Vous êtes sur la page 1sur 12

CONTROLADOR DIGITAL

Multi-Loop

smar

INTRODUO

O CD600Plus um controlador verstil e confivel de mdulo nico, capaz de controlar simultaneamente at 4 malhas de controles, com 8 PIDs e estratgias de controle sofisticadas com mais de 120 blocos de funo. O CD600Plus possui uma plataforma de hardware de entradas e sadas bastante verstil. Em uma estao simples, este controlador substitui at oito controladores tradicionais e vrios mdulos condicionadores de sinal e cabeamento. A alta confiabilidade do CD600 atribuiulhe grande confiana e reputao de uma ampla faixa de usurios finais, milhares de unidades do CD600 instaladas por todo mundo em basicamente todos os segmentos industriais, da mais simples a mais avanada malha de controle. Projetado, desenvolvido e fabricado pela Smar, anos de comprovada experincia em campo refletem-se neste instrumento verstil e confivel. Ele se caracteriza pela simplicidade de uso e versatilidade de aplicao. A programao da estratgia de controle pode ser feita simplesmente conectando at 120 blocos de funo pr-programados.

O CD600Plus pode ser facilmente programado usando o software CONF600Plus. Este software possui uma interface grfica bastante amigvel. O CD600Plus possui caractersticas que o fazem o mais avanado e potente controlador multi-loop do mercado. Pode ser utilizado como mdulo nico ou como parte de um sistema. Por exemplo, um nico mdulo pode controlar uma caldeira com trs nveis de controle: controle de elemento de nvel, controle de limite cruzado de combusto e controle de fluxo de ar. O CD600Plus substitui controladores de uma malha, controladores de malha duais/cascata, controle de razo, controle de bias, estaes manuais, programadores de setpoint, controladores de batelada, estaes de visualizao e muitos outros instrumentos de painel e condicionadores de sinal.

CARACTERSTICAS PRINCIPAIS

Quatro malhas de controle independentes com at 8 funes PIDs; Oito entradas analgicas, oito sadas analgicas, oito entradas discretas e oito sadas discretas; Painel padro DIN de 72 x 144 mm com indicao analgica e digital em display alfanumrico de 8 dgitos de PV, SP e MV; Fonte interna de 24 Vdc 200 mA para at 8 transmissores; Mais de 120 blocos de funo disponveis para a programao do usurio;

Borneiras destacveis para fcil manuteno; Facilidade de transferncia de dados entre as redes de estao do operador e sistemas de controle atravs do OPC; Porta de comunicao serial EIA-485 isolada; Ajuste de opes de controle atravs do painel frontal; Configurao atravs de PC; Comprimento total de 25 cm. Trabalha com o ENET-710 na comunicao CDBUS/ TCP.

smar

INSTALAO
O CD600Plus possui menos de 25 cm de comprimento, isto significa que ele pode ser instalado em um painel de pequena profundidade. O frontal tem as dimenses padro DIN 43700 fazendo o CD600Plus simples de montar e fcil de ser colocado, substituindo controladores velhos ou pneumticos. Este caracterizado por uma fonte chaveada universal, modelos AC e DC, que o faz leve, pequeno e apropriado para uso em todo o mundo. Sinais de entrada e sada de campo e de comunicao so transportados atravs de conectores plug-in. A comunicao EIA-485 isolada. As oito entradas discretas so isoladas galvanicamente de modo a evitar falhas. Possui um watchdog interno e um rel para indicao de falha . As sadas discretas possuem proteo trmica e proteo de sobrecorrente. O CD600Plus possui uma excelente proteo contra EMI e ESD. Os resistores Shunts de entrada em corrente e fusveis de potncia so externos, permitindo que eles sejam configurados ou trocados sem abrir o controlador. O CD600Plus fornece tenso suficiente para alimentar at 8 transmissores. Como opo, o mdulo ISD600P fornece rels intermedirios para as sadas digitais. uma rede de CD600Plus a um PC e o ENET-710 pode ser usado para conectar a rede CD600Plus Ethernet. Um sistema de controle moderno necessita mais do que engenharia e operao de software. Mais do que aplicaes no flexveis fechadas e dados inacessveis associados a outros controladores. Como a Tecnologia de Informao est desempenhando um papel fundamental na indstria de processo, o OPC a plataforma para se estabelecer. O CD600Plus OPC Server acessa controladores em uma rede EIA-485. Mltiplos clientes podem simultaneamente acessar o servidor local em uma mesma estao ou remotamente atravs da Ethernet. Isto possibilita dados em tempo real serem compartilhados entre as estaes, eliminando inconsistncias. Todas as informaes dos controladores ficam disponveis para aplicaes clientes OPC. O OPC um padro industrial de tecnologia cliente-servidor, amplamente aceito para troca de valores de parmetros entre aplicaes. O OPC elimina a necessidade de drivers especficos para cada aplicao IHM e abre uma ampla e crescente seleo de softwares auxiliares de uma vasta matriz de fornecedores. Usando o OPC Server como uma ponte, dados podem ser trocados com outros subsistemas. A ferramenta de configurao automaticamente gera a configurao de comunicao para o OPC Server. Um bloco criado no CONF600Plus se torna disponvel para aplicaes clientes sem nenhuma configurao extra de drivers. A partir da aplicao cliente, simplesmente use um clique de mouse para mostrar um parmetro. No preciso digitar novamente quaisquer tags, eliminando problemas devido a erros de digitao. O OPC proporciona um nvel incomum de integrao de software e fcil uso, com uma arquitetura completamente aberta. Todos os parmetros dos blocos podem ser compartilhados atravs do sistema, assim no preciso mapear variveis atravs dos drivers.

Comunicao e Superviso OPC Tambm possui comunicao EIA-485 j integrada, no requerendo placas adicionais, onde at 29 controladores podem ser colocados em uma rede multidrop. Mesmo que a comunicao falhe, o CD600Plus continua funcionando como um controlador independente. Tambm pode ser integrado com a maioria dos softwares de visualizao do mercado atravs do OPC Server. Assim, integrar softwares auxiliares, como autotuning, conexo com MS-Excel, estatsticas de controle de processo e batelada fcil. A ICS2.0P, interface conversora EIA-232 para EIA-485, ou qualquer outra interface conversora pode ser utilizada para conectar

smar

HARDWARE
Painel Frontal O painel frontal possui duas barras grficas de 101 segmentos com alta resoluo, uma ao lado da outra com cores diferentes, para diferenciar facilmente o SP e a PV. O painel frontal funciona como um display de operao virtual com leds dedicados para modos e alarmes para as 4 malhas de controle. possvel chavear os modos Local/Remoto e Auto/Manual, ajustar setpoint, sadas e selecionar parmetros internos, inclusive proporo e limites de alarmes. Parmetros so escalados em unidades de engenharia e identificados por um mnemnico configurvel pelo usurio. A sintonia das malhas e confirmao de alarmes tambm podem ser feitas atravs do frontal. Porta Tag Display alfanumrico de 8 dgitos para uso geral. Monitorao Geral Seletor do display Seletor da malha Atuao geral em Setpoint, relao, parmetros selecionados, etc. Local/Remoto Reconhecimento de Alarme Auto/Manual Atuao Manual

Monitores da malha
- Indica n da malha. - Modo manual. - Modo local. - Alarmes Alto e Baixo.

Barras Grficas: Setpoint Varivel de Processo Sada

smar

FIRMWARE

O CD600Plus possui muito mais pontos de entrada e sada que os controladores de uma malha normal, possibilitando no somente quatro malhas, mas malhas que tenham vrias variveis auxiliares e necessitem de lgica sofisticada de intertravamento. Estas so as malhas que no podem ser controladas por controladores de malha simples. Estas entradas e sadas consistem de: 8 E.A: Corrente ou tenso: 4-20 mA / 1-5 V / 0-20 mA / 0-5 V. 8 E.D: 2 das quais podem ter freqncias de at 10 KHz. 8 S.A: 4 em corrente 4-20 mA / 0-20 mA, 4 em tenso 1-5V / 0-5V. 8 S.D: Coletor aberto. Indicao de falha: rel. ideal para controle regulatrio contnuo ou em sada step, mas tambm pode realizar lgica discreta Booleana e pode participar de aplicaes de batelada. O CD600Plus um controlador de estao nica com o poder de um micro DCS. Quando um controlador de malha comum no possuir a capacidade, quando um DCS for sub utilizado e um PLC no for adequado, o CD600Plus ideal para a funo. Biblioteca de Blocos de Funo A ampla biblioteca de blocos de funo facilita a elaborao de estratgias de controle simples, como tambm sofisticadas. Isto faz o CD600Plus um instrumento multifuno e que pode fazer entre outras coisas: Controle regulatrio contnuo, controle PID Step, proporo, tracking, override, etc; Lgica discreta: lgica booleana, temporizao, controle liga / desliga; Controle de batelada: PID, lgica, gerao de rampa de setpoint, temporizao, totalizao; Clculo de vazo: Compensao, Totalizao de batelada e batelada acumulativa; Condicionamento de sinal: Seleo, chaveamento, limites dinmico e fixo, alarmes, linearizao, filtros compensao dinmica, sample / hold, clculos, etc. Controladores de malha simples lidam basicamente com controle PID simples e no so utilizados para lgicas sofisticadas. Processos complicados podem ser gerenciados com controle de intervalo, ganhos no lineares e programados, bem como amostragem. No passado, as malhas de controle em cascata e de propores necessitavam de vrios controladores e condicionadores de sinal auxiliares. O CD600Plus possui oito PIDs e confortavelmente gerencia quatro malhas em cascata e muitas outras funes ao mesmo tempo.

A verstil linguagem de blocos de funo permite a implementao de estratgias de controle limitadas apenas pela sua imaginao. O CD600Plus permite um amplo grau de liberdade de configurao e personalizao para as necessidades do processo. Transferncia bumpless e sem oscilao, proteo contra reset windup, segurana e condies de reincio so gerenciadas internamente.

smar

BLOCOS FUNCIONAIS DE CONTROLE


F01-ENTRADA ANALGICA (AI)

F02 - SADA DE CORRENTE (CO)

F03 - SADA DE TENSO (VO)

BORNES

LOOPS

FRONTAL

GERAL

smar

F04-ENTRADA DIGITAL (DI)

F05 - SADA DIGITAL (DO)

F19-ENTRADA P/ TOTALIZAO DE PULSOS (P/DI)

F37 - ENTRADA DIGITAL COM CONTROLE DE TEMPORIZAO


BLK 122/123/124/125

16 / 17 18 / 19 27 / 26 25 / 24

11 / 12
0 CH1

32/31 30/29

HIGH LEVEL 5 - 40 V OR OPEN CONTACT


NOT

171/173 175/177

0 CH1
TIME DELAY

CH2

19 / 20 21 / 22 23 / 24 25 / 26

1
NOT

172/174 176/178

smar

FERRAMENTAS DE PROGRAMAO E DIAGNSTICO


As ferramentas de programao possibilitam a construo de estratgias de controle offline e parametrizao online, calibrao, sintonia, soluo de problemas e monitorao em um nico aplicativo. Configurao offline permite criar a aplicao antes mesmo da instalao do controlador, simplificando a engenharia e adiantando a execuo do projeto. Monitoramento online, sintonia, parametrizao, diagnsticos e calibrao simplificam o tempo de partida de uma planta. Software de Configurao CONF600Plus O CONF600Plus um software de programao de estratgia de controle que possui interface grfica de fcil utilizao. Este software armazena as configuraes em disco, imprime diagramas de blocos funcionais de estratgias de controle, e listagem de parmetros da configurao, e comunica-se com o CD600 e CD600Plus. O CONF600Plus funciona no sistema operacional Windows, o qual uma poderosa base para a arquitetura de informao para os sistemas de controle atuais. O Windows de fato o padro para workstations. O CONF600Plus aproveita ao mximo o sistema operacional Windows, incluindo grficos, mouse, uma grande quantidade de fontes e impresso, etc. Os blocos de funo podem ser monitorados em tempo real e seus parmetros podem ser editados on-line, tornando a otimizao da estratgica de controle e soluo de problemas muito fcil. O uso do CONF600Plus praticamente elimina a necessidade de consultas ao manual, pois a maioria das informaes de bloco mostrada na tela. A otimizao da configurao se torna mais rpida e simples.

possvel fazer o upload de configurao do CD600 e CD600Plus. Os blocos funcionais podem ser visualizados em tempo real e seus parmetros podem ser editados on-line. Isto torna a resoluo de problemas, otimizao e sintonia mais fceis. Grficos e textos explanatrios podem ser includos, tais como blocos desenhados e anotaes. Cores para linhas e blocos definidas pelo usurio para fcil diferenciao. Os Blocos podem ser movidos e arranjados para melhor visualizao. A insero e ligao de blocos so operaes simples de apontar e clicar. Entradas de blocos que j esto sendo usadas so claramente marcadas, a fim de se evitar conexo dupla. Ligao quebrada, jump ou entre loops possui identificao automtica da malha e do bloco que o link est relacionado. Zoom Multi-nvel, que facilita a visualizao de terminais de sada dos blocos funcionais (nmeros) e terminais de entrada (caracteres). simples selecionar opes de blocos, fazer ajustes e verificar links de blocos. O software permite entrada de dados vlidas e checa cada dado do usurio a fim de evitar configuraes ilegais. A configurao validada antes do download para assegurar que est livre de problemas.

A configurao de uma malha de controle feita graficamente, atravs de diagramas similares aos ISA P&I, possibilitando que o usurio facilmente implemente e visualize a estratgia de controle. A insero e ligao dos blocos so simples operaes de clique de mouse. Voc consegue rapidamente montar a estratgia de controle que precisa. Controladores em Multidrop so nomeados por tags para fcil identificao. Projetos so fceis de imprimir e serem salvos em disco, tornando-os de fcil manuteno e documentao. O processo de documentao tradicionalmete uma tarefa complicada em engenharia. Para organizar toda a documentao de engenharia, ou documentar via software de terceiros, consome muito tempo e est sujeito a erros. O software CONF600Plus possui capacidade de documentao. A documentao gerada automaticamente, pronto para impresso a qualquer momento. A documentao inclui grficos e lista de parmetros gerados automaticamente, de fcil manuseio durante a verificao. Telas tambm podem ser facilmente capturadas e usadas na documentao. O download da configurao para o CD600Plus feito em menos de 2 segundos.

smar

FERRAMENTAS DE PROGRAMAO E DIAGNSTICO

No help online so mostrados os diagramas detalhados das funes internas dos blocos, quando estamos ligando e configurando parmetros. O help tambm possui informaes sobre ranges vlidos e opes para cada parmetro. No modo de listagem, a seqncia de execuo do bloco funcional pode ser alterada para otimizar a performance e assegurar a seqncia correta de lgicas.

smar

FERRAMENTAS DE PROGRAMAO E DIAGNSTICO

Fonte de Alimentao N de malhas controladas Entradas Analgicas 4 8

24 Vdc, 85-264 Vac 47-65 Hz Consumo Mximo: 18 VA(ac)/12 W(dc) Malhas simples ou complexas com at 8 PIDs 1 a 5 Vdc ou 0 a 5 Vdc, com impedncia de entrada de 1 MOhm. 4 a 20 mA ou 0 a 20 mA, com resistores shunt de 250 Ohm (removveis). Preciso na converso: 0,010 V Contato Aberto: mnimo de 50 kOhm ou contato fechado de 3 a 24 Vdc: 200 Ohm mximo ou 0 a 1,7 Vdc mximo. 2 entradas podem ser usadas para freqncia, de 0 Hz a 10 kHz 4 - 4 a 20 mA ou 0 a 20 mA, com carga mxima de 750 Ohm. Resoluo: 0,050 mA 4 - 1 a 5 Vdc ou 0 a 5 Vdc, com carga mnima de 1500 Ohm. Resoluo: 0,015 V Transistor coletor aberto, 30 Vdc, 400 mA mximo com carga resistiva 24 Vdc, 200 mA mximo para at 8 transmissores de campo Bargraph de 101 elementos de LEDs para Setpoint e varivel de processo Bargraph de 41 elementos de LEDs para indicao de sada Display alfanumrico de 8 dgitos Elementos de LEDs indicando alarme e status Teclas de funo para monitoramento de malhas Ajustvel (100 - 250 ms) 1 EIA-485 (isolado) TCP/IP usando ENET-710 OPC Server disponvel Blocos de funo interligados por software (programao livre) ou configuraes de controle pr-programadas Terminal Porttil ou PC Ambiente: 0 a 60 oC, 5 a 90% RH 2.834 x 5.669 x 10.724 (polegadas) / 72 x 144 x 272,4 (mm) DIN 43700 1,6 kg IP 20

Entradas Digitais

Sadas Analgicas Sadas Digitais Fonte Auxiliar

8 8 1 2 1 1 23 9

Controle e Indicao do Painel Frontal

Tempo do Ciclo de Processamento Porta de Comunicao Serial

Definio de Configurao Entrada de Configurao Condio de Instalao Dimenses Peso Proteo

smar

10

DIMENSIONAIS
Dimensionais em mm (polegadas)

CDIGO DE PEDIDO
MODELO CD600Plus CONTROLADOR DIGITAL - Multi-Loop COD. A D Voltage 85 a 264 Vac / 50 - 60 Hz 24 Vdc

CD600Plus - A

MODELO TPICO

11

smar

smar

www.smar.com.br

Especificaes e informaes esto sujeitas a modificaes sem prvia consulta. Informaes atualizadas dos endereos esto disponveis em nosso site. web: www.smar.com/brasil2/faleconosco.asp

Copyright 2004 - Smar Equipamentos Industriais - Todos os direitos reservados - Outubro / 2010

Vous aimerez peut-être aussi