Vous êtes sur la page 1sur 45

stInstituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

Resumos TC
Ano Lectivo 2011/2012

EDUCAO E COMUNICAO MULTIMDIA

Teorias da comunicao

POR
Beatriz Bento Daniela Lourao

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

ndice
1.1. Modernidade, Ps-Modernidade, Ps-Indstrial e Globalizao .......................... 2 1.2. Linguagem, Comunicao, Mediao e Cultura .................................................. 12 1.3. Comunicao Humana, Comunicao Animal, Comunicao Mediada por Computador ............................................................................................................ 15 1.4.1. O Universo Simblico ..................................................................................... 18 1.4.2. Caractersticas da linguagem humana ............................................................ 18 1.4.3. Elementos Fundamentais do Processo de Comunicao ................................. 22 1.4.4. Verbal e No Verbal ....................................................................................... 22 2. Oral, Escrito e Impresso .................................................................................... 25

4.5. Teorias da Comunicao em Massas ................................................................. 34 4.8. Teoria de Mc Luhan ........................................................................................... 37 4.9. O Paradigma Digital .......................................................................................... 40 Mito do Narciso ....................................................................................................... 42 Nomadismo ............................................................................................................. 43 Hibridismo ............................................................................................................... 44 Hipertexto ............................................................................................................... 44

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

1. Introduo ao Estudo da Comunicao

1.1. Modernidade, Ps-Modernidade, Ps-Indstrial e Globalizao Modernidade

Uma ou outra realidade que se abriu a partir da Revoluo Francesa; Ser moderno encontrar-se num ambiente que promete aventura, poder, alegria, crescimento, auto-transformao, mas ao mesmo tempo ameaa destruir tudo o que temos, tudo o que sabemos e tudo o que somos;

A modernidade une a espcie humana porque destri todas as fronteiras que separam as raas, as nacionalidades.

A frase que descreve a Modernidade:

Tudo o que slido, dissolve-se no ar Justificao: Esta frase reala a ideia de que algo que seja slido, como um regime absolutista, que um regime pesado e duro para uma populao, se dissolva no ar, desaparecendo das vidas da populao com um ato simples e menos pesado que um regime, ou seja, com uma revoluo. Basta um ato simples como um revoluo para dissolver no ar um regime slido, considerando absolutista e pesado.

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

Paradigma da Modernidade:

Constituiu-se entre o sculo XVI e finais do sculo XVII, coincidindo com a emergncia do capitalismo enquanto modo de produo dominante nos pases da Europa. Podemse distinguir trs perodos nestes processos: 1 - Durante todo o sculo XIX, perodo do Capitalismo Liberal; 2 - Vai desde o fim do sculo XIX at ao perodo aps a Segunda Guerra Mundial, caraterizado pelo Capitalismo Organizado; 3 - Inicia-se no final da dcada de 60, onde se observa o Capitalismo Financeiro, tambm conhecido por Capitalismo Desorganizado.

Modernizao e Modernismo:

1. As Descobertas da Cincia (proporcionaram novas imagens do Homem, por exemplo, no Renascimento); 2. A Industrializao (transforma o conhecimento cientifico em tecnologia, criando novos ambientes, acelera os ritmos de vida, gera novas formas de poder e de lutas de classes); 3. A Exploso Demogrfica e o Crescimento Urbano; 4. A Comunicao de Massas; 5. Os Estados Burocrticos; 6. Os Movimentos Sociais de Massas de Naes, um Mercado Capitalista Mundial em Permanente Expanso.

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

No sculo XX, os processos sociais que do vida a esse turbilho, mantendo-se num permanente estado chamado Modernizao; Esses processos histricos deram origem a uma espantosa variedade de concees e ideias que procuram dar aos homens e s mulheres a capacidade de transformar o mundo que os transforma; Burocracia: Faz ligao entre o povo e o governo. Existe uma ligao de comunicao entre ambos. No princpio, a burocracia era considerada positiva, mas depois passou a constituir-se como poder, ou seja, passou a ser positiva apenas para o governo e negativa para o povo.

Histria da Modernidade 3 Fases:

1 Fase, inicio do sculo XVI at ao final do sculo XVIII: As pessoas esto apenas a comear a experimentar a vida moderna. Mal fazem ideia do que as atingiu; elas procuram um vocabulrio adequado; no se apercebem ainda da importncia do sentido de partilha de experincias, de constiturem um pblico ou de se inscreverem num espao pblico. 2 Fase, com a Revoluo Francesa, sculo XIX: Com ela ganha vida um pblico grande e moderno que j partilha o sentimento de viver numa Era revolucionria, uma poca que desencadeia convulses aos nveis pessoal, social e poltico. Contudo, esse pblico ainda se lembra de viver, material e espiritualmente, num mundo em que no se chega a ser moderno por inteiro. Ele tem a sensao de viver em dois mundos simultaneamente. 3 Fase, Sculo XX: O processo de modernizao (mudana) expande-se enormemente e a cultura modernista desenvolve-se muitssimo.

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

Modernismo

Liga-se cultura; O trabalho manual foi substitudo pelo trabalho maquinizado; As mquinas vo substituindo os operadores.

Modernizao (refere-se s questes que tm a ver com a sociedade no trabalho, etc<) Aumento da populao; Nascimento de grandes metrpoles; Urbanismo; O mundo rural substitudo pelo mundo urbano; Arranque do grande potencial de cincia; Nascimento do imaterial (que se torna importante); Nascem os meios de comunicao.

Primeira Voz Moderna (Jean-Jacques Rousseau, sculo XVIII, personagem da modernidade) Todos os grandes modernistas do sculo XIX atacam este novo ambiente, mas, surpreendentemente, tambm se sentem sensveis s novas oportunidades que ele oferece. Duas das vozes mais significativas: Nietzsche e Marx. Para Marx, s a classe dos homens novos (operariado) poder resolver as contradies da modernidade, superar os abismos pessoais e sociais em cujo interior, os homens e as mulheres so obrigados a viver.

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

O impulso diattico da modernidade volta-se ironicamente contra os regimes absolutistas, resultando em revolues.

A burguesia comanda as revolues a nvel social e industrial, procurando o melhor para o Homem e ao mesmo tempo explorando o operariado.

Sculo XX: Contra e a Favor da Modernidade

CONTRA:
Marcuse: defende que todos ns desprezamos todos os seres, apenas somos atores que representam papeis; Weber: um dos fundadores da Sociologia e defende que as sociedades ocidentais vivem dentro de uma jaula, onde dentro da mesma, tudo uma iluso, a modernidade traz uma iluso sociedade. Os meios financeiros controlam a sociedade; H a ideia de que ns no somos livres, somos ilusivamente livres.

A FAVOR:
* O futurismo (Marinetti): Velocidade, preocupa-se com os avanos tecnolgicos, a moral entra em rutura devido aos dois conflitos mundiais que mudaram as mentalidades das sociedades. * O futurismo muito importante devido aos movimentos nazi-fascistas.

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

Marx

Um dos propsitos de Marx foi fazer com que o povo sentir-se; Para tal expressa as suas ideias atravs de imagens intensas e extravagantes abismos, terramotos, erupes vulcnicas imagens que ecoam na arte e no pensamento modernista do nosso tempo;

O facto bsico da vida moderna a vida radicalmente contraditria. Tudo parece estar impregnado do seu contrrio; A mquina faz sobrecarregar o trabalho e elimina o mesmo; A humanidade domina a natureza; O homem escraviza-se a outros homens; O processo intelectual e material reduz a vida humana a fora material.

Para superar esta revoluo, as foras da vanguarda da sociedade devem ser governadas pelos homens de vanguarda (operrios);

Os operrios so uma inveno dos tempos modernos, tal como a mquina; Assim, o impulso modernista volta-se ironicamente contra os seus fundadores, a burguesia;

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

Nietzsche

As correntes da histria so irnicas e dialcticas; Os ideais cristos da integridade da alma e o desejo de verdade levaram o Cristianismo a explodir; a morte de Deus; o advento do niilismo

Ausncia de valores e abundncia de possibilidades; O mundo est cheio do seu contrrio; Nietzsche deposita a sua f no homem de amanh, que ter coragem e imaginao para criar novos valores, necessrios para abrir caminho atravs dos perigosos infinitos em que se vive.

Ps-Modernidade

O ps-modernismo um perodo caracterizado pela troca de bens imateriais, como a informao e os servios, e pela imposio da mentalidade relativista e revolucionria. Sendo a vertente cultural da sociedade ps-industrial, liga-se ao fenmeno da globalizao, uma vez que o consumo pretende a insero de todas as culturas num mecanismo nico atravs dos meios de comunicao e da indstria da cultura. uma poca de inovao tecnolgica, social, artstica, literria e poltica. Ope-se ao Modernismo, sendo que o declnio das vanguardas, deste mesmo Modernismo, marca a transio entre os dois perodos.

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

Ps-Indstrial

Refere-se aos modos de produo; Representa uma mudana radical que se centra na informao e na tecnologia. Em termos sociais h uma modificao nesta sociedade ao nvel do trabalho;

O capital industrial foi substitudo pelo capital financeiro, surgindo os crditos; Iniciado com a revoluo microelectrnica; Verifica-se uma aplicao da informtica ao sistema produtivo e um uso generalizado de robots industriais em vez da cadeia de montagem;

Reduo do assalariado industrial; O operrio da cadeia de montagem substitudo pelo condutor, que controla a linha de robots;

A inovao cientfico-industrial permitiu duplicar a produo sem ter de aumentar os postos de trabalho;

Desvalorizao do trabalho manual; Revalorizao do trabalho intelectual; Implicaes sociais: Sociedade informatizada; Sociedade cientfica; Sociedade tecnolgica; Capitalismo tecnolgico.

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

Documentrio: Paradigma, de De Masi

Retira do mundo contemporneo uma ideia positiva, embora saiba que no tudo assim. Mas defende que as sociedades ps-industrializadas podiam ser assim, como ele diz, uma vez que estas sociedades tm poder para construir sociedades livres, ao contrrio das sociedades anteriores. De Masi afirma que a sociedade industrial levou imenso tempo a ser construda, enquanto a sociedade ps-indstrial aparecemapenas h 50 anos, deixando de haver uma produo de bens virtuais (atualmente).

Globalizao

O que permite a globalizao? As Sociedades Contemporneas tm desenvolvido as infra-estruturas tecnolgicas (noes da informao e da comunicao). Quais as consequncias da globalizao? O desenvolvimento da tecnologia e da cincia; A substituio do trabalho mecanizado pelo trabalho do operador.

Futurismo

Defensores da modernidade; Fundir as suas energias com a tecnologia e assim criar um mundo novo; Expanso da sensibilidade humana;

10

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

Criao de uma espcie no humana, em que os sentimentos so abolidos; Extremo grotesco e autodestrutivo; O futurista deliciar-se-iam com a viso de uma fbrica como um ser humana exemplar, que homens e mulheres deveriam tomar como modelo para as suas vidas;

Todavia, o problema do futurismo, que, com a esplndida maquinaria resta muito pouco para o homem executar, alm de pressionar um boto.

Weber

As pessoas so modeladas pelas barras da sociedade; Seres sem esprito, sem corao, sem identidade sexual ou pessoal; Seres sem ser; O homem moderno como sujeito como ser vivo capaz de resposta, julgamento e aco desapareceu;

Perspectiva do carcereiro: Os detidos so despromovidos de sentimentos, liberdade e dignidade; O crcere fornece a uma raa de inteis o vazio de que precisam;

Pouca f no povo e o mesmo nas classes dominantes; Perspectiva poltica liberal sobre permanente ameaa.

11

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

Marcuse

A vida inteiramente administrada, programada para produzir os desejos que o sistema social pode satisfazer, nada mais;

O povo reconhece-se no seu conforto; A alma encontra-se em meios materiais, como os automveis e as casas; Paradigma unidireccional Nenhuma mudana possvel; O povo no est vivo; A nica forma de escapar a futilidade e o desespero.

1.2. Linguagem, Comunicao, Mediao e Cultura

Linguagem

um dado que vamos adquirindo ao longo do tempo; Resulta da experincia; A linguagem uma forma de pensamento, uma forma de organizar o mesmo; Organiza-se por cdigos que organizam o pensamento.

12

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

Comunicao

O conceito aplica-se troca de informaes sob a forma de mensagem; Pode haver comunicao sem troca de informao, mas a troca de informao pressupe a comunicao;

A comunicao um processo; dinmica e evolutiva; Alguns tericos estabeleceram modelos que representam a comunicao; Modelo interpessoal da comunicao; A comunicao acontece no mbito de um determinado contexto e admite uma reaco do receptor (retroaco ou "feedback"), que pode ser a integrao ou a rejeio dos contedos da mensagem ou da prpria mensagem;

A comunicao socializao, cultura e a educao do indivduo; Os processos de produo, reproduo e transmisso sociais e culturais dependem, assim, da comunicao.

Mediao

O Homem um ser humano de mediao tcnica para interagir com o mundo da vida e constri ambientes artificiais, movendo-se dentro deles. O Homem construdo pelo que ele prprio construiu;

Mtodo de transmisso de informao a um ou mais indivduos por meio de um mediador;

Ex.: Informao partilhada pelos meios de comunicao social e o pblico;

13

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

A Mediao e a Cultura: Hoje a cultura depende de comunicao e o resultado dos diapositivos de mediao. A mediao , sobretudo, tcnica e a nossa cultura vai depender disso.

A Mediao Digital: Na nossa sociedade ns distanciamos mais do real devido simulao que fazemos em funo da mediao digital.

So as tecnologias que medeiam a informao; Est cada vez mais presente; Os meios de comunicao so os mediadores, mas estes tm actividade na comunicao, uma vez que, modelam a informao. Todas as mensagens que passam por esses meios so modeladas.

Ns criamos para satisfazer determinadas necessidades que posteriormente criam necessidade.

Cultura

a partir das mediaes tcnicas que a cultura se compreende; A cultura uma comunicao, so os dispositivos que permitem a mediao, ou seja; dispositivos tcnicos que levam a uma mediao tcnica;

Nas novas tecnologias a cultura um factor de globalizao.

14

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

1.3. Comunicao Humana, Comunicao Animal, Comunicao Mediada por Computador

Comunicao Humana

A linguagem corporal muito utilizada pelos seres humanos para comunicarse, mas a voz o principal canal de informaes. A espcie humana nica que possui uma linguagem formada por sons completos e articulados: as palavras;

Quanto aos pensamentos das pessoas, so determinados pelas categorias permitidas da lngua;

O pensamento e a palavra no so ligados por um elo primrio, mas sim vo-se desenvolvendo ao longo do tempo;

Sistema lingustico que utiliza cdigos cognitivos, baseados em experiencias herdadas ou vivenciadas, para emitir ou receber informao;

Utilizada para interagir com os seus semelhantes e organizar a sociedade; Todas as actividades do indivduo ocorrem de acordo com a sua historia social; O receptor interpreta de acordo com a forma como o seu crebro relaciona a ideia com a forma. Se visualizar um objecto o crebro vai associar o mesmo a algo material e tangvel, que pode ser visto e tocado; se o crebro se encontrar perante uma experiencia, este interpretar a mesma como uma situao vivida ou uma memria; j se for confrontado com um conceito, este vai associar ao mesmo uma ideia, pensamento, crena, valor ou mesmo uma representao do mundo. (canal) (canal)

EMISSOR ----------------> MENSAGEM ----------------> RECEPTOR

15

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

A Comunicao Animal

Os animais demonstram capacidades de transmitir, receber e descodificar mensagens, recorrendo a sons, sinais, danas, que possuem diversos significados; Consiste na transferncia de informao de um animal para outro por meio de sinais; Tem uma vantagem adaptativa; A comunicao ocorre quando um organismo emite um estmulo que, quando retribudo por outro organismo, confere alguma vantagem para o sinalizador ou para o seu grupo; Permite ao receptor prever o comportamento do emissor; A evoluo resultou na ritualizao; Movimentos exagerados, ritmados, associados a estruturas anatmicas distintas ou de cores vivas; Um exemplo da apreenso dos sinais comportamentais a interaco entre os humanos e os animais de estimao, estes adaptam o seu reportrio para alcanar os seus objectivos.

Comunicao Mediada por Computador (CMC)

Designa qualquer transaco comunicativa utilizada por dois ou mais computadores em rede. Actualmente, cada vez maior o uso deste meio de comunicao;

16

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

A Internet o meio de comunicao mais utilizado, espalhou-se por toda a parte e ganhou o lugar em muitas empresas, atravs do e-mail, dos forns de discusso, os canais de notcias, etc< Uma das maiores vantagens a velocidade com que as informaes so transmitidas, no importando a distncia, alm disso, existe uma grande facilidade em aceder s informaes;

O computador, pelas suas utilidades, tambm vicia a sociedade, o melhor e mais rpido meio de comunicao.

uma comunicao interpessoal que utiliza a tecnologia computacional para transferir, armazenar ou apresentar informao;

um conjunto de ferramentas que permite fornecer um tipo de comunicao privada (um para um), dispersiva (um para muitos), discusso em grupo (muitos para muitos);

As ferramentas da CMC so divididas em dois grupos: o Sncronas o Tempo real; Participao simultnea de todos os envolvidos; Ex.: chat, videoconferncia

Assncrona Tempos diferentes; No exige participao simultnea dos envolvidos; Mais facilidade de interaco; Ex.: e-mail, fruns

Incide nos efeitos sociais das diferentes tecnologias de comunicao com bases computacionais.

17

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

1.4.1. O Universo Simblico


o universo da linguagem e das representaes; Universo imaterial; Universo dos signos; Mundo virtual: mundo das representaes, paralelo ao mundo real; o universo dos significados atribudos s palavras ou signos. So representaes do mundo que nos rodeia, so a nossa linguagem. Representam um mundo paralelo, virtual, uma vez que no podem ser tocadas pelos sentidos, so meras representaes do nosso pensamento.

1.4.2. Caractersticas da linguagem humana

O Modelo Interpessoal da Comunicao

A Comunicao est muito ligada aos nossos sentidos (viso, audio e tato); O olfato e o tato so importantes na comunicao e nos meios digitais no os sentimos;

O tato tem ligao com a proximidade das pessoas, no preciso tocar para ser denominado o tato, basta a presena;

Ns podemos simular a viso e a audio porque as transformamos em informao. A sua linguagem digital, devido sua simulao que as passa para a informao;

Quando falamos em simulao, referimo-nos a uma realidade, onde os sentidos so transformados em informao. Simular significa duplicar.

O que se perde do modelo interpessoal da comunicao?

18

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

A temperatura da comunicao; um modelo face a face e em presena fsica, nesse sentido um modelo bidirecional da comunicao, o que permite a interatividade;

O meio de comunicao a linguagem e o canal o ar, que permite a audio do som;

um paradigma da comunicao, sendo um exemplo que a comunicao tecnolgica sempre tomou, ou seja, a tecnologia sempre teve em conta o desenvolvimento da comunicao;

O modelo interpessoal da comunicao o modelo mais rico da comunicao, porque desenvolve todos os sentidos humanos, essencialmente o tato, o olfato e a audio;

O modelo tecnolgico tenta simular o modelo interpessoal; A temperatura da comunicao composta por uma ou mais pessoas, ligandose presena fsica. S existe no modelo interpessoal, onde existe tato, audio e olfato. Ainda assim, o modelo tecnolgico tenta simular os sentidos pessoais.

A Comunicao Interpessoal pode representar-se como se segue: (canal) (canal)

EMISSOR ----------------> MENSAGEM ----------------> RECEPTOR

Bateson: Fundador da escola de Palo Alto. Desenvolveu muitos conceitos na rea da comunicao no verbal. Uma das caractersticas fundamentais da comunicao o contexto (definido a partir de um espao fsico e dos interlocutores, tambm se encontra ligado ao espao temporal).

19

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

Condicionar os processos de comunicao: significa a interpretao e explorao das suas mensagens.

Comunicao em Presena e Distncia

Presena A comunicao em presena permite uma interaco directa entre o emissor e receptor e, portanto, uma ligao emocional e a presena de tacto, do olfacto e da viso entre ambos. Distncia A comunicao distncia, apesar de permitir uma troca mais rpida, eficiente e uma interaco global, no permite a existncia de ligaes emocionais, nem o tacto ou o olfacto.

Unidireccionalidade

Tipo de comunicao burra Neste tipo de comunicao a informao apenas transmitida pelo emissor, sem que o receptor possa argumentar sobre a mesma;

Um exemplo disso a televiso, uma vez que o espectador no comunica com o emissor. Hoje em dia temos uma maior possibilidade de comunicar com a televiso, graas s suas funcionalidades interactivas.

20

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

Bidireccionalidade

Tipo de comunicao em que h a transmisso de informao de duas partes, do emissor e do receptor.

EMISSOR <---------------> RECEPTOR

Um exemplo disso o modelo interpessoal da comunicao, ou mesmo uma conversa em chat ou videoconferncia.

um tipo de comunicao muito comum no dia-a-dia.

Feedback e Retroaco

FEEDBACK
Resposta dada pelo interlocutor.

RETROACO
Dispositivo de controlo que est na base da organizao dos processos comunicacionais e que ambos os plos da comunicao utilizam; Dispositivo de informao capaz de ajudar o comportamento em funo da anlise dos efeitos da sua aco; Comportamento inteligente, que permite adequar o meu comportamento em funo dos efeitos que ele tem no meu interlocutor. N. Winer: a fonte de todo o comportamento inteligente; Este comportamento s eficaz em tempo til da minha tomada de deciso.

21

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

1.4.3. Elementos Fundamentais do Processo de Comunicao

EMISSOR: quem transfere a mensagem; MEIO: forma como transmitida a mensagem; CANAL: local por onde a mensagem passa at chegar ao receptor; MENSAGEM: informao transmitida; RECEPTOR: quem recebe a mensagem. 1.4.4. Verbal e No Verbal Linguagem Verbal

A linguagem verbal caracteriza-se pelo seu aspecto sistemtico; A linguagem verbal pressupe a existncia de significao, isto , da relao entre significante e significado; Existem vrias concepes da ideia de signo. Para as caratersticas da linguagem verbal, segundo Saussure uma entidade de duas faces, faces essas que so indissociveis. A uma dessas faces ele chama significante (conjunto de sons que constitui uma palavra) e outra significado (impresso sonora que pode ser traduzida em grafismo); O significado uma imagem mental que se activa no nosso crebro quando ns pensamos ou escrevemos algo significante; A significao um resultado do signo, que composto pela significante e significado.

22

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

A linguagem verbal a nica que comporta curtas propriedades especficas do saber: funo metalingustica, ou seja, a capacidade de uma linguagem falar de si mesma. Chamamos secundariedade quilo que permite linguagem verbal assumir todas estas funes. FUNO METALINGUSTICA Falar de um signo recorrendo a outros signos; Linguagem dentro da linguagem; Ex: No se consegue falar de um filme recorrendo a outros filmes mas pode-se falar de um co recorrendo a uma descrio de palavras.

Linguagem No Verbal

toda e qualquer comunicao em que no se usam palavras para explicar a mensagem desejada. Existem diversos textos no verbais no nosso dia-a-dia. No precisam de estar, necessariamente, contidos numa placa de sinalizao. muito comum encontrarmos, tambm, em comerciais e revistas;

O objecto de uma linguagem no verbal fazer com que um indivduo descubra a mensagem que aquele texto quer mostrar;

A linguagem no verbal tem o grande poder de prender a ateno do leitor bem de mais do que um texto comum.

23

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

A Comunicao No-Verbal tem 3 grandes reas:

rea da Comunicao Corporal

A questo gestual. A utilizao de gestos enquanto falamos, permite aos receptores adquirir uma maior compreenso da informao. rea da Comunicao relacionada com os artefactos que ns utilizamos

Os signos exteriores que mostramos aos outros, muitas vezes, so mal interpretados. Por exemplo: com a roupa de marca cara, pensamos que tem grandes posses financeiras. rea do Espao Comunicacional

Encontra-se ligada a uma posio relativa que os nossos corpos tomam no espao e em relao a espaos determinados. o Espaos Semi-rgidos: Remete para a urbanizao; Ligao com a comunicao: no h espao fsico para vivermos todos no centro de uma cidade, da algumas pessoas viverem nas periferias das cidades, o que dificulta a comunicao. o Espaos Rgidos: o Espaos pblicos onde as pessoas se podem encontrar.

Espao Social: Tm a ver com o modo como nos relacionamos uns com os outros. Ex.: Um ideia de respeito entre um professor e um aluno.

24

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

2. Oral, Escrito e Impresso Oral

O oral linear, no possvel qualquer estratgia a longo prazo, o discurso oral no pode beneficiar de correces porque rasurar impossvel, ainda que se possam utilizar outros meios: repeties, precises, mas a quase simultaneidade da concepo e da produo da mensagem torna o oral mais propenso produo de esteretipos lingusticos;

Oralidade Primria

Sociedade que no tinha ainda adoptado a escrita; A cultura baseada nas lembranas e na memria; A inteligncia encontra-se associada memria, sobretudo com a auditiva; Exemplos disso so na poca que antecede a escrita ser mais comum pessoas inspiradas ouvirem vozes (Joana dArc) do que terem vises, j que o oral era um canal habitual de informao; As pessoas aprendiam os seus ofcios escutando os mais velhos.

Oralidade Secundria

Est relacionada a um estatuto da palavra que complementar ao da escrita, tal como a conhecemos hoje; Neste tipo de oralidade h uma desvalorizao da palavra falada e destaca-se a quantidade de textos;

25

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

Nas sociedades da escrita, a produo de espao-tempo est baseada na memria humana associada ao manejo da linguagem.

Escrito

Desenvolve-se em absensia (ausncia); Funciona na modalidade da disjuno temporal e espacial (situao prpria da essncia da escrita); A ausncia do receptor no contexto do emissor, faz com que ele se esforce por compreender, por se identificar com a fonte e faz com que o emissor se esforce por anular at onde posa ir as ambiguidades (dvidas) no discurso; definida como uma relao no necessria com o oral, relao segundo a qual o signo escrito no tem integralmente origem no auditivo, somente o traduz, afirmando que este tem origem no visual; Com a escrita, as representaes perduram noutros formatos que no o canto ou a narrativa; As representaes passam a poder ser transmitidas e a durar autonomamente; As tecnologias da escrita permitem a circulao e a quantidade disponvel de informao escrita; Os indivduos de culturas escritas tm tendncia a pensar por categorias enquanto as pessoas de culturas orais captam primeiro as situaes; o Os oralistas no so menos inteligentes que ns, praticam apenas outra forma de pensar. O pensamento racional ou crtico s pode desenvolver-se ao relacionar-se com a escrita.

26

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

Impresso

A impresso permitiu datar e criar registos histricos; o o o Calendrios; Datas; Arquivos.

A histria um efeito da escrita. Permitiu reconstruir o tempo da histria, ordenado numa lista montona os anos e as idades, as dinastias e os sonhos, os reinos e as eras inumerveis do tempo; A impresso transformou drasticamente a transmisso de textos; O destinatrio passa agora a ser um indivduo isolado que l em silncio, sem um mestre que o introduza ao texto que l; Inaugura a poca das tbuas rasas e dos sistemas; Transmisso de conhecimento escrito; Inaugura os ndices; Novas possibilidades de recombinao; Mtodo de exposio analtica; A matria dividida de acordo com um ponto coerente; Os textos antigos passam a ser impressos no sc. XV Permitiu comparar diferentes variantes de um texto; Colocou disposio tradues e dicionrios; Deu incio crtica histrica e filosfica;

27

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

Aumentou a vontade de reconstituir o passado, sem acrnimos; Diminui a carga da memria; No lugar de cpias raras cada vez mais corrompidas passou-se a dispor de ediens melhoradas; O passado passa a estar preservado; D-se mais importncia a novas descobertas que a impresso permite difundir em grande escala; Sem a impresso de textos antigos no seria possvel a evoluo cientfica uma vez que os cientistas do presente baseavam-se nos escritos e nas descobertas do passado.

Audiovisual

Rdio/Cinema/Fotografia/Disco/TV Meios de comunicao unidireccionais: o Evoluo das sociedades democrticas liberais para as sociedades de massa; o o Noo de massa e homem-massa; Teorias da comunicao das sociedades de massa: Teoria Hipodrmica; Modelo de Lasswell; Teoria da Influencia Pessoal (2 steps flow)

Meios de comunicao de massa: o Sociedade de massa (democracia)

28

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

Cultura de Massas

Os receptores so passivos em relao aos meios de comunicao; Liberalismo Teoria politica associada a uma teoria econmica (capitalismo) Democracia liberal Sociedades limitadas devido revoluo francesa; Sociedade de massa A vida vai-se organizar em torno das cidades devido oferta do emprego e revoluo industrial; Massa o o o o Generalizao ou padronizao das mensagens; Conduz reduo da quantidade; Indiferenciao (tem tudo o mesmo padro, tudo igual); Conjunto de pessoas que so cada vez em maior numero. So pessoas do campo, ingnuas e atomizadas (no conhecem ningum) e portanto so facilmente manipuladas pelos meios de comunicao; o Sociedade marcada pelo conflito: Explorao do trabalhador; Trabalho = Capital; A democracia vai ser aprofundada ( a mulher conquista o voto); Sociedade reivindicativa; Sociedade com interesses: tanto pelo trabalho como pelo capital.

29

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

Digital

o desenvolvimento tecnolgico que exemplifica melhor o modelo interpessoal; o modelo rico da comunicao, porque desenvolve e representa todos os sentidos humanos; Consegue interpretar da melhor forma o modelo interpessoal; No possvel simular a temperatura da comunicao, ou seja, o contacto pessoal. Esta questo remete para o sentido do tacto, que representa o toque, o contacto, o sentimento de proximidade. No h presena fsica no digital, nem paladar e o olfacto est pouco desenvolvido. Simulao dos sentidos; Interactividade; Imero.

Segundo o texto: A palavra e a memria

Como que Comunidades designadas como sociedades orais podero ao longo do tempo continuar coisas e manterem-se com uma cultura prpria durante milhares de anos? Numa sociedade oral primria quase todo o edifcio cultural est fundada sobre as lembranas dos indivduos. A inteligncia, nestas sociedades, encontra-se muitas vezes, identificava com a memria, sobretudo coma auditiva;

30

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

Passar pela descrio histricas ou antropolgicas habituais a uma tentativa de explicao, requer uma anlise precisa de diversas articulaes do sistema cognitivo humano com as tcnicas de comunicao e armazenamento; Nas sociedades sem escrita, a produo de espao-tempo est quase, totalmente, baseada na memria humana associada ao manejo da linguagem. Portanto, essencial para o nosso objeto determinar as caratersticas dessa memria.

Segundo o texto: A escrita e a histria:


Tempo da escrita, Tempo da agricultura

Elemento que une a escrita com a agricultura.

Esto a relacionar-se formas de comunicao com outras realidades, pondo em causa os tipos de civilizao. As formas de comunicao encontram-se relacionadas com as formas sociais e so correspondentes; O assunto do texto A escrita e a histria, ponto 1, Tempo da escrita, Tempo da agricultura, aborda duas formas de escrita, a escrita tipogrfica, a escrita prtipogrfica e o oral. A escrita pr-tipogrfica a tipografia interior ao evento da impresso, pois esta escrita muito dependente do oral; A escrita alfabtica uma escrita abstrata. A escrita tipogrfica utiliza como smbolos a linguagem e representam a realidade de uma forma de representao e a semelhana entre o signo (o representante) e a realidade, o objeto (o representado); A escrita alfabtica mais abstrata porque as palavras no tm ligao com o objeto;

31

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

A linguagem pre-tipogrfica igual linguagem tipogrfica, apenas muda o suporte.

O livro

Foi o objeto essencial da tipografia; um objeto que nos pode acompanhar; Antes do livro, existiam manuscritos que tinham suportes fsicos diferentes dos livros;

O livro determinado pela escrita; O livro l-se onde queremos e implica uma grande concentrao, devido sua capacidade porttil;

Um livro tem um valor que no transcende o seu contedo.

O manuscrito

So determinados pela forma de funcionamento do oral; L-se nos mosteiros, pois eram os monges que tinha o poder para os ler; Liam-se em conjunto e o Mestre que interpretava os textos perante os monges; A caligrafia um trabalho do copista que est para alm da percepo. So letras trabalhadas que chama ateno;

As margens dos manuscritos so elusivas aos textos ou interpretao que se deve fazer do texto;

O manuscrito tem um valor esttico.

32

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

As palavras

Do-se mediadamente com as imagens porque atravs de imagens mentais que surgem na nossa cabea e traduzimos as palavras em imagens.

As imagens

Do-se directamente com as imagens, pois no remos nada para traduzir, so imagens, o que vemos aquilo que na realidade.

Segundo o texto: A escrita e o Estado

A escrita ordena, ou seja, organiza; O Estado serve para gerir, organizar, planear e impor ordens; A funo do Estado e da escrita so semelhantes; A ordem dos signos a mesma ordem que o Estado impe aos seus cidados; Inevitavelmente com a escrita vem uma ordem, que surge em forma nde Estado; A escrita tem uma tal fora que impe uma ordem poltica ao Estado; A escrita permite a realizao das leis; As sociedades orais tm ligao com as leis, em termo oral. Mas estrutura-se da verdade interior, porque a palavra dita, vem de algum sujeito;

Numa sociedade oral, o sujeito que tem a razo o mais velho; No caso da lei, a lei escrita e encontra-se fora do sujeito. Ela impe ao legislador a lei e a lei impe a todos ns as mesmas imposies;

A escrita conquista um lugar, uma posio fora de ns;

33

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

As emoes nas palavras escritas no existem, ns que as sentimos, mas no gnero de leitura na poesia;

A escrita prosa, que trata de assuntos vividos no nosso dia-a-dia;

A escrita passa do pictograma para os sons porque facilita a compreenso do mundo, pois cria um esteretipo.

4.5. Teorias da Comunicao em Massas Modelo de Lasswell

Orienta para um tipo de comunicao especfico; Diz respeito a tudo aquilo que se refere aos emissores. Refere-se ao processo de comunicao; o o o o o Quem? -> EMISSORES O qu? Atravs de que canal? Com que efeito? A quem?

Tem a ver com a prpria linguagem da mensagem; quem o aspecto mais importante na comunicao uma vez que se refere a quem nos dirigimos e ao saber isso podemos construir uma mensagem para atrair o pblico de acordo com as suas caractersticas;

Tem a ver com o impacto que a mensagem tem num pblico e para isso necessrio conhecer o pblico a quem se dirige a mensagem;

34

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

Tcnica desenvolvida nos EUA anlise de contedo uma tcnica que tem como objectivo avaliar de um ponto de vista quantitativo o valor das palavras num texto e o seu sentido;

uma ferramenta fundamental para a anlise da linguagem na transmisso de uma mensagem;

Conhecer as audincias fundamental; A pesquisa administrativa orienta as pesquisas dos mass mdia.

Teoria Hipodrmica

As mensagens difundidas pelos meios de comunicao em massa afectam directamente os receptores;

Sem mediao; Anlise sociolgica da sociedade de massa, das suas condiens de vida; Vai explicar a manipulao da comunicao e a sua importncia numa mudana social e na evoluo da mentalidade;

Sociolgica e Psicolgica compor mensagens que iram conduzir a um determinado comportamento por parte do receptor da mensagem;

Avalia a eficcia dos efeitos da mensagem. Os meios de comunicao afectam directamente e da mesma maneira todos os indivduos.

35

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

Teoria da Influncia Pessoal (2 Steps Flow)

Finais dos anos 40; 2 steps flow Mais importante que a influncia dos media sobre os indivduos a influencia dos indivduos sobre outros indivduos. Ex.: a famlia influencia-se entre si.

Grupos primrios: o o o Famlia Amigos So os lderes destes grupos que influenciam os restantes do grupo

J no so os meios de comunicao que influenciam as pessoas, mas sim os lderes dos grupos primrios.

MEDIA ---------------> LDER ---------------> PESSOAS DOS GRUPOS PRIMRIOS

A informao diferida em dois patamares: o o


1 Influncia dos mdia

2 Influncia nos grupos primaries

Os meios de comunicao no afectam directamente os indivduos e so interpretados pelos grupos primrios.

Desvaloriza a importncia dos meios de comunicao.

36

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

4.8. Teoria de Mc Luhan

Marshal Mc Luhan um autor fundamental para os estudos de comunicao; Foi o primeiro autor a abordar os meios de comunicao em efeitos que as tecnologias desencadeiam nos indivduos e na sociedade;

Conseguiu que os meios de comunicao fossem analisados pelas caractersticas das suas prprias tecnologias, em vez de serem analisados atravs dos efeitos das suas mensagens;

At aos anos 60 do sculo XX, os meios de comunicao de massas, eram analisados a partir do contedo das suas mensagens;

Os efeitos desses meios de comunicao eram pensados em funo daquilo que as mensagens veiculavam;

Com Mc Luhan estabelece-se uma rotura e os meios so pensados em funo das suas caractersticas tecnolgicas;

Mc Luhan interessa-se por todas as tecnologias que medeiam e ligam o Homem sociedade e cultura a que pertence. No so os meios de comunicao, mas sim todas as tecnologias que ligam o Homem e so significativas para a constituio do vnculo social;

Para Mc Luhan as tecnologias da comunicao so consideradas extenses do corpo e da mente humanas. Mc Luhan considera a escrita como uma extenso da viso, os meios electrnicos como extenso do sistema nervoso humano;

Ns humanos projectamos para fora de ns atravs das tecnologias da informao e da comunicao e ao mesmo tempo essas tecnologias activam em ns determinado tipo de sentidos. a funo dessas activaes que se constituem ambientes sensoriais diferentes a que chamamos sociedades e que correspondem a desenvolvimentos histricos.

37

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

NARCOTIZAO: Os meios de comunicao narcotizam, hipnotizam, ns tornamo-nos dependentes deles.

Do ponto de vista histrico, Mc Luhan vai dividir a Civilizao Ocidental em trs grandes momentos

1 - Fase da Tribalizao

Momento marcado pela oralidade, durou milhares de anos. Como meio de comunicao, a oralidade activa um conjunto do censrio humano, portanto deu a viso, a audio, o tacto e o olfacto de uma forma equilibrada e harmoniosa, o Homem tribal vive para a sua comunidade, isto , a comunidade mais importante que ele prprio, nesse sentido recusa o individualismo, vive para os outros e nesse sentido o papel da Comunicao fundamental. Mc Luhan diz: O terror o estado normal de qualquer sociedade tribal, porque anula tudo afecta tudo, a todo o instante *citao do livro: A Galxia de Gutenberg].

2 - Fase da destribalizao (fase do advento da escrita)

Esta fase vai ser muito sublinhada com, o nascimento da tipografia, ou seja, as caractersticas da escrita vo-se tornar mais claras quando a tipografia nasce. A escrita exclusiva o sentido de ambio subordinante de todos os outros, ela separa o Homem moderno, desenvolvendo nele uma parte sua, a parte da organizao, do pensamento lgico, a parte do clculo, a partir da eficcia das suas aces que isolam dos outros. Nesse sentido a escrita induz a construo de um Homem que vive para si, isolado, completamente oposta sociedade oral.

38

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

3 - Fase da retribalizao

Os mdia eletrnicos, ou seja, audiovisuais, anunciam uma rotura, ele chama a essa nova Era, a Era Marconi e considera que os meios de comunicao electrnicos, sobretudo a televiso, constituem uma extenso do sistema nervoso humano, activando todos os sentidos humanos de forma semelhante ao que se passava com a oralidade. Portanto, ele vai estabelecer uma ligao entre a oralidade primitiva e o mundo das tecnologias electrnicas. So dois momentos histricos que funcionam de forma semelhante e voltamos ao Homem ligado, planetrio, quele que vive numa aldeia global, o Homem holstico, vinculados uns aos outros, vivendo tambm sobre o terror. Mas, desta vez, mediado por tecnologias da comunicao cada vez mais sofisticados. Mc Luhan foi durante muito tempo, dos anos 60 do sculo XX (altura em que apresentava as suas teses) at aos anos 80, muito criticado, sobretudo pela Universidade e poucos foram aqueles que lhe reconheceram mrito. Dentro da Universidade, afirmaram que sendo ele uma pessoa formada em estudos literrios ingleses, faltava-lhe conhecimentos acerca dos estudos comunicacionais. Da que as suas propostas fossem pouco rigirosas. Mc Luhan respondia que h duas maneiras de fazer cincia, uma tem a ver com a preocupao sobre os resultados das metologias com a preveno de seguir regras e preconceitos e a outra focaliza-se na formulao das boas perguntas, na inveno de hipteses produtivas para a explicao dos fenmenos, essa aquilo que Mc Luhan segue. Um segundo aspeto tem a ver com a linguagem utilizada por Mc Luhan. Nos anos 60, a linguagem completamente contrria espera da linguagem era usada por Mc Luhan, uma vez que a linguagem dos anos 60 era muito cinzenta e ele procurava as boas metforas e as boas figuras de estilo, uma linguagem difcil de seguir.

39

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

4.9. O Paradigma Digital Ciberespao

O Ciberespao surge em 1984; um conjunto de redes de computadores, onde todas as informaes circulam; Foi concebido num espao transnacional; Hoje o ciberespao coloca em relao e incita a abolio do espao e do tempo, sendo o lugar de culto secular e digital.

Termo inventado pelo escritor William Gibson que descreve a rede global de computadores;

As pessoas que utilizam meios electrnicos coexistem numa espcie de mundo virtual;

O nome surgiu no romance Neuromancer de Gibson.

Revoluo Digital

As sociedades modernas so modeladas mais pela natureza dos meios que utilizam que pelo contedo daquilo que comunicam;

Estamos cada vez mais imersos em redes informticas de tal forma que a experincia individual cada vez mais mediatizada pela tecnologia;

Nos ltimos 10 anos a cultura sofreu uma transformao radical em que o computador foi abarcando reas de actividade cada vez maiores;

O desenvolvimento da Internet expandiu escala global a informao e a comunicao humanas, sem limites espaciais ou temporais;

Revoluo de todos os nossos sistemas de comunicao e representao;

40

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

A influncia do computador alterou todos os mbitos de expresso, desde o conceito de texto at fotografia, que deixou de ser a representao exacta da realidade e assume uma nova representao;

A realidade simulada surge com a realidade virtual; A imerso to completa que no se pode falar de engano dos nossos sentidos fsicos;

A Rede o centro donde irradiam todas estas transformaes sociais da cultura electrnica;

O ciberespao uma das maiores criaes de liberdade de expresso que o mundo j conheceu;

Basta ter um computador e estar conectado rede. Qualquer cibernauta pode aceder a qualquer informao que pretenda, pode recombin-la a seu gosto e distribui-la por onde lhe apetea;

Todas estas novas possibilidades pertencem aos chamados bens intangveis; A era da informao choca com os proprietrios dos direitos e das companhias que se opem ao seu livre uso;

A informao converte-se no bem mais apreciado e num valor supremo.

Informtica
o terceiro territrio ocupado pelas tcnicas de comunicao modernas; Organiza-se em torno da informtica; O computador surge como uma ferramenta ao servio de aplicaes civis cada vez mais numerosas; A informtica transforma-se numa tcnica ao servio directo da comunicao social;

41

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

O computador foi uma novidade em 45, mas este foi resultado de um longo amadurecimento intelectual no qual no estavam ausentes as preocupaes ligadas comunicao;

A informtica pois uma reflexo sobre a linguagem humana e as suas bases lgicas tanto do ponto de vista das suas condies de produo como do ponto de vista das suas funes de comunicao.

Mito do Narciso
Narciso era filho do deus-rio Cephisus e da ninfa Liriope, e era um jovem de extrema beleza. Porm, a despeito da cobia que despertava nas ninfas e donzelas, Narciso preferia viver s. Narciso, um dia, debruou-se sobre uma fonte para banhar-se e viu, surpreso, uma bela figura que o olhava de dentro da fonte. Narciso disse: Com certeza algum esprito das guas que habita esta fonte. E como belo! . Apaixonou-se pelo aspecto saudvel e pela beleza daquele ser que retribua o seu olhar. No podia mais se conter. Baixou o rosto para beijar o ser, e enfiou os braos na fonte para abraa-lo. Porm, ao contacto dos seus braos com a gua da fonte o reflexo desapareceu o que levou Narciso a pensar estar a ser rejeitado. Narciso ficou, assim, dias a admirar a sua prpria imagem na fonte, esquecido de alimento e de gua... Assim o jovem morreu. Prepararam uma pira funerria e teriam cremado o corpo se o tivessem encontrado. No lugar onde faleceu encontraram apenas uma flor roxa, rodeada de folhas brancas. E, em memria do jovem Narciso, aquela flor passou a ser conhecida pelo seu nome. Podemos reflectir sobre as pessoas narcisistas, j que essas pessoas vivem como se olhassem num espelho: no conseguem ver o mundo e assim, interpretam-no em funo dos seus prprios valores desconhecendo as diferenas.

42

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

Nomadismo
Uma das particularidade dos sujeitos que utilizam o ciberespao enquanto espao de vivncia o nomadismo, na medida em que a ausncia de atrito espaciotemporal convida mobilidade, mobilidade essa que dirigida pelas necessidades de informao, de saber e de pertena. Geram-se deste modo novos mapas cognitivos e novos laos sociais. Nomadismo no o territrio geogrfico nem o das instituies ou dos Estados, mas um espao invisvel dos conhecimentos, dos saberes, das foras de pensamento no seio da qual se manifestam e se alteram as qualidades do ser, os modos de fazer sociedade; O processo de nomadismo assenta na desterritorializao, mas em que comeam a emergir um novo espao misturados, no qual existem lugares (sites, news groups, IRC Rooms, etc.) mais visitados, alguns tornam-se em lugares de culto, ou seja, so de visita obrigatria dentro de um determinado domnio do saber. So assim novos lugares de cultos por onde os novos nmadas asseguram a sua passagem. Procuram informao, mas procuram tambm a relao, a afirmao e a pertena a grupos Tecnologias da inteligncia promovem uma nova relao com o conhecimento, com os outros e com o territrio, esta nova relao sustentada pela partilha, baseada no paradigma do imaterial, ou seja, o disponibilizar e o aceder informao que d realidade aos existentes, que vm deste modo a sua afirmao estar dependente de um cosmos virtualizado pelos processos de comunicao reticular.

43

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

Hibridismo
Na rede o sujeito um eu individual mas simultaneamente passa a fazer parte de uma dinmica colectiva a que Pierre Lvy chama Hypercortx ou mente colectiva, O sujeito vive tambm a oscilao entre o eu real e o eu virtual, oscilao entre a corporeidade e virtualidade imaginria do corpo. Vive a dimenso de hbrido quer pela possibilidade de incorporar tecnologia no seu corpo, quer pela fuso da identidade com a dinmica da interaco tecnolgica, da passar-se- a falar de homem simbitico fruto da interiorizao e interaco com as redes planetrias. A rede e servios so em si hbridos enquanto linguagem porque acolhem simultaneamente escrita, imagem, som, vdeo unidos pela estrutura do lao (link) e da interactividade, que faz com que se designe como hipermedia.

Hipertexto
Tecnica de organizao de dados computadorizados ou de documentos para facilitar a pesquisa no sequencial de informao; Os dados ficam interligados por links predefinidos ou criados pelo utilizador; A informao pode aparecer em formato texto, grfico ou udio, conferindo a este conceito uma dimenso meditica; As suas funcionalidades permitem pesquisas rpidas de informao; O hipertexto permite leituras conjuntas das mensagens divulgadas, sobretudo quando, atravs de links, permite ao leitor procurar novos textos para complementar a sua compreenso de um fenmeno.

Intersubjectividade

Conhecimento mtuo

44

Vous aimerez peut-être aussi