Vous êtes sur la page 1sur 4

Aps seis anos, Brasil e Japo reencontram com status diferentes

se

Muita coisa mudou desde o duelo na primeira fase da Copa de 2006. Seleo no a melhor do mundo, e japoneses esto mais maduros GloboEsporte J se passaram mais de seis anos do ltimo confronto entre Brasil e Japo, na primeira fase da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. De l para c, muita coisa mudou. Muita mesmo. Em especial na seleo brasileira. Por isso e tambm porque os japoneses conquistaram outro status, o amistoso desta tera-feira, s 9h10m (de Braslia), no estdio Miejski, em Breslvia, na Polnia, tem um cenrio completamente diferente do que qualquer um dos outros oito encontros entre os pases. Nesses duelos, a soberania brasileira foi incontestvel: seis vitrias e dois empates. Mas agora a expectativa de um jogo mais duro, como jamais o Japo pudesse imaginar. Embalado pela vitria nos minutos finais sobre a Frana, em Paris, na ltima sexta-feira, o time oriental ligou o sinal de alerta dos brasileiros. Somado a isso est um dado que mostra a alterao de patamar dos japoneses: dos 23 convocados pelo tcnico italiano Alberto Zaccheroni, 14 atuam na Europa atualmente. - A seleo do Japo tem maturidade. Ns j espervamos por isso, porque os principais jogadores de l atuam fora do Japo, nas ligas mais importantes, e isso reflete como evoluo e tranquilidade para enfrentar qualquer jogador do mundo sem sentir. Eles ganharam da Frana com esse

comportamento. No nvel que est, no d mais para considerar a seleo japonesa como surpresa - avaliou Mano, que esteve em Paris para acompanhar e analisar o adversrio desta tera-feira.

Orientando por Mano, Kak o nico remanescente da Copa do Mundo de 2010 (Foto: Mowa Press)

Se o Japo mudou, o Brasil tambm sofreu considerveis alteraes nesses mais de seis anos. Para comear, basta olhar a escalao da vitria verde e amarela por 4 a 1 no Mundial de 2006. Apenas Kak segue no time. Ainda assim voltando agora, depois de dois anos fora. Craques como Ronaldinho Gacho, Ronaldo e Robinho, por exemplo, deram lugar a promessas como Oscar, Lucas e Neymar. Para piorar, a Seleo se encontra em sua pior posio na histria do ranking da Fifa, em 14 lugar.

Shinji Kagawa a principal estrela do Japo no amistoso desta tera-feira (Foto: Reuters)

verdade que a ausncia nas eliminatrias para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, fundamental para explicar essa queda. Mas fato tambm que durante esse processo de renovao proposto por Mano Menezesa Seleo passaria por questionamentos e dvidas. De qualquer maneira, o tcnico afirma estar com 70% do grupo definido para a Copa das Confederaes de 2013, a ser realizada de 15 a 30 de junho. At l, ele pretende manter os nomes e dar mais entrosamento. - J estamos sentindo entrosamento, porque o Mano procura sempre manter o grupo. Esses ltimos dias tivemos a chance de fazer mais treinamentos, o que difcil, e podemos mostrar isso nos jogos. J d para pensar nas competies - avaliou Hulk. Nessa passagem pela Europa, porm, Mano teve de conviver com alguns problemas. Antes mesmo de o grupo se apresentar para o amistoso contra o Iraque (goleada por 6 a 0), na Sucia, Daniel Alves e Alex Sandro foram cortados. No ltimo domingo, Marcelo quebrou um osso do p direito e tambm foi desconvocado. Para completar, Ramires sentiu um desconforto por conta de uma sinusite e virou dvida para o duelo com o Japo. Como Dani Alves foi cortado, o lateral-esquerdo Adriano est improvisado na direita. O que forou Mano, ento, a improvisar na vaga de Marcelo. No treinamento desta segunda-feira, ele testou, durante atividade fechada, o zagueiro Leandro Castn e o meia Thiago Neves. A tendncia, porm, o

que primeiro jogue. J no meio, se Ramires realmente no tiver condies de jogo, o titular ser Sandro, do Tottenham.
BRASIL X JAPO Diego Alves; Adriano, David Luiz, Thiago Silva e Leandro Castn (Thiago Neves); Sandro (Ramires); Paulinho, Oscar e Kak; Neymar e Hulk. Tcnico: Mano Menezes Kawashima; Sakai Hiroki, Konno, Yoshida e Nagatomo; Hasebe, Endo, Kiyotake, Honda e Kagawa; Havenaar.

Tcnico: Zaccheroni

Alberto

rbitro: No Auxiliares: No divulgados Local: Miejski, na Breslvia (Polnia)

divulgado

Transmisso: TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site tambm acompanha em Tempo Real.

Vous aimerez peut-être aussi