotao (velocidade do movimento), e caso seja dependente, pode haver ai uma relao inversa, direta ou exponencial. Isso depende do tipo de carga mecnica, como veremos mais adiante. O conjugado do motor CMO - e o conjugado resistente CRE - tem sempre sentidos opostos. CRE CMO

Movimento 12.4 Os Trs Regimes de Movimento de uma Mquina Eltrica: Identifica-se em uma mquina eltrica em movimento 3 estgios (ou regimes) a saber: Acelerao Estvel Desacelerao T1; T2; T3; Se o CMO igual ao CRE, ento temos equilibrio dos conjugados e, como conseqncia, a velocidade (rotao) se torna constante. Temos assim um regime estvel, como o que ocorre em T2. Lembre-se o objetivo do sistema de controle de um conversor CA/CC regulado sempre buscar o regime estvel CMO = CRE . Entretanto se ocorrer do CMO passar a exceder
SENAI Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

136

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: ahp106@sp.senai.br

o CRE, chamamos a esta parcela excedente de conjugado de acelerao CAC. Estando o sistema sob este regime de acelerao, teremos uma velocidade sempre crescente e CAC = CMO - CRE , como o ocorre em T1. J num regime de desacelerao, o motor efetua uma fora contrria a da acelerao para que haja efetivamente uma frenagem, assim dizemos que o motor passa a ter um conjugado de frenagem (CFR). J o conjugado resultante do desequilbrio negativo, ou seja, o movimento resultante refere-se a um conjugado de desacelerao (CDA). Fazer com que o motor efetue uma fora contrria a da inercia da carga diferente de simplesmente cortar a energia de alimentao e deixar a mquina rolar solta, at parar por si prpria, por inexistencia de ao no motor:

Se aps atingir uma certa velocidade, num dado momento passar a atuar sobre o mvel, usando-se a fora do motor em sentido contrrio, neste caso temos efetivamente um conjugado de frenagem (CFR), e as relaes se estabelecem de modo que: CDA = CFR - CRE Por outro lado, se aps atingir uma certa velocidade, num dado momento passar a deixar rolar solto cortando a energia, o CDA se torna igual ao CRE, pois no existe CFR. Assim, temos CDA = - CRE. Neste caso, a parada do sistema se dar em um tempo relativamente longo, pois funo apenas do movimento de inrcia.

12.4.1 A Partida: A partida uma situao a parte que requer ateno especial. A partida um intervalo de tempo no qual o motor sair da condio de parado (n = 0), passando transitoriamente por um regime de acelerao, at atingir uma dada rotao desejada. Normalmente necessrio um grande esforo para tirar o sistema da inercia de n = 0 e, o quo grande este esforo, algo que depende do tipo de carga mecnica. Na partida o motor estar tracionando a carga e para que a partida seja possvel motor e carga so dimensionados de modo que CMO NOMINAL > CRE PARTIDA. Assim a arrancada feita com elevado CMO, o que equivale dizer que o motor parte com corrente de armadura (IA) elevada, mesmo que a tenso VCMED seja reduzida durante o transitrio de acelerao da partida, pois ao partir a FCEM inicialmente nula e todo o valor da VCMED aplicada torna-se tenso til do induzido. Legenda: CP Conjugado de Partida; Conjugado Nominal; CN PP Potncia de Partida; PN Potncia Nominal.
SENAI

C,P CP PN PP CN

t VCMED = E A + R A IA
FCEM responsvel pela Potncia Efetiva Tenso til responsvel pelo Conjugado

Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

137

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: ahp106@sp.senai.br

12.5

Diferentes tipos de Carga:

Em funo do tipo de carga mecnica do motor, podemos ter diversos tipos de caracteristicas de conjugados resistentes (CRE). Como a potncia exercida pela mquina eltrica proporcional ao produto do conjugado pela velocidade (n), teremos as curvas caractersticas, onde para cada caso, poderemos observar simultneamente o comportamento tanto da potncia, quanto do CRE, ambos em funo da rotao. Atravs de ensaios prticos realizados nos equipamentos que utilizam motores CC, pode-se determinar o comportamento do CRE em funo rotao, obtendo-se as curvas caracterstica de cada equipamento. Por fim as curvas caractersticas so classificadas, por semelhana, em quatro categorias: Na primeira categoria, o CRE inversamente proporcional a n; Na segunda categoria, o CRE constante, ou seja, independe de n; Na terceira categoria, o CRE diretamente proporcional a n; Na quarta categoria, o CRE diretamente proporcional ao quadrado de n.

Enroladoras Frezadoras Mandriladoras

Elevadores Correias Transportadoras Mquinas Ferramentas Laminadoras

Plainas Serras Moinhos de Rolos Calandras com Atrito Viscoso

Bombas Centrfugas Ventiladores Exaustores Compressores

Resumindo, o tipo de carga mecnica determina o comportamento do conjugado resistente, podendo o conjugado diminuir, ou ficar constante, ou ainda aumentar de forma linear ou exponencial, em funo do aumento da velocidade (rotao) do sistema. Por sua vez o comportamento da potncia determinado pelo prprio conjugado. Variando-se crescerntemente a velocidade, a potncia sempre cresce exponencialmente em relao ao conjugado, pois:
P = C n

SENAI

Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

138

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: ahp106@sp.senai.br

12.6

Tipos de Frenagem: Podemos ter dois tipos de frenagem: Frenagem eltrica; Frenagem mecnica a qual pode ser provida por um freio mecnico.

No caso de frenagem eltrica temos o motor funcionando como um gerador. Isso gera uma questo importante: O que fazer com a energia resultante da frenagem eltrica? Duas solues so tpicas, podendo ser: Frenagem reosttica: neste caso a energia gerada simplesmente consumida de forma dissipativa a energia excedente desviada para um resistor de potncia; Frenagem regenerativa: neste caso h aproveitamento da energia gerada, que normalmente vertida de volta para a rede eltrica de CA.

ALLenz/2005

SENAI

Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

139

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: ahp106@sp.senai.br

Vous aimerez peut-être aussi