Vous êtes sur la page 1sur 15

Indisciplina na Aula

Um comportamento indisciplinado qualquer acto ou omisso que


contraria alguns princpios do regulamento interno ou regras bsicas estabelecidas pela escola ou pelo professor ou pela comunidade. A indisciplina uma resposta autoridade do professor. O aluno contesta porque no est de acordo com as exigncias do professor, com os valores que ele pretende impor, com os seus critrios de avaliao, a sua parcialidade, ... Existe entre o professor e o aluno uma relao desequilibrada. O aluno no aceita o professor ou a sua disciplina. O professor no consegue motivar o aluno ou despert-lo ou cativ-lo. Os motivos da indisciplina podem ser extrnsecos aula , tais como problemas familiares, insero social ou escolar, excessiva proteco dos pais, carncias sociais, forte influncia de dolos violentos, etc. Nestes casos o professor pouco pode fazer. No entanto existem outras causas que resultam de disfunes entre os alunos e a escola. A desmotivao dos alunos e o desinteresse explicito por aquilo que se pretende ensinar ou qualquer outro comportamento inadequado, por vezes no so mais do que chamadas de ateno ao professor sobre os seus mtodos de ensino ou sobre as estratgias de relao na aula. O professor deve ser explcito e justo na negociao do contrato que feito com os alunos. A alterao das regras pode provocar indisciplina. Um aluno indisciplinado pode no ter insucesso. O aluno traz para a aula os valores e atitudes que foi apreendendo at aquele momento. A indisciplina pode ser um reflexo da ausncia de condies para uma adequada educao familiar. A indisciplina pode surgir como a outra alternativa ao seu insucesso escolar, procurando deste modo "valorizar" a sua relao com os outros. Este insucesso no se refere exclusivamente s classificaes nas disciplinas, mas tambm em certos valores, que ele pensa serem assumidos pela comunidade, e que o aluno no v reflectido nele. A prpria constituio fsica ou intelectual do aluno pode provocar comportamentos indisciplinados. A imaturidade, a vadiagem, a desateno, a incapacidade de fixao, o baixo rendimento escolar, a agressividade devem ser pesquisadas como sintomas de distrbios mais profundos (quer fisiolgicos, quer emocionais), que preciso tratar, sem o qual as represses ou sanes sero totalmente ineficazes e at contraproducentes. No anexo A esto alguns casos verdicos de comportamentos indisciplinados.

A Conversa entre os alunos pode ser outra forma de indisciplina. Os alunos


falam e continuam a falar, mesmo depois do professor os chamar ateno.

Porqu a necessidade de conversar nas aulas ? Para relatar assuntos exteriores sala de aula. Para mostrar que faz parte do grupo/turma. Para mostrar oposio autoridade do professor. Para esclarecer ou compreender o que o professor acabou de dizer. Para mostrar o seu descontentamento com a disciplina e/ou o professor. Etc . Utilizam-se estratgias adequadas a cada aluno e a cada situao. A linguagem e o discurso adequados do professor so instrumentos capazes de alterar alguns comportamentos.

Como prevenir comportamentos indesejveis numa aula?


A preveno dever ser ponderada. No inicio do ano escolar os desconhecidos encontram-se com apreenso. Tanto o professor como os alunos fazem avaliaes mtuas. O professor utiliza estratgias mais ou menos adequadas de modo a prevenir comportamentos indesejveis. Define as regras comportamentais, de um modo explicito ou no, entre os alunos e entre si e eles, principalmente se a turma se mostra muito indisciplinada. Regras estas que vo sendo reforadas ou tornam-se flexveis ao longo do ano, paralelamente a uma pioria ou uma melhoria das atitudes dos alunos. O professor um lder. Para os alunos, o professor a imagem de um ideal (positivo ou negativo), queira-se ou no. Um objectivo do professor favorecer um determinado modelo de conduta. Favorecer o desenvolvimento de comportamentos e uma forma de estar na vida para o aluno. O professor assume no incio algumas atitudes, que ao longo do ano se tornam mais ou menos flexveis: - mostrar-se srio nas primeiras aulas, no tendo um sorriso fcil; - impedir ou limitar as sadas durante a aula; - no permitir que se levantem do lugar sem que peam autorizao; - no permitir que troquem materiais sem que peam autorizao; - dispor os alunos em lugares fixos de modo a favorecer a cooperao e a concentrao;

- quando um aluno ou o professor fala os outros escutam; - no confundir a simpatia com o "porreirismo da silva". Se o professor assumir uma atitude disponvel mas realista, dando confiana aos alunos mas sem perder a situao e sem se mostrar inutilmente permissivo, possvel que consiga evitar alguns conflitos. muito importante a fase inicial do ano. Torna-se conveniente evitar o mais possvel o recurso a castigos e a crticas. O professor deve assumir a atitude de quem detm um poder mas no se sabe bem quanto nem quando o vai usar. Se um professor usa demais as mesmas armas, acaba por ficar desarmado. No aconselhvel a censura permanente, sendo mais adequado ignorar os comportamentos incorrectos que no perturbem directamente com o desenrolar da aula. Utilizam-se estratgias adequadas a cada aluno e a cada situao. A seguir apresentam-se a algumas estratgias que o professor pode adoptar para prevenir comportamentos indisciplinados. Reflectir sobre as atitudes e funes do professor . Planificar a aula cuidadosamente em todos os seus momentos. Promove-se a concentrao. Quanto mais eficaz e bem organizada for uma aula, melhor vai ser o comportamento de cada aluno. Cativar os alunos para a sua disciplina, de modo que eles no digam que "a veradeira vida l fora". Observar cada aluno. Favorecer o desenvolvimento da autoconfiana. Fomentar o respeito mtuo entre os alunos e entre os alunos e o professor. Discutir com os alunos o regulamento de uma turma, respeitando-o e fazendo-o respeitar.

Alguns artigos de um regulamento superior.

de uma turma do ensino no

a. S deve falar uma pessoa de cada vez. Quando se pretende falar, levanta-se a mo e espera-se pela autorizao do professor. b. o professor que orienta os trabalhos e permite a participao de todos os alunos. c. Trazer de casa todos os materiais necessrios. d. No perturbar os colegas com observaes desnecessrias ou inadequadas. e. Respeitar os horrios das aulas, apenas faltando por motivos de fora maior. f. No se levantar do lugar sem pedir autorizao para a aco.

g. Pedir autorizao para sair da sala e apenas em casos de extrema necessidade. h. No pregar aos colegas aquelas partidas que no gostaramos que fizessem a ns. i. No distrair os colegas nem os provocar. j. Informar o professor no incio da aula sempre que no se traga material ou no se tenha feito o TPC. k. Ajudar os colegas com maiores necessidades. Informar o colega de carteira, sempre que ele falta, do que se fez na aula e do TPC. Estar com ateno a duas situaes simultneas na sala de aula. Manter ritmo de aula e suavidade na transio entre tarefas (evitando: saltos na matria, comear uma actividade deixando-a no ar, fazer discursos e sermes, fazer demasiadas recomendaes sobre a tarefa ou sobre o material). Utilizar uma linguagem e um discurso adequados para alterar alguns comportamentos. Evitar fazer comentrios desnecessrios (sobre cabelos, brincos, roupas, namorados, ...), a no ser que lhe peam a opinio. Neste caso, diga o que pensa sem querer ser "porreiro". Evite tomar bicas ou ir s discotecas com os alunos, a no ser em casos excepcionais. Diferenciar a aula, indo ao encontro das necessidades dos alunos. Propondo actividades diferenciadas, utilizando linguagem diferenciada, assumindo atitudes diferenciadas. Manter a aula activa, motivar o aluno na sala de aula atravs de questes dirigidas. Utilizar fichas de trabalho personalizadas, diversificadas e apelativas. Realizar algumas aulas de trabalho de grupo. Propor trabalhos de projecto. Propor actividades com diversos materiais. O aluno no dever estar passivo, mas antes sentir-se cmplice da sua aprendizagem. A aula dever ter momentos diversificados: expositiva - introduo dos contedos interactiva - questes respostas; dvidas reflectiva - exerccios realizados no lugar utilizao adequada do quadro e de outros instrumentos. Atender aos feed-back, escutar as participaes e opinies dos alunos. Analisar a "histria" do aluno. Conversar com o Director de Turma sobre as caractersticas da turma.

Olhar os alunos de forma segura e confiante. Utilizar uma linguagem audvel, clara, precisa e sem hesitaes. Informar o aluno que o seu comportamento reflectir-se- na avaliao, quer positivamente, quer negativamente, tendo em considerao os objectivos gerais de ciclo. Actuar imediatamente aps detectar. Actuar com calma e firmeza.

Quais as estratgias de remedeio/combate?


"O professor est a perder a autoridade !" Que outras formas de autoridade/respeito se podem utilizar ? " preciso que eu seja me, amiga ou irm !" Quais os papis que o professor tem de desempenhar ? E como os desempenhar ?

No h um estratgia-padro a aplicar perante uma atitude do aluno. Cada situao nica e irrepetvel. O professor no deve ter comportamentos que induzam violncia fsica ou moral para com os alunos. Compete ao professor conduzir o aluno de forma a que ele se sinta responsvel e cooperante. Identificar o(s) aluno(s) perturbador(es). Dialogar fortalece a relao entre o professor e o aluno. O uso adequado da palavra reveste o professor de credibilidade e autoridade perante os alunos. O professor o dinamizador da aula, impulsionando a aco, promovendo a aquisio do conhecimento pelos alunos, e assim, atingindo os objectivos. Utilizar uma voz equilibrada, segura, confiante e emotiva. Acompanhada de outras expresses que reforam a mensagem e o dilogo. Pretende-se que o aluno respeite e faa respeitar os outros alunos.

Conhecer o aluno, analisar o aluno fsica e emocionalmente, o seu percurso escolar, o seu meio familiar, a sua relao com os outros (alunos, professores, funcionrios, comunidade, ...). Diferenciar a aula, indo ao encontro das necessidades dos alunos. Gratificar o aluno quando ele assume boas atitudes. Responsabilizar o aluno em causa e toda a turma pela atitude do aluno. fundamental tratar o aluno como pessoa, contribuindo, sempre que possvel, para a formao de uma auto-estima forte. Ignorar o acontecimento, para no provocar repulsa por parte do aluno. Posteriormente cham-lo ateno. Repreender o aluno de forma verbal em particular ou perante a turma., responsabilizando-o pelas suas atitudes. Mudar de lugar alguns alunos, tendo em considerao o seu aproveitamento e grau de concentrao. Marcar falta de material. Contactar com os Encarregados de Educao, utilizando a caderneta individual do aluno. Podero ocorrer outras formas de comunicao. A indisciplina na escola combate-se pela co-responsabilizao dos professores, alunos e pais. Os pais devero fazer corpo com os professores nesta tarefa. Avaliar, tendo em considerao os objectivos gerais e de disciplina. Efectuar a autoavaliao, a hetero-avaliao e co-avaliao. Contactar com o director de turma, regularmente, por escrito ou no. As participaes disciplinares devero ser cuidadosamente elaboradas (ver anexo C). Marcar falta disciplinar, mantendo o aluno na sala de aula e escrever uma participao disciplinar. Concelho de turma onde so definidas estratgias de actuao conjunta. Sugerir Reunio de professores da turma e de encarregados de educao. Convocar Conselho de turma disciplinar (o anexo B esclarece o procedimento disciplinar).

Estratgia Proibidas

O professor tenta conquistar a confiana dos alunos atravs de um comportamento exemplar, no ofendendo o aluno verbalmente ou fisicamente, nem desprezar o aluno de forma alguma.

Anexo A

ALGUNS CASOS
As situaes seguintes ocorreram realmente. Para cada situao, identificar comportamentos do aluno e do professor , apontar provveis causas dos comportamentos incorrectos, esclarecer as consequncias do comportamento incorrecto, indicar atitudes pedaggicas que o professor poderia assumir. Situao A Numa determinada aula de uma turma, com determinado professor, normal a maioria dos alunos estarem na conversa, atirando papis uns aos outros e no acompanhando as actividades da aula. No entanto, o professor mantm-se como nada fosse, falando apenas com alguns alunos que se sentam nas carteiras da frente. Situao B O Lus entrou na sala de aula com um chapu. O professor iniciou a aula mas, passados uns minutos, verificando que o Lus ainda mantinha o chapu na cabea, interrompeu-a, pedindo-lhe que o tirasse. O Lus manteve-se na mesma, pelo que o professor, desta vez mais imperativo, repetiu o pedido. Lus: No tiro. Prefiro ir para a rua ! Perante esta reaco, o aluno foi expulso da sala. Situao C O professor tinha afirmado, no incio do ano lectivo, que qualquer aluno que chegasse sala de aula depois dele teria falta. Umas semanas mais tarde, trs alunos chegam atrasados. Explicam a razo, entram e -lhes retirada a falta. Logo de seguida, dois alunos, normalmente menos disciplinados, comeam a discutir com o professor: - No pode ser ! Na semana passada tambm chegmos atrasados e no nos foi tirada a falta! - S porque eles so melhor comportados do que ns no razo para isso. O professor no est a ser justo . . .

Apesar do professor se justificar e dizer que no queria mais discusses porque tinha de dar a aula, os alunos continuaram. Foram expulsos da sala. Situao D O Miguel um aluno que no perturba absolutamente nada. Mas, tambm, no faz absolutamente nada. No ouve o que se passa na aula, no responde a qualquer questo, no escreve nada do quadro. Nada, absolutamente nada. Entra, senta-se no seu lugar, pousa o "cadernito" na carteira e assim fica olhando o vazio. Em casa tambm no estuda nem faz os trabalhos. Claro est que no apresenta qualquer informao positiva. A turma do Miguel tem alguns alunos indisciplinados, que normalmente perturbam a aula. com estes que o professor se preocupa. Se conseguir control-los, conseguir dar boas aulas. Situao E A aula decorria normalmente. A partir de determinada altura o Joo comeou a repetir tudo o que o professor dizia. Prof: Ento, o que podemos ver nesta figura ? Joo: Ento, o que podemos ver nesta figura ? Outro aluno: (responde) Prof: Est correcto, Sofia ? Joo: Est correcto, Sofia ? Sofia: (Responde) Prof: Correcto. Joo: Correcto. Prof: Joo est calado! Joo: Joo est calado! Prof: No te aviso mais nenhuma vez. Pra com essa brincadeira ou vais para a Joo: No te aviso mais nenhuma vez. Pra com essa brincadeira ou vais para a rua ! Prof: RUA ! Joo: (saindo da sala) Rua ! Situao G No quadro estava um esboo do mapa do Mar Mediterrneo. O professor, apontando para o mapa, indicava a localizao da Sumria.

Prof: Actualmente, este espao ocupado maioritariamente pelo Iraque. Aluno: Stour, foi a que aconteceu a guerra Iraqunita? Prof: Desculpa! No compreendi. Aluno: A guerra de Irqunita ! Prof: (Fazendo-se descompreendido) O qu ? !! Isso nunca aconteceu. Repara ! (esboa no quadro o resto do mapa de frica) A unita um movimento angolano. Nunca esteve em guerra com outros pases. Os alunos riem-se e acabam por acalmar-se. O Professor continua a falar. Situao F normal isto acontecer em todas as aulas do professor. Ele vai desenvolvendo a "matria" de forma a que os alunos tirem a devidas concluses. Mas o Nuno chega rapidamente, antes dos outros, s concluses finais. um aluno extraordinrio, diz o professor, o meu problema ficar sem matria para lhe dar. Com ele na sala assim: iniciamos um assunto, de repente, ainda os outros esto a pensar nas primeiras questes, j ele diz todas as concluses a que queremos chegar. Os alunos tm assumido diversas formas de indisciplinaridade. H alguns anos atrs era mais frequente comportamentos violentos verbais ou fsicos: agride outro aluno; agride o professor; bate na mesa; sai pela janela, atira objectos, ofende verbalmente, . . . [ A aco do professor e o seu posicionamento e funo na sociedade induziam estes comportamentos ? ] Cada vez mais os comportamentos indisciplinados caracterizam-se por um desinteresse no violento pela escola. A lei construda at ao momento actua no sentido de colmatar este tipo de comportamento? H que fabricar outras actuaes da comunidade educativa? A escola est preparada para definir normas explicitas ? Os concelhos disciplinares so eficazes ? Preventivos ? O mais importante e essencial dever passar pela preveno em todos os nveis da aco do aluno

Anexo B

PROCEDIMENTO DISCIPLINAR
( texto extrado do L.A.L., seco F, mdulo 5, Tema 9, pp. 132-137 )

Sntese e sistematizao

PENAS QUEM APLICA DURAO

Advertncia
Professor --------

Ordem de sada
Professor O tempo da aula

Repreenso Suspenso
Presidente do C. D. -----------Presidente do C. D. At 8 dias

Excluso de Excluso frequncia temporria


Director Reg. Ed. 9 dias a 1 ano Processo disciplinar em trs fases: - Instruo; - Acusao; - Defesa (n de testemunhas < 5) O aluno e o Enc.de Ed. sero ouvidos por escrito Ministrio da Ed. A decidir . . .

MATRIA PROCESSUAL

Comunicao ao D. T. se houver reincidncia

Falta de presena Participao imediata, por escrito, ao D. T.

Participao imediata, por escrito, ao D. T. Averiguaes pelo Pres. do C. D., se necessrio

Processo de averiguaes sumrias por escrito o aluno ser ouvido em auto

PAPEL DO D. T.

Regista a ocorrncia no Regista a ocorrncia dossier de D.T. no dossier da Direco de Turma Comunica ao Enc. de Ed.

Participa no Cons. Disciplinar Faz seguir a presidido pelo Pode ser participao para Pres. do C.D. designado o Pres. do C.D. instrutor do processo pelo Pode ser Pres. do Cons. Comunica ao designado Directivo Enc. de Ed. averiguador do processo pelo Pres. do C.D.

Anexo C

MODELO DE PARTICIPAO DISCIPLINAR


Registo de Ocorrncia Significativa
Data : ____ / ____ / 199__ Assunto : Professor(a) de _____________ Para o Dir. da turma ___ / __ ano Participo que o aluno/a _____________________________________________________________ _________________________ N ___ , _______________________________________________ __________________________________________________________ no dia ____ / ____ / 199__ pelas seguintes razes :

porque impedia que os colegas porque interrompia a aula com frases


estivessem com ateno. nada a propsito.

porque se recusou a trabalhar. porque foi incorrecto.


por outros motivos : ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ______________________________________________________________ _______________________________________________________________

Inferncias : ______________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ __________________________________________________________

Considero que o Dir. de turma deveria conversar com o aluno . . . . . . . . . . . . Considero que o Enc. de Educao deveria tomar conhecimento. . . . . . . . .. . . Considero que deveria ser convocado conselho disciplinar . . . . . . . . . . . . .. . . . Considero que ________________________________________________
Considero que o problema foi resolvido . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

As estratgias utilizadas para manter a disciplina na sala de aula so variadas, recorrendose, quando necessrio, aplicao de medidas correctivas e sancionatrias que, nalguns casos resolvem as questes de indisciplina mas que, em muitos outros, no evitam que os alunos repitam os comportamentos por que foram sancionados. Esta questo deve levar os professores a reflectir sobre a validade de determinados castigos e a pensar em alternativas mais eficazes no controlo dos comportamentos indisciplinados, em contexto de sala de aula.

Anexo I Impresso preenchido pelos professores no Gabinete Disciplinar GABINETE DE GESTO DE CONFLITOS 2007 / 2008 Aluno: ________________________________________________ Ano: ____ Turma: ____ N: ____ Disciplina: ____________________________________________ Data: ___ / ____ / ______ Hora: ____ O aluno acima identificado manifestou na sala de aula os seguintes comportamentos desajustados, que afectaram o normal funcionamento da mesma:

CATEGORIAS COMPORTAMENTOS Relao professor - aluno Interrompeu o professor com questes fora do assunto da aula Falou ou respondeu ao professor de forma incorrecta Desafiou a autoridade do professor Desobedeceu a ordens do professor Insultou ou gozou o professor Relao aluno-aluno Provocou os colegas Insultou os colegas Agrediu ou tentou agredir os colegas Furtou ou danificou o material dos colegas Processo aula

Conversou com os colegas, falando alto e desordenadamente e fazendo barulho Rir e fazer rir os colegas de forma exagerada Brincar, atirando papis (ou outros objectos) pelo ar ou pelo cho Levantou-se do lugar sem autorizao e circulou pela sala Entrou ou saiu da sala sem pedir autorizao Balanou-se na cadeira Recusou realizar as actividades e no participou na aula Estudou ou realizou os trabalhos para outras disciplinas No se fez acompanhar do material necessrio aula Manteve uma postura incorrecta na aula: bon na cabea, utilizou telemvel, comeu... Utilizou linguagem imprpria ou proferiu palavres Outra... O aluno a respeito da sua sada da sala de aula referiu: _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ ____________________ Com base na verso do aluno o professor teve a seguinte interveno: _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ ____________________ No final o aluno mostroucomportamento consideracomprometeu-se a: _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ ____________________ O Professor: ________________________________________________

De seguida, apresentamos algumas das estratgias que os professores podem utilizar para prevenir e gerir situaes de indisciplina dos alunos:

1. manter-se sempre calmo, sereno e seguro, no sentido de modelar o comportamento dos alunos; 2. ser flexvel, desde que coerente e estvel, na forma de actuao, podendo alguma surpresa no comportamento do professor em relao aos alunos permitir uma maior eficcia na influncia sobre estes (por exemplo, o professor pode aproveitar e manifestar humor nalgumas situaes inesperadas em vez de ficar perturbado com elas); 3. evitar confrontos desnecessrios, sendo mais tolerante (por vezes, prefervel que o professor faa que no percebe ou que deixe passar algumas situaes menos graves do que tentar controlar todas as situaes, pois pode perder a eficcia na actuao quando realmente se justifica intervir); 4. nunca se esquecer que tambm j foi aluno, criana ou adolescente, e que tambm gostava de brincar; 5. evitar categorizar ou rotular os alunos indisciplinados, pois pode estar a contribuir para a manuteno do comportamento destes (por exemplo, no dizer tinhas que ser tu); 6. no se distanciar dos alunos indisciplinados, apenas estabelecendo relao com eles quando apresentam comportamentos de indisciplina, pois nenhum aluno sempre indisciplinado durante todos os minutos em que decorrem as aulas; 7. tendo em conta que os comportamentos de disciplina tambm podem ser aprendidos, enfatizar os aspectos positivos do comportamento e da aprendizagem dos alunos, encorajando os seus progressos e fomentando uma expectativa de autoconfiana (por exemplo, dizer sei que s capaz), no estabelecendo interaco apenas quando o comportamento incorrecto ou quando h insucesso na aprendizagem; 8. dialogar com os alunos indisciplinados, procurando compreender os motivos que estiveram na base dos comportamentos identificados e fazendo com que estes alunos tambm compreendam o papel do professor, mas sobretudo que o professor tambm uma pessoa (tambm de carne e osso) que deve ser respeitada; 9. fazer com que os alunos voltem a acreditar que podem vir a alcanar resultados escolares positivos; 10. orientar a participao dos alunos para as matrias em anlise, valorizando e incentivando essa participao; 11. delegar funes de assistente no lder informal da turma, para a gesto da indisciplina na sala de aula; 12. separar os alunos que perturbam; 13. repreender os alunos em particular e apenas quando tal atitude efectivamente necessria; 14. identificar os casos de alunos com problemas familiares (por exemplo, agressividade na famlia ou alimentao deficiente) e tentar contribuir para a resoluo de tais situaes; 15. nos questionrios feitos no incio do ano lectivo, a todos os alunos que entram no

ensino bsico ou secundrio, colocar questes sobre violncia escolar, nomeadamente sobre motivos e formas de resoluo que os alunos tm para propr no sentido de diminuir a ocorrncia e gravidade destas situaes; 16. estabelecer contratos (gesto de contingncias) que identifiquem os comportamentos a corrigir pelos alunos, no sentido de os responsabilizar e de os levar a desenvolver uma disciplina interior. Alis, o desenvolvimento da autodisciplina deve ser o objectivo de qualquer estratgia para gerir a indisciplina dos alunos (ARENDS, 1995; ESTRELA, 1992).

Vous aimerez peut-être aussi